Francisco Curbelo Bermúdez
Possui graduação em Licenciatura em Psicologia - Universidad Central de Las Villas (1975) (Santa Clara-Villa Clara, Cuba) e doutorado em Ciências Psicológicas pelo Instituto de Pesquisa de Psicologia Geral e Pedagógica da Academia de Ciências Pedagógicas da ex-União Soviética (Moscou,1990). No Brasil tem trabalhado fundamentalmente como professor nos cursos de Psicologia e nos cursos de licenciatura (UFMT, AVEC, AJES).Na AJES (Juína-MT) também lecionou nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Foi integrante dos Núcleos Docentes Estruturantes das Licenciaturas em Letras, Geografia, Pedagogia e do Curso de Bacharelado em Psicologia. Foi Coordenador do Curso de Psicologia da AJES desde sua fundação (2009) até Fevereiro de 2015 e Coordenador Institucional do PIBID/AJES desde 2012 a 2015.. É Avaliador do MEC (desde 10/2010). Atualmente é professor do curso de Psicologia da Faculdade AJES- Faculdade do Vale do Juruena.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, motivação, desenvolvimento do pensamento, personalidade, direção da atividade cognoscitiva e processos psíquicos.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Psicológicas
1986 - 1990
Instituto de Pesquisa de Psicologia Geral e Pedagógica da Academia de Ciênc
Título: Relação entre os procedimentos lógicos e específicos do pensamento
Orientador: Nina Fiodorovna Talizina
Bolsista do(a): Universidad Central de las Villas, UCLV, Cuba. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa Como Língua Estrangeira
1994 - 1994
Universidade Federal de Mato Grosso
Ano de finalização: 1994;
Aperfeiçoamento em Curso Taller Projeto Tedi Estimulação Intelectual
1994 - 1994
Instituto Central de Ciências Pedagógicas
Ano de finalização: 1994;
Aperfeiçoamento em Psicoterapia Escolar
1994 - 1994
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1994;
Aperfeiçoamento em Superior de Inglés
1992 - 1993
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1993;
Aperfeiçoamento em Curso Básico de Inglês
1992 - 1992
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1992;
Aperfeiçoamento em Estado Atual da Psicologia Pedagógica na Urss
1987 - 1988
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1988;
Aperfeiçoamento em Introdução à Microcomputação e Sua Aplicação
1986 - 1986
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1986;
Aperfeiçoamento em Intensivo de Idioma Russo
1981 - 1982
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1982;
Aperfeiçoamento em Projeto Experimental Em Ciências Sociais
1979 - 1980
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1980;
Aperfeiçoamento em Psicologia da Personalidade
1978 - 1978
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1978;
Aperfeiçoamento em Curso Geral de Filosofia Marxista Leninista
1977 - 1977
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1977;
Aperfeiçoamento em Curso de Superação Pedagógica
1976 - 1977
Instituto Superior Pedagógico Félix Varela
Ano de finalização: 1977;
Aperfeiçoamento em Superação Pedagógica Primeira Fase
1975 - 1975
Universidad Central de Las Villas
Ano de finalização: 1975;
Graduação em Licenciatura Em Psicologia
1970 - 1975
Universidad Central de Las Villas
Título: Estudo do colectivismo em escolares
Orientador: Mercedes Wong Broche
Bolsista do(a): Universidad Central de las Villas, UCLV, Cuba.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Psicopedagogia.
Participação em eventos
I Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2012. (Outra).
Primeira Jornada de Psicologoa UNIVAG.Desenvolvimento do pensamento lógico durante o ensino. 2004. (Encontro).
Primeiro Seminário Estadual de Atualização Pedagógica.Construção de conhecimentos.. 2000. (Seminário).
Primeiro Simpósio Internacional de Psicologia.A direção da atividade cognoscitiva dos alunos. 1997. (Simpósio).
Seminário Educação 95 "Globalização e Políticas Públicas".Estudo das Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais nas escolas públicas (Cuiabá e Várzea Grande)". 1995. (Seminário).
Seminário Educação 94 Paradigmas em Movimento.La dirección de la actividad cognoscitiva del escolar. 1994. (Seminário).
Pedagogia 93. Relação dos procedimentos lógicos e específicos do pensamento durante o processso ensino-aprendizagem. 1993. (Congresso).
Pedagogia 93. Desenvolvimento da inteligência. 1993. (Congresso).
Vias para la formación de convicciones en niños, adolecentes y jóvenes cubanos. 1990. (Encontro).
Os procedimentos lógicos do pensamento.Diagnóstico dos procedimentos lógicos necessários para a assimilação da disciplina Física I. 1989. (Oficina).
Problemas Psicopedagógicos de Educação Superior.O pensamento lógico em estudantes universitários. 1988. (Oficina).
VII Reunião Científica de Professores. ISP Felix Varela.Importância do estudo dos Processos Cognoscitivos. 1987. (Encontro).
VII Reunião Científica de Professores. ISP Felix Varela.Algumas considerações sobre os procedimentos lógicos do pensamento: seu diagnóstico e formação.. 1987. (Encontro).
Participação em bancas
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo. A resolução de problemas matemáticos nas concepções dos professores das séries iniciais do ensino fundamental - dois estudos de casos.. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.
PAGNUSSAT, A.;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; GONCALVES, D. M.. Influência das cores no Marketing de vendas. Uma revisão de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - AJES-Faculdade do Vale do Juruena.
OLIVEIRA, M. A.;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; GONCALVES, D. M.. A mediação de conflitos familiares sob a ótica da Psicologia Jurídica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - AJES-Faculdade do Vale do Juruena.
VIDEIRA, A. G. A.;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; CAVALCANTI, A. C.. Motivação acadêmica em universitários: uma revisão narrativa de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - AJES-Faculdade do Vale do Juruena.
CAVALCANTI, A. C.;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; SILVA, F. B.. Educação Inclusiva: o professor como mediador no ensino inclusivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; CAVALCANTI, A. C.; Spence, Nádie Cristina. A patologização dos transtornos de aprendizagem de crianças e adolescentes no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Groppo, Carine; Zamperetti, Ricardo. Estudo da motivação e satisfação no trabalho dos policiais militares de cidade de Juína-MT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena.
Spence, Nádie Cristina;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; WILLWOCK, M. A. F.. A transição da criança da Educação Infantil para o primeiro ano de Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; WILLWOCK, M. A. F.; Ferreira, Josimara Diolina. Caracterização de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual: um estudo de caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Fraitag, Kátia; SILVA, F. B.. O aprendizado de Matemática Básica e suas implicações na adquisição de novos conhecimentos matemáticos em uma escola pública no Município de Juína-MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Ramos, Sônia Waltrick; SILVA, F. B.. Dificuldades de aprendizagem em Geometria: um estudo de caso com alunos da 3ª fase do 3º ciclo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Boeri, Camila Nicola; Ramos, Sônia Waltrick. Os erros mais frequentes na execução das quatro operações básicas da Matemática pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
América Honório, Lucinda A;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Fraitag, Kátia. O conhecimento de professores do Ensino Fundamental no Município de Juína sobre dificuldades de aprendizagem discalculia e dislexia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
Zaniolo, Larissa Marchi; Lemes, Denise Peralta;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo. A ludicidade do ensino aprendizagem de geografia: realidade da Escola Estadual Maria Quiteira, Catanheira-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
América Honório, Lucinda A;BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Matos, Sandra Jung de. O Estágio Supervisionado na formação do professor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES.
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo; Carvalho, Terezinha Márcia de; Dutra, Carlos. Análise da motivação/Satisfação para o trabalho dos funcionários de uma Concessionária do Município de Juína - MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena.
Orientou
ALUNAS DO PROEJA: desafios e conquistas; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Profissional I) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
A CULTURA RIKBAKTSA E SUA EXPRESSÃO NAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA E ORIENTAÇÃO SEXUAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Um estudo de caso sobre o Bullying em uma escola estadual no município de Juína ? MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Caracterização de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Psicologia) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Análise do absenteísmo nas organizações:um estudo de caso em uma cooperativa de crédiito do Estado de Mato Grosso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Estudo da motivação para o trabalho de professores de uma escola particular de ensino regular juinense; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Os erros mais frequentes na execução das quatro operações básicas da Matemática pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Influencia do stresse na qualidade de vida no trabalho segundo a percepção dos colaboradoresd de um supermercado juinense; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Análise da motivação/satisfação para o trabalho dos funcionários de uma concessionária do Município de Juina_MT; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Estudo da motiavação para o trabalho dos funcionários de um supermercado: um estudo de caso; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração do Vale do Juruena; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Inclusão Social X vulnerabilidade social e o rewndimento escolar do adolescente incluso no; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Discalculia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
G; H; a personagem da paixão de Clarice Lispector; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
A importância da formação ética na escola; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES; Orientador: Francisco Curbelo Bermúdez;
Produções bibliográficas
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Aspectos e indicadores do desenvolvimento intelectual. Revista de Educação Pública , UFMT, Cuiabá, v. 5, n.8, p. 279-289, 1996.
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . A atividade do sujeito e o estudo dos processos cognoscitivos. Revista Cubana de Psicología , Cidade Havana, v. 9, n.2, p. 114-119, 1992.
-
GARCIA, L. D. ; BERMÚDEZ, Francisco Curbelo ; ITELSON, L. B. ; ROJAS, L. Q. ; ALBERT, J. S. C. ; NASCIMENTO, R. O. ; LEON, G. F. ; PUENTES, R. V. ; LONGAREZI, A. M. ; GUSEVA, L. G. ; CRUZ, S. O. ; TORUNCHA, J. Z. ; FRANCO, P. L. J. ; NUNEZ, I. B. ; AQUINO, O. F. ; ROSA, J. E. ; DAMAZIO, A. ; MATOS, C. F. ; MENDOZA, H. J. G. ; DELGADO, O. T. . Aspectos e indicadores do desenvolvimento intelectual. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Valdés Puentes. (Org.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. 59ed.Uberlândia-MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia -EDUFU, 2017, v. 5, p. 45-53.
-
CAMPOS, Célia Aparecida ; CASTILHOS, C. S. ; BIDARRA, J. ; REIS, L. S. ; BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Função retórica na fábula 'O lobo e o cordeiro' de la Fontaine'. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LETRAS - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, 2012, Foz de Iguaçu. Anais do IV Encontro Internacional de Letras - A Formação do Professor de Letras: Desafios e Perspectivas, 2012.
-
CAMPOS, Célia Aparecida ; CASTILHOS, C. S. ; BIDARRA, J. ; REIS, L. S. ; BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Função retórica na fábula 'O lobo e o cordeiro' de la Fontaine'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . O desenvolvimento do pensamento lógico durante o ensino. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . A direção da atividade cognocitiva dos alunos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PALMA, Rute Cristina Domíngos da ; BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Reflexões sobre as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem em Matemáticas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Estudo das dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais nas Escolas Públicas (Cuiabá e Várzea Grande). 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Direção da atividade cognoscitiva. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Proposta cubana para a erradicação do analfabetismo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Relação dos procedimentos lógicos e específicos do pensamento durante o processo de ensimo-aprendizagem. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . O ensino e o desenvolvimento do pensamento lógico. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Relaçao dos procedimentos lógicos e específicos do pensamento durante o ensino. 1990. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Diagnóstico dos procedimentos lógicos necessários para a assimilação da disciplina Física I. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . O pensamento lógico em estudantes universitários. 1988. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Importância do estudo dos processos cognoscitivos. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Intervenção psicopedagógica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de aprendizagem- diagnóstico e intervenção.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Desenvolvimento humano: cognitivo, afetivo, motor.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Transtornos de aprendizagem na escrita e leitura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação psicopedagógica no Ensino Fundamental e Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . PSICOLOGIA DA INCLUSÃO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Intervenção Psicopedagógica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM INFANTIL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldade de Aprendizagem no Ensino Fundamental e Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagogica no Ensino Fundamental e Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA COMPLEXIDADE EMOCIONAIS NO CAMPO AFETIVO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldade de Aprendizagem no Ensino Fundamental Educação Infantil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Psicologia Cognitiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Intervenção Psicopedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Teorias de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Avaliação Psicopedagógica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Desenvolvimento e Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . A construção dos conhecimentos em sala de aula. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Dificuldades de Aprendizagem. 1999. .
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Psicologia. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Psicologia Geral. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Fundamentos de Psicologia. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BERMÚDEZ, Francisco Curbelo . Fundamentos de Psicologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Prêmios
1991
Reconhecimento por ter obtido a avaliação de Excelente na avaliação como professor, Universidade Central de Las Villas.
1990
Membro Titular da filial villaclareña da Sociedade de Psicólogos de Cuba, Sociedade de Psicólogos de Cuba. Villa Clara.
1985
Diploma pelo mérito de ter cumprido missão internacionalista como docente na República de Nicaragua, Ministério de Educação Superior.
1982
Professor Assistente, Universidade Central de Las Villas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJES. , Rua Jaime Campos 145, Módulo 01, 78320000 - Juína, MT - Brasil, Telefone: (66) 35661875, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
AJES-FACULDADE DO VALE DO JURUENAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Nível I, Carga horária: 6
2016 - 2018
AJES-Faculdade do Norte de Mato GrossoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Enefermagem
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Administração
2006 - 2018
Associação Juinense de Ensino Superior do Vale do JuruenaVínculo: Integral, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia, Introdução à Psicologia, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da Comunicação, Psicologia Escolar, Psicologia do Trânsito
-
07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Psicológica-funções cognitivas, Psicodiagnóstico, Psicologia do Desenvolvimento I, Psicologia dos Grupos, Psicologia Escolar I, Psicologia Forense I
-
02/2013
Ensino, Saúde mental e dependências químicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
-
01/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenador de sublinha de pesquisa, .,Linhas de pesquisa
-
01/2012
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia, Psicologia Aplicada, Psicologia Aplicada à Enfermagem, Psicologia da Comunicação, Psicologia do Desenvolvimento Infantil (6 a 11 anos), Testes Psicométricos
-
01/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA, Psicologia da Aprendizagem
-
07/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Psicopedagógica
-
07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA SOCIAL II
-
07/2010
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
-
04/2010
Ensino, Metodologia de Ensino Fundamental e Gestão Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia da Inclusão
-
03/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação Psicopedagógica no Ensino Fundamentale Educação Infantil
-
01/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia
-
01/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social
-
07/2009
Direção e administração, Coordenador de Curso de Graduação, Curso de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Graduação.
-
07/2009
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia
-
07/2009
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações
-
07/2009
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Administração
-
07/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2009
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia, Sociologia
-
02/2009
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Administração, Sociologia das Organizações, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2008
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Comportamento Organizacional, Metodologia da Pesquisa
-
02/2008
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia, Sociologia Geral
-
03/2007
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA E ÉTICA EMPRESARIAL
-
02/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA CIENTÍFICA
-
09/2006
Ensino, Metodologia da Educão Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação e as Bases Psicológicas do Ensino-Aprendizagem
-
07/2006
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional
-
07/2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dificuldades de Aprendizagem, Avaliação Psicopedagógica
-
07/2004
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação e Teorias de Aprendizagem, Desenvolvimento e Aprendizagem
-
07/2004
Ensino, Educação Interdisciplinar de 1ª a 4ª Séries, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação e Teorias ded Aprendizagem, Dificuldades de Aprendizagem
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar II
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada à Enfermagem
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL , Construção da Personalidade: Cognitivo-comportamental , Distúrbios Psicológicos na Infância , PSICOLOGIA FORENSE I , Psicologia da aprendizagem , Psicologia escolar I, Teorias e Técnicas Grupais
2006 - 2016
Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, AJESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2013
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, desenvolvimento e aprendizagem
-
07/2013
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
08/2012
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, desenvolvimento e aprendizagem
-
07/2012
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2012
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2012
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2012
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2010
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2010
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
01/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2009
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2008
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos psicopedagógicos da Educação
-
02/2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia; Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2008
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação; Introdução ao Estudo da Psicologia
-
07/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral
-
07/2006
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação; Fundamentos Psicológicos da Educação; Sociologia da Educação
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Escolar II
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento I
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação Psicologica-funções cognitivas
-
03/2012 - 12/2015
Direção e administração, PIBID/AJES, .,Cargo ou função, Coordenador Institucional.
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem I
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação psicológica-funções cognitivas
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento II
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, desenvolvimento e aprendizagem
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento organizacional
-
02/2009 - 07/2014
Direção e administração, Psicologia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
1998 - 2006
Associação Varzeagrandense de Educação E CulturaVínculo: Professor graduação e pós-grad, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Doutor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2000 - 03/2006
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação e Intervenção Psicopedagógicas, Intervenção Psicopedagógica
-
04/1998 - 03/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral, Psicologia de Educação I, Psicologia da Educação II
-
02/2002 - 04/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada
2003 - 2005
Centro Universitário de Várzea GrandeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2004 - 07/2005
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral e do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem
-
07/2003 - 07/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos dos Processos Psicológicos, Aprendizagem, Cognição e Cultura, Psicologia Social I
-
05/2004 - 05/2004
Outras atividades técnico-científicas , Saúde, Saúde.,Atividade realizada, Palestrante da "1ª Jornada de Psicologia"..
2000 - 2002
Faculdade AfirmativoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/2002 - 07/2002
Direção e administração, Faculdade, Pesquisas.,Cargo ou função, Diretor Pesquisas.
-
02/2002 - 07/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento
-
07/2000 - 07/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Direito I, Psicologia Aplicada ao Direito II
2002 - 2005
Faculdade de CuiabáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
07/2005 - 12/2005
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada a Gestão Hospitalar
-
02/2003 - 09/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada ao Turismo.
-
07/2002 - 07/2004
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada
-
07/2002 - 07/2004
Ensino, Administração Gestão da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada a Gestão da Informação
-
07/2002 - 07/2004
Ensino, Administração Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia doComportamento do Consumidor.
2000 - 2000
instituto Cuiabano de EducaçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
07/2000 - 07/2000
Outras atividades técnico-científicas , Instituto, Instituto.,Atividade realizada, Construção de conhecimentos. (I Sem. estadual de Atualização Pedagógica).
2014 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR INSTITUCIONAL DO PIBID/AJES 2013
2012 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADOR INSTITUCIONAL DO PIBID/AJES 2012
2010 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: AVALIADOR, Enquadramento Funcional: AVALIADOR
1999 - 1999
Prefeitura Mcpal de Lucas do Rio VerdeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20
Atividades
-
08/1999 - 08/1999
Ensino, Aperfeiçoamento, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Dificuldades de Aprendizagem
1970 - 1997
Universidad Central de Las VillasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Assistente, Carga horária: 0
Atividades
-
09/1970 - 07/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
09/1970 - 07/1997
Ensino, Licenciatura Em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral II (Senso-percepção), Psicologia Geral III (Memória, Pensamento, Linguagem, Imaginação), Psicologia Educacional
-
04/1997 - 04/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestrante: "A direção da atividade cognoscitiva dos alunos". 1º Simpósio Internacional de Psicologia..
-
02/1993 - 02/1993
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Pedagogia 93. Participação no curso "Desenvolvimento da Inteligência"..
-
02/1993 - 02/1993
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Pedagogia 93. Palestrante: "Relação dos procedimentos lógicos e específicos do pensamento durante o processo de ensino-aprendizagem"..
-
12/1991 - 12/1991
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestrante na XII Conferência científico-Metodológica.
-
04/1991 - 04/1991
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Membro do Tribunal no IX Forum Nacional de Estudantes Universitários de Ciências Exatas, Sociais e Naturais. U. Las Villas.
-
11/1990 - 11/1990
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Participação no Workshop "Vias para a formação das convições em crianças, adolescentes e jovens cubanos". ISP Félix Varela..
-
10/1990 - 10/1990
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Participação na "Jornada de Psicologia Cienfuegos 90".
-
02/1989 - 02/1989
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestrante: "Diagnóstico dos procedimentos lógicos necessários para a assimilação da disciplina Física I". Workshop: Os procedimentos lógicos do pensamento. Universidade de Havana.
-
03/1988 - 04/1988
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestarnte:; "O pensamento lógico em estudantes universitários". Workshop Científico "Problemas Psicopedagógicos da educação Superior. Universidade de Havana..
-
04/1987 - 04/1987
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestrante: Algumas considerações sobre os procedimentos lógicos do pensamento: seu diagnóstico e formação". VII Reunião Científica de Professores. ISP Felix Varela..
-
04/1987 - 04/1987
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.,Atividade realizada, Palestrante: "Importãncia do estudo dos Processos Cognoscitivos". VII Reunião Científica de Professores. ISP Felix Varela.
1984 - 1984
Universidad CentroamericanaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1984 - 08/1984
Outras atividades técnico-científicas , Departamento, Departamento.,Atividade realizada, Orientação Didática e Investigativa a Alunos Ajudantes.
-
01/1984 - 08/1984
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
05/1984 - 05/1984
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios e categorias da Psicologia Materialista-Dialéctica
1994 - 1998
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Doutor, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1998 - 07/1998
Ensino, Projeto Licenciaturas Parceladas Alta Floresta, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral
-
10/1996 - 10/1996
Ensino, Currículo do Ensino Fundamental Conteúdos e Metodo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografias
-
03/1996 - 03/1996
Ensino, Currículo do Ensino Fundamental Conteúdos e Metodo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Psicologia
-
12/1994 - 12/1994
Ensino, Currículo do Ensino Fundamental Conteúdos e Metodo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de Monografias
-
10/1994 - 10/1994
Ensino, Currículo Fumdamental Conteúdos e Metodologias na, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Psicologia
2003 - 2005
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
1994 - 1997
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0
Atividades
-
10/2004 - 04/2005
Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educacção
-
07/2003 - 04/2005
Ensino, Licenciatura Em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação
-
07/2003 - 04/2005
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral, Psicologia da Educação IV
-
02/2004 - 07/2004
Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Humanas
-
08/1994 - 01/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação II
-
03/1995 - 12/1996
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Educação, Instituto de Educação.,Atividade realizada, Orientação de Mestrado.
-
02/1995 - 12/1996
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dificuldades de Aprendizagem
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Curbelo Bermúdez e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?