Mariane da Rosa Leoncio
Graduada em Ciências Rurais ela Universidade Federal de Santa Catarina. Cursando Agronomia na mesma instituição.
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2014 - 0000
Inglês. (Carga horária: 40h). , British School, BRITISH SCHOOL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Treinamento para isolamento de fixadoras de N.. (Carga horária: 80h). , Embrapa Agrobiologia, EMBRAPA CNPAB, Brasil.
2013 - 2013
Atualização em Nematologia da Região sul. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Isolamento e caracterização de Azospirillum sp. indutor de crescimento vegetal no alho (Allium sativum). 2015. (Congresso).
Abre a Porta de Acesso ao Emprego. 2014. (Oficina).
X Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo.Isolamento e Caracterização de Rizobactérias Indutoras de Crescimento Vegetal no Alho(Allium sativum). 2014. (Outra).
23º Seminário de Iniciação Cientifica da UFSC.Isolamento de fixadores de itrogênio de alho (Allium sativum). 2013. (Seminário).
IV Semana Acadêmica de Ciências Rurais. 2013. (Outra).
Atualização em Nematologia na Região Sul. 2013. (Outra).
Projeto Sorriso. 2010. (Encontro).
Primeira Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2009. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Organização de banco de germoplasma de microrganismos promotores de crescimento vegetal com potencial biotecnológico, Descrição: O desafio de produzir mais e garantir a sustentabilidade de sistemas agrícolas tem levada a busca por práticas menos impactantes ao meio ambiente. Esta sustentabilidade passa pelo estudo e conservação das propriedades biológicas do solo. A comunidade microbiana edáfica ainda é pouco conhecida, mas apresenta grande potencial de aplicação, especialmente de comunidades associadas às raízes de vegetais, onde se encontram os organismos promotores de crescimento e agentes do controle biológicos. As bactérias pertencentes a esta comunidade são denominadas Rizobactérias Promotoras do Crescimento Vegetal (RPCV) ou ?Plant Growth Promoting Rhizobacteria? (PGPR). Neste projeto serão isoladas e avaliadas bactérias promotoras de crescimento vegetal e fixadoras de Nitrogênio da rizosfera de alho e milho. As isoladas de alho serão analisadas quanto ao seu potencial como agentes do controle biológico, pela capacidade de inibição in vitro e em planta, da doença denominada raiz rosada, causada pelo fungo Pyrenochaeta terrestris. Nos últimos anos, esta doença tem causado perdas significativas na cultura do alho. O alho é a cultura de inverno mais importância para a agricultura da região do Planalto catarinense, e muitas vezes, o milho é utilizado, em rotação, durante o verão. O efeito da associação da inoculação das bactérias selecionadas com fungos micorrízicos arbusculares será testado, visando também, avaliar a promoção de crescimento e/ou proteção, nas duas espécies vegetais. Após as avaliações propostas, será determinado o(s) perfil(s) genotípico(s) das rizobactérias selecionadas para caracterização e identificação das espécies bacterianas mais comuns na colonização radicular, fator importante para a escolha de promotores de crescimento de plantas e agentes do controle biológico eficientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mariane da Rosa Leoncio - Coordenador / Gloria Regina Botelho - Integrante / Bruna Orsi - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Curitibanos. , Rod. Ulisses Gaboardi s/n, Km 3, Pessegueirinho, 89520000 - Curitibanos, SC - Brasil - Caixa-postal: 101, Telefone: (48) 37219000
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica voluntário no projeto "Organização de banco de germoplasma de microrganismos promotores de crescimento vegetal com potencial biotecnológico", sob orientação da profa. Gloria Regina Botelho.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariane da Rosa Leoncio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?