Ingrid Constantino de Souza

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro Carlos Chagas (FAPERJ), Graduação em Letras - Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Graduada de Estética e Teoria do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Licenciada e bacharel em História pela Universidade Gama Filho (UGF RJ). Na graduação foi bolsista de Iniciação científica pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Tem experiência na área de Ciências Sociais, Estética, História, Letras, Literatura, Língua Francesa, Sociologia e Teatro.

Informações coletadas do Lattes em 05/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Sociais

2016 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Mulata de Qualidade, Malandro da Vadiagem: a representação do personagem-tipo no teatro de revista brasileiro
, Ano de Obtenção: 2018.Luena Nascimento Nunes Pereira.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: teatro de revista; personagem-tipo; mulata; malandro.

Especialização interrompida em 2014 em História da África e do Negro no Brasil

2013 - Atual

S B I
Ano de interrupção: 2014

Graduação em andamento em Letras/ Português - Francês

2021 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Teatro

2013 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Perspectiva e Pensamento Sensível: o Teatro do Oprimido como alternativa da ressocialização nas prisões
Orientador: Marina Werneck Vianna

Graduação em Bacharel em História

2006 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: A Cabanagem e os Desertores Militares na província do Pará (1835-1840)
Orientador: Newman Di Carlo Caldeira

Graduação em Licenciatura em História

2006 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: A Cabanagem (1835-1840) nos livros didáticos: erros e acertos.
Orientador: Newman Di Carlo Caldeira

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

Participação em eventos

Oficina com os fundamentos da metodologia de Sotigui Kouyaté.Oficina com os fundamentos da metodologia de Sotigui Kouyaté. 2017. (Oficina).

Oficina de contação de história.Oficina de contação de história com a Professora Meran Vargens. 2016. (Oficina).

V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do Instituto Federal de Brasília.Teatro de Revista: a questão do negro e da Indústria Cultural. 2016. (Simpósio).

XVII Jornada do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.O TEATRO DE REVISTA: PERSONAGENS NEGROS,ABORGAFEM DA RAÇA E A CULTURA DE MASSA. 2016. (Seminário).

Arquitetura Agudás no Golfo do Benin século XIX e XX.Arquitetura Agudás no Golfo do Benin século XIX e XX. 2013. (Outra).

II Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2013. (Encontro).

Tráfico, abolição e pós-abolição: novos debates. 2013. (Seminário).

As instituições culturais e a construção da Identidade Nacional.As instituições culturais e a construção da Identidade Nacional. 2010. (Outra).

História e teoria: conceitos e vertentes de apreensão dos fenômenos históricos nos principais pensadores das ciências humanas e sociais.História e teoria: conceitos e vertentes de apreensão dos fenômenos históricos nos principais pensadores das ciências humanas e sociais. 2010. (Outra).

Reunião da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas ? CEPHAS, do IHGB. 2010. (Outra).

I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som. 2009. (Outra).

A civilização do oitocentos.A civilização do oitocentos. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SOUZA, I. C. . Rádio Capelinha. Mulheres e Educação no Século XIX. Artefatos e Sensibilidades, Rio de Janeiro, 01 jan. 2024.

  • SOUZA, I. C. ; Galhardo, Beatriz ; BENTO, P. ; COSTA, C. ; LEONARDO, M. ; ANASTACIA, C. ; PORTO, F. . Espaços pensantes, mas pouco atuantes: o racismo na Universidade. O Menelick 2ato, 01 out. 2019.

  • SOUZA, I. C. . Teatro de Revista: a questão do negro e da indústria cultural. In: V Semana de reflexões sobre negritude, gênero e raça do Instituto Federal de Brasília, 2016, Brasília. Decolonialidade e Antirracismo, 2016.

  • SOUZA, I. C. . Festa, performance e ritual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, I. C. . O Teatro de Revista e a relação com a Era Vargas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, I. C. . Relações étnico-raciais, política e cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUZA, I. C. . Rio de Janeiro: História, patrimônio e ordenamento urbano. 2009.

SOUZA, I. C. ; GALHARDO, B. ; LEONARDO, M. ; COSTA, C. ; PORTO, F. ; BENTO, P. . Perspectivas Negras: Contribuições Críticas ao Feminismo na Arte.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Ingrid Constantino ; SOUZA, I. C. . Leitura Dramática 'Noite de Guerra no Museu do Prado'. 2019. Teatral.

SOUZA, I. C. . Ocupação Diálogo. 2017. Diversas.

SOUZA, I. C. . O Cinema além do filme - Relações entre História e atividades cinematográficas na primeira metade do século XX. 2013 (Mini-curso) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira, Descrição: O projeto Tipologia documental na família Barbosa de Oliveira tem como objetivo central a identificação de tipos documentais produzidos no ambiente privado, analisando os costumes dos séculos XVIII e XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Constantino de Souza - Coordenador / Lucia Maria Velloso de Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2025

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20

2014 - 2015

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

2008 - 2010

Museu da Imagem e do Som

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária

2016 - 2018

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

2011 - Atual

Educafro

Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de História

Outras informações:
Atuação como professora de História a seis anos no pré-vestibular comunitário João Candido pela EDUCAFRO.