Gilcileide Rodrigues da Silva
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010), Pós doutorado pela Universidade de Lisboa (2018). Professora Associado III da Universidade Federal de Alagoas; Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância e presencial; professora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, membro permanente do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG); membro da Curadoria do trânsito (Detran/AL); membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Experiência na área de Educação Geográfica, atuando principalmente nas temáticas: Ensino e aprendizagem em Geografia, Geografia da saúde, Espaço vivido, Educação para o trânsito, Território usado.
Informações coletadas do Lattes em 23/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Humana)
2007 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: O ensino de geografia na educação básica: os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo
, Ano de obtenção: 2010. Francisco Capuano Scarlato. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Geografia
1997 - 1999
Universidade Federal do Ceará
Título: O movimento dos sem teto: desafios e conquistas. Estudo de caso no bairro Jockey Club - Fortaleza, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Maria Salete de Souza
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: moradia, espaço, meio ambiente, cidade.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Urbano.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2024 - 2024
CAPACITAÇÃO. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2021
FRANCÊS. (Carga horária: 90h). , Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.
2020 - 2020
CURSO PORTARIA N 2.117/2019. (Carga horária: 20h). , FACULDADE IEDUCARE, FI_PPROV, Brasil.
2020 - 2020
CURSO MOODLE AVANÇADO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2016 - 2016
Idioma Alemão. (Carga horária: 20h). , Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento do Módulo de Lato Sensu do SIGAA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2014
Painel de revisão de Itens de Ciências Humanas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Seminário Tutoria e docência na educação a distância. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2013
FORMAÇÃO DE DOCENTE ONLINE. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de revisores das instituições de ensin. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia da População.
Organização de eventos
SILVA, G. R. . III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS. 2019. (Congresso).
MONTEIRO, A. ; SILVA, G. R. . EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO /DETRAN/AL. 2019. (Outro).
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, J. P. ; SANTOS, C. J. S. E. . A TEORIA E A PRÁTICA EMBALANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM. 2015. (Outro).
SILVA, G. R. ; SANTOS, C. J. S. E. ; ALMEIDA, J. P. . I JORNADA DE GEOGRAFIA: DEBATES SÓCIO-ESPACIAIS CONTEMPORÂNEOS. 2015. (Outro).
SILVA, G. R. ; SANTOS, C. J. S. E. . I FÓRUM DE TUTORES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD E ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2014. (Outro).
SILVA, G. R. . VII Encontro de Iniciação à Docência. 2010. (Exposição).
SILVA, G. R. . VI Encontro de Iniciação à Docência. 2009. (Outro).
SILVA, G. R. . V Encontro de Iniciaçao a Docencia. 2008. (Outro).
SILVA, G. R. . Semana de Licenciatura em Geografia da UVA. 2007. (Outro).
SILVA, G. R. . XIX Encontro Estadual de estudantes de Geografia - EEEGE. O espaço agrário do semi-árido Nordestino: novas estruturas, velhos problemas. 2006. (Outro).
Participação em eventos
III CONGRESSO DE GEOGRAFIA DA SAÚDE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. A COVID-19 NAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL. 2024. (Congresso).
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA VIÁRIA.ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO PARA O TRÂNSITO DA CIDADE. 2024. (Seminário).
28 CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Atividades Curriculares de Extensão do Curso de Geografia EaD. 2023. (Congresso).
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLOGIA DA UFAL. A PANDEMIA DA COVID-19 NOS ESTADOS DAS REGIÕES NORTE E CENTRO OESTE DO BRASIL. 2023. (Congresso).
I ENCONTRO DA EQUIPE NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DO DNIT. 2023. (Encontro).
I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA VIÁRIA EM MACEIÓ.SÓ PODIA SER MULHER: AS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2023. (Seminário).
IV CONGEO. GEOGRAFIA E SAÚDE: FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO. 2023. (Congresso).
SEMANA DE EXTENSÃO: EXPOTEC. EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS: USO DE FANTOCHES BONDE DAS BONECAS. 2023. (Exposição).
XV ENANPEGE.A mobilidade urbana no contexto da expansão territorial do bairro Benedito Bentes em Maceió/AL. 2023. (Encontro).
32o. Encontro de Iniciação Científica/PIBIC.A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL E OS IMPACTOS NOS TERRITÓRIOS. 2022. (Encontro).
GEOSAÚDE. A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL E OS IMPACTOS NOS SEUS TERRITÓRIOS. 2022. (Congresso).
GEOSÁUDE. A EXPERIÊNCIAS NOS CENTROS URBANOS DAS CIDADES DE PORTO (PT) E BENIDORM (ES) COM AS ZONAS DE COEXISTÊNCIA. 2022. (Congresso).
SEMINÁRIO: A BNCC DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2022. (Seminário).
XX ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRÁFOS.Cidade educadora: ações educativas para o trânsito no espaço escolar. 2022. (Encontro).
I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA. ABORDAGENS INOVADORAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 2021. (Congresso).
III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE MONITORIA.CODADE EDUCADORA E O ESPAÇO DO TRÂNSITO. 2021. (Seminário).
V EREPEG.PROGRESSÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS, PROPOSTAS E DESAFIOS: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. 2021. (Encontro).
X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE.TERRITORIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA ? ALAGOAS/BRASIL. 2021. (Simpósio).
X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE.PANDEMIA DA COVID-19: AÇÕES NORMATIVAS NOS TERRITÓRIOS DOS ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL. 2021. (Simpósio).
ENCCULT.A BNCC NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESVELANDO SENTIDOS. 2020. (Encontro).
VII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. 2020. (Outra).
II SEMINÁRIO NOVOID. 2018. (Seminário).
IX Congresso Internacional de Geografía de América Latina. Últimas décadas: procesos y retos. VIVÊNCIA DO ABANDONO NA CIDADE: NARRATIVAS DOS MORADORES DO BAIRRO JARAGUÁ, MACEIÓ. 2018. (Congresso).
I SEMINÁRIO INTERMÉDIO NOVOID. 2017. (Seminário).
1a. Jornada de Geografia: Debates sócio-espaciais contemporâneos. 2015. (Encontro).
congresso acadêmico integrado de inovação e tecnologia. A territorialidade do Patrimônio cultural da cidade de Maceió /AL. 2015. (Congresso).
CONGRESSO ACADÊMICO INTEGRADO DE INOVAÇÃO TÉCCNOLÓGICA. I FÓRUM DE TUTORES DOS CURSOS DE GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD E ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2014. (Congresso).
III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras. 2014. (Seminário).
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).
12 ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA.A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS. 2013. (Encontro).
5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o Colóquio Internacional de Educação com Tecnologiasção.Educação a distância no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL):normatização e implantação. 2013. (Simpósio).
CONTRIBUIÇÃO À GEOGRAFIA BRASILEIRA. ENCONTRO DE GERAÇÕES. 2013. (Seminário).
Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância. 2013. (Seminário).
VIII Congresso Acadêmico. A fotografia como técnica de registro para análise da paisagem geográfica. 2011. (Congresso).
Colóquio Internacional de investigadores em didática da geografia - REDLADGEO.O ensino de geografia na educação básica: desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. 2010. (Outra).
10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.Prática de ensino de geografia a partir do bairro Terrenos Novos - Sobral/CE. 2009. (Encontro).
VI Encontro de Iniciação à Docência.A contribuição do estágio na formação do professor de geografia. 2009. (Encontro).
XI Encontro de Iniciação Científica.conviência com o semi-árido. 2009. (Encontro).
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).
Encontro Internacional. Geografia: tradições e perspectivas. Homenagem ao centenário de nascimento de Pierre Monbeig. 2008. (Encontro).
X Encontro de Iniciação Científica.Estudo dos impactos ambientais na Lagoa de Jijoca: da sala aula ao campo. 2008. (Encontro).
X Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa.Pesquisa e ética. 2008. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Geógrafos.A geografia na sala de aula: reflexão e ação no contexto escolar. 2008. (Encontro).
IX Encontro de Iniciação Científica.Pesquisa e aplicaçao social. 2007. (Encontro).
VIIII Encontro de Iniciação Científica.Novas olhares, novas perspectivas. 2007. (Encontro).
III Encontro Interinstitucional de estágio curricular. 2003. (Encontro).
XV Encontro Estadual dos Estudantes de Geografia.Migração no contexto da globalização. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS, M. F. P.;SILVA, G. R.; TONETTO, E. P.. AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
NYAMIEN, F. R;SILVA, G. R.; CRESTANI, L.A. CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DIMENSÕES LEGISLATIVAS, AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICAS DIANTE DA PANDEMIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
NYAMIEN, F. R; CRESTANI, L.A;SILVA, G. R.. A CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA ITAIPU BINACIONAL E A DESAPRORPIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS INDÍGINAS AVÁ-GUARANI. 2021. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
NYAMIEN, F. R;SILVA, G. R.; BARICCAATTI, K.H.G. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PRÁTICAS AMBIENTAIS. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SCARLATO, F. C.; LEMOS, A. I. G.;SILVA, G. R.; BUITONI, M. M. S.. Santana do Acaraú - CE : o acervo arquitetônico como patrimônio do lugar. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
SILVA, G. R.. A contribuição da topofila e terrafilia na perspectiva de uma educação para a cidadania. 2012 - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
COSTA, J. B. A.;SILVA, G. R.. O PROGRAMA DE MOBILIZAÇAO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE ALAGOAS (PAPL). 2022. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SCARLATO, F. C.;SILVA, G. R.; SOUZA, M. A. A.; LEMOS, A. I. G.. Usos do território e rugosidades: fundamentos socioespaciais do patrimônio do estado do Ceará. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
SILVA, G. R.; COSTA, E. B.; SUZUKI, J. C.; LEMOS, A. I. G.. Santana do Acaraú: o acervo arquitetônico como patrimônio do lugar. 2012. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
SILVA, G. R.. Santana do Acaraú: Patrimônio cultural e identidade. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.
SANTOS, M. F. P.;SILVA, G. R.; TONETTO, E. P.. AS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; SILVA, P. R. F.; MARISCO, N.. DESCARTE IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOCIO ESPACIAL NA CIDADE DE MACEIÓ/AL. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; FEITOSA, C. O.; ARAUJO, L. M.. Paisagens do sertão alagoano: representações da cultura através da iconografia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MARISCO, L.M.O.; LIMA, F. O.. A territorialidade do Patrimônio cultural da cidade de Maceió /AL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MARISCO, L.M.O.; ALMEIDA, J. P.. A territorialidade do Patrimônio cultural da cidade de Maceió/AL. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. Ensino da Geografia como uso das tecnologias dos softwares livres: caso do google earth pro, google maps e quantum giz. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. A percepção dos alunos de uma escola estadual no bairro cidade universitária em Maceió/AL. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. O Arapiraca gorden shopping center: objeto de leitura espacial no ensino de geografia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L. M. O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. Elaboração de uma metodologia de ensino de geografia urbana para o estudo do bairro Benedito Bentes. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; PINTO, E.; CALANZANS, D. R.. Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Geografia: Percepções e práticas de professores de Escolas Estaduais e municipais de Delmiro Gouveia- AL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; CALANZANS, D. R.; PINTO, E.. O lúdico no ensino da Geografia: um estudo de caso no Programa de Erradicação do trabalho infantil (PETI). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, F. O.;SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.. Orientações estratégicas educacionais: inclusivas para professores de Geografia: um olhar para o caso da escola estadual João Barbalho - Recife/PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.; SILVA, M. A. S.. A utilização das Charges no ensino de Geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.; SILVA, M. A. S.. Uma análise sobre o papel do professor de Geografia na aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.; SILVA, M. A. S.. Aprendendo Geografia com o lúdico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, C. S.;SILVA, G. R.; SILVA, M. A. S.. Tendências e Perspectivas dos Sistemas de Informações Geográficas no Ensino de Geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; PINTO, E.. A prática do ensino de Geografia conectada ao grupo do facebook: a busca pelo compartilhamento do "pensamento livre". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
ALMEIDA, J. P.;SILVA, G. R.; CALANZANS, D. R.. Utilizando a cartografia tátil nas aulas de Geografia com alunos videntes: experiências e percepções. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
LIMA, F. O.;SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.. A avaliação da Aprendizagem na atualidade: um olhar sobre o Ensino de Geografia na educação básica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; SANTOS, C. S.; LIMA, F. O.. O ensino da Geografia crítica: uma análise da prática docente nas escolas da rede pública municipal " professor Benício Barbosa e Francisco de Assis Pereira. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. Ganho ambiental e econômico com o projeto da queima de resíduos RGC da fábrica de cimento Poty de Sobral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em gestão de negócios e projetos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Ganho ambiental e econômico com o projeto da queima de resíduos RGC da fábrica de cimento Poty de Sobral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em gestão de negócios e projetos) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Impactos ambientais na cidade de Mucambo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Análise ambiental da lagoa da fazenda. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. O bioma caatinga no entendimento dos alunos da rede pública de ensino da cidade de Sobral - CE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Abastecimento d´água em comunidades rurais: estudo de caso - perímetro irrigado araras norte Varjota - Ce. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. A fé na escola que (não) ensina um recorte da experiência na gestão municipal de ensino de Sobral-Ce. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. A gestão educacional de Sobral/CE - 2001/2004: uma experiência a compartilhar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. agricultura familiar no assentamento córrego verde - Senador Sá/Ceará. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Quando a técnica redefine e reconstrói a relação homem e natureza (uma reflexão das alterações espaciais geradas pela indústria). 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
MARTINS, G. I.;SILVA, G. R.; OLIVEIRA, M. N.. IMPACTOS DA COVID-19 NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO QUITUNDE/AL. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
PINTO, K. S.;SILVA, G. R.; SILVA, S. A.. UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;DA SILVA, GILCILEIDE RODRIGUES; MARISCO, N.. A FORMAÇÃO DE SUBCENTROS EM ATALAIA: UMA ANÁLISE DO BAIRRO JOSÉ PAULINO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SANTOS, M. F. P.;SILVA, G. R.; RAGGI, M. G.. A GEOGRAFIA ESCOLAR E AREFORMA DO ENSINO MÉDIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
PINTO, K. S.;SILVA, G. R.; CALHEIROS, S. Q. C.. Tecnologia aplicada ao ensino da cartografia escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
FERREIRA, B.;SILVA, G. R.. OS RECURSOS AUDIVISUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
FERREIRA, B.;SILVA, G. R.. A UTILIZAÇÃO DO JOGO DOMINÓ GEOGRÁFICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; FERREIRA, B.. REFLETINDO O USO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; FERREIRA, B.. DISCUTINDO O PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS NO MUNICÍPIO DE IGACI/AL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; PINTO, K. S.. AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DO CONJUNTO GRACILIANO RAMOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, P. R. F.;SILVA, G. R.; CALHEIROS, S. Q. C.. O continente africano na perspectiva dos alunos do ensino médio brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L. M. O.;SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.. A inserção da juventude na violência: um olhar dos alunos a partir da escola e seu contexto social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. Urbanização da grota do vale do Reginaldo - Maceió/AL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; MARISCO, N.. A percepção do espaço a partir da construção de mapas mentais na Geografia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
PINTO, E.;SILVA, G. R.. EJA no sistema prisional: a educação como agente ressocializador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
MARISCO, L.M.O.;SILVA, G. R.; PINTO, E.. Trabalho infantil: a sociedade contemporânea protagonista de violações dos direitos da criança e do adolescente no município de Capela/AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.; ARAUJO, K. D.. Mudanças Climáticas Globais: Percepções dos professores de Geografia do Ensino Médio da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy - Boca da Mata/AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. TERRITÓRIO E EDUCAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
CHAVES, J. G.; GOUVEIA, G. C.;SILVA, G. R.. Cultivo de Girassol (Helianthus annuus L) no sertão alagoano: uma alternativa de inclusão socioeconomica para o Município de Santana do Ipanema/AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MARISCO, L.M.O.. O reforço do processo de segregação socioespacial e da pobreza frente ao acesso diferenciado à educação: estudo de caso das escolas do bairro Vergel do lago - Maceió/AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.. Élisée Reclus: reflexôes sobre sua contribuição para o ensino de geografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MARISCO, L.M.O.; CARVALHO, A.A.T.. A PERCEPÇÃO DA CIDADE E DO URBANO PELOS ALUNOS DO 6o. ANO DA ESCOLA PRINCESA ISABEL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MARISCO, L.M.O.; PINTO, E.. AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS ADIVINDAS DA EXPANSÃO DO COMÉRCIO DE SHOPPING CENTER (SC) NA CIDADE DE MACEIÓ: O CASO DO SHOPPING CENTER PARQUE MACEIÓ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. A música como recurso de ensino nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental: relatos de uma experiência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES PARA UMA ABORDAGEM EDUCATIVA SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. A percepção da cidade e do urbano dos alunos do 6o. ano do ensino fundamental da escola estadual Princesa Isabel - Maceió/AL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. A percepção da cidade e do urbano dos alunos do 6o. ano do ensino fundamental da escola estadual Princesa Isabel - Maceió/AL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. A aula de campo como ferramenta metodológica para o entendimento da paisagem no ensino de geografia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. A caatinga na geografia do ensino médio: teoria e prática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Educação ambiental e trilhas interpretativas: uma proposta efetiva para o município de Camocim - Ceará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Caracterização geoambiental e proposta de saneamento básico para a Lagoa da fazenda Sobral - CE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Reciclagem de gerrafas de polietileno tereftelato - PET na escola José Inácio Gomes Parente - Jordão /Sobral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. A importância do estudo da Hidrografia do Distrito de Anil na disciplina de geografia para as 5ª séries da E.E.F. III. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. A geografia ensinada em turmas de jovens e adultos do CEJA João da Silva Ramos - Camocim (CE). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. Os conhecimentos de cartografia dos alunos de 6º ano do ensino fundamental II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.. O estudo da geomorfologia nos livros didáticos de geografia para o ensino fundamental II. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
SILVA, G. R.; CARVALHO, A. A. T.; OLIVEIRA, A. B.. ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA. 2020. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. CHAMADA INTERNA N 03/2021. 2021. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. AVALIADORA AD HOC DOS RELATÓRIOS FINAIS PIBIC /CNPq/UFAL/FAPEAL. 2018. Universidade Federal de Alagoas.
ALMEIDA, J. P.;SILVA, G. R.; PINTO, E.. SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PIBID. 2017. Universidade Federal de Alagoas.
PINTO, E.;SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR BOLSISTA DO PIBID. 2016. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.; CALANZANS, D. R.. Seleção de professores tutores do Curso de Especialização em ensino de Geografia. 2014. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. PROCESSO DE SELEÇÃO DO PIBIC 2013/2014. 2014. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. AVALIADOR AD HOC PIBIC/CNPq/FAPEAL. 2014. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. AVALIADOR AD HOC DE PROJETOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PIBIC 2013/2014. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. AVALIADOR AD HOC DOS RELATÓRIOS PARCIAIS DOS PROJETOS DE PESQUISA PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL 2012/2013. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. AVALIADOR AD HOC DE PROJETOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PIBIC 2012/2013. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.. REVISOR DA ÁREA DE HUMANA DA CHAMADA PÚBLICA INEP/DAEP. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
ALMEIDA, J. P.;SILVA, G. R.; CALANZANS, D. R.. Seleção de professores tutores do Curso de Especialização em ensino de Geografia. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; MELO, N. A.; CALHEIROS, S. Q. C.. Seleção de Monitoria. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
CALHEIROS, S. Q. C.;SILVA, G. R.; MELO, N. A.. seleção de Monitoria. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, G. R.; ALMEIDA, J. P.; PINTO, E.. Seleção de licenciando - PIBID/UFAL. 2012. Universidade Federal de Alagoas.
Orientou
A mobilidade urbana na cidade de Maceió/AL; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
Uso de tecnologia digital, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada; ; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
TERRITÓRIO USADO E (RE) ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: UM ESTUDO DE CASO COM RIBEIRINHOS DO PÓS-ENCHENTE DO RIO MUNDAÚ EM 2010 - SANTANA DO MUNDAÚ-AL; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
AS CICLOVIAS NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: MOBILIDADE E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA EM ALAGOAS/BRASIL; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Abastecimento de água potável na cidade de Matriz de Camaragibe AL; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);
ANÁLISE DO TRÂNSITO NA CIDADE DE MACEIÓ/AL; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
O TERRITÓRIO DE SANTANA DO MUNDAÚ NO CONTEXTO PANDÊMICO E AS INTERVENÇÕES ESTATAIS; 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARA MOBILIDADE URBANA NO BAIRRO DO BENEDITO BENTES DA CIDADE DE MACEIÓ/ALAGOAS/BR; 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM MACEIÓ: ABRANGÊNCIA E LIMITAÇÕES; 2024; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
GEOGRAFIA, SAÚDE E AMBIENTE: ZONA DE COEXITÊNCIA NOS CENTROS URBANOS PARA A CIDADE DE MACEIÓ; 2023; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
TERRITORIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA ? ALAGOAS/BRASIL; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
SAÚDE PUBLICA NO CONTEXTO DA URBANIZAÇÃO DO VALE DO REGINALDO EM MACEIÓ/AL; 2022; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
DESCARTE IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA CIDADE DE MACEIÓ/AL; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Paisagens do Sertão Alagoano: representações da cultura através da iconografia; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A territorialidade do patrimônio cultural do bairro Jaraguá - Maceió/AL; 2016; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A TERRITORIALIDADE DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DE MACEIÓ - AL; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
2023; Universidade Federal de Alagoas, ; Gilcileide Rodrigues da Silva;
A Geografia no ensino médio: desafios e possibilidades; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O Ensino de Geografia e a reforma do ensino médio; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Geografia do cárcere: o uso do espaço carcerário através da educação e laborterapia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE GEOGRAFIA) - Associação dos Estudantes de Administração da UFAL; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A realidade aumentada como recurso tecnológico no ensino da Geografia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Possibilidades didáticas no ensino de Geografia para estudantes surdos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A utilização de mapas conceituais e de mapas mentais: aprendizagem no ensino de Geografia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Conscientização ambiental e a formação cidadã no contexto escolar; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A implementação da BNCC e suas repercussões no trabalho docente: uma análise a partir da voz dos sujeitos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Os saberes geográficos na educação infantil: as contribuições do lúdico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Caracterização do curso de licenciatura em Geografia na modalidade EaD da Universidade Federal de Alagoas; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O uso do Google Earth e do Google Maps nas aulas de Geografia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Professores e alunos diante dos desafios das novas tecnologias no ensino de Geografia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Educação ambiental na Geografia do ensino médio da escola estadual professora Maria da Salete Gusmão de Araújo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O USO DO GOOGLE EARTH E DO GOOGLE MAPS NAS AULAS DE GEOGRAFIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O professor de Geografia e a utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação básica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Formação e qualificação dos professores de Geografia em exercício no município de Arapiraca; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Recursos midiáticos como proposta metodológica no ensino da Geografia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A importância do planejamento e o ato de avaliar no ensino de Geografia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A problemática do descarte de resíduos sólidos no conjunto habitacional José Tenório; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia: análise ambiental) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Os resíduos sólidos no bairro do Clima Bom na cidade de Maceió: ações mitigadoras; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia: análise ambiental) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Gestão democrática e participativa no contexto escolar: uma visão da escola de ensino fundamental Padre José Roberto; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual do Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Análise do espaço e das relações de sustentabilidade no município de Tianguá; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A psicopedagogia na parceria família escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A técnica da fotografia como elemento de análise para o estudo da paisagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Educação ambiental na escola: uma abordagem interdisciplinar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O abastecimento d`água em comunidades rurais: estudo de caso - perímetro irrigado Araras norte Varjota/CE; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em desenvolvimento com meio ambient) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A importância da educação ambiental na escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em metodologia do ensino fundamenta) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A importância da discussão ambiental na escola; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em metodologia do ensino fundamenta) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Educação de qualidade - uma construção possível?; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gestão escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA LUDICIDADE DO ENSINO DE GEOGRAFIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O conceito da paisagem nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A IMPORTANÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A importância do estágio supervisionado na formação do professor de Geografia: uma experiência na escola Elza Barbosa da Silva; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Educação Ambiental no Ensino de Geografia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO ESTUDO DE CAMPO NAS FEIRAS LIVRES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Os desafios do ensino da educação ambiental na sociedade contemporânea; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A RELEVÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Perfil socioeconômico de catadores de materiais recicláveis em um bairro de Maceió, Alagoas; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
AS TRANSFORMAÇÕES DA CIDADE DE PILAR COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A AVALIAÇÃO E A GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
CANTINHO DA LEITURA COMO ESPAÇO ÉTICO NA ESCOLA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
F; SA; AS TRANSFORMAÇÕES DA CIDADE DE PILAR COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Prática de Ensino na educação básica: usando a representação espacial; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ESTUDO DA PAISAGEM NO BAIRRO JACINTINHO MACEIO/AL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Prática de Ensino na educação básica: usando os meios de representação espaciial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
educação ambiental para educação de jovens e adultos da Escola Estadual Tarcísio de Jesus - Maceió/AL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O conceito de território para construção de mapas mentais: experiências com alunos do 7o; ano do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Educação ambiental: um olhar geográfico sobre a questão ambiental em turma de educação de jovens e adultos na escola estadual Onélia Campelo em Maceió; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A visão dos do 1o; ao 3o; ano do ensino técnico integrado do IFAL Maceió sobre as aulas de Geografia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O papel da Geografia na formação do cidadão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O espaço gegráfico na escola: um estudo sobre o ensino aprendizagem dos conceitos geográficos entre os alunos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Um olhar geográfico sobre a educação (alfabetização) da comunidade pesqueira do bairro Bebedouro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O espaço geográfico na escola: um estudo sobre ensino e aprendizagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O bairro da escola: o reconhecimento do lugar para interpretação da paisagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Um olhar geográfico sobre a educação (alfabetização) da comunidade pesqueira do bairro de Bebedouro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A globalização em letras de músicas: práticas didáticas para o ensino de Geografia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A importância do estágio supervisionado na formação do professor de Geografia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Um estudo das revistas em quadrinhos como ferramentas de ensino de Geografia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Geografia: vídeo como ferramenta didática no ensino fundamental - Maceió/AL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Aplicação de jogos educativos no ensino da geografia no terceiro ano do ensino fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
As paisagens nordestinas visualizadas na letra musical de Luiz Gonzags; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Espaço vivido como conteúdo didático: o bairro Jacintinho - Maceió/AL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A laguna Mundaú numa perspectiva de educação ambiental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A influência dos fatores socioeconômicos dos feirantes do município de São José da Laje/AL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
GLOSSÁRIO ESCOLAR DA GEOGRAFIA DE ALAGOAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Leitura do mundo, leitura da palavra: a alfabetização espacial e o letramento na EJA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Ensinando e aprendendo com uso de áudio visual na aula de geografia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Um estudo do riacho das Almas para educação ambiental na escola - Tianguá/CE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Ensino de Geografia no contexto das turmas de 7a; ano da escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Conrado - Coreaú; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Uma análise da alfabetização cartográfica no ensino de geografia nas escolas públicas no município de Sobral - CE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Vasconcelos; O ensino de geografia na transversalidade: saúde e meio ambiente; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Ensino e indústria nas aulas de Geografia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A noção de espaço no ensino de geografia nas séries iniciais da Escola Elpidido Ribeiro da Silva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Diagnóstico do potencial turístico como subsídio ao desenvolvimento local - Carnaubal/Ce; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ensino de geografia no programa tempo de avançar - ensino médio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Aragão; A importância do turismo no ensino de geografia na 8a; série do município de Groaíras - Ceará; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Omeio ambeinte nas aulas de geografia: uma abordagem sobre os resíduos sólidos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Estudo do lixo nos livros didáticos da 7a; série do ensino fundamental; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ensino de geografia na escola de ensino fundamental e médio Carmosina Ferreira Gomes -Sobral/Ce; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Análise da área de risco do centro da cidade de Sobral - Ce; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Discussão sobre exeqüibilidade do parâmetro curricular nacional de geografia através das escolas de ensino fundamental - Sobral/Ce; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Análise do território de Sobral - Ceará a partir da indústria Grendene; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
a importância do estudo da paisagem local nas 5a; séries do ensino fundamental II; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ensino da geografia e a cidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Uma discussão do ensino de geografia: um olhar na turma de 5a; série da escola de ensino fundamental Alzira Maria de Araújo - Pires Ferreira/Ce; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Análise de métodos e técnicas em geografia no ensino fundamental I; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
As potencialidades naturais de Camocim: uma contribuição para o ensino de geografia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A fotografia como técnica: uma contribuição para o ensino de geografia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Estudo das áreas de risco na cidade de Sobral: uma discussão para o ensino médio em geografia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O ensino de geografia e o telensino na escola Francisco Soares de Oliveira - Pires Ferreira - CE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Abordagem do meio ambiente na prática pedagógica da escola de ensino fundamental e médio Francisco Soares de Oliveira - Pires Ferreira/Ce; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
A PANDEMIA DE COVID-19 NOS ESTADOS DAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO TERRITORIAL DA PANDEMIA DO COVID-10; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO TERRITORIAL DA PANDEMIA DA COVID-19; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - MONITORIA; 2023; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
PROJETO I: GEOGRAFIA NAS COMUNIDADES E ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM GEOGRAFIA I; 2020; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
ACE I - PROJETO: GEOGRAFIA NAS COMUNIDADES E ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM GEOGRAFIA; 2020; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
O BAIRRO JACINTINHO COMO CONTEÚDO DIDÁTICO; 2012; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Gilcileide Rodrigues da Silva;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, M. M. ; SILVA, G. R. ; CAVALCANTE, G. F. . Interlocução entre geografia escolar e geografia da saúde: experiência em uma escola estadual de Alagoas. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ¿ REDUC , v. 1, p. 71-81, 2024.
-
COSTA, N. B. ; SILVA, G. R. . A PANDEMIA DE COVID-19 NOS ESTADOS DAS REGIÕES NORTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 20, p. 1-20, 2024.
-
SILVA, M. A. S. ; SILVA, G. R. . Educação andragógica em Moçambique na perspectiva da Geografia fenomenológica. GEOPAUTA , v. 7, p. 1-14, 2023.
-
ANDRE, F. L. R. ; SILVA, G. R. . A mobilidade urbana no contexto da expansão territorial do bairro Benedito Bentes, em Maceió/AL. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA , v. 12, p. 100-113, 2023.
-
SILVA, L.P ; SILVA, G. R. . A Geografia da Saúde: fundamentos, conceitos e discussões na perspectiva da Covid-19. GEOCONEXÕES , v. 1, p. 200-2016, 2022.
-
MENDONCA, R. S. A. ; SILVA, G. R. . PANDEMIA DA COVID-19: AÇÕES NORMATIVAS NOS TERRITÓRIOS DOS ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL. GEOCONEXÕES , v. 1, p. 03-15, 2022.
-
DA SILVA, GILCILEIDE RODRIGUES ; DE ALMEIDA, ADRIANA VALENÇA ; MARQUES, ANA LUZIA DE BARROS ANDRADE . Estágio supervisionado em geografia: reflexões e experiências no contexto da pandemia da covid-19. Revista Ensino de Geografia (Recife) , v. 5, p. 20-41, 2022.
-
CRUZ LISBÔA, BRUNO LUIZ ; LEITE PACHECO LISBÔA, GABRIELLE ; RODRIGUES DA SILVA, GILCILEIDE . POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES SURDOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA , v. 10, p. 399-410, 2021.
-
SILVA, J. S. ; SILVA, G. R. . A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E SUAS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENT. TERRA LIVRE , v. 2, p. 450-483, 2021.
-
SILVA, G. R. ; SILVA, P. R. F. . EDUCAÇÃO, CULTURA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO E NARRATIVAS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 11, p. 205-224, 2021.
-
SILVA, G. R. . EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DO ABANDONO E DO ARRUINAMENTO DO BAIRRO JARAGUÁ EM MACEIÓ. Inter-legere (UFRN) , v. 4, p. 1-28, 2021.
-
SILVA, G. R. ; ALESSANDRI, A. F. . ENTREVISTA COM A PROFA. DRA. ANA FANI ALESSANDRI CARLOS, DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). REVISTA CONTEXTO GEOGRÁFICO , v. 6, p. 1-7, 2021.
-
OLIVEIRA, J. F. ; SILVA, G. R. . TERRITORIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA ? ALAGOAS/BRASIL. GEOCONEXÕES , v. 1, p. 47-56, 2021.
-
SILVA, G. R. . As diferentes naturezas presentes no bairro da escola da cidade de Maceió - Brasil. Revista Latinoamericana de estudiantes de Geografia , v. 03, p. 09-134, 2012.
-
SILVA, G. R. . A geografia em sala de aula: reflexão e ação no estágio supervisionado na educação básica. Revista Homem, Espaço e Tempo , v. 2, p. 25-37, 2009.
-
SILVA, G. R. . A cidade de Coreaú nas aulas de geografia: trabalhando atividades em sala de aulas. Revista Homem, Espaço e Tempo , v. 1, p. 35-46, 2008.
-
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, J. P. . ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. 1. ed. MACEIÓ: EDUFAL, 2018. v. 50. 173p .
-
SILVA, G. R. . O Ensino de Geografia na Educação Básica: Os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. 176p .
-
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, J. P. ; ROCHA, A. R. V. ; FERRO, J. I. . Estágio supervisionado. Contribuições na formação do professor de Geografia. 1. ed. Maceio: EDUFAL, 2015. v. 1. 235p .
-
SILVA, G. R. ; COSTA, N. B. . A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL E OS IMPACTOS NOS TERRITÓRIOS. In: Eduarda Marques da Costa; Ana Louro. (Org.). Desigualdades em saúde, desigualdades no território: desafios para os países de língua portuguesa em contexto de pós pandemia.. 1ed.LISBOA: UNIVERSIDADE DE LISBOA, 2022, v. 1, p. 27-31.
-
SILVA, G. R. ; OLIVEIRA, J. F. . TERRITORIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA /AL. In: ROBSON JOSÉ DE OLIVEIRA. (Org.). TERRITORIALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA /AL. 1ed.: , 2021, v. 1, p. 657-663.
-
Torres Marinho, Pedro Henrique ; RODRIGUES DA SILVA, GILCILEIDE . INTRODUÇÃO À TEORIA E ABORDAGEM SISTÊMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO E FUNDAMENTOS PARA A GEOGRAFIA. Variantes do Meio Ambiente: Atuação, interdisciplinaridade e Sustentabilidade 2. 2ed.RIO DE JANEIRO: Editora e-Publicar, 2021, v. , p. 368-386.
-
SILVA, G. R. ; SILVA, J. S. . A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE GEOGRAFIA EM FEIRA DE SANTANA/BA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS. A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE GEOGRAFIA EM FEIRA DE SANTANA/BA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS. 1ed.MACEIÓ: EDITORA OLYVER, 2021, v. 2, p. 227-242.
-
SILVA, G. R. ; SILVA, L.P ; MARINHO, P. H. T. . PROGRESSÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS, PROPOSTA E DESAFIOS: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE ALGOAS. In: SANTOS, M.F.P; CABRAL JÚNIOR, J.B.. (Org.). ENSINO DE GEOGRAFIA, OUTROS SABERES E CIDADANIA. 1ed.MACEIÓ: EDITORA OLYVER, 2021, v. 1, p. 223-233.
-
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, J. P. . A formação docente em Gografia e o Estágio curricular. In: Jacqueline Praxedes de Almeida; Gilcileide Rodrigues da Silva; Janaice Israel Ferro; Adriana Rocely Viana Rocha. (Org.). Estágio supervisionado. Contribuições na formação do professor de Geografia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 11-43.
-
SILVA, G. R. ; LOPES, R. L. O. . O espaço escolar e suas múltiplas relações: observação e registro. In: gilcileide rodrigues da silva; jacqueline Praxedes de Almeida; Janaice Israel Ferro; Adriana R.V Rocha. (Org.). Estágio supervisionado. Contribuições na formação do professor de Geografia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 97-110.
-
SILVA, G. R. ; MEDEIROS, M. V. S. . O espaço escolar no contexto das ações educativas - Maceió/AL. In: gilcileide rodrigues da silva; jacqueline Praxedes de Almeida; Janaice Israel Ferro; Adriana R.V Rocha. (Org.). Estágio supervisionado. Contribuições na formação do professor de Geografia. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 111-125.
-
SILVA, G. R. . O ensino de geografia na educação básica: desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. In: Associação dos Geógrafos Brasileiro. (Org.). Boletim Paulista de Geografia. Colóquio internacional de investigação em educação geográfica. 1ed.São Paulo: AGB SÃO PAULO. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 2011, v. I, p. 131-142.
-
SILVA, G. R. . CIDADE EDUCADORA E TRÂNSITO. OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA, OBSERVATÓRIO (ONSV), p. 1 - 1, 23 set. 2022.
-
SILVA, G. R. . Parecer do Projeto de indicação nº 91/2009. Região Metropolitana de Sobral, Fortaleza, 21 out. 2009.
-
SILVA, G. R. . APA da Meruoca. Informátivo do Senador Inácio Arruda - PC do B - Ceará, Fortaleza, 15 jan. 2009.
-
SILVA, G. R. . A proposta do MEC para a educação profissional e tecnológica no Brasil. Expresso do Norte, UVA/Notícias, p. 07 - 07, 20 ago. 2005.
-
SILVA, G. R. . Movimento dos sem teto: desafios e conquistas. Estudo de caso no bairro Jockey Club, Fortaleza/CE - BR. Mercator, Fortaleza, p. 155 - 155, 01 jun. 2002.
-
FREITAS, J. C. S. ; SILVA, G. R. . GEOGRAFIA E SAÚDE: FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO. In: IV CONGEO, 2023, SÃO PAULO. GEOPOLÍTICA E GESTÃO DO TERRITÓRIO, 2023. v. 1. p. 1-13.
-
ANDRE, F. L. R. ; SILVA, G. R. . A mobilidade urbana no contexto da expansão territorial do bairro Benedito Bentes em Maceió/AL. In: XV ENANPEGE, 2023, PALMAS. GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA: Revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo, 2023. v. 1. p. 1-15.
-
SILVA, G. R. ; MARINHO, P. H. T. ; SILVA, L.P . PROGRESSÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS, PROPOSTAS E DESAFIOS: ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. In: V ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2021, MACEIÓ. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM MOVIMENTO - CIDADANIA E OUTROS GIROS CONTEMPORÂNEOS. MACEIÓ: EDITORA OLYVER, 2021. v. 1. p. 223-233.
-
MENDONCA, R. S. A. ; RODRIGUES DA SILVA, GILCILEIDE . PANDEMIA DA COVID-19: AÇÕES NORMATIVAS NOS TERRITÓRIOS DOS ESTADOS DO NORDESTE DO BRASIL. In: X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2021, CAMPINA GRANDE. DIMENSÕES GEOGRÁFICOS DOS IMPACTOS E DESAFIOS DAS PANDEMIAS. CAMPINA GRANDE: UEPB, 2021. v. 1. p. 1007-1015.
-
SILVA, G. R. . VIVÊNCIA DO ABANDONO NA CIDADE: NARRATIVAS DOS MORADORES DO BAIRRO JARAGUÁ, MACEIÓ (BRASIL). In: IX CONGRESO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DE AMÉRICA LATINA, 2018, TOLEDO. IX CONGRESO INTERNACINAL DE GEOGRAFIA DE AMÉRICA LATINA: ÚLTOMAS DÉCADAS: PROCESSOS Y RETOS. TOLEDO: EDICIONES DE LA UNIVERSIDAD, 2018. v. 1. p. 599-611.
-
DA SILVA, GILCILEIDE RODRIGUES ; COSMO, M. S. S. . A CIDADE EDUCADORA E O TRÂNSITO EM mACEIÓ/AL NAS AÇÕES EXPRENSIONISTAS. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFAS E GEÓGRAFOS, 2024, SÃO PAULO. VIII CGB GEO-GRAFANDO PARA CONSTRUIR O BRASIL. SÃO PAULO: AGB, 2024. v. 1. p. 1-7.
-
ANDRE, F. L. R. ; SILVA, G. R. . MOBILIDADE URBANA E SINISTROS DE TRÂNSITO NO BAIRRO BENEDITO BENTES, MACEIÓ/AL. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFAS E GEÓGRAFOS, 2024, SÃO PAULO. VIII CGB GEO-GRAFANDO PARA CONSTRUIR O BRASIL. SÃO PAULO: AGB, 2024. v. 1. p. 56-58.
-
SILVA, G. R. ; SILVA, P. R. F. ; FERREIRA, B. . AS ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA EAD. In: 28 CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2023, RIO DE JANEIRO. 28 CIAED EDUCAÇÃO HIBRIDA E HIBRIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO, 2023. v. 1. p. 1-5.
-
MELO, J. C. ; SILVA, G. R. . A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. In: VII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2020, MACEIÓ. AS LUTAS DA PEDAGOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA. MACEIÓ: ON LINE, 2020. v. 1. p. 1-12.
-
ALMEIDA, R. S. ; SILVA, G. R. . Trilhas do patrimônio material do bairro Jaraguá. In: V Seminário Espaço, Cultura e Política, 2017, Recife. Culturas, Identidades territoriais e cidadania. Recife: Editora UFPE, 2017. v. 1. p. 218-228.
-
ALMEIDA, A. V. ; SILVA, G. R. . A paisagem alagoana do sertão do São Francisco: um olhar sob a ótica iconográfica. In: ENANPEGE, 2017, Porto Alegre. Geografias, Ciência e política: do pensamento à ação, da ação ao pensamento, 2017.
-
MEDEIROS, M. V. S. ; SILVA, G. R. . O espaço escolar no contexto das ações educativas - Maceió/AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2013, JOÃO PESSOA/PB. 12o. ENPEG - FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICAS DOCENTES: REFORMAS CURRICULARES EM QUESTÃO. João Pessoa: GPCES/UFPB, 2013. v. 01. p. 7-10.
-
LOPES, R. L. O. ; SILVA, G. R. . O espaço escolar e suas múltiplas relações: observação e registros. In: 12o. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2013, JOÃO PESSOA/PB. 12o. ENPEG - Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: GPCES/UFPB, 2013. v. 01. p. 52-54.
-
SILVA, J. W. ; SILVA, G. R. . A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS. In: 12o. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2013, JOÃO PESSOA/PB. 12o. ENPEG - Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. Jão Pessoa: GPCES/UFPB, 2013. v. 1. p. 61-63.
-
SOUZA, M. F. O. ; SILVA, G. R. . Educação a distância no Curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL):normatização e implantação. In: 1o. COLÓQUIO INTERNACIONONAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS, 2013, RECIFE. APRENDIZAGEM MÓVEL DENTRO E FORA DA ESCOLA. Recife, 2013. v. 01. p. 01-20.
-
SILVA, G. R. . Proposições de educação geográfica para o ensino fundamental. In: 1o. Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia - EREPEG, 2012, João Pessoa. 1o. Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia - EREPEG, 2012.
-
SILVA, G. R. . A prática de ensino de geografia a partir do lugar no bairro terrenos novos - CE/BR. In: X Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. O ensino de geografia e suas composições curriculares, 2009. p. 12-22.
-
SILVA, G. R. . Movimento dos Sem Teto : desafios e conquistas. In: I Congresso Internacinal sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2002, Fortaleza. Política, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Fortaleza, 2002.
-
COSTA, N. B. ; SILVA, G. R. . A PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL E OS IMPACTOS NOS SEUS TERRITÓRIOS. In: CONGRESSO GEOSAÚDE 2022, 2022, LISBOA. CONGRESSO GEOSAÚDE. LISBOA: IGOT, 2022. v. 1. p. 53-54.
-
MOREIRA, L. A. V. ; SILVA, G. R. . A EXPERIÊNCIA NOS CENTROS URBANOS COM AS ZONAS DE COEXISTÊNCIA. In: CONGRESSO GEOSAÚDE 2022, 2022, LISBOA. CONGRESSO GEOSAÚDE 2022. LISBOA: IGOT, 2022. v. 1. p. 153-154.
-
SILVA, G. R. ; SILVA, L.P . GEOGRAFIA DA SAÚDE: FUNDAMENTOS, CONCEITOS E DISCUSSÕES NA PERSPECTIVA DA COVID-19. In: X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2021, CAMPINA GRANDE. DIMENSÕES GEOGRÁFICAS DOS IMPACTOS E DESAFIOS DAS PANDEMIAS, 2021. v. 1.
-
TAVARES, L. ; SILVA, G. R. . CIDADE EDUCADORA E O ESPAÇO DO TRÂNSITO. In: III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE MONITORIA, 2021, Maceió. III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE MONITORIA: MONITOR INSPIRANDO MONITOR. Maceió: EDITORES, 2021. v. 1. p. 258-259.
-
OLIVEIRA, J. F. ; SILVA, G. R. ; MACIEL, W. L. . DIVERSIDADE CULTURAL SERTANEJA E NOVAS FORMAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIODO NORDESTINO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2021, SANTA MARIA. ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. SANTA MARIA, 2021. v. 1. p. 89.
-
SILVA, J. S. ; SILVA, G. R. . A BNCC NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESVELANDO SENTIDOS. In: X ENCCULT, 2020, MACEIÓ. ENCCULT: 10 ANOS DEBATENDO PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2020.
-
COSTA, G. I. ; MENDONCA, T. L. L. F. ; SILVA, G. R. . PROJETO DE APRENDIZAM AUTO ACESSO À LEITURA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, OLINDA. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Olinda, 2018.
-
SILVA, G. R. ; COSTA, A. M. S. ; SANTOS, L. ; OLIVEIRA, M. C. C. . Contexto socioeconômico dos estudantes do nível médio da Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet - Maceió/AL. In: Actas da III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Educacion, 2015, Évora. Actas da III Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Educacion. Évora: Universidade de Évora, 2015. v. 1. p. 105-105.
-
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, J. P. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XV ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA - EGAL, 2015, HAVANA. XV ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA - EGAL, 2015. p. 207-207.
-
SILVA, G. R. . a geografia em sala de aula: reflexão e ação no contexto escolar. In: XV Encontro de Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não pára. Por uma AGB em movimentos, 2008. p. 44-44.
-
SILVA, G. R. . a técnica da fotografia como elemento de análise para o estudo da paisagem. In: 59a. Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. Amazônia: desafio nacional, 2007. p. 195-195.
-
SILVA, G. R. . Unidades geoambientais e conservacionismo no estado do Ceará. In: V Reunião Especial da SBPC, 1997, Blumenau. V reunião especial da SBPC. pág. 300. Blumenau, 1997.
-
SILVA, G. R. . Os sem teto do bairro Jockey Club da cidade de Fortaleza. In: 4a. Reunião Especial da SBPC, 1996, Feira de Santana. 4a. Reunião Especial da SPBC, pág. 384. Feira de Santana, 1996.
-
SILVA, G. R. . Análise do sistema de saneamento do distrito industrial de Fortaleza. In: XIV Encontro universitário de iniciação científica à pesquisa, 1995, Fortaleza. XIV Encontro Universitário de iniciação científica à pesquisa. Fortaleza: UFC edições, 1995. p. 11-231.
-
SILVA, G. R. . A produção de alimento e fome no município de Paracuru - Ce. In: IV Encontro Regional de Estudos Geográficos, 1994, Garanhus - PE. IV Encontro regional de estudos geográficos, pág. 20. Garanhus -PE: UPE edições, 1994.
-
SILVA, G. R. . A militância do geográfo no movimento de bairros. In: Encontro Regional de Estudos Geográficos, 1993, Campina Grande /PB. Encontro regional de estudos geográficos, p. 13. Campina Grande: UEPB edições, 1993. p. 05-48.
-
SILVA, G. R. . Conhecendo e aprendendo no ensino de geografia. Anais do V Encontro de Iniciação à Docência, Fortaleza, 1996.
-
SILVA, G. R. ; SANTANA, L. ; ABIO, G. . Panorama do Curso de Geografia EaD. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. R. . PLANOS DE TRABALHOS: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. R. . Trabalho em Equipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. R. . AULA INAUGURAL DOS CURSOS OFERTADOS NA MODALIDADE EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. R. . Ensinar e Aprender Geografia - o papel do professor na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, G. R. . Proposições de educação geográfica para o ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, G. R. . O ensino de geografia na educação básica: os desafios do fazer geográfico no mundo contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, G. R. . A prática do ensino de geografia a partir do bairro Terrenos Novos - Sobral/CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Sousa Filho ; SILVA, G. R. . A contribuição do estágio na formação do professor de geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, G. R. . Movimento dos sem teto: desafios e conquistas. estudo de caso no bairro Jockey Club. Fortaleza: Revista Mercator, 2002 (Teses e Dissertações).
Outras produções
SILVA, G. R. . Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. 2015.
SILVA, G. R. . Câmara Técnica permanente na área Multidisciplinar. 2015.
SILVA, G. R. . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE BELO MONTE (AL): CURRÍCULO DE GEOGRAFIA. 2014.
SILVA, G. R. . Aferir os Índices de Rendimento Acadêmico. 2008.
SILVA, G. R. . ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. 2022.
SILVA, G. R. . AVALIADORA DE PLANOS DE AÇÃO PARA COORDENAÇÃO DE TUTORIA. 2021.
RODRIGUES DA SILVA, GILCILEIDE ; CALHEIROS, S. Q. C. . PARECER: DIRETRIZES CURRICULARES DA GEOGRAFIA - PROPOSTA PRELIMINAR I. 2020.
SILVA, G. R. ; BASTOS, A. P. S. ; MOTA, M. D. A. . COMISSÃO ESPECIAL DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO FÓRUM DAS LICENCIATURA. 2020.
SILVA, G. R. ; FERREIRA, B. . DIRETRIZES DO PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL - IGDEMA. 2020.
SILVA, G. R. . PUBLICAÇÃO DE LIVRO DA EDITORA UNIOESTE. 2020.
SILVA, G. R. . Pesquisa em políticas educacionais : características e tendências. 2015.
SILVA, G. R. . EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. 2014.
SILVA, G. R. ; FERRAZ, E. S. . ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO PARA O TRÂNSITO DA CIDADE. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, G. R. . O PAPEL DO GEÓGRAFO ENQUANTO EDUCADOR. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, G. R. . I Jornada de Educação a Distância da UFAL. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, G. R. ; COSTA, N. B. . GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO TERRITORIAL DA PANDEMIA DA COVID-19. 2023. (Relatório de pesquisa).
SILVA, G. R. ; FERREIRA, B. . GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE: UM ENSAIO SOBRE O ENADE. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, G. R. . CIDADE EDUCADORA E O ESPAÇO DO TRÂNSITO. 2021. (Relatório de pesquisa).
MENDONCA, R. S. A. ; SILVA, G. R. . A expansão da pandemia da covid-19 no Brasil e os impactos no sistema único de saúde (SUS). 2021. (Relatório de pesquisa).
SILVA, G. R. . CURSO DE MULTIPLICADORES DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, G. R. . PROJETO DE APRENDIZAGEM: CANTINHO DA LEITURA COMO ESPAÇO ÉTICO NA ESCOLA. 2019. (Relatório de pesquisa).
SILVA, G. R. . GEOGRAFIA DE PÉ NO CHÃO: TRADIÇÕES E VIVÊNCIAS DO BAIRRO JARAGUÁ. 2018. (Relatório de pesquisa).
SILVA, G. R. ; ALMEIDA, A. V. . PROJETO DE APRENDIZAGEM: AUTO ACESSO A LEITURA. 2018. (Relatório de pesquisa).
SILVA, G. R. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - manual).
SILVA, G. R. ; TEODORO, A. P. . Estágio supervisionado I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - manual didático).
SILVA, G. R. . GEOGRAFIA HUMANA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO).
SILVA, G. R. . Educação Geográfica: vivências escolares no nível médio. 2011 (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
ANÁLISE DO TRÂNSITO NA CIDADE DE MACEIÓ-AL, Descrição: A pesquisa busca desenvolver atividades técnico-científicas acerca do trânsito na cidade, com base em um estudo de natureza transversal. Esse tipo de estudo busca articulação e intercâmbio de ideias, com ações para a formação profissional em Geografia, a partir da educação para o trânsito, mediada pela criação ou por adaptações de instrumentos didáticos destinados ao alcance do público escolar numa formação contínua. O projeto de pesquisa foi aprovado no EDITAL: Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 UNIVERSAL. Faz parte da Faixa A - Grupos Emergentes: destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, 3 (três) doutores, sendo um deles o coordenador do projeto. Projetos. limitados a R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais). O projeto foi aprovado com o recurso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / Marco Antonio Santos da Silva - Integrante / Renan Durval Aparecido da Silva - Integrante.
-
2023 - Atual
GEOGRAFIA DA SAÚDE: ANÁLISE TERRITORIAL E O USO DOS SIGs, Descrição: A pesquisa tem a finalidade de investigar a saúde pública através dos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) em diferentes escalas (Municipal, Estadual e Regional) do território de Alagoas, considerando o Código Internacional de Doenças (CID) e a lista nacional de doenças de notificação compulsória. O projeto de pesquisa foi aprovado no EDITAL N 05/2023 PROPEP UFAL do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/PIBIC AF) - CICLO 2023-2024, Aprovação com uma bolsa do CNPq para estudante de Geografia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador.
-
2021 - 2023
GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO TERRITORIAL DA PANDEMIA DA CONVID-19, Descrição: A pesquisa de caráter exploratório pretende fazer uma revisão da literatura da Geografia da Saúde a partir da década de 1970 até os dias atuais. A finalidade consiste em conhecer os principais pressupostos e conceitos que fundamentaram a Geografia da Saúde e quais os procedimentos metodológicos que foram formulados durante esse período. Essa investigação nos permite analisar a nova ordem territorial no contexto da Pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2) que causa a doença Covid-19 nas diferentes escalas: Global, Nacional e Local.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / NAYARA BARRETO DA COSTA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
-
2020 - 2021
GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO TERRITORIAL DA PANDEMIA DA CONVID-19, Descrição: A pesquisa de caráter exploratória e descritiva acerca da Pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2) que causa a doença Covid-19, considera o contexto atual como um fenômeno novo, isto é pouco conhecido, nesse sentido, o trabalho espera trazer contribuições importantes para o conhecimento da área de Geografia, ao se constituir como um primeiro passo para encontrar possíveis explicações dos impactos do fenômeno em escala Global . A finalidade consiste em analisar a nova ordem territorial no contexto da Pandemia do Coronavírus (Sars-Cov-2) que causa a doença Covid-19 nas diferentes escalas Global, Nacional e Local e os impactos para o Sistema de Saúde dos países, no Brasil em especial, o Sistema Único de Saúde (SUS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / Rayanne Santos de Almeida Mendonça - Integrante.
-
2019 - 2020
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: AMBIENTE DE ATENÇÃO E RISCOS À VIDA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador.
-
2017 - 2018
EXPERIÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DO ABANDONO E ARRUINAMENTO A PARTIR DO BAIRRO JARAGUÁ EM MACEIÓ/BRASIL, Descrição: A pesquisa tem como referência empírica o bairro Jaraguá, que pertence à Zona Especial de Preservação da cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas/Brasil. O referido bairro expressa na paisagem os sinais do abandono e do arruinamentos nos espaços edificados. Assim, o objetivo principal do presente artigo consiste em compreender como os moradores sentem os espaços construídos que apresentam aspectos de abandono e de arruinamento. A partir de uma abordagem fenomenológica em Geografia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador.
-
2016 - 2018
GEOGRAFIA DE PÉ NO CHÃO: TRADIÇÕES E VIVÊNCIAS NO BAIRRO JARAGUÁ ? MACEIÓ/AL, Descrição: A pesquisa intitulada ?Geografia de pé no chão: tradições e vivências do bairro Jaraguá? reconhece a importância do acervo arquitetônico e Patrimonial existente no bairro e que testemunham o processo de formação territorial. O Jaraguá é considerado na cidade como ?bairro histórico?, devido seu processo de ocupação, ser anterior à capital de Maceió.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / Robson dos Santos Almeida - Integrante.
-
2014 - 2016
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, Descrição: A pesquisa intitulada Educação Geográfica para Ambiente Virtual de Aprendizagem tem como finalidade a identificação de ferramentas de aprendizagens em meios virtuais tais como: programas, sites e aplicativos, que possam auxiliar a compreensão conceitual do território na Educação Básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / Monica Patricia Chagas Correia - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
-
2014 - 2015
Ecossistema e sustentabilidade nas áreas de manguezais: uma abordagem articulada com a cadeia produtiva da apicultura, Descrição: Tratou-se de um projeto piloto de pesquisa-ação que reunir o conhecimento escolar da educação básica em Alagoas e os Arranjos Produtivos Locais (APLs) em específico atividade de Apicultura. O referido projeto conta com a participação de 25 bolsistas distribuídos nos cursos de Geografia, Ciências Sociais, Letras-Português e Biologia. Além de 05 professores da educação básica e 60 alunos do nível médio da educação básica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Geografia das Escolas: Geografia na educação básica e as possibilidades do fazer, Descrição: Avaliar e compreender a Geografia das Escolas da educação básica da cidade de Maceió, buscando diferentes possibilidades do fazer geográfico no mundo contemporâneo a partir dos conceitos geográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Gilcileide Rodrigues da Silva - Coordenador / jacqueline praxedes de almeida - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Alagoas. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 99194722
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade de LisboaVínculo: ESTUDANTE DE POS, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE DE PÓS DOUTORADO, Carga horária: 12
2020 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO GEOGRAFIA EAD, Carga horária: 12
Outras informações:
COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA NA MODALIDADE EAD PARA GESTÃO DE 2020 - 2022.
2018 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Ensino de Geografia (EAD).
2014 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora no curso de Mestrado em Geografia, Carga horária: 4
Outras informações:
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - MESTRADO
DISCIPLINA: BASES EPISTEMOLÓGICA DA GEOGRAFIA (GEOM001)
2011 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Componentes Curriculares da Graduação
Estágio Supervisionado I (licenciatura)
Estágio Supervisionado IV (licenciatura)
Projetos Integradores 3 (bacharelado)
Projetos Integradores 4 (licenciatura)
Projetos Integradores 5 (licenciatura)
Projetos Integradores 7 (licenciatura)
ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO EM GEOGRAFIA 1 - ACEG - 1
2016 - 2017
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora EaD em Geografia, Carga horária: 4
2014 - 2016
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. Curso da Esp. Ensino de Geografia, Carga horária: 6
Outras informações:
O Curso de Especialização em Ensino de Geografia (lato sensu) aprovado na Chamada UAB n 01; 2013 - cursos novos no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) - 2013. O Curso com iniciou suas atividades em 2014 e a previsão de conclusão no mês de abril de 2016.
2012 - 2012
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora no curso EAD em Ciências Sociais, Carga horária: 4
Outras informações:
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - EAD/UFAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA HUMANA
Atividades
-
07/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade de Lisboa.,Linhas de pesquisa
-
06/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado 1; Estágio Supervisionado 4; Projetos Integradores 4; Projetos Integradores 5; Geografia Humana
2010 - 2011
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA INSTITUCIONAL/PIBIC, Carga horária: 12
Outras informações:
COORDENADORA INSTITUCIONAL DO PROJETO: INTEGRAÇÃO DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CAPES DO EDITAL N 2;2009;CAPES;DEB - PIBID.
2008 - 2011
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO PROGRAMA DE MONITORIA, Carga horária: 12
2007 - 2011
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ENSINO - DEG/UVA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2011
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora no Curso Especial de Formação Pedagógica - CEFOP; Professora das disciplinas de geografia no Programa Magister; metodologia do trabalho científico; Curso de Habilitação em Regime Especial- HRE/UVA - disciplinas: Introdução ao pensamento geográfico; geografia da população; geografia regional; metodologia do ensino de geografia; Geografia Humana e Econômica I e II; Prática de Ensino; Teorias regionais; Estágio I; Estágio II. ;
2009 - 2010
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORD DO CURSO DE ESPEC EM GESTÃO ESCOLAR, Carga horária: 20
2006 - 2008
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE GEOGRAFIA, Carga horária: 40
2000 - 2002
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSO, Carga horária: 40
1999 - 2005
Cooperativa Interdisciplinar de Pesquisa e Assessoria Técnica LtdaVínculo: sócia, Enquadramento Funcional: assessora social em áreas rurais
Outras informações:
A cooperativa presta assessoria aos projetos governamentais e não governamentais nas áreas rurais, tais como: Projeto Lumiar, Dom Helder Câmara, Pronaf Conselheiro, Projeto Umbuzeiro e tantos outros, seja em parceria ou como prestadora de serviços.
1997 - 1997
Cooperativa de Profissionais em Ensino e Multi Mídia Ltda - ÁgoraVínculo: autora de livros didáticos, Enquadramento Funcional: pesquisadora
Outras informações:
Participei da elaboração do manual para o ensino fundamental II. autora de dois capítulos do manual de apoio para o telensino, na 8a. série e cadernos de exercícios.
1996 - 1997
Projeto de avaliação técnica pedagógica do programa de qualificação profissVínculo: técnica, Enquadramento Funcional: supervisão dos cursos, Carga horária: 20
Outras informações:
a atividade consistia em avaliar o desenvolvimento dos trabalhos dos monitores que ministravam cursos de capacitação profissional, verificando o rendimento do ensino e aprendizagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilcileide Rodrigues da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?