Valmir Moratelli Cassaro

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC-Rio. Pesquisa a velhice no Brasil e as novas formas de linguagens audiovisuais, tabus e ficção seriada em geral. Integra o grupo de pesquisa Narrativas da Vida Moderna na Cultura Midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (PPGCOM da PUC-Rio) e do Grupo de Pesquisa ?Ficção Seriada? (INTERCOM). Mestre também pela PUC-Rio e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Desde 2021, é professor de Escrita Criativa nos cursos de extensão da ESPM. Já atuou em redações de alguns dos principais veículos de imprensa do país. É colunista da revista Veja. Foi editor de conteúdo do Gshow, portal da TV Globo; foi por quatro anos editor-assistente na sucursal carioca da editora Globo. De 2009 a 2013, foi repórter da sucursal carioca do portal iG, tendo colaborado para diversas editorias. É autor dos livros Armários abertos - depoimentos sobre a diversidade sexual (2021); O Que as Telenovelas Exibem Enquanto o Mundo se Transforma (2019), baseado na pesquisa de mestrado com bolsa da Capes; além de Diálogos Para Santos Cegos - Contos na Era Fake News (2018) e Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba (2014). Dirigiu os filmes de longa-metragem Prateados - a vida em tempos de madureza (Globoplay, 2021), produção da Libras Criações, e 30 Dias - Um Carnaval entre a Alegria e a Desilusão (Primebox, 2019), produção da El Tigre Studio; além do curta-metragem Meu Amigo Abdias (2021). Professor do curso de extensão Escrita Criativa, na ESPM. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: velhice, teoria da comunicação, estética, gênero, representações, análise de discurso, roteiro, televisão e cinema.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Brasil Envelhecido: O lugar do idoso nas narrativas ficcionais
Tatiana Siciliano. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ficção audiovisual; televisão; memória; velhice; ficção seriada.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades de rádio e de televisão.

Mestrado em Comunicação

2017 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O que as Novelas Exibem Enquanto o Mundo se Transforma: Análise Temática das Produções da TV Globo no Período 1998-2018
, Ano de Obtenção: 2018.Tatiana Siciliano.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: telenovela; ficção audiovisual; televisão; temas; narrativas.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de rádio e de televisão.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Por dentro do Olimpo: Os deuses estão nus. Uma análise editorial da revista Quem Acontece
Orientador: Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda

Formação complementar

2021 - 2021

Pesquisa para Narrativas Audiovisuais. (Carga horária: 12h). , Roteiraria, ROTEIRARIA, Brasil.

2020 - 2020

Roteiro para telenovelas. (Carga horária: 12h). , Cursos Online Sede das Cias, SEDE DAS CIAS, Brasil.

2012 - 2012

Preparação para Jornalistas em Áreas de C. (Carga horária: 60h). , Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Exército do Brasil, CCOPAB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

SICILIANO, T. ; DIAS, M ; AUCAR, B. ; GONCALVES, A. P. ; HELICH, T. ; CASSARO, V. M. ; HOMRICH, H. . 70 anos de TV no Brasil: Ética e estética na ficção. 2020. (Congresso).

CASSARO, V. M. . PosCOM 2017. 2017. (Congresso).

CASSARO, V. M. . Debate entre os principais candidatos ao Senado (RJ). 2002. (Outro).

Participação em eventos

Cine-Fórum - Cinema, Literatura, Linguística, Sociedade e Debate:. NARRATIVAS DA INVISIBILIDADE: O PLOT TWIST DA VELHICE NA SÉRIE ROUND 6. 2022. (Congresso).

Intercom - 45 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Idosos inúteis? O crime perfeito da velhice como plot-twist em Round 6 e Clickbait. 2022. (Congresso).

MITECHIS: Temas Históricos em Debate.História e Perspectivas da Monarquia Britânica. 2022. (Simpósio).

Palestra Direitos Humanos.Representação social do idoso na mídia. 2022. (Seminário).

4o CONGRESSO INTERNACIONAL MEDIA ECOLOGY AND IMAGE STUDIES - Reflexões sobre o ecossistema midiático pós pandemia. O etarismo e a Covid-19: Percepções da velhice na ficção televisiva. 2021. (Congresso).

ALCAR 2021 - XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Negra é a mão de quem faz a limpeza: Estratégias audiovisuais de Caetano, Gil, Chico e Melodia no combate ao racismo. 2021. (Congresso).

Comunicon 2021 - CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO. A Concepção da Meia-Idade: Modelos Sociais do Corpo Feminino na Telenovela Brasileira. 2021. (Congresso).

FLUC - I Jornadas de Ciências da Comunicação. Desafios atuais na pesquisa com idosos: Realização de um filme com o grupo de risco da pandemia de Covid-19. 2021. (Congresso).

Formação ?Vozes da literatura afro-brasileira: de Teixeira e Sousa a Carolina Maria de Jesus - invisibilidade e representatividade", promovida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada.Vozes da literatura afro-brasileira: de Teixeira e Sousa a Carolina Maria de Jesus - invisibilidade e representatividade. 2021. (Seminário).

Masterclass - LGBTs no Cinema Brasileiro - Panorama da Presença LGBTQIA+ nos Filmes Nacionais. 2021. (Seminário).

Musicom - Estudos interdisciplinares em comunicação e música. FAZEMOS TODOS PARTE DESTA HISTÓRIA: OS IMAGINÁRIOS DESPERTADOS PELAS CANÇÕES DE BROWN, CHICO, CAETANO E GIL. 2021. (Congresso).

RuMoRes em debate. 2021. (Encontro).

Seminário 7 décadas em 50 filmes. 2021. (Seminário).

Tetecul (Territórios, Tecnologias e Culturas). ?SÓ VAI MATAR VELHO?: O ETARISMO NO DISCURSO POLÍTICO E SUA RELAÇÃO COM A FICÇÃO AUDIOVISUAL. 2021. (Congresso).

VII Congresso Internacional sobre Culturas. Enredos televisivos e ficção carnavalesca: Dialogia das paixões nacionais na sociedade do espetáculo |. 2021. (Congresso).

?Narrativas no Audiovisual? (Escola de Comunicação e Design Digital, do INFNET).Encontro ?Narrativas no Audiovisual?. 2020. (Encontro).

70 anos de TV no Brasil: Ética e estética na ficção. Enquadramentos estéticos no audiovisual: velhice, gordofobia e deficiência em questão. 2020. (Congresso).

Jornadas Namidia: narrativas em tempos de pandemia (UFJF). Telenovela: o que vemos na quarentena?. 2020. (Congresso).

PUC HACK 2020. Arte, Cultura e Entretenimento - Novos modelos de negócios na área & Novas ferramentas de trabalho artístico. 2020. (Congresso).

X ENEC - Consumo e envelhecimento. 2020. (Encontro).

42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Lésbica é a vovozinha!: Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia. 2019. (Congresso).

Black Talks - Pensando o racismo na mídia.O que as novelas exibem enquanto o mundo se transforma. 2019. (Seminário).

Congreso Iberoamericano de Comunicación (IBERCOM). Velhice na Ficção Seriada: a questão da finitude em duas narrativas. 2019. (Congresso).

Debate Tabus na Teledramaturgia.Debate O Que as Telenovelas Exibem Enquanto o Mundo se Transforma. 2019. (Outra).

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Procuram-se novos protagonistas de novela: A ficção na TV. 2019. (Feira).

Poscom 2019. A Telenovela Precisa de Idosos?: Velhice como Narrativa de Exceção em A dona do pedaço. 2019. (Congresso).

Poscom 2019.Da academia para as livrarias: o percurso de uma dissertação. 2019. (Seminário).

Semana de Comunicação da Unigranrio.Técnicas de Roteiro para Jornalismo Audiovisual. 2019. (Oficina).

41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Uma Discussão sobre a Materialidade a partir da Série ?O Mecanismo?: Corrupção política como objeto nos estudos de narrativas ficcionais. 2018. (Congresso).

ALAIC - XIV Congresso da Associacao Latino-Americana de Investigadores da Comunicacao. O lugar do negro nas novelas da Rede Globo: a questão étnica em Escrava Isaura, Lado a Lado e O outro lado do Paraíso. 2018. (Congresso).

Comunicon - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. Performance e autopromoção na Corrida ?Partiu Globo? - Como o evento esportivo nos estúdios de TV faz do individualismo uma característica pela eficiência da emissora. 2018. (Congresso).

Poscom 2018. Profissão de protagonista x Profissão de vilão: Uma análise sobre representações em telenovelas da TV Globo. 2018. (Congresso).

VII Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano - UFF.Memória e raça na telenovela: contexto histórico da representação do negro no Horário nobre. 2018. (Seminário).

POSCOM 2017 - Seminário de Pós Graduação em Comunicação PUC-RJ.?A Ficção Refém dos ?Fatos Reais? e a Cultura de Arquivo ? Quando o Crtl+x não controla o Crtl+v?. 2017. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Nathalia de Jesus

MORATELLI, VALMIR. REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA CULTURA DE MASSA: O retrato do patriarcado nas novelas de Manoel Carlos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Carioca.

Aluno: Ingrid Quintanilha

CASSARO, V. M.; QUARESMA, F.. Criação e Edição para Meios Impressos II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Ilana Strozenberg

STROZENBERG, I.; HOLLANDA, H. B.; JUNQUEIRA, M. H.. Por dentro do Olimpo: os deuses estão nús! uma análise da decisão editorial de Quem Acontece. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Follain de Figueiredo

Figueiredo, Vera Lúcia Follain de; Siciliano, Tatiana; ALENCAR, M.. O que as novelas exibem enquanto o mundo se transforma. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Tatiana Oliveira Siciliano

Envelhecimento na produção audiovisual: a questão da velhice como exceção; Início: 2019; Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Tatiana Oliveira Siciliano

O que as novelas exibem enquanto o mundo se transforma: análise temática das produções da TV Globo no período 1998-2018; 2018; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Tatiana Oliveira Siciliano;

Produções bibliográficas

  • MORATELLI, VALMIR . ELOGIO DA VELHICE:PERCEPÇÕESSOBRE O CORPO IDOSO NO BRASIL. Humanidades em Revista , v. 3, p. 133-147, 2022.

  • MORATELLI, VALMIR . Profissão de protagonista x Profissão de vilão: representação do trabalho em telenovelas da TV Globo. Sociologias Plurais , v. 8, p. 169-189, 2022.

  • SICILIANO, T. ; MORATELLI, VALMIR ; GAMONAL, L. . As faces do trabalhador: representações sociais nas telas Trabalhadoras e Operários e no filme Nomadland. RUMORES (USP) , v. 16, p. 311-334, 2022.

  • HELICH, T. ; SICILIANO, T. ; MORATELLI, VALMIR . Era uma vez um crime: A linguagem documental e o gênero da ficção policial. Zanzalá , v. 7, p. 98-117, 2022.

  • MORATELLI, VALMIR . Velhice e telenovela: representações da velhice antes e durante a pandemia do covid-19. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE , v. 32, p. 109-126, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . Análise da relação entre Elizabeth II e Margareth Thatcher em ?The Crown?. REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM , v. 11, p. 214-224, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . Representação do negro na velhice: uma narrativa de exceção em telenovelas. Temáticas , v. 29, p. 208-234, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . O idadismo no contexto da pandemia da Covid-19. REVISTA DESENVOLVIMENTO SOCIAL , v. 27, p. 9-29, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . Retórica como recurso teledramatúrgico: conceitos de Platão e Aristóteles na narrativa audiovisual. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-15, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR ; DIAS, MARIANA . O Silêncio da Sapucaí e o barulho na internet:. REVISTA INTERNACIONAL DE FOLKCOMUNICAÇÃO , v. 19, p. 189-207, 2021.

  • MORATELLI, VALMIR ; DIAS, M . Cores como informação imagética na narrativa audiovisual: tonalidades da mulher idosa em O sétimo guardião e Grace & Frankie. ESFERAS , v. 3, p. 376-392, 2021.

  • DIAS, MARIANA ; MORATELLI, VALMIR . A condução narrativa na subjetividade de um personagem com Alzheimer: encruzilhada de incertezas no roteiro do filme Meu Pai. Cambiassú (UFMA) , v. 16, p. 288-311, 2021.

  • SICILIANO, T. ; HELICH, T. ; MORATELLI, VALMIR . A solidão moribunda na velhice: uma leitura da série Clickbait a partir de Norbert Elias. REVISTA STRICTO SENSU , v. 6, p. 34-49, 2021.

  • HELICH, T. ; MORATELLI, VALMIR . Perfis desviantes na narrativa policial: O bandido e o malandro na obra de Luiz Alfredo Garcia-Roza. DARANDINA REVISTELETRÔNICA , v. 14, p. 1-17, 2021.

  • SICILIANO, T. ; GONCALVES, A. P. ; MORATELLI, VALMIR . Winston Churchill em The Crown: a velhice e suas representações na Modernidade. LOGOS (UERJ. IMPRESSO) , v. 28, p. 73-89, 2021.

  • CASSARO, V. M. ; SICILIANO, T. . O IDOSO EQUILIBRISTA: A TEMÁTICA DA MORTE EM NARRATIVAS DE HUMOR E DE DRAMA NAS SÉRIES DE TV. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA , v. 9, p. 1-22, 2020.

  • CASSARO, V. M. . Narrativas do Caos nas Séries de TV: Uma análise da distopia em narrativas de ficção seriada. KHRONOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA , v. 9, p. 1-16, 2020.

  • MORATELLI CASSARO, VALMIR . POLÍTICA E FICÇÃO TELEVISIVA: ANÁLISE TEMÁTICA DAS TELENOVELAS NO CONTEXTO POLÍTICO-NACIONAL ENTRE FHC E TEMER. REVISTA ESCRITA (PUCRJ. ONLINE) , v. 2020, p. 149-172, 2020.

  • MORATELLI, VALMIR . Representações do Trabalho na Velhice. ALBUQUERQUE: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 12, p. 183-197, 2020.

  • MORATELLI, VALMIR . Várias TVs dentro de uma TV: Novos conceitos de televisão e o consumo da ficção narrativa. Revista Sítio Novo , v. 5, p. 31-43, 2020.

  • MORATELLI, VALMIR . Idosos animados: A velhice representada em produções de animação audiovisuais. Pensata ? Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 9, p. 227-241, 2020.

  • CASSARO, V. M. . A influência do ?Quarteto Mágico? na Telenovela Brasileira: Análise do impacto de quatro autores na formação da narrativa ficcional televisiva. Revista Lusófona de Estudos Culturais e Comunicacionais , v. 1, p. 19-38, 2019.

  • CASSARO, V. M. ; DIAS, M ; CABRAL, T. ; LEMOS, L. P. ; LOPES, M. I. V. ; LOBAO, R. ; ROCHA, L. L. ; LEITE, A. M. M. ; PILAR, O. . FICÇÃO SERIADA: estudos e pesquisas (v.3). 1. ed. Votorantim: Jogo de Palavras & Provocare, 2021. v. 500. 207p .

  • MORATELLI, VALMIR . Armários abertos: depoimentos sobre a diversidade sexual. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. v. 800. 154p .

  • SICILIANO, T. ; MORATELLI, VALMIR . Torre de Babel: Créditos e poderes da comunicação 3. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021.

  • CASSARO, V. M. . Ficção seriada: estudos e pesquisas (v.2). 1. ed. Alumínio; Votorantim: Jogo de Palavras; Provocare, 2019. v. 500. 235p .

  • CASSARO, V. M. . Ficção seriada: estudos e pesquisas [e-book]. 1. ed. Alumínio; Votorantim: Jogo de Palavras; Provocare, 2019. v. 02. 325p .

  • CASSARO, V. M. . O que as novelas exibem enquanto o mundo se transforma. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. v. 500. 207p .

  • CASSARO, V. M. . Diálogos para santos cegos ? contos na era fakenews. 1. ed. Porto Alegre: LiquidBook, 2018. v. 500. 160p .

  • CASSARO, V. M. . Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba. 1. ed. Porto Alegre: Buqui, 2015. v. 1000. 190p .

  • SICILIANO, T. ; MORATELLI, VALMIR . VELHICE NA FICÇÃO SERIADA: A QUESTÃO DA FINITUDE EM DUAS NARRATIVAS. In: Maria Immacolata Vassallo de Lopes; Gisela G.S. Castro; Marisol Cano Busquets; Andrea Cadelo. (Org.). Comunicação, violências e transições. 1ed.São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2021, v. 1, p. 1441-1462.

  • Siciliano, Tatiana ; MORATELLI, VALMIR . FICÇÃO SERIADA E O ENCONTRO COM A MORTE: A FINITUDE EM O MÉTODO KOMINSKY E OS EXPERIENTES. In: COSTA, EDWALDO. (Org.). Torre de Babel: Créditos e poderes da comunicação 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. , p. 177-189.

  • MORATELLI, VALMIR . ELEMENTOS DA NARRATIVA FICCIONAL NO DOCUMENTÁRIO SERIADO: ESTUDO DO ARCO DRAMÁTICO E DAS ESCOLHAS DE EDIÇÃO NO PRODUTO AUDIOVISUAL. In: Renan Dalado, Victória Adorno e Cleriston da Costa (org.). (Org.). Aqui jaz o último ato. 1ed.Mato Grosso do Sul: Selo Editorial Cine Fórum UEMS, 2021, v. 1, p. 712-723.

  • MORATELLI, VALMIR . O etarismo e a Covid-19: percepções da velhice na ficção televisiva. In: Abel Suing; Carolina Falandes; Valquíria Kneipp. (Org.). Cenas audiovisuais. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2021, v. 1, p. 31-52.

  • AGUIAR, A. ; MORATELLI, VALMIR . E todos sabem como se tratam os pretos: Estratégias audiovisuais de Caetano, Gil, Chico e Melodia no combate ao racismo. In: Aurora Aguiar. (Org.). NA TELEVISÃO, NA PALAVRA, NO ÁTIMO, NO CHÃO. 1ed.Belém: RFB, 2021, v. , p. 33-46.

  • CASSARO, V. M. . UMA DISCUSSÃO SOBRE A MATERIALIDADE A PARTIR DA SÉRIE ?O MECANISMO?: CORRUPÇÃO POLÍTICA COMO OBJETO EM NARRATIVA FICCIONAL. In: Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen. (Org.). Ciências da comunicação 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 1000, p. 242-253.

  • MORATELLI, VALMIR . Livro reúne depoimentos reais para explicar a sigla LGBTQIAPN+. Site ArteBlitz, 01 abr. 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . BBB21 com 'participações políticas'? Pluralidade de elenco analisada pelo pesquisador de audiovisual Valmir Moratelli. Portal iG - site Heloisa Tolipan, Rio de Janeiro, 25 jan. 2021.

  • MORATELLI, VALMIR . The Voice+: A trilha sonora do início da vacinação contra a Covid-19 no país. Portal Arteblitz, Rio de Janeiro, 18 jan. 2021.

  • CASSARO, V. M. . Novela na pandemia: Os desafios de se manter atraente ao público. Portal Arteblitz, Rio de Janeiro, 06 jul. 2020.

  • CASSARO, V. M. . Coronavírus: Como a telenovela expôs um preconceito que agora grita no país. Portal ArteBlitz, Rio de Janeiro, 01 maio 2020.

  • CASSARO, V. M. . Como se explica o sucesso de telenovelas reprisadas no horário nobre. Portal Arteblitz, Rio de Janeiro, 14 abr. 2020.

  • CASSARO, V. M. . Fina Estampa traz personagens caricatos, tom cômico e vira alternativa leve ao telespectador. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 mar. 2020.

  • CASSARO, V. M. . O que significa interrupção nas gravações de novelas para o país que as tem como fonte de entretenimento gratuito?. Portal iG, Rio de Janeiro, 18 mar. 2020.

  • CASSARO, V. M. . Racismo: A dupla face do engajamento nas redes sociais. Portal Arteblitz.

  • CASSARO, V. M. . Novelas na pandemia: Pontos altos e baixos de um 2020 de reprises na teledramaturgia. Portal iG.

  • MORATELLI, VALMIR . 'Armários Abertos': Jornalista Valmir Moratelli lança livro com depoimentos sobre diversidade sexual. Jornal Extra, Rio de Janeiro.

  • SICILIANO, T. ; MORATELLI, VALMIR . VELHICE NA FICÇÃO SERIADA: A QUESTÃO DA FINITUDE EM DUAS NARRATIVAS. In: AssIBERCOM Associação Ibero-Americana de Comunicação, 2021, Bogotá. COMUNICAÇÃO, VIOLÊNCIAS E TRANSIÇÕES. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 2021. v. 1. p. 1441-1462.

  • MORATELLI, VALMIR . Elementos da narrativa ficcional no documentário seriado: estudo do arco dramático e das escolhas de edição no produto audiovisual. In: 3 Cine Fórum UEMS: Cinema Literatura, Sociedade e Debate ? O Último Ato, 2021, Campo Grande - MT. Aqui jaz o último ato: 3 Cine-Fórum UEMS. Campo Grande: Editora UEMS, 2021. p. 712-723.

  • MORATELLI, VALMIR . O ETARISMO E A COVID-19: PERCEPÇÕES DA VELHICE NA FICÇÃO TELEVISIVA. In: 4o Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, 2021, Aveiro. Democracia, meios e pandemia - Memórias - volume 2. Aveira: Ria Editorial, 2021. v. 2. p. 49-70.

  • MORATELLI, VALMIR ; CABRAL, T. . A Concepção da Meia-Idade: Modelos Sociais do Corpo Feminino na Telenovela Brasileira. In: Comunicon 2021 - CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 2021, São Paulo. Anais - Grupos de Trabalho de Pós-Graduação. São Paulo: ESPM, 2021. v. 1. p. 1-15.

  • CASSARO, V. M. . Lésbica é a vovozinha!: Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia. In: 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Lésbica é a vovozinha!: Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia, 2019.

  • CASSARO, V. M. . Lésbica é a Vovozinha! : Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia. In: 42 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Lésbica é a Vovozinha! : Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia, 2019.

  • CASSARO, V. M. . Uma Discussão sobre a Materialidade a partir da Série O Mecanismo: Corrupção Política como Objeto em Narrativa Ficcional. In: Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Tema: Desigualdades, gêneros e comunicação, 2018.

  • CASSARO, V. M. . Profissão de protagonista x Profissão de vilão: Uma análise sobre representações em telenovelas da TV Globo. In: Poscom 2018, 2018, Rio de Janeiro. Poscom 2018, 2018.

  • CASSARO, V. M. . Performance e Autopromoção na Corrida Partiu Globo: Como o evento esportivo nos estúdios de TV faz do individualismo uma característica pela eficiência da emissora. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2018, São Paulo. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo 2018, 2018.

  • CASSARO, V. M. ; GONCALVES, A. P. . O lugar do negro nas novelas da Rede Globo: a questão étnica em Escrava Isaura, Lado a Lado e O outro lado do Paraíso. In: Alaic - XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), 2018, San José, Costa Rica. Alaic 2018, 2018.

  • CASSARO, V. M. ; GONCALVES, A. P. . Negros de novela : balanço racial em debate na TV Globo de Escrava Isaura, Lado a Lado e O outro lado do Paraíso. In: VII Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, da UFF, 2018, Niterói, RJ. VII Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, da UFF, 2018.

  • CASSARO, V. M. . Uma Discussão sobre a Materialidade a partir da Série ?O Mecanismo? : Corrupção Política como Objeto em Narrativa Ficcional. In: 41 Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo 2018, 2018.

  • CASSARO, V. M. . A ficção refém dos ?Fatos Reais? e a Cultura de Arquivo - Quando o Crtl+x não controla o Crtl+v. In: POSCOM, 2018, Rio de Janeiro. A ficção refém dos ?Fatos Reais? e a Cultura de Arquivo - Quando o Crtl+x não controla o Crtl+v, 2018.

  • CASSARO, V. M. . Profissão de protagonista x Profissão de vilão: Uma análise sobre representações em telenovelas da TV Globo. In: POSCOM, 2018, Rio de Janeiro. Profissão de protagonista x Profissão de vilão: Uma análise sobre representações em telenovelas da TV Globo, 2018.

  • CASSARO, V. M. . Performance e Autopromoção na Corrida Partiu Globo: Como o evento esportivo nos estúdios de TV faz do individualismo uma característica pela eficiência da emissora. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2018, São Paulo. Performance e Autopromoção na Corrida Partiu Globo: Como o evento esportivo nos estúdios de TV faz do individualismo uma característica pela eficiência da emissora, 2018.

  • SICILIANO, T. ; GONCALVES, A. P. ; CASSARO, V. M. . The blacks place in Globo soap operas: the ethnic discussion in Escrava Isaura, Lado a Lado and O outro lado do Paraíso. JOURNALISM AND MASS COMMUNICATION , 2020.

  • MORATELLI, VALMIR . Desafios atuais na pesquisa com idosos: Realização de um filme com o grupo de risco da pandemia de Covid-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORATELLI, VALMIR ; AGUIAR, A. . Negra é a mão de quem faz a limpeza: Estratégias audiovisuais de Caetano, Gil, Chico e Melodia no combate ao racismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORATELLI, VALMIR . O Antimelodrama: Elementos de roteiro e edição na análise da série ficcional O gambito da rainha. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. . Desafios da Comunicação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASSARO, V. M. . O que as novelas exibem enquanto o mundo se transforma. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASSARO, V. M. . Lésbica é a vovozinha!: Análise de narrativas de exceção na teledramaturgia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. ; SICILIANO, T. . Velhice na Ficção Seriada: a questão da finitude em duas narrativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. . Da academia para as livrarias: o percurso de uma dissertação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASSARO, V. M. . Uma Discussão sobre a Materialidade a partir da Série O Mecanismo: Corrupção política como objeto nos estudos de narrativas ficcionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. . Usos da Imagem e Tecnologia: A reinvenção do profissional de Comunicação rumo a 2020. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASSARO, V. M. ; SICILIANO, T. . O lugar do negro nas novelas da Rede Globo: a questão étnica em Escrava Isaura, Lado a Lado e O outro lado do Paraíso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. ; SICILIANO, T. . Memória e Raça na Telenovela Contexto histórico da representação do negro no horário nobre. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CASSARO, V. M. . Performance e Autopromoção na Corrida Partiu Globo: Como o evento esportivo nos estúdios de TV faz do individualismo uma característica pela eficiência da emissora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. . Profissão de protagonista x Profissão de vilão: Uma análise sobre representações em telenovelas da TV Globo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSARO, V. M. . SECOM - Estácio de Sá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASSARO, V. M. . SECOM - Semana de Comunicação da UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CASSARO, V. M. . Diálogos para santos cegos. Porto Alegre: LiquidBook, 2018 (Livro).

  • CASSARO, V. M. . Eu Rio, Tu Urcas, Ele Sepetiba. Porto Alegre: Buqui editora, 2016 (Livro).

Outras produções

MORATELLI, VALMIR ; MEDEIROS, M. C. . BBB 21: O que o reality não incluiu? Onde está a diversidade sem pessoas gordas, DAS, PCD?S e trans não representadas?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . At Rio?s Carnival, Vaccine Jabs Are In, Glitter and Samba Out. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . 'Amor de Mãe': retrato da pandemia na reta final reforça a realidade da trama. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . 'Vivemos um momento perverso', diz autor de livro com histórias de pessoas LGBT e documentário sobre idosos. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . ?O BRASILEIRO, TIDO COMO HIPERSEXUAL, ESCONDE VIÉS MACHISTA?, DIZ VALMIR MORATELLI, AUTOR DE LIVRO SOBRE DIVERSIDADE. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . ?BBB 20?: por que não tivemos mocinhos de novela nesta edição?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Projeto incentiva hábito de ler nesses tempos de isolamento social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Novela ?Fina Estampa?: personagens caricatos e tom cômico. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Valmir Moratelli analisa a volta das novelas durante a pandemia do coronavírus. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Youtube: Escritor Valmir Moratelli analisa o comportamento público com a volta das novelas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Reprises de novelas enfatizam mudanças na sociedade. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . 'Amor de Mãe' encerra 1ª fase com futuro incerto para Thelma; 'caminho sem volta', diz autora. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORATELLI, VALMIR . 2020: O ano em que a vida competiu com a ficção. Listamos sucessos do streaming que amenizaram angústias na pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MORATELLI, VALMIR . Cancelamento e polarização nas redes. Vem entender como 'A Fazenda 12? bateu recorde de audiência e votos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CASSARO, V. M. . Com fórmula clássica, Amor Sem Igual conquista público e mantém boa audiência para Record. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Racismo, feminismo e outros temas sociais: como a militância ajudou a definir os finalistas do 'BBB 20'?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Livro sobre novelas brasileiras será lançado na FLIP. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Sete perguntas para o jornalista e pesquisador Valmir Moratelli, sobre telenovelas: ?Rompemos a barreira de que gay é reservado ao núcleo cômico e secundário?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Valmir Moratelli: Paralelo inédito entre novelas e política em livro. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Jornalista lança livro sobre o impacto das novelas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Saiu um livro mostrando como as mudanças políticas e sociais mudaram as novelas no Brasil. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Unigranrio promove debate sobre racismo na mídia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CASSARO, V. M. . ?A Dona do Pedaço?: especialistas explicam por que a novela das nove fez tanto sucesso. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Mais do que 'ser', é importante 'parecer ser'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Jornalista lança livro de contos inspirado em fake news. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . As facetas dos bairros do Rio de Janeiro presentes na literatura contemporânea. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Livro Eu Rio, tu Urcas, ele Sepetiba exalta as peculiaridades do Rio e de quem vive aqui. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . Livro conta em poesia as histórias de 150 bairros da Cidade Maravilhosa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CASSARO, V. M. . SECOM 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CASSARO, V. M. . Debate entre os candidatos ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro na UFRJ. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CASSARO, V. M. . Poemas Geográficos do Rio de Janeiro. 2014; Tema: Textos que retratam os bairros cariocas. (Site).

CASSARO, V. M. . Perfil no Facebook. 2013; Tema: Rede social. (Rede social).

CASSARO, V. M. . Hotsite da cobertura de Carnaval da revista QUEM. 2013; Tema: Carnaval. (Site).

CASSARO, V. M. . Hotsite especial de Carnaval do Rio de Janeiro. 2012; Tema: Carnaval. (Site).

CASSARO, V. M. . Veja como funciona a bateria da Grande Rio. 2011; Tema: Carnaval. (Site).

CASSARO, V. M. . Curso de iniciação de roteiro. 2020. .

MORATELLI, VALMIR . Prateados - A vida em tempos de madureza. 2021. Filme.

MORATELLI, VALMIR . Meu Amigo Abdias. 2021. Filme.

CASSARO, V. M. . 30 Dias: Um Carnaval entre a Alegria e a Desilusão. 2019. Filme.

CASSARO, V. M. . Armários Abertos - Histórias de Diversidade Sexual. 2019. Filme.

CASSARO, V. M. . Projeto de incentivo ao hábito de leitura em tempos de isolamento social. 2020 (Redes Sociais).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O Brasil envelhecido: O lugar do idoso nas narrativas ficcionais, Descrição: Busca-se neste projeto pesquisar por que, de que modo e em que momentos a noção de envelhecimento e as novas formas de representação da velhice passam a ser determinantes nas relações sociais, considerando essa transformação de olhar como algo intrínseco à construção do indivíduo moderno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valmir Moratelli Cassaro - Integrante / Tatiana Siciliano - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    O que as Novelas Exibem Enquanto o Mundo se Transforma: Análise Temática das Produções da TV Globo no Período 1998-2018, Descrição: A partir de três eixos temáticos (Identidade, Consumo; e Representação), se propõe discutir o diálogo telenovela-produção de sentido em meio às práticas sociais e discursos do cotidiano, frente aos desafios da atualidade ao uso de tecnologias na comunicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valmir Moratelli Cassaro - Coordenador / Tatiana Siciliano - Integrante.

Prêmios

2019

Indicação da dissertação de mestrado pela PUC-Rio ao Prêmio de Teses e Dissertações da Compós 2019, COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

2016

Prêmio Editora Globo - categoria Capa do Ano (2o lugar), Editora Globo.

2015

Prêmio Editora Globo 2015 - Categoria Ações em Redes Sociais, Editora Globo.

2012

Prêmio Internacional Malofiej - medalha de prata, SND - Society for News Design.

2011

Segundo colocado no Prêmio Jornalistas e Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, J&Cia/HSBC.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, PPG-PUC.,Linhas de pesquisa

2022 - Atual

Editora Abril

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 40

Outras informações:
Colunista da revista VEJA

2021 - 2021

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor_Curso de Extensão, Carga horária: 6

Outras informações:
https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/escrita-criativa/ Capacitar profissionais de diferentes áreas interessados em lidar com os desafios de se produzir uma escrita estratégica, exercitando a criatividade individual. Apresentar técnicas de criação que podem ser usadas na escrita impressa e digital. O curso conta com vários exercícios de escrita; dessa forma, toda a produção executada pelos alunos será lida e comentada em aula para aprimoramento individual, afim de maior apuro técnico e crítico

2016 - 2018

Rede Globo - Matriz

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Editor de conteúdo, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2016

Editora GLOBO

Vínculo: Empregado CLT, Enquadramento Funcional: Editor II, Carga horária: 35

Outras informações:
Trabalho na função de Editor II na sucursal da Editora Globo, no Rio de Janeiro. Funções como elaboração de pautas, revisão e finalização de textos, apuração de matérias, entre outros.

2009 - 2012

iG - Internet Group S/A

Vínculo: Empregado CLT, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 35

Outras informações:
Função como repórter em diferentes editorias do portal de notícias, tais como Geral, Esportes, Cultura, Economia e Política, entre outros. Elaboração e apuração de reportagens.

2017 - 2021

Marcio Damasceno Agenciamentos Artísticos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria de comunicação, Carga horária: 40

2017 - Atual

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador acadêmico

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa Ficção Seriada (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom) https://www.portalintercom.org.br/eventos1/gps1/gp-ficcao-seriada