Maria Marcela Fernandéz de Claro

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Foi coordenadora e professora titular do curso de Psicologia do IBES-SOCIESC Instituto Blumenauense de Ensino Superior e professora do Departamento de Psicologia da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Professora de cursos de Pós-Gaduação da FURB, ICPG, VALOR HUMANO - Instituto de Ensino e Pesquisa, IBES-SOCIESC, TREVISAN - Escola de Negócios. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Gestão de Desempenho, Formação Profissional e Comportamento Humano. Realiza intervenções sobre aspectos relacionados a: Comportamento, Competëncias Profissionais, Ensino Superior, Criatividade e Inovação, Coaching, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Estratégico de Organizações. É diretora executiva do ALAR - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Humano Ltda. onde atua como consultora.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia

2004 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Atuação profissional dos psicólogos a serviço das comunidades onde ocorre atividade turística sazonal
Sílvio Paulo Botomé. Palavras-chave: Comportamentos profissionais; Campo de atuação profissional; sazonalidade turística.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia

2001 - 2002

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Condições de Vida, Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Comércio em Relação à Sazonalidade Turística,Ano de Obtenção: 2002
Sílvio Paulo Botomé.Palavras-chave: Trabalho-saúde; Comércio; sazonalidade.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

1995 - 2000

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Estudo de Caso Clínico - Síndrome de Tourette
Orientador: Daisy Ligia Domingues dos Santos

Formação complementar

2010 - 2010

Metodologia voltada ao Ensino Superior e Orientaçõ. (Carga horária: 6h). , Instituto Catarinense de Pós-Graduação, ICPG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 20h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 6h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 2h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Encontro de Práticas e Políticas Pedagógicas. (Carga horária: 36h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.

2006 - 2006

Espaços de reflexão sobre o cotidiano profissional. (Carga horária: 25h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

2003 - 2003

Decisões fundamentais em processos de produção de. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2003 - 2003

Formação para professores iniciantes. (Carga horária: 24h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

2003 - 2003

Decisões fundamentais em pesquisa com fenômenos ps. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Planejamento Ambiental e Comportamento Humano.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Análise Institucional.

Organização de eventos

CLARO, M. M. F. . I Semana Acadêmica de Psicologia do IBES. 2007. (Outro).

Participação em eventos

EXTENDING BEHAVIOR ANALYSIS TO CONTEXTUAL ANALYSIS: METAPHORS, METHODS, AND READING MINDS. 2015. (Outra).

Onze experimentos e um segredo: o autoclítico e seus efeitos sobre o comportamento não verbal. 2015. (Outra).

XIV Fórum Internacional de Criatividade e Inovação. Criar, Inovar, Empreender: o caminho do sucesso. 2015. (Congresso).

XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Coaching: um processo comportamental. 2015. (Encontro).

XIII Fórum Internacional de Criatividade e Inovação. A Dança das Mudanças. 2014. (Congresso).

XII Fórum Internacional de Criatividade e Inovação. Educação Criativa. 2013. (Congresso).

XI Fórum Internacional de Criatividade e Inovação. Os Segredos para Liderar Pessoas. 2012. (Congresso).

XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental..O processo de orientar o comportamento de decidir a escolha da profissão. 2009. (Encontro).

Curso de Aperfeiçoamento Docente do Instituto Blumenauense de Ensino Superior IBES. 2007. (Oficina).

I Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2007. (Encontro).

I Encontro Paranaense de Análise do Comportamento. 2007. (Encontro).

Espaços de Reflexão sobre o Cotidiano Profissional Docente. 2006. (Outra).

V Encontro de Práticas e Políticas Pedagógicas. 2006. (Encontro).

XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Comportamento profissional do psicólogo: mercado de trabalho, campo de atuação e formação acadêmica em uma região com sazonalidade turística. 2006. (Encontro).

I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. Condições de vida e comportamentos de trabalhadores de comércio sob regime de sazonalidade turística. 2005. (Congresso).

XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Derivação de Comportamentos de Colaboradores de uma Unidade de Abrigo a partir das Características de suas Condições de Trabalho. 2005. (Encontro).

Semana Acadêmica de Psicologia 2004 - Uma psicologia de todos para todos.Sofrimento Psíquico e as Relações de Trabalho. 2004. (Outra).

XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. Condições de Trabalho e sua Relação com Comportamentos de Trabalhadores de Comércio sob Regime de Sazoanlidade Turística. 2004. (Congresso).

I Seminário Catarinense de Avaliação Psicológica.Mesa Redonda: Avaliação Psicológica nas Organizações. 2003. (Seminário).

Workshop: Competências e Perfis Profissionais dos Psicólogos que Atuam em Organizações.Saúde e Segurança no Trabalho. 2003. (Outra).

XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Característica das condições de saúde e de comportamento de trabalhadores de comércio sob regime de sazonalidade turística. 2003. (Congresso).

I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Aspectos ergonômicos e psicológicos da situação de trabalho de operadores de call center. 2002. (Congresso).

Oficina "Saúde e Trabalho". 2002. (Oficina).

Forum da Região Sul sobre Linhas de Pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho. 2001. (Outra).

XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Condições de vida, trabalho e saúde em funcionários de comércio. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Renata Milbratz Jensen

GIOMBELLI, V.;CLARO, M. M. F.; BASTOS, A. C. S.. Aspectos envolvidos na atuação profissional do monitor em uma instituição privada da Região do Itajaí. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Jacqueline Leire Roepke

LUZ, R. A.;CLARO, M. M. F.; SILVA, L.. Esxtratégias de comunicação persuasiva que resultam em consumo de produto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Aline Dallagnolo e Débora Weidgenant

SILVA, L.;CLARO, M. M. F.; GIOMBELLI, V.. Psicologia do Consumidor e suas Estratégias. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Cristiane Schmidt e Candice Nardelli Reif

SILVA, L.;CLARO, M. M. F.; LUZ, R. A.. A relação entre depressão e trabalho: contribuições da psicologia frente ao sofrimento psíquico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Dayane Cristine Kruger e Jallile Lazzaris

Frazão;CLARO, M. M. F.; Michels, A. I.. Relações mãe-bebê: uma leitura da família atual a partir das teorias de J. Bowlby e D. W. Winnicott. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Joelma Moser

CLARO, M. M. F.; LUZ, R. A.; TONELLI, A.. Razões para a Adoção da Responsabilidade Social: um estudo de caso em uma organização de serviços. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CLARO, M. M. F.SARTORELLI, J. B.. Consurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Entrevista Psicológica". 2008. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Consurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Mensuração e Avaliação em Psicologia. 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Consurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Desenvolvimento Humano". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Consurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Psicologia: Educação e Cidadania". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Concurso para ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "História e Epistemologia da Psicologia". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "História e Epistemologia da Psicologia". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na "disciplina "Teorias Psicodinâmicas". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Linguagem e Pensamento". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.; CARVALHO, M.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Psicologia nas Instituições de Ensino". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.SARTORELLI, J. B.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Ética na Prática Profissional em Psicologia". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.SARTORELLI, J. B.; BOTOME, S. S.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Dinâmica dos Grupos e Relações Humanas". 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Estruturalismo e Gestalt" do Curso de Psicologia. 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CRIVELATTI, J. L.;CLARO, M. M. F.; CARVALHO, M.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Observação do Comportamento". 2006. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CRIVELATTI, J. L.;CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Fisiologia e Comportamento". 2006. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CRIVELATTI, J. L.;CLARO, M. M. F.; CARVALHO, M.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Funcionalismo e Behaviorismo". 2006. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CRIVELATTI, J. L.;CLARO, M. M. F.. Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina "Antropologia Cultural". 2006. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

CLARO, M. M. F.. Processo Seletivo Público Sumário. 2004. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

CLARO, M. M. F.. Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo. 2010.

CLARO, M. M. F.. Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo. 2009. Programa Ibero-Americano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo.

Orientou

Marcelle Buttchevitz

Comportamentos profissionais de psicólogos em relação à Sindrome de Burnout; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: María Marcela Fernández de Claro;

Aline Taynara Budag e Raquel Galm Theiss

Comportamentos dos jovens do século XXI ralcionados à cultura germânica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: María Marcela Fernández de Claro;

Bruna Berri Tamanini e Carolina Schmitz

Lazer e as mulheres da terceira idade: uma conquista possível?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: María Marcela Fernández de Claro;

Aline Vinente Rotta e Vanessa Possamai

Síndrome de Burnout e Estresse Laboral, dois fenômenos distintos ou graus diferentes do mesmo fenômeno?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: María Marcela Fernández de Claro;

Fernanda Heinig Teixeira

Características das relações sociais dos Portadores de Necessidades Especiais, após a inclusão no mercado de trabalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: María Marcela Fernández de Claro;

Produções bibliográficas

  • CLARO, M. M. F. ; KUBO, O. M. ; BOTOME, S. P. . Condições de vida, trabalho e saude em funcionários de comércio.. Psicologia (Florianópolis) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-6657 Revista Psicologia: Organizações e Trabalho) , Florianópolis, v. 3, p. 63-90, 2004.

  • CLARO, M. M. F. ; CRUZ, R. M. ; SARTORELLI, J. B. . Diagnóstico do Trabalho e Repercussões sobre a Saúde dos Trabalhadore de Centrais Telefônicas (call centers). PSICOLOGIA ARGUMENTO (PUCPR. IMPRESSO) , Curitiba, v. 21, n.33, p. 55-60, 2003.

  • SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. ; CLARO, M. M. F. . Adoção, uma aprendizagem de amor possível. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (IMPRESSO) , Curitiba, v. 7, n.2, p. 129-130, 2003.

  • CLARO, M. M. F. . Atitudes para Alcançar o Êxito Profissional em Tempos de Crise. 1. ed. São Paulo: Trevisan, 2016. v. 1. 120p .

  • CLARO, M. M. F. . Os Segredos do Líder Coach: quatro chaves para liderar pessoas e obter resultados extraordinários. 1. ed. São Paulo: Trevisan, 2013. v. 1. 133p .

  • CLARO, M. M. F. . Gestão de Pessoas. 1. ed. Indaial: Editora ASSELVI, 2009. v. 1. 74p .

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. . Comportamento profissional do psicólogo: mercado de trabalho, campo de atuação e formação acadêmica em uma região com sazonalidade turística. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

  • SARTORELLI, J. B. ; CLARO, M. M. F. ; BOTOME, S. P. . Comportamentos de agentes de instituição de abrigo para crianças e jovens. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Londrina. XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. . Condições de vida e comportamentos de trabalhadores de comércio sob regime de sazonalidade turística. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005.

  • SARTORELLI, J. B. ; CLARO, M. M. F. ; BOTOME, S. P. . Percepções dos dirigentes de um abrigo de crianças sem lar sobre os processos de gestão como elementos para derivar comportamentos de dirigentes institucionais. In: I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005, São Paulo. I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI, 2005.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. . Derivação de comportamentos de colaboradores de uma Unidade de abrigo a partir das características de suas condições de trabalho. In: XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas-SP. XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2005.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. . Condições de Trabalho e sua Relação com Comportamento de Trabalhadores de Comércio sob Regime de Sazonalidade Turística. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

  • SARTORELLI, J. B. ; CLARO, M. M. F. ; BOTOME, S. P. . Percepções de Crianças em Unidades deAbrigo como Elementos para Derivar Comportamentos dos Agentes. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

  • SARTORELLI, J. B. ; CLARO, M. M. F. ; BOTOME, S. P. . Condições Habitacionais de uma Unidade de Abrigo e Decorrências para os Comportamentos que Constituem o Processo de Gestão. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e do II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

  • SARTORELLI, J. B. ; CLARO, M. M. F. ; BOTOME, S. P. . Comportamentos de agentes de instituição de abrigo para crianças e jovens. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina. XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; BOTOME, S. P. . Características das condições de saúde e de comportamento de trabalhadores de comércio sob regime de sazonalidade turística. In: XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003, Londrina. XII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2003.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. ; CRUZ, R. M. . Aspectos ergonômicos e psicológicos da situação de trabalho de operadores de call center. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002.

  • CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. . Avaliação de cargas cognitivas em trabalhadores de callcenter. In: XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2001, Florianópolis. XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2001.

  • CLARO, M. M. F. ; VIEIRA, M. L. ; KUBO, O. M. . Condições de vida, trabalho e saúde em funcionários de comércio. In: Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira: desafios e perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois., 2001, Florianópolis. XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2001.

  • CLARO, M. M. F. . Relação Professor Aluno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2012.

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2011.

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2010.

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2009.

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2008.

CLARO, M. M. F. . Elaboração de prova para Concurso Público para cargos de Psicólogo. 2007.

CRUZ, R. M. ; CLARO, M. M. F. ; SARTORELLI, J. B. . Análise Ergonômica do Trabalho de Operadores de Call Center. 2002.

CLARO, M. M. F. . Gestâo de Pessoas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

CLARO, M. M. F. . Saúde Física e Mental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CLARO, M. M. F. . Profissão Psicologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2000

Mérito Estudantil, Universidade do Vale do Itajaí.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • ALAR - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Humano, Consultoria. , Rua Tucuna, 132 - 81, Perdizes, 05021010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 26390425, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

ALAR - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Humano

Vínculo: Socio-gerente, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva, Carga horária: 20

2006 - 2010

[Nome removido após solicitação do usuários]

Vínculo: Coordenadora do Curso de Psico, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Psicologia, Carga horária: 18

Atividades

  • 02/2007 - 08/2010

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

  • 10/2006 - 08/2010

    Direção e administração, Instituto Blumenauense de Ensino Superior, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 05/2006 - 08/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Básico II, Estágio Supervisionado Básico III, História da Psicologia, História da Psicologia no Brasil, Profissão: Psicologia, Psicologia

  • 01/2007 - 07/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia

2007 - Atual

Instituto Catarinense de Pós-Graduação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 03/2010 - 04/2010

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 11/2009 - 12/2009

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 11/2009 - 11/2009

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 09/2009 - 09/2009

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 08/2009 - 08/2009

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 05/2009 - 05/2009

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 10/2008 - 10/2008

    Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Desempenho

  • 06/2007 - 07/2007

    Ensino, Gestão Estratégica Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas e Liderança

  • 06/2007 - 06/2007

    Ensino, Gestão Estratégica Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Pessoas e Liderança

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Engenharia da Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Integração e Relações Interpessoais

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Gestão Estratégica Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Integração e Relações Interpessoais

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Gestão Estratégica Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Integração e Relações Interpessoais

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Integração e Relações Interpessoais

2003 - 2009

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 25

Atividades

  • 10/2007 - 10/2007

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor

  • 04/2007 - 04/2007

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento do Consumidor

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Secretariado Executivo Bilingüe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágio em Psicologia Organizacional

  • 02/2004 - 12/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Turismo e Lazer, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento da Criatividade

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Ciências Contáveis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

  • 02/2003 - 07/2003

    Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Organizacional

  • 08/2002 - 01/2003

    Ensino, Turismo e Lazer, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social

2003 - 2004

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas e Exames Psicológicos I

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas e Exames Psicológicos I

2001 - 2002

Brasil Telecom S.A.

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2000 - 2002

Clínica de Psicologia

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta

Atividades

  • 08/2000 - 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Particular, .,Serviço realizado, Psicoterapia.

1997 - 1998

Colégio Estadual João Goulart

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 01/1997 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Espanhola

2000 - 2003

Condomínio Atlântico Shopping Center

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria em Psicologia Organizacional

Atividades

  • 08/2000 - 08/2003

    Serviços técnicos especializados , Condomínio Atlântico Shopping Center, .,Serviço realizado, Consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

1997 - 1997

Liceu Catarinense - Colégio e Supletivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 03/1997 - 12/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Espanhola

2000 - 2001

Londpart S/A Transportes Urbanos

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria em Psicologia Organizacional

Atividades

  • 11/2000 - 02/2001

    Serviços técnicos especializados , Londpart S/A Transportes Urbanos, .,Serviço realizado, Recrutamento e Seleção de Motoristas.

2010 - Atual

Valor Humano - Instituto de Ensino e Pesquisa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2013 - Atual

Trevisan Escola Superior de Negócios

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor