Maíra Cordeiro dos Santos
Doutora em Linguística (PROLING/UFPB). Mestre em Linguística (PROLING/UFPB, 2011). Especialista em Educação Cooperativa (UNIVERSIDADE DE MONDRAGON, 2022), Especialista em Neuroaprendizagem (UNYLEIA, 2018). Especialista em Literatura e Ensino (IFRN, 2015), Especialista em Dislexia e Distúrbios de Leitura e Escrita: implicações para o trabalho docente (UNIARA, 2015), Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em EaD (UFPB, 2013) e Especialista em Língua Portuguesa (IBRAED/PROLING/UFPB, 2009). Licenciada em Letras (UFPB, 2010). Bacharela em Direito (UNIPÊ, 2008). Licenciada em Pedagogia (CRUZEIRO DO SUL, 2021). Advogada (2009). Tem experiência na área de Psicologia Positiva, Letras, Linguística e Educação.Trabalha com Psicologia Positiva e Educação, Linguística e ensino e Ciências da Aprendizagem.É consultora educacional e design instrucional na área de Educação Corporativa Digital.Produtora de materiais didáticos para editoras e para a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE/PB).
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística
2014 - 2018
Universidade Federal da Paraíba
Título: O GÊNERO GAME NARRATIVO: UMA ANÁLISE TEXTUAL À LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO
, Ano de obtenção: 2018. Dra. Regina Celi Mendes Pereira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Lingüística
2010 - 2011
Universidade Federal da Paraíba
Título: MANUSCRITOS CULINÁRIOS FEMININOS: ESCRITURAS DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM DO TRABALHO NA COZINHA
, Ano de Obtenção: 2011.Dra. Beliza Áurea de Arruda Melo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em andamento em PÓS-GRADUAÇÃO EM BEM-ESTAR E FELICIDADE, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E NEUROCIÊN
2023 - Atual
Especialização em Educação Cooperativa
2021 - 2022
Universidad de Mondragon
Título: Relatório final dos aprendizados
Especialização em Especialização em Neuroaprendizagem
2017 - 2018
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: APRENDIZAGEM EFETIVA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA POSITIVA E DA NEUROCIÊNCIA PARA O TRABALHO DO PROFESSOR
Especialização em Dislexia e distúrbios de leitura e escrita
2013 - 2015
Universidade de Araraquara
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA DISLÉXICOS A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS
Orientador: Juliene de Cássia Leiva
Especialização em Literatura e Ensino
2013 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Título: A MULHER E A SOCIEDADE NO ROMANCE JUBIABÁ DE JORGE AMADO
Orientador: Ilane Ferreira Cavalcante
Especialização em Especialização em Ciências da Linguagem em EAD
2011 - 2013
Universidade Federal da Paraíba
Título: O trabalho do professor com recursos da ead no ensino presencial: o uso do ecaths na aula de língua portuguesa
Especialização em Língua Portuguesa e Linguística
2009 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: Análise da textualidade em produções textuais: o caso da coesão e da coerência
Orientador: Dra. Maria Cristina de Assis
Graduação em Letras
2005 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: Relatório Final de Prática de Ensino em Língua Portuguesa
Orientador: Ms. Fabiana Sena
Graduação em Direito
2004 - 2008
Centro Universitário de João Pessoa
Título: Tribunal de Contas do Estado da Paraíba: Controle da moralidade na aplicação dos recursos públicos em educação.
Orientador: Ms. Roberta Cruz da Silva
Formação complementar
2021 - 2021
Positive Psychology: Character, Grit and Research Methods. , University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2019 - 2020
Pedagogia Sistêmica. (Carga horária: 240h). , Instituto Helen Vieira da Fonseca, IHVF, Brasil.
2019 - 2020
Certificação em Psicologia Positiva Aplicada. (Carga horária: 340h). , Centro de Certificação em Psicologia Positiva, CCEPPA, Brasil.
2019 - 2019
Positive Discipline in the Classroom. (Carga horária: 16h). , Positive Disciplne Association, PDA, Estados Unidos.
2019 - 2019
Positive Psychology: Applications and Interventions. , University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2019 - 2019
Positive Psychology: Martin E. P. Seligman?s Visionary Science. , University of Pennsylvania, UPENN, Estados Unidos.
2018 - 2018
Pratiticioner em Programação Neurolinguística. (Carga horária: 120h). , Instituto K, INSTITUTO K, Brasil.
2018 - 2018
Jornada Sistêmica: uma abordagem para o Coaching. , Instituto K, INSTITUTO K, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Projeto Consciência Cidadã. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA POSITIVA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Organização de eventos
SANTOS, M. C. ; CABRAL, S. F. M. . I Encontro Paraibano de Psicologia Positiva. 2019. (Outro).
Participação em eventos
25ª Jornada Nacional do GELNE.Novas tecnologias na escola e letramento digital: por que e para quê?. 2014. (Outra).
II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior: formação de professores e ensino por competências (COIPESU).Formação inicial e o trabalho do professor na escola com as novas tecnologias educacionais. 2014. (Outra).
Curso "Atualização no uso das ferramentas do moodle 2.4". 2013. (Outra).
Curso "Construindo Objetos de Aprendizagem para a EaD". 2013. (Outra).
Curso "Uso do Prezi como Objeto de Aprendizagem". 2013. (Outra).
Oficina "Portal de Periódicos da CAPES". 2013. (Oficina).
Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.A LINGUAGEM DO TRABALHO E O TRABALHO DA LINGUAGEM NA COZINHA. 2012. (Outra).
Congresso Internacional XVI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. Manuscritos culinários: segredos das vozes femininas na cozinha. 2011. (Congresso).
II Colóquio Internacional de Culturas Africanas.Memória Oral nos manuscritos culinários femininos. 2011. (Outra).
CCHLA Conhecimento em Debate.Linguagem e modernidade nos manuscritos culinários. 2010. (Outra).
III Colóquio ALED Brasil.Manuscritos culinários do século XXI: organização e memória discursiva da modernidade. 2010. (Outra).
III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.RECEITAS ORAIS: A COZINHA COMO JOGO LÚDICO NO APRENDIZADO DA VOZ. 2010. (Encontro).
I Seminário de Atualização Pedagógica. 2010. (Seminário).
IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal.Poder, corpo e subjetividades na mídia: relações entre corpo real e corpo ideal. 2010. (Encontro).
Mini-curso: A relação entre semântica e sintaxe: explorando novos espaços de pesquisa. 2010. (Outra).
Mini-curso: Discurso, corpo e subjetividades na mídia e na literatura. 2010. (Outra).
Mini-curso: O lugar do discurso no trabalho; o lugar do trabalho no discurso. 2010. (Outra).
Mini-curso "A cidade como Espaço de Lazer e Diversão: história e historiografia em questão. 2010. (Encontro).
Oficina "utilização do sistema Di@loga para Avaliação de Mensagens dos Fóruns Online. 2010. (Oficina).
Oficina "Web Conferência: planejamento e experimentação da ferramenta". 2010. (Oficina).
XIII Encontro de Iniciação à Docência.Integração do conhecimento teórico-metodológico com atividades de ensino de língua portuguesa no nível médio: uma ação pedagógica bem-sucedida. 2010. (Encontro).
XIV Encontro Estadual de História - História, Memória e Comemorações.Da cidade virtual às cidades reais: o local do ciberespaço; "Lugar de mulher é na cozinha: representações e memórias femininas nos manuscritos culinários. 2010. (Encontro).
II Seminário Nacional de gênero e prátocas culturais.Mulher, educação e trabalho no Nordeste: relação entre educação superior e trabalho feminino. 2009. (Seminário).
II Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros textuais.Gênero textual receita culinária: percurso da memória através dos manuscritos culinários. 2009. (Simpósio).
Mini-curso ?Análise do discurso, mídia e identidade?. 2009. (Congresso).
Mini-curso ?Elementos da Análise do discurso?. 2009. (Congresso).
Mini-curso ?Lingüística Textual: tópicos atuais e possibilidades de aplicação ao ensino da escrita e da leitura?. 2009. (Congresso).
VI Congresso Internacional da ABRALIN. Discurso jurídico: influência discursiva no âmbito do Tribunal do Júri. 2009. (Congresso).
XII Encontro de Iniciação à docência da UFPB.UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DA TEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 3. ANO DA ESCOLA ESTADUAL LILIOSA PAIVA LEITE: RESULTADOS PARCIAIS DO SUBPROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2009. (Encontro).
XVII Encontro de Iniciação Cinentífica UFPB.VOZES E MANUSCRITOS CULINÁRIOS DA GRANDE JOÃO PESSOA. 2009. (Encontro).
CCHLA em Debate.A mulher e a sociedade no romance Jubiabá, de Jorge Amado. 2008. (Encontro).
Mini-curso ?Cordel e xilogravura em sala de aula?. 2008. (Outra).
Mini-curso "Globalização e pós-modernidade: os estudos linguísticos a partir de Appadurai". 2008. (Outra).
Mini-curso "Português como língua estrangeira". 2008. (Outra).
Orientou
Teoria e prática da comunicação não-violenta aplicadas no aprimoramento das relações interpessoais no cotidiano humano; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Positiva) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Maíra Cordeiro dos Santos;
Bem estar no ambiente organizacional; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Positiva) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Maíra Cordeiro dos Santos;
Contribuições das forças de caráter no bem estar do indivíduo; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Positiva) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Maíra Cordeiro dos Santos;
Interfaces entre a psicologia escolar e a psicologia positiva; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Positiva) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Maíra Cordeiro dos Santos;
Contribuições da psicologia positiva na redução da procrastinação; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Positiva) - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes; Orientador: Maíra Cordeiro dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, M. C. . PSICOLOGIA POSITIVA NA EDUCAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO E PESQUISAS. Revista Mangaio Acadêmico , v. 8, p. 92-111, 2023.
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . O papel da linguagem digital no processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva vigotskiana. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 8, p. 260-278, 2015.
-
SANTOS, M. C. ; CAVALCANTE, I. F. . A mulher e a sociedade no romance Jubiabá, de Jorge Amado. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 8, p. 216, 2015.
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . Literatura, sociointeracionismo e gamificação: diálogos interdisciplinares a partir de objeto de aprendizagem digital. SOCIOPOÉTICA (ONLINE) , v. 1, p. 29, 2014.
-
SANTOS, M. C. ; MELO, Maria de Fátima Benício de . A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , v. 8, p. 619, 2012.
-
SANTOS, M. C. . ANÁLISE DA TEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS: O CASO DA COESÃO E COERÊNCIA. Intersecções (Jundiaí) , v. 3, p. 192-208, 2010.
-
SANTOS, M. C. . Psicologia positiva e educação: manual teórico-prático para desenvolver bem-estar na educação. 1. ed. João Pessoa: Oiticica, 2021. v. 1.
-
ALBUQUERQUE, Liana Filgueira ; SANTOS, M. C. ; CABRAL, Simone Farias Moura ; PESSOA, Thais Emanuele Galdino ; GOUVEIA, Valdiney Veloso . Prioridade humanitária-econômica na Pandemia da covid-19: validação de uma escala psicométrica. In: FERREIRA, Ezequiel Martins. (Org.). A psicologia como ciência e seu(s) objeto(s) de estudo. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. , p. 101-.
-
CABRAL, S. F. M. ; ALBUQUERQUE, L. F. ; SANTOS, M. C. ; PESSOA, Thais Emanuele Galdino . Intervenção em psicologia positiva no contexto pandêmico na cidade de João Pessoa. In: Silva CRC; Celestino MS; Santos ILVL. (Org.). COVID-19 Uma Visão Além do Óbvio. 1ed.Campina Grande: Editora Science, 2022, v. 1, p. 45-.
-
SANTOS, M. C. . O texto multimodal digital: conexões entre elementos verbais e visuais à luz do ISD. In: Medrado, Betânia Passos (Org.) ; PEREIRA, Regina Celi Mendes (Org.) ; REICHMANN, Carla Lynn (Org.). (Org.). Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2020, v. , p. 329-.
-
SANTOS, M. C. . Modalizações na escrita acadêmica: reflexões sobre o fazer científico em Ciências Sociais. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Culturas disciplinares e epistemias: representações na escrita acadêmica. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2019, v. , p. 133-.
-
SANTOS, M. C. . Ensino da leitura na sala de aula: entre enfrentamentos e propostas. In: Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Mônica Mano Trindade Ferraz, Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Letramentos em Cena. 1ed.: , 2017, v. , p. 304-.
-
DIAS, A. P. ; SANTOS, M. C. ; MENEZES, R. R. L. C. . A construção do TCC e sua relação com a formação integral do aluno-pesquisador. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Entre conversas e práticas de TCC. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2016, v. , p. 75-90.
-
SILVA, G. B. ; SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . Educação a Distância: representações de professores e alunos do curso de Letras à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. In: Dermeval da Hora; Juliene Lopes R. Pedrosa; Rubens M. Lucena. (Org.). ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2015, v. , p. 1184-.
-
SANTOS, M. C. . Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017, Mamanguape/PB. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017.
-
SANTOS, M. C. . A leitura no hipertexto digital: novas práticas de leitura multimodal a partir de jogos digitais. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande/PB. Anais do IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017.
-
SANTOS, M. C. . Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E, 2017. ANAIS do II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E.
-
SANTOS, M. C. . A leitura no hipertexto digital: novas práticas de leitura multimodal a partir de jogos digitais. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017. ANAIS do IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017.
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MEDIAÇÃO ENTRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. In: XXI Jornada do GELNE, 2016, Recife/PE. ANAIS da XXI Jornada do GELNE, 2016.
-
MENEZES, R. R. L. C. ; SANTOS, M. C. . APRENDIZAGEM NA DISLEXIA: EXALTANDO A DIMENSÃO HUMANA ATRAVÉS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. In: XXI Jornada do GELNE, 2016, Recife/PE. ANAIS da XXI Jornada do GELNE, 2016.
-
SANTOS, M. C. . Ensino da leitura na sala de aula: entre enfrentamentos e propostas. In: I Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento (ENALET), 2016, João Pessoa/PB. ANAIS do I Encontro Nacional de Alfabetização e Letramento (ENALET), 2016.
-
SANTOS, M. C. ; MENEZES, R. R. L. C. . Autobiografia como escrita de si: Uma interpretação interacionista sociodiscursiva. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo, RS. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015.
-
BASILIO, R. ; SANTOS, M. C. . Sequências didáticas: da ideologia do cotidiano à formação dos conceitos científicos. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo, RS. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015.
-
SANTOS, M. C. . ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS DE TEXTOS NA ESCOLA A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO. In: 1o. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2014, Recife. Anais Eletrônicos. Recife: UFPE, 2014.
-
SANTOS, M. C. . Novas tecnologias na escola e letramento digital: por que e para quê?. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal/RN. ANAIS da 25ª Jornada Nacional do GELNE, 2014.
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . Formação inicial e o trabalho do professor na escola com as novas tecnologias educacionais. In: II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2014, João Pessoa/PB. ANAIS do II Colóquio Internacional de Pesquisas em Educação Superior, 2014.
-
SANTOS, M. C. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XXI. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. Anais do VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa: UFPB, 2013.
-
SANTOS, M. C. ; MELO, B. A. A. . A LINGUAGEM DO TRABALHO E O TRABALHO DA LINGUAGEM NA COZINHA. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE), 2012, Natal - RN. Anais do XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.
-
SANTOS, M. C. . Tradições discursivas e práticas de linguagem nos manuscritos culinários de trabalhadoras da cozinha. In: VII Congresso Intermacional da ABRLIN, 2011, Curitiba, PR. Abralin Curitiba 2011, 2011.
-
SANTOS, M. C. ; AMARO, Luanna Vaz . Da cidade virtual às cidades reais: o local do ciberespaço. In: XIV Encontro Estadual de História - História, memória e comemorações, 2010, João Pessoa. Anais do XIV Encontro Estadual de História - História, memória e comemorações. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2010.
-
SANTOS, M. C. . "Lugar de mulher é na cozinha": representações e memórias femininas das cidades nos manuscritos culinários. In: XIV Encontro Estadual de História - História, memória e comemorações, 2010, João Pessoa. Anais do XIV Encontro Estadual de História - História, memória e comemorações. Campina Grande: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2010.
-
SANTOS, M. C. ; AMARO, Luanna Vaz . RECEITAS ORAIS: A COZINHA COMO JOGO LÚDICO NO APRENDIZADO DA VOZ. In: III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2010, Campina Grande. Anais do III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2010.
-
SANTOS, M. C. . DISCURSOS, MEMÓRIAS, SUBJETIVIDADES: REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES FEMININAS NOS MANUSCRITOS CULINÁRIOS. In: I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Pau dos Ferros, RN. Anais do I Colóquio Nacional de Estudos Linguisticos e Literário, 2010.
-
SANTOS, M. C. . LINGUAGEM E MODERNIDADE NOS MANUSCRITOS CULINÁRIOS. In: CCHLA Conhecimentos em Debate, 2010, João Pessoa. Anais do IX ENCONTRO, 2010.
-
SANTOS, M. C. . Discurso Jurídico: Influência Discursiva do âmbito do Tribunal do Juri.. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Anais da ABRALIN. João Pessoa: Idéia, 2009.
-
SANTOS, M. C. . GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA: PERCURSO DA MEMÓRIA FEMININA ATRAVÉS DOS MANUSCRITOS CULINÁRIOS. In: III Simpósio Nacional de Linguagens e gêneros textuais, 2009, Campina Grande. Anais do III Simpósio Nacional de Linguagens e gêneros textuais, 2009.
-
SANTOS, M. C. . MULHER, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO NORDESTE: RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E TRABALHO FEMININO. In: II Seminário Nacional de Gênero e práticas culturais, 2009, João Pessoa. Anais do II Seminário Nacional de Gênero e práticas culturais. João Pessoa: UFPB, 2009.
-
SANTOS, M. C. ; MELO, Maria de Fátima Benício de . A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião. In: IX Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos do IX Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não Verbal. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. p. 240-242.
-
SANTOS, M. C. . Poder, corpo e subjetividades na mídia: relações entre corpo real e corpo ideal. In: IX Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não Verbal, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos do IX Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não Verbal. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. p. 162-163.
-
SANTOS, M. C. . MANUSCRITOS CULINÁRIOS: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS, NARRATIVAS DE SI. In: II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação, 2010, Campina Grande. Anais do II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação, 2010.
-
SANTOS, M. C. ; MELO, B. A. A. . VOZES E MANUSCRITOS CULINÁRIOS DA GRANDE JOÃO PESSOA. In: XVII Encontro de Iniciação Científica, 2009, João Pessoa. Resumos 2009 - XVII Encontro de Iniciação Científica. João Pessoa: JM Gráfica e sinalização, 2009.
-
SANTOS, M. C. ; ASSIS, Maria Cristina de ; MELO, Maria de Fátima Benício de ; ALMEIDA, Giselle Silva . UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DA TEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 3. ANO DA ESCOLA ESTADUAL LILIOSA PAIVA LEITE: RESULTADOS PARCIAIS DO SUBPROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. Anais do XI Encontro de Extensão e XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009.
-
SANTOS, M. C. . Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . A leitura no hipertexto digital: novas práticas de leitura multimodal a partir de jogos digitais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Letramento digital e trabalho docente na escola: estratégias e possibilidades de uso das tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . A leitura no hipertexto digital: novas práticas de leitura multimodal a partir de jogos digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; MENEZES, R. R. L. C. . O relatório acadêmico nos diferentes campos do saber: desvelando a escrita, encaminhando a didatização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . Ensino de Língua Portuguesa: mediação entre objetos de aprendizagem digitais, tecnologias e práticas educativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENEZES, R. R. L. C. ; SANTOS, M. C. . O trabalho do professor junto a crianças com dislexia: exaltando a dimensão humana através do Interacionismo Sociodiscursivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; PEREIRA, R. C. M. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MEDIAÇÃO ENTRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENEZES, R. R. L. C. ; SANTOS, M. C. . O TRABALHO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISLEXIA: EXALTANDO A DIMENSÃO HUMANA ATRAVÉS DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Ensino da leitura na sala de aula: entre enfrentamentos e propostas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; MENEZES, R. R. L. C. . Autobiografia como escrita de si: Uma interpretação interacionista sociodiscursiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASILIO, R. ; SANTOS, M. C. . Sequências didáticas: da ideologia do cotidiano à formação dos conceitos científicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. C. . OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SÉCULO XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS DE TEXTOS NA ESCOLA A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCATIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, M. C. . A LINGUAGEM DO TRABALHO E O TRABALHO DA LINGUAGEM NA COZINHA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Memória Oral nos manuscritos culinários femininos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Manuscritos culinários: segredos das vozes femininas na cozinha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; AMARO, Luanna Vaz . RECEITAS ORAIS: A COZINHA COMO JOGO LÚDICO NO APRENDIZADO DA VOZ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . "Lugar de mulher é na cozinha": representações e memórias femininas das cidades nos manuscritos culinários. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; AMARO, Luanna Vaz . Da cidade virtual às cidades reais: o local do ciberespaço. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Poder, corpo e subjetividades na mídia: relações entre corpo real e corpo ideal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . LINGUAGEM E MODERNIDADE NOS MANUSCRITOS CULINÁRIOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; MELO, Maria de Fátima Benício de . INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO COM ATIVIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NÍVEL MÉDIO: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA BEM-SUCEDIDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Manuscritos culinários do século XXI: organização e memória discursiva da modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . Anti-economia linguística no gênero sentença jurídica: necessidade ou excesso?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, M. C. . GÊNERO TEXTUAL RECEITA CULINÁRIA: PERCURSO DA MEMÓRIA FEMININA ATRAVÉS DOS MANUSCRITOS CULINÁRIOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . MULHER, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO NORDESTE: RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E TRABALHO FEMININO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; MELO, B. A. A. . Vozes e manuscritos culinários da Grande João Pessoa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. ; ALMEIDA, Giselle Silva ; ASSIS, Maria Cristina de ; MELO, Maria de Fátima Benício de . UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DA TEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 3. ANO DA ESCOLA ESTADUAL LILIOSA PAIVA LEITE: RESULTADOS PARCIAIS DO SUBPROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, M. C. . A mulher e a sociedade no romance Jubiabá, de Jorge Amado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SANTOS, M. C. . Formação do Novo Ensino Médio da Paraíba. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
SANTOS, M. C. ; ALMEIDA, R. M. S. ; XAVIER FILHO, R. S. ; SILVA, J. M. . Guia Iniciação Social e Científica. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
SANTOS, M. C. ; ALMEIDA, R. M. S. ; CAROLINO, E. C. ; VIEIRA, T. F. ; SILVA, J. M. ; ALMEIDA, J. S. . Guia Trajetória de vida - Módulo II. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
SANTOS, M. C. ; MENEZES, R. R. L. C. . Relatório: o que se faz no relatório além de relatar?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, M. C. . Comunicação Empresarial e Correspondência. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, M. C. . Direito do Trabalho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SANTOS, M. C. . Direito Administrativo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2018
Ateliê de Textos Acadêmicos (ATA), Descrição: O projeto ATA configura-se como uma iniciativa de caráter interdisciplinar, de investigação dupla: processos de didatização da escrita e análise das especificidades dos parâmetros de produção e da arquitetura textual desses gêneros (Bronckart, 1999, 2006, 2008). Desse modo, primeiramente, as investigações dizem respeito aos aspectos linguístico-discursivos de textos acadêmicos, produzidos no cerne dos diversos campos do conhecimento, e suas implicações para a escrita científica, que envolve a análise de diversos textos produzidos e que circulam nas universidades e instituições que validam e legitimam o fazer científico. Segundo, nosso objetivo é o de criar espaços para realização de oficinas de textos acadêmicos, permitindo o acesso à construção do conhecimento científico (Bhatia, 1993), bem como proporcionar formação acadêmica, no sentido mais amplo do termo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Maíra Cordeiro dos Santos - Integrante / Regina Celi Mendes Pereira - Coordenador.
-
2008 - 2009
Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/UFPB/CNPQ), Descrição: Manuscritos Culinários: Percurso da Memória Urbana através dos Cadernos de Receitas. Título do plano de Trabalho: Vozes e Escrituras dos Cadernos de Receita da Grande João Pessoa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maíra Cordeiro dos Santos - Integrante / Beliza Áurea de Arruda Melo - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2010
Diploma de Láurea Acadêmica, Universidade Federal da Paraíba.
2009
Prêmio de Iniciação à Docência, Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
2009
Certificado de Habilitação no Exame de Ordem da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional da Paraíba.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. , Centro Administrativo Estadual, Jaguaribe, 58015900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 36125600
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária em projeto de Extensão, Carga horária: 10
2022 - 2023
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
2010 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Tutora à distância, Enquadramento Funcional: Tutora a distância do curso de Letras Virtual, Carga horária: 20
2023 - Atual
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Especialista do CEEI, Carga horária: 40
2021 - Atual
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2022 - 2023
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da TV Paraíba Educa, Carga horária: 20
2022 - 2023
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica (PBTEC), Carga horária: 20
2022 - 2022
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora do Novo Ensino Médio, Carga horária: 20
2020 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20
2022 - Atual
MobinLifeVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Gestora de Projeto Educacional, Carga horária: 20
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de Nova Palmeira/PBVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultora em Educação Positiva, Carga horária: 20
2023 - Atual
EDITORA MVCVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Consultora e Formadora de professores, Carga horária: 20
2018 - 2020
CINTEP/PBVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
2018 - 2019
CINTEP/PBVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós Graduação, Carga horária: 20
2020 - 2022
ISO Colégio e CursosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
2019 - 2021
ISO Colégio e CursosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2012 - 2013
Associação Paraibana de Ensino Renovado-ASPERVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora nível III
2010 - 2010
Associação Paraibana de Ensino Renovado-ASPERVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
2014 - 2014
Faculdade Maurício de Nassau - João PessoaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 20
2014 - 2014
Universidade Aberta VidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2012
PUC Paraiba Universidade e ColégioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maíra Cordeiro dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?