Abelardo Prisco de Souza Junior

Possui graduação em Formação de Oficial da Arma de Artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras(1972), mestrado em Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Artilharia pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais(1981) e doutorado em Curso de Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército(1988). Tem experiência na área de Defesa. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sistema de armas, Operações defensivas, Operações ofensivas.

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Curso de Altos Estudos Militares

1987 - 1988

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: O Grupo de Artilharia de Campanha de Lançadores Multicalibre
Orientador: TC Paulo César de Castro
Bolsista do(a): Exército Brasileiro. Palavras-chave: Sistema de armas; Operações defensivas; Operações ofensivas.Grande área: Outros / Área: Defesa.

Mestrado em Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Artilharia

1981 - 1981

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, EsAO
Orientador: Maj Rui Alves Catão
Bolsista do(a): Exército Brasileiro.

Graduação em Formação de Oficial da Arma de Artilharia

1969 - 1972

Academia Militar das Agulhas Negras
Bolsista do(a): Exército Brasileiro.

Formação complementar

2007 - 2008

MBA em Gestão Portuária. (Carga Horária: 340h). , Centro Universitário Monte Serrat, Unimonte, Brasil. , Palavras-chave: Cruzeiros Marítimos; Operações Portuárias; Terminal de Passageiros Giusfredo Santini.

1998 - 1998

MBA em Política, Estratégia e Alta Administração do EB. (Carga Horária: 1600h). , Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. , Título: Análise Prospectiva - Uma Metodologia para o Estado-Maior do Exército Brasileiro. , Orientador: Cel QEM ALÉSSIO RIBEIRO SOUTO. , Bolsista do(a): Exército Brasileiro. , Palavras-chave: Análise Prospectica; Elaboração de Cenários Estratégicos Alternativos; Planejamento Estratégio - EB.

1992 - 1993

Extensão universitária em Curso de Estado-Maior do Exército Argentino. (Carga horária: 3200h). , Escuela Superior de Guerra Luis Maria Campos.

1974 - 1974

Operações Militares em Ambiente de Selva. (Carga horária: 480h). , Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Participação em eventos

1º Seminário "Desafios da Logística". 2008. (Seminário).

V SINAP - Seminário Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário. 2008. (Seminário).

Santos Export - Expansão do Porto de Santos. 2008. (Outra).

XXIII Ciclo de Estudos de Política e Estratégia.Operações Portuárias com Navios de Cruzeiros Marítimos. 2008. (Outra).

9º Fórum de Negócios do Porto de Santos - Universidade Monte Serrat. 2008. (Outra).

Ciclo de palestra nas Lojas Maçônicas."Amazônia - Soberanai Nacional". 2007. (Encontro).

Santos Export - Modernização do Porto de Santos. 2007. (Outra).

Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra."As Forçpas Armadas na Garantia da Lei e da Ordem". 2006. (Seminário).

II Seminário sobre Operações de Garantia da Lei e da Ordem.A 11ª Brigada de Infantaria Leve nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2006. (Seminário).

XXII Ciclo de Estudos de Política e Estratégia - Representação Campinas."O Exército Brasileiro nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem". 2006. (Oficina).

I Seminário da Estratégia da Resistencia.O Comando Militar da Amazônia e a Estratégia da Resistência. 2005. (Seminário).

X CEPE - Ciclo de Estudos de Política e Estratégia - Representação Ribeirão Preto.Metodologia de Análise Prospectiva empregada pelo Exército Brasileiro. 2005. (Encontro).

II Seminário de Operações Combinadas.O Comando Militar da Amazônia e as Operações Militares Combinadas. 2004. (Seminário).

Amazônia e a Soberania Nacional - Seminário da Associação do Parlamento Amazônico. 2004. (Seminário).

Curso de Política e Estratégia Aeroespacial." As atividades operacionais do Exército Brasileiro na Região Amazônica". 2004. (Oficina).

Pensar el futuro: Una constante global de loa Defensa Nacional. 2000. (Seminário).

Seminário de política Educacional para o Exército Brasileiro: Ano 2000. 1994. (Seminário).

Fórum de Sensibilização para a Excelencia na Administração Pública - O Desafio da Mudança.. 1994. (Outra).

10ª Conferência de Assuntos Civis - Integrante da XX Conferencia de Exércitos Americanos.As Ações Cívicos-Sociais no âmbito do Exército Brasileiro. 1994. (Outra).

1er Simpósio de Ejércitos pertenecientes al Mercosur. 1993. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • Rebeca Rebouças Prisco de Souza ; SOUZA JUNIOR, A. P. . Operações Portuárias com Navios de Cruzeiros Mar´timos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . "Amazônia - Soberania Nacional". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . "As Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . O Exército Brasileiro nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . A 11ª Brigada de Infantaria Leve nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. ; Ribeiro Souto . A metodologia de Análise Prospectiva empregada pelo Exército Brasileiro.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . O Comando Militar da Amazônia e a Estratégia da Resistência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . "As atividades operacionais do Exército Brasileiro na Região Amazônica". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . O Comando Militar da Amazônia e as Operações Militares Combinadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA JUNIOR, A. P. . As Ações Cívico Sociais no âmbito do Exército Brasileiro. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2008

Colar evocativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

2006

Medalha Comemorativa do Centenário do 8º Batalhão Militar do Interior, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

2006

Medalha Militar com Passador de Platina - 40 anos de bons serviços prestados, Exército Brasileiro.

2006

Medalha Exemplo Digno, Câmara Municipal de Campinas.

2005

Medalha Constitucionalista, Sociedade Veteranos de 32 - MMDC (São Paulo).

2005

Medalha Marechal Zenóbio da Costa, Associação de Ex-combatentes do Brasil.

2004

Medalha Imperador D Pedro II, Corpo de Bombeiros do Amazonas.

2004

Medalha da Ordem do Mérito Aeronautico - Grau Comendador, Força Aérea Brasileira.

2002

Medalha da Ordem do Mérito Militar - Grau Comendador, Exército Brasileiro.

2002

Medalha da Ordem de Maio ao Mérito Militar, Exército Argentino - RA.

1996

Distintivo de Comando Dourado (Mérito por Comando de Unidade Militar), Exército Brasileiro.

1994

Medalha do Pacificador, Exército Brasileiro.

1994

Medalha da Ordem dos Serviços Distintos - Grau Comendador, República Argentina.

1981

Medalha Marechal Hermes - Prata com 1 coroa - Por Mérito em Curso de Aperfeiçoamento, Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

1966 - 2006

Ministerio da Defesa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: General De Brigada R1, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ao longo de 40 anos prestei serviço como Oficial da Ativa do Exército Brasileiro. Galguei ao posto de General de Brigada, em Julho de 2002, permaneci em atividade até Dez de 2006, quando, por força regulamentar, fui transferido para a Reserva Remunerada "ex-ofício", situação em que me encontro no momento. Após a passagem para a Reserva fixei residencia em minha cidade natal, Santos/SP tendo obtido a especialização em Gestão Portuária.