Rodrigo Marinho Fernandes

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), e é pós-graduando em Gestão Escolar pela Uninter (Santa Maria/RS). Atualmente é professor de Química da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha (Santa Maria).

Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Pública

2021 - Atual

Centro Universitário Internacional
Título: Gestão Escolar

Graduação interrompida em 2009 em Letras Espanhol Noturno

2008 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Química Licenciatura Plena

2004 - 2008

Universidade Federal de Santa Maria

Formação complementar

2013 -

Gestão Educacional. , Centro Universitário UniSEB Interativo, UNISEB, Brasil.

2020 - 2020

Trilha Formativa de Ferramentas Google for Education. (Carga horária: 3h). , Samsung Especializa+, SE+, Brasil.

2020 - 2020

Estratégias para organização das aulas com a Google for Education. (Carga horária: 4h). , Foreducation EdTech, FET, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Outros / Área: Ciências.

Participação em eventos

 1ª Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas (SAIL) e 17ª Semana Acadêmica do Centro de Educação (UFSM).A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR. 2008. (Outra).

14ª Jornada Nacional da Educação.PERSPECTIVAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL: DEFINIÇÃO DE METAS E OBJETIVOS. 2008. (Outra).

23ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM).ANÁLISE DOCUMENTAL DA GESTÃO ESCOLAR MUNICIPAL DE SANTA MARIA NUM CONTEXTO QUALITATIVO. 2008. (Outra).

Seminário do Programa de Licenciaturas (Prolicen)/UFSM.A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR. 2008. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, R. M. ; PEREIRA, Sueli Menezes ; MORAES, A. P. C. F . A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

FERNANDES, R. M. ; MORAES, A. P. C. F ; PEREIRA, Sueli Menezes . RELATÓRIO PARCIAL DO PROJETO DE PESQUISA:A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR. 2008. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2012

    A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA, DA QUALIDADE E DA DEMOCRACIA NA ESCOLA MUNICIPAL NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA GESTÃO ESCOLAR, Descrição: Este projeto surgiu da necessidade de intensificar pesquisas na rede municipal de ensino, considerando os muitos projetos já desenvolvidos, tanto na rede municipal dos municípios que integram a região A. M. Centro, como, especificamente no município de Santa Maria, cujos resultados, nem sempre indicaram uma utilização efetiva dos espaços de autonomia, legalmente instituídos, pouco alterando a estrutura centralizada das instituições. Esta constatação leva às dificuldades de democratização das relações de poder internas e externas à escola, assim como a construção de uma identidade para a escola calcada em princípios de qualidade que se identifique com a formação para a cidadania. A proposta é comparar as diferentes etapas do processo de democratização da gestão a partir do início da chamada Década da Educação iniciada em 1997 e a ocupação dos espaços possíveis de autonomia na rede municipal de ensino no sentido de verificar os avanços e descontinuidades das organizações escolares após dez anos de implantação da Lei 9394/96, cujos princípios descentralizadores permitem às instituições educativas (sistemas e unidades escolares), criar suas próprias normas de gestão que, numa perspectiva democrática, reflete a organização da escola como um todo. Estas questões fundamentam este projeto que tem por objetivo, verificar como a escola utiliza seus espaços para a construção da autonomia, da democracia e da qualidade, o que se evidencia nos processos eleitorais, tanto para a direção da escola, como para a constituição e funcionamento do Conselho Escolar, suas perspectivas e estratégias para aproximação com a comunidade (professores, pais, alunos, funcionários); como se integra com as diferentes instituições do Sistema Municipal (SMEd, Conselho Municipal de Educação; Conselho de FUNDEB), assim como se integra às instituições sociais no seu entorno e, por fim, como se organiza para construir sua base de sustentação que que se revela em sua proposta pedagógica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Marinho Fernandes - Integrante / Sueli Menezes Pereira - Coordenador / ANA PAULA COLARES FLORES MORAES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2020

Colégio Coração de Maria - Santa Maria/RS

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20

2010 - 2011

Sinapse Cursos e Concursos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química

Outras informações:
Pré-Vestibular

2008 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista Prolicen, Enquadramento Funcional: Bolsista

2011 - 2016

Instituto Metodista Centenário

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 11

Outras informações:
Ensino Médio e 9º ano

2011 - 2012

Colégio Frei Matias

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 4

Outras informações:
Pré-Vestibular

2011 - 2012

Escola de Educação Profissional Santa Rosa

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 4

Outras informações:
Pré-vestibular

2011 - 2011

Colégio Medianeira

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências (Química e Física), Carga horária: 8

2009 - 2011

Sistema Educacional Galileu

Vínculo: Professor de Química, Enquadramento Funcional: Educação de Jovens e Adultos

2010 - 2012

Centro Educacional Sinapse - Cursos e Preparatórios para Concursos

Vínculo: Pré-vestibular e assemelhados, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 4

2007 - 2007

Colégio Estadual Manoel Ribas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Química

2007 - 2007

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Química

2007 - 2007

CURSO ENERGY-EJA para jovens e adultos ? Instituto Albert Einstein

Vínculo: Professor de Química, Enquadramento Funcional: Educação de Jovens e Adultos

2006 - 2006

E. M. DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA HELENA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências - 9º ano

2005 - 2005

Phorum Cultural

Vínculo: Pré-vestibular e assemelhados, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 4

2005 - 2006

Práxis Pré-Vestibular Popular

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Química

2008 - 2008

Rede Cipel

Vínculo: Pré-vestibular e assemelhados, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 4

2011 - Atual

Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2013 - Atual

Super Reforço Escolar

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20