Fernanda de Faria Fontes

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2014) e em Teatro (Bacharelado) pela Universidade Federal de São João del-Rei (2019). Possui experiência profissional na área de design de interiores, projetos executivos e de reforma. Na área de artes possui ênfase em Interpretação Teatral e Musical (piano) e em cenografia, a partir da pesquisa do NuPeC (Núcleo de Pesquisa em Cenografia) criado em 2017.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Teatro

2016 - 2019

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: A INVESTIGAÇÃO DA VISUALIDADE DA CENA A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DA PEÇA ?LIBERDADE LIBERDADE? DE MILLÔR FERNANDES E FLÁVIO RANGEL
Orientador: Juliana Reis Monteiros dos Santos

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2009 - 2014

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
Título: Arquitetura e novas tecnologias
Orientador: Amanda Beraldo Machado

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colégio Leonardo da Vinci

Formação complementar

2008 -

Teatro. (Carga horária: 2h). , Perna de Palco, PERNA DE PALCO, Brasil.

2007 -

Piano. (Carga horária: 2h). , Andrea Abdalla, AA, Brasil.

2011 - 2011

PhotoShop. (Carga horária: 180h). , WKS Informática, WKS, Brasil.

2010 - 2010

AutoCad. (Carga horária: 180h). , WKS Informática, WKS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Participação em eventos

Aprendizagem, corpo e cognição. 2017. (Encontro).

Conferência ministrada por Carmela Soares e José Tonezizi. 2017. (Encontro).

Conferência ministrada por Maria Lúcia Pupo. 2017. (Encontro).

I Seminário Nacional de Educação Teatral.Diálogo sobre consumo: as tecnologias de informação e comunicação e jogos teatrais no processo educacional. 2017. (Seminário).

I Seminário Nacional de Educação Teatral.Workshop Performance e educação ministrado por Arão Paranaguá. 2017. (Oficina).

I Seminário Nacional de Educação Teatral.Workshop Jogo Teatral ministrado por Carmela Soares. 2017. (Oficina).

Licenciatura de teatro no Brasil (Vera Bertoni e Arão Paranaguá). 2017. (Encontro).

VI Seminário de Iniciação à Docência.As tecnologias de informação e comunicação e o uso de jogos teatrais no processo educacional. 2017. (Seminário).

Viagem de Estudos Curitiba. 2011. (Outra).

13 Encontro Técnico da ASSEAVA. 2010. (Encontro).

III Seminário de Direito Ambiental. 2010. (Seminário).

Palestra do Arquiteto Lelé. 2010. (Outra).

Viagem de Estudos a Brasília. 2010. (Outra).

1 Seminário de Pesquisa em Artes - Traçando metas, desbravando caminhos. 2009. (Seminário).

1 Seminário de Pesquisa em Artes - Traçando metas, desbravando caminhos.Elaboração e Prática da pesquisa em teatro. 2009. (Outra).

9ª Mostra Universitária de Teatro e Dança da Unimontes.Dos nervos à flor da pele: devaneio criativo. 2009. (Oficina).

9ª Mostra Universitária de Teatro e Dança da Unimontes.Corpo marcado, corpo tipificado. 2009. (Oficina).

Oficina de Teatro.Workshop Sertão Espaço da Musicalidade, plasticidade e treatalidade. 2009. (Oficina).

1 Colóquio de Arquitetura em Aço. 2007. (Seminário).

2 Colóquio em Arquitetura em Aço.Mesa de estudos em Aço Inox. 2007. (Seminário).

2 Colóquio em Arquitetura em Aço. 2007. (Seminário).

Outras produções

FONTES, F. F. . Retalhos de MInas. 2012. Teatral.

FONTES, F. F. . Nesta noite se improvisa. 2011. Performática.

FONTES, F. F. . Conversa de Botequim. 2011. Teatral.

FONTES, F. F. . Bye Bye Brasil. 2008. Teatral.

FONTES, F. F. . Recital Prata da Casa. 2014. Outra.

FONTES, F. F. . Recital Prata da Casa. 2013. Outra.

FONTES, F. F. . Recital Prata da Casa. 2012. Outra.

FONTES, F. F. ; MACHADO, A.B . Intervenção www.com.br. 2014 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PIBID-Teatro: Jogo da Arte, Performance e Sustentabilidade, Descrição: O subprojeto PIBID/Teatro, da UFSJ, tem como objetivo introduzir e instrumentalizar os bolsistas para atuarem conforme os princípios da metodologia Jogo da Arte de modo a elaborar uma tática de ensino das artes, em particular as cênicas, que visa o incremento das capacidades expressivas e artísticas do aluno do ensino fundamental, articulando trandisciplinarmente arte e sustentabilidade, de modo a aliar experiências que contribuem para o crescimento integrado do mesmo nos planos da expressão e comunicação, da produção coletiva, da apreciação estética e da produção cultural, afinadas com o desenvolvimento de um mundo ambiental e socialmente sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Faria Fontes - Integrante / Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    CASA ABERTA, Descrição: Grupo de pesquisa que investiga: Memória, Música e Formação do Ator nas áreas "treinamento vocal do ator", "teatro musical brasileiro" e "voz e tradição".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Faria Fontes - Integrante / Juliana Alves Mota Drummond - Coordenador.

  • 2007 - 2007

    Grupo de Design em Aço, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Faria Fontes - Coordenador / Carla Paolielo - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2007

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2007

Eco Arquitetura e Urbanismo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: