Diêgo Rocha Leite Madureira

Possui graduação em Sistemas de Informação (2012) pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Pós-Graduação em Tecnologia para Aplicações WEB (2014) pela Universidade Norte do Paraná e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/2021) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Informação. Comunicativo e ágil na aprendizagem, destaco-me pela habilidade de trabalho em equipe e assimilação rápida de novos conceitos. Conto com mais de 16 anos de experiência, tanto no cenário profissional em instituições de grande porte quanto na docência como professor/tutor em cursos de Tecnologia da Informação.Portfólio: https://diegomadureira2007.github.io/Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diêgo-r-madureira-19025711b/

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

2019 - 2021

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Propriedade Intelectual em rograma de computador: Análise dos registros de softwares das universidades públicas da região Nordeste do Brasil, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Gustavo Pereira da Cruz
Coorientador: Marcelo Ossamu Honda.

Especialização em Tecnologias para Aplicações WEB

2013 - 2014

Universidade Norte do Parana
Título: SISTEMA GERENCIAL DE PRODUTOS DE INFORMÁTICA (SISGEPI)
Orientador: Bruno Pereira Bodelão

Graduação em Sistemas de Informação

2009 - 2012

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE ITABUNA
Título: SiSGEPI - Sistema Gerencial de Produtos de Informática
Orientador: Pedro do Santos Borges

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

AÇÃO FRATERNAL DE ITABUNA

Formação complementar

2020 - 2020

Gestão da Criatividade. (Carga horária: 4h). , Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, ENPI, Brasil.

2019 - 2019

CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. (Carga horária: 75h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2018 - 2018

O Jeito Disney de Encantar Clientes. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2018 - 2018

Profissional de Alto Desempenho. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2018 - 2018

Cobrança nas Pontas para Staff de Polos. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2018 - 2018

Foco no Reultado. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2018 - 2018

Módulo 3-Prática Pedagógica e Téc. para a Tutoria na Modalidade a Distância. (Carga horária: 15h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2018 - 2018

Planejamento de Rotina. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

Formação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

Modelo Acadêmico EAD - Módulo II. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

Módulo 1 - A Modalidade EAD e suas Especificidades. (Carga horária: 15h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

Módulo 2 - A Tutoria e o Papel do Tutor. (Carga horária: 10h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2017 - 2017

Modelo Acadêmico EAD - I. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa Kroton, KROTON, Brasil.

2012 - 2012

HyperText Markup Language - HTML. (Carga horária: 15h). , Treina WEB cursos, TREINA WEB, Brasil.

2009 - 2009

Programação WEB COM PHP E MYSQL. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Montagem e Manutenção de Computadores e Redes. (Carga horária: 96h). , Microlins - Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Sistemas.

Organização de eventos

MADUREIRA, D. R. . INTRODUÇÃO TECNOLÓGICAS EM CALL CENTER. 2016. (Outro).

MADUREIRA, D. R. . NOVAS TECNOLOGIAS EM AMBIENTE EMPRESARIAL. 2016. (Outro).

MADUREIRA, D. R. . UTILIZAÇÃO INOVADORAS DOS SISTEMAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2016. (Outro).

MADUREIRA, D. R. . I Simpósio Brasileiro da Pupunha. 2011. (Congresso).

MADUREIRA, D. R. . Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen. 2011. (Congresso).

MADUREIRA, D. R. . II Congresso Brasileiro de Heveicultura. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Semana DevSuperior. 2020. (Outra).

VI ENPI - Encontro Nacional De Propriedade Intelectual. 2020. (Congresso).

Chocolate do Sul da Bahia e Propriedade Intelectual. 2019. (Outra).

Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas. 2019. (Outra).

O Perfil do Profissional de Sistemas de Informação. 2011. (Outra).

Competências Essenciais na Arte de Inovar. 2010. (Outra).

PGDay. 2010. (Seminário).

IX Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe. 2009. (Congresso).

IX Semana de Informática da UESC. 2009. (Congresso).

O Profissional e a Profissão de Sistemas de Informação. 2009. (Outra).

Seminário de Integração Digital - Criatividade e Inovação. 2009. (Seminário).

Ciclo de Palestras, do Programa de Encaminhamento ao Mercado de trabalho. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daniel Lacerda; Felipe Silva; Joana Yuriko; Julia Yumi

SOUZA, D. L. F.; MOURA, F. S.; FRANZ, J. Y.; FRANZ, J. Y.;MADUREIRA, D. R.. OTIMIZAÇÃO NA GESTÃO DE ESTÁGIOS: Um estudo de caso na Maternidade Darcy Vargas, na cidade de Joinville. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário SENAI/SC, UniSENAI.

Orientou

ANNA JULIA ROSA

AFTERLIFE: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE DADOS PRIVADOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Centro Universitário SENAI/SC, UniSENAI; Orientador: Diêgo Rocha Leite Madureira;

Produções bibliográficas

  • MADUREIRA, D. R. ; HONDA, M. O. . Cartilha da Propriedade Intelectual - Vol. 1 - Em Busca da Assinatura Digital. Ilhéus: EDITUS, 2022 (Propriedade Intelectual - Registro de software).

  • MADUREIRA, D. R. ; HONDA, M. O. ; CRUZ, G. P. . Cartilha da Propriedade Intelectual - Vol. 2 - Em Busca do Registro. Ilhéus: EDITUS, 2022 (Propriedade Intelectual - Registro de software).

Outras produções

MADUREIRA, D. R. . Big Game Survey. 2020.

MADUREIRA, D. R. . www.diegomadureira.com.br. 2013; Tema: Divulgação dos trabalhos e Curriculum. (Site).

Prêmios

2019

Professor homenageado, Formandos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, UNOPAR.

2018

Professor homenageado, Formandos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, UNOPAR.

2017

Professor homenageado, Formandos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, UNOPAR.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Centro Universitário Sociesc de Joinville-SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior

Outras informações:
Atuação como Professor de Ensino Superior nos cursos de TI Computação, lecionando disciplinas relacionadas à programação, modelagem e segurança de sistemas. Experiência na condução de aulas teóricas e práticas, desenvolvendo habilidades técnicas em áreas como Lógica de Programação, Linguagem C, Programação Orientada a Objetos, JAVA, MySQL e Modelagem/Arquitetura de Software.

2023 - Atual

Centro Universitário SENAI/SC, UniSENAI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior

Outras informações:
Docente dos Seguintes cursos:Análise e Desenvolvimento de sistemas (2023)Mecatrônica Industrial (2024)Ministrar aulas para as seguintes temáticas:Algoritmos e Lógica de Programação (Java e Python);Programação 1 (JAVA)Programação 2 (JAVA - Com orientação a Objetos)

2023 - Atual

SOLUTIC GROUP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas

Outras informações:
Atendimento com exclusividade ao cliente: PETROBRAS;- Análise e tratamento de dados;- Análise dos sistemas utilizados pelo cliente;- Gestão e organização gerencial com temas relacionado aos dados tratados;- Participação e gerenciamento em projetos de inovações de interesse do cliente.

2022 - 2023

Tigre S.A. Tubos e Conexões

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto de Sistemas WEB

Outras informações:
- Responsável por arquitetar melhorias e novas soluções em projetos WEB/MOBILE;- Sustentação em sistemas ativos e propor novas soluções técnicas;- Líder em iniciativas de projetos de software Web/Mobile que envolvem os países: Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Argentina, Paraguai, Peru, Chile, Uruguai e Bolívia;- Responsável por intermediar as solicitações do Cliente / Negócio para a equipe de desenvolvimento utilizando metodologias ágeis (Scrum/Kaban);- Solução e desenvolvimento em softwares com integrações que envolvem (SAP, Oracle, AWS, Azure, Business Intelligence - BI);- Tratamento/Análise/Integração de dados.

2016 - 2020

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 9

Outras informações:
Tutor Presencial do Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas.Acompanha Presencialmente no polo o processo de ensino e aprendizagem do aluno, responsável pelo registro de frequência dos alunos, aplicação das provas e acompanhamento das atividades de práticas e pedagógicas, orientação aos alunos das tecnologias utilizadas no curso, orientação dos trabalhos de desenvolvimento de novos softwares.

2015 - 2021

Tel Telemática e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista da Tecnologia da Informação, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista Local, Responsável por todos os equipamentos de TI, Manutenção em Computadores, Rede, Telefonia IP, Servidor de arquivos, Active Directory, Controle dos equipamentos da empresa, Suporte Remoto, Aplicação de novas tecnologias em Call Center, Testes e análise de novos projetos.

2015 - 2015

IEPROL ? Instituto de Educação Profissional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Informática Básica da Turma de Segurança do Trabalho, abordando temas recorrentes em concursos e processos seletivos

2013 - 2014

Penalty

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente da Tecnologia da Informação Junior, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista Local da unidade da Bahia (Itabuna e Itajuípe), Responsável por todos os equipamentos de TI, Manutenção em Computadores, Rede, Telefonia Voip e Analógica, Servidor de arquivos, Active Directory, Controle dos equipamentos da empresa, Atendimento N2 (RITM), Suporte Remoto, Ministrar cursos e aulas de Informática na atualização de sistemas e para novos funcionários, Supervisão de novos funcionários.

2009 - 2010

Penalty

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágio de TI, Carga horária: 30

Outras informações:
Analista Local, Responsável por todos os equipamentos da Tecnologia da Informação, Manutenção em Computadores, Rede, Telefonia Analógica, Controle dos equipamentos da empresa, Atendimento N2 (RITM), Suporte Remoto, Ministrar cursos e aulas de Informática na atualização de sistemas e para novos funcionários.

2015 - 2015

Cable Com. Telecomunicações Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 44

Outras informações:
Técnico Responsável por todos os equipamentos de TI, Manutenção em Computadores, Rede, Distribuição de internet para clientes, Servidor de arquivos, Active Directory, Controle dos equipamentos da empresa, Suporte Remoto.

2010 - 2012

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: : Estágio de Analista de TI, Carga horária: 30

Outras informações:
Analista Local, Responsável por todos os equipamentos da Tecnologia da Informação, Manutenção em Computadores, Rede, Controle dos equipamentos da empresa, Atendimento N2, Supervisão de novos funcionários.