Jacira Matos de Oliveira

Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2018). Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário Newton Paiva (2012). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Memória, programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Puc Minas. Autora do artigo ?Quando o texto publicitário se transforma em meme? publicado na Revista Rhêtorikê, Covilhã - Portugal, n. 5, Fev. 2018. Idealizadora do Projeto Hora do Conto, caracterizado pela publicação e doação de livros infantis, às escolas públicas de Belo Horizonte/MG, destaque para a sua exposição durante a Rio+20 em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e autora do livro ?Petito e seus amigos?. Tem experiência em gestão de marketing, planejamento e desenvolvimento de campanha publicitária, ações promocionais e eventos, desde a elaboração do briefing até à sua execução. Foi professora no Centro Universitário Newton Paiva. É consultora de Marketing e autora do blog saibaplanejar.com.br.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias

2016 - 2018

Universidade Nova de Lisboa
Título: A utilização do meme como dispositivo interacional,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Adriano Duarte Rodrigues
Coorientador: Mozahir Salomão Bruck. Palavras-chave: Análise da conversa; Dispositivo interacional; Interação social; Meme.

Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

2011 - 2012

Centro Universitário Newton Paiva
Título: Plano de Negócios Florentine
Orientador: Helbert José Goes

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2004 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Dick tracy: dos quadrinhos ao cinema
Orientador: Robertson B. Mayrink

Formação complementar

2020 - 2020

Fundamentos de Inbound Marketing para Gestores. (Carga horária: 16h). , RD University, RD, Brasil.

2019 - 2019

Especialista em Marketing de Conteúdo Avançado. (Carga horária: 12h). , Rock Content, ROCK, Brasil.

2018 - 2018

Inbound Certified. (Carga horária: 16h). , HubSpot Academy, HUB, Estados Unidos.

2016 - 2016

Comunicação Interna e Endomarketing. (Carga horária: 16h). , DMT | Cursos, Palestras e Treinamentos, DMT, Brasil.

2016 - 2016

Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais. (Carga horária: 16h). , OQMOM - O que Move o Marketing, OQMOM, Brasil.

2015 - 2015

Especialista em Marketing Digital. (Carga horária: 120h). , Internet Innovation, INNOVAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Organização de eventos

OLIVEIRA, J. M. . Dia do Meio ambiente. 2012. (Exposição).

Participação em eventos

Rio+20.Hora do Conto. 2012. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, J. M. . Quando o texto publicitário se transforma em meme. Revista Rhêtorikê , v. 1, p. 55-71, 2018.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Cangaral Produções Artísticas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtora Executiva, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejar e organizar eventos: espetáculos teatrais, stand-ups, cursos, workshops; Coordenar equipe de técnicos; Planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da empresa; Identificar e avaliar oportunidades de parcerias, a fim de atender os objetivos da organização e consolidar a imagem perante os stakeholders; Planejar, desenvolver e implementar campanha de comunicação e ações de marketing.

2014 - 2016

Andrade Silva Advogados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comunicação Estratégica, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da empresa/instituição; Identificar e avaliar oportunidades de parcerias, a fim de atender os objetivos da organização e consolidar a imagem perante os stakeholders; Mensurar resultados da política de comunicação desenvolvida pela empresa/instituição; Planejar e organizar eventos corporativos como recepções, palestras, cursos e apresentações; Planejar, desenvolver e implementar campanha de comunicação e ações de marketing; Prospecção de novos clientes.

2008 - 2013

YKS Serviços LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comunicação e Responsabilidade Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejar, desenvolver e implementar a comunicação interna e externa da empresa/instituição; Identificar e avaliar oportunidades de parcerias, a fim de atender os objetivos da organização e consolidar a imagem perante os stakeholders; Mensurar resultados da política de comunicação desenvolvida pela empresa/instituição Planejar e organizar eventos corporativos como recepções, palestras, cursos e apresentações; Planejar, desenvolver e implementar campanha de comunicação e ações de marketing; Mapeamento de stakeholders, aplicação de pesquisas, audiências públicas, reuniões com as comunidades, responsável pela divulgação e organização de reuniões com a comunidade no âmbito do projeto de mineração da AcelorMittal em Itatiaiuçu / MG, Tejucana Mineração S/A em Brumadinho/MG, ações de relacionamento com as comunidades do Projeto Grafita de Almenara da Magnesita S.A.

2011 - 2012

Centro Universitário Newton Paiva

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Aula sobre o ?Profissional de Atendimento nas Agências de Publicidade?.

2008 - 2011

RC Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Account Executive, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento e relacionamento com clientes, através de contatos via e-mail, telefone e reuniões presenciais; Acompanhamento de planejamento de campanha, eventos corporativos e ações promocionais de marketing, desde a elaboração do briefing até sua execução.