Raíssa de Oliveira Chappaz
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Educação. Mestra em Educação (2015) e Licenciada em Pedagogia (2010) também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação, trabalhando com o desenvolvimento de pesquisa qualitativa, realiza consultoria em projetos com ênfase em políticas públicas, atuando principalmente com os temas da avaliação educacional, currículo, planejamento e gestão da educação, desenvolvendo esse trabalho tanto junto a secretarias estaduais e municipais de educação e quanto junto a organizações como Iede, RBAC, BID, LEPES, Cenpec, Fundação Lemann, Fundação Victor Civita, entre outras. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da USP. Também trabalha como pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), atuando na Diretoria Sociopedagógica com uma equipe multidisciplinar. Foi orientadora de TCC em cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e foi professora da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2018 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Política de avaliação educacional, seus contornos e suas características: problematizações e contribuições no contexto da Educação Básica
Ocimar Munhoz Alavarse. Palavras-chave: Política de educação; Política de avaliação; avaliação educacional; avaliação em larga escala; Avaliação Externa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais..
Mestrado em Mestrado Acadêmico
2012 - 2015
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Título: A Prova São Paulo e as tensões das avaliações externas: diálogos com o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
, Ano de Obtenção: 2015.Ocimar Munhoz Alavarse.Palavras-chave: Avaliação Externa; Política Educacional; Currículo; Prova São Paulo; Rede de Municipal de Ensino de São Paulo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas de Educação.
Formação complementar
2019 - 2019
Técnicas de análise de conteúdo temático-categorial: diferentes autores. (Carga horária: 16h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2018 - 2018
Elaboração de questionários para pesquisas quantitativas. (Carga horária: 24h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2017 - 2017
Intensive 25. (Carga horária: 250h). , Foundation for Language and Educacional Centres, EUROCENTRES, Canadá.
2017 - 2017
Educação em Direitos Humanos - Memória e cidadania. (Carga horária: 40h). , Memorial da Resistência de São Paulo, MRSP, Brasil.
2009 - 2009
Quantitative Methods for Evaluators. (Carga horária: 14h). , American Evaluation Association, AEA, Estados Unidos.
2009 - 2009
Curso de Estatística Básica. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2008 - 2008
Elaboração de itens/Aplicação e análise resultados. (Carga horária: 18h). , Secretaria Municipal de Educação - Núcleo de Avaliação Educacional, SME-ATP, Brasil.
2008 - 2008
Fontes de dados e metodologia para a construção de indicadores. (Carga horária: 24h). , Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, SEADE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas de Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Externa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Parcerias Público e Privado.
Organização de eventos
ALAVARSE, O. M. ; MACHADO, C. ; CHAPPAZ, R. O. . I Seminário Gepave de Avaliação Educacional. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). DEFINIÇÃO DE POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO PERÍODO DE 1997 A 2020. 2021. (Congresso).
Avaliação de Políticas Públicas: Avanços e Desafios no Contexto de Austeridade Fiscal - Seminários Temáticos em Políticas Educacionais. 2021. (Seminário).
Avaliações da Aprendizagem Externas em Larga Escala e Gestão Escolar - Seminários Temáticos em Políticas Educacionais. 2021. (Seminário).
Interações na Implementação da Política Educacional - Seminários Temáticos em Políticas Educacionais. 2021. (Seminário).
O Campo de Política Pública - Seminários Temáticos em Políticas Educacionais,. 2021. (Seminário).
Os Estudos Brasileiros sobre Implementação de Políticas Públicas - Seminários Temáticos em Políticas Educacionais. 2021. (Congresso).
15º Seminário Internacional de Avaliação - Transformações sociais com equidade: o papel da avaliação. 2020. (Seminário).
Implementando Desigualdades: Reprodução de Desigualdades na Implementação de Políticas Públicas". 2020. (Encontro).
Endnote basic. 2019. (Outra).
La evaluación de diferentes objetos de estudio: una mirada regional e implicancias para el planeamiento de políticas educativas. 2019. (Seminário).
Minicurso: Taxonomias educacionais como ferramentas para definição de objetivos educacionais de qualidade. 2019. (Outra).
Recursos Informacionais para pesquisa. 2019. (Outra).
Técnicas de Análise de Conteúdo Temático-Categorial: diferentes autores. 2019. (Outra).
VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores. 2019. (Encontro).
X Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) - Avaliação Educacional no Brasil: o desafio da qualidade. 2019. (Outra).
Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil. 2018. (Seminário).
I Encontro do Programa de Pós-Graduação da FE-USP.Avaliação externa na Rede Municipal de ensino de São Paulo e currículo. 2018. (Encontro).
Mini curso de Introdução à Avaliação de Programas Educacionais. 2018. (Outra).
V Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2018. (Congresso).
VI Seminário de Educação Brasileira. 2018. (Seminário).
Avanços e desafios na elaboração de indicadores educacionais. 2017. (Seminário).
Seminário Serviço Social e Assistência Estudantil. 2017. (Seminário).
4º Encontro do Sociopedagógico. 2016. (Outra).
Curso Métodos qualitativos para avaliação de políticas públicas. 2016. (Outra).
Gênero e direito das mulheres. 2016. (Outra).
Reunião da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. 2016. (Encontro).
Significados da socialização na escola: desafios e perspectivas. 2016. (Seminário).
Avaliação e Gestão Educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização das iniciativas em curso. 2015. (Seminário).
Fórum Deliberativo para Construção dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: nem saudosismo, nem muro de lamentações. 2015. (Outra).
I Encontro de Formação de Formadores. 2015. (Encontro).
I Semana Inclusiva do NAPNE do IFSP Câmpus São Paulo. 2015. (Congresso).
3º Encontro dos Núcleos de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas do IFSP. 2014. (Encontro).
Conferência com Michel Young - Conhecimento e a Escola do Futuro: currículo e justiça social. 2014. (Outra).
II Encontro Sociopedagógico do IFSP. 2014. (Encontro).
III Encontro Sociopedagógico do IFSP. 2014. (Encontro).
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação /VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e administração da Educação. Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2014. (Congresso).
Seminário do IFSP: Diversidade Cultural e Educação. 2014. (Seminário).
Discussão da reforma do Ensino da Cidade de São Paulo com o Secretário Cesar Callegari. 2013. (Encontro).
I Seminário Gepave de Avaliação Educacional.Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2013. (Seminário).
Minicurso: Introdução ao uso da Teoria de Resposta ao Item para a construção de indicadores para pesquisa educacionais. 2013. (Outra).
Minicurso: Padrões de desempenho - subsídios para uma decisão consciente. 2013. (Outra).
VII Reunião da ABAVE - Avaliação e Currículo: um diálogo necessário.Imbricações do currículo e das avaliações na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: primeiras aproximações. 2013. (Outra).
A importância do afeto na primeira infância permeando a relação professor e aluno. 2012. (Outra).
Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério no Supremo Tribunal Federal. 2012. (Outra).
Práticas de ensino e de avaliação em contextos do ensino superior: para uma reflexão sobre questões pedagógicas e de políticas educativas. 2012. (Outra).
22º Congresso do SINPEEM - Contrastes: o cultural, o social e o político na educação. 2011. (Congresso).
Bons resultados do IDEB: estudos exploratórios de fatores explicativos - Seminário CEPPPE. 2011. (Seminário).
Curso a Rede em Rede - Percurso de aprendizagem na educação infantil: práticas teatrais.. 2011. (Outra).
Programa Internacional de Avaliação de Alunos. 2011. (Outra).
VIII Semana da Educação - Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011. (Outra).
Curso do Centro de Formação da Escola da Vila: Transformações transformações no ensino da arte. 2010. (Outra).
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no município de São Paulo. 2009. (Simpósio).
AEA Evaluation 2009 - Context and evaluation. 2009. (Congresso).
A sala de aula que ensina com Martin Carnoy. 2009. (Seminário).
Construção de brinquedos e mobiliário com sucatas - Pontão de Cultura: a cultura lúdica e a formação do brincante. 2009. (Oficina).
Direito de brincar - Pontão de Cultura: a cultura lúdica e a formação do brincante. 2009. (Oficina).
Estatísticas na pesquisa em educação: fontes, caminhos e obstáculos - Seminário CEPPPE. 2009. (Seminário).
II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para educação e os processos de regulação.A parcerias público-privado na oferta de educação infantil - o caso das creches conveniadas no município de São Paulo. 2009. (Seminário).
II Seminário Internacional de Gestão da Educação: interfaces entre o público e o privado para a oferta educacional. 2009. (Seminário).
Muitas coisas, poucas palavras - Pontão de Cultura: a cultura lúdica e a formação do brincante. 2009. (Oficina).
Musicalização: o corpo e a música na formação de educadores - Pontão de Cultura: a cultura lúdica e a formação do brincante. 2009. (Oficina).
Seminário Estatísticas na pesquisa em educação: fontes, caminhos e obstáculos. 2009. (Seminário).
XI Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Seção São Paulo. 2009. (Seminário).
16º Simpósio Internacional de Iniciação científica da Universidade de São Paulo.Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE. 2008. (Simpósio).
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2008. (Outra).
A municipalização da educação em São Paulo e suas consequências. 2008. (Seminário).
A Prova São Paulo - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Atratividade do magistério e qualidade docente no Brasil - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Cartografia da avaliaçãoeducacional no Brasil - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Coalizões em defesa da educação pública de qualidade - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Equidade e excelência no ensino fundamental brasileiro - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Estado, federalismo e educação no Brasil - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Reunião de Aplicação e Análise de Resultados do Núcleo de Avaliação Educacional. 2008. (Oficina).
Reunião de Elaboração de Itens do Núcleo de Avaliação Educacional. 2008. (Oficina).
São baixos os salários dos professores no Brasil? - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Trabalho docente, Estado e Capital - Seminário CEPPPE. 2008. (Seminário).
Uma perspectiva de análise pública do conceito de qualidade na educação. 2008. (Seminário).
VII Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP - Paidéia & Humanitas. 2008. (Outra).
VI Semana da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados. 2008. (Outra).
XXXVIII Encontro de Formação Continuada do LEPSI: Jovens-sintomas - os comportamentos de risco nos adolescentes. 2008. (Encontro).
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Outra).
Avaliação da Pós-Graduação - Seminário CEPPPE. 2007. (Seminário).
Descontruindo as unanimidades acerca da indiciplina escolar - Seminário CEPPPE. 2007. (Seminário).
É no berço que se conhece o destino dos homens? - Seminário CEPPPE. 2007. (Seminário).
Formação Intercultural Superior de Professores Indígenas de São Paulo. 2007. (Outra).
Fundeb: regulamentações e questões de pesquisa - Seminário CEPPPE. 2007. (Seminário).
II Encontro "Serviço de apoio Pedagógico Especializado - Contribuições para a Educação Inclusiva". 2007. (Encontro).
Jornada de Filosofia da Educação da FEUSP 2007 - Palestra "Política e Educação". 2007. (Outra).
Metodologia da pesquisa em política educacional. 2007. (Outra).
O direto humano à educação e seus novos desafios. 2007. (Seminário).
Os ciclos escolares e a democratização do ensino - Seminário CEPPPE. 2007. (Seminário).
Semana de avaliação do curso de pedagogia da FEUSP. 2007. (Outra).
Seminário Internacional Laicidade do Estado, políticas públicas e educação. 2007. (Seminário).
Seminário Itinerante "O Plano de Desenvolvimento da Educação em debate nas Universidades Públicas Paulistas". 2007. (Seminário).
Uso dos Resultados dos sistemas de avaliação - Seminário CEPPPE.Uso dos Resultados dos Sistemas de Avaliação. 2007. (Seminário).
VI Semana de Estudos Clássicos e Educação da FEUSP - A cidade Antiga e a educação. 2007. (Congresso).
V Semana da Educação - A Universidade de São Paulo e a Formação Docente. 2007. (Outra).
Avaliação de políticas públicas e educação. 2000. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, R. R. A.; NOGUEIRA, F. H. G.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em História. 2015. Instituto Federal de São Paulo.
LORANDI, A.;CHAPPAZ, R. O.; BABICHAK, C. C.. Banca Examinadora Desempenho Didático em Física. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
BARRAL, M. F.; RIOS, H. S.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em Filosofia. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
BARRAL, M. F.; RIOS, H. S.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em Filosofia. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
BERNARDO, D.;CHAPPAZ, R. O.; BORTOLETO, R.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em Informática. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
BARRAL, M. F.; RIOS, H. S.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em Filosofia. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
SANTOS, A. H. B.; SANTOS, J. J.;CHAPPAZ, R. O.; SOARES, M. S.; CAMARGO, L. F.; BONFIM, P. R. A.. Banca Examinadora de Desempenho Didático em Geografia. 2014. Instituto Federal de São Paulo.
GOULART, A.; SANTOS, M. A. G.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora para contratação de Professor substituto área de Matemática. 2016. Instituto Federal de São Paulo.
SILVA, C. C.; SOUZA JUNIOR, J. R.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora para contratação de Professor substituto de Espanhol. 2016. Instituto Federal de São Paulo.
SOUZA JUNIOR, J. R.; SOUTO, C. C. F.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora para contratação de Professor substituto de Espanhol. 2015. Instituto Federal de São Paulo.
COSTA, B. V.; DELPHINO, R. B.;CHAPPAZ, R. O.. Banca Examinadora para contratação de Professor substituto do Curso de Turismo. 2015. Instituto Federal de São Paulo.
FERREIRA, E. M. A. R. P.;CHAPPAZ, R. O.; ROMERO, N.. Banca Examinadora para contratação de Professor substituto área de Letras. 2015. Instituto Federal de São Paulo.
Orientou
Prova São Paulo e Saeb/Prova Brasil: um estudo comparativo de seus princípios, abrangência e procedimentos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Orientador: Raíssa de Oliveira Chappaz;
Produções bibliográficas
-
BRAVO, MARIA HELENA DE AGUIAR ; CHAPPAZ, RAISSA DE OLIVEIRA ; SERRAO, LUIS FELIPE SOARES ; ARCAS, PAULO HENRIQUE ; MUNHOZ ALAVARSE, OCIMAR ; PIMENTA, CLAUDIA OLIVEIRA . Avaliação educacional no Brasil: artigos acadêmicos de 1997 a 2018. Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 33, p. e08681-26, 2022.
-
ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ ; CHAPPAZ, RAÍSSA DE OLIVEIRA ; FREITAS, PÂMELA FÉLIX . AVALIAÃ?Ã?ES DA APRENDIZAGEM EXTERNAS EM LARGA ESCALA E GESTORES ESCOLARES:caracterÃsticas, controvérsias e alternativas. CADERNOS DE PESQUISA , v. 28, p. 250-275, 2021.
-
CHAPPAZ, R. O. ; ALAVARSE, O. M. . Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: os desafios da participação docente. Cadernos Cenpec , v. 7, p. 88-111, 2018.
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. . Influências na constituição do currículo oficial na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Cadernos Cenpec , v. 3, p. 187-208, 2014.
-
BORN, B. B. ; CHAPPAZ, R. O. . Currículo e Avaliação Externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações?. ROTEIRO , v. 39, p. 371-390, 2014.
-
CHAPPAZ, R. O. ; ARELARO, L. R. G. . Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande. Série Iniciação Científica FEUSP , v. 6, p. 1-93, 2010.
-
CHAPPAZ, R. O. ; SOUSA, S. M. Z. L. . Propostas de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: características, tendências e uso dos resultados - Estudo do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco. Série Iniciação Científica FEUSP , v. 4, p. 1-62, 2008.
-
ALAVARSE, O. M. ; ARCAS, P. H. ; BRAVO, M. H. A. ; CHAPPAZ, R. O. . A centralidade das políticas de avaliação: apontamentos sobre iniciativas estaduais no contexto nacional. In: Luana Costa Almeida;Adriana Lia Friszman de Laplane;Alexandro Henrique Paixão;Nadia Pedrotti Drabach. (Org.). Cenário político e tensões contemporâneas na educação.. 1ed.Campinas: Cedes, 2019, v. , p. 221-237.
-
CHAPPAZ, R. O. . Avaliação externa e currículo na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. In: Elio Carlos Ricardo;Ermelinda Moutinho Pataca;Flávia Ginzel;Hadassa Harumi Castelo Onisaki;Kimi Tomizaki;Larissa Pinho Jordão;Livia Viana Ribeiro da Silva;Maria da Graça Jacintho Setton;Maurilane de Souza Biccas;Nuria Hanglei Cacete;Tatiana Carence Martin. (Org.). Pesquisa em educação: diversidade e desafios. 22ed.São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2019, v. , p. 887-897.
-
CHAPPAZ, R. O. . Avaliações externas estaduais: a formulação de iniciativas próprias e casos na contramão da influência da política federal. In: V Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2018, Bauru. Anais do 5º Congresso Nacional de Avaliação em Educação: Da educação básica à educação superior: avaliação, formação de professores e direito à educação. Bauru: Unesp/FC/Departamento de Educação, 2018.
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. ; PRESOTTI, K. . Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação /VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e administração da Educação, 2014, Porto. Cadernos ANPAE, 2014. v. 18. p. 1-14.
-
BORN, B. B. ; CHAPPAZ, R. O. ; PRESOTTI, K. . A recontextualização nas relações entre avaliações externas e currículo. In: III Congresso Internacional de Avaliação e VII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado. Anais do III Congresso Internacional de Avaliação - VII Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. p. 1.
-
ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. . Avaliação externa e currículo: impactos e tensões em redes de ensino. In: II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação, 2012, Itabaiana. Caderno de trabalhos: II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação. Itabaiana: Apogeu: Universidade Federal de Sergipe, 2012. v. 2. p. 541-557.
-
CHAPPAZ, R. O. ; BRAVO, M. H. ; ALAVARSE, O. M. . Definição de política de avaliação em periódicos acadêmicos brasileiros: uma revisão bibliográfica no período de 1997 a 2020. In: 40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), 2021, Belém do Pará. Anais da 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 2021. p. 1-5.
-
ALAVARSE, O. M. ; ARCAS, P. H. ; BRAVO, M. H. A. ; CHAPPAZ, R. O. . Avaliações externas estaduais no contexto do Saeb: problematizando objetivos e justificativas. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais - Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Brasília: Biblioteca ANPAE / Série Cadernos ANPAE, 2019. p. 225-229.
-
CHAPPAZ, R. O. ; ALAVARSE, O. M. . O desafio da participação docente nas avaliações externas: o caso da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2019, Curitiba. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais - Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Brasília: Biblioteca ANPAE / Série Cadernos ANPAE, 2019. v. 46. p. 230-234.
-
CHAPPAZ, R. O. ; ALAVARSE, O. M. . A Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a participação docente nas avaliações externas. In: VIII Encontro de políticas públicas de educação e formação de professores: diálogos e resistências no cenário educacional brasileiro, 2019, São Paulo. Anais Eletrônicos do VIII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores Diálogos e resistências no cenário educacional brasileiro. São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2019. p. 186-189.
-
ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; ARCAS, P. H. ; BRAVO, M. H. A. . A centralidade das políticas de avaliação: apontamentos sobre iniciativas estaduais no contexto nacional. In: VI Seminário da Educação Brasileira, 2018, Campinas. Caderno de programação e resumos do VI Seminário de Educação Brasileira: Cenário econômico e político mundial e tensões contemporâneas na educação. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2018. p. 42-42.
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. ; PRESOTTI, K. . Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. In: I Seminário Gepave de Avaliação Educacional, 2013, São Paulo. Caderno de resumos do I Seminário Gepave de Avaliação Educacional, 2013. p. 1-1.
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. . Imbricações do Currículo e das Avaliações na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: primeiras aproximações. In: VII Reunião da ABAVE ? Avaliação e currículo: um diálogo necessário, 2013, Brasília. VII Reunião da ABAVE ? Avaliação e currículo: um diálogo necessário, 2013. p. 539-540.
-
CHAPPAZ, R. O. . Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no município de São Paulo. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação científica da Universidade de São Paulo, 2009, São Paulo. SIICUSP, 2009.
-
BATISTA, P. R. ; CHAPPAZ, R. O. ; NASCIMENTO, A. P. S. do . As parcerias público-privada na oferta de educação infantil: o caso das creches conveniadas no município de São Paulo.. In: II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para educação e os processos de regulação, 2009, Campinas. Caderno de resumos do II Seminário de Educação Brasileira: os desafios contemporâneos para educação e os processos de regulação, 2009. p. 50-50.
-
CHAPPAZ, R. O. ; DIOGO, Lisiane Fonseca . Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados.. In: VI Semana da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008, São Paulo. VI Semana da Educacao da Feusp: identidade e diversidade, 2008.
-
CHAPPAZ, R. O. . Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação científica da Universidade de São Paulo, 2008, São Paulo. SIICUSP, 2008.
-
CHAPPAZ, R. O. . Política de avaliação educacional, seus contornos e suas características: problematizações e contribuições no contexto da Educação Básica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAPPAZ, R. O. ; BRAVO, M. H. ; ALAVARSE, O. M. . Definições de Política de Avaliação em Periódicos Acadêmicos brasileiros: uma revisão bibliográfica do período de 1997 a 2020. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. . A trajetória acadêmica e seu papel na formação como pedagoga. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARCAS, P. H. ; ALAVARSE, O. M. ; BRAVO, M. H. A. ; CHAPPAZ, R. O. . Avaliações externas estaduais no contexto do Saeb: problematizando objetivos e justificativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. ; ALAVARSE, O. M. . O desafio da participação docente nas avaliações externas: o caso da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. ; ALAVARSE, O. M. . A Rede Municipal de Ensino de São Paulo e a participação docente nas avaliações externas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. . Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e o currículo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. . Avaliações externas estaduais: a formulação de iniciativas próprias e casos na contramão da influência da política federal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; ARCAS, P. H. ; BRAVO, M. H. A. . A Centralidade das Políticas de Avaliação: Apontamentos sobre Iniciativas Estaduais no Contexto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. . A Prova São Paulo e as tensões das avaliações externas: diálogos com o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. ; PRESOTTI, K. . Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. . Imbricações do currículo e das avaliações na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: primeiras aproximações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. ; PRESOTTI, K. . Avaliações externas e currículo: interlocuções nas instâncias de recontextualização na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORN, B. B. ; CHAPPAZ, R. O. ; PRESOTTI, K. . A recontextualização nas relações entre avaliações externas e currículo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; BORN, B. B. . Avaliação externa e currículo: impactos e tensões em redes de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAPPAZ, R. O. . Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise da parceria público-privado no município de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BATISTA, P. R. ; CHAPPAZ, R. O. ; NASCIMENTO, A. P. S. do . As parcerias público-privada na oferta de educação infantil: o caso das creches conveniadas no município de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BATISTA, P. R. ; CHAPPAZ, R. O. ; NASCIMENTO, A. P. S. do . As parcerias público-privada na oferta da educação infantil: o caso das creches conveniadas no município de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. ; DIOGO, Lisiane Fonseca . Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAPPAZ, R. O. . Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, R. P. ; SOUSA, S. M. Z. L. ; CHAPPAZ, R. O. ; CASSETTARI, N. ; GIL, L. G. . Uso dos resultados dos Sistemas de Avaliação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
GALIAN, C. V. A. ; ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. . Educação integral e currículo escolar: análises e proposições baseadas no debate teórico e em experiências em redes públicas de ensino. 2019.
REIS, S. F. ; GALIAN, C. V. A. ; ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; GURGEL, L. H. ; MELO, D. C. R. . Investigação, problematização e orientações para o currículo da educação integral na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. 2016.
CHAPPAZ, R. O. . Parecerista ad hoc da Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de educação da USP. 2021.
CHAPPAZ, R. O. . Parecerista ad hoc da Revista Cadernos Cenpec - número especial Educação e Equidade Racial. 2019.
CHAPPAZ, R. O. . Parecerista ad hoc da Revista Cadernos Cenpec. 2018.
CHAPPAZ, R. O. . Avaiação Educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALAVARSE, O. M. ; PIMENTA, Cláudia Oliveira ; CHAPPAZ, R. O. ; TAVANO, P. T. ; ROCHA, E. P. ; SANTOS, M. P. . Diagnóstico da situação das Instituições de Formação da Saúde do Ministério da Saúde de Moçambique. 2015. (Relatório de pesquisa).
CHAPPAZ, R. O. . Relatório de campo São Paulo - Relatório final: Currículos para os anos finais do ensino fundamental: Concepções, modos de implantação, usos. 2015. (Relatório de pesquisa).
FARIA, E. M. ; MACHADO, L. M. ; ALAVARSE, O. M. ; CHAPPAZ, R. O. ; INOUE, A. ; SCORZAFAVE, L. G. ; PORTIERI, F. ; SILVA, K. N. . Excelência com Equidade: os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental. 2015. (Relatório de pesquisa).
CHAPPAZ, R. O. . IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2014. (Moderadora de Mesa Redonda).
CHAPPAZ, R. O. . I Seminário Gepave de Avaliação Educacional. 2013. (Moderadora de Mesa Redonda).
CHAPPAZ, R. O. ; BARROS, G. N. M. . Lisistrata de Aristófanes. 2007. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2024
Avaliação de Implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação Financeira e Projeto de Vida do Instituto Ânima nos estados de Minas Gerais, Goiás e Pará, Descrição: A Avaliação de Implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação Financeira e Projeto de Vida do Instituto Ânima nos estados de Minas Gerais, Goiás e Pará teve como foco avaliar a viabilidade, exequibilidade e adequação do Programa a partir da sua TdM pré-estabelecida. Entre as principais atividades realizadas para essa avaliação de implementação estão: #9632; Análise e colaboração para o refinamento da Teoria de Mudança do programa de pós do Instituto; #9632; Mapeamento das perguntas norteadoras sobre o funcionamento e alcance do programa a partir da Teoria de Mudança e de trabalho conjunto com a equipe de implementação do Instituto; #9632; Mapeamento dos desafios e fortalezas de cada território participante relacionados à implementação do curso de pós e engajamento dos professores; #9632; Construção de protocolos de entrevistas e grupos focais em colaboração com a equipe de avaliação e monitoramento do Instituto Ânima, realizados junto i) à Equipe Ânima; ii) Formadores do Instituto Ânima; iii) Secretarias de Educação; iv) Cursistas; v) grupos focais com estudantes dos professores cursistas; #9632; Definição dos critérios para recrutamento e seleção de cursistas e formadores participantes; #9632; Análise de documentos como ementas, objetivos, conteúdos e formatos dos cursos oferecidos de Projeto de Vida e Educação Financeira; #9632; Análise e organização do conjunto de experiências relatadas pelos professores cursistas, formadores e estudantes; #9632; Avaliação da efetividade do uso das plataformas e ferramentas digitais utilizadas e sua acessibilidade aos cursistas; #9632; Investigação do processo de divulgação e matrícula dos professores aos cursos oferecidos em cada território; #9632; Identificação das boas práticas e pontos positivos que motivam a permanência dos cursistas na pós-graduação; #9632; Entendimento sobre o processo de formação de formadores e elaboração dos materiais utilizados nos cursos; #9632; Verificação sobre se a modalidade de oferta dos cursos e em que medida ela se adequa ao contexto e necessidade do público-alvo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Gustavo Rodrigues da Silva - Integrante / Maria Isabel Theodoro - Integrante / Roberta Loboda Biondi Nastari - Integrante / Gabriel Bemfica - Integrante / Juliane Dias Leone - Integrante.
-
2023 - 2023
Boas práticas no ensino e aprendizagem de Matemática no Brasil, Descrição: Realizada em parceria do IEDE com o IMPA e LEPES, e com o apoio de B3 Social, a pesquisa tinha como objetivo em sua etapa de pesquisa de campo mapear em três redes de ensino (Bento Gonçalves - RS; Guaíra - SP; Teresina - PI) como a OBMEP está presente na rotina escolar das escolas e sistematizar boas práticas realizadas para o engajamento e sucesso dos estudantes na disciplina de Matemática, especialmente nos resultados na OBMEP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Ernesto Martins Faria - Integrante / Roberta Loboda Biondi - Integrante / Cecília Miranda - Integrante / Lecticia Maggi Silveira - Integrante / Luana Bunese Carvalho - Integrante.
-
2021 - 2023
Acompanhamento da implementação e avaliação do Programa Escolas Criativas, Descrição: Pesquisa de campo realizada Em 2021 a pesquisa teve como foco realizar a Avaliação da Implementação do Programa Escolas Criativas em nove redes municipais de ensino brasileiras: Branquinha (AL), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Jaguariúna (SP), Recife (PE), Ribeirão das Neves (MG), Rio Grande do Sul, São Luís (MA) e Vinhedo (SP). Em 2022 a pesquisa objetivou avaliar a percepção, conhecimento e engajamento dos participantes das formações iniciais do primeiro ciclo do Programa Escolas Criativas nas redes municipais de ensino de Caruaru (PE), Recife (PE) e Vinhedo (SP). Em 2023, junto à Equipe de Pesquisa e Inovação do Escolas Criativas, a pesquisa realizada teve como recorte acompanhar o processo de integração curricular da Aprendizagem Criativa realizado nas redes municipais de Branquinha (AL) e Cururipe (AL).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Gustavo Rodrigues da Silva - Integrante / Ann Berger Valente - Integrante.
-
2021 - 2022
Estratégias de Gestão Educacional para o Mato Grosso, Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar as política de alimentação escolar e de transporte escolar na rede Estadual do Mato Grosso, bem como o processo de implementação das Diretorias Regionais de Ensino no estado, sendo realizada em parceria com o BID e com a Secretaria de Educação do estado de mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Ernesto Martins Faria - Integrante / Cecília Miranda - Integrante / Giovanna Lourenção Macedo - Integrante.
-
2019 - 2019
Política educacional e diversidade territorial: expedição escolas do Brasil, Descrição: Analisar a articulação entre diferentes esferas e etapas da política educacional focalizando uma amostra de 12 escolas públicas localizadas em diferentes unidades da federação brasileira e tomando por fio condutor a avaliação de larga escala. A pesquisadora participou da etapa da pesquisa de campo em sua aplicação no município de São Paulo, abrangendo em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, onde foram realizados os registros de dados e imagens, aplicados um roteiro de observação e realizadas entrevistas em grupo com docentes, rodas de conversa com estudantes e com pais e responsáveis, além de entrevistas com a direção e coordenação pedagógica das escolas. A pesquisa gerou como produto o livro intitulado Expedição Escolas do Brasil, que pode ser acessado em https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2022/02/ExpediC3A7C3A3o-Escolas-do-Brasil-VersC3A3o-final-23fev2022.pdf. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / Sofia Lerche Vieira - Coordenador / Willana Nogueira Medeiros - Integrante / Iasmin da Costa Marinho - Integrante / Ana Maria de Albuquerque Moreira - Integrante / Eloísa Maia Vidal - Integrante / Flávia Werle - Integrante.
-
2018 - 2020
As avaliações externas na produção acadêmica de 1997 a 2018: apontamentos iniciais de um levantamento bibliográfico em revistas, Descrição: Considerando que as avaliações externas, nos diversos níveis de ensino, têm assumido, no Brasil, papel cada vez mais importante como instrumento de gestão da educação em âmbito nacional, e também das unidades federadas, sendo apresentadas como instrumento capaz de contribuir para a promoção da qualidade de ensino, no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo vimos tentando romper com o isolamento que caracteriza muitas pesquisas acadêmicas realizadas nos programas de pós-graduação, realizando em um subgrupo do Gepave um projeto de pesquisa que iniciou, no segundo semestre de 2018, um levantamento bibliográfico acerca das avaliações externas. O presente projeto objetiva contribuir com o quadro histórico e analítico das avaliações externas estaduais por meio de um levantamento realizado em revistas acadêmicas da área da educação definidas a partir da classificação de Periódicos Qualis 2013-2016, tendo optado pela inserção de artigos em periódicos classificados como A1, A2, B1 e B2. Constituindo-se como parte integrante das pesquisas dos membros do subgrupo, tal etapa está sendo realizada coletivamente com o intuito de cobrir o maior número de periódicos acadêmicos importantes para a temática e contemplar palavras-chave relevantes às pesquisas dos envolvidos, possibilitando assim o levantamento de artigos sobre os temas específicos e a reflexão sobre as relações entre eles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / Paulo Henrique Arcas - Integrante / Maria Helena de Aguiar Bravo - Integrante / Luís Felipe Soares Serrão - Integrante.
-
2016 - 2016
Investigação, problematização e orientações para o currículo da educação integral na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Descrição: Teve por objetivo fornecer elementos para orientar as discussões e definições acerca do currículo da educação integral a ser desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de pesquisa abrangeu aspectos ligados às concepções teóricas referentes aos elementos centrais para o debate do currículo e educação integral, uma amostra do que vem mobilizando a atenção de pesquisadores em relação às experiências em torno da educação integral e uma caracterização do que tem sido desenvolvido em torno do currículo da educação integral na RME-POA. A iniciativa foi fruto de parceria entre a Fundação Itaú Social, o Cenpec, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e docentes e pesquisadores da Faculdade de Educação da USP e produziu uma publicação disponível em: , . A publicação abrange: uma parte inicial com questões conceituais sobre educação integral (EI)e currículo, um panorama das orientações legais da EI e elementos destacados em pesquisas que focalizam o tema; uma segunda parte que apresentou os resultados de análises de documentos da RME-POA, entrevistas efetuadas com profissionais e estudantes da Rede e com profissionais de instituições conveniadas que desenvolvem atividades concernidas à EI; e uma parte final que toma os diferentes aspectos trazidos nas duas primeiras partes para elencar alguns pontos sobre os quais se considera necessário investir esforços na busca pela coerência entre os propósitos apresentados e as escolhas que constituirão o currículo da EI da RME-POA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Integrante / Claúdia Valentina Asumpção Galian - Integrante / solange feitoza reis - Coordenador / Roberto Rafael dias da silva - Integrante.
-
2015 - 2016
Excelência com equidade: os desafios dos anos finais do ensino fundamental, Descrição: Com um recorte nos anos finais do ensino fundamental, a investigação teve como objetivo pesquisar escolas brasileiras que, em contexto de baixo nível socioeconômico, conseguiram bons resultados no aprendizado, de acordo com os indicadores educacionais Prova Brasil (2013) e Ideb (2009, 2011 e 2013). O intuito era apreender os principais fatores, comuns a tais escolas, que podem estar contribuindo para o avanço positivo nos resultados dos estudantes, evidenciando, assim, os desafios e as soluções encontradas por essas escolas para tentar superar o preocupante quadro nacional dessa etapa da educação básica e garantir a distribuição do conhecimento com equidade. A pesquisa foi realizada pela Fundação Lemann em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da USP, com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) e com a Plano CDE. A pesquisa também contou com o apoio do Itaú BRA e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. Mais informações podem ser encontradas no relatório publicado:
-
2015 - 2015
Diagnóstico da situação atual das Instituições de Formação da Saúde do Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), Descrição: Pesquisa avaliativa, qualitativa e quantitativa, do Projecto de Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas dos Professores nos Institutos de Formação em Saúde (ProFORSA) do Ministério da Saúde de Moçambique. Para cujo desenvolvimento da pesquisa foram elaborados instrumentos para coleta de informações em campo, em 6 Províncias de Moçambique, com visitas e entrevistas nos Institutos de Formação (IdF) e, também, junto às equipes técnicas Ministério da Saúde (Misau). Nas IdF a pesquisa envolveu alunos, docentes e equipes gestoras. Após o tratamento do conjunto dos dados foi elaborado um Relatório Final que embasou a organização de nova etapa do ProFORSA, a ser realizado de 2016 a 2020. Esta pesquisa contou com suporte financeiro da Japan International Cooperation Agency (Jica), no período de junho a dezembro de 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / Ocimar Munhoz Alavarse - Coordenador / Eliezer Pedroso da Rocha - Integrante / Mauro Pedro dos Santos - Integrante / Cláudia Oliveira Pimenta - Integrante / Patricia Tavano - Integrante.
-
2015 - 2015
Currículos para os anos finais do ensino fundamental: Concepções, modos de implantação, usos, Descrição: Teve como objetivo geral de oferecer subsídios para a análise de currículos dos anos finais do ensino fundamental e suas reformulações no Brasil, a fim de apreender o modo como os documentos de diferentes redes de ensino se relacionam, constroem a especificidade desse nível de ensino, promovem sua integração com as outras etapas da educação básica, bem como suas relações com os conhecimentos efetivamente ensinados em sala de aula. Na Fase 3 foram visitadas escolas estaduais nas cidades paulistas de Capivari, Eldorado, Registro, São José dos Campos e São Paulo, compreenderam entrevistas com equipe gestora, aplicação de questionários para professores e levantamento de materiais acerca do currículo desenvolvido em cada uma das escolas. A pesquisa, em âmbito nacional, foi coordenada pelo Cenpec, com apoio da área de Estudos & Pesquisas da Fundação Victor Civita, com coordenação geral de Antônio Augusto Gomes Batista. Pesquisadores do Gepave se integraram na Fase 3, com produção de relatórios parciais por escola visitada. Produto final disponível em:
-
2012 - 2015
Prova São Paulo e Currículo: diálogo e tensões entre as políticas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, Descrição: A partir da década de 1990, o tema das avaliações externas aparece com maior intensidade nas políticas educacionais e, consequentemente, na literatura da área da avaliação educacional. Tal modalidade de avaliação, entre outros traços, caracteriza-se pelo uso de testes padronizados e por apresentar como alguns de seus objetivos centrais a possibilidade de contribuir no desenvolvimento de políticas educacionais e, particularmente, nas orientações curriculares de modo a incrementar a aprendizagem dos alunos, gerando, adicionalmente, uma gama de controvérsias sobre suas bases conceituais e principalmente sobre o uso de seus resultados. Assim, dado esse espectro envolvendo as avaliações externas, esse projeto tem como objetivo principal investigar os possíveis impactos da avaliação externa na política curricular do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, considerando a existência, nesta Rede, de uma avaliação externa própria desde 2007 com edições anuais, denominada Prova São Paulo, e de uma política curricular marcada por extensa produção de orientações e materiais para todo o ensino fundamental. Tal investigação, concentrada nas formulações políticas, se justifica, entre razões, pelo fato de se tratar da maior rede municipal de ensino do país e da relevância do debate sobre as influências, de várias ordens, da avaliação externa no currículo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Coordenador / Bárbara Barbosa Born - Integrante.
-
2009 - 2010
Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande, Descrição: O projeto, de natureza inter-isnticucional (UNESP-RC; USP-RP e USP-SP), tem como objetivo organizar um banco de dados sobre o perfil das parcerias efetuadas entre o conjunto dos municípios paulistas, nesse caso específico São Paulo e Praia Grande, e a esfera privada para a oferta da educação básica. Além disso objetiva desenvolver estudos de caso em municípios intencionalmente selecionados, tendo em vista a vigência, durante o período de 1996 a 2006, de parcerias entre a poder público local e o setor privado em uma das seguintes modalidades: aquisição de material pedagógico na forma de "sistema de ensino"; contratação de instituições privadas para gerir e ou elaborar políticas de gestão da educação municipal; e subvenção pública a instituições privadas para a oferta de vagas. Para tanto, tem-se como pressuposto que a implementação de parcerias entre a esfera pública e a esfera privada é uma das consequências das medidas da reforma do Estado implantada no país a partir dos anos 1990, sintetizadas no Plano diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), que respondem a uma suposta crise de eficácia da administração pública, e propõem desde então, tanto a adoção da administração gerencial (PEREIRA, 1996, 1998) quanto a transferência da oferta de serviços públicos para as esferas administrativas locais, via mecanismos de descentralização dentre os quais se destaca a municipalização do ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / LIsete Regina Gomes Arelaro - Coordenador / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Paulo Rogério Batista - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados, Descrição: A avaliação de sistemas educacionais, nos diversos níveis de ensino, tem assumido, no Brasil, papel cada vez mais importante como instrumento de gestão da educação em âmbito nacional e das unidades federadas, apresentando-se como instrumento capaz de contribuir para a promoção da qualidade de ensino. O propósito desta pesquisa é caracterizar e cotejar iniciativas implementadas por diferentes Unidades Federadas, buscando compreender seus pressupostos e contornos, bem como analisar como os resultados produzidos pela avaliação vêm informando a formulação e implementação das políticas educacionais dos estados focalizados pelo estudo. Para tanto, foram coletadas e mapeadas propostas de avaliação de sistema e respectivas regulamentações, junto aos estados abrangidos pelo estudo, constituindo um conjunto de documentos que subsidiarão a caracterização e análise de políticas vigentes, bem como, a partir de uma comparação entre elas, identificação das principais tendências e, eventualmente, abordagens alternativas às iniciativas que se realizam de modo dominante. Este mapeamento precederá a coleta de informações junto aos gestores públicos, responsáveis pela implantação das políticas educacionais, visando identificar evidências do uso de resultados das avaliações nas decisões e ações encaminhadas no âmbito do sistema, possibilitando apreciar a validade consequencial. Entretanto, investigações sobre as iniciativas em curso e suas relações, implicações e conseqüências na formulação e implementação das políticas educacionais são ainda escassas. Tal constatação é que motiva a proposição da presente pesquisa, que tem como objetivos: mapear as propostas de avaliação de sistemas educacionais de educação básica implementadas no Brasil, por unidades federadas; caracterizar estas propostas de avaliação quanto aos seus princípios, abrangência e procedimentos; identificar possíveis usos dos resultados das avaliações na formulação e implementação das políticas educacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raíssa de Oliveira Chappaz - Integrante / Lisiane Fonseca Diogo - Integrante / Romualdo Luiz Portela de Oliveira - Coordenador / Sandra Maria Zakia Lian Sousa - Integrante / Jaqueline Aparecida Barbosa - Integrante / Ivana Gonçalves de Oliveira - Integrante / Nathalia Cassettari - Integrante / Lara Gonzalez Gil - Integrante / Anna Karina Diniz Kiss - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus São Paulo, Diretoria Sociopedagógica. , Rua Pedro Vicente, Luz, 01109010 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 27637543, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
2016 - 2016
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Elaboradora e revisora de itens, Carga horária: 6
2015 - 2015
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Co-orientadora em Projeto de Extensão
Atividades
-
04/2014
Pesquisa e desenvolvimento, IFSP - Campus São Paulo.,Linhas de pesquisa
2021 - 2023
Universidade virtual do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 12
Outras informações:
Facilitadora de aprendizagem (Tutora) pelo Programa de Cooperação de Formação Didático-pedagógico USP/UNIVESP atuando na interface entre os conteúdos do ambiente virtual de aprendizagem e os estudantes, realizando atividades de acompanhamento dos conteúdos e orientação dos estudantes nas disciplinas regulares dos cursos de graduação da Univesp, no estágio, no Projeto Integrador e no TCC.
2014 - 2014
Universidade virtual do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Curso Semipresencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Curso Semipresencial de Licenciatura em Ciências (USP/Univesp) na disciplina "A Diversidade nas Prescrições Curriculares para a Educação Básica Pós-LDB Nº 9.394/96" - Orientações pedagógicas aos estudantes, correção de atividades, acompanhamento e fomento dos fóruns de discussão.Tutoria compartilhada com Bárbara Barbosa Born.
2023 - 2023
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate EducacionalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisadora colaboradora na pesquisa intitulada "Boas práticas no ensino e aprendizagem de Matemática no Brasil", atuando como coordenadora da pesquisa de campo realizada em três redes de ensino (Bento Gonçalves - RS; Guaíra - SP; Teresina - PI). A pesquisa foi realizada em parceria do IEDE com o IMPA e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da FEA-RP/USP (LEPES), com apoio de B3 Social, e teve como objetivo sistematizar boas práticas realizadas para o engajamento e sucesso dos estudantes na disciplina de Matemática, especialmente nos resultados na OBMEP, e mapear como a OBMEP está presente na rotina escolar das escolas.
2021 - 2022
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate EducacionalVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora colaboradora, atuando na coordenação da pesquisa intitulada "Estratégias de Gestão Educacional para o Mato Grosso" realizada em parceria com o BID e com a Secretaria de Educação do estado de Mato Grosso. A pesquisa teve por objetivo analisar as política de alimentação e de transporte escolar e o processo de implementação das Diretorias Regionais de Ensino no estado do Mato Grosso.
Atividades
-
01/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional.,Linhas de pesquisa
2015 - 2016
Secretaria Municipal de Educação de São PauloVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Formação em avaliação educacional para os professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo da Diretoria Regional de Educação do Butantã e Diretoria Regional de Educação da Penha, ministrando o curso intitulado "Avaliação Educacional".
2010 - 2014
Secretaria Municipal de Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30
2015 - 2016
Fundação LemannVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora em projeto
Outras informações:
Atuou como coordenadora da pesquisa qualitativa no estudo "Excelência com Equidade: os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental", realizado pela Fundação Lemann e o Itaú BBA, junto com o Instituto Credit Suisse. Mais informações sobre a pesquisa no relatório e material de divulgação: https://fundacaolemann.org.br/materiais/excelencia-com-equidade-anos-finais-do-ef.
2024 - 2024
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia SocialVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora em projeto, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como pesquisadora responsável pelo estudo qualitativa, junto com Gustavo Rodrigues da Silva, no estudo coordenado por Roberta Loboda Biondi Nastari e Maria Isabel Theodoro, intitulado "Avaliação de Implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação Financeira e Projeto de Vida do Instituto Ânima nos estados de Minas Gerais, Goiás e Pará", realizado pelo LEPES USP junto com o Instituto Ânima.
Atividades
-
03/2024 - 08/2024
Pesquisa e desenvolvimento, LEPES USP.,Linhas de pesquisa
2021 - 2023
Rede Brasileira de Aprendizagem CriativaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Contratada como pesquisadora colaboradora para atuar junto a Equipe de Pesquisa e Inovação da RBAC para implementação e avaliação do Programa Escolas Criativas, desenvolvido em parceria com o MIT Media Lab e a Fundação Lemann e tem o apoio da LEGO Fundation. Nas pesquisas desenvolvidas realizou atividades como: a elaboração de roteiros; planejamento e realização da pesquisa de campo (com visitas à escolas e secretarias de educação, realizando entrevistavas em profundidade, individuais e em grupos, com gestores das secretarias de educação, gestores escolares e professores); sendo responsável também pela análise dos dados, elaboração e apresentação de debriefings com análise. Em 2021 a pesquisa teve como foco realizar a Avaliação da Implementação do Programa Escolas Criativas em nove redes municipais de ensino brasileiras: Branquinha (AL), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Jaguariúna (SP), Recife (PE), Ribeirão das Neves (MG), Rio Grande do Sul, São Luís (MA) e Vinhedo (SP). Em 2022 a pesquisa objetivou avaliar a percepção, conhecimento e engajamento dos participantes das formações iniciais do primeiro ciclo do Programa Escolas Criativas nas redes municipais de ensino de Caruaru (PE), Recife (PE) e Vinhedo (SP). Em 2023, junto à Equipe de Pesquisa e Inovação do Escolas Criativas, a pesquisa realizada teve como recorte acompanhar o processo de integração curricular da Aprendizagem Criativa realizado nas redes municipais de Branquinha (AL) e Cururipe (AL).
Atividades
-
01/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.,Linhas de pesquisa
2015 - 2015
Japan International Cooperation AgencyVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora em projeto, Carga horária: 5
Outras informações:
Pesquisadora colaboradora na pesquisa avaliativa, qualitativa e quantitativa do Projecto de Fortalecimento das Habilidades Pedagógicas e Técnicas dos Professores nos Institutos de Formação em Saúde (ProFORSA) do Ministério da Saúde de Moçambique. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados instrumentos para coleta de informações em campo em 6 Províncias de Moçambique, com visitas e entrevistas nos Institutos de Formação (IdF) e, também, junto às equipes técnicas Ministério da Saúde (Misau). Nas IdF a pesquisa envolveu alunos, docentes e equipes gestoras. Após o tratamento do conjunto dos dados foi elaborado um Relatório Final que embasou a organização de nova etapa do ProFORSA, para ser implementada de 2016 a 2020.
2009 - Atual
Faculdade de Educação da Universidade de São PauloVínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
2020 - 2021
Faculdade de Educação da Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora do Programa PAE, Carga horária: 6
Outras informações:
Monitora no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo na disciplina "Política e Organização da Educação Básica no Brasil" (POEB), ministrada aos estudantes dos Cursos de Licenciatura da USP pelo Prof. Dr. Evandro de Carvalho Lobão, com supervisão Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse.
2007 - 2010
Faculdade de Educação da Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Iniciação científica realizada no projeto de pesquisa "Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados", sob orientação da Professora Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa e do Professor Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira (período de 04/2007 a 03/2009) e no projeto de pesquisa "Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande", sob orientação da Professora Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (período de 04/2009 a 07/2010).
2009 - 2009
Faculdade de Educação da Universidade de São PauloVínculo: Estudante de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estudante estagiária, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio desenvolvido em âmbito do Projeto Clube da Matemática (http://www2.fe.usp.br/~labmat/clube/), sob a orientação do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Atividades
-
01/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional.,Linhas de pesquisa
2018 - 2019
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação ComunitáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista
Outras informações:
Parecerista da Revista Cadernos Cenpec em duas edições da revista (2018 e 2019).Mais informações sobre a revista: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos
2015 - 2016
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação ComunitáriaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora colaboradora em projetos
Outras informações:
Pesquisadora colaboradora no projeto de pesquisa "Investigação, problematização e orientações para o currículo da educação integral na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre". Mais informações sobre a pesquisa e produto final no site https://educacaoeparticipacao.org.br/materiais/investigacao-problematizacao-proposicoes-curriculo-porto-alegre-educacao-integral/.Pesquisadora colaboradora na pesquisa "Currículos para os anos finais do ensino fundamental: Concepções, modos de implantação, usos". Mais informações sobre a pesquisa e relatório no site https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Relatorio_Pesquisa_Curriculos_EF2_Final.pdf.
2009 - 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciação científica realizada em âmbito do projeto de pesquisa "Estratégias municipais para a oferta da educação básica: uma análise de parcerias público-privado nos municípios de São Paulo e Praia Grande", sob orientação da Professora Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro.
2007 - 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Iniciação científica realizada em âmbito do projeto de pesquisa intitulado "Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados", sob orientação da Professora Dra. Sandra Maria Zákia Lian Sousa e do Professor Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira.
2010 - 2010
Escola da VilaVínculo: Professora estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2008 - 2009
Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São PauloVínculo: Estudante de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações:
Realização de estágios curriculares obrigatórios vinculados a diferentes disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
2009 - 2009
Creche e Pré-Escola Central Universidade de São PauloVínculo: Estudante de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações:
Realização do estágio curricular obrigatório vinculado à disciplina "Educação Infantil" ministrada pela professora Patrícia Dias Prado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
2007 - 2010
Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de EducaçãoVínculo: Estudante de Pedagogia, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Funcionando efetivamente como centro interdepartamental da FEUSP, desde 1997, o CEPPPE conta com um número bastante considerável de pesquisadores experimentados, especialistas em Políticas Públicas e Educacionais, e também com a participação de alunos de pós-graduação e graduação. Tendo como docentes responsáveis a Profa Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro, Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira e o Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo, o CEPPPE tem por finalidade: promover pesquisas, estudos e cursos de pós-graduação e graduação; realizar trabalhos de extensão de serviços na área de políticas públicas em educação; e organizar um banco de dados sobre as experiências mais significativas realizadas nas políticas públicas em educação, no País, nas últimas décadas. (http://www4.fe.usp.br/graduacao/institucional/espacos-de-ensino/cepppe)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raíssa de Oliveira Chappaz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?