Alexandre de Figueredo Ribeiro

Graduado em Letras, habilitação: Português e Literaturas (Licenciatura Plena), pela Universidade Federal Fluminense -UFF. Professor Regente Efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela SEEDUC RJ. Premiado pela Academia Brasileira de Letras - A.B.L. - R.J., tendo sido classificado, a nível nacional, entre os cem premiados, pela excelência do trabalho apresentado, cujo tema foi: A Importância de Machado de Assis um século depois de sua morte, em setembro de 2008. Pós-Graduado (Lato Sensu) - Curso de Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense - UFF (segundo semestre de 2014), com a apresentação da Monografia para a conclusão de Curso, cujo título é: A POESIA DE ÁLVARES DE AZEVEDO COMO VEÍCULO MOTIVADOR DE ENSINO DE PRÁTICAS DE LEITURAS, DE LITERATURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL, sendo avaliada esta monografia pela respectiva banca examinadora desta mesma Instituição. Além disso, inclui-se, como complemento curricular, a participação no Programa Bolsa-Treinamento desenvolvido pela UFF, na área de Educação, de acordo com o período entre: abril de 1999 a março de 2000, na função de Bolsista.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: A POESIA DE ÁLVARES DE AZEVEDO COMO VEÍCULO MOTIVADOR DE ENSINO DE PRÁTICAS DE LEITURAS, DE LITERATURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Orientador: Profª. Drª. Sonia Monnerat Barbosa

Graduação em LETRAS - PORTUGUÊS E LITERATURAS

1997 - 2002

Universidade Federal Fluminense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

RIBEIRO, A. F. ; RIBEIRO, A. F. . A Arte literária como meio de transformação social, artística e interativa: Projeto desenvolvido com alunos do Ensino Médio - EJA.. 2015. (Outro).

RIBEIRO, A. F. . Semana Literária na Escola: Projeto de produção de poesias e textos literários com alunos do Ensino Médio - EJA. 2014. (Outro).

RIBEIRO, A. F. . A Evolução da Língua Materna: Projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental - EJA : 8 e 9 anos.. 2014. (Outro).

RIBEIRO, A. F. . "A IMPORTÂNCIA DE MACHADO DE ASSIS UM SÉCULO DEPOIS DE SUA MORTE". 2008. (Concurso).

Participação em eventos

1 SEMINÁRIO/ UFRJ - LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, LINGUAGENS E SOCIEDADE - UFRJ. 2020. (Seminário).

I Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e de Línguas Minorizadas - SELIM.I Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e de Línguas Minorizadas - SELIM. 2020. (Seminário).

XI SAPPIL LITERATURA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2020. (Seminário).

DIVERSIDADE SEXUAL.DIVERSIDADE SEXUAL. 2017. (Outra).

IV SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LETRAS.A LEITURA E A ESCOLA: ATIVIDADES DE INTERAÇÃO, ENTRETENIMENTO E MEIOS DE AQUISIÇÃO DE BENS CULTURAIS. 2013. (Simpósio).

II CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. II CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Congresso).

XII CONGRESSO DO SEPE. DELEGADO. 2007. (Congresso).

XII CONGRESSO ORDINÁRIO DO SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. 2007. (Congresso).

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES II DO PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS. 2005. (Seminário).

1 COED/ UERJ -CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIURO. CONGRESSISTA. 2002. (Congresso).

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO. 2002. (Seminário).

VIVENDO VALORES NA EDUCAÇÃO -CURSO DE ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES.ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO. 2002. (Outra).

I SEMINÁRIO RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO. 1999. (Seminário).

CURSO DE EXTENSÃO: A IMAGEM DA TERRA NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PORTUGAL E ÁFRICA. 1997. (Outra).

I SEMINÁRIO DE LIRISMO DA GRÉCIA AO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1997. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, A. F. . 'NO ÍNTIMO DE SEUS CONTOS E ROMANCES NÃO SE ACOLHEM PERSONALIDADES HEROICAS, PORQUE SUA VISÃO ESTENDE-SE ALÉM'. 'A IMPORTÂNCIA DE MACHADO DE ASSIS UM SÉCULO DEPOIS DE SUA MORTE'. 10ªed.RIO DE JANEIRO: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 2008, v. , p. 27-28.

  • RIBEIRO, A. F. . A LEITURA E A ESCOLA: ATIVIDADES DE INTERAÇÃO, ENTRETENIMENTO E MEIOS DE AQUISIÇÃO DE BENS CULTURAIS.. In: IV SIMPOSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, 2013, NITERO. A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E AS PESQUISAS ACADÊMICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA. NITEROI: UFF, 2013. p. 20.

  • RIBEIRO, A. F. . 'DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA '. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, A. F. . 'A LEITURA E A ESCOLA: ATIVIDADES DE INTERAÇÃO, ENTRETENIMENTO E MEIOS DE AQUISIÇÃO DE BENS CULTURAIS'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIBEIRO, A. F. . 'No íntimo de seus contos e romances não se acolhem personalidades heróicas, porque sua visão estende-se além'. Rio de Janeiro: ABL, 2008 (Concurso Nacional de Redação para Professores).

Prêmios

2008

CONCURSO NACIONAL DE REDAÇÃO PARA PROFESSORES, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. , Avenida Professor Pereira Reis, Santo Cristo, 20220800 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23809055

Experiência profissional

2010 - Atual

SECRETÀRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÂO DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente Efetivo, Carga horária: 16

Outras informações:
Atua na área de Educação, como Professor Regente Efetivo dos seguintes seguimentos: Ensino Fundamental (Regular) e Médio (EJA e NOVAEJA). Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira desde 2010, na SEEDUC- RJ, com lotação na Metropolitana I - Regional 19 - em Nova Iguaçu.

1999 - 2000

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento, Carga horária: 15

Outras informações:
Atuei como Bolsista de Treinamento, na área de Educação, na Coordenação do Curso de Pedagogia, no Auxílio e Assistência organizacional de atividades educativas, na área de Capacitação e de Orientação Educacional.

2004 - 2010

COLEGIO E CURSO PODIUM

Vínculo: SEM CONTRATO, Enquadramento Funcional: NÃO, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Regente de Literatura Brasileira no Ensino Médio - E.J.A. - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

1999 - 1999

Colegio Professor Anselmo

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: CELETISTA, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Regente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Regular do 6 ao 9 ano