Pedro Barnez Pignata Cattai
Possui graduação em Letras-Português pela Universidade de São Paulo (USP) (2009) e é licenciado em Letras-Português também pela Universidade de São Paulo (USP) (2011). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2012). Professor, gestor acadêmico, produtor de material didático e formador de professores. Desenvolve pesquisa na área de Letras, Filosofia, História e Educação, com ênfase em Literatura.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um dia em que o século se torna deleuziano.,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Antonio Jardim
Palavras-chave: diferença; repetição; potência; paixão.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada / Especialidade: experimentação da diferença em si. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Projetos Inclusivos. (Carga horária: 30h). , Faculdade Itaquá, FI, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Diversidade na aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Faculdade Itaquá, FI, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Materias pedagógicos adaptados I. (Carga horária: 100h). , Faculdade Itaquá, FI, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Materias pedagógicos adaptados II. (Carga horária: 100h). , Faculdade Itaquá, FI, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Fundamentos da psicomotricidade. (Carga horária: 30h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Psicomotricidade I. (Carga horária: 100h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Desenvolvimento Humano. (Carga horária: 30h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Psicomotricidade II. (Carga horária: 100h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O papel do erro na construção do processo ensino/aprendizagem II. (Carga horária: 100h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Aprendizagem no ambiente familiar. (Carga horária: 30h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O papel do erro na construção do processo ensino/aprendizagem I. (Carga horária: 100h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Relação família x sociedade. (Carga horária: 30h). , Facita - Faculdade Itaquá, FACITA, Brasil.
2014 - 2014
Práticas educacionais no universo midiático. (Carga horária: 27h). , Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2014 - 2014
O educando como autor e protagonista no ambiente virtual. (Carga horária: 27h). , Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2012 - 2012
Formação inicial para professores orientadores de I.E.. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
2012 - 2012
Ambiente colaborativo de aprendizagem dos pressupostos teóricos e práticos. (Carga horária: 48h). , Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Participação em eventos
Fórum da Rede Internacional de Escolas Criativas ? CEPAE ? UFG. 2015. (Seminário).
Seminário Cultura e Cidade ? Secretaria de Políticas Culturais ? Ministério da Cultura. 2015. (Seminário).
1 Seminário Regional de educação Integral: Cultura Africana e Afro-Brasileira. 2014. (Seminário).
Ensino moral e religião no século XIX na Algéria colonial: gênero e missão civilizadora. 2011. (Outra).
Estudos sobre cultura: a História e suas paisagens sonoras. 2011. (Simpósio).
Margens da Democracia. 2011. (Simpósio).
Proust 2011. 2011. (Congresso).
Colóquio Deleuze - Leitor dos modernos.. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
CATTAI, P. B. P.. Gestão democrática e participativa. 2011.
CATTAI, P. B. P.. A Importância do lúdico na Educação Infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Análise de leitura e escrita na séries iniciais da rede pública municipal na cidade de Baliza-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. O hábito da leitura no quinto ano do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Desafios no ensino-aprendizagem da matemática no nível médio em dois colégios na cidade de Piranhas-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Matemática e brincadeira: uma experiência de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Educação inclusiva de alunos com NEE de escolas estaduais no municípios de Aragarças-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Livro didático de Ciências: brincar e aprender de forma lúdica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Educação ambiental e cultura: um paradoxo no universo escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Dança escolar: transpondo preconceitos do gênero masculino. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. A importância da leitura: práticas em classe de alfabetização de uma escola pública do município de Mineiros-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Alfabetização de jovens e adultos: a leitura e a escrita como uma conquista para a cidadania. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH na alfabetização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Uma analise da indisciplina em sala de aula do 4 ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Mineiros-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. O letramento entre professores alfabetizadores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. O trabalho da literatura infantil no processo de alfabetização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. O desafio do letramento no primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Indisciplina escolar: análise de conjuntura dos 5s anos de uma escola municipal. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. A contribuição da psicologia: desenvolvimento da educação escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Educação inclusiva nas escolas municipais de Perolândia-GO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
CATTAI, P. B. P.. Comunicação em língua inglesa e a formação do professor. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Goiás.
Produções bibliográficas
-
CATTAI, P. B. P. . A tradição do pensamento grego na ?Cidade Excelente? de Al-Farabi. Revista Litteris , v. 7, p. revistaliteris, 2011.
Prêmios
2012
Mestre, UFRJ.
2011
Licenciatura, USP (FFLCH).
2009
Bacharel, USP (FFLCH).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de São Paulo, EMEF Tenente José Maria Pinto Duarte. , Rua Atalaia, 100, Sumaré, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38642324
Experiência profissional
2013 - 2015
FACULDADE INEDVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docência e NDE, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio Supervisionado; Atividades Complementares
2012 - Atual
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental II e médio, Carga horária: 30
2011 - 2011
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: - CEPAE, Enquadramento Funcional: Pesquisado
Outras informações:
Pesquisador 1 (Bolsista) de Formação de Professores do FNDE/MEC/UAB - Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental, do Centro de Ensino Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) - 1. Semestre 2011.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pedro Barnez Pignata Cattai e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?