Giovana dos Santos Lopes
Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2017); Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009), e graduada em Letras (2004) pela mesma instituição. Lecionou disciplinas, para o ensino superior, relacionadas às literaturas (brasileira e portuguesa) e teoria literária, língua portuguesa e ensino de ambas, assim como disciplinas sobre pesquisas e projetos pedagógicos, e práticas de ensino. Foi professora adjunta dos cursos de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
É professora convocada da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul onde leciona nos cursos de Letras-inglês e Letras-espanhol.
Desenvolve trabalhos na área de literatura, em específico, a narrativa contemporânea, com ênfase em aspectos de teoria e crítica literárias.
Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2013 - 2017
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Autobiografia ficcional em romances brasileiros contemporâneos (Título provisório)
Helena Bonito Couto Pereira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Letras
2007 - 2009
Universidade Estadual de Maringá
Título: Dominação, Incesto e Liberdade: Paula e o narrador em Pedro e Paula, de Helder Macedo,Ano de Obtenção: 2009
Marisa Correa Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Letras.Setores de atividade: Educação.
Graduação em Letras
2000 - 2003
Universidade Estadual de Maringá
Título: Medéias: a construção da personagem feminina em Eurípedes e Sêneca
Orientador: Eliane Batista Costa
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Participação em eventos
III SELAC - Seminário de Literatura e Arte Contemporânea.O irmão alemão e Diário da queda: convergências e divergências na autoficção. 2018. (Seminário).
Colóquio de Estudos Literários.AUTOFICÇÃO EM O IRMÃO ALEMÃO, DE CHICO BUARQUE. 2017. (Simpósio).
V Conali ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Autoficção e outras modalidades híbridas. 2017. (Congresso).
III Encontro de Letras do Pólo de Engenheiro Beltrão-PR, da Universidade Estadual de Maringá..Textos e contextos: A eterna relação do professor com a construção e o ensino dos textos linguístico e literário.. 2013. (Encontro).
IV Conali. A personagem feminina em Helder Macedo. 2013. (Congresso).
XVII Mostra de Pós-Graduação em Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie..Diálogos contemporâneos: identificação, estranhamento e intertextualidade no conto 'O texto tatuado', de Sérgio S'Antanna.. 2013. (Simpósio).
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Intertextualidade, em Pedro e Paula, de Helder Macedo: vozes e identidades. 2008. (Congresso).
XI Congresso Internacional da Abralic. Diálogos entre Bakhtin e Bourdieu: o jogo de vozes entre narrador e personagem feminina, em Pedro e Paula de Helder Macedo. 2008. (Congresso).
III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários.Medéias: a caracterização da personagem feminina nas tragédias de Eurípedes e Sêneca. 2007. (Encontro).
IV EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários.Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo. 2007. (Encontro).
O corpo no imaginário feminino - palestra proferida pela Profª Drª Elódia Carvalho Formiga Xavier. 2007. (Outra).
VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Estração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste.Pedro e Paula: o espelhamento histórico na narrativa de Helder Macedo. 2007. (Seminário).
VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste.Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo. 2007. (Simpósio).
XIII Seta - Seminário de Teses e Andamento.Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo. 2007. (Seminário).
XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra.Obsessão: a violência simbólica no conto de Clarice Lispector. 2007. (Outra).
XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A objetificação da personagem feminina, em Pedro e Paula, de Helder Macedo. 2007. (Seminário).
XXI Encontro da ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades.Da opressão à libertação, em Pedro e Paula, de Helder Macedo. 2007. (Encontro).
XV Semana de Letras - Outras Palavras.Medéia: um gênero dramático. 2004. (Encontro).
Encontros de Formação em Ensino de Matemática. 2002. (Encontro).
II Encontro Nacional de Educação Social - Outra História é Possível?. 2002. (Encontro).
Marco Lógico e as Estratégias de Planejamento - PUC PR. 2002. (Outra).
Seminário de Educação Infantil - Uma nova visão. 2000. (Seminário).
XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. 2000. (Seminário).
II CEPIAL - II Congresso de Educação para Integração da América Latina - Integração e Cidadania. 1994. (Congresso).
Participação em bancas
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de redação do Concurso Vestibular de Inverno de 2014. 2014. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de redação do Concurso Vestibular de Inverno de 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de redação do Concurso Vestibular de Verão de 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação de prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá. 2011.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular Inverno 2011/2012 da Universidade Estadual de Maringá. 2011. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS. 2011. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação do concurso Vestibular Verão 2010/2011 da Universidade Estadual de Maringá - Redação. 2010. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de Redação do Concurso de Vestibular Inverno 2010/2011 da Universidade Estadual de Maringá. 2010. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2009. 2009.
LOPES, G. S.. Banca de avaliação da prova de Redação do concurso vestibular de Inverno 2008, da Universidade Estadual de Maringá. 2008. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Literatura em Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Verão de 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular 2007 da Universidade Federal de Porto Alegre - Faculdade de Ciências Médicas. 2007. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Literatura do Concurso Vestibular de Inverno de 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Verão de 2006. 2007. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do Segundo Concurso Vestibular de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova Discursiva de Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Inverno de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
LOPES, G. S.. Banca de Avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do Primeiro Concurso Vestibular de 2006. 2005. Universidade Estadual de Maringá.
Orientou
A deficiência da Leitura Literária em salas de aula de 8ª séries; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama; Orientador: Giovana dos Santos Lopes;
O desinteresse de alunos do Ensino Médio pela Literatura Clássica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama; Orientador: Giovana dos Santos Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, GIOVANA DOS SANTOS . No traçar da memória: urbe e ditadura em O Irmão Alemão, de Chico Buarque. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1, p. 68, 2017.
-
LOPES, G. S. . Obsessão: a opressão no conto de Clarice Lispector. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades , v. VII, p. 61-70, 2008.
-
LOPES, G. S. . Medéia, de Eurípedes: um olhar sobre tradição e ruptura, na tragédia grega. Revista Urutágua (Online) , v. 14, p. 7, 2007.
-
LOPES, G. S. . A dominação masculina: pedaços de um tempo histórico, em Pedro e Paula, de Helder Macedo. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades , v. VI, p. 32-41, 2007.
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. . Medéias: a caracterização da personagem feminina nas tragédias de Eurípedes e Sêneca. In: Prof. Dr. Manoel Messias Alves da Silva. (Org.). Outras Palavras: estudos sobre língua e literatura. Maringá: Departamento de Letras, 2006, v. , p. 481-487.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula: o espelhamento histórico na narrativa de Helder Macedo. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste, 2008, Cascavel. Anais do VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste. Cascavel: Edunioste, 2008. p. 485-494.
-
LOPES, G. S. . Intertextualidade, em Pedro e Paula, de Helder Macedo: vozes e identidades. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá - PR. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá - PR: EDUEM, 2008. v. 2. p. 416-424.
-
LOPES, G. S. . Obsessão: A violência simbólica no conto de Clarice Lispector. In: XI Semana de Letras - Fafijan, 2008, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Editora Fafijan, 2007. v. 11. p. 176-186.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste, 2008, Cascavel. Anais do VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste. Cascavel: Edunioste, 2008. p. 821-829.
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. ; SILVA, M. C. . Medéias: a caracterização da personagem feminina nas tragédias de Eurípedes e Sêneca. In: Outras Palavras - XV Semana de Letras, 2007, Maringá. Anais da XV Semana de Letras - Outras Palavras. Maringá: EDUEM, 2007. p. 7-21.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). In: IV EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários, 2007, Londrina. Caderno de Programação e Resumos. Londrina, 2007. p. 37-38.
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. ; SILVA, M. C. . Medéias: a caracterização da personagem feminina nas tragédias de Eurípedes e Sêneca. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. Cadeno de Resumos. Maringá, 2007. p. 82-82.
-
LOPES, G. S. . Obsessão: a violência simbólica no conto de Clarice Lispector. In: XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra, 2007, Jandaia do Sul. Caderno de Resumos. Jandaia do Sul, 2007. p. 30-30.
-
LOPES, G. S. . Da opressão à libertação, em Pedro e Paula, de Helder Macedo. In: XXI Encontro da ABRAPLIP - Revoluções, Diásporas e Identidades, 2007, São Paulo. Caderno de Programação e Resumos - USP - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. p. 78-78.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula: o espelhamento histórico na narrativa de Helder Macedo. In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Estração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste, 2007, Cascavel. Caderno de Resumos. Cascavel: Edunioeste, 2007. p. 86-86.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). In: VII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória - Narrativas de Extração Histórica e I Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste, 2007, Cascavel. Caderno de Resumos. Cascavel: Edunioeste, 2007. p. 191-191.
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). In: XIII Seta - Seminário de Teses e Andamento, 2007, Campinas. Caderno de Resumos - Seta - IEL - Unicamp. Campinas, 2007. p. 31-31.
-
LOPES, G. S. . A objetificação da personagem feminina em Pedro e Paula, de Helder Macedo. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos e Programação. Ponta Grossa, 2007. p. 205-205.
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. . Medéia: um gênero dramático. In: XV Semana de Letras - Outras Palavras, 2004. Caderno de Resumos. Maringá - PR, 2004. p. 146.
-
LOPES, G. S. . A herança de Auschwitz em Diário da Queda, de Michel Laub.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Autoficção. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, G. S. . O irmão alemão e Diário da queda: convergências e divergências na autoficção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . AUTOFICÇÃO EM O IRMÃO ALEMÃO, DE CHICO BUARQUE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, G. S. . Autoficção e outras modalidades híbridas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, G. S. . Textos e contextos: A eterna relação do professor com a construção e o ensino dos textos linguístico e literário.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, G. S. ; Raul Valdivia Arriagada . Diálogos contemporâneos: identificação, estranhamento e intertextualidade no conto 'O texto tatuado', de Sérgio S'Antanna.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, G. S. . As personagens femininas em Helder Macedo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, G. S. . Diálogos entre Bakhtin e Bourdieu: o jogo de vozes entre narrador e personagem femina, em Pedro e Paula de Helder Macedo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Intertextualidade, em Pedro e Paula, de Helder Macedo: vozes e identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. ; SILVA, M. C. . Medéias: a caracterização da personagem feminina nas tragédias de Eurípedes e Sêneca. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Da opressão à libertação, em Pedro e Paula, de Helder Macedo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Obsessão: a violência simbólica no conto de Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula: o espelhamento histórico na narrativa de Helder Macedo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialosgismo (projeto de dissertação). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . A objetificação da personagem feminina em Pedro e Paula, de Helder Macedo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. . Pedro e Paula, de Helder Macedo: a construção da personagem feminina sob o viés do dialogismo (projeto de dissertação). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, G. S. ; BATISTA, E. . Medéia: um gênero dramático. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Prática de ensino II;
Prática de ensino IV;
Prática de ensino de língua portuguesa e literatura IV;
Oficina de produção textual;
Tópicos gramaticais de língua portuguesa.
2009 - 2012
Faculdade Global de UmuaramaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Teoria Literária I;
Teoria Literária II
Literatura Portuguesa II;
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;
Produção de Texto;
Pesquisas e Projetos na Prática Pedagógica;
Prática de Ensino: Projeto de Ensino de Literatura;
Linguística II;
Prática e Projeto de Ensino de Língua Portuguesa.
Orientação de TCC.
2009 - 2011
colegio globalVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Médio, Carga horária: 6
Outras informações:
Lecionou Literatura e Redação para as séries do ensino médio.
2009 - 2009
Colégio DynamisVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora - Ensino Médio, Carga horária: 9
Outras informações:
Lecionou Gramática para as séries do ensino médio.
2006 - 2006
Escola Carlos DêmiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplina de Produção Textual - Ensino Fundamental II
Atividades
-
03/2003 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Produção Textual
2002 - 2002
Núcleo Social MaristaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Oficina de Leitura
Oficina de Produção Textual
Atividades
-
02/2002 - 12/2002
Estágios , Núcleo Social Marista.,Estágio realizado, Oficina de Leitura e Oficina de Produção Textual.
2001 - 2001
Escola Estadual Odette Ribaroli de CastroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4
Outras informações:
Ensino Fundamental
Atividades
-
09/2001 - 09/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplinas gerais de 1ª a 4ª séries
2001 - 2002
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Giovana dos Santos Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?