João Carlos Pereira da Silva
Possui graduação (2014) e mestrado (2017) em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de filosofia da SEEDUC no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em história da filosofia, atuando principalmente nos temas epistemologia e ceticismo antigo. É autor da dissertação de mestrado "Por uma leitura ciceroniana de Sócrates, Platão e o Ceticismo da Nova Academia", e membro do Zétesis - Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Tradição.
Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Alice Bitencourt Haddad
Mestrado em Filosofia
2015 - 2017
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Por uma leitura ciceroniana de Sócrates, Platão e o Ceticismo da "Nova Academia",Ano de Obtenção: 2017
Alice Bitencourt Haddad.Palavras-chave: apreensibilidade (katálepsis); representação apreensiva (phantasía kataleptiké); isostenia; suspensão do juízo (epokhé).Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Graduação em Filosofia
2011 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: TERÁ O PARADOXO SOCRÁTICO RELAÇÃO COM O CETICISMO? A BUSCA POR UMA JUSTIFICAÇÃO POSSÍVEL PARA O CONHECIMENTO
Orientador: Alice Bitencourt Haddad
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Participação em eventos
III Semana de Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ.O que sabe o mais sábio, que não sabe nada?. 2017. (Seminário).
IV Seminário Zétesis de Filosofia Antiga: ?Os gregos e seus leitores: a leitura do texto filosófico antigo?.Arcesilau, um socrático leitor de Platão: considerações sobre os Acadêmicas de Cícero e a relação do ceticismo acadêmico com a dialética socrático-platônica. 2017. (Seminário).
II Simpósio de Filosofia Antiga da UFRRJ: Os sofistas e sua recepção.Relativismo e Ceticismo: Argumentos comuns em favor da dúvida. 2016. (Simpósio).
XVII Encontro Nacional da ANPOF.O ceticismo acadêmico e a critica ao assentimento do juízo na epistemologia estoica. 2016. (Encontro).
III Seminário Zétesis de Filosofia Antiga: ?Os homens, a cidade e o mundo?.O legado platônico em disputa na Academia: estoicismo e ceticismo. 2015. (Seminário).
II Seminário de Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ.O problema do assentimento do juízo e da evidência da representação na teoria estoica do conhecimento e a crítica cética ao dogmatismo. 2015. (Seminário).
II Seminário Zétesis de Filosofia Antiga: ?Conhecimento e Opinião na Antiguidade?.Sócrates e o ceticismo: será o homem que apenas sabe que nada, sabe um cético?. 2015. (Seminário).
Aula Inaugural do Prog. de Pós-Graduação em Filosofia d UFRRJ. 2014. (Outra).
Avaliação em Filosofia. 2013. (Outra).
I Congresso Internacional sobre Contratualismo Moral e Político na Contemporaneidade. 2013. (Congresso).
I Encontro PIBID-UFRRJ/Filosofia ? Mesa III, ?Qual é a linguagem da filosofia na sala de aula??. 2013. (Encontro).
I Encontro PIBID-UFRRJ/Filosofia ? Mesa IV, ?Textos Clássicos em sala de aula: explicação e/ou interpretação?. 2013. (Encontro).
I SEAFIL ? Semana Acadêmica dos Estudantes de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).A disputa entre a Retórica e a Dialética no diálogo Fedro, de Platão. 2013. (Seminário).
II Seminário Walter Benjamin. 2012. (Seminário).
Primer Congreso de la Sociedad Filosófica del Uruguay.. A IMPORTÂNCIA DA PERSUASÃO NA EDUCAÇÃO ATENIENSE: DA RETÓRICA À DIALÉTICA A PARTIR DO FEDRO DE PLATÃO. 2012. (Congresso).
1º Seminário de Filosofia da UFRRJ.O QUE FALTA À RETÓRICA PARA SER UMA TCHNE OU ARTE NO FEDRO DE PLATÃO ?. 2011. (Seminário).
Colóquio Ontologia e Ética.. 2011.. 2011. (Outra).
Congresso Internacional Imagem, Imaginação, Fantasia. Vinte anos sem Vilém Flusser. 2011. (Congresso).. 2011. (Congresso).
Para uma dialética (estética) da pós-história.. 2011.. 2011. (Simpósio).
Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência): Ontologia e Ética. 2011. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
SILVA, J. C. P. . Relativismo e Ceticismo: Argumentos comuns em favor da dúvida. In: Alice Haddad; Admar Cosdta; Cristiane A. de Azevedo; Francisco Moraes. (Org.). Poder, Persuasão e Produção de Verdade: a ação dos Sofistas. 1ed.Rio de Janeiro: NAU Editora, 2018, v. 1, p. 81-98.
-
SILVA, J. C. P. . Arcesilau, um socrático leitor de Platão: considerações sobre os Acadêmicas de Cícero e a relação do ceticismo acadêmico com a dialética socrático-platônica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . O que sabe o mais sábio, que não sabe nada?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . O legado platônico em disputa na Academia: Estoicismo e Ceticismo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . Relativismo e Ceticismo: Argumentos comuns em favor da dúvida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, J. C. P. . O ceticismo acadêmico e a critica ao assentimento do juízo na epistemologia estoica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. P. . O problema do assentimento do juízo e da evidência da representação na teoria estoica do conhecimento e a crítica cética ao dogmatismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . Sócrates e o Ceticismo: Será o homem que 'sabe apenas que nada sabe', um cético?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . Investigações Acerca da Influência Cética na Maiêutica Socrática no Teeteto de Platão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. P. . Sobre a Retórica e a Dialética no Fedro, de Platão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . A disputa entre a Retórica e a Dialética no Fedro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, J. C. P. . A Importância da Persuasão na Educação Ateniense: da Retórica à Dialética a partir do Fedro de Platão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. C. P. . O que falta à Retórica para ser uma Techné ou Arte no Fedro de Platão ?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, J. C. P. . Retórica e Dialética no Fedro de Platão.. 2013. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Uma introdução aos estudos do Ceticismo Antigo e suas origens, Descrição: Buscamos, por meio deste projeto, intensificar nossos estudos numa área da Filosofia pouco explorada, embora importante para a constituição dos estudos sobre o conhecimento. Nosso objeto é o Ceticismo Antigo, preferencialmente aquele representado por Sexto Empírico ? por ter uma obra de fácil acesso e descritiva da escola (ver, p. ex., Hipotiposes Pirrônicas, livro I, cap. 1-14). O Ceticismo é uma corrente de pensamento cuja origem é obscura. Diógenes Laércio (o autor do importante Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, escrito provavelmente na primeira metade do séc. III) encontra em Pirro um expoente e é em sua biografia que ele descreve os princípios e a finalidade da doutrina, embora o mesmo autor mencione outros alegados iniciadores da escola, tais como os poetas Homero, Arquíloco e Eurípides, e filósofos como Xenófanes e Zenão de Eleia, além de Demócrito, Empédocles e Platão, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Carlos Pereira da Silva - Integrante / Alice Bitencourt Haddad - Coordenador.
-
2011 - 2013
Retórica e Dialética no Fedro de Platão., Descrição: É sabido que Platão, no Fedro, busca definir o que é Dialética e Retórica, conceitos fundamentais para a compreensão do pensamento antigo, como um todo. No que se refere à dialética, embora não caiba tratar aqui das diversas reelaborações desse conceito ao longo do pensamento filosófico e político de Hegel, Marx, Adorno e tantos outros; cabe, no entanto, como tarefa de aluno de graduação, uma primeira aproximação da discussão, com a finalidade de, primeiro, identificar o que é dialética em Platão, segundo, diferenciar dialética e retórica e, por último, confrontar as definições encontradas no Fedro de Platão com àquelas apresentas pela Retórica de Aristóteles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Carlos Pereira da Silva - Integrante / Admar Almeida da Costa - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Colégio Estadual Barão do Rio BrancoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
2017 - Atual
Colegio e Curso Qualidade MaximaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Carga horária: 7
2015 - 2016
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40
2011 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Carlos Pereira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?