Priscila Lins Bezerra Pinheiro

Possui Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021) e graduação em Letras (Português/Espanhol) pela mesma Instituição (2013). Atua como professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino, anos finais do Fund. II, e realiza encontros literários em um Clube de Leitura destinado a vestibulandos da rede pública. Tem interesse pelos temas: Literatura em expansão, literatura marginal, literatura contemporânea, crítica literária, multi e novos letramentos.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Crítica Literária

2018 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Desempacotando a biblioteca de Valêncio Xavier: permanências e rupturas em "O mez da grippe", Ano de Obtenção: 2021
Maria Aparecida Junqueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: O mez da grippe; Novela verbovisual; Apropriação; Escritura; Fórmula de páthos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2008 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Eles eram muitos cavalos: identidades (in)trânsito
Orientador: Maria Aparecida Junqueira

Formação complementar

2019 - 2019

Revisão de Textos. (Carga horária: 8h). , Centro Cultural Barco, CCB, Brasil.

2019 - 2019

Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.

2018 - 2018

Introdução aos estudos dos Letramentos. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em NOVOS LETRAMENTOS E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Criação Literária: Poesia e Prosa. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em História da Filosofia - Uma Introdução à História. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Derrida e a Filosofia. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia, CEUMA, Brasil.

2012 - 2012

A ideia e a lira: o pensamento filosófico e o poét. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia, CEUMA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Aprimoramento em Atendimento Escolar Hospitalar. (Carga horária: 620h). , IOP-GRAACC/UNIFESP, IOP-GRAACC/UNIFE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ensino de Literatura: problemas teóricos. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

I Colóquio de Criação Literária e Crítica Criativa - USP. 2023. (Outra).

IV ENAELL - Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II ENIPEL - Encontro Internacional de Pesquisa em Letras.Valêncio Xavier: apropriação e escrita verbo-visual. 2023. (Simpósio).

Jornada Internacional Poesia portuguesa e brasileira: corpo e performance do/no texto. 2023. (Outra).

III Mostra de Pesquisa em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.O mez da grippe e El infarto del alma: uma leitura da literatura fora de si. 2019. (Outra).

O estado da arte na pós-história - Aula inaugural. 2019. (Outra).

A leitura e a escrita como (im)possíveis espaços de refúgio. 2018. (Outra).

II Mostra de Pesquisas em Literatura e Crítica Literária da PUCS/SP. 2018. (Outra).

Ainda precisamos de Mikhail Bakhtin?. 2011. (Outra).

II Seminário Internacional de Crítica Literária do Rumos Literatura. 2011. (Seminário).

"Me mola el español: La jerga de los jóvenes y la identidad de grupos" - PUC/`SP. 2010. (Encontro).

Pedro Almodóvar y la movida madrileña: Conociendo al director al borde de un ataque de nervios. 2010. (Encontro).

Mesa Redonda: " A escrita tecida a várias mãos" - DERDIC/ PUC-SP. 2009. (Encontro).

Orientou

Yuri M

Rosário; Death Note: dos quadrinhos para as telas: leitura comparativa de um mangá adaptado para live action; 2018; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Ílika M

Vaz Carneiro; Mais cedo ou mais tarde, sua esposa vai dirigir: Uma leitura analítica do papel da mulher nos anúncios publicitários automobilísticos de ontem e de hoje; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Julia Eid Ferro

Propaganda, a arma do partido; 2017; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Camila Hisano Kumagai

Que horas ela volta?: cartografia de (des)afetos; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Bernardo Johanson Moreira

Horrorshow: Uma análise da violência em Laranja Mecânica de Stanley Kubrick; 2016; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Beatriz Faleiros A

Paschoal; Muito, muito além do Cidadão Kane; 2015; Orientação de outra natureza; (Ensino Médio) - Escola Carandá Vivavida Educação; Orientador: Priscila Lins Bezerra Pinheiro;

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, P. L. B. . Valêncio Xavier: apropriação e escrita verbo-visual - Casa das Rosas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, P. L. B. . Percursos de Mestrado - Semana de Letras 2021 - PUC-SP. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PINHEIRO, P. L. B. . III Mostra de Pesquisa em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

Equipe PTE CVSP ; PINHEIRO, P. L. B. . Apostila e Produção de Texto. 2020.. 2020.

BORBA, M. S. ; PINHEIRO, P. L. B. . O gênio não original e suas ninfas em Valêncio Xavier. 2021.

PINHEIRO, P. L. B. . Flora Thomson-DeVeaux conta sobre sua relação com Machado de Assis e o sucesso da tradução de Memórias Póstumas de Brás Cubas.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

PINHEIRO, P. L. B. . Punctum Literário. 2020; Tema: Difusão da Literatura que transborda entre o limiar da palavra e da fotografia. Tema pertinente à minha pesquisa.. (Rede social).

PINHEIRO, P. L. B. . O ensino de Literatura e as metodologias ativas - UREI - Imperatriz (MA). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, P. L. B. ; Equipe PTE CVSP . Apostila e Produção de Texto. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

PINHEIRO, P. L. B. ; Equipe PTE CVSP . Aula Magna: A dualidade humana em 'O médico e o monstro'. 2020. (Acadêmica).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Visibilidade de São Paulo: Práticas de vida em torno do patrimônio material e imaterial, Descrição: Descrição: Este projeto de investigação coletiva tem como objeto de estudo a cidade de São Paulo. Os pesquisadores pertencem a vários departamentos majoritariamente da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, e são docentes dos Cursos de Graduação: Arte e Curadoria, Publicidade e Propaganda, Multimeios e Jornalismo, assim como de dois Programas de Estudos Pós-Graduados: Comunicação e Semiótica e Literatura e Crítica Literária, dos quais participam membros do Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) e do Grupo de Pesquisa Crítica Literária: Tendências e Perspectivas. Esse conjunto multidisciplinar se dedica a estudar a metrópole São Paulo na perspectiva do patrimônio cultural material e imaterial em comparação a estudo similar da metrópole de Roma desenvolvido por investigadores italianos. O projeto situa-se no âmbito do Acordo Institucional Internacional de colaboração na pesquisa, entre a Università La Sapienza ? Coris (Dipartimento di Comunicazione e Ricerca Sociale) e o LARS ? Laboratorio Romano di Semiotica, Roma, Itália (http://www.lavoroculturale.org/rethink-urban-space-lars/ e http://www.isabellapezzini.it/gruppo-di-ricerca.html) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, Brasil (https://www.pucsp.br/cps/), com previsão para o período de 2019-2022. O projeto problematiza o patrimônio material e imaterial da pauliceia em cenas de distintas rotas culturais, de entretenimento e de lazer voltadas para o consumo dos próprios habitantes. Objetiva mostrar como lugares centrais da cidade e práticas de vida em seu entorno atuam na reescritura de pontos específicos e de regiões desta metrópole. Adotando conceituações de patrimônio mais abrangentes, a pesquisa abarca não só o patrimônio arqueológico, arquitetônico, urbanístico, que varia conforme cada história da cidade, mas também o seu patrimônio imaterial que ganha nova visibilidade com as correntes imigratórias sucessivas que marcam a constituição da São Paulo atual. Com esse horizonte investigativo, busca-se apreender como diferentes manifestações artístico-culturais ? Literatura, Música, Mídia, Redes Sociais ? abordam o patrimônio arqueológico, arquitetônico, urbanístico, assim com o patrimônio imaterial da cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Lins Bezerra Pinheiro - Integrante / Maria Aparecida Junqueira - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    O mez da grippe: uma leitura da literatura fora de si, Descrição: "O mez da grippe" (1981), novela de Valêncio Xavier, é meu objeto de estudo desde 2019, quando nem imaginávamos o COVID-19. A novela, até então pouco difundida (com nova edição prevista para o mês julho/2020, pela editora paranaense Arte e Letra), é uma miscelânea de arquivo histórico e denúncia, que nos assombra pela atualidade! Mas não é só isso, a montagem feita pelo Frankenstein de Curitiba (por meio de fotografias, ilustrações, recortes de jornais da época -1918 - anúncios publicitários, postais, dentre outros) nos coloca cara a cara com o descaso imposto pela censura jornalística, uma estatística alarmante pelo crescente número de mortos por conta da gripe espanhola, uma condição ainda mais propícia para a violência contra as mulheres, só para tocar em alguns temas. Os percursos criados pelo escritor, jornalista, diretor de cinema são múltiplos e nos levam a transitar entre uma literatura que se expande em sua hibridez verbo-visual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila Lins Bezerra Pinheiro - Integrante / Maria Aparecida Junqueira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Institucional

2020 - Atual

Colégio Visconde de Porto Seguro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do 9º ano

2014 - 2019

Carandá Vivavida Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Outras informações:
Professora de Produção Textual e Reflexão Linguística do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, anos finais. Orientação de monografia dos alunos do Ensino Médio.

2013 - 2015

Colégio Eduardo Gomes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Produção Textual e Reflexão Linguística do Ensino Médio

2011 - 2011

Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer

Vínculo: Professor Residente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
EMAE - Escola Móvel Aluno Específico: Escola Móvel do IOP- GRAACC/ UNIFESP. São planejadas e mininstradas aulas de Língua Portuguesa (gramática e literatura) e Língua Espanhola (gramática e literatura) para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. O atendimento é feito individualmente e também faz parte do tratamento do paciente/aluno.