Wellington dos Santos Alves
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. É Pós doutorando em Medicina Translacional pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí, pesquisador na área de inflamação pulmonar decorrentes do tabagismo, uso do vape e outros agentes inflamatórios e na área de reabilitações celulares de lesões neuromusculares. Ministra as disciplinas Citologia e genética para o curso de Fisioterapia e Genética para o curso de Enfermagem, Fisiologia do Exercício para o curso de Fisioterapia. Atualmente é Coordenador adjunto local do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO - (UFMG/UESPI), atuando nos macroprojetos Educação em Biologia para a melhora da saúde, Ensinando órgãos e sistemas nos vertebrados, Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. Faz parte do corpo docente/orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBIOTEC/UECE/UESPI), na linha de pesquisa Desenvolvimento de bioprodutos - prospecção, identificação e caracterização. Também é professor do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, onde ministra as disciplinas Biologia celular e genética, Histologia e embriologia e Fisiologia do exercício para o curso de Graduação em Fisioterapia, e também fez parte do corpo docente dos cursos de Bacharelado em Nutrição e Odontologia. Ainda no UNIFSA é professor no Curso de Pós graduação em Fisioterapia cardiorrespiratória com ênfase em reabilitação.
Informações coletadas do Lattes em 25/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Reabilitação
2012 - 2015
Universidade Nove de Julho
Título: Estudo da ação do laser sobre o recrutamento celular e os mediadores inflamatórios pulmonares do enfisema experimental em ratos
João Carlos Ferrari Corrêa.
Mestrado em Bioengenharia
2008 - 2010
Universidade do Vale do Paraíba
Título: Estudo do efeito da terapia com laser de baixa potência sobre a inflamação pulmonar induzida pela doença pulmonar obstrutiva crônica experimental (DPOC) em ratos, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Flávio Aimbire Soares de Carvalho
Coorientador: Wellington Ribeiro.
Especialização em Docência superior
2005 - 2007
Faculdade Santo Agostinho
Título: O ensino de biologia nos cursos de Fisioterapia, relação do índice de reprovação com o conhecimento básico da disciplina pelos alunos que passam no vestibular
Especialização em Fisiologia e Biomecânica do movimento
2002 - 2003
Universidade Estadual do Piauí
Título: Lipídios, implicações fisiopatológicas no sistema cardiovascular e recomendações de atividades físicas simples que evitam o sedentarismo
Orientador: Marcos Antônio Pereira dos Santos
Pós-doutorado
2023
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2021 - 2022
Extensão universitária em CURRICULO E INOVAÇÃO. (Carga horária: 160h). , PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, PUC, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em Educação Bilíngue e Currículo Integrado. (Carga horária: 156h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Fundamentos e metodologia em EAD. (Carga horária: 48h). , Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
1997 - 1997
Quantitative Vs Qualitative Research Oposite or C.. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1997 - 1997
Como fazer EIA/RIMA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
1996 - 1996
Poluição, impacto ambiental e seus controles. (Carga horária: 10h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1995 - 1995
Técnicas de biologia molecular PCR e diagnóstico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1994 - 1994
Noçôes de taxidermia. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisiologia do exercicio.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Interdisciplinar.
Organização de eventos
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . IV Encontro Nacional do PROFBIO. 2021. (Congresso).
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . I SIMPÓSIO ONLINE DE BIOLOGIA DA UESPI: CIÊNCIA E ENSINO EM FOCO. 2020. (Outro).
ALVES, W. S. . I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER. 2016. (Outro).
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . XIII Semana Científica do UNIFSA. 2015. (Outro).
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . XI Semana da Pesquisa Científica da Faculdade Santo Agostinho. 2012. (Outro).
ALVES, W. S. . Ciclo de Palestras: Atualização de Estudos em Ciências Biológicas. 1996. (Outro).
Participação em eventos
XXXIV ENCONTRO PEDAGÓGICO UNIFSA. 2025. (Encontro).
33º ENCONTRO PEDAGÓGICO UNIFSA. 2024. (Encontro).
I CICS - Congresso Internacional Ciência e Sociedade. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS BIOMARCADORES ENCONTRADOS NA ASMA E NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. 2023. (Congresso).
II Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza.O LÚDICO NO AUXÍLIO AO ENSINO DE EMBRIOLOGIA. 2023. (Simpósio).
Segundo Congresso Internacional Multidisciplinar de Ciências da Saúde, Biológicas, Socias e Humanas Aplicadas,. BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS DA ASMA E DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA.. 2023. (Congresso).
VI Encontro Nacional do PROFBIO. 2023. (Encontro).
XI Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho.?A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA APLICADA A PACIENTES COM ASMA?. 2023. (Outra).
XI Jornada de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho.?PACIENTES COM DPOC E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA REABILITAÇÃO PULMONAR?. 2023. (Outra).
XXX Encontro Pedagógico UNIFSA: APRENDER A APRENDER NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PARA A AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2023. (Encontro).
IV Encontro Nacional do ProfBio. 2021. (Encontro).
IV Encontro Nacional do PROFBIO - Minicurso: Evolução biológica, integrando conteúdos. 2021. (Encontro).
XXVII Encontro Pedagógico UNIFSA 2021.2. 2021. (Encontro).
XXV ENCONTRO PEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTSTINHHO.DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER. 2020. (Encontro).
XV Semana Científica da Faculdade Santo Agosrinho.Avaliação do potencial genotóxico e carnogênico do extrato de Anadenanthera colubrina sob a medula óssea de Rattus novergicus. 2017. (Simpósio).
XVII Encontro Pedagógico: Reconhecimento dos saberes pedagógicos e da experiência: caminhos que ee entrelaçam na prática do professor bacharel no ensino superior. 2016. (Encontro).
XIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR. 2014. (Encontro).
III JORNADA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO.REDUÇÃO DA MASSA MUSCULAR NA DPOC. 2013. (Simpósio).
XII Encontro Pedagógico da Faculdade Santo Agostinho: Gestão da sala de aula. 2013. (Encontro).
IV CONAFISIO. 2008. (Congresso).
IV CONAFISIO.Minicurso Watsu. 2008. (Outra).
IV CONAFISIO.Minicurso Reabilitação Cardiopulmonar. 2008. (Outra).
VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Relação do índice de reprovação e aprovação no exame final com o conhecimento básico da disciplina biologia celular pelos alunos que passam no vestibular de fisioterapia da FSA. 2008. (Congresso).
VI SEMANA DA PESQUISA CIENTIFICA.Tutor do minicurso teórico e prático de fisiologia do exercicio e metabolismo energético. 2008. (Seminário).
II Encontro Pedagógico do Colégio Certo. 2005. (Encontro).
II Simpósio de Fisioterapia do Estado do Piauí. 2001. (Simpósio).
I seminário de Educação Ambiental do Estado do Piauí. 1998. (Seminário).
I Ciclo de Palestras em Biologia. 1997. (Seminário).
I Congresso Internacional em Educação da UFPI. 1997. (Congresso).
Ciclo de Palestras: Atualização de Estudos em Ciências Biológicas. 1996. (Seminário).
VI Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Nordeste. 1996. (Congresso).
V Encontro Regional dos Estudantes de Biologia do Nordeste. 1995. (Congresso).
Classificando artrópodes através de dominó. 1994. (Congresso).
VI Congresso Norte-Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. 1994. (Congresso).
XVIII Reunião Nordestina de Botânica. 1994. (Congresso).
Participação em bancas
MAIA FILHO, A. L. M.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; GUSMAO, G. O. M.. ANÁLISE DOS NANOCRISTAIS DE HIDROXIAPATITA APLICADOS NA REPARAÇÃO ÓSSEA EM RATAS WISTAR COM OSTEOPOROSE INDUZIDA POR OVARIECTOMIA. 2024. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) - Universidade Estadual do Ceará.
OLIVEIRA, F. A.; ARCANJO, D. D. R.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Efeito anti-inflamatório de Anadenanthera columbina var.cell (Griseb.) Altschul no enfisema pulmonar experimental induzida por elastase em ratos. 2023. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Piauí.
UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA; SILVA FILHO, F. A. E.; BARROS FILHO, B. A.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Estudo fitoquímico, atividades antioxidante e anticolinesterásica da espécie Solanum paniculatum L.. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em química) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE; OLIVEIRA, F. C. S.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. ENSINO TRANSVERSAL DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA. 2022. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; ALMEIDA, P. M.; COSTA, C. R. M.. A BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA FERRAMENTA NA MELHORA DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; AZEVEDO, F. H. C.; ARAUJO, Maria de. F. V.. O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM SMARTPHONE COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, P. M.;ALVES, W. S.; SILVA, F. V.. Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, F. A. G.;ALVES, W. S.; LOPES, M. J.. Aprendizagem colaborativa: construção de modelo do sistema cardiovascular humano associado á robótica. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
BATISTA, M. G. S.; SOARES, R. D. B.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Educação ambiental e aspectos socioambientais no espaço escolar da comunidade Brejo de São Félix em Parnarama-Ma. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, Maria de. F. V.; SILVA, M. R. B.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; MATIAS, M. R. S. S.. Iniciação científica no ensino médio: caracterização do perfil epidemiológico de pacientes portadores de HIV/AIDS em Teresina-Pi. 2020. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
UCHOA, V. T.;ALVES, W. S.; SILVA FILHO, F. A. E.; MENDES, A. N.. ESTUDO FITOQUÍMICO, ANCORAMENTO MOLECULAR, GENOTOXICIDADE E AÇÃO TERAPÊUTICA DO EXTRATO AQUOSO DAS CASCAS DO CAULE DA Ximenia americana L, NO TRATAMENTO DA DPOC EXPERIMENTAL EM RATOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual do Piauí.
MENDES, A. N.; LIMA, F. C. A.; OLIVEIRA, R. C. M.; COSTA, D. S.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Desenvolvimento tecnológico de uma nanoemulsão contendo farnesol: obtenção, caracterização e avaliação de atividade gastroprotetora. 2025. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM BIOTECNOLOGIA - RENORBIO) - Universidade Federal do Piauí.
ARCANJO, D. D. R.; MARTINS, M. C. C. E.; NUNES, A. M. V.; MAIA FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Efeitos de uma formulação livre e nanoestruturada a partir de uma manteiga de semente de bacuri (Platonia insignis Mart.) na inflamação pulmonar aguda em modelo experimental de diabetes tipo 1. 2025. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM BIOTECNOLOGIA - RENORBIO) - Universidade Federal do Piauí.
MENDES, A. N.; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Composição de filmes de alginato de sódio contendo nanopartículas de óxido de cobre sintetizadas usando extrato aquoso da espécie Turnera subulata e avaliação do potencial cicatrizante in vivo. 2024. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Piauí.
NUNES, A. M. V.; MARTINS, M. C. C. E.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Efeitos da manteiga da semente do bacuri (Platonia insignis Mart.) nanoestuturada em modelo experimental de inflamação pulmonar aguda associada a diabetes tipo 1. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM BIOTECNOLOGIA - RENORBIO) - Universidade Federal do Piauí.
COSTA, A. P.; GARCIA, L. A.; TIM, C. R.; UCHOA, V. T.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO DO CAULE DE ?XIMENIA AMERICANA I? INCORPORADO À SCAFFOLDS À BASE DE GELATINA METACRILATO (GELMA) ASSOCIADOS E/OU NÃO À FOTOTERAPIA (LED) NO PROCESSO DE REPARO ÓSSEO EXPERIMENTALMENTE INDUZIDO EM RATOS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA BIOMÉDICA) - Universidade Brasil.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE; MARQUES, R. B.. : Drogas, dispenso! Uma campanha educativa por investigação. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; MELO, F. A. G.; ARAUJO, Maria de. F. V.. O uso de tecnologias da informação na compreensão das doenças genéticas humanas. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; ARAUJO, Maria de. F. V.; BATISTA, M. G. S.. Biologia aplicada a imunohematologia, uma perspectiva investigativa em torno de uma campanha educativa. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MARTINS, F. A.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; FREIRE, S. M.. DROSP: site interativo para aprender padrões de herança genética de forma online e divertida. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, F. A. G.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; ARAUJO, Maria de. F. V.. Percepção ecológica e biológica, com ênfase nos peixes da Lagoa do Bebedouro, Parnaíba/PI. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, F. A. G.; ARAUJO, Maria de. F. V.;ALVES, W. S.. Que peixe é esse? Coleção zoológica didática como instrumento facilitador do ensino de biologia em uma escola de ensino médio. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE; MARQUES, R. B.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Plantas medicinais e o ciclo celular numa perspectiva investigativa. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MARQUES, R. B.; ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Desvendando as conexões entre o transporte passivo, diabetes, hipertensão e insuficiência respiratória. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; ALMEIDA, P. M.; MARQUES, R. B.. Epigenética na origem de doenças crônicas não transmissíveis - proposta de eletiva para o ensino médio. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, P. M.;ALVES, W. S.; MARTINS, F. A.; OLIVEIRA, F. C. S.. ?ENSINO DO CÂNCER: GENES E DESCONTROLE DO CICLO CELULAR.?. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MARTINS, F. A.; ALMEIDA, P. M.;ALVES, W. S.; SHINYA, T. Y.. SISTEMA ABO E FATOR RH: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E SOCIAL.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; PAZ, F. A. N.; ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE. A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO INVESTIGATIVO DA DIGESTÃO HUMANA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; AZEVEDO, F. H. C.; ARAUJO, Maria de. F. V.. FISIOCODE ? DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL E DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, Maria de. F. V.; MELO, F. A. G.;ALVES, W. S.. FISIOCODE ? DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL E DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; MACHADO, R. R. B.; ALMEIDA, P. M.. Ações investigativas no ensino da função digestória e seu controle endócrino. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE;ALVES, WELLINGTON SANTOS; SOUSA, F. C. A.. ENSINO TRANSVERSAL DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; PARENTE, M. P. M.; ALMEIDA, P. M.. A BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA FERRAMENTA NA MELHORA DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, F. A. G.; MACHADO, R. R. B.;ALVES, W. S.. APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CONSTRUÇÃO DE MODELO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO ASSOCIADO A ROBOTICA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
BATISTA, M. G. S.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; KORNDOFER, C. L.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BREJO DO SÃO FÉLIX. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAUJO, Maria de. F. V.;ALVES, W. S.; KORNDORFER, Carla. L.. Iniciação científica no ensino médio: Caracterização do perfil epidemiológico de soro positivos para HIV em Teresina-Pi. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; BATISTA, M. G. S.; ARAUJO, Maria de. F. V.. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIO POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
ALMEIDA, P. M.; ARAUJO, J. S.;ALVES, W. S.. USO DA BIOLOGIA FORENSE COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE GENÉTICA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.
MAIA FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS; MOREIRA, I. C. C. C.. Eficácia do óleo essencial de aroeira no tratamento de DPOC. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.; ARAUJO, Maria de. F. V.; PEREIRA, J. A.. Análise da ação do extrato etanólico das raízes da Cecropia pachystachya Trécul sobre a parede ventricular cardíaca de ratos submetidos a inflamação pulmonar pelo uso passivo de cigarros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, WELLINGTON SANTOS; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA; PESSOA, DIEGO RODRIGUES. Efeitos do gel a base do extrato da Moringa oleifera L associado à fotobiomodulação a laser de baixa intensidade na recuperação funcional após lesão nervosa periférica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí.
COELHO, N. P. M. F.; FEITOSA, M. C. P.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Efeitos do biocompósito de Zno/ameixa brava (Ximenia americana L.) modificada com nanopartículas de prata no processo de cicatrização de queimaduras induzidas em camundongos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.. Avaliação dos efeitos da terapia a laser de baixa intensidade em indivíduos jovens submetidos ao protocolo de fadiga induzida: revisão sistemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho.
ALVES, W. S.. Estudo comparativo do VO2max de diferentes modalidades esportivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho.
MAZULLO FILHO, J. B. R.;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Júnior; Silvio Sávio Araújo.Os efeitos do treinamento muscular inspiratório em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho.
Leal, Seânia Santos;ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS. Comparação dos efeitos da fototerapia de baixa intensidade (LASER/LED) no processo de reparo ósseo experimentalmente induzido em ratos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho.
ALVES, W. S.; MAIA FILHO, A. L. M.; UCHOA, V. T.. Ação do gel da casca do cajueiro associado ao ultrassom na cicatrização de feridas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí.
ALVES, W. S.. Atuação dos profissionais fisioterapeutas na reabilitação do paciente vítima de AVE: uma revisão sistemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.; Leal, Seânia S.; MOTA, D.. Efeito da bandagem elástica funcional sobre a força máxima de pressão palmar em jogadores da associação Teresinense de Tênis de Mesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.; Leal, Seânia S.; MOTA, D.. Análise da flexibilidade e qualidade de vida em mulheres praticantes de yoga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
VELOSO, J. A. F.; MELO, Q. C. C.;ALVES, W. S.. Análise do comportamento da frequência cardíaca em portadores de Síndrome de Down submetidos ao programa de atividade física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.; SILVA, M. N. B. L. E.. CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM TERESINA ? PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.. Sousa Santo.A influência do estado nutricional na incidência de hipertensão em adolescentes escolares de Teresina-Pi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.. Teste de citotoxidade do extrato do caule e da folha da Ximenia americana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
BESERRA, M. R. S.; DOURADO, Maria E.M.;ALVES, W. S.. AVALIAÇÃO PNEUMOFUNCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 8 A 13 ANOS ATRAVÉS DA FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA ASSOCIADA AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
OLIVEIRA JR, Geraldo Cardoso;SANTO,Luanna Anielle EvangelistaALVES, W. S.. EFEITO DA LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA NA INFLAMAÇÃO PULMONAR INDUZIDA EM Rattus novergicus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
Cavalcante, Candisse P.C.; Carneiro, Cristiane de Oliveira;ALVES, W. S.. C.Cavalcante.Influencia do estado nutricional no desenvolvimento psicomotor de crianças: comparativo entre alunos de escolas públicas e privadas de Teresina-Pi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho.
ALENCAR, F. Raulene. T.; MACEDO, Larisse R.;ALVES, W. S.. de Alencar e Larisse dos Reis Macedo.Avaliação do comportamento pressorico de hipertensos após a aplicação de um protocolo de exercício físico supervisionado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
TABATINGA, J. L. P.; CAVALCANTE, C. F.;ALVES, W. S.. Diagnóstico nutricional de crianças de 0 a 10 anos do lar da criança "Maria João de Deus". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho.
LIMA, Andrezza Isabel M.; LOPES, Francisco Leomar T.;ALVES, W. S.. Efeito do LBP Associado ao Uso do Corticóide no Tratamento do Enfisema Pulmonar- Experimental em Ratos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho.
SILVA, Eliene L.; SILVA, Maria Rejane S.;ALVES, W. S.. Estado nutricional em pacientes portadores de HIV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.. Processo Seletivo para professores da Faculdade Santo Agostinho. 2008. Faculdade Santo Agostinho.
ALVES, W. S.. Processo Seletivo para Professores. 2007. Faculdade Santo Agostinho.
Orientou
Promovendo a aprendizagem sobre o uso nocivo do cigarro comum e cigarro eletrônico por meio de uma sequência didática para o ensino médio; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A reincidência de sífilis em adolescentes e adultos jovens, como evitar essa IST?; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Malefícios do uso vape nos sistema cardiovascular e nervoso, e-book para ensino médio; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Avaliação do gel para ultrassom fisioterapeutico a base do extrato de Kalanchoe daigremontiana no processo de cicatrização de feridas cutaneas; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
A utilização de membrana de celulose associado a compostos secundários da Kalachoe daigremontiana no tratamento da exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Início: 2024; Tese (Doutorado em Doutorado Profissional em Biotecnologia em saúde humana e animal) - Universidade Estadual do Ceará; (Coorientador);
?O USO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO USO DO TABACO ENTRE ADOLESCENTES?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Prevalencia de doenças respiratórias entre estudantes universitários: relato de comorbidades associadas e perfil epidemiológico; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; (Orientador);
Efeito do creme a base do extrato hidroalcoólico das folhas da Kalanchoe daigremontiana na cicatriação de feridas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Perfil de nascidos prematuros de mães usuárias de entorpecentes: uma revisão sistemática da literatura; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; (Orientador);
?Estratégias educacionais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis no ensino fundamental II em uma escola pública municipal na cidade de Simões-PI?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
?Estratégias educacionais diferenciadas como recurso para formação de cidadãos ambientalmente responsáveis?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Drogas, dispenso! Uma campanha educativa por investigação; 2025; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
BIOLOGIA APLICADA A IMUNOHEMATOLOGIA, UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA EM TORNO DE UMA CAMPANHA EDUCATIVA; 2025; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA COMPREENSÃO DAS DOENÇAS GENÉTICAS HUMANAS; 2025; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTI-INFLAMATÓRIO DO (E)-3-(3- METOXIFENIL) ACRILATO DE PENTILA (3-MAP) SOBRE A SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA EXPERIMENTAL EM Rattus norvegicus; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Wellington dos Santos Alves;
Epigenética na origem de doenças crônicas não transmissíveis - proposta de eletiva para o ensino médio; 2023; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Identificação de compostos bioativos nos extratos etanólico das raízes e folhas da Cecropia pachystachya Tréc; e estudos in silico PreADMET e docagem molecular com as enzimas 5-LOX e α-1-antitripsina; ; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em química) - Universidade Estadual do Piauí, ; Coorientador: Wellington dos Santos Alves;
A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO INVESTIGATIVO DA DIGESTÃO HUMANA; ; 2022; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
FISIOCODE- DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL E DE SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO; 2022; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM SMARTPHONE COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO; 2020; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COMO UMA FERRAMENTA NA MELHORA DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI; 2020; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Estudo fitoquímico, ancoramento molecular, genotoxicidade e ação terapèutica do extrato aquoso das cascas do caule da Ximenia americana L no tratamento da DPOC experimental em ratos; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em química) - Universidade Estadual do Piauí, ; Coorientador: Wellington dos Santos Alves;
Correlação entre VO2maximo e dados antropométricos em atletas de um time amador de futebol 7 em Teresina-Pi; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
de Oliveira; Obesidade como fator preditor para câncer de endométrio: atividade física como profilaxia, uma revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Uso de plantas do gênero Kalanchoe como potencial tratamento de doenças inflamatórias; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Amorim;Isabela Tuany S Lima Pacheco; Principais intervenções fisioterapêuticas empregadas para o tratamento e reabilitação de pacientes com COVID-19: Revisão Sistemática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A importância do exercício aeróbio no sistema cardiovascular do idoso: uma revisão sistemática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise da ação do extrato etanólico das raízes da Cecropia pachystachya Trécul sobre a parede ventricular cardíaca de ratos submetidos a inflamação pulmonar pelo uso passivo de cigarros; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
UMA ABORDAGEM DOS EFEITOS E DA EFICÁCIA DAS FORMULAÇÕES DOS ANTISSÉPTICOS ALCOÓLICOS DESCRITOS PELA OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE) E PELA FARMACOPEIA BRASILEIRA: UMA REVISÃO DE LITERATURA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Nascimento; DPOC e câncer pulmonar associados ao uso do tabaco no nordeste brasileiro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Estudo comparativo do VO2max de diferentes modalidades esportivas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Avaliação dos efeitos da terapia a laser de baixa intensidade em indivíduos jovens submetidos ao protocolo de fadiga induzida: revisão sistemática; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Ação do extrato da Moringa oleifera L; associada ao laser (780nm) de baixa potencia no processo de regeneração nervosa periférica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM INDIVÍDUOS ADULTOS COM DOENÇAS CARDIOVASCULARES: REVISÃO SISTEMÁTICA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Levantamento das principais competências e habilidades exigidas nas dez últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, subárea biologia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Renato Dias da Silva Júnior; Avaliação dos parâmetros termográficos e a percepção da fadiga muscular em atletas de badminton submetidos à laserterapia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Rodrigues; e Jussara Maria de S Guimarães; Análise dos benefícios do teste de caminhada de 6 minutos em pacientes pós-cirúrgicos em ambiente hospitalar:uma revisão bibliográfica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A importância da determinação do volume máximo de oxigênio em esportistas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise comparativa da agilidade de atletas escolares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Tratamento da diabetes com o uso de fitoterapicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Ação do gel da casca do cajueiro associado ao US na cicatrização de feridas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise comparativa de teores de fibras em rótulos de ameixas em calda industrializadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise da rotulagem referente à concentração de nutrientes em suplementos nutricionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Efeitos da fotobioestimulação nas alterações extrapulmonares ocasionadas pelo enfisema experimental em Rattus norvegicus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Danielli Dias Ribeiro Pereira; Avaliação Cardiorrespiratória de idosas praticantes de exercício físico e não praticantes de atividade física e sua relação com o estado nutricional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise da ação do gel da Bryophillum calycinum Salisb (Folha Santa) associada ao ultrassom na cicatrização de feridas cutâneas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise da genotoxidade da Turnera ulmifolia (Chanana) através do teste Allium cepa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A prevalência de fumantes e a influencia da dependência de nicotina na qualidade de vida de funcionários de uma IES particular de Teresina-Pi; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Estudo da genotoxidade do extrato de Abelmoschus esculentus (Quiabo) pelo sistema-teste Allium cepa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Lins Sobreira e Francisco das Chagas S Alves; Intervenções Psicoterapêuticas e Farmacológicas no Tratamento do Alcoolismo: uma revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Farmácia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
EFEITO COMPARATIVO ENTRE O ULTRASSOM TERAPEUTICO E O LASER NA RECUPERAÇÃO DE LESÃO DO NERVO CIÁTICO EM Rattus norvegicus; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise histobiológica da terapia com laser de baixa intensidade sobre a inflamação pulmonar experimental em ratos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM TERESINA ? PI; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Fotobiomodulação experimental na prevenção de enfisema pulmonar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise do comportamento da frequência cardíaca em portadores de Síndrome de Down submetidos ao programa de atividade física; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
do Santo; Efeito da laserterapia de baixa potência na inflamação pulmonar induzida em Rattus novergicus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
C; Cavalcante; Influencia do estado nutricional no desenvolvimento psicomotor de crianças: comparativo entre alunos de escolas públicas e privadas de Teresina-Pi; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
de Alencar e Larisse dos Reis Macedo; Avaliação do comportamento pressorico de hipertensos após a aplicação de um protocolo de exercício físico supervisionado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Efeito do LBP Associado ao Uso do Corticóide no Tratamento do Enfisema Pulmonar- Experimental em Ratos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Avaliação pneumofuncional de crianças e adolescentes de 8 a 10 anos através da força muscular respiratória associada ao índice de massa corporal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
NÍVEL DE SEDENTARISMO E DE RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PIAUÍ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Análise genotoxicológica da fração lipídica de Ovis aries; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Levantamento das afecções diagnosticadas pelo teste do pezinho no Laboratório Central de Saúde Pública - LACEN, de Teresina; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Estudo da inflamação pulmonar experimental em ratos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Laserterapia de baixa potência no tratamento da inflamação pulmonar experimental em ratos ocasionado pelo uso da papaína; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A percepção da Síndrome do X-frágil pelo fisioterapeuta e as principais técnicas para o tratamento de suas disfunções cinesiofuncionais; 2008; Iniciação Científica - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Osteoporose, a epidemia do século XXI; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Biologia Celular e Molecular; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Farmácia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Biologia Celular e Molecular; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Fisiologia do Exercício; 2009; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Histologia e Embriologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Histologia e Embriologia; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
A influência das disfunções vestibulares na manutenção do equilíbrio e quedas em idosos; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Biologia celular e genética para Nutrição; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Nutrição) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Biologia Celular e Genética; 2006; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Monitoria da disciplina Histologia e Embriologia; 2006; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade Santo Agostinho; Orientador: Wellington dos Santos Alves;
Produções bibliográficas
-
PIMENTEL, VINICIUS DUARTE ; ACHA, BORIS TIMAH ; GOMES, GABRIEL FELICIO ; MACEDO DE SOUSA CARDOSO, JOÃO LUIZ ; SENA DA COSTA, CHARLLYTON LUIS ; CARVALHO BATISTA, NELSON JORGE ; RUFINO ARCANJO, DANIEL DIAS ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; DE ASSIS OLIVEIRA, FRANCISCO . ANTI-INFLAMMATORY EFFECT OF Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul IN EXPERIMENTAL ELASTASE-INDUCED PULMONARY EMPHYSEMA IN RATS. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 332, p. 118216, 2024.
-
SANTOS, C. G. ; OLIVEIRA, F. T. R. ; ALVES, W. S. . IMPACTO DE LA OBESIDAD Y EL PAPEL DE LA ACTIVIDAD FÍSICA COMOINTERVENCIÓN EN EL CÁNCER DE ENDOMETRIO: UNA REVISIÓNSISTEMÁTICO. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 27, p. 64-80, 2023.
-
AMORIM, O. M. S. ; PACHECO, I. T. S. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Principais intervenções fisioterapêuticas empregadas para o tratamento e reabilitação de pacientes com COVID-19: Revisão Sistemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-12, 2022.
-
MOURÃO, PENINA SOUSA ; GOMES, R. O. ; COSTA, C. A. C. B. ; MOURA, O. F. S. ; SOUSA, H. G. ; MARTINS JUNIOR, G. R. L. ; FERREIRA, D. C. L. ; Maia Filho, ALM ; FREITAS, J. D. ; RAI, M. ; LIMA, F. C. A. ; SANTANA, A. E. G. ; CHAVES, M. H. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Cecropia pachystachya Trécul: identification, isolation of secondary metabolites, in silico study of toxicological evaluation and interaction with the enzymes 5-LOX and α -1-antitrypsin. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES , p. 1-23, 2022.
-
COSTA, G. A. ; SOUSA, G. S. ; RODRIGUES, J. S. ; ALVES, W. S. . Determinantes da Performance na Disciplina Matemática em uma Instituição de Ensino Superior de Teresina-PI. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 19, p. 183, 2022.
-
CARNEIRO, RENATA DA SILVA ; CANUTO, MARTA REJANE ; RIBEIRO, LARA KELLY ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; ASSUNÇÃO, AMANDA FONSECA COSTA ; COSTA, CLARA ANDREZZA CRISÓSTOMO BEZERRA ; DE FREITAS, JOHNNATAN DUARTE ; RAI, MAHENDRA ; CAVALCANTE, LAÉCIO SANTOS ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; FIGUEREDO-SILVA, JOSÉ ; SANTOS, REGINALDO DA SILVA ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Novel antibacterial efficacy of ZnO nanocrystals/Ag nanoparticles loaded with extract of Ximenia americana L. (stem bark) for wound healing. SOUTH AFRICAN JOURNAL OF BOTANY , v. 151, p. 18-32, 2022.
-
OLÍMPIO, FABIANA ; ANDREATA-SANTOS, ROBERT ; ROSA, PALOMA CRISTINA ; SANTOS, WELLINGTON ; OLIVEIRA, CARLOS ; AIMBIRE, FLAVIO . Lactobacillus rhamnosus Restores Antiviral Signaling and Attenuates Cytokines Secretion from Human Bronchial Epithelial Cells Exposed to Cigarette Smoke and Infected with SARS-CoV-2. Probiotics and Antimicrobial Proteins , v. 8, p. 1, 2022.
-
SANTOS, WESLEY WAGNER DOS ; ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE ; ALVES, WELLINGTON SANTOS ; BACELAR, LETÍCIA LIMA ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; OLIVEIRA, MARIA DAS DORES ALVES DE ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; SANTOS FILHO, FRANCISCO SOARES ; MARTINS, FRANCIELLE ALLINE . O efeito cicatrizante do extrato etanólico das folhas de Himatanthus obovatus (Müll Arg.) Woodson. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e29010817461, 2021.
-
MOURÃO, PENINA SOUSA ; SILVA, MARIA LANNA SOUZA DA ; GOMES, RAFAEL DE OLIVEIRA ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Plantas medicinais utilizadas no tratamento de doenças respiratórias crônicas: Período de 2010 a 2020. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e29710817179, 2021.
-
CARDOSO, THÂMARA CHAVES ; LIMA, MICHELLE MARA DE OLIVEIRA ; ARAÚJO, JOSIANE SILVA ; ALVES, WELLINTON SANTOS ; MARTINS, FRANCIELLE ALLINE ; ALMEIDA, PEDRO MARCOS DE . Biologia Molecular e Forense no Ensino Médio. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e47710817624, 2021.
-
RODRIGUES JÚNIOR, FRANCISCO ALDO ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA ; FRANCO, CARLOS HENRIQUE DA SILVA ; DE ARAÚJO, MARIA EDUARDA CARVALHO SANTOS ; CARVALHO, GILMÂNIA FRANCISCA SOUSA ; CARNEIRO, RENATA DA SILVA ; MAIA FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS . Efeitos do extrato da Ximenia americana L. associado a corticoide e exercício no tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida em Rattus norvegicus. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e202101119500, 2021.
-
MAGALHÃES, MARIA WILLIANE BATISTA ; LIMA, ÂNGELA LETÍCIA SILVA ; LIMA, ANDRESSA LAILA SILVA ; COSTA, EDUARDO KELLYTON DE OLIVEIRA ; CASTRO, JOSIAS MOREIRA DE ; SILVA, LUCÍLIA DA COSTA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Estudo comparativo do volume de oxigênio máximo entre diferentes modalidades esportivas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e231101118501, 2021.
-
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; AZEVEDO, F. H. C. ; BATISTA, N. J. C. ; PAZ, F. A. N. . Sequências de Ensino Investigativa como Prática Pedagógica no Ensino de Fisiologia Humana. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 18, p. 169-179, 2021.
-
PALMA, A. F. ; MARQUES, LAURA KARINA ; CARNEIRO, R. S. ; CARVALHO, G. F. S. ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; SANT'ANA, A.E.G. ; MAIA FILHO, A. L. M. ; MARQUES, R.B. ; ALVES, W. S. ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Avaliação dos extratos hidroalcoólicos do caule e das folhas da Ximenia americana L. na cicatrização de feridas excisionais aguda em pele de camundongos. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 12, p. 1-12, 2020.
-
MOURA, CAROLINE RODRIGUES DE BARROS ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; MACÊDO, JORDANO LEITE CAVALCANTE DE ; SILVA, ADRIELLE MEMÓRIA DA ; MOTA, PALOMA SOARES ; RIEDEL, THAÍSA LIMA ; SILVA, ADAYSLA VIEIRA ; CARDOSO, LARISSA KELLY DE ARAÚJO . A melhora da qualidade de vida e os benefícios da atividade física em idosos: uma revisão sistemática. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 10381-10393, 2020.
-
SILVA NETO, GERALDO CRUZ E ; MORAIS, SAMUEL NUNES ; COSTA, FELIPE HENRIQUE DE ARAUJO ; SANTOS, LUÍS AUGUSTO DA SILVA ; RODRIGUES, JARIANE CARVALHO ; SILVA, TAÍS ALVES DA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; YKEDA, DAISY SATOMI . O nível de concentração de alumínio na água como fator de risco para o desenvolvimento da doença de alzheimer / The aluminum concentration level in water as a risk factor for the development of alzheimer's disease. Brazilian Journal of Health Review , v. 3, p. 15324-15339, 2020.
-
SOUSA CARVALHO, GILMÂNIA FRANCISCA ; MARQUES, LAURA KARINA ; SOUSA, HERBERT GONZAGA ; SILVA, LARYSSA ROQUE ; LEÃO FERREIRA, DANNIEL CABRAL ; PIRES DE MOURA DO AMARAL, FABRÍCIO ; MARTINS MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ ; FIGUEREDO-SILVA, JOSÉ ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; OLIVEIRA, MARIA DAS DORES ALVES DE ; SOARES DA COSTA JÚNIOR, JOAQUIM ; CARDOSO COSTA JUNIOR, FABIO LUIS ; RAMOS, RICARDO MARTINS ; RAI, MAHENDRA ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Phytochemical study, molecular docking, genotoxicity and therapeutic efficacy of the aqueous extract of the stem bark of Ximenia americana L. in the treatment of experimental COPD in rats.. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 247, p. 112259, 2019.
-
COSTA, G. D. ; DEUS, R. M. L. ; ALVES, W. S. . Estudo epidemiológico da prevalência simultânea de hipertensão e diabetes de pacientes cadastrados no Hiperdia em uma cidade do Estado do Piaui. Research, Society and Development , v. 9, p. 1-15, 2019.
-
FURTADO, RENATA ANDRESSA ALVES ; NOLETO, MANOELA LAÍS PEREIRA ; PESSOA, DIEGO RODRIGUES ; ALMEIDA, VANIELE DA SILVA ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Ação do gel Anacardium Occidentale L. associado ao ultrassom terapêutico no processo de cicatrização em camundongos. SAÚDE (SANTA MARIA) , v. 45, p. 15, 2019.
-
BARROS, GABRIEL MARTINS DE ; ANJOS, MONALIZA SOUSA DOS ; MAIA FILHO, ANTÔNIO LUIZ MARTINS ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA ; RODRIGUES, JAIRELDA SOUSA ; COSTA, MATEUS DE HENRIQUE ALMEIDA DA ; MOURA JÚNIOR, MANOEL DE JESUS . REPARAÇÃO DO TENDÃO CALCÂNEO EM RATOS APÓS TENOTOMIA E TRATAMENTO POR ABELMOSCHUS ESCULENTUS LINN E ULTRASSOM TERAPÊUTICO. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM SAÚDE , v. 8, p. 41-55, 2019.
-
RODRIGUES, ANDREZZA VIDA MARANHÃO ; GUIMARÃES, JUSSARA MARIA DE SOUSA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Análise dos Benefícios do Teste de Caminhada de 6 Minutos em Pacientes Pós-Cirúrgicos em Ambiente Hospitalar: Revisão Sistemática. Revista Saúde em Foco , v. 5, p. 19-39, 2018.
-
RIBEIRO, G. G. ; SOUSA, H. R. L. ; ALVES, W. S. . ANÁLISE COMPARATIVA DA AGILIDADE DE ATLETAS ESCOLARES. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , v. 09, p. 429, 2017.
-
PESSOA, DIEGO RODRIGUES ; PESSOAL, DIEGO RODRIGUES ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . EFEITOS DA LASERTERAPIA NAS ALTERAÇÕES EXTRAPULMONARES OCASIONADAS PELO ENFISEMA EXPERIMENTAL EM RATTUS NOVERGICUS. Revista UniVap , v. 22, p. 264, 2017.
-
PESSOA, DIEGO RODRIGUES ; FONSECA, KHETYMA MOREIRA ; REIS, ERICK VINICIUS DE SOUSA ; PEREIRA JUNIOR, JOSE LOPES ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . LASERTERAPIA NA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATTUS NORVEGICUS OCASIONADO PELA PAPAÍNA. Revista UniVap , v. 22, p. 262, 2017.
-
FONSECA, KHETYMA MOREIRA ; RODRIGUES, LEONARDO DE MELO ; FERREIRA, DANNIEL CABRAL LEÃO ; VILAÇA, MÁRCIA MILENA OLIVEIRA ; GALVÃO, SUZANA MARIA PEREIRA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Efeitos da Fotobiomodulação nas Alterações Extrapulmonares Ocasionadas pelo Enfisema Experimental em Rattus norvegicus. Saúde e Pesquisa , v. 9, p. 143, 2016.
-
LEITE FILHO, D. F. ; CANDIDO, Hellen. C. A. ; DANTAS, S. V. ; MOTA, Diego M. ; ALVES, W. S. ; Leal, Seânia S. . Efeito da bandagem elástica na preensão palmar em jogadores de tênis de mesa. ConScientiae Saúde , v. 15, p. 96-106, 2016.
-
CERQUEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, K. S. ; Torres, M Vicente ; SA, Odara M. S. ; ALVES, W. S. . Antropometria e exercício físico, influentes nos resultados em um teste de caminhada em idosas. Revista Interdisciplinar (online) , v. 9, p. 28, 2016.
-
SOUSA, J. L. ; COSTA, P. D. L. ; Maia Filho, ALM ; BATISTA, N. J. C. ; UCHOA, V. T. ; ALVES, W. S. . Análise da ação do gel da Bryophyllum calycinum Salisb (folha santa) associado ao ultrassom na cicatrização de feridas cutâneas. ConScientiae Saúde (Online) , v. 14, p. 213-221, 2015.
-
Pereira, Thalita ; Ferreira, Bruna S.O ; ALVES, W. S. ; Maia Filho, ALM . Ação do ultrassom terapêutico e laser de baixa intensidade na regeneração nervosa em Rattus norvegicus. ConScientiae Saúde (Online) , v. 13, p. 22-30, 2014.
-
MOURA, J. F. ; SILVA, M. S. ; ALVES, W. S. . ESTUDO DA GENOTOXICIDADE DO EXTRATO DE ABELMOSCHUS ESCULENTUS (QUIABO) PELO TESTE ALLIUM CEPA. Revista Saúde em Foco , v. 01, p. 15, 2014.
-
SANTOS, H. F. ; OLIVEIRA, L. S. ; ALVES, W. S. . Analise da rotulagem de alimentos que compõem a cesta básica. Nutrir Gerais , v. 7, p. 1030-1043, 2013.
-
ALVES, W. S. ; LOPES, Francisco Leomar T. ; LIMA, Andrezza Isabel M. . Laserterapia associada ao corticoide no tratamento de inflamação pulmonar em ratos. ConScientiae Saúde (Online) , v. 11, p. 94-102, 2012.
-
ALVES, W. S. ; MACEDO, Larisse R. ; ALENCAR, F. Raulene. T. ; BARROS FILHO, R. J. S. ; Torres, M Vicente . Avaliação do comportamento pressórico de hipertensos após a aplicação de um protocolo de exercício físico supervisionado. ConScientiae Saúde (Online) , v. 11, p. 132-141, 2012.
-
DANTAS, RAFAEL LEITE ; MOREIRA PINTO, JIVAGO GENTIL ; LIMA, REIJANE OLIVEIRA ; DE OLIVEIRA, RAUIRYS ALENCAR ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Fotobiomodulação experimental na prevenção de enfisema pulmonar. ConScientiae Saúde (Online) , v. 11, p. 53-59, 2012.
-
ALVES, W. S. ; Pereira de Sá ; Nunes ; OLIVEIRA JR, Geraldo Cardoso ; SANTO,Luanna Anielle Evangelista ; Silva ; Carvalho . Estudo comparativo da ação do laser GaAlInP e do gerador de alta frequência no tratamento de feridas cutâneas em ratos: estudo experimental. ConScientiae Saúde (Online) , v. 9, p. 360-366, 2010.
-
ALVES, W. S. ; OLIVEIRA JR, Geraldo Cardoso ; SANTO,Luanna Anielle Evangelista ; Pereira de Sá ; Nunes ; Carvalho . Efeito da laserterapia de baixa potência na inflamação pulmonar em rattus novergicus. ConScientiae Saúde (Online) , v. 9, p. 659-666, 2010.
-
ALVES, W. S. ; OLIVEIRA JR, Geraldo Cardoso ; SANTO,Luanna Anielle Evangelista ; BESERRA, M. R. S. ; CARVALHO, F. A. S. . Terapia com laser 670nm no tratamento da DPOC experimental em ratos. ConScientiae Saúde (Online) , v. 9, p. 610-617, 2010.
-
SANTOS, F. S. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Epigenética e doenças cronicas não transmissíveis: sequencias didáticas para o ensino médio.. 1. ed. Teresina: EdUESPI, 2025. v. 1. 138p .
-
ALVES, W. S. . Anatomia humana para ciências biológicas. 1. ed. Teresina: FUESPI, 2013. v. 28. 100p .
-
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; Nascimento, Lucas Fernandes de ; Santos, Marlon Araújo dos ; Martins Júnior, George Roberto Lemos ; Sousa Neto, Francisco Aragão de ; Batista, Darliany Rebecca de Souza Silva ; Araújo, Gustavo Santana ; Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA ; Carvalho, Flávio Aimbire Soares de . Use of plants of the genus kalanchoe as a potential treatment for inflammatory diseases. Exploring the Field of Agricultural and Biological Sciences. 1ed.: Seven Editora, 2024, v. , p. 214-229.
-
Teodoro, Wilton Linhares ; Soares, Gualberto de Abreu ; Silva, Eptácio Neco da ; Alves, Antônio Celso da Silva ; Brito, Francisco Pereira de ; Ribeiro, Francisca Faustilene de Silva ; Carvalho, Millena Raimunda Martins de Almeida ; Ferreira, Tupinambá Coutinho ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Development of an investigative teaching sequence as learning tools of the anatomy and physiology content of the human nervous system. Navigating through the knowledge of education. 2ed.: Seven Editora, 2024, v. , p. 486-519.
-
SANTOS, F. S. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Interação entre embriologia, epigenética e síndrome metabólica. In: Pedro Marcos Almeida,Thaís Yumi Shinya, Francielle Alline Martins. (Org.). equênciasdidáticasparaoensinomédio:metodologiasativas.. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2024, v. 06, p. 31-45.
-
SANTOS, F. S. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Aprendizagem de fisiologia humana: Percepções sensoriais paladar e olfato. In: Pedro Marcos Almeida,Thaís Yumi Shinya, Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas para o ensino médio:metodologias ativas. 1ed.Teresina: EdUESPIAprendizagem de fisiologia humana: Percepções sensoriais paladar e olfato, 2024, v. 06, p. 147-161.
-
ARAUJO, W. R. J. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . A produção de jogos didáticos no auxílio ao ensino de embriologia humana. In: Pedro Marcos Almeida,Thaís Yumi Shinya, Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas para o ensino médio:metodologias ativas. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2024, v. 05, p. 21-26.
-
SANTOS, M. A. ; SANTOS, M. A. ; DOS SANTOS ALVES, WELLINGTON ; ROCHA, J. G. ; GOMES, E. M. ; ARAUJO, E. S. ; MONTEIRO, L. M. . COMPROMETIMENTOS NA FUNÇÃO RENAL OCASIONADOS PELO USO DE CIGARROS. Abordagens em medicina: avanços científicos, tecnológicos e sociais. 1ed.: Amplla Editora, 2024, v. III, p. 144-152.
-
SANTOS, M. A. ; SANTOS, M. A. ; DOS SANTOS ALVES, WELLINGTON ; BATISTA, D. E. S. ; GOMES, E. M. ; ARAUJO, G. S. ; VIANA, M. H. C. ; VASCONCELOS, U. S. ; ARAUJO, E. S. . FITOTERÁPICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Ciência, tecnologia e inovação: tendências e desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico. 1ed.: Amplla Editora, 2024, v. II, p. 223-234.
-
MOURÃO, PENINA SOUSA ; GOMES, R. O. ; COSTA, C. A. C. B. ; MOURA, O. F. S. ; FREITAS, J. D. ; LIMA, F. C. A. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA . Identification of Compounds Present in the Ethanolic Extract of Cecropia pachyatachya Trécul Leaves by CG-MS and In Silico Studies with the Enzymes 5-LOX and ¿-1-Antitrypsin. Computational Approaches in Biotechnology and Bioinformatics. 1ed.: CRC Press, 2024, v. , p. 316-336.
-
Sousa Neto, Francisco Aragão de ; Nascimento, Lucas Fernandes de ; Santos, Marlon Araújo dos ; Batista, Darliany Rebecca de Souza Silva ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ANÁLISE DOS PRINCIPAIS BIOMARCADORES ENCONTRADOS NA ASMA E NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. Congresso Internacional Ciência e Sociedade: desenvolvimento humano e social - das ideias às práticas - trabalhos premiados 2023. 1ed.: Lestu Publishing Company, 2023, v. , p. 445-465.
-
TEODORO, W. L. ; SILVA, E. N. ; BRITO, F. P. ; ALVES, W. S. . A construção do pensamento sobre a origem da vida. In: Emilia Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos Almeida; Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia [recurso eletrônico]: metodologias ativas. 3ed.Teresina: EdUESPI, 2022, v. 3, p. 99-111.
-
TEODORO, W. L. ; SILVA, E. N. ; BRITO, F. P. ; ALVES, W. S. . Uma abordagem investigativa no ensino remoto sobre sustentabilidade com a elaboração de um livro virtual. In: Emilia Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos Almeida; Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia [recurso eletrônico]: metodologias ativas. 4ed.Teresina: EdUESPI, 2022, v. 4, p. 94-110.
-
TEODORO, W. L. ; ALVES, A. C. S. ; SOARES, G. A. ; ALVES, W. S. . Aplicação remota de uma sequência investigativa no ensino da fotossíntese com abordagem lúdica. In: Emilia Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos Almeida; Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia [recurso eletrônico]: metodologias ativas. 4ed.Teresina: EdUESPI, 2022, v. 4, p. 79-93.
-
Nolêto, Daniela Carvalho de Sá ; Silva Junior, Renato Dias da ; PESSOA, DIEGO RODRIGUES ; Leal, Seânia Santos ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Avaliação dos parâmetros termográficos e a percepção da fadiga muscular em atletas de badminton submetidos à laserterapia. Tópicos em Ciências da Saúde ¿ Volume 23. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2021, v. 23, p. 176-182.
-
CARDOSO, T. C. ; LIMA, M. M. O. ; ALVES, W. S. ; ARAUJO, J. S. ; MARTINS, F. A. ; ALMEIDA, P. M. . Investigação forense na escola. In: Emilia Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos Almeida; Francielle Alline Martins.. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia: metodologias ativas. 1ed.Teresina: EdUESPI, 2021, v. 02, p. 14-27.
-
Moura, Monaliza de Sousa ; Andrade, Mayara Monteiro ; Sousa, Maria Marta Oliveira Ferreira de ; Silva, Eva Karoline Rodrigues da ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . EFEITOS DO MÉTODO PILATES SOBRE O EQUILÍBRIO DE IDOSAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Ciências da Saúde: Campo Promissor em Pesquisa 8. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. , p. 55-62.
-
BARBOSA, E. C. ; ALVES, W. S. ; MACHADO, R. R. B. ; MELO, F. A. G. . CORAÇÃO ROBÔ: UMA PROPOSTA DE ENSINO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR HUMANO COM AUXÍLIO DA ROBÓTICA. In: Emilia Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos Almeida; Francielle Alline Martins.. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia: metodologias ativas. 1ed.Teresina: FUESPI, 2020, v. 01, p. 105-115.
-
PIMENTEL, VINÍCIUS DUARTE ; GOMES, GABRIEL FELICIO ; Costa, Charllyton Luis Sena da ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TOXICOLÓGICO e FARMACOCINÉTICO in silico de ANADANTOFLAVONA. Princípios em farmácia. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 20-25.
-
ARAUJO, A. J. S. ; NUNES, A. M. ; ALVES, W. S. ; CARVALHO, L. M. F. . Avaliação do consumo alimentar e uso de suplementos de praticantes de musculação. Impactos das tecnologias nas ciências das saúde. 1ed.Ponta Grossa: Atenas, 2018, v. 1, p. 84-93.
-
MARQUES, T. G. S. ; FONSECA, K. M. ; RODRIGUES, L. M. ; REIS, ERICK VINICIUS DE SOUSA ; ALVES, W. S. . Laserterapia na inflamação pulmonar experimental em Rattus norvegicus ocasionado por papaína. Impactos das tecnologias nas ciências da saúde. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 160-169.
-
Pereira, Thalita ; Ferreira, Bruna S.O ; Júnior JLP ; Leal, Seânia S. ; ALVES, W. S. . AÇÃO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE (GaAs 904 nm) NA REGENERAÇÃO DO NERVO CIÁTICO EM Rattus norvegicus. In: XIV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação;XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2014, São José dos Campos - SP. Anais do XIV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. São José dos Campos-SP: Editora da UNIVAP, 2014. v. 01.
-
Júnior JLP ; Ferreira, Bruna S.O ; Pereira, Thalita ; REIS, E. V. S. ; SILVA, L. I. S. ; ALVES, W. S. . AVALIAÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO EM MODELOS DE ENFISEMA PULMONAR INDUZIDO POR INALAÇÃO PASSIVA DE FUMAÇA DE CIGARRO. In: XIV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação;XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2014, São José dos Campos - SP. Anais do XIV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. São José dos Campos-SP: Editora da UNIVAP, 2014. v. 01.
-
ALVES, W. S. ; BESERRA, M. R. S. . Relação do índice de aprovação e reprovação no exame final com o conhecimento básico da disciplina biologia celular pelos alunos que passam no vestibular de fisioterapia da FSA. In: VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2008, São José dos Campos - SP. INIC/EPG/INIC jr 2008, 2008.
-
NETO, FRANCISCO ARAGAO DE ; DOS SANTOS ALVES, WELLINGTON ; REBECCA DE SOUSA SILVA BATISTA, DARLIANY ; FERNANDES DO NASCIMENTO, LUCAS ; ARAÚJO DOS SANTOS, MARLON . ANÁLISE DOS PRINCIPAIS BIOMARCADORES ENCONTRADOS NA ASMA E NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA. In: ANAIS DO 1° CONGRESSO INTERNACIONAL CIêNCIA E SOCIEDADE, 2023, Teresina. Anais do 1° Congresso Internacional Ciência e Sociedade, 2023.
-
PIMENTEL, VINÍCIUS DUARTE ; GOMES, GABRIEL FELICIO ; COSTA, CHARLLYTON LUIS SENA ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Avaliação do extrato de Anadenanthera colubrina no tratamento de enfisema pulmonar experimental em Rattus novergicus. In: II Encontro do Programa de PósGraduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio NorteNordeste de Ciências Farmacêuticas, 2017, Fortaliza, 2017.
-
ALVES, W. S. . Estudo da Terapia com Laser de baixa potência no tratamento da inflamação pulmonar. In: XIV SEMANA E I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA, 2012, TERESINA. XIV SEMANA E I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA: MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO. TERESINA: EDITORA DA UESPI, 2012. v. 01. p. 16-19.
-
SOUSA, K. F. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E QUEIMADAS NO AGRAVAMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. In: IV Congresso Internacional em Ciências da Saúde Única, 2025. Anais do IV Congresso Internacional em Ciências da Saúde Única ? IV CICISU. Teresina: Thesis Editora Científica, 2024. v. 1. p. 226-226.
-
SOUSA, K. F. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . SÍNDROME DE LOEFFLER: CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E ABORDAGENS DE TRATAMENTO. In: IV Congresso Internacional em Ciências da Saúde Única, 2025. Anais do IV Congresso Internacional em Ciências da Saúde Única ? IV CICISU. Teresina: Thesis Editora Científica, 2024. v. 1. p. 229-229.
-
SOARES, A. G. S. ; SILVA, T. C. B. ; SILVA, C. V. L. ; ARAUJO, G. S. ; CARVALHO, L. R. ; CARVALHO, T. M. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICO EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS. In: II Congresso Internacional de Saúde Pública e Coletiva no SUS (II COINSUS), 2024, Evento online. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA E COLETIVA NO SUS, 2024. v. 2.
-
BORGES, A. V. S. ; GAMOSA, G. C. ; BARROS, M. N. P. C. ; PERES, A. R. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . QUALIDADE DE VIDA E ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA EM PACIENTES COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: UMA REVISÃO NARRATIVA. In: I Congresso Regional Multiprofissional de Cardiologia - CORECARDIO, 2024. Anais do CORECARDIO, 2024. v. 1. p. 12-12.
-
BORGES, A. V. S. ; GAMOSA, G. C. ; COSTA, M. F. S. ; PEREIRA, M. A. O. M. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . CARDIOTOXICIDADE DA CANNABIS SATIVA. In: I Congresso Regional Multiprofissional de Cardiologia - CORECARDIO, 2024. Anais do CORECARDIO, 2024. v. 1. p. 78-78.
-
SANTOS, W. W. ; BACELAR, L. L. ; FERREIRA, D. C. L. ; ALVES, W. S. ; DORES, M. ; ALMEIDA, P. M. . Anais do Colégio Médico Acadêmico do Piauí. In: I Congresso Brasileiro Médico Acadêmico, IX Congresso Nordestino Médico Acadêmico, XXV Congresso Médico Acadêmico do Piauí, 2018. v. 25. p. 1.
-
ALVES, W. S. ; BESERRA, M. R. S. ; Júnior JLP ; OLIVEIRA, A. P. L. ; CARVALHO, F. A. S. . EFEITO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE SOBRE OS MARCADORES INFLAMATÓRIOS PULMONARES EM Rattus novergicus. In: XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA\ XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2012, TERESINA. XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA & XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESPI. TERESINA: Biblioteca Central da UESPI, 2012. v. 01. p. 410-410.
-
LIMA, A. P. S. ; Teixeira, Claudia Lays da Silva ; Júnior JLP ; Nascimento, Márcia Maria Alves ; ALVES, W. S. . ESTUDO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATOS. In: XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA\ XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2012, TERESINA. XII SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA & XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESPI. TERESINA: Biblioteca Central da UESPI, 2012. v. 01. p. 272-272.
-
LIMA, A. P. S. ; Júnior JLP ; Nascimento, Márcia Maria Alves ; ALVES, W. S. . ANÁLISE DE CÉLULAS DO LAVADO BRONCO ALVEOLAR EM Rattus novergicus COM INFLAMAÇÃO PULMONAR. In: XIV SEMANA E I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA, 2012, TERESINA. XIV SEMANA E I SIMPÓSIO DE BIOLOGIA: MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO. TERESINA: EDITORA DA UESPI, 2012. v. 01. p. 246-246.
-
ALVES, W. S. ; CARVALHO, F. A. S. . ESTUDO DO EFEITO DA TERAPIA COM LASER DE BAIXA POTÊNCIA SOBRE A INFLAMAÇÃO PULMONAR INDUZIDA PELA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA EXPERIMENTAL (DPOC) EM RATOS. In: X Simpósio de Produção Científica da Uespi, 2010, Teresina. X Simpósio de Produção Científica da Uespi e IX Seminário de Iniciação Científica - Os desafios da pesquisa no Piauí, 2010.
-
Reis, Ana Virgínia L. ; ALMEIDA, Analice P. ; OLIVEIRA, Uiara B. G. ; ALVES, W. S. ; PORTELA, Maria Helena. R. B. . PREVALÊNCIA DE CASOS DE MUCOVISCIDOSE DIAGNOSTICADOS NO HOSPITAL INFANTIL LUCÍDIO PORTELA NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2000 A DEZEMBRO DE 2009. In: IX Seminário de Iniciação Científica da Uespi, 2010, Teresina. X Simpósio de Produção Científica da Uespi e IX Seminário de Iniciação Científica - Os desafios da pesquisa no Piauí, 2010.
-
ALVES, W. S. ; BARRETO, T. J. M. ; LIMA, C. R. F. ; SILVA, A. P. L. . Análise preliminar da percepção da Síndrome do X-frágil pelo fisioterapeuta e as principais técnicas para o tratamento das disfunções cinesiofuncionais. In: 6ª Semana da Pesquisa Científica da FSA, 2008, Teresina. Anais da 6ª Semana da Pesquisa Científica da FSA, 2008.
-
ALVES, W. S. . Osteoporose, a epidemia do século XXI. In: Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2006, Teresina. Anais da Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2006.
-
ALVES, W. S. ; Barros, Edilane de Brito ; COSTA, A. L. B. R. ; Pinto, Stefani de Lira . Macromalacofauna bêntica da região costeira das praias Pedra do Sal e Coqueiro no Estado do Piaui. In: VI Seminário de iniciação científica da UFPI, 1998, Teresina. Revista do VI Seminário de iniciação científica da UFPI. Teresina, 1998.
-
ALVES, W. S. ; Barros, Edilane de Brito ; COSTA, A. L. B. R. ; Pinto, Stefani de Lira . Informações preliminares sobre a malacofauna das praias Pedra do Sal e Coqueiro no Estado do Piaui. In: XI Encontro de Zoologia do Nordeste, 1997, Fortaleza. XI Encontro de Zoologia do Nordeste, 1997.
-
SOARES, A. G. S. ; SILVA, T. C. B. ; ARAUJO, G. S. ; CARVALHO, L. R. ; CARVALHO, T. M. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DE CIGARROS ELETRÔNICO EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, W. R. J. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DA EMBRIOLOGIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, A. B. S. ; ARAUJO, W. R. J. ; ALMONDES, L. M. V. ; SOUSA, Odiney B. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ATIVIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROCESSO DIGESTÓRIO HUMANO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BORGES, A. V. S. ; GAMOSA, G. C. ; BARROS, M. N. P. C. ; PERES, A. R. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . 'QUALIDADE DE VIDA E ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA EM PACIENTES COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS: UMA REVISÃO NARRATIVA'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BORGES, A. V. S. ; GAMOSA, G. C. ; COSTA, M. F. S. ; PEREIRA, M. A. O. M. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . 'CARDIOTOXICIDADE DA CANNABIS SATIVA'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; SILVA, G. M. C. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Análise in silico da Luteolina encontrada na planta Cymbopogon citratus. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Santos, Marlon Araújo dos ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; GOMES, E. M. ; ARAUJO, G. S. . Fitoterapia como alternativa coadjuvante no tratamento da ansiedade e depressão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; ARAUJO, G. M. ; Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; SOUSA, J. V. A. ; SILVA, G. M. C. ; LIMA, K. F. F. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . A educação como abordagem para o combate do uso de vape. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Conscientização sobre as possíveis controversias sobre o uso do vape. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Educação em saúde sobre Doença Pulmonar Obstrutira Cronica ocasionada pelo tabagismo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; CARDOSO, F. A. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . O processo de gamificação como abordagem para a educação em saúde. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; Santos, Marlon Araújo dos ; Araújo, Gustavo Santana ; CARDOSO, F. A. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . O processo de gamificação como abordagem para a educação em saúde. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Santos, Marlon Araújo dos ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ANÁLISE DA AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA DO EXTRATO ALCOÓLICO DAS FOLHAS DA KALANCHOE DAIGREMONTIANA NA INFLAMAÇÃO PULMONAR INDUZIDA EM RATOS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; Santos, Marlon Araújo dos ; Batista, Derick Emmanuel de Sousa ; Araújo, Gustavo Santana ; PIMENTEL, V. D. ; AIMBIRE, Flávio S.C. . Extratos de Kalanchoe daigremontiana inibem receptores de LTB4, uma análise de Docking Molecular e de células inflamatórias. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMONDES, Lays M. V. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Aventura Nervosa: Desvendando os segredos do Sistema Nervoso Autônomo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, Odiney B. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Drogas, dispenso! Uma campanha educativa por investigação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, W. R. J. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . JOGO DAS CÉLULAS DO SANGUE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO TECIDO SANGUÍNEO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, K. F. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E QUEIMADAS NO AGRAVAMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, K. F. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . SÍNDROME DE LOEFFLER: CARACTERÍSTICAS, DIAGNÓSTICO E ABORDAGENS DE TRATAMENTO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REBECCA DE SOUSA SILVA BATISTA, DARLIANY ; COSTA, J. C. ; ARAÚJO DOS SANTOS, MARLON ; BATISTA, D. E. S. ; NASCIMENTO, L. F. ; ARAUJO, G. S. ; MARTINS JUNIOR, G. R. L. ; NETO, FRANCISCO ARAGAO DE ; BORGES, R. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ESTUDO DA RESISTÊNCIA CICATRICIAL EM CAMUNDONGOS SWISS (Mus musculus) TRATADOS COM GEL DA CASCA DO CAJUEIRO (Anacardium occidentale L.). 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BATISTA, D. R. S. S. ; LIMA, A. C. B. S. ; BATISTA, D. E. S. ; ARAUJO, G. S. ; SANTOS, M. A. ; NASCIMENTO, L. F. ; MARTINS JUNIOR, G. R. L. ; SOUSA NETO, F. A. ; BORGES, R. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . INFLUÊNCIA DOS ANABOLIZANTES ANDRÓGENOS NO TRATAMENTO DO ENFISEMA PULMONAR EM RATOS (RATOS WISTAR). 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS JUNIOR, G. R. L. ; MOURÃO, PENINA SOUSA ; UCHOA, V. T. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ANÁLISE DA AÇÃO DO EXTRATO ETANÓLICO DAS RAÍZES DA Cecropia pachystachya TRÉCUL SOBRE AS CÉLULAS INFLAMATÓRIAS PULMONARES E SOBRE O TECIDO CARDÍACO DE RATOS SUBMETIDOS A INALAÇÃO PASSIVA DE FUMAÇA DE CIGARROS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS JUNIOR, G. R. L. ; NASCIMENTO, L. F. ; SANTOS, M. A. ; BATISTA, D. E. S. ; MATA, B. C. A. ; VIANA, M. J. E. S. ; BARROS, M. C. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . AVALIAÇÃO DA GENOTOXICIDADE DO GEL DA CASCA DO ANACARDIUM OCCIDENTALE L. (CAJUEIRO) PELO TESTE DO MICRONÚCLEO E ENSAIO COMETA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FEITOSA, Y. T. R. L. ; ARAUJO, F. A. ; MACEDO, R. T. B. ; BARROS, E. L. R. ; SILVA, G. O. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . CONTAMINAÇÕES MICROBIOLÓGICAS NA UTI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . A origem da vida e suas aplicações na vigilância sanitária e evolução das ciências médicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. A. ; FEITOSA, Y. T. R. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ?PACIENTES COM DPOC E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA REABILITAÇÃO PULMONAR?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEITOSA, Y. T. R. L. ; ARAUJO, F. A. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ?A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA APLICADA A PACIENTES COM ASMA?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEITOSA, Y. T. R. L. ; ARAUJO, F. A. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ?A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA APLICADA A PACIENTES COM ASMA?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, F. A. ; FEITOSA, Y. T. R. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . ?PACIENTES COM DPOC E A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA REABILITAÇÃO PULMONAR?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, W. R. J. ; ALMONDES, Lays M. V. ; SOUSA, Odiney B. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . O LÚDICO NO AUXÍLIO AO ENSINO DE EMBRIOLOGIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAÚJO DOS SANTOS, MARLON ; SOUSA NETO, F. A. ; FERNANDES DO NASCIMENTO, LUCAS ; BATISTA, D. R. S. S. ; BATISTA, D. E. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Biomarcadores inflamatórios da asma e da doença pulmonar obstrutiva crônica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, R. S. ; SILVA NETO, A. R. ; COSTA, C. A. C. B. ; FREITAS, J. D. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; MAIA FILHO, A. L. M. ; SILVA, J. F. ; SANTOS, R. S. ; UCHOA, V. T. ; SILVA, M. C. L. . Atividade cicatrizante in vivo de gel 5% de extrato etanólico das cascas do caule de Ximenia americana L.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOURÃO, PENINA SOUSA ; GOMES, R. O. ; ROCHA, N. A. ; LIMA, F. C. A. ; FREITAS, J. D. ; ALVES, W. S. ; UCHOA, V. T. . ?CECROPIA PACHYSTACHYA TRÉCUL: UM ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS QUÍMICOS E DOCAGEM COM AS ENZIMAS 5-LOX E Α-1-ANTITRIPSINA?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, G. F. S. ; CARNEIRO, R. S. ; FERREIRA, D. C. L. ; Maia Filho, ALM ; SILVA, J. F. ; ALVES, W. S. ; UCHOA, V. T. . Avaliação do extrato aquoso da casca do caule da Ximenia americana L no tratamento de enfisema pulmonar em ratos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, R. S. ; PALMA, A. F. ; MARQUES, L. K. M. ; CARVALHO, G. F. S. ; FERREIRA, D. C. L. ; Maia Filho, ALM ; ALVES, W. S. ; UCHOA, V. T. . AVALIAÇÃO DOS EXTRATOS HIDROALCOÓLICOS DO CAULE E FOLHAS DA Ximenia americana L NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EXCISIONAIS AGUDA EM PELE DE CAMUNDONGO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, W. W. ; ALMEIDA, P. M. ; SANTOS, A. A. ; BARRETO, C. R. ; BACELAR, L. L. ; ALVES, W. S. . Cicatrização das folhas de Himatanthus obovatus (Mull Arg). Woodson. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES JUNIOR, F. A. ; FRANCO, C. H. S. ; UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA ; ALVES, W. S. ; ARAUJO, M. E. C. S. . EFEITOS DO EXTRATO DA Ximenia americana ASSOCIADA A CORTICOIDE E EXERCÍCIO AERÓBIO NO TRATAMENTO DE DPOC INDUZIDA EM Rattus novergicus. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, S. N. ; FONSECA, KHETYMA MOREIRA ; ALVES, W. S. ; Júnior JLP ; SILVA NETO, G. C. E. . Análise comparativa do fluxo de células inflamatórias entre os modelos de enfisema pulmonar por insuflação do pó de papaína e inalação de fumaça de cigarro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, M. P. R. ; ALVES, W. S. ; CARVALHO, A. . Os efeitos do exercício físico no indivíduo com doença de Parkinson: revisão sistemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, W. W. ; BACELAR, L. L. ; FERREIRA, D. C. L. ; ALVES, W. S. ; DORES, M. ; ALMEIDA, P. M. . Efeito cicatrizante do extrato etenólico das folhas de Himatanthus obovatos ( Mull Arg.) Woodson. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA NETO, G. C. E. ; MORAIS, S. N. ; COSTA, F. H. A. ; SANTO, L. A. S. ; ALVES, W. S. . O ALUMÍNIO: UM FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BORGES, L. L. S. ; ALVES, W. S. . EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SINDROME DE DOWN EM INSTITUIÇÕES DE APOIO A CRIANÇAS ESPECIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIMENTEL, V. D. ; AQUINO, G. ; ALVES, W. S. . ESTUDO DO EXTRATO DE Anadenanthera columnina PARA O TRATAMENTO DE ENFISEMA PULMONAR EXPERIMENTAL EM Rattus novergicus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAIS, I. S. J. ; OLIVEIRA, L. R. C. ; COSTA, M. O. ; BARBOSA, F. C. C. ; ALVES, W. S. . Prática de exercícios físicos no tratamento da lombalga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSOA, D. R. ; FONSECA, K. M. ; ALVES, W. S. . EFEITOS DA LASERTERAPIA NAS ALTERAÇÕES EXTRAPULMONARES OCASIONADAS PELO ENFISEMA EXPERIMENTAL EM Rattus novergicus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PESSOA, D. R. ; FONSECA, K. M. ; REIS, E. V. S. ; Júnior JLP ; ALVES, W. S. . LASERTERAPIA NA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATTUS NORVEGICUS OCASIONADO PELA PAPAÍNA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leal, Seânia S. ; SILVA, J. H. P. ; BRITO, T. E. A. ; ALVES, W. S. ; UCHOA, V. T. ; Torres, M Vicente ; BATISTA, N. J. C. . Análise da genotoxidade da Turnera ulmifolia (Chanana) através do teste Allium cepa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NEPOMUCENO, G. S. ; PEREIRA, D. D. R. ; Torres, M Vicente ; ALVES, W. S. . Avaliação cardiorrespiratória de idosas após a realização do teste de caminhada de seis minutos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, M. C. ; Júnior JLP ; BESERRA, M. R. S. ; SILVA, R. C. ; FONSECA, K. M. ; PEREIRA, F. C. ; ALVES, W. S. . Alcoolismo e suas consequências no ambiente organizacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Júnior JLP ; ALVES, W. S. ; BESERRA, M. R. S. ; VIEIRA, R. P. ; CORREA, J. C. F. ; OLIVEIRA, A. P. L. ; AIMBIRE, Flávio S.C. . ANTIINFLAMMATORY ACTION LASER ON LOW POWER IN EXPERIMENTAL LUNG EMPHYSEMA Rattus norvegicus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, I. M. ; SILVA, R. C. ; ALVES, W. S. ; Júnior JLP ; LIMA, M. C. N. . LEVANTAMENTO GERAL DE AFECÇÕES DIAGNOSTICADAS PELO TESTE DO PEZINHO NO LABORATÓRIO CENTRAL-LACEN DA CIDADE DE TERESINA-PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Júnior JLP ; SANTANA, M. A. A. ; ALVES, W. S. ; DANTAS, R. L. ; SANTOS, D. B. . PERFIL DO USO DE ANTIBIÓTICOS POR USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE OTORRINOLARINGOLOGIA EM CLINICA PARTICULAR DA CIDADE DE FLORIANO-PI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Redução da massa muscular em pacientes com DPOC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, W. S. ; BESERRA, M. R. S. ; Júnior JLP ; OLIVEIRA, A. P. L. ; CARVALHO, F. A. S. . EFEITO DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE SOBRE OS MARCADORES INFLAMATÓRIOS PULMONARES EM Rattus novergicus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, A. P. S. ; Teixeira, Claudia Lays da Silva ; Nascimento, Márcia Maria Alves ; Júnior JLP ; ALVES, W. S. . ESTUDO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, W. S. . Estudo da Terapia com Laser de baixa potência no tratamento da inflamação pulmonar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, A. P. S. ; Júnior JLP ; Nascimento, Márcia Maria Alves ; ALVES, W. S. . ANÁLISE DE CÉLULAS DO LAVADO BRONCO ALVEOLAR EM Rattus novergicus COM INFLAMAÇÃO PULMONAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, W. S. ; Júnior JLP . Análise da triagem neonatal realizada na APAE do município de Parnaíba(PI) no período de 2001 à 2010.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, W. S. . Potencialização da força muscular associada ao uso de creatina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALVES, W. S. ; Leal, Seânia S. ; Torres, M Vicente ; Chaves, Laíss Serafim ; Almeida, N Bezerra ; Barros, Alexandre da Silva ; Pedrosa, I.R. Costa ; FREIRE, Ana L. Lima ; SILVA, A. P. L. ; SOUSA, Leonardo V C . EFEITOS DA CROCHETAGEM E LIBERAÇÃO DO MÚSCULO GRANDE DORSAL E SUAS REPERCUSSÕES NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DO COMPLEXO DO OMBRO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAIA, R. M. ; ALVES, W. S. ; BARBOSA, F. N. R. S. . Análise da influência do exercício nas pessoas com asma. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, W. S. ; Cavalcante, Candisse P.C. ; BARROS, R. S. ; Carneiro, Cristiane de Oliveira . ESTADO NUTRICIONAL E DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS: COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE TERESINA ? PI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TEIXEIRA, C. C. L. ; Leal, Seânia S. ; Torres, M Vicente ; MACEDO, Larisse R. ; ALENCAR, F. Raulene. T. ; ALVES, W. S. . ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM COBRADORES E MOTORISTAS DE ONIBUS DA REDE URBANA DE TERESINA?PI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, W. S. ; ALENCAR, F. Raulene. T. ; MACEDO, Larisse R. ; Torres, M Vicente . Avaliação do comportamento pressórico de hipertensos após a aplicação de um protocolo de exercício supervisionado, Teresina-Pi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, Ana L. Lima ; ALENCAR, F. Raulene. T. ; MACEDO, Larisse R. ; ALVES, W. S. ; Torres, M Vicente . EFEITO DE PROTOCOLO DE EXERCICIO FISICO SUPERVISIONADO SOBRE OS VALORES DE VO2MAX DE HIPERTENSOS DA COMUNIDADE SÃO PEDRO, TERESINA-PI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALENCAR, F. Raulene. T. ; ALVES, W. S. ; FREIRE, Ana L. Lima ; MACEDO, Larisse R. ; Torres, M Vicente . Avaliação do comportamento pressórico de hipertensos após a aplicação de um protocolo de exercício supervisionado, Teresina-Pi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, Larisse R. ; ALENCAR, F. Raulene. T. ; Torres, M Vicente ; Leal, Seânia S. ; SOUSA, Leonardo V C ; SILVA, A. P. L. ; FREIRE, Ana L. Lima ; BARROS, R. S. ; COIMBRA, R. ; ALVES, W. S. . FISIOTERAPIA COMUNITÁRIA NA AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXERCÍCIO SUPERVISIONADO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL EM IDOSOS DA COMUNIDADE SÃO PEDRO EM TERESINA-PI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOURA, N. R. V. ; LOPES, R. M. A. L. ; CLARO, R. R. ; VILARINHO, J. G. M. ; SOUSA, J. E. ; ALVES, W. S. . A INFLUÊNCIA DAS DISFUNÇÕES VESTIBULARES NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO E QUEDAS EM IDOSOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Reis, Ana Virgínia L. ; ALMEIDA, Analice P. ; OLIVEIRA, Uiara B. G. ; ALVES, W. S. ; PORTELA, Maria Helena. R. B. . PREVALÊNCIA DE CASOS DE MUCOVISCIDOSE DIAGNOSTICADOS NO HOSPITAL INFANTIL LUCÍDIO PORTELA NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2000 A DEZEMBRO DE 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALVES, W. S. ; SILVA, A. P. L. ; LIMA, C. R. F. ; BARRETO, T. J. M. . Análise preliminar da percepção da Síndrome do X-frágil pelo fisioterapeuta e as principais técnicas para o tratamento de suas disfunções cinesiofuncionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, W. S. ; BESERRA, M. R. S. . A influência das disfunções vestibulares na manutenção do equilíbrio e quedas em idosos 2008 (Artigo Científico).
-
ALVES, W. S. . Relação do índice de reprovação e aprovação no exame final com o conhecimento básico da disciplina biologia celular pelos alunos que passam no vestibular de fisioterapia 2007 (Artigo Científico).
-
ALVES, W. S. . Lipidios, implicações fisiopatológicas no sistema cardiovascular e recomendações de atividades físicas simples que evitam o sedentarismo 2005 (Monografia).
Outras produções
BARBOSA, R. F. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Investigando os genes: uma jornada pela genética.. 2023.
MAGALHAES, M. C. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Desvendando a citogenética através do ensino por investigação: compreendendo as aneuploidias e suas implicações.. 2023.
SOUSA, W. C. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . O laboratório está diferente: a Biologia Integrada em uma área escolar.. 2023.
LUCENA, L. G. S. ; ALMEIDA, P. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Câncer: genes e descontrole do ciclo celular. 2023.
SANTOS, A. G. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS ; LIMA, F. L. . Decifrando rótulos: uma jornada para escolhas alimentares conscientes. 2023.
LIRA, V. L. ; LIMA, F. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Alimentação consciente: explorando a classificação de alimentos e os impactos dos ultraprocessados na saúde. 2023.
NASCIMENTO, T. D. ; LIMA, F. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Investigando os efeitos do uso de anabolizantes no sistema reprodutor. 2023.
ARAUJO, W. R. J. ; LIMA, F. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Onde foi parar meu cuscuz com ovo?. 2023.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . II CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO ACADÊMICO. 2019.
ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . I CONGRESSO DE GENÉTICA MULTIDISCIPLINAR DO PIAUI - COGEMPI. 2018.
ALVES, W. S. . A importância das árvores para os ecossistemas artificiais como as cidades. 1999.
ALVES, W. S. . A Biologia e a Genética no Estado do Piauí. 1998.
ALVES, W. S. . Mercado de trabalho do Biólogo e a qualidade dos cursos de Biologia. 1998.
PEREIRA, J. A. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . CirculApp. 2020; Tema: CirculApp. (Site).
ARAUJO, W. R. J. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . A produção de jogos didáticos no auxílio ao ensino de embriologia. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
ALMONDES, Lays M. V. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Genética de populações aplicada a hemofilia. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
SANTOS, F. S. P. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . (Re)conhecer para proteger: Um Mapa Socioambiental como ferramenta pedagógica. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
SOUSA, Odiney B. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Está havendo evolução aqui? Ação de mecanismos evolutivos nas populações ao longo das gerações.. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
SANTOS, F. S. P. ; ALVES, W. S. . PERCEPÇÕES SENSORIAIS: PALADAR E OLFATO. 2022. (Ensino).
TEODORO, W. L. ; ALVES, W. S. . Aplicação remota de uma sequência investigativa no ensino da fotossíntese com aplicação lúdica.. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequenciadeensinoinvestigativo).
FERREIRA, A. B. S. ; ALVES, W. S. . AÇÕES INVESTIGATIVAS SOBRE AS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE DO PARQUE LAGOA DO MOCAMBINHO EM TERESINA - PI. 2021. (Ensino).
FERREIRA, A. B. S. ; ALVES, W. S. . AÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS A IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS DOS ÁCIDOS NUCLEICOS:. 2021. (Ensino).
SILVA, H. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . Jogo das pistas: Na trilha dos alimentos?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático).
TEODORO, W. L. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . A construção do pensamento sobre a origem da vida. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartão Virtual - Sequencia de ensino investigativo).
FERREIRA, A. B. S. ; ALVES, WELLINGTON DOS SANTOS . AÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO CONTROLE E REGULAÇÃO DA DIGESTÃO HUMANA. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequencia de ensino investigativo).
FERREIRA, A. B. S. ; ALVES, W. S. . ATIVIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PROCESSO DIGESTIVO HUMANO.. 2020. (Ensino).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
COMPARAÇÃO DOS EFEITOS MORFOHISTOLÓGICOS ENTRE RATOS EXPOSTOS À FUMAÇA DOS CIGARROS ELETRÔNICOS E RATOS EXPOSTOS À FUMAÇA DE CIGARROS CONVENCIONAIS TRATADOS COM EXTRADO AQUOSO E ALCOOLICO DAS FOLHAS DE ARANTO (Kalanchoe daigremontiana), Descrição: A pesquisa visa avaliar os possíveis efeitos genotóxicos dos extratos da folha de Kalanchoe daigremontiana e sua ação sobre a inflamação pulmonar ocasionada pelo uso do cigarro convencional e cigarro eletrônico em ratos e desta forma promover uma nova modalidade de tratamento experimental para a inflamação pulmonar crônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Flávio Aimbire Soares de Carvalho - Integrante / Valdiléia Teixeira Uchoa - Integrante / MAIA FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS - Integrante / Marlon Araújo dos Santos - Integrante / Lucas Fernandes do Nascimento - Integrante / Francisco Aragão de Sousa Neto - Integrante.
-
2023 - Atual
Análise da ação terapêutica e docagem molecular dos extratos aquoso e alcóolico das folhas de Kalanchoe daigremontiana (aranto) no tratamento da inflamação pulmonar experimental em ratos, Descrição: O uso do cigarro convencional a base de tabago fumado ainda é bastante comum e crescente na população. Esse fato é um dos principais causadores da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que trás diversas dificuldades as atividades de vida diária e também prejuízos ao Sistema Único de Saúde, dessa forma, a busca por mecanismos que diminuam a ação inflamatória pulmonar e diminua o estrese oxiadativo provocador da DPOC é importante. E nesse contexto é aplicado o extratos aquoso e alcoólico da kalancoe (Kalanchoe daigremontiana) como uma forte candidata a promover uma melhora nos quadros graves da inflamação pulmonar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / UCHÔA, VALDILÉIA TEIXEIRA - Integrante / MAIA FILHO, ANTONIO LUIZ MARTINS - Integrante / Marlon Araújo dos Santos - Integrante / Lucas Fernandes do Nascimento - Integrante / Darliany Rebeca de Souza Silva Batista - Integrante.
-
2023 - Atual
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE RECÉM NASCIDOS VIVOS COM MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS NO PIAUÍ NO P ERÍODO DE 20 15 A 2020, Descrição: A pesquisa visa analisar os dados registrados no DATASUS Tabnet, a respeito de crianças nascidas com anomalias congênitas no Estado do Piauí e nas três maiores cidades do Estado (Teresina, Parnaíba e Picos), objetivando traçar o perfil epidemiológico das crianças nascidas com anomalias entre 2015-2020 no Piauí; Identificar as principais anomalias congênitas nas três maiores cidades do Piauí; Realizar balanço entre nascidos vivos com anomalias e sem anomalias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / FERNANDA MADALENA LEITE DA SILVA - Integrante.
-
2022 - Atual
O homem, meio ambiente e inovações educacionais, Descrição: Busca a aplicação de ações, sequencias de ensino investigativo, e práticas que simulem o homem no ambiente, levem a compreensão da importância do cuidado humano para a preservação do planeta Terra bem como para a prevenção de doenças sejam parasitárias, crônicas não transmissíveis e até mesmo genéticas, busca trazer essas inovações e a inclusão digital na educação, ou qualquer outra inovação que promova uma melhor aprendizagem sobre as ações antrópicas no meio ambiente e suas consequências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Nelson Jorge Carvalho Batista - Integrante / Francisco Honeidy Carvalho de Azevedo - Integrante / Francisco Adalberto do Nascimento Paz - Integrante / Gilberto de Araújo Costa - Integrante / Giancarlo da Silva Sousa - Integrante / Jairelda Sousa Rodrigues - Integrante / Debora de Alencar Franco Costa - Integrante / Raimundo Nonato Cardoso Miranda Júnior - Integrante / Tonny Kerley de Alencar Rodrigues - Integrante.
-
2018 - 2020
Efeitos do extrato da Ximenia americana associada a corticoide e exercício aeróbio no tratamento de DPOC induzida em ratos, Descrição: Projeto visa o efeito combinado do extrato da X.americana e corticoide no fluxo de células infamatórias da região pulmonar bem como na arquitetura do parênquima pulmonar. Financiamento PIBIC/UESPI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Francisco Aldo Rodrigues Junior - Integrante / Carlos Henrique da Silva Franco - Integrante / Maria Eduarda Carvalho Santos de Araújo - Integrante.
-
2018 - 2020
Utilização da Ximenia americana para o tratamento de asma induzida em Rattus norvegicus, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Caroline Rodrigues de Barros Moura - Integrante / Thaisa Lima Riedel - Integrante.
-
2015 - 2017
Efeitos da fotobiomodulação nas alterações extrapulmonares ocasionadas pelo enfisema experimental em Rattus novergicus, Descrição: O projeto visa inicialmente ocasionar enfisema pulmonar em ratos, utilizando papaína. Após a indução do processo inflamatório os animais serão tratados com laser de baixa potência e se verificará a ação da terapia com laser de baixa potencia promove ações nas comorbidades decorrentes do enfisema pulmonar. As análises da inflamação serão dadas pela contagem total e parcial de células do lavado bronco alveolar, análise da histologia pulmonar e a dosagem de CPKmb para a avaliação da lesão cardíaca. Projeto com bolsa PIBIC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / Antonio Luis Martins Maia Filho - Integrante / Leonardo de Melo Rodrigues - Integrante / Valdiléia Teixeira Uchoa - Integrante / JOAO BATISTA RAPOSO MAZULLO FILHO - Integrante / AIRTON MENDES CONDE JUNIOR - Integrante.
-
2015 - 2016
Avaliação do potencial do extrato de Anadenanthera colubrina no tratamento de enfisema pulmonar experimental em Rattus novergicus, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo de inflamação pulmonar experimental em ratos, como o uso de papaína. O tratamento dos animais será com o extrato da casca do angico vermelho, Anadenanthera colubrina, de forma inalatória comparada com corticoides clássicos no tratamento de enfisema. Outra etapa será a avaliação do potencial genotóxico do referido extrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Antonio Luis Martins Maia Filho - Integrante / Vinicius Duarte Pimentel - Integrante / Charllyton Luis Sena da Costa - Integrante., Financiador(es): Faculdade Santo Agostinho - Bolsa.
-
2015 - 2016
Análise da ação do gel da casca do cajueiro (Anacardium occidentale l.) associado ao ultrassom na cicatrização de feridas cutâneas, Descrição: O projeto visa analisar a ação do gel da casca de caju associado ao uso do ultra som na cicatrização de feridas cutâneas em ratos. A avaliação de tecidos da pele e da resistência cicatricial serão utilizadas para a análise dos resultados. Financiamento PIBIC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / Renata Andressa Alves Furtado - Integrante / Antônio Luiz Martins Maia Filho - Integrante / Valdiléia Teixeira Uchoa - Integrante.
-
2014 - 2016
Reabilitação neuromuscular, Descrição: Estuda a ação do Laser de baixa potência e Ultrassom pulsado, associado ou não como fitoterápicos no tratamento de lesões neuromusculares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / Antonio Luis Martins Maia Filho - Integrante.
-
2012 - 2015
ANÁLISE GENOTOXICOLÓGICA DA FRAÇÃO LIPÍDICA DE Ovis aries, Descrição: Projeto do programa de iniciação científica PIBUC/UESPI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / ANA PAULA DE SOUSA GOMES - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
-
2012 - 2014
LASERTERAPIA DE BAIXA POTENCIA NO TRATAMENTO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM (Ratuuts norvegis) OCASIONADO PELO USO DA PAPAÍNA., Descrição: Estudo da inflamação pulmonar experimental ocasionada pela papaína aplicada em pulmões de ratos e tratadas com LASER de baixa intensidade, sendo observado o comportamento das células inflamatórias, mediadores inflamatórios e estresse oxidativo além de produção de muco e colágeno na histologia pulmonar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / KHETYMA MOREIRA FONSECA - Integrante / ANA PAULA DE SOUSA GOMES - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
-
2012 - 2013
ESTUDO DA INFLAMAÇÃO PULMONAR EXPERIMENTAL EM RATOS, Descrição: Estudo da inflamação pulmonar experimental ocasionada pela fumaça de cigarros inaladas de forma passiva e tratada com Laser de baixa intensidade, observando o comportamento das células inflamatórias, mediadores inflamatórios e do estresse oxidativo. Além da terapia com laser, também há o tratamento como fitoterápicos comparados a tratamento farmacológico. Os resultados são mostrados pela contagem total e diferenciada de células do BAL, histologia e morfometria pulmonar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / José Lopes Pereira Junior - Integrante / Adison Pereira Santos Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
-
2011 - 2012
TRIAGEM NEONATAL EM TERESINA: LEVANTAMENTO GERAL DE AFECÇÕES DIAGNOSTICADAS PELO TESTE DO PEZINHO NA APAE DE TERESINA DO BAIRRO PIÇARRA, Descrição: Projeto de iniciação científica programa PIBIC/UESPI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador / José Lopes Pereira Junior - Integrante / Maria da Conceição do Nascimento Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Bolsa.
-
2009 - 2011
USO DE UM PROTOCOLO DE ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR EM PACIENTES CRÍTICOS, Descrição: Os pacientes críticos internados nas unidades de terapia intensiva (UTI) evoluem com declínio funcional pois não conseguem manter o nível de contração muscular necessária para manter a integridade dos mesmos. A eletroestimulação pode gerar contração muscular útil mesmo sem o estimulo do sistema nervoso central pois despolariza as fibras musculares gerando movimento. Trata-se estudo clínico, prospectivo, randomizado, controlado que visa: avaliar a segurança, viabilidade e eficácia de um protocolo de eletroestimulação neuromuscular na UTI; observar o tempo de permanência do paciente em ventilação mecânica; verificar o tempo de internação dos pacientes na UTI; observar o tempo de reinternação e mortalidade dos pacientes na UTI; observar os efeitos da contração muscular no corpo humano e sistemas através de biomarcadores. Os pacientes são submetidos à Eletroestimulação nos membros inferiores e a modulação da corrente será ajustada a partir da cronaxia e reobase o que permitirá maior eficácia e segurança no tratamento. Os pacientes admitidos na UTI sedados e em VM serão eletroestimulados a partir do momento de entrada no protocolo até a alta da unidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Integrante / Antonio Luis Martins Maia Filho - Integrante / Nelson Jorge Carvalho Batista - Integrante / JOAO BATISTA RAPOSO MAZULLO FILHO - Coordenador.
-
1996 - 1997
Macromalacofauna bêntica da região costeira das praias Pedra do Sal e Coqueiro no Estado do Piaui, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wellington dos Santos Alves - Coordenador.
Prêmios
2023
3o lugar na modalidade Resumo Expandido., 12º Congresso Norte-Nordeste de Medicina Laboratorial/Instituto GPI.
2023
MELHOR TRABALHO DO GT 37 - USO DE SINAIS BIOMÉDICOS PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO EM SAÚDE, 1° CONGRESSO INTERNACIONAL CIÊNCIA E SOCIEDADE (CICS).
2019
MENÇAO HONROSA, 1ST FRANCE-BRAZIL MEETING ON NATURAL PRODUCTS.
2018
3º MELHOR TRABALHO MODALIDADE POSTER, IX CONGRESSO NORDESTINO MÉDICO ACADÊMICO-COMANE.
2011
Láurea de melhor trabalho na modalidade PÔSTER, IV Congresso Piauiense de Biomedicina.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro titular do CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais.
2015 - Atual
Faculdade Santo AgostinhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Ética no uso de Animais
2006 - Atual
Faculdade Santo AgostinhoVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
04/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade Santo Agostinho - FSA.,Linhas de pesquisa
-
08/2007
Ensino, Bacharelado em Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do exercicio
-
01/2007
Ensino, Bacharelado em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celulrar
-
01/2006
Ensino, Bacharelado em Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Histologia e Embriologia, Biologia Celular e Genética
2024 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do quadro permanente e orientador
Outras informações:
Professor do quadro docente permanente e orientador do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal UECE/UESPI.
2023 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto do PROFBIO Local, Carga horária: 4
2022 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor do PRIL, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Lic.Ciências Biológicas
Outras informações:
Professor do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL) onde ministra disciplinas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em vários polos da UESPI que oferecem o programa, nas cidades de Oeiras, Simões, Piripiri e Bom Jesus.
2021 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT:
2021 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do NIT -Núcleo de Inovação Tecnológica, Carga horária: 3
Outras informações:
Membros do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, representante , representante da Grande Área de Ciências Biológicas.
2018 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Mestrado Profissional em Biologia - PROFBIO/UESPI
2006 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das disciplinas:
Genética e evolução para Fisioterapia
Fisiologia do exercício para Fisioterapia
Anatomia Humana para Biologia
2004 - 2006
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2000 - 2000
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor das disciplinas: Bioestatística, Zoologia dos vertebrados e Métodos e técnicas em Biologia.
Atividades
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA.,Linhas de pesquisa
-
01/2006
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
09/2004 - 12/2006
Ensino, Bacharelado em Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular e Molecular
2000 - 2006
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1998 - 1999
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
1996 - 1998
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 10
1994 - 1995
Universidade Federal do PiauíVínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação.,Atividade de extensão realizada, Curso de Ecologia para professores leigos em Beneditinos - Piaui.
-
01/1996
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Natureza.,Linhas de pesquisa
-
01/1994
Estágios , Centro de Ciências da Saúde.,Estágio realizado, Estagio no laboratório de Microbiologia onde foi realizado, também, treinamento em lavagem, preparo e esterilização de materiais e reações imunoenzimáticas em materiais fecais.
2016 - 2022
Colégio São Francisco de Sales - DiocesanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Depart de Biologia e Ciências, Carga horária: 5
2005 - 2022
Colégio São Francisco de Sales - DiocesanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 9
2024 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Docente Permanente, Enquadramento Funcional: Professor do quadro permanente e orientador
Outras informações:
Possui vínculo de docente permanente com Programa Profissional de Pós-Graduaçãoem Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec), na modalidade de Programa Profissional emassociação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wellington dos Santos Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?