Fernando Fricher Boesso
Graduado em Engenharia Ambiental pelo UniSEB Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos. Atualmente trabalha na empresa Biomecanica comercio de produtos ortopédicos no departamento de Sistema de Gestão da Qualidade/Ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Ambiental
2006 - 2010
União dos Cursos Superiores SEB
Orientador: Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves
Formação complementar
2012 - 2012
Formação de Auditor Interno ISO 9001:2008. (Carga horária: 16h). , Det Norske Veritas.
2012 - 2012
Interpretação da norma ISO9001:2008. (Carga horária: 8h). , Biomecanica Ind e Com de Produtos Ortopedicos, BIOMECANICA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Bio Gás: aproveitamento para fins energéticos. (Carga horária: 6h). , Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.
2008 - 2008
Desmistificando a Bolsa de Valores. (Carga horária: 2h). , União dos Cursos Superiores SEB, UNICOC, Brasil.
2006 - 2006
Epécies exóticas: Ameça á Biodiversidade. (Carga horária: 6h). , União dos Cursos Superiores SEB, UNICOC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão de Bacias Hidrográficas.
Participação em eventos
III Simpósio de iniciação cientifica das Faculdades COC-SICCOC.AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE RISCOS NA ZONA SUL DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO. 2010. (Simpósio).
II Simposio de Iniciação Cientifica das Faculdades COC.GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (GRSS). 2009. (Simpósio).
III Fórum de Mudanças Mesoclimáticas. 2009. (Encontro).
VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - VISBEA.Diagnostico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Jaú(SP):Caracterização inicial da bacia. 2008. (Simpósio).
I Simpósio de Iniciação Científica Faculdades COC- SICCOC.Diagnóstico ambiental sintético da bacia hidrográfica da rio Jaú-SP. 2008. (Simpósio).
Simposio Internacional de iniciação cientifica da USP.Caracterização ambiental preliminar da Bacia Hidrográfica do Rio Jaú SP. 2007. (Simpósio).
II Simposio de Vigiância Ambiental. 2007. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
BOESSO, F. F. . Diagnóstico das águas do rio Jaú. Comercio do Jahu, p. 5 - 5, 15 abr. 2009.
-
BOESSO, F. F. . AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE RISCOS NA ZONA SUL DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BOESSO, F. F. ; SOUZA, A. D. G. . Diagnostico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Jaú(SP):Caracterização inicial da bacia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BOESSO, F. F. . Caracterização ambiental preliminar da Bacia Hidrográfica do Rio Jaú SP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
BOESSO, F. F. . Bacia hidrografica do rio Jaú-SP. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2010
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAÚ (SP), Descrição: Baseando-se no contexto da disponibilidade da água, este estudo teve como objetivo realizar a caracterização ambiental e avaliar a quantidade e qualidade presente e futura da água da bacia hidrográfica do rio Jaú (SP), visando fornecer subsídios para o gerenciamento da bacia. Atividades como o levantamento de dados secundários e primários foram elaboradas assim como a caracterização ambiental. Aplicação da analise de variância ou ANOVA foi uma ferramenta de suma importância para a interpretação dos resultados obtidos através do diagnóstico, pois com base na ANOVA pode-se concluir as possíveis e reais interferências antrópicas no sistema lótico. A bacia do rio Jaú apresenta um crescente processo de degradação ambiental devido à monocultura em expansão (cana-de-açúcar) na área rural e atividades humanas em centros urbanos. O levantamento preliminar indica a necessidade de estudos nas áreas de poluição aos cursos d´água e caracterização da disponibilidade hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): União dos Cursos Superiores SEB - Auxílio financeiro.
Prêmios
2011
Prêmio Instituto de Engenharia, Instituto de Engenharia.
2011
Certificado de Honra ao Mérito, Faculdades COC Ribeirão Preto.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Usina Santa CândidaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2013
Biomecanica Ind e Com de Produtos OrtopedicosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de gestao da qualidade/ambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2011
União dos Cursos Superiores SEBVínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Fricher Boesso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?