Vanessa Silva Paumgartten

Possui graduação em Letras - habilitação em Língua Alemã pela Universidade Federal do Pará (2013). Atuou como professora de alemão junto a Casa de Estudos Germânicos, com ênfase em ensino/aprendizagem de língua estrangeira, Deutsch als Fremdsprache, métodos de ensino envolvendo jogos e atividades lúdicas. Prestação de serviços free-lancer para agências de turismo com falantes de língua alemã.

Informações coletadas do Lattes em 07/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Letras hab. em Língua alemã

2005 - 2013

Universidade Federal do Pará
Título: Spielen im DaF-Unterricht für jugendliche Anfänger als Motivationserreger - Jogos na aula de Alemão Língua Estrangeira como agentes de motivação para aprendentes jovens
Orientador: Claudio Flores

Formação complementar

2013 - 2013

Fortbildung für Ausländische Deutschlehrer/-inne. (Carga horária: 80h). , Goethe Institut, GOETHE, Alemanha.

2009 - 2010

Deutsch als Fremdsprache Niveau C1.1. (Carga horária: 56h). , Hamburger Volkshochschule, HV, Alemanha.

2009 - 2009

Deutsch als Fremdsprache Niveau B2.1. (Carga horária: 56h). , Hamburger Volkshochschule, HV, Alemanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

Formação para Professores Estrangeiros do Alemão / seminário Hamburgo hoje / ênfase: conceitos para o ensino de geografia / metodologia e didáctica inter - e transcultural / formas de ensino orientado para a ação com a mídia contemporânea). 2013. (Seminário).

Workshop zum Aussprachetraining ? CEG/GI Salvador. 2012. (Outra).

Workshop zur Arbeit mit Schritte international ? CEG/Hueber Verlag. 2011. (Outra).

1ª Oficina De Ensino De LE Para Crianças - Projeto De Extensão De Alemão Para Crianças ?Aprendendo A Língua Alemã Na Amazônia: Interculturalidade e Consciência Ambiental?. 2008. (Oficina).

Schritte International. 2007. (Seminário).

Unterrichtsbeobachtung (Observação E Preparação De Aulas E Comportamento Do Professor). 2007. (Seminário).

XIII semana acadêmica de letras/ufpa. 2005. (Outra).

Outras produções

PAUMGARTTEN, V. S. . Oficina Projeto De Natal Para Crianças Em Situação De Risco Social ? Projeto ?Aprendendo A Língua Alemã Na Amazônia: Interculturalidade e Consciência Ambiental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAUMGARTTEN, V. S. . Curso de orientação sobre o Brasil ? ensino lúdico de Português ou geografia, arte, cultura e estilo de vida. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Caminhos da autonomia na aprendizagem de línguas estrangeiras: o papel da motivação, Descrição: A motivação já é por muito tempo pesquisada. Sobretudo sobre sua relação com a aprendizagem - Escolas, Universidades, aulas de Línguas Estrangeiras. Neste projeto houve uma investigação sobre o papel da motivação na aprendizagem de uma LE. Utilizamos como base teórica o modelo de Dörnyei e Ottó (1998), que vê a motivação como um grande processo dividido em três fases. A partir desse modelo buscou-se alcançar os objetivos desta pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Silva Paumgartten - Integrante / Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Escola de Aplicação - Núcleo Pedagógico Integrado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador no Ensino de Língua Alemã, Carga horária: 4

Outras informações:
Fase de implementação do Projeto "PASCH - Escolas: Parcerias para o Futuro"

2010 - 2015

Casa de Estudos Germânicos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Alemã, Carga horária: 20

2010 - 2011

Easy Idiomas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Alemã, Carga horária: 6

2006 - 2006

Yankee idiomas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Idiomas, Carga horária: 4

2006 - 2006

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: