ROGÉRIO CAVALCANTE DE MORAIS
Possui Mestrado Em Letras - Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduação em Letras pela PUC GOIÁS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (2000). Especialização em Língua Portuguesa pela PUC GOIÁS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (2002). Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela FACULDADE BRASILEIRA E CULTURA - FABEC BRASIL (2011). Curso em ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO pelo NAAH/S - Curso de Disseminadores de Educação Fiscal - pelo Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária - Curso em práticas pedagógicas na Diversidade pela Escola Aberta (Ceteb) - Curso em Educar na Diversidade - A Inclusão do Aluno no Contexto Escolar pela Escola Aberta (Ceteb) - Curso de Português para Surdos I e II pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) - Curso em Língua Brasileira de Sinais I, II, III e IV pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) - Curso em Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escolas Públicas pela Universidade de Brasília - Curso em Programa Intel Educação para o Futuro pela Fundação Bradesco - Curso em Formação de professores Multiplicadores em Educação de Trânsito pelo DETRAM-GO - Curso em o Uso Integrado das Tecnologias no Contexto Educacional pela Superintendência de Educação a Distância e Continuada - Secretaria da Educação de Goiás.
Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2013 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A poética do Conto e a Questão do olhar na Literatura
, Ano de Obtenção: 2016.Aguinaldo José Gonçalves.Coorientador: Aguinaldo José Gonçalves. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil. Palavras-chave: Literatura, Relações homológicas, Édouard Manet, R.
Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase no AEE
2011 - 2011
Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda
Título: DO OUTRO LADO DO MURO
Orientador: Marília Harger
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa
2000 - 2002
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL NOS PRIMEIROS CONTATOS COM OSÍNDIOS URU-EU-WAU-WAU
Orientador: Divina Pinto Paiva
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
1996 - 2000
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A importância da Linguagem Não-Verbal Nos Primeiros Contatos com os Índios URU-EU-WAU-WAU
Orientador: Divina Pinto Paiva
Formação complementar
2022 - 2022
Programa de Compliance Público: Eixo 3 - Processo Administrativo de Respon. (Carga horária: 30h). , ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, ESCOLA DE GOVERN, Brasil.
2022 - 2022
Redação Oficial - Assíncrono - EaD. (Carga horária: 28h). , ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, ESCOLA DE GOVERN, Brasil.
2022 - 2022
Programa de Compliance Público: Eixo 4 - Gestão de Riscos para Alta Gestão. (Carga horária: 4h). , ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, ESCOLA DE GOVERN, Brasil.
2022 - 2022
Direito Previdenciário - Noções Básicas. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, ESCOLA DE GOVERN, Brasil.
2022 - 2022
Atendimento ao Público. (Carga horária: 120h). , Escola Aberta Ceteb, CETEB, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação Especial.
Participação em eventos
I Jornada de Leitura da Literatura Produzida em Goiás. 2015. (Simpósio).
Congresso Internacional e Seminário do Mestrado em Letras.. 2014. (Seminário).
V Seminário de Orientação de Dissertações.. 2014. (Seminário).
Orientou
A POÉTICA DO CONTO E A QUESTÃO DO OLHAR NA LITERATURA; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás; Orientador: Rogério Cavalcante de Morais;
Produções bibliográficas
-
MORAIS, R. C. . A Cegueira Sígnica e o Ensaio da Morte. In: Aguinaldo José Gonçalves. (Org.). Relações Homológicas entre Literatura e Artes Plásticas. 1ªed.Curiba: CRV, 2017, v. 01, p. 59-89.
-
MORAIS, R. C. ; MORAIS, R. C. . Deficiência Intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
A poética do conto e a questão do olhar na literatura, Descrição: O primeiro capítulo é dedicado, em sua maior extensão, às relações teóricas que envolvem toda a questão do olhar na obra artística e também, a observação do olhar no quadro ?Almoço na Relva?, de Édouard Manet. Serão destacados teóricos consagrados que permitem mostrar como a questão do olhar se perpetua em alguns conceitos da arte moderna. O segundo capítulo fundamenta-se nas teorias da intertextualidade e da metalinguagem, possibilitando um olhar diferenciado para as obras de arte em suas formas verbal e não verbal, em que será utilizado o conto; ?O coração denunciador?, de Poe, ponto de partida para realização desse trabalho e mencionaremos também, os contos; ?Um cão de lata ao rabo?, de Machado de Assis e ?Tentação?, de Clarice Lispector, utilizando-se do entrecorte que os contos oferecem ao leitor na conexão com o intertexto, de maneira que eles serão relacionados sob o enfoque da manifestação profícua do olhar. Finalmente, o terceiro capítulo é dedicado à cegueira sígnica do quadro ?Os amantes?, de René Magritte, e ao conto ?Amor?, de Clarice Lispector, proporcionando ao leitor probabilidades imagéticas de avaliações homológicas, registrando elementos que agregam a imagem e palavra escrita, em um procedimento que acende uma nova conexão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rogério Cavalcante de Morais - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. , Rua R 17, Setor Oeste, 74125170 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (062) 32017017
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto Consciência GOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor especialista - ministro aulas Teoria e Prática de Ensino no AEE: Transtorno Global do Desenvolvimento - Deficiência Intelectual e Altas Habilidades e Superdotação.
2012 - Atual
Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura LtdaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Educação Inclusiva Numa Perspectiva Inclusiva.
2016 - Atual
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Ouvidoria, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROGÉRIO CAVALCANTE DE MORAIS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?