Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (2008). No ano seguinte à conclusão de graduação (2009), iniciou o curso de Especialização em Odontopediatria, na Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP) (2011). De 2010 a 2012, cursou Mestrado em Ciências, no programa de Odontopediatria, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP). De modo geral, as pesquisas realizadas durante o mestrado (2010-2012) buscavam avaliar os mecanismos envolvidos nas patologias pulpar e periapical, bem como processos da Osteoclastogênese. Durante o período em que cursou o mestrado, concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Pacientes Especiais, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP) (2011). Doutora em Ciências, no programa de Odontopediatria, na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP) (2015). A vivência clínico-laboratorial durante a formação científica permitiu adquirir experiência na área de Odontopediatria, Pacientes Especiais e Imunologia. Atualmente, é Professora Adjunta e chefe da disciplina de Odontopediatria, na Universidade de Pernambuco / UPE - Campus Arcoverde. Atuando também na Clínica Integrada de Atenção Básica em Saúde Bucal. Nas áreas de pesquisa e extensão, as orientações concentram-se em Psicologia infantil e traumatologia em Odontopediatria. No campo de gestão, atua na Setorial de Pesquisa, representando o campus de Arcoverde, além de participar do Núcleo de Telessaúde e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade de Pernambuco, campus Arcoverde.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Odontopediatria

2012 - 2015

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Título: PAPEL DA VIA CICLO-OXIGENASE NA INFLAMAÇÃO E REABSORÇÃO ÓSSEA PERIAPICAL INDUZIDAS PELO LIPOPOLISSACARÍDEO BACTERIANO
Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: lesão periapical; ciclooxigenase-2; anti-inflamatório; RANK; RANKL; OPG. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Ciências da Saúde. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria.

Mestrado em Odontopediatria

2010 - 2012

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Título: Ciclooxigenase-2 modula in vivo mediadores da osteoclastogênese e genes envolvidos no metabolismo ósseo.,Ano de Obtenção: 2012
Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ciclooxigenase-2; osteoclastogênese; lesão periapical; metabolismo ósseo; indometacina.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Odontopediatria

2009 - 2011

Associação Odontológica de Ribeirão Preto
Título: Avaliação quantitativa da liberação de fluoretos em ionômero de vidro e resina odontológica.
Orientador: Paulo Nelson Filho

Aperfeiçoamento em Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais

2010 - 2011

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Título: Dental Findings and Dental Care Management in a Patient with Niemann-Pick Disease Type C. Ano de finalização: 2011
Orientador: Professora Drª Alexandra Mussolino de Queiroz

Aperfeiçoamento em Curso de Endodontia

2008 - 2008

Associação Brasileira de Odontologia - Seção Alagoas (AL)
Título: Casos Clínicos em Endodontia. Ano de finalização: 2008
Orientador: Inês Jacyntho Inojosa

Graduação em Odontologia

2003 - 2008

Universidade Federal de Alagoas
Título: Principais alterações orais prevalentes em pacientes idosos em diferentes municípios do Estado de Alagoas
Orientador: José Lécio Machado

Formação complementar

2013 - 2013

Treinamento Princípios de Biologia Molecular. (Carga horária: 16h). , Life Technologies, LIFE, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 144h). , Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FORP/USP, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais. (Carga horária: 306h). , Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FORP / USP, Brasil.

2008 - 2009

Atualização em Endodontia. (Carga horária: 288h). , Associação Brasileira de Odontologia - Seção Alagoas (AL), ABO-AL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Monitoria em Periodontia. (Carga horária: 471h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Monitoria em Odontopediatria. (Carga horária: 96h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Estágio Acadêmico / Prefeitura de Maceió. (Carga horária: 384h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Para Pacientes Portadores de Necessidades Especiais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Imunologia.

Organização de eventos

MEDRADO, J. G. B. ; RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA ; CARVALHO, M. V. ; SOUZA, P. H. S. ; FERREIRA, S. J. . II Jornada do Sertão de Pernambuco - II JOSPE. 2019. (Outro).

SANTOS, F. R. R. ; CARVALHO, M. V. ; FERREIRA, S. J. . Semana Universitária da Universidade de Pernambuco. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

III Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco. 2021. (Outra).

III Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco.Participação como avaliadora de trabalhos na III Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco. 2021. (Outra).

III Jornada Odontológica do Sertão de Pernambuco.AVALIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS DE CONTROLE DE COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA NO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE-PE. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?.AVALIAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS DE CONTROLE DE COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?.NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS ACERCA DOS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?.O LÚDICO NA ODONTOPEDIATRIA: LIDANDO COM O MEDO E A ANSIEDADE. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?.EFEITOS DA LASERTERAPIA EM PACIENTES COM MUCOSITE ORAL EM TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA O CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE. 2021. (Outra).

III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?,.Participação como avaliador(a) de trabalhos na III Semana Científica do Agreste Pernambucano ? ?A ciência integrada à sociedade em busca de novas perspectivas?, no período de agosto a setembro de 2021.. 2021. (Outra).

Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2021. (Outra).

Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE.Participação como avaliador de vídeo-pôster durante a Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, realizada online. 2021. (Outra).

V JAOU - Jornada Acadêmica de Odontologia UniCerrado.Participação em banca avaliadora de trabalhos no formato oral - CH: 6horas. 2021. (Outra).

XXV Encontro da Regional Nordeste da Faubai, XII Workshop Internacionalização Universitária - Cooperação internacional: Novos tempos, novas possibilidades. 2021. (Encontro).

Formação do Google Classroom. 2020. (Outra).

II Semana Científica do Agreste Pernambucano.CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA CONTROLE DO MEDO E ANSIEDADE DO PACIENTE ODONTOPEDIÁTRICO. 2020. (Outra).

II Semana Científica do Agreste Pernambucano.AVALIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA. 2020. (Outra).

II Semana Científica do Agreste Pernambucano.ESTUDO IN VITRO DAS PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DE ZIZIPHUS JOAZEIRO MART. FRENTE PATÓGENOS DE INTERESSE MÉDICO-ODONTOLÓGICO PRESENTES NA CAVIDADE ORAL. 2020. (Outra).

II Semana Científica do Agreste Pernambucano.CONSTRUÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE HISTOPATOLOGIA ORAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UPE CAMPUS ARCOVERDE. 2020. (Outra).

II Semana Científica do Agreste Pernambucano.PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INFANTIS ATENDIDOS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS ARCOVERDE. 2020. (Outra).

V Simpósio do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco. 2020. (Simpósio).

27 Congresso Brasileiro de Odontopediatria. Participante como avaliador de trabalhos no formato de painel.. 2019. (Congresso).

27 Congresso Brasileiro de Odontopediatria. 2019. (Congresso).

54ª Reunião da ABENO. 2019. (Outra).

54ª Reunião da ABENO.Participante como avaliador de trabalhos no formato de painel.. 2019. (Outra).

General Session & Exhibition of the IADR. Role of cyclooxigenase-2 in periapical bone resorption induced by lipopolisaccharide. 2015. (Congresso).

General Session & Exhibition of the IADR. Osteoclast activity in apical periodontitis is downmodulated by 5-lipoxygenase. 2015. (Congresso).

International Association for Dental Research. Role of Cyclooxygenase-2 in Periapical Bone Resorption Induced by Lipopolysaccharide. 2015. (Congresso).

IV Semana do bebê de Arcoverde e V Semana mãe coruja cuidando da criança.Educação em Saúde Bucal do Bebê. 2015. (Encontro).

Semana Universitária da Universidade de Pernambuco - UPE.Avaliador na Semana Universitária da Universidade de Pernambuco - UPE. 2015. (Encontro).

VI Congresso de Odontologia da Faculdade ASCES. Traumatismo dento-alveolar - Odontopediatria. 2015. (Congresso).

36 Jornada Odontológica de Ribeirão Preto. 2014. (Outra).

36 Jornada Odontológica de Ribeirão Preto.Avaliador dos trabalhos científicos na área de Odontopediatria - Modalidade Oral. 2014. (Outra).

36 Jornada Odontológica de Ribeirão Preto." A importância da Remoção Seletiva da Dentina Cariada da Prática Clínica". 2014. (Outra).

43 Annual Meeting and Exhibition of the AADR. Role of Cyclooxygenase-2 in Periapical Bone Resorption Signaling. 2014. (Congresso).

6 Simpósio do DAPE e 4 Simpósio do CAOPE.Membro da banca avaliadora de trabalhos científicos. 2014. (Simpósio).

30 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Investigação do papel da enzima ciclooxigenase-2 na reabsorção óssea periapical. 2013. (Congresso).

30 Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Papel da enzima 5-lipoxigenase na osteoclastogênese durante o desenvolvimento da lesão periapical experimental. 2013. (Congresso).

35ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - Curso: Cuidando de crianças com câncer: Como deve o odontopediatra proceder?. 2013. (Congresso).

35 Jornada Odontológica de Ribeirão Preto. Papel da enzima 5-lipoxigenase e inibidor MK886 na osteoclastogênese no desenvolvimento da lesão periapical experimental. 2013. (Congresso).

5 Simpósio do DAPE e 3 Simpósio do CAOPE.Displasia Fronto Nasal: Apresentação de caso clínico. 2013. (Simpósio).

III Encontro de Internacionalização do Campus USP de Ribeirão Preto. 2013. (Encontro).

International Association for Dental Research/IADR. Main characteristics of bruxism in children aged 4-10 years old. 2013. (Congresso).

34ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto - Curso "Traumatologia". 2012. (Congresso).

34ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto-USP. 2012. (Outra).

A importância da iniciação científica e do intercâmbio internacional para os alunos da Universidade de São Paulo. 2012. (Congresso).

XIV Congresso Interno de Pesquisa. Indometacina modula a expressão de genes envolvidos no metabolismo ósseo em resposta ao lipopolissacarídeo bacteriano. 2012. (Congresso).

Como restabelecer a estética do sorriso com os recursos da dentística - Happy Hour Científico. 2011. (Outra).

Como restabelecer a estética do sorriso com os recursos da estética - Happy Hour Científico. 2011. (Outra).

International Association for Dental Research/IADR. Inflammation, Osteoclastogenesis and MMP-9 are modulated by root canal therapy.. 2011. (Congresso).

Uso de imuno-histoquímica em pesquisa de tecido ósseo: princípios básicos. 2011. (Outra).

XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.Evaluation of Osteoclatogenesis and Matrix Metalloproteinase-9 Expression in Apical Healing Following Treatment. 2011. (Outra).

"Avaliação in vitro e in vivo da diferenciação e função de osteoclastos", ministrada pelo Prof. Dr. Ricardo Battaglino, do The Forsyth Institute/ Harvard University, e pela Profa. Dra. Leslie Morse, da Medical School, Harvard University. 2010. (Outra).

27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Avaliação quantitativa de liberação de fluoretos em ionômero de vidro e resina odontológica. 2010. (Encontro).

41 Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria. Tratamento alternativo via furca de Cisto Dentígero: relato de caso. 2010. (Congresso).

Curso Básico de Fotografia e Diagramação. 2010. (Outra).

Acidentes e complicações em exodontia. 2009. (Outra).

Planejamento estético integrado em dentes anteriores: Harmonizando o Sorriso. 2009. (Outra).

Projeto Futuro Profissional Colgate. 2008. (Outra).

Reaprendendo Endodontia. 2008. (Outra).

V Semana Acadêmica de Alagoas. 2008. (Encontro).

XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Relação entre Diabetes e Doença Periodontal. 2008. (Congresso).

XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. Alterações periodontais em pacientes com AIDS. 2008. (Congresso).

XXVIII Semana Odontológica de Alagoas. 2008. (Encontro).

Atualização em medicina periodontal, periodontia e dentística. 2007. (Outra).

Complicações Endodônticas. 2007. (Outra).

Endodontia sem Mito. 2007. (Outra).

Projeto futuro profissional Colgate. 2007. (Outra).

Traumatismo em dentes decíduos. 2007. (Outra).

VI Jornada Multidisciplinar do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes promovida pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUPAA/UFAL, com carga horária de 40horas.. 2006. (Outra).

XIV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia. 2006. (Congresso).

IV Jornada odontológica do CESMAC. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: MARCIO SANTOS DE CARVALHO

SILVA, F. W. G. P.;RIBEIRO SANTOS, FERNANDA REGINA; CARVALHO, F. K.; NUNES, A. M. M.. AUSÊNCIA DO RECEPTOR-1 DO FATOR DE NECROSE TUMORAL- ALFA INIBE A ATIVIDADE DE CLASTOS NA REABSORÇÃO DENTÁRIA FRENTE À INFECÇÃO ENDODÔNTICA EM CAMUNDONGOS. 2021. Dissertação (Mestrado em Odontopediatria) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aluno: Mónica Verónica Escalante Romero

SEGATO, R. A. B.; ANDRUCIOLI, M. C. D.; FERES, M. F. N.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA. "Elásticos ortodônticos intermaxilares dos tipos látex e não látex: quantificação de endotoxina bacteriana e avaliação da degradação de força, do diâmetro interno, da estrutura micromorfológica e da rugosidade superficial, in vitro". 2021. Dissertação (Mestrado em Odontopediatria) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aluno: Marina Torreão de Silveira

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; CARVALHO, M. V.; MEDRADO, J. G. B.. Análise morfológica e expressão imuno-histoquímica da MMP-9 e TIMP-3 após restaurações com resina autoadesiva.. 2018. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Dentística e Endodontia)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Stephanie Quintans da Rocha Pombo

CARVALHO, M. V.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; SILVA, C. H. V.. Avaliação da citotoxicidade induzida por géis clareadores de uso caseiro supervisionado e em consultório.. 2018. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Dentística e Endodontia)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Natália Gomes de Oliveira

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; CARVALHO, M. V.; GODOY, G. P.. Expressão das TNF-alfa e Cox-2 em dentes humanos restaurados com resina autoadesiva e sistema autocondicionante.. 2018. Dissertação (Mestrado em Odontologia (Dentística e Endodontia)) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Fernanda Maria Machado Pereira Cabral de Oliveira

RIBEIRO SANTOS, FERNANDA REGINA; SILVA, F. W. G. P.; SERRANO, K. V. D.. Alfabetização em Saúde Bucal: Interface Ensino Superior. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Odontopediatria) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aluno: Pollyana Rodrigues de Souza Araújo

CARVALHO, M. V.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; FERREIRA, S. J.. Expressão imunhistoquímica da MMP-8 e colágeno I, após o uso de materiais restauradores adesivos em dentes humanos.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: BRENDA SANTOS VIEIRA

VANDERLEI, K. M. H. O.;RIBEIRO SANTOS, FERNANDA REGINA; ANDRADE, N. S.. DIFICULDADES DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE MOLARES PERMANENTES EM PACIENTES INFANTIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Maísa Rodrigues de Andrade

VANDERLEI, K. M. H. O.;RIBEIRO SANTOS, FERNANDA REGINA; ANDRADE, N. S.. CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA DA UFS-LAGARTO SOBRE O PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: JAIANNE RODRIGUES QUEIROZ

MEDRADO, J. G. B.; BRANDAO, R. C. C.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA. O impacto das malocluões na qualidade de vida de crianças e adolescentes: revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Odontologia do Recife.

Aluno: Fernanda Gomes de Sa Carvalho

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; CARVALHO, M. V.; VANDERLEI, K. M. H. O.. Contribuição de atividades lúdicas para o controle do medo do paciente odontopediátrico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Hanna Militão Ferst

NASCIMENTO, P. L. A.; SANTIAGO, L. M.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA. Epidemiologia da cárie dentária e autopercepção de saúde bucal em adultos: revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Pedro Vinícius de Melo Alves

NASCIMENTO, P. L. A.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; MEDRADO, J. G. B.. Avaliação do protocolo para registro da evolução dos procedimentos em dentística na clínica escola da Universidade de Pernambuco Campus Arcoverde. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Joany Alaíde Alencar Carvalho

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; MEDRADO, J. G. B.; FERREIRA, S. J.. Avaliação da prevalência da respiração bucal em crianças de uma escola da rede pública do município de Arcoverde-PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Meiryanne Wêdja da Silva Pinheiro

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; CARVALHO, M. V.; SANTOS, M. E. M.. A importância da odontologia na apneia do sono: identificando os fatores de risco crânio-cervino-faciais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Olga Gomes Sampaio Novaes

CARVALHO, M. V.;RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; MEDRADO, J. G. B.. Levantamento epidemiológico dos pacientes atendidos no curso de odontologia do sertão do nordeste brasileiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco.

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; COELHO JUNIO, L. G. T. M.; LIMA, G. A.. Membro da Comissão local do Concurso Público à vaga da área de "ENDODONTIA" do curso de ODONTOLOGIA do Campus Arcoverede.. 2018. Universidade de Pernambuco.

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA; PAZ, A. M.; MOTTA, A. C. A.. Banca Avaliadora da Seleção Pública Simplificada de Docentes da Universidade de Pernambuco. 2021. Universidade de Pernambuco.

Orientou

Emille Kaline Herculano Pereira

CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE PÚBLICA DE ARCOVERDE - PE SOBRE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS EM PACIENTES INFANTIS; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);

Emanuelly Nunes Brito

ANÁLISE DO GRAU DE CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ODONTOLOGIA DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE - PE ACERCA DOS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS NAS DENTIÇÕES DECÍDUA E PERMANENTE; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);

Fernanda Gomes de Sa Carvalho

Contribuição de atividades lúdicas para o controle do medo e da ansiedade do paciente odontopediátrico; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

RALLANA KELVIA DE SOUZA E SILVA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INFANTIS ATENDIDOS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS ARCOVERDE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Maria Júlia dos Santos Silva

AVALIAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS DE CONTROLE DE COMPORTAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA NO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE/PE; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Emille Kaline Herculano Pereira

AVALIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA NO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE / PE; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Fernanda Gomes de Sa Carvalho

CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O CONTROLE DO MEDO E DA ANSIEDADE DO PACIENTE ODONTOPEDIÁTRICO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Igor Bassi Petean

Papel dos inibidores seletivo e não-seletivo da enzima ciclooxigenase-2 e da enzima 5-lipoxigenase no tratamento da lesão periapical experimental; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Geyson Galo da Silva

Cinética da Expressão da Enzima 5-Lipoxigenase na Lesão Periapical de Camundongos C57BL/6; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Renato Petille

Osteoclastogênese e Expressão de Metaloproteinases da Matriz na Reparação Apical e Periapical Pós-Tratamento de Canais Radiculares; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Laynara Mota dos Santos Malta

Monitoria voluntária do componente curricular INTRODUÇÃO À CLÍNICA ODONTOLÓGICA; 2021; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Maria Júlia dos Santos Silva

Monitoria voluntária do componente curricular INTRODUÇÃO À CLÍNICA ODONTOLÓGICA; 2021; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Emanuelly Nunes Brito

Monitoria voluntária do componente curricular INTRODUÇÃO À CLÍNICA ODONTOLÓGICA; 2021; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Emille Kaline Herculano Pereira

Monitoria voluntária do componente curricular ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I; 2021; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Fernanda Gomes de Sa Carvalho

Monitoria voluntária do componente curricular ODONTOPEDIATRIA no curso de BACHARELADO EM ODONTOLOGIA - CAMPUS ARCOVERDE; 2020; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Hanna Militão Ferst

Monitoria voluntária do componente curricular ODONTOPEDIATRIA no curso de BACHARELADO EM ODONTOLOGIA - CAMPUS ARCOVERDE; 2020; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Ana Lívia Alves de Sá Silva

Iniciação à docência: Introdução à Clínica Odontológica - uma abordagem sobre a importância da ambientação, biossegurança e manejo do paciente na Clínica de Atenção Básica em Saúde Bucal da Criança e do Adolescente II; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde;

Produções bibliográficas

  • PAULA-SILVA, FRANCISCO WANDERLEY GARCIA ; ARNEZ, MAYA FERNANDA MANFRIN ; DE CAMPOS CHAVES LAMARQUE, GIULIANA ; PETILLE, RENATO ; RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA ; DE SENA, MARINA FERNANDES ; NELSON-FILHO, PAULO ; DA SILVA, LÉA ASSED BEZERRA . Osteoclast formation, inflammation, and matrix metalloproteinase-9 are downregulated in bone repair following root canal treatment in dogs teeth. Clinical Oral Investigations , v. 25, p. 4699-4707, 2021.

  • RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA ; ARNEZ, MAYA FERNANDA MANFRIN ; DE CARVALHO, MARCIO SANTOS ; DA SILVA, RAQUEL ASSED BEZERRA ; POLITI, MARÍLIA PACÍFICO LUCISANO ; DE QUEIROZ, ALEXANDRA MUSSOLINO ; NELSON-FILHO, PAULO ; DA SILVA, LÉA ASSED BEZERRA ; FACCIOLI, LÚCIA HELENA ; PAULA-SILVA, FRANCISCO WANDERLEY GARCIA . Effect of non-steroidal anti-inflammatory drugs on pulpal and periapical inflammation induced by lipopolysaccharide. Clinical Oral Investigations , v. 25, p. 6201-6209, 2021.

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; ARNEZ, M.F.M. ; ALMEIDA JUNIOR, L. A. ; CARVALHO, F. K. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . Root canal contamination or exposure to lipopolysaccharide differentially modulate prostaglandin E 2 and leukotriene B 4 signaling in apical periodontitis. JOURNAL OF APPLIED ORAL SCIENCE (ONLINE) , v. 28, p. e20190699, 2020.

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, G. G. ; L. H. FACCIOLI ; PETEAN, I. B. F. ; ARNEZ, M.F.M. ; SILVA, L. A. B. . Periapical bone response to bacterial lipopolysaccharide is shifted upon cyclooxygenase blockage. JOURNAL OF APPLIED ORAL SCIENCE (ONLINE) , v. 27, p. e20180641, 2019.

  • VALÉRIO, R. A. ; SCATENA, C. ; SANTOS, F. R. R. ; ROMANO, F. L. ; QUEIROZ, A. M. ; PAULA-SILVA, F. W. G. . Frontonasal dysplasia: oral features, restorative and orthodontic dental treatment in a child. European Archives of Paediatric Dentistry (Print) , v. 13, p. 1-7, 2017.

  • ASSED BEZERRA SILVA, RAQUEL ; RIBEIRO SANTOS, FERNANDA REGINA ; CESAR CROPANESE SPADARO, AUGUSTO ; MORSELI POLIZELLO, ANA CRISTINA ; DE ROSSI, ANDIARA ; MOREIRA, MARILIA RODRIGUES ; NELSON-FILHO, PAULO . Profile of Fluoride Release from a Nanohybrid Composite Resin. Dentistry 3000 , v. 3, p. 1, 2015.

  • SENA, MARINA FERNANDES DE ; MESQUITA, KESSIA SUENIA F. DE ; SANTOS, FERNANDA REGINA R. ; SILVA, FRANCISCO WANDERLEY G. P. ; SERRANO, KRANYA VICTORIA D. . Prevalence of temporomandibular dysfunction in children and adolescents. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO) , v. 31, p. 538-545, 2013.

  • SILVA, L. S. ; SANTOS, C. N. ; RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA ; SANTO, A. S. M. ; OLIVEIRA, K. M. H. . Materiais obturadores em dentes decíduos: uma revisão de literatura. In: Luiz Renato Paranhos; Cláudia Sordi; Carla Patrícia H. A. R. César. (Org.). COLETÂNEAS EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020, v. X, p. 127-142.

  • SANTOS, F. R. R. ; SOUZA, P. H. S. ; CARTAXO, R. O. ; MAURICIO, H. A. ; CORREIA, T. C. ; LYRA, A. M. V. C. ; DUARTE FILHO, E. S. D. ; ARAUJO, F. A. C. ; SANTOS, F. S. M. ; VIDAL, H. G. ; MEDRADO, J. G. B. ; CARNUT, L. ; DONATO, L. F. A. ; COELHO JUNIOR, L. G. ; SANTOS, M. E. M. ; CARVALHO, M. V. ; PEIXOTO, R. F. ; FERREIRA, S. J. . Práticas Clínicas na Rede SUS: A experiência do curso de Odontologia da UPE campus Arcoverde. In: Fernanda Campos de Almeida Carrer; Gilberto Alfredo Pucca Júnior; Maria Ercília de Araújo. (Org.). SUS e Saúde Bucal no Brasil. 1ed.São Paulo: USP, 2019, v. , p. 76-81.

  • RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA ; VANDERLEI, K. M. H. O. ; SANTOS, C. N. ; FONTES, F. R. N. ; SANTOS, J. M. ; SANTO, A. S. M. . ALTERAÇÕES ORAIS EM CRIANÇAS COM MICROCEFALIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: Luiz Renato Paranhos; Cláudia Sordi; Carla Patrícia H. A. R. César. (Org.). Coletâneas em Saúde: Uma abordagem Multidisciplinar. 9ed.Uberlândia MG: Editora Assis, 2019, v. IX, p. 21-33.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. L. ; SILVA. Raquel Assed Bezerra da Silva ; SILVA, L. A. B. ; QUEIROZ, A. M. ; CARVALHO, F. K. . Tratamento Endodôntico conservador: Proteção Pulpar direta e pulpotomia. Protocolos Clínicos: Tratamento Endodôntico em Dentes Decíduos. 1ed.Ribeirão Preto: , 2015, v. 1, p. 59-73.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. W. G. P. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, G. G. ; PETEAN, I. B. F. . Role Of Cyclooxygenase -2 In Periapical Bone Resorption Signaling. In: AADR/CARD Annual Meeting, 2014, Charlotte/NC/EUA. Journal of Dental Research, 2014.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. W. G. P. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, G. G. ; PETEAN, I. B. F. . Role of Cyclooxygenase-2 In Periapical Bone Resorption Signaling. In: 43 Annual Meeting and Exhibition of the AADR, 2014, Charlotte, NC. Role of Cyclooxygenase-2 In Periapical Bone Resorption Signaling, 2014.

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Papel da enzima 5-lipoxigenase e seu inibidor MK-886 na osteoclastogênese no desenvolvimento da lesão periapical experimental. In: 35ªJornada Odontológica de Ribeirão Preto, 2013, Ribeirão Preto/SP. Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2013. p. 52-52.

  • SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, F. W. G. P. . Investigação do papel da enzima ciclooxigenase-2 na reabsorção óssea apical. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), 2013, Águas de Lindóia/SP. Brazilian Oral Research, 2013. v. 27. p. 173-173.

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, F. W. G. P. . Papel da enzima 5-lipoxigenase na osteoclastogênese durante o desenvolvimento da lesão periapical experimental. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), 2013, Águas de Lindóia/SP. Brazilian Oral Research, 2013. v. 27. p. 135-135.

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Inibidor de 5-lipoxigenase MK-886 modula a ativação de osteoclastos em resposta a contaminação dos canais radiculares. In: XV Congresso Interno de Pesquisa, 2013, Ribeirão Preto/SP. Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo, 2013. v. 25. p. 39-39.

  • SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Indometacina e celecoxibe modulam genes envolvidos na osteoclastogênese em resposta ao lipopolissacarídeo. In: XV Congresso Interno de Pesquisa, 2013, Ribeirão Preto/SP. Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirao Preto da Universidade de Sao Paulo, 2013. v. 25. p. 38-38.

  • SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; SILVA, G. G. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Cyclooxygenase-2 modulates in vivo the expression of markers of osteoclastogenesis and genes involved in bone metabolism in response to bacterial lipopolysaccharide. In: I Workshop de Odontopediatria, 2013, Ribeirão Preto/SP. Anais do I Workshop de Odontopediatria do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2013.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, G. G. ; PETEAN, I. B. F. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, F. W. G. P. . Indomethacin Modulates the Expression of Genes Involved in Bone Metabolism. In: 91st General Session & Exhibition of the IADR, 2013, Seattle/WA/EUA. Journal of Dental Research, 2013.

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . Expression of 5-Lipoxygenase and Cyclooxygenase-2 during Apical Periodontitis Development. In: 41st Annual Meeting & Exhibiton of the American Association for Dental Research, 2012, Tampa/FL/EUA. Journal of Dental Research, 2012. v. 91A.

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . Osteoclastogenesis Markers, Ciclooxygenase-2 and 5-Lipoxygenase Early Expression in Apical Periodontitis. In: International Association for Dental Research/IADR, 2012, Foz do Iguaçu. Journal of Dental Research, 2012. v. 91.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, G. G. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Indometacina modula a expressão de genes envolvidos no metabolismo ósseo em resposta ao lipopolissacarídeo bacteriano. In: XIV Congresso Interno de Pesquisa, 2012, Ribeirão Preto/SP. Anais da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2012.

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . In vivo expression of markers of osteoclastogenesis and genes involved in bone metabolism are modulated by Indomethacin in response to bacterial lipopolysaccharide. In: 4th European Workshop on Lipid Mediators, 2012, Paris. Book of abstracts of the 4th European Workshop on Lipid Mediators, 2012. p. 134-134.

  • LONGO, D. L. ; SILVA, F. W. G. P. ; QUEIROZ, A. M. ; SANTOS, F. R. R. . Drenagem de cisto dentígero via furca como tratamento alternativo em criança: relato de caso. In: 30 CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, 2012, São Paulo/SP. Anais do 30 CIOSP, 2012.

  • SANTOS, F. R. R. ; PETILLE, R. ; SENA, M. F. ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Inflammation, Osteoclastogenesis and MMP-9 are modulated by root canal therapy.. In: International Association for Dental Research/IADR, 2011, San Diego/CA - EUA. Journal of Dental Research, 2011. v. 20. p. 163-163.

  • SENA, M. F. ; SANTOS, F. R. R. ; RABELO, R.T.S. ; SILVA, R. ; SILVA. Raquel Assed Bezerra da Silva ; SILVA, L. A. B. . Physical/chemical analyses of CaOH2-based pastes in deciduos and permanent teeth.. In: International Association for Dental Research/IADR, 2011, San Diego/CA/EUA. Journal of Dental Research, 2011. v. 20. p. 167-167.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. W. G. P. ; PETILLE, R. ; SENA, M. F. . Evaluation of osteoclatogenesis and matrix metalloproteinase-9 expression in apical healing following treatment. In: XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais da XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2011. p. 186-186.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. W. G. P. ; QUEIROZ, A. M. ; SERRANO, K. V. D. . Tratamento alternativo via furca de Cisto Dentígero: Relato de Caso. In: 41 Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, 2010, Campos do Jordão/SP. Anais eletrônicos do 1 Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, 2010.

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA. Raquel Assed Bezerra da Silva ; SPADARO, A. C. C. ; QUEIROZ, A. M. ; NELSON-FILHO, P. ; POLIZELLO, A. C. M. . Avaliação quantitativa da liberação de fluoretos em ionômero de vidro e resina odontológica. In: 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010, Águas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos da 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2010. p. 114-114.

  • ANDRADE, A.C.M. ; BANDEIRA, B.C. ; SANTOS, F. R. R. ; TAVARES,B.N.B. ; VASCONCELOS, M.A.T.C.L . Alterações Periodontais em Pacientes com AIDS. In: XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008, Salvador. Anais do XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008. p. 76-76.

  • AMARAL, A.G. ; SANTOS, F. R. R. ; JÚNIOR, A.B.S. ; TAVARES,B.N.B. ; VASCONCELOS, M.A.T.C.L . Relação entre Diabetes e Doença Periodontal. In: XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008, Salvador. Anais do XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, 2008. p. 80-80.

  • SANTOS, F. R. R. . Traumatismo dento-alveolar - Odontopediatria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, F. W. G. P. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, G. G. ; PETEAN, I. B. F. . Role of Cyclooxygenase-2 in Periapical Bone Resorption Signaling. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. . 'Displasia Fronto Nasal: Apresentação de caso clínico' - Apresentação oral em evento científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. . Síndrome Alcóolico Feta l- Apresentação oral em evento científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, G. G. ; PETEAN, I. B. F. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, F. W. G. P. . Indomethacin Modulates the Expression of Genes Involved in Bone Metabolism - Poster Session. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, FERNANDA REGINA R. ; PETEAN, I. B. F. ; SILVA, G. G. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . 'Cyclooxygenase-2 modulates in vivo the expression of markers of osteoclastogenesis and genes involved in bone metabolism in response to bacterial lipopolysaccharide' - Apresentação oral em evento científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Papel da enzima 5-lipoxigenase e seu inibidor MK-886 na osteoclastogênese no desenvolvimento da lesão periapical experimental - Apresentação Oral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Papel da enzima 5-lipoxigenase na osteoclastogênese durante o desenvolvimento da lesão periapical experimental - Apresentação em painel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, G. G. ; SILVA, F. W. G. P. . Investigação do papel da enzima ciclooxigenase-2 na reabsorção óssea periapical - Apresentação em painel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; PETEAN, I. B. F. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Indometacina e celecoxibe modulam genes envolvidos na osteoclastogênese em resposta ao lipopolissacarídeo - Apresentação em painel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETEAN, I. B. F. ; SANTOS, FERNANDA REGINA R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Inibidor de 5-lipoxigenase MK-886 modula a ativação de osteoclastos em resposta à contaminação dos canais radiculares - Apresentação em painel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; L. H. FACCIOLI ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, G. G. ; SILVA, F. W. G. P. . Indometacina modula a expressão de genes envolvidos no metabolismo ósseo em resposta ao lipopolissacarídeo bacteriano - Apresentação em painel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, FRANCISCO WANDERLEY G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . Osteoclastogenesis Markers, Cyclooxygenase-2 and 5-Lipoxygenase Early Expression in Apical Periodontitis - Oral session. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LONGO, D. L. ; SILVA, F. W. G. P. ; QUEIROZ, A. M. ; SANTOS, F. R. R. . Drenagem de cisto dentígero via furca como tratamento alternativo em criança: relato de caso - Apresentação em painel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, F. W. G. P. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, L. A. B. ; L. H. FACCIOLI . Expression of 5-Lipoxygenase and Cyclooxygenase-2 during Apical Periodontitis Development - Oral Session. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. . 'Saúde Bucal'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. R. R. ; SENA, M. F. ; PETILLE, R. ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . 'Inflammation, Osteoclastogenesis and MMP-9 Are Modulated by Root Canal Therapy' - Poster session. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SENA, M. F. ; RABELO, R.T.S. ; SANTOS, F. R. R. ; SILVA, R. ; SILVA, R. S. D. ; SILVA, L. A. B. . Physical chemical analyses of CAOH2 based pastes in deciduous and permanent teeth - Poster session. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; PETILLE, R. ; SENA, MARINA FERNANDES DE ; SILVA, L. A. B. ; SILVA, F. W. G. P. . Evaluation of osteoclastogenesis and matrix metalloproteinase-9 expression in apical healing following treatment - poster session. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; QUEIROZ, A. M. ; ROSSI, A. . Dental Findings and Dental Care Management in a Patient with Niemann-Pick Disease Type-C. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. R. R. . Ciclo de Palestras 2010 do Student Chapter USP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA, FRANCISCO WANDERLEY G. P. ; QUEIROZ, A. M. ; SERRANO, K. V. D. . Tratamento alternativo via furca de cisto dentígero: relato de caso - Apresentação em painel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; SILVA. Raquel Assed Bezerra da Silva ; SPADARO, A. C. C. ; QUEIROZ, A. M. ; NELSON-FILHO, P. ; POLIZELLO, A. C. M. . 'Avaliação quantitativa da liberação de fluoretos em iônomero de vidro e resina odontológica' - Apresentação em painel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, F. R. R. ; ANDRADE, A.C.M. ; BANDEIRA, B.C. ; TAVARES,B.N.B. ; VASCONCELOS, M.A.T.C.L . 'Alterações Periodontais em Pacientes com AIDS' - Apresentação em painel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARAL, A.G. ; JÚNIOR, A.B.S. ; SANTOS, F. R. R. ; TAVARES,B.N.B. ; VASCONCELOS, M.A.T.C.L . 'Relação entre Diabetes e Doença Periodontal' - Apresentação em painel. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

LIMA, R. L. F. A. ; RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Avaliador ad hoc de Atividades de Extensão - PROJETO. 2021.

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Avaliador ad hoc de Atividades de Extensão - PROJETO - Edital PFA 01/2021. 2021.

RIBEIRO, M. B. ; RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Avaliador ad hoc de Atividades de Extensão - EVENTO. 2021.

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Tratamento pulpar em dentes decíduos e permanentes jovens. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Tratamento pulpar em dentes decíduos e permanentes jovens. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RIBEIRO-SANTOS, FERNANDA REGINA . Cárie Precoce da Infância. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Análise do grau de conhecimento dos profissionais de odontologia do município de Arcoverde-PE acerca dos traumatismos dentários nas dentições decídua e permanente., Descrição: As diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Odontologia evidenciam a necessidade da formação do cirurgião-dentista com capacidade crítico-reflexiva e de transformação da realidade em que vive. Uma das características desta realidade é o conjunto das mudanças observadas no perfil epidemiológico da população, pois se constata um aumento da prevalência das doenças e agravos crônicos não-transmissíveis, dentre os quais os acidentes de trânsito e os casos de violência, potenciais geradores dos traumatismos dentários. Crianças e adolescentes são considerados grupos de risco tanto para os traumas na região da cavidade bucal, quanto para os casos de violência interpessoal. As consequências deste agravo em saúde bucal têm gerado preocupação para gestores públicos, na medida em que oneram os serviços de saúde e causam absenteísmo escolar. Proporcionar a construção do conhecimento dos cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde se apresenta como uma proposta capaz de produzir efeitos na redução da incidência dos casos e na melhoria da qualidade de vida, gerando impactos para os serviços de saúde e de educação da região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Patrícia Lins Azevedo do Nascimento - Integrante / Emanuelly Nunes Brito - Integrante / Ananda Gomes - Integrante.

  • 2020 - Atual

    ANÁLISE SALIVAR DE PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO SERTÃO DO MOXOTÓ., Descrição: A quimioterapia é o tratamento antineoplásico mais empregado atualmente. Cerca de 70% dos pacientes com câncer farão uso de drogas quimioterápicas e 40% desenvolverão complicações bucais. Dentre estas, pode-se citar a xerostomia que acomete 50% desses pacientes e é consequência de alterações quantitativas e/ou qualitativas do fluido salivar. A saliva exerce funções como capacidade tampão e ação antimicrobiana, que são essenciais para a homeostasia bucal e manutenção da microbiota oral. Alterações no fluxo e na composição salivar podem desencadear um desequilíbrio na composição da flora microbiana bucal, e esse evento associado à má higienização bucal e a deficiência nutricional pode contribuir para o desenvolvimento e progressão da mucosite oral, uma condição dolorosa, que acomete em média 35% dos pacientes em quimioterapia e é um dos principais motivos relacionado a interrupção deste tratamento. Diante do exposto, percebe-se a relevância da saliva nesse contexto das complicações bucais inerentes ao uso de drogas antineoplásicas, e pretende-se analisar as condições salivares de pacientes submetidos a quimioterapia em um hospital de referência do Sertão do Moxotó, local onde o serviço está iniciando e há necessidade de pesquisas que possam aperfeiçoar o protocolo de atendimento. Para a sua realização, a pesquisa será composta por etapas: 1ª) coleta de dados pessoais, sobre a saúde bucal e sobre informações do tratamento quimioterápico; 2ª) coleta da saliva; e 3ª) processamento laboratorial para análise quantitativa, qualitativa e microbiológica da saliva. Espera-se, com esse estudo, comprovar uma relação entre as condições salivares e as complicações inerentes ao uso de quimioterápicos. Diante destes resultados, medidas preventivas e curativas relacionadas a estas complicações podem ser incluídas no protocolo terapêutico desses pacientes, a fim de potencializar a eficácia do tratamento e melhorar a saúde e qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de câncer.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Marianne de Vasconcelos Carvalho - Integrante / Stefania Jeronimo Ferreira - Integrante / Pedro Henrique Sette de Souza - Integrante / Adriano Referino da Silva Sobrinho - Integrante / Vitória Gonçalves de Queiroz - Integrante / Ednaiara de Oliveira Souza - Integrante.

  • 2019 - 2021

    AVALIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DO USO DE TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA NO MUNICÍPIO DE ARCOVERDE / PE., Descrição: Estudos enfatizam que o uso da psicologia aliada às técnicas de controle de comportamento durante o atendimento odontológico infantil é muito relevante. O medo, a ansiedade e/ou relatos negativos dos tutores, influenciam na não cooperação da criança durante a visita ao dentista. No SUS, é comum a falta de preparo adequado pelo profissional para lidar com a recorrente falta de comportamento infantil, sendo um agravante da condição de saúde bucal da população menos favorecida. Entretanto, sabe-se que o uso das técnicas de controle de comportamento melhoram a qualidade da consulta e até reduz a utilização de medicamentos e restrições durante o atendimento odontopediátrico. As técnicas dividem-se em: aversivas, cooperativas e farmacológicas. É importante estar ciente das implicações legais e éticas de cada uma e o responsável precisa autorizar o seu uso. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o uso dessas técnicas durante atendimento odontopediátrico na atenção básica do município de Arcoverde-PE. Objetiva especificamente: Aplicação de questionário à equipe odontológica sobre as técnicas de controle de comportamento infantil; frequência de uso dessas técnicas no serviço público; avaliar a influência do comportamento dos pais sob os filhos em relação à consulta odontológica; e definir quais as técnicas de controle de comportamento mais eficazes utilizadas pelos dentistas. Foi aplicado um questionário aos 28 cirurgiões-dentistas da rede pública do município de Arcoverde-PE, e analisados os infográficos obtidos com esse questionário. Os resultados encontrados foram que nem todos os dentistas conhecem as técnicas de controle de comportamento, mas que a maioria deles utiliza em seu dia a dia clínico manejos comportamentais. Após a utilização de técnicas de manejo, a maioria das crianças tem seu comportamento melhorado. Conclui-se que os objetivos do referido estudo foram alcançados e sugere-se um novo projeto para capacitação dos profissionais de saúde bucal da rede pública municipal de Arcoverde-PE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Patrícia Lins Azevedo do Nascimento - Integrante / Emille Kaline Herculano Pereira - Integrante / Maria Júlia dos Santos Silva - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Contribuição de atividades lúdicas para o controle do medo e da ansiedade do paciente odontopediátrico, Descrição: Introdução: Lidar com o medo e a ansiedade do paciente odontológico é um desafio constante principalmente quando se trata de crianças as quais apresentam um desenvolvimento em contínua variação. Essa problemática deve ser enfrentada para que o cuidado com a saúde bucal ocorra de forma amena. Entre os recursos para esse fim estão as atividades lúdicas. Assim, observar a presença de medo e/ou ansiedade no paciente infantil e procurar formas de contornar essa situação, é a proposta desta pesquisa. Objetivos: Constatar a influência do lúdico para o controle do medo e da ansiedade do paciente infantil, analisando esses sentimentos por meio de técnicas projetivas e avaliando possíveis mudanças de comportamento após a vivência do lúdico na clínica odontológica. Metodologia: Realizou-se o acompanhamento de 16 pacientes com idades entre 7 e 12 anos atendidos na Unidade Básica de Saúde Costa Leitão em Arcoverde-PE no período de fevereiro a junho de 2021. Os participantes foram observados durante 3 atendimentos nos quais o primeiro foi sem atividade lúdica e os 2 últimos com. Através do emprego da Escala de Imagem Facial e da Escala de Classificação Comportamental de Frankl (e uma versão desta simplificada) foram medidos os níveis de ansiedade e a classificação do comportamento. As atividades lúdicas utilizadas foram a distração audiovisual em que as crianças escolhiam o desenho para assistir durante o procedimento, e educação em saúde com o emprego de macro modelos e folheto ilustrativo. Resultados: A análise estatística permitiu concluir que o emprego do lúdico manteve ou não diminuiu o nível de ansiedade e o comportamento permaneceu adequado ao atendimento ou inalterado. Conclusão: Esta pesquisa não descarta o lúdico para o controle do medo e ansiedade da criança no consultório odontológico, mas percebe-se a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Stefania Jeronimo Ferreira - Integrante / Fernanda Gomes de Sá Carvalho - Integrante / Patrícia Lins Azevedo do Nascimento - Integrante / Maria Júlia dos Santos Silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Perfil Epidemiológico dos Pacientes Infantis Atendidos no Curso de odontologia da Universidade de Pernambuco - campus Arcoverde, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Stefania Jeronimo Ferreira - Integrante / Rallana Kélvia de Souza e Silva - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Lugar de dente é na boca!, Descrição: Espera-se obter informações sobre o nível de conhecimento de pais/responsáveis e educadores sobre a conduta adequada frente a traumatismo dentoalveolares com avulsão em pré-escolares do município de Arcoverde-PE á fim de alertar os entrevistados sobre a importância da conduta correta e atendimento imediato por meio de cartazes e panfletos que explicitem as informações necessárias para a conduta de urgência. Além das informações servirem para profissionais e estudantes de odontologia sobre o nível de conhecimento dos pais/responsáveis e educadores por esse ser um fator importante no tratamento do paciente. Os resultados terão informações sobre as condições socioeconômicas dos entrevistados, a fim de buscar relações e estabelecer comparações entre diferentes classes econômicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    Mecanismos envolvidos na modulação da via 5-lipoxigenase na lesão periapical experimentalmente induzida, Descrição: A lesão periapical é uma resposta imunoinflamatória na região do ápice dental direcionada contra os microrganismos presentes no interior dos canais radiculares. Previamente nosso grupo de pesquisa demonstrou que a lesão periapical persiste após o tratamento, indicando que o desconhecimento da patologia têm levado à instituição de uma terapêutica inadequada. Assim, a investigação dos mediadores biológicos envolvidos na dinâmica da lesão periapical se torna importante com o objetivo de determinar possíveis alvos-terapêuticos. Considerando que os leucotrienos, produzidos pela metabolização do ácido aracdônico, são importantes mediadores da resposta inflamatória e que não existem trabalhos determinando o papel desses mediadores na reação inflamatória periapical, a proposta do presente estudo será avaliar se a via 5-lipoxigenase (5-LO) está envolvida no desenvolvimento da lesão periapical experimental em camundongos C57BL/6 e em camundongos knockout para a enzima 5-LO (5-LO-/-; 129-Alox5tm1Fun). Posteriormente serão investigados os mecanismos envolvidos na regulação da síntese de leucotrienos em células obtidas do ligamento periodontal, com a finalidade de detectar diferentes níveis de regulação da síntese de leucotrienos, que poderão ser utilizados como vias alternativas para inibição farmacológica. Os tecidos e células serão imunomarcados para proteínas e enzimas envolvidas na síntese e conversão de leucotrienos, serão utilizados microarrays de DNA com o objetivo de identificar novos genes ainda não relacionados à ativação da via 5-LO e será avaliada a atividade da enzima fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP) para determinação da presença e atividade de osteoclastos nos tecidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Integrante / Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva - Coordenador / Yvonne Lorraine Kapila - Integrante / Lúcia Helena Faccioli - Integrante / Geyson Galo da Silva - Integrante / Igor Bassi Ferreira Petean - Integrante / Tatiana Beatriz de Oliveira Goudromihos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.

  • 2010 - 2015

    Avaliação da liberação de fluoretos em materias resinosos e ionoméricos, Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar a concentração de fluoreto liberada por diferentes materiais por meio da mensuração da diferença de potencial do eletrodo em contato com a amostra, denominado método seletivo de fluoreto. As determinações de fluoreto foram realizadas por potenciometria direta, utilizando como ajuste de força iônica e de pH, o tampão citrato 0,5 mol/l, pH5,5 na proporção de 1:1 amostra/tampão, para serem analisados. A amostra consistiu de 30 corpos de prova de dimensões de 5mm de diâmetro e 3mm de altura dos materiais Filtek Z350, Vitremer e Tetric N-Ceram (n=10 cada material). Os corpos de prova foram armazenados individualmente em tubos eppendorf contendo cada um 1ml de solução de saliva artificial, a 37°C. A cada dia, os corpos de prova eram colocados em novos tubos contendo 1ml de saliva artificial. Após 15 dias, foram efetuadas as leituras referentes às soluções obtidas diariamente, com relação à presença do íon fluoreto na solução de saliva artificial. A análise estatística dos dados foi realizada através do programa PRISMA. Durante os 15 dias do estudo, o ionômero de vidro Vitremer liberou quantidades significativas de fluoretos, principalmente no primeiro e segundo dias (p<0,05), estabilizando a liberação nos demais dias (p>0,05). Por outro lado, as resinas Tetric N-Ceram e Filtek Z350 não liberaram quantidades significativas de fluoreto (p.0,05). Dentre os materiais testados somente o cimento de ionômero de vidro liberou quantidade significativa de íons fluoreto. A resina Tetric N-Ceram, a qual apresenta fluoreto na sua composição, apresentou resultado semelhante à resina Filtek Z350.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Coordenador / Raquel Assed Bezerra da Silva - Integrante / Augusto César Cropanese Spadaro - Integrante / Paulo Nelson Filho - Integrante / Ana Cristina Morseli Polizello - Integrante.

  • 2009 - 2015

    Papel do sistema imune na regulação do metabolismo ósseo: vias de sinalização intracelular envolvidas na produção de mediadores de síntese e reabsorção da matriz, Descrição: O cabolismo ósseo como resultado da resposta inflamatória não controlada é um assunto de amplo interesse na área da saúde. A perda óssea estimulada por doenças metabólicas e em infecções localizadas causa um impacto importante na vida dos indíviduos. Por outro lado, na ausência de co-fatores bacterianos, mediadores da inflamação podem atuar diretamente na ativação de células que sintetizam a matriz mineralizada, como demonstrado em estudos prévios do nosso grupo. Nesse sentido, a investigação da interação célula-célula e célula-matriz assim como das vias intracelulares de sinalização em osteoblastos e osteclastos se torna oportuna visando identificar moléculas-chave na ativação celular via transcrição de genes osteogênese e osteoclastogênese específicos com o objetivo de modular a formação ou perda óssea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Integrante / Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva - Coordenador / Lúcia Helena Faccioli - Integrante / Igor Bassi Ferreira Petean - Integrante / Maria Bernadete Sasso Stuani - Integrante / Maya Fernanda Manfrin Arnez - Integrante / Francine Lorencetti Silva - Integrante / Aline Souza Soares - Integrante / Lídia Renata Zanão - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Regulação de metaloproteinases da matriz (MMPs) em lesões periapicais, Descrição: A lesão periapical representa a resposta imune localizada do hospedeiro e embora seja uma reação de defesa do organismo, se o processo inflamatório não for controlado resultará em destruição tecidual progressiva culminando com a perda do elemento dental. A presença e o papel desempenhado pelos neutrófilos na lesão periapical têm sido amplamente discutida na literatura. Essas células produzem uma grande quantidade de enzimas sob estímulo bacteriano, dentre elas as metaloproteinases da matriz (MMPs). MMPs fazem parte de uma família de enzimas que são responsáveis pela degradação dos componentes da matriz extracelular durante processos inflamatórios. Porém as evidências que sugerem o envolvimento das MMPs na destruição tecidual durante as patologias periradiculares são ainda circunstanciais. Assim, o propósito desta pesquisa será inicialmente caracterizar o perfil das metaloproteinases da matriz e mediadores da inflamação presentes em cistos e granulomas periapicais em dentes de humanos. Posteriormente, lesões periapicais serão induzidas num modelo experimental animal e o tratamento de canais radiculares realizado utilizando diferentes protocolos clínicos. A regulação das metaloproteinases da matriz e o envolvimento destas enzimas durante o processo de reparo apical e periapical serão avaliados por meio da captura de subpopulações específicas de células na região periapical possibilitando uma ampla investigação das macromoléculas envolvidas no processo. Numa terceira etapa, a sinalização intracelular envolvida na regulação das metaloproteinases da matriz será estudada em neutrófilos e células do ligamento periodontal de humanos. Esta pesquisa soma conhecimento de pesquisadores da área básica (Patologia, Biologia Celular e Biologia Molecular) e da área clínica (Odontopediatria e Endodontia) com o objetivo de estabelecer protocolos clínicos que levem em consideração a resposta biológica dos tecidos periapicais frente ao tratamento de canais radiculares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Regina Ribeiro Santos Athayde - Integrante / Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva - Coordenador / Nisha J D'Silva - Integrante / Renato Petille - Integrante / Abhijit Ghosh - Integrante / Léa Assed Bezerra da Silva - Integrante / Yvonne Lorraine Kapila - Integrante.

Prêmios

2013

3 lugar do Prêmio de Incentivo à Produção Científica pelo trabalho: Indometacina e celecoxibe modulam genes envolvidos na osteoclastogênese em resposta ao lipopolissacarídeo., Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP/USP.

2013

1o Lugar na Categoria Myaki Issao pelo trabalho: Papel da enzima 5-lipoxigenase na osteoclastogênese durante o desenvolvimento da lesão periapical experimental., Sociedade Brasileira de Pesquisa Pesquisa Odontológica (SBPqO)..

2013

Menção Honrosa na área de Endodontia, modalidade Oral na 35ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - FORP/USP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, FORP/USP. , Avenida do Café s/n° - Departamento de pós-graduação em Odontopediatria, Vila Monte Alegre, 14040904 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36024057

Experiência profissional

2013 - 2013

Associação Brasileira de Odontologia - Seção de Alagoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como professora convidada do Curso de Especialização em Odontopediatria, com o tema: Cárie Precoce da Infância.

2011 - 2012

Clínica Dentária Volte a Sorrir

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 16

Outras informações:
Atuou como Odontopediatra na Clínica Particular Volte a Sorrir, com carga horária de 16 horas semanais, por um período de 12 meses.

2011 - 2011

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 6

Outras informações:
Cumpriu estágio junto à disciplina de Odontopediatria I, do Departamento de Clínica Infantil, Odontologia Preventiva e Social da FORP/USP sob a supersupervisão do Profª Drª Andiara de Rossi, com carga horária semanal de 6 horas de atividades didáticas.

Atividades

  • 06/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, FORP/USP.,Linhas de pesquisa

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, FORP/USP.,Linhas de pesquisa

2009 - 2009

Unidade de Saúde da Pitanguinha

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Cirurgiã-Dentista, Carga horária: 20

Outras informações:
Desempenhou a função de Cirurgiã-Dentista, com ênfase em Odontopediatria, na Unidade de Saúde da Pitanguinha, da Secretaria Municipal de Maceió.

2008 - 2008

Unidade de Saúde da Pitanguinha

Vínculo: Estagiária acadêmica, Enquadramento Funcional: Estagiária acadêmica, Carga horária: 8

Outras informações:
Desempenhou atividades como estagiária em Odontologia na Unidade de Saúde da Pitanguinha, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, com duração de 01 ano, sendo 08 horas semanais.

2008 - 2008

Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntária Operação Sorriso, Carga horária: 12

Outras informações:
Participou do Grupo de voluntários da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas no Programa Cirúrgico da Operação Sorriso, com crianças e jovens portadores de fissuras lábio palatais e outras deformidades faciais, realizado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

2008 - 2008

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Monitoria em Odontopediatria, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária em Odontopediatria, Carga horária: 8

Outras informações:
Participou da Monitoria Voluntária, em Odontopediatria, sob orientação da Profª Maria Dânia Holanda Tenório, por um período de 6 meses.

2008 - 2008

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Monitoria em Periodontia, Enquadramento Funcional: Monitoria em Periodontia, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou como monitora da disciplina de Periodontia, sob orientação do Prof. Amaro Carlos Jr, pelo período de 1 ano.

2014 - Atual

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco do Curso de Bacharelado em Odontologia da Universidade de Pernambuco - UPE / Campus Arcoverde.

Atividades

  • 02/2022

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes ministrados durante o período letivo 2021.2., DOA0100G - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE II - 90h Chefe de Componente, DOA0101G - ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE BUCAL II - 60h

  • 08/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação Setorial de Pesquisa do Multicampi Garanhuns, Coordenação Setorial de Pesquisa do Multicampi Garanhuns.,Atividade realizada, Representante do campus Arcoverde, junto à Coordenação Setorial de Pesquisa do Multicampi Garanhuns. ORDEM DE SERVIÇO N 049/2021 ? MULTICAMPI GARANHUNS.

  • 08/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Telessaúde da Universidade de Pernambuco - NUTES.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Saúde Digital da UPE - PORTARIA N 36/2022..

  • 10/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Extensão e Pesquisa do Multicampi Garanhuns, Coordenação de Extensão e Pesquisa do Multicampi Garanhuns.,Atividade realizada, Representante do curso de Bacharelado em Odontologia junto às coordenações de Extensão e Pesquisa do Multicampi. ORDEM DE SERVIÇO N 039/2020..

  • 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante -NDE.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Odontologia, campus Arcoverde..

  • 09/2021 - 01/2022

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes ministrados durante o período letivo 2021.1., DOA0087G - INTRODUÇÃO À CLÍNICA ODONTOLÓGICA 45h, DOA0093G - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE I 45h Chefe de Componente, DOA0105G - ATENÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE BUCAL I 15h

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes ministrados no período letivo 2020.2, DOA0100G - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE II 90h Chefe de Componente, DOA0105G - ATENÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE BUCAL I 60h

  • 01/2021 - 04/2021

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componente ministrado no período letivo 2020.1., DOA0087G - INTRODUÇÃO À CLÍNICA ODONTOLÓGICA 30h - Chefe de Componente

  • 07/2020 - 10/2020

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Componentes ministrados durante o período letivo suplementar de 2020.3., DOA0093G - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE I 45h Chefe de Componente, OA0122 - TÓPICOS EM ODONTOLOGIA III 10h

  • 02/2019 - 05/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação, Faculdade de Formação.,Atividade realizada, Função de Coordenadora Administrativa da Clínica de Odontologia do Curso de Bacharelado em Odontologia do Campus Arcoverde.ORDEM DE SERVIÇO N 006/2019 ? UPE MULTICAMPI GARANHUNS.