Tiago Veloso dos Santos
Geógrafo (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA) da Universidade Federal do Pará (2010). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ordenamento Territorial e Urbanodiversidade na Amazônia (GEOURBAM), Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa Urbana e Regional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pai do Lorenzo.Divulgação de pesquisas e análises no Twitter: (@Tiveloso)
Informações coletadas do Lattes em 06/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
2011 - 2015
Universidade Federal do Pará
Título: METRÓPOLE E REGIÃO NA AMAZÔNIA: trajetórias do planejamento e da gestão metropolitana em Belém, Manaus e São Luís.
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Mestrado em Geografia
2008 - 2010
Universidade Federal do Pará
Título: Fronteiras de Papel: análise da perspectiva metropolitana em planos diretores da Região Metropolitana de Belém
, Ano de Obtenção: 2010.Saint-Clair Cordeiro Trindade Júnior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Metrópole; Planejamento; Plano Diretor.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Graduação em Geografia
2002 - 2007
Universidade Federal do Pará
Título: Ás Margens Precárias: tipologias da pobreza urbana na orla fluvial de Belém/PA.
Orientador: Hugo Rogério Hage Serra
Formação complementar
2011 - 2012
Língua Espanhola. (Carga horária: 360h). , Castilla Curso de Idiomas, CASTILLA, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Políticas Sociais. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2009 - 2009
Corel Draw. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2008 - 2008
Básico em Photoshop. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2008 - 2008
Roteiro Metodológico EIA/RIMA. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Gestão da Cooperação Internacional. (Carga horária: 160h). , Nucleo de Altos Estudos Amazonicos, NAEA, Brasil.
2005 - 2007
Língua Inglesa. (Carga horária: 360h). , Castilla Curso de Idiomas, CASTILLA, Brasil.
2003 - 2003
Informática Básica. (Carga horária: 160h). , Software Informática, SI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Política Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Teoria da Urbanização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Metodologia da Pesquisa Científica.
Organização de eventos
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; SOUZA, E. A. L. . II Simpósio Nacional de Geografia Regional. 2020. (Outro).
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; CAVALCANTI, N. C. S. B. . II Jornada Norte-Nordeste de Gênero e sexualidade na Educação Profissional. 2020. (Outro).
SOUZA, E. A. L. ; SALGUEIRO, E. M. ; SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . I Simpósio Nacional de Geografia Regional. 2019. (Outro).
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Encontro de Ensino de Geografia da Amazônia. 2018. (Outro).
SOUZA, A. F. ; TOZI, S. C. ; VELOSO, TIAGO . I Seminário sobre o Ensino de Geografia na Amazônia - SEGEAM. 2016. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Ciencias Humanas y Sociales, La Amazonia brasileña: problemas y desafios. Metrópoles amazônicas e desenvolvimento regional: Belém e Manaus e as difentes formas de urbanização. 2021. (Congresso).
Simpósio Internacional Ciudades para la vida en la Amazonia.Explosíon urbana y formas metropolitanas en la Amazonia brasileña: la produccíon de espacio en Belém y Manaus. 2021. (Simpósio).
VI Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Mostra de Produtos Educacionais. 2021. (Seminário).
Encontro de Geografia da Amazônia Tocantina.Políticas públicas, ordenamento territorial e dinâmica urbana. 2019. (Encontro).
I SINGER - Simpósio Nacional de Geografia Regional: regiões, fronteiras e novas relações cidade-campo.Qu.O desenvolvimento desigual em suas múltiplas escalas: fronteiras, regionalismos e contradições do planejamento regional. 2019. (Simpósio).
IV Seminário de Alinhamento Conceitual do ProfEPT.O ProfEPT no IFPA / Campus Belém.. 2018. (Seminário).
Sessão de Estudos do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.Cidades e a dinâmica da urbanização no espaço paraense. 2018. (Outra).
Simpósio Amazônico de Educação Profissional e Tecnológica.Eixo Temático 5: Organização do currículo integrado na EPT. 2018. (Simpósio).
III Seminário de Alinhamento Conceitual do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.O ProfEPT no IFPA / Campus Belém.. 2017. (Seminário).
XII Encontro da Associação de Pós-Graduação em Geografia. 2017. (Encontro).
XVII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.Metropolização regional e suburbanização condominial: aspectos da reestruturação metropolitana em Belém. 2017. (Encontro).
Encontro de Geografia da Universidade do Estado do Pará: A Geografia na Amazônia..Fomas do Urbano na Amazônia: as cidades médias.. 2016. (Encontro).
Encontro de Geografia Urbana e Ensino Inclusivo na Amazônia.O desafio de pensar a cidade e o urbano no Brasil e na Amazônia.. 2016. (Encontro).
I Semana Acadêmica da UEPA.Produção do espaço e direito à cidade na Amazônia. 2016. (Outra).
I Simpósio Nacional de Geografia da Amazônia.Identidade, Territórios e Resistências na Amazônia. 2016. (Seminário).
Seminário do Núcleo de Pesquisa Urbano e Regional.Estruturas metropolitanas regionais: Belém, Manaus e São Luís e o processo de metropolização na Amazônia. 2016. (Seminário).
I Semana de Geografia: Sociedade, Espaço e Território, uma análise sobre a Amazônia.Territórios e Espaços do Urbano na Amazônia. 2015. (Outra).
Seminário Integrador das Licenciaturas.Uso e Conservação do solo nas margens de canais fluviais urbanos.. 2015. (Seminário).
Seminário Cidade, Região e Urbanização na Amazônia.Cidade, Região e Urbanização na Amazônia. 2013. (Seminário).
Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2013. (Simpósio).
X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia.Metropolização e dinâmicas regionais: a relação Cidade - Região na Amazônia pelo prisma de suas metrópoles. 2013. (Encontro).
3 Seminário de Diversidade e Questões Étnicoraciais.As Contribuições de Milton Santos para a Geografia e a Sociedade. 2011. (Seminário).
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. 2011. (Simpósio).
Tendências Recentes da Urbanização. 2010. (Outra).
Seminário Amazônia e Desenvolvimento Territorial no Século XXI.Desenvolvimento Territorial e Malha Metropolitana: reflexões a partir da realidade metropolitana de Belém. 2009. (Seminário).
Simpósio Nacional de Geografia Urbana.O Plano e a Metrópole: a construção de planos diretores urbanos em contextos metropolitanos. 2009. (Simpósio).
Amazônia e fronteiras do conhecimento.O Plano e a Metrópole: reflexões sobre o planejamento urbano na Região Metropolitana de Belém. 2008. (Seminário).
IV Seminário de Avaliação de Ensino e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. 2008. (Seminário).
Pequenas e Médias Cidades na Amazônia Brasileira: a construção de uma plataforma socioambiental urbana. 2008. (Seminário).
XV Encontro Nacional dos Geógrafos.O Plano e a Metrópole: uma leitura sobre planos diretores em em regiões metropolitanas amazônicas. 2008. (Encontro).
O Papel Estratégico da Inovação no Desenvolvimento Regional. 2007. (Seminário).
A territorialidade da verticalização em Belém/Pa. 2005. (Oficina).
IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Planejamento urbano, práticas participativas e identidade territorial. 2005. (Simpósio).
Semana do calouro de geografia: a geografia no século XXI. 2005. (Outra).
X Encontro de geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).
Amazônia, Cidades e Geopolitica das águas. 2003. (Simpósio).
VII Encontro Paraense de Geografia: Amazônia ribeirinha: territorialidade, desenvolvimento e identidade cultural. 2003. (Encontro).
Diálogos sobre Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida. 2002. (Outra).
VI Encontro Paraense de Geografia: a metamofose do espaço paraense: educação, meio ambiente e gestão do território. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
TRINDADE JUNIOR, S. C.; RIBEIRO, K. D. C. B. L.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. Financiamento na saúde pública: análise de indicadores de gastos na Região Metropolitana de Belém. 2023 - Universidade Federal do Pará.
ROCHA, G. O. R.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. O conhecimento produzido por meio de dissertações e teses sobre a historia da geografia escolar brasileira no período da primeira república. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Pará.
BENTES, H. V.; LIMA, P. C. C.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. Acompanhamento de concludentes e egressos do ensino médio integrado: oportunidades de aperfeiçoamento do currículo dos cursos técnico-integrados no IFPA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
SOUZA, A. C. R.; PONCIANO, N. P.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. Campus Eirunepé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: investigação narrativa de sujeitos que contam uma trajetória histórica. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
LOBATO, A. M. L.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. O Gênero Textual Entrevista de Emprego como Objeto de Ensino na Educação Profissional no IFPA Campus Belém em 2019?. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
CAVALCANTI, N. C. S. B.; LIMA NETO, A. A.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. Professora, o quê que eu sou??: gênero, sexualidade e trabalho no ensino médio integrado. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
CAVALCANTI, N. C. S. B.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS; SILVA, M. C. L. E.. O meu Fuá tem poder: práticas educativas em sociologia no Ensino Médio Integrado do IFPA / Campus Belém. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
LOBATO, A. M. L.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS; CAETANO, M. C.; CONSANI, M. A.. Processo de ensino e práticas educomunicativas na Educação Profissional de jovens do Ensino Médio Integrado do IFPA Campus Breves. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará.
ROCHA, G. O. R.;SANTOS, TIAGO. A promoção da Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Geografia em escolas de ensino médio do município de Salinópolis. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará.
TRINDADE JUNIOR, S. C.; BAHIA, M. C.; LIMA, M. M.; CANETE, T. M. R.;SANTOS, TIAGO VELOSO DOS. OS ESPAÇOS INSULARES DE BELÉM: USOS E CONSUMOS DA NATUREZA NA AMAZÔNIA METROPOLITANA E SUAS CONTRADIÇÕES SOCIOESPACIAIS. 2024. Tese (Doutorado em DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO) - Universidade Federal do Pará.
RIBEIRO, W. O.;VELOSO DOS SANTOS, TIAGO. Farias.Diferenciações socioespacias e desigualdades sob a ótica da justiça espacial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.
RIBEIRO, W. O.; CASTRO, C. J. N.;VELOSO, TIAGO. Metropolização do espaço, interações espaciais e promoção imobiliária: um estudo de Marituba/Pa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.
VELOSO, TIAGO; PADINHA, M. R.; ARNAUD, M. J. C.. A cidade de Igarapé-Miri: diálogos iniciais e uma leitura de seus espaços intra e interurbano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.
PADINHA, M. R.; ARNAUD, M. J. C.;VELOSO, TIAGO. O processo de expansão e ocupação urbana em Cametá (Pa): uma análise sobre a formação do Bairro do Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.
RIBEIRO, W. O.;VELOSO, TIAGO. Rede urbana e interações espaciais: uma análise das redes varejistas do Nordeste Paraense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, A. R. O.; SOUZA, M. H. N.;VELOSO, TIAGO. O ensino de Geografia e a Educação Especial em Belém do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SOUZA, A. F.; TOZI, S. C.;VELOSO, TIAGO. Produção, ocupação e uso do solo urbano em Belém: um estudo de caso do Conjunto Residencial Jardim Sevilha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SOUZA, A. F.;VELOSO, TIAGO. Uma imagem, um cartão: elementos para a compreensão da produção dos espaços sob a ótica dos cartões-postais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
AMARAL, M. D. B.; SILVA, M. L.;VELOSO, TIAGO. A Produção do espaço em assentamentos precários a partir da inserção do Distrito de Benfica (PA) na dinâmica metropolitana de Belém: o caso da ocupação Quatro de Agosto.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará.
SOUZA, A. F.;VELOSO, TIAGO. Migração e Trabalho nos dias atuais: estudo de caso dos migrantes-trabalhadores no Bairro do Laranjal/Barcarena. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, M. J. N.; TOZI, S. C.;VELOSO, TIAGO. Educação Ambiental e seu desenvolvimento no município de Tailândia no contexto da Escola Gabriel Lage da Silva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
TOZI, S. C.;VELOSO, TIAGO. Discriminação pela condição racial no ensino fundamental II. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
SILVA, M. J. N.; TOZI, S. C.;VELOSO, TIAGO. Reflexões sobre a proposta inclusiva no ensino-aprendizagem de Geografia de uma aluna surda do 1 ano do Ensiino Médio em Tailândia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
VELOSO, TIAGO; ARAÚJO, A. R. O.; LOBATO, M. M.. Coleta e Disposição do Lixo no Município de Redenção - PA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
ARAÚJO, A. R. O.; LOBATO, M. M.;VELOSO, TIAGO. A Importância da Educação Ambiental em Espaços Escolares: Uma Reflexão a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Conceição Correa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
LOBATO, M. M.; ARAÚJO, A. R. O.;VELOSO, TIAGO. Assoreamento e Desmatamento do Rio Pau D?arco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
ARAÚJO, A. R. O.; LOBATO, M. M.;VELOSO, TIAGO. Educação Ambiental na Escola: Caminho para a Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
ARAÚJO, A. R. O.; LOBATO, M. M.;VELOSO, TIAGO. As diferentes formas de resíduos e a população: Ponderações acerca da Educação Ambiental como Processo Sócio Educativo na relação Homem/Natureza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
LOBATO, M. M.; ARAÚJO, A. R. O.;VELOSO, TIAGO. A Migração dos Kaiapó do Tocantins-Araguaia à Aldeia Kaprãkrer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
FERRO, H. C. J.; ARAÚJO, A. R. O.; LOBATO, M. M.;VELOSO, TIAGO. A Importância da Educação Ambiental em Espaços Escolares: Uma Reflexão a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Conceição Correa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
NAHUM, C.;VELOSO, TIAGO. O COMÉRCIO INFORMAL DE BELÉM: a espacialidade dos camelôs na Rua Santo Antonio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
VELOSO, TIAGO; TOZI, S. C.; GUIMARÃES, W. R. T.. A transformação da Paisagem no KM 45 da Rodovia PA-140 no Município de Vigia/PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
NAHUM, C.; GUEDES, M. P.;VELOSO, TIAGO. O Mercado de Trabalho e suas implicações na (re)produção do espaço municipal de Abaetetuba-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
LOBATO, M. M.; ARAÚJO, A. R. O.;VELOSO, TIAGO. As Consequências do Lançamento de Efluentes Líquidos, na Microbacia do Rio Gago Em Redenção - PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
TOZI, S. C.;VELOSO, TIAGO. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Orientou
POLÍTICAS DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: percursos na construção da inclusão no IFPA / Campus Belém; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);
A experiência da implantação do Ensino Médio Integrado em Tailândia (PA); Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);
Ensino Médio Integrado: percepções dos alunos do campus Açailândia do IFMA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);
Práticas Docentes no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Amapá; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);
Tecnologias assistivas em Educação Profissional e Tecnológica; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará; (Orientador);
Pensamento computacional e Robótica Educacional: metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, ; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ: CONCEPÇÕES E CONCEITOS NA EETEPA-TAILÂNDIA/PA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, ; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERFIL E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO IFMA CAMPUS AÇAILÂNDIA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, ; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Aplicação de Tecnologia Assistiva aos objetivos do NAPNE/IFPA do campus Belém por meio de construção de um site acessível; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, ; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
PRÁTICAS DOCENTES NO CAMINHO DA INTEGRAÇÃO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, ; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Mapeamento participativo como recurso metodológico para o ensino de Geografia; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
O DIÁLOGO TRANSVERSAL ENTRE TURISMO E A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A Noção de desenvolvimento na proposta de criação do Estado do Tapajós; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FIPAM) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
REESTRUTURAÇÃO E APROPRIAÇÃO PRIVADA DO ESPAÇO: A REFORMA DO MERCADO DE SÃO BRÁS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: DESDOBRAMENTOS NA MORFOLOGIA AMBIENTAL E NA REESTRUTURAÇÃO ESPACIAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Produção do espaço e expansão urbana na Região Metropolitana de Belém: a chegada do empreendimento Líder no Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Unidades de conservação na Amazônia: o processo de institucionalização da reserva extrativista Terra Grande-Pracuúba; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
O ensino de Geografia e a educação especial na escola estadual "Jarbas Passarinho" em Belém do Pará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A dualidade do espaço: o caso do Condomínio Alphaville no Distrito de Outeiro; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
REGGAE NA CIDADE: espacialização das práticas de Reggae em Belém/Pa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A Batalha de São Brás enquanto atividade de lazer: a espacialidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
O Bairro como extensão da cidade: o canal Água Cristal no Bairro da Marambaia e a transformação da paisagem urbana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
As territorialidades que se expressam na Praça da República; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A ciclovia como complemento para a mobilidade urbana em Belém do Pará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Evasão Escolar dos alunos de EJA na Escola Livramento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Educação ambiental como elemento do desenvolvimento sustentável no Município de Portel/Pará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Expansão Territorial e Urbana da cidade de Redenção ? PA: Conhecendo o Bairro Park dos Buritis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Implantação da Educação Ambiental na Emef Paulo Hannemann; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação ? TICS em Sala de Aula Como Forma de Melhorar o Conhecimento em Geografia no Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO CURSO DE GUIA DE TURISMO DO IFPA, CAMPUS BELÉM; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
A gênese da Nova Augusto Montenegro: agentes sociais e estratégias mercadológicas na produção do espaço urbano em Belém; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará; Orientador: Tiago Veloso dos Santos;
Produções bibliográficas
-
VENTURA NETO, RAUL DA SILVA ; SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . PRODUÇÃO DO ESPAÇO E FINANCEIRIZAÇÃO DO TERCIÁRIO MODERNO NA PERIFERIA REGIONAL BRASILEIRA. Caminhos de Geografia , v. 24, p. 281-300, 2023.
-
SANTOS, Tiago Veloso . Urban And Regional Agglomeration In The Brazilian Amazon: Comparing Metropolitan Development In Belém And Manaus. ADVANCES IN SOCIAL SCIENCES RESEARCH JOURNAL , v. 10, p. 554-572, 2023.
-
VELOSO DOS SANTOS, TIAGO . UMA OUTRA HISTÓRIA AMAZÔNICA. Ravista Geonorte , v. 13, p. 1-27, 2022.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Economia urbana y expansíon metropolitana: estrategias de localizacíon de los grupos empresariales en la Región Metropolitana de Belém. Espacio y Desarrollo , v. 39, p. 1-29, 2022.
-
SANTOS, H. S. ; LOBATO, A. M. L. ; SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . A dimensão comunicacional na interface entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Educomunicação. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 17, p. 98-114, 2021.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Ajuste espacial e urbanização desigual: involução industrial e metropolização terciária em BelémL?ajustement spatial et l?urbanisation inégale : l?involution industrielle et la métropolisation tertiaire à BelémSpatial fix and uneven urbanization: industrial involution and tertiary metropolization in Belém. CONFINS (PARIS) , p. 1, 2021.
-
VELOSO DOS SANTOS, TIAGO . Economía urbana y dispersión metropolitana: el rol de las cadenas de supermercado en la producción del espacio metropolitano en Belém (Pará, Brasil). REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS , v. 8, p. 85-100, 2021.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . A atuação da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM): transformações, permanências e descontinuidades no planejamento urbano em Belém. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 12, p. 01-15, 2020.
-
DOS SANTOS, TIAGO VELOSO . Urban Expansion and Green Urbanism in an Amazonian Metropolis: The Production of Urbanized Nature in the Metropolitan Region of Belem. CURRENT URBAN STUDIES , v. 08, p. 623-644, 2020.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; SOUSA, I. S. ; LIMA, S. P. M. . Técnica, espaço e tempo: grandes objetos e a difusão da metropolização na Amazônia brasileira. PAPERS DO NAEA (UFPA) , v. 28, p. 71-97, 2019.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Elementos da metropolização na periferia urbano-regional: Belém e a particularidade da metropolização na Amazônia. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) , v. 21, p. 33-58, 2019.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; COSTA, I. E. M. ; SACRAMENTO, L. B. F. . A música como potencialidade pedagógica para o ensino de geografia: a experiência do programa institucional de bolsas de iniciação à docência no IFPA. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online) , v. 10, p. 109-121, 2019.
-
SANTOS, TIAGO . Geografias e genealogias do planejamento urbano em Belém: elementos da modernidade e produção de desigualdades / Geographies and genealogies of urban planning in Belém: elements of modernity and the production of inequalities. CADERNO DE GEOGRAFIA (PUCMG. IMPRESSO) , v. 28, p. 980-1005, 2018.
-
SOUSA, I. S. ; SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; LIMA, S. P. M. . OS GRANDES OBJETOS URBANOS: CONDIÇÃO, MEIO E PRODUTO DA METROPOLIZAÇÃO REGIONAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Acta Geográfica , v. 12, p. 108, 2018.
-
VELOSO, TIAGO . Metropolização regional e suburbanização condominial: aspectos da dinâmica da dispersão urbana na Região Metropolitana de Belém. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA , v. 7, p. 91-116, 2017.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Metropolização e diferenciações regionais: estruturas intraurbanas e dinâmicas metropolitanas em Belém e Manaus. CADERNOS METRÓPOLE (PUCSP) , v. 19, p. 865-890, 2017.
-
VELOSO, TIAGO . DIFERENCIAÇÕES URBANO-REGIONAIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: A ESTRUTURA METROPOLITANA DE SÃO LUÍS E O PERFIL DA METROPOLIZAÇÃO DA AMAZÔNIA ORIENTAL. REVISTA DE GEOGRAFIA (RECIFE) , v. 34, p. 217, 2017.
-
PINHEIRO, C. F. L. ; VELOSO, TIAGO . Prática de ensino e evasão na educação de jovens e adultos no ensino fundamental II. Engrenagem , v. VI, p. 34, 2016.
-
VELOSO, TIAGO . Metrópole e região na Amazônia: trajetórias do planejamento e da gestão metropolitana em Belém, Manaus e São Luís.. Engrenagem , v. V, p. 67, 2015.
-
VELOSO, TIAGO . Abordagens de Desenvolvimento e Gestão Ambiental no Planejamento Municipal: concepções e práticas do paradigma ambiental na gestão municipal de Ananindeua (Pa). BOLETIM AMAZÔNICO DE GEOGRAFIA , v. 1, p. 105-123, 2014.
-
VELOSO, TIAGO ; CORDEIRO DA TRINDADE JÚNIOR, SAINT-CLAIR . Dinâmicas sub-regionais e expressões metropolitanas na Amazônia brasileira: olhares em perspectiva. Novos Cadernos NAEA , v. 17, p. 177-202, 2014.
-
FARIAS, J. G. ; VELOSO, TIAGO . Diferentes abordagens do ensino da Cartografia nos livros didáticos de Geografia no ensino fundamental.. Engrenagem , v. I, p. 17-29-29, 2014.
-
VELOSO, TIAGO . DAS ABORDAGENS DE DESENVOLVIMENTO AOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANOS: a influência de idéias exógenas nos planos diretores amazônicos. Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espirito Santo , v. 11, p. 1-30, 2012.
-
VELOSO, TIAGO . Políticas públicas, planejamento e gestão urbanos no ambiente metropolitano: estudos sobre a Região Metropolitana de Belém. Acta Geográfica (UFRR) , p. 55-73, 2011.
-
TRINDADE JUNIOR, S. C. ; VELOSO, TIAGO . Para além da cidade: entre fragmentações e permeabilidades, os desafios do planejamento e da gestão urbana no espaço metropolitano de Belém - DOI 10.5216/ag.v4i12.12779. Ateliê geográfico (UFG) , v. 4, p. 20, 2010.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Metrópoles amazônicas: dinâmicas regionais, estruturas urbanas e políticas de planejamento e gestão em Belém, Manaus e São Luís. 1. ed. Belém: Paka Tatu, 2022. v. 100.
-
SOUSA, I. S. (Org.) ; SANTOS, TIAGO VELOSO DOS (Org.) . Uma Amazônia metropolitana: urbanização regional e metropolização do espaço em Belém, Manaus e São Luís. 1. ed. Belém: Amazônia Bookshelf, 2021. v. 1. 346p .
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Fronteiras de Papel: os planos diretores da Belém Metropolitana. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1030. 160p .
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; TRINDADE JUNIOR, S. C. (Org.) . O urbano e o metropolitano em Belém: (re)configurações socioespaciais e estratégias de planejamento e gestão. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. v. 500. 295p .
-
RIBEIRO, W. O. (Org.) ; SANTOS, T. V. (Org.) ; COUTO, A. C. (Org.) . Amazônia: Fronteiras, grandes projetos e movimentos sociais. 1. ed. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará, 2019. v. 1. 312p .
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; SOUSA, I. S. ; LIMA, S. P. M. . A produção do espaço metropolitano em Manaus: o Estado, as ações e a configuração de uma metrópole regional. In: LEOPOLDO, Eudes; LIMA, Marcos Castro de; SOUSA, Isaque dos Santos. (Org.). A produção do espaço urbano e regional na Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2023, v. 1, p. 231-252.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Três atos de uma trajetória: simetria, voluntarismo e (des)continuidade nas políticas de planejamento e da gestão metropolitana em Belém. In: Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior; Tiago Veloso dos Santos. (Org.). O urbano e o metropolitano em Belém: (re)configurações sociespaciais e estretégias de planejamento e gestão. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2019, v. 1, p. 261-291.
-
COSTA, I. E. M. ; SACRAMENTO, L. B. F. ; SANTOS, T. V. . A Música como potencialidade pedagógica para o ensino de Geografia. In: Aline Reis de Oliveira Araújo; Aldo Luiz Fernandes Souza, Cátia de Oliveira Macedo. (Org.). Entre a escola e a academia: saberes e fazeres da prática docente nas experiência do PIBID Geografia. 1ed.Belém: , 2018, v. 1, p. 173-184.
-
VELOSO, TIAGO . POLÍTICAS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO EM METRÓPOLES AMAZÔNICAS: estudos sobre a Região Metropolitana de Belém. In: Maisa Sales Gama Tobias; Alberto Carlos de Melo Lima. (Org.). Urbanização e Meio Ambiente. 1ed.Belém: Editora da UNAMA, 2012, v. 1, p. 317-331.
-
MALHEIRO, B. C. ; RIBEIRO, R ; VILLAR, B. S. ; VELOSO, TIAGO . Territórios da diferença: a relação cidade e rio na Amazônia e sua expressão metropolitana na orla fluvial de Belém. In: Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior; Maria Goretti da Costa Tavares. (Org.). CIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA: mudanças e permanências. 1ed.Belém: EDUFPA, 2008, v. 1, p. 157-185.
-
VELOSO, TIAGO . Hidrelétricas na Amazônia. Jacobin Brasil, Belém, p. 70 - 79, 30 abr. 2022.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; FIGUEREDO, K. S. . A história da educação profissional no Maranhão e o desenvolvimento da educação profissional. In: Seminário de Saberes, Linguagens e Oralidade da Amazônia, 2021, Belém. Anais do Seminário de Saberes, Linguagens e Oralidade da Amazônia. Belém, 2021. p. 12-28.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . GEOGRAFIAS E GENEALOGIAS DO PLANEJAMENTO URBANO EM BELÉM: elementos da modernidade e produção de desigualdades. In: XVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. XVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Natal, 2019. v. 1.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . EXPRESSÕES METROPOLITANAS NA PERIFERIA DO CAPITALISMO BRASILEIRO: Belém e a particularidade da metropolização regional na Amazônia. In: Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia, 2019, São Paulo. Anais do Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia, 2019.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Metropolização regional e suburbanização condominial: aspectos da reestruturação metropolitana em Belém. In: Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, 2017, São Paulo. Anais: sessões livres e sessóes temátivas, 2017. v. XVII.
-
VELOSO, TIAGO . Metrópoles e Região: estruturas metropolitanas e dinâmicas sub-regionais na Amazônia. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória/ES. Anais do Congresso Brasileiro de Geografia. Vitória/ES, 2014.
-
VELOSO, TIAGO . METROPOLIZAÇÃO E DINÂMICAS REGIONAIS: a relação Cidade - Região na Amazônia pelo prisma de suas Metrópoles. In: X Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia, 2013, Campinas. X ENANPEGE. Campinas, 2013.
-
VELOSO, TIAGO . Políticas de Planejamento e Gestão em Metrópoles Amazônicas: estudos sobre a Região Metropolitana de Belém. In: I Simpósio de Estudos Urbanos: desenvolvimento regional e dinâmica ambiental, 2011, Campo Mourão. I Simpósio de Estudos Urbanos: desenvolvimento regional e dinâmica ambiental. Campo Mourão, 2011.
-
VELOSO, TIAGO ; MARTINS, G. R. . O PLANO E A METRÓPOLE: planos diretores na Região Metropolitana de Belém. In: VII Encontro Nacional da ANPEGE, 2009, Curitiba - PR. "Espaço e Tempo: complexidades e desafios do pensar e do fazer geográficos". Curitiba - PR, 2009.
-
VELOSO, TIAGO . O Plano e a Metrópole: a construção de planos diretores urbanos em contextos metropolitanos. In: Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2009, Brasilia. Vinte anos de reflexões sobre o urbano e a cidade: transformações e tendência. Brasilia, 2009.
-
MARTINS, G. R. ; VELOSO, TIAGO . TRANSPORTE ALTERNATIVO DE PASSAGEIROS ENTRE BELÉM E CASTANHAL: UMA COMPLEMENTARIDADE PRECÁRIA. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 2009, Curitiba. Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba, 2009.
-
MARTINS, G. R. ; VELOSO, TIAGO . PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES METROPOLITANOS E O CIRCUITO ALTERNATIVO DE TRANSPORTES. In: XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana - SIMPURB, 2009, Brasilia - DF. XI SIMPURB: VINTE ANOS DE REFLEXÕES SOBRE O URBANO E A CIDADE Transformações e tendências. Brasília, 2009.
-
RIBEIRO, R ; VELOSO, TIAGO ; VILLAR, B. S. . Planejamento Urbano, Práticas Participativas e Identidade Territorial Ribeirinha na Orla Fluvial de Belém. In: Nona Jornada de Extensão Universitária: Sustentabilidade e Diversidade na Amazônia, 2006, Belém. Nona Jornada de Extensão Universitária: Sustentabilidade e Diversidade na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2006. v. 1.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; SILVA, J. S. . A experiência da implantação do ensino médio integrado na Eetepa/Tailândia/Pa: concepções e conceitos dos docentes e discentes sobre a proposta. In: III Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica, 2022, Manaus. Anais do Simposio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica. Belo Horizonte: Poisson, 2022. p. 109-115.
-
VELOSO, TIAGO ; RIBEIRO, R ; VILLAR, B. S. . Planejamento ubano, práticas participativas e identidade territorial. In: IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2005, Manaus. IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana: cidades: teitorialidades, sustentabilidae e demandas sociais. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2005. v. 1. p. 80-80.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Economía urbana y dispersión metropolitana: el rol de las cadenas de supermercado en la producción del espacio metropolitano en Belém (Pará, Brasil). REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS , 2021.
-
VELOSO, TIAGO . Políticas públicas, planejamento e gestão urbanos no ambiente metropolitano: estudos sobre a Região Metropolitana de Belém. Acta Geográfica (UFRR) , 2011.
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Explosión urbana y formas metropolitanas en la Amazonía brasileña: la producción de espacio en Belém y Manaus. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Economia urbana e dipersão metropolitana: produção do espaço e estratégias locacionais dos grupos empresariais na Região Metropolitana de Belém. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Uma Amazônia metropolitana: ensaios de teorização sobre a urbanização em Belém, Manaus e São Luís. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Expressões metropolitanas na periferia do capitalismo brasileiro: Belém e a particularidade da metropolização regional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Ensaios sobre uma metrópole amazônica: expressões de modernidades, produção de desigualdades e as contradições do planejamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VELOSO, TIAGO . História do Planejamento Urbano na Região Metropolitana de Belém. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELOSO, TIAGO . Produção do espaço e dispersão urbana na Amazônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELOSO, TIAGO . Metrópole e região na Amazônia: trajetórias do planejamento e da gestão metropolitana em Belém, Manaus e São Luís.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VELOSO, TIAGO . Territórios e espaços do urbano na Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELOSO, TIAGO . Políticas de Planejamento e Gestão em metrópoles amazônicas: análise das regiões metropolitanas de Belém, Manaus e São Luís. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO . O processo de metropolização em Belém pelo prisma dos instrumentos de planejamento e gestão atuais: os planos diretores municipais no contexto metropolitano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO ; TRINDADE JUNIOR, S. C. . Expressões da metropolização na Amazônia brasileira: dinâmicas das formações metropolitanas de Belém, Manaus e São Luís. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VELOSO, TIAGO ; TRINDADE JUNIOR, S. C. . Dinâmicas Urbanas e Expressões Metropolitanas Na Amazônia Brasileira: Perspectivas de Desenvolvimento com Base nas Regiões Metropolitanas de Belém, Manaus E São Luís. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO . Desenvolvimento Territorial e Malha Metropolitana: reflexões a partir da realidade metropolitana de Belém. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO . O Plano e a Metrópole: a construção de planos diretores urbanos em contextos metropolitanos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VELOSO, TIAGO . O Plano e a Metrópole: uma leitura sobre planos diretores em regiões metropolitanas amazônicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VELOSO, TIAGO . O Plano e a Metrópole: reflexões sobre o planejamento urbano na Região Metropolitana de Belém. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO . O Plano e a Metrópole: reflexões sobre o planejamento urbano na Região Metropolitana de Belém. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VELOSO, TIAGO . As Margens Precárias: tipologias da pobreza urbana na orla fluvial de Belém.. Trabalho de Conclusão de Curso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VELOSO, TIAGO ; VILLAR, B. S. ; RIBEIRO, R . Planejamento urbano, práticas participativas e identidade territorial ribeirinha na orla fluvial de Belém. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
VELOSO, TIAGO . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Parauapebas. 2013.
VELOSO, TIAGO . Urbanização da Amazônia. 2012.
VELOSO, TIAGO . AppPráticas Integradoras. 2020.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; FIGUEREDO, K. S. . Revista Informativa 'InfoIFMA'. 2022.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; SILVA, J. S. . Cartilha Educacional sobre o Ensino Médio Integrado. 2022.
VELOSO, TIAGO . Guia do Livro Didático. 2016.
VELOSO, TIAGO . Relatório de Análise de Projetos de Extensão. 2013.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; COSTA, M. . Audiência Pública. 2023.
DOS SANTOS, TIAGO VELOSO . Encantos da Amazônia: Belém Metrópole. 2022.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS ; ALMEDIDA, M. T. ; ROCHLIN, M. . Audiência Pública. 2022.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . 'Encantos da Amazônia'. 2020.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Crescimento urbano de Ananindeua. 2019.
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Ananindeua: desafios para o desenvolvimento. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Limites municipais na Região Metropolitana de Belém. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
VELOSO, TIAGO . Limites de Municípios da Área Metropolitana de Belém. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Dados, pesquisas e análises sobre metrópoles na Amazônia. 2019; Tema: Dados, pesquisas e análises sobre metrópoles na Amazônia. (Rede social).
SANTOS, TIAGO VELOSO DOS . Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. 2017. (Editoração/Periódico).
VELOSO, TIAGO . Guia de livros didáticos PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Geografia).
VELOSO, TIAGO ; NAHUM, C. . Instrumentos de Gestão Urbana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VELOSO, TIAGO . Sociabilidades e Espacialidades Ribeirinhas na Orla Fluvial de Belém: Um Estudo sobre o ?Ponto Certo?. 2006. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
REESTRUTURAÇÃO METROPOLITANA E NOVAS ATIVIDADES ECONÔMICAS: TENDÊNCIAS RECENTES NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, Descrição: Dentre as transformações recentes observadas na Região Metropolitana de Belém, destaca-se a produção de um conjunto de novas atividades econômicas que passam a se localizar na RMB na década (2010-2020), espacialmente localizadas nos municípios da periferia metropolitana, tais como os municípios de Benevides e Santa Izabel do Pará. Tais atividades, em geral estão contidas dentro do setor de atividades denominado como logística (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), ou seja, transporte, organização e distribuição de cargas e mercadorias, conectadas por grandes objetos e malhas de infraestrutura recentes e que passam a ter importância não apenas na escala intra-urbana da metrópole, mas também em termos de viabilização da ampliação das conexões sub-regionais. Tais empreendimentos são expressão da importância do terciário moderno na produção do espaço metropolitano em Belém, diferente de outras realidades urbanas e metropolitanas no Brasil, nas quais o capital industrial foi o principal vetor de indução da expansão do tecido urbano e que contam com o peso do capital financeiro-imobiliário em período mais atual. Reconhecendo as particularidades desta realidade metropolitana e regional no território brasileiro, parte-se do problema de pesquisa que considera a reestruturação da produção do espaço metropolitano em Belém a partir desse elemento descrito acima que constitui-se em nossa interpretação em novas lógicas de produção do espaço metropolitano que alteram a morfologia intra-urbana e o papel de Belém em termos regionais na configuração urbana da Amazônia brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Coordenador / VENTURA NETO, RAUL DA SILVA - Integrante.
-
2021 - 2023
Mudanças estruturais na morfologia urbana em metrópoles amazônicas: Belém e Manaus em perspectiva comparada, Descrição: A partir do reconhecimento da expansão do processo de metropolização do espaço em escala nacional, verificou-se a formação de metrópoles regionais na Amazônia brasileira, tendo as cidades de Belém (Pará) e Manaus (Amazonas) como referências empíricas desse processo. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar as alterações na morfologia urbana da paisagem nos municípios que compõem as Regiões Metropolitanas de Belém e Região Metropolitana de Manaus, com ênfase em três elementos específicos: a) Identificar áreas que podem ser classificadas como mutações urbanas e que compõem uma nova espacialidade na geografia urbana das regiões metropolitanas de Belém e Manaus; b) Caracterizar os padrões de paisagens mais recorrentes em ambas as formações metropolitanas; c) Comparar as alterações diante dos planos e projetos urbanísticos estabelecidos mais recentemente para ambas as regiões metropolitanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Coordenador / Isaque dos Santos Sousa - Integrante / Susane Patrícia Melo de Lima - Integrante / Érica Mayara Santiago Ramos - Integrante / Rafaele da Costa Albuquerque - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2018 - 2021
Geografias e Genealogias do planejamento urbano em Belém, Descrição: O projeto tem por objetivos estabelecer uma caracterização a estrutura urbana de Belém no início do século XXI como expressão da acumulação das intervenções urbanas e das práticas de planejamento e gestão do espaço da cidade, com base em uma interpretação da genealogia do planejamento urbano. Nesse aspecto, identificou-se três períodos específicos que produziram impactos significativos na produção do espaço urbano de Belém e que marcam de maneira clara a estrutura urbana atual: o terceiro quarto do século XVIII (1755 ? 1777) no contexto das reformas promovidas no período Pombalino na Amazônia, momento de expressão de uma modernidade urbana e arquitetônica; o final do século XIX e a primeira década do século XX (1890 ? 1910), momento de ascensão da economia regional a partir da intensificação de atividades extrativas que produziram reformas urbanísticas com tons higienistas e; por fim, o período entre 1940 e 1970, que marcou uma série de propostas de planejamento com viés técnico-burocrático na produção do espaço. A década de 1990 marca um período de transformações no planejamento urbano em Belém. Mais recentemente, tem-se desenvolvido uma genealogia dos papeis de determinados atores e instituições na composição da estrutura urbana de Belém, tal como a Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM). O percurso metodológico adotado estabeleceu como percurso de pesquisa: i) levantamento bibliográfico de caráter teórico e empírico da temática; ii) levantamento documental acerca das práticas de planejamento e intervenção dos períodos destacados com base em legislação, planos e projetos de cada um dos períodos; iii) coleta de iconografia representativa da época as quais as políticas urbanas foram executadas; iv) entrevista com agentes do planejamento no contexto mais recente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
2015 - 2018
Trajetórias do Planejamento Urbano na Região Metropolitana de Belém, Descrição: A partir do reconhecimento das diferentes abordagens sobre planejamento urbano no Brasil e os distintos caminhos que as teorias de desenvolvimento assumem ao longo do tempo, estabelecemos um ponto de análise empírica a partir da evolução da prática de planejamento no espaço urbano e metropolitano da Região Metropolitana de Belém e relacionar os produtos dessa prática, com as abordagens de planejamento existentes. Tal caracterização se faz mais adequada no período pós-1970, quando Belém e seu entorno urbano imediato, incluindo um município vizinho, é institucionalizada como região metropolitana. A única região metropolitana na Amazônia no período, e que, por isso, passa a contar com um sistema de planejamento urbano. A evolução desse sistema auxilia a entender as escolhas institucionais do ponto de vista da expansão urbana e metropolitana para a aglomeração desde então.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
-
2014 - 2016
Geografia e Ensino de Geografia, Descrição: Trata-se de um projeto de interface entre Pesquisa e Extensão financiado pela Coodenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superio (CAPES) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que envolve alunos do curso de graduação em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) em parceria com escolas públicas da rede estadual de educação do Estado do Pará (SEDUC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Integrante / Aline Reis de Oliveira Araújo - Integrante / Aldo Fernandes Souza - Coordenador.
-
2011 - 2012
A PAISAGEM DO TURISMO NO ESTADO DO PARÁ: o uso da paisagem turística no ensino da geografia., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Coordenador / Geruza Assis dos Santos - Integrante / Jamili do Socorro Cardoso Lobato - Integrante.
-
2004 - 2006
?Sociabilidades e Espacialidades Ribeirinhas na Orla Fluvial de Belém: Um Estudo sobre o ?Ponto Certo?., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tiago Veloso dos Santos - Integrante / Beatriz de Sousa Villar - Integrante / Rovaine Ribeiro - Integrante / Saint-Clair Cordeiro da Trindade Junior - Coordenador.
Prêmios
2021
Segundo Melhor Trabalho apresentado no "Esse IF é Minha Rua", Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
2017
"Medalha Condecorativa Pedro Teixeira", Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
2017
Diplomação como titular da Cadeira no. 54 (Patronímica de Catharina Vergolino Dias), IHGP - Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. , Avenida Almirante Barroso - de 41/42 a 653/654, Marco, 66093020 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 981024071, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEA.
2018 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Atividades
-
12/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2017
Direção e administração, Campus Belém.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT / Campus Belém).
-
04/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Belém.,Linhas de pesquisa
-
12/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
09/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução do Pensamento Geográfico; Geografia Econômica; Geografia Urbana; Espaço Amazônico; Geografia dos Municípios Paraenses.
-
09/2012
Estágios , Campus Belém.,Estágio realizado, Orientação e Supervisão de Estágio Supervisionado.
-
05/2015 - 08/2017
Direção e administração, Campus Belém.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Licenciatura em Geografia.
-
01/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.,Cargo ou função, Vice-Presidente da Comissão do Processo Seletivo IFPA/2105.
-
11/2013 - 11/2013
Direção e administração, Campus Belém.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Licenciatura em Geografia.
-
07/2013 - 08/2013
Direção e administração, Campus Belém.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Licenciatura em Geografia.
-
05/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Belém.,Cargo ou função, Coordenador - Assistente do Processo Seletivo do IFPA - Campus Belém..
-
04/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Belém.,Cargo ou função, Avaliador do Processo de Seleção de Projetos de Extensão.
2011 - 2012
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Aplicação da UFPA
2004 - 2006
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Veloso dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?