Vanessa Marques de Assis

Engenheira de computação formada como melhor aluna do curso no ano de 2013 pela UFRJ, gosta de aprender sobre novas tecnologias e passar esse aprendizado adiante. Tem conhecimentos sólidos em computação em nuvem, sendo arquiteta de soluções certificada pela AWS, possui experiência com Big Data, tendo um mestrado pela COPPE/UFRJ na área e tendo conduzido treinamentos na área de Big Data e nuvem, e possui experiência com desenvolvimento de softwares, sobretudo nas linguagens Java e Python, e com análise e levantamento de requisitos e gerenciamento de projetos. Participa de projetos voluntários que visam ensinar programação a pessoas que não tiveram acesso a essa disciplina.

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ProvDoop: Captura, armazenamento e disponibilização de dados de proveniência em tempo de execução de sistemas sobre Hadoop,Ano de Obtenção: 2016
Marta Lima de Queiros Mattoso.Coorientador: Kary Ann del Carmen Ocaña Gautherot. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Nuvem; Proveniência de Dados; Hadoop; AWS; Arquiteturas distribuídas na nuvem; Big Data. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação em nuvem. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Big Data.

Graduação em Engenharia de Computação e Informação

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação de Consultas Executadas sobre Bases de Dados de Proveniência Distribuídas
Orientador: Marta Lima de Queiros Mattoso

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2005

ASSOCIACAO EDUCACIONAL LEMOS DE CASTRO - AELC

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Computer Engineering. (Carga horária: 225h). , University of Central Florida, UCF, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Web.

Produções bibliográficas

  • Edimar Santos ; Vanessa Assis ; Flavio Costa ; Daniel de Oliveira ; Marta Mattoso . Bancos de Dados de Proveniência Distribuídos na Nuvem. In: Simposio Brasileiro de Bancos de Dados, 2013, Recife. Short Papers SBBD, 2013.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. , -, 21941-914 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 0000000

Experiência profissional

2016 - Atual

The Hive

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Engenheira de Dados & Arquiteta de Soluções, Carga horária: 40

2013 - 2016

Kendoo Solutions

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CIO & Arquiteta de Soluções na Nuvem,, Carga horária: 30

2012 - 2012

Buus

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora

2012 - 2012

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ com: Apoio no desenvolvimento de scripts de Banco de Dados; Auxiliar na criação de Banco de Dados; Suporte na Documentação.

2011 - 2011

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ com: Apoio no desenvolvimento de scripts de Banco de Dados; Auxiliar na criação de Banco de Dados; Suporte na Documentação.

2009 - 2010

Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no laboratório GTA (Grupo de Teleinformática e Automação) na COPPE/UFRJ no desenvolvimento de softwares de apoio à pesquisa na área de redes de alta velocidade.