Sandra Therezinha Rossitto

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1998) e graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Nove de Julho (2012). Atualmente é gerente de laboratório - Medlab Produtos Diagnósticos Ltda. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Microbiologia, Controle e Garantia da Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Microbiologia

2003 - 2004

Faculdades Oswaldo Cruz

Especialização em Parasitologia

1999 - 2001

Laboratório de Investigação Médica Parasitologia do Hospital das Clínicas d
Orientador: Prof. Dr. Vicente Amato Neto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Graduação em Farmácia e Bioquímica

2007 - 2012

Universidade Nove de Julho

Graduação em Biomedicina

1995 - 1998

Universidade de Mogi das Cruzes

Formação complementar

2013 - 2013

Curso Estimativa de Incerteza de Medição de Ensaio. (Carga horária: 24h). , Luis Antonio Salomão Consultoria.

2013 - 2013

Curso Controle de Qualidade de Ensaios Físico-quím. (Carga horária: 8h). , Luis Antonio Salomão Consultoria.

2009 - 2009

Curso Validação, Ensaio e Aprovação de Relatórios. (Carga horária: 8h). , União Farmacêutica de São paulo - Unifar.

2009 - 2009

Curso Metrologia Básica e Interpretação de Certifi. (Carga horária: 8h). , União Farmacêutica de São paulo - Unifar.

2009 - 2009

Curso de Gerenciamento de Laboratório. (Carga horária: 300h). , Farmoquímica Consultoria.

2005 - 2005

Curso Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 24h). , Centro de Educação Profissional.

2005 - 2005

Curso Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 24h). , PAJ Morel Conslultoria.

2004 - 2004

: NBR ISO/IEC 17025 A norma da Qualidade em Labo. (Carga horária: 24h). , Isolab.

2003 - 2003

Curso: Formação de auditores internos da qualidade. (Carga horária: 24h). , IDEQ.

2003 - 2003

Curso: Sistema de gestão da qualidade ISO 9001:20. (Carga horária: 24h). , IDEQ.

1999 - 1999

Curso de Introdução à Ciência de Animais de Labora. (Carga horária: 8h). , Centro de Bioterismo da DTAEP-Faculdade de Medicina da USP.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos/Especialidade: Controle de Qualidade.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise Toxicológica.

Participação em eventos

Microbiologia de Lodos Ativados e Lagoas Aeradas. 2003. (Seminário).

Controle de contaminação microbiológica. 2002. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • Bernardes Neto, Maximino ; ROSSITTO, S. T. . Validação de sistema de água purificada (PW e WFI): a visão de um laboratório de análises científicas. Validação de sistema de água purificada (PW e WFI): a visão de um laboratório de análises científicas , v. 12, p. 96, 2002.

  • Amato Neto, V ; Marchi, CR ; ROSSITTO, S. T. ; Dias, MD ; Levi, GC . Apreciação sobre prova rápida imunocromatrográfica para diagnóstico da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Revista Brasileira de Clinica e Terapeutica , v. 26, p. 13, 2000.

Histórico profissional

Experiência profissional

2001 - 2001

DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Imunologia., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades executadas Vivência em controles: de estoques e qualidade Realização de ensaios imunológicos, provas reumáticas e testes de hipersensibilidade á medicamentos por automação. Manuseio e controle de equipamentos para a realização de ensaios de Nefelometria (BNII DADE BERING), Alergias: Pharmacia (Autocap, Robocap, Fluoroassay), Drogas: (TDX ABOTT).

2001 - Atual

Medlab Produtos Diagnósticos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades executadas 12 anos de experiência na área de Garantia e Controle de Qualidade Experiência no Gerenciamento de Laboratórios de Controle de Qualidade, sendo responsável pelos laboratórios Microbiológico, Biológico, Toxicológico, Físico-químico e Biotério, áreas de Lavagem de materiais, Recepção de Amostras e Coleta equipe multidisciplinar composta por 33 colaboradores. Responsável por tomada de decisões, gerenciamento de pessoal, planejamentos estratégicos, elaboração de indicadores de desempenho, hierarquicamente respondendo diretamente ao diretor. Vivência na manutenção e implantação de normas e legislações como ISO 9001/2000, 17025, BPL Boas Práticas de Laboratório (Anvisa e Inmetro), BPF (RDC210), ISO 14000. Conquista de Credenciamentos ISO 9001/2000 e Habilitações ISO 17025 e BPL - Boas Práticas de Laboratório junto à ANVISA e participação credenciamento INMETRO. Conhecimento de normas específicas para produtos médico-hospitalares como ISO 10993, ISO 11137, ISO 11737, dentre outras. Análise Crítica de Pedidos e Propostas para a realização de ensaios /indicação de ensaios a serem realizados para registro de produtos junto a órgãos federais. Assessoria a clientes internos e externos esclarecendo dúvidas técnicas e auxiliando na resolução de problemas analíticos. Vivência na aplicação das ferramentas da qualidade: investigação e monitoramento de não conformidades, ações corretivas e preventivas, tratamento de reclamações, atendimento ao cliente. Sólida vivência no gerenciamento, elaboração e controle de documentos, elaboração de procedimentos operacionais padrão, metodologias de ensaio e instruções de trabalho. Ministrante de cursos internos e externos técnicos e qualidade. Sólida experiência na realização e monitoramento de auditorias internas e Qualificação de Fornecedores. Gerenciamento de Equipamentos: aquisição e instalação de novos equipamentos, implantação de sistemática para gerenciamento de manutenções p