Yolanda de Castro Arruda

Graduada em Letras (em Português / Literatura), pelo Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, Rio de Janeiro, 1991. Lato Sensu -Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica - ICICT / Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006. Atuei como Chefe de Gabinete na 6 Superintendência do IPHAN, RJ, Ministério da Cultura. Atuei como supervisora em Programas de Assistência a estudantes (PNAE, PNLD, PNTE e PNSE), pela Extinta Fundação de Assistência ao Estudante - FAE, 1984 -1997, RJ e AL. Atuei como Gerente de Vendas Institucionais, 1978-1983, RJ e BSB. Atuei na Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Cientifica-PIBIC/Fiocruz, 2001- 2005. Atualmente editora de seção - revisora textual e normativa da Revista Fitos (periódico científico da Fiocruz), editada pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS) / Divisão de Produção e Difusão do Conhecimento / Instituto de Tecnologia em Fármacos-Farmanguinhos/ Fiocruz. Área predominante: Ciência da Informação. Participante do Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq: "Inovação em Medicamentos da Biodiversidade". Linha de Pesquisa: Conhecimento, aprendizado e informação na inovação em medicamentos da biodiversidade.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde

2006 - 2006

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A Trajetória dos Egressos da Iniciação Científica na Fiocruz: Um Estudo Prospectivo
Orientador: Maria Cristina Soares Guimarães
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Aperfeiçoamento em Curso Avançado de Licitações Públicas & Pregão: a

2000 - 2000

CEAP-CENTRO DE APERF. PROFISSIONAL LTDA.
Título: A nova modalidade de licitação. Ano de finalização: 2000
Orientador: Benedicto de Tolosa Filho

Aperfeiçoamento em Licitações e Contratos Administrativos

1993 - 1993

Fundação Getúlio Vargas
Título: Estudos do novo Decreto Lei 8.666/93. Ano de finalização: 1993
Orientador: Moyses Glat

Graduação em Letras

1984 - 1991

Centro Universitário Augusto Motta
Título: Um Estudo de Comparação entre Gramáticas
Orientador: Sérgio Arruda

Formação complementar

2012 - 2012

Gestão Estratégica e Balanced Scorecard. (Carga horária: 24h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2009 - 2009

Desenvolvimento Gerencial na Gestão Pública. (Carga horária: 16h). , ESAD-ESCOLA DE ADMINISTRACAO E NEGOCIOS, EAN_FORN, Brasil.

2007 - 2007

III Curso "Patentes como Fonte de Informação Tec ". (Carga horária: 12h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação: Introdução à Propriedade Intelectual. (Carga horária: 16h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Ciência da Informação.

Organização de eventos

Arruda YC ; VALLIM, J. . X Reunião Anual de Iniciação Científica. 2002. (Outro).

Arruda YC ; VALLIM, J. . X Reunião Anual de Iniciação Científica. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Semana SciELO 20 Anos, organizada pelo Programa SciELO/FAPESP. 2018. (Outra).

XII Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. 2018. (Encontro).

8ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto.Revista Fitos Eletrônica: acesso aberto e ciência aberta na construção do conhecimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos da biodiversidade.. 2017. (Outra).

ABEC Meeting. Desafios de um periódico científico jovem de instituição pública rumo à internacionalização: O caso da revista fitos eletrônica. 2017. (Congresso).

1º Seminário Internacional da RedesFito. 2016. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Editores Científicos. 2015. (Encontro).

Colóquio Internacional "O Acesso à Biblioteca - a Midiateca Digital". 2013. (Simpósio).

Scielo 15 anos. 2013. (Congresso).

Políticas de Informação: avanços e desafios rumo à gestão do conhecimento. 2012. (Seminário).

Temas sobre Bibliotecas e Biblioteconomia. 2011. (Seminário).

I Seminário Internacional-Propriedade Intelectual no Países de Língua Portuguesa. 2008. (Seminário).

I Fórum Internacional "Excelência na Educação: O Desfio da Qualidade Total". 1993. (Outra).

III Congresso Estadual do livro. 1988. (Congresso).

Seminário Cativeiro e Liberdade. 1988. (Seminário).

XX Congresso Brasileiro de Língua e Literatura. 1988. (Congresso).

Outras produções

Arruda YC . A Trajetória dos Egressos da Iniciação Científica na Fiocruz: Um Estudo Prospectivo.. 2006.

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Grupo de Pesquisa: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade., Descrição: Conhecimento, aprendizado e informação na inovação em medicamentos da biodiversidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . , Integrantes: Yolanda de Castro Arruda - Coordenador / Glauco de Kruse Villas Bôas - Integrante.

Prêmios

2006

Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Farmanguinhos/CTM. , Av.Comandante Guaranys, nº 447, Jacarepaguá, 22775903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 33485598, Ramal: 5598, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotada no Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos, Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde, Seção de divulgação Científica.

2001 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente lotada no Instituto de Tecnologia em Fármacos, Farmanguinhos/Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde, na atividade de Assistente Editorial e revisora da Revista Fitos. Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Coordenação do PIBICFiocruz - CNPq; Na gestão do Programa, como membro do Comitê de Seleção anual de Bolsas nova e/ou renovadas da iniciação científica. No assessoramento aos bolsistas e Orientadores de pesquisa das treze Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz. Inserção de informações de cancelamento e inclusão de Bolsistas e Orientadores no Banco de Dados, criado pela Coordenação do Programa na Fiocruz e implementação dos bolsistas na base de dados do CNPq; Organização de todos os documentos da Coordenação PIBIC/Fiocruz.

Atividades

  • 11/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Farmanguinhos/CTM.Linhas de pesquisa

1997 - 2001

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de todas as correspondências pertinentes ás fiscalizações realizadas pelos técnicos (arquitetos, engenheiros museólogos, etc.) da 6ª Superintendência Regional do IPHAN/RJ Triagem controle de toda a documentação no Gabinete da Superintendência/IPHAN Definição de tarefas e organização do Gabinete da Superintendência/IPHAN

1984 - 1997

Fundação de Assitência Ao Estudante

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
1984 -1986 Autorizar expedições dos materiais didáticos dos Setores de Depósito da FAE 1990 -1992 Analisar e emitir pareceres sobre todos os assuntos pertinentes á Gerência de Venda Institucionais 1993 - 1997 Coordenação dos Programas de Assistência ao Estudade - FAE/RJ e AL: Programa Nacional do Livro Didático Programa Nacional de Alimentação Escolar Programa Nacional de Transporte Escolar Programa Nacional Saúde do Escolar Assessoramento às Secretarias Municipais e Estadual de Educação na elaboração dos projetos e prestações de contas dos respectivos programas Orientação aos professores da rede pública de ensino na escolha/indicação e na utilização dos livros didáticos Supervisão e fiscalização "in loco" as ações inerentes aos Programas: nas escolas, na Secretarias Municipais de Educação e nas Prefeituras conveniadas aos Programas do Estado do Rio de Janeiro Participação no projeto de descentralização do Programa Nacional de Alimentação Escolar Coordenação do Curso de multiplicadores dos núcleos de controle de qualidade da merenda escolar, orientando a formação dos núcleos, para elaboração de cardápios diários, observando o valor nutritivo de cada alimento a ser servido nas escolas da rede pública Subsidiar as Secretarias Municipais e Estadual de Educação com as planilhas de custo "per capta" na aquisição dos gêneros perecíveis e não perecíveis

1978 - 1984

Fundação Nacional de Material Escolar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vendedora, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento ao público Venda de material escolar no Posto MEC de Distribuição Controle de estoque Elaboração do Relatório mensal