Flavio Apro

Professor Visitante na Universidade de Szeged, Hungria. Pós-Doutor pela California State University, EUA. Concertista internacional. Professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: História, Estrutura e Estilo na Música; Fenomenologia; Hermenêutica.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2007 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: FOLIAS DE ESPANHA: O ETERNO RETORNO
Prof. Dr. Eduardo Seincman. Palavras-chave: História da Música; Artes; Folias de Espanha; Violão; Tema e Variações.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2002 - 2004

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 Estudos para violão,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Prof. Dr. Giácomo Bartoloni
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estética; Hermenêutica; Interpretação musical; Violão; Francisco Mignone.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros.

Graduação em Música

1991 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Bacharel em Música com Habilitação em Instrumento (Violão)
Orientador: Edelton Gloeden

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , California State University (System), CSU System, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Jazz guitar. (Carga horária: 20h). , California State University (System), CSU System, Estados Unidos.

2009 - 2009

Oratória: a arte e a técnica da comunicação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1999 - 2000

Canto Lírico - Prof. Sebastião Teixeira. (Carga horária: 50h). , Sebastião Teixeira, S.TEIXEIRA, Brasil.

1991 - 1994

Extensão universitária em Violão - Prof. Edelton Gloeden. (Carga horária: 400h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

Interpretação - Profª Monina Távora. (Carga horária: 25h). , Monina Távora, M.TÁVORA, Uruguai.

1992 - 1992

Extensão universitária em Harmonia - Prof. Sérgio Vasconcellos Corrêa. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Piano - Prof. Gilberto Tinetti. (Carga horária: 25h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1989 - 1990

Violão - Prof Fábio Zanon. (Carga horária: 200h). , Fábio Zanon, F.ZANON, Brasil.

1988 - 1988

Violão - Prof. Henrique Pinto. (Carga horária: 25h). , Henrique Pinto, H.PINTO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Húngaro

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

APRO, F. ; ANTUNES, G. ; ALTRO, R. . VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach. 2013. (Concurso).

APRO, F. ; FUCHS, B. . I Festival Intercultural Maringá. 2011. (Festival).

GODOY, A. ; APRO, F. . Desenvolvimento para o mercado cultural, projetos e relacionamento com o mercado de investimentos para o setor. 2009. (Outro).

APRO, F. . Concerto ao Meio-Dia II: recital de flauta e violão. 2009. (Concerto).

APRO, F. . Concerto ao Meio-Dia III: recital de violão. 2009. (Concerto).

APRO, F. . Concerto ao Meio-Dia IV: recital de piano. 2009. (Concerto).

APRO, F. . Concerto ao Meio-Dia I: recital de violão e violino. 2009. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

College Music Society. Teaching Beginning Guitar: A Comparison of Two Methods. 2019. (Congresso).

GFA Regional Symposium.Guitar Orchestra Conductor. 2015. (Encontro).

43th Internationales Gitarrenseminar in Reisbach.Gitarren unterricht. 2014. (Oficina).

42th Internationales Gitarrenseminar in Reisbach.Gitarren unterricht. 2013. (Oficina).

UTPA Guitar Festival 2013.Concerto e Masterclass. 2013. (Outra).

41th Internationales Gitarrenseminar in Reisbach.Gitarren unterricht. 2012. (Oficina).

40th Internationales Gitarrenseminar in Reisbach.MUSIC FOR GUITAR BY VILLA-LOBOS, MIGNONE, GNATALLI. 2011. (Seminário).

Institutskolloquiums.Luigi Pareyson and Umberto Eco: On the aesthetic approach to music interpretation. 2011. (Seminário).

V Congresso Internacional de História. CONSIDERAÇÕES SOBRE RETÓRICA MUSICAL NOS SÉCULOS XVII E XVIII E SUA APLICABILIDADE NA SARABANDE DE G. F. HÄNDEL. 2011. (Congresso).

III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música.A composição musical e a liberdade do intérprete. 2010. (Encontro).

2 Festival Internacional de Violão - USP.Folias de Espanha: o eterno retorno. 2009. (Encontro).

Fórum PARFOR das Licenciaturas em Música da Região Sul. 2009. (Outra).

I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII.As Folias de Espanha dentro do contexto da Retórica Musical. 2009. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM - EPEM.Produção e consumo de música na pós-modernidade e os reflexos das diretrizes de mercado. 2009. (Encontro).

2 Festival das Cordas Dedilhadas..2 Festival das Cordas Dedilhadas. 2005. (Outra).

I Encontro de Compositores.I Encontro de Compositores. 2005. (Encontro).

I Encontro Unesp-USP: a pesquisa em música.I Encontro Unesp-USP: a pesquisa em música. 2005. (Encontro).

I Seminário de Educação Musical.Seminário de Educação Musical. 2005. (Seminário).

Kyoto International Music Students Festival.Kyoto International Music Students Festival. 1993. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: HENRIQUE CANTALOGO COUTO

APRO, F.; MACHADO, R.; MANNIS, J. A.. A hora da voz, a vez da palavra: a poética musical da Seconda Pratica e da Bossa Nova. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Samuel André Pompeo

LIMA, S. A.;APRO, F.; SULPICIO, C. A.. Estudo de Sonoridade em Saxofone: mapeamento e aprimoramento de técnicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jussival Rocha dos Santos

RONAI, L.; BARRENECHEA, S.;APRO, F.. O dilema do vibrato na flauta: sua produção, sua aplicação e sua pedagogia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Martins dos Santos

RUBIM, M.; FERNANDES, J. N.;APRO, F.. Aspectos acústicos e fisiológicos do sistema ressonantal vocal como ferramenta para o ensino-aprendizagem do canto lírico. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Salete de Carvalho

GANDELMAN, S.; FERNANDES, J. N.;APRO, F.. Iniciação ao violoncelo: análise de três métodos e proposta de sua suplementação com repertório do folclore brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliano Alves dos Santos

APRO, F.; OSTERGREN, E. A.; HERZOG, J.; ANTUNES, G.; MENDES, A. N. A.. HENRIQUE OSWALD: DOIS ESTUDOS PARA PIANO, CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE PARA PERFORMANCE. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcio Guedes Correa

APRO, F.; LIMA, S. A.; IKEDA, Alberto; BOULOS, L.; CAZNOK, Y.. Gêneros musicais e suas múltiplas funções e significados no repertório e nas diversas áreas de conhecimento. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alexandre Trajano Pequini

LIMA, S. A.;APRO, F.; CLEMENTINO, A.; SEVERINO, F. E. S.; CAZNOK, Y. B.. O uso das tecnologias no cotidiano, na educação e no ensino musical sob uma perspectiva educacional e sociocultura. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcio Guedes Correa

APRO, F.; LIMA, S. A.; BOULOS, L.. As múltiplas funções e significados dos gêneros musicais nas diversas áreas de conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Diego Santos Zanata

APRO, F.; LOPES, P.; ARAUJO FILHO, A. R.. Análise da Tonadilla de Emilio Pujol. Uma análise sob o viés do performer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Felícia Cristina da Silva

TOFFOLO, R. B. G.; LOPES, P.;APRO, F.. A Canção Porto de Dory Caymmi: uma abordagem fenomenológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Antonio Dimas Barros

APRO, F.; FUCHS, B.; TOFFOLO, R. B. G.. Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: um estudo para sua interpretação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paulo Silas Sudré

APRO, F.; DUARTE, F.; MAGELA, G.. "Projeto Convite à Música". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

APRO, F.; SANTOS, A. H. S. C.; OROSCO, M.. Área 56 - Violão: Metodologia do Ensino do Instrumento e Prática Musical em Grupo. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

APRO, F.; OROSCO, M.; GUEDES, M.. Área 160 - VIOLÃO: ANÁLISE MUSICAL. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

APRO, F.; MONTAGNARI, E.; SIMIONATO, M. A. W.. Teste Seletivo - Licenciatura em Teatro. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

APRO, F.; COSTA, G.; ANTUNES, G.. Área 161: Violão/ Literatura do Instrumento. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

APRO, F.; COSTA, G.; ANTUNES, G.. Área 162: Violão/ Prática Musical em Grupo, Criação e Improvisação Musical. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

APRO, F.; COSTA, G.; ANTUNES, G.. Área 163: Violão/ Práticas Informais no Ensino Musical. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

MARTINS, G.; MONTAGNARI, E.;APRO, F.. Teste Seletivo - Licenciatura em Teatro. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

SAYURI, L.;APRO, F.. Concurso para pianista correpetidor. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

APRO, F.; DELNERI, C.. Banca examinadora dos processos seletivos para músicos e atores. 2008. Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

APRO, F.. Banca examinadora dos processos seletivos para regentes. 2008. Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

APRO, F.; CORRÊA, A.F.; MARTINELLI, L.. Banca examinadora dos processos seletivos para músicos de orquestra. 2008. Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

APRO, F.. Banca examinadora dos processos seletivos para gerente do pólo avançado em São José do Rio Pardo. 2008. Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.

APRO, F.; FRAGA, O.; PENARANDA, M. U.. Concurso para professor temporário em Violão. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

APRO, F.; KATO, M.. 3. Internationaler Gitarrenwettwerb Johann Sebastian Bach. 2011. Hermann Hauser Guitar Foundation.

APRO, F.; CASTELLANO, V.; MIGOTTO, A.. Concurso Nacional de Violão Musicalis. 2001. Musicalis Núcleo de Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Fernando Montagnari

SEINCMAN, E.; GLOEDEN, E.; LIMA, S.R. A.;MONTAGNARI, E. F.; MONTEIRO, E. H. S.. Folias de Espanha: o eterno retorno.. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação e Artes) - Universidade de São Paulo.

André Luís Silva Rangel

RANGEL, A.. Parecer sobre exame geral de qualificação. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNESP.

Eduardo Seincman

SEINCMAN, Eduardo; GLOEDEN, Edelton; LIMA, S. R. A.; MONTAGNARI, E. F.; MONTEIRO, E. H. S.. ?Folias de Espanha: O Eterno Retorno?. Programa de Música; área: Musicologia. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).. 2009. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Eduardo Seincman

SEINCMAN, Eduardo. ?O eterno retorno do mesmo: variações interdisciplinares sobre Folias de Espanha?. Programa de Música; área: Musicologia. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Musica) - Universidade de São Paulo.

Giácomo Bartoloni

BARTOLONI, Giacomo. Os Fundamentos da Interpretação Musical: Aplicabilidade nos 12 Estudos para Violão de Francisco Mignone. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sidney José Molina Júnior

MOLINA JUNIOR, S. J.; Ikeda,A.T.; Eduardo Seincman; Monica Isabel Lucas; Sérgio Bairon Blanco Sant' anna. O eterno retorno do mesmo: variações interdiciplinares sobre Folias de Espãnha. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SEINCMAN, E.; GLOEDEN, E.; MONTEIRO, E. H. S.; LIMA, S. A.; MONTAGNARI, E. F.;SALLES, P. T.. Folias de Espanha: o eterno retorno. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Sonia Regina Albano de Lima

LIMA, S. R. A.; BARTOLONI, Giacomo; CASTAGNA, Paulo. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone. 2004. Dissertação (Mestrado em Pos Graduação Em Música do Ia Unesp) - Instituto de Artes da Unesp.

Sonia Regina Albano de Lima

SEINCMAN, E.;LIMA, S. R. A.; GLOEDEN, Edelton; MONTAGNARI, E. F.; Monteiro, Eduardo. Folias de Espanha: O eterno retorno. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo.

Mônica Isabel Lucas

SEINCMAN, Eduardo; IKEDA, Alberto;LUCAS, M. I.. O eterno retorno do mesmo: variações interdisciplinares sobre Folias de Espanha. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo Augusto Castagna

BARTOLONI, G.;CASTAGNA, P. A.; LIMA, S. A.. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lucas Gustavo Fiuza

Sinal dos tempos: a fenomenologia na suíte enigmática de Garoto; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Caio Cezar Braga Bressan

Os Prelúdios Pitorescos de Isaías Savio: uma análise hermenêutica guiada para a performance; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Laís Fernandes dos Santos

Organização do estudo de obras musicais: as relações de dependências entre os itens de estudo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Coorientador);

Gustavo Moreschi

Análise fenomenológica de diferentes propostas interpretativas a partir da obra LE CREPUSCULE de Charles Desjardins; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Paulo Henrique Pereira de Souza

Análise interpretativa da Cadência do Concierto del Sur para violão de Manuel Ponce; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Guilherme Gonzaga Moraes

O Estudo N 11 de Heitor Villa-Lobos: uma proposta interpretativa baseada numa análise harmônica e textural; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Gabriel Sampaio Strauss

Uma proposta interpretativa da peça Valseana de Sérgio Assad; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Flávio Apro;

Diego Santos Zanata

Análise da Tonadilla de Emilio Pujol; Uma análise sob o viés do performer; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Flávio Apro;

Felícia Cristina da Silva

A canção Porto de Dory Caymmi: uma abordagem fenomenológica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Flávio Apro;

Rodrigo Alexandre Sperandio

Estudo teórico e prático para viola capira (Cebolão em Mi maior); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Faculdade de Música Carlos Gomes; Orientador: Flávio Apro;

Fábio da Rocha e Silva Alcântara

Os solos do guitarrista Wes Montgomery do Álbum Full House: ajudando no ensino do Jazz da Improvisação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Faculdade Carlos Gomes; Orientador: Flávio Apro;

Gustavo Abucarma Moreschi

A OBRA SONATINA MERIDIONAL de MANUEL PONCE: uma análise sob o viés do performer; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Flávio Apro;

Carlos Augusto Cardoso da Silva

Os Prelúdios Americanos para violão solo de Abel Carlevaro: uma abordagem hermenêutica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio Apro;

Suzana Carolina Osipi

TEORIA DOS HUMORES: APLICABILIDADE NAS SONATAS BÍBLICAS DE JOHANN KUHNAU; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio Apro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Seincman

Folias de Espanha: o eterno retorno; 2009; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Eduardo Seincman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • APRO, F. ; SIEBENALER, D. . Teaching Beginning Guitar: A Comparison of Two Methods. Soundboard - The journal of the Guitar Foundation of America , v. 44, p. 19-24, 2018.

  • APRO, F. ; SIEBENALER, D. . Teaching guitar: a comparison of two methods.. Música Hodie , v. 16, p. 161-710, 2016.

  • APRO, F. . CONSIDERAÇÕES SOBRE RETÓRICA MUSICAL NOS SÉCULOS XVII E XVIII E SUA APLICABILIDADE NA SARABANDE DE G. F. HÄNDEL. Diálogos (Maringá. Impresso) , v. 1, p. 25, 2012.

  • APRO, F. . 12 Estudos para Violão de Francisco Mignone: reflexões sobre contribuições técnicas ao repertório violonístico e subsídios para realização de passagens problemáticas.. Em Pauta (Porto Alegre) , Rio Grande do Sul, v. 15, p. 77-100, 2004.

  • APRO, F. . Formulações em torno dos elementos técnicos e expressivos da obra Que Trata de Espaa de Willy Corrêa de Oliveira. Per Musi (UFMG) , Belo Horizonte, v. 8, n.jul/dez 03, p. 94-115, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

APRO, F. . Wagner para Leigos: Chaves para Compreensão Musical e Simbólica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

APRO, F. . Filosofia e Música Discutem Simbologia na Ópera de Wagner. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

APRO, F. . Hermann Hauser Guitar Foundation - South America. 2011. (Representação Artística).

APRO, F. . TV Assembléia. 2005. Outra.

APRO, F. . Contraponto: Idéias e Debates. 2002. Outra.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . SPTV. 2000. Outra.

APRO, F. . Boulevard Cultura. 1997. Outra.

APRO, F. . Violão em Tempo de Concerto. 1997. Outra.

APRO, F. . Real Talent. 1996. Outra.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . Programa Primeiro Movimento. 1992. Outra.

APRO, F. . Programa Allegro. 1988. Outra.

APRO, F. . Gitarrenabend in der Michelchen (St. Michaelskapelle Marburg). 2020. Interpretação.

APRO, F. ; CHARLOFF, R. . Concierto del Sur by Manuel Ponce with UC Riverside orchestra. 2019. Interpretação.

APRO, F. . Servite Guitar Festival 2019. 2019. Interpretação.

APRO, F. ; OURKOUZOUNOV, A. ; SARDINHA, A. A. ; MIGNONE, F. ; CAYMMI, D. ; SEGOVIA, A. ; TORROBA, F. M. ; PONCE, M. ; COSTE, N. ; LISZT, F. ; MILHAUD, D. ; KAMPELA, A. . AV-Rio. 2019. Interpretação.

APRO, F. ; OTTLECZ, A. . Bibliotéka Egyesület Könyvtára Szeged. 2019. Interpretação.

APRO, F. . Capela da UEM. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Vietnamese Guitar Society. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Servite School. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Culver Center. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Instituto Cervantes. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Deák Ferenc Gymnasium. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Biblioteka Sarvas Gabor. 2018. Interpretação.

APRO, F. . Capela da UEM: Aula-concerto. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Festival de Música de Ponta Grossa. 2017. Interpretação.

APRO, F. ; BARTOLONI, G. . Festival Giácomo Bartoloni 60 anos. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Centro Cultural Vergueiro. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Unicamp. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Grand Lodge California. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Servite School. 2017. Interpretação.

APRO, F. . UC Riverside. 2017. Interpretação.

APRO, F. . Demolay Center. 2017. Interpretação.

COSTE, N. ; APRO, F. . FLAVIO APRO PLAYS NAPOLEON COSTE. 2016. Registro Fonográfico.

APRO, F. . House of the Temple. 2016. Interpretação.

APRO, F. . House of the Temple. 2016. Interpretação.

APRO, F. . Yorba Linda Lodge. 2015. Interpretação.

APRO, F. . GFA Regional Symposium. 2015. Interpretação.

APRO, F. . University of Wyoming. 2015. Interpretação.

APRO, F. . Organ Hall - Arizona State University. 2015. Interpretação.

APRO, F. . RECITAL HALL - CSUF. 2015. Interpretação.

APRO, F. . House of the Temple. 2015. Interpretação.

APRO, F. . Ventura Guitar Society. 2015. Interpretação.

APRO, F. . St. Catherine's Academy. 2015. Interpretação.

APRO, F. . Santa Monica First United Methodist Church. 2015. Interpretação.

APRO, F. . NOCTURNE: ROMANTIC GUITAR MINIATURES. 2014. Registro Fonográfico.

APRO, F. . BRAZIL GUITAR. 2014. Registro Fonográfico.

APRO, F. . O VIOLÃO BRASILEIRO. 2014. Registro Fonográfico.

APRO, F. . St. Michael Kirche. 2014. Interpretação.

APRO, F. ; FEDOTOV, M. . Musica Maxima. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Eibelstadt. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Residenz Würzburg. 2014. Interpretação.

CUNLIFFE, B. ; APRO, F. . Concert under the stars. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Nelson Rodrigues. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Midrash Centro Cultural. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório de Tatuí. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Loja Maringá. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Escola de Música Mara Zilda. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Igreja Luterana de Rolândia. 2014. Interpretação.

APRO, F. . LA Film. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Servite School. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Santa Monica First United Methodist Church. 2014. Interpretação.

APRO, F. . Toluca de Lerdo. 2013. Interpretação.

APRO, F. . UTPA Guitar Festival 2013. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Universidade Estadual de Maringá. 2013. Interpretação.

APRO, F. ; ZANIN, F. . Universidade Estadual de Maringá. 2013. Interpretação.

APRO, F. . St. Donat Church. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Monastery of St. Maria Magdalena. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Church of the Holy Mother of God of Ruzaria. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Church of Madona Sibenik. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Omisalj Town Art Gallery. 2013. Interpretação.

APRO, F. ; LUQUE, V. . Museum Herzogsburg. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Casa de Portugal. 2013. Interpretação.

APRO, F. . DOCE ESTUDIOS PARA GUITARRA DE FRANCISCO MIGNONE. 2013. Registro Fonográfico.

APRO, F. . Herzogsburg. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Kreuz-Kirche. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Loja Maringá - Concerto beneficente. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Gitarrenseminar Reisbach. 2013. Interpretação.

APRO, F. . Guitarras em Otono. 2013. Interpretação.

APRO, F. . HEIMATMUSEUM. 2012. Interpretação.

APRO, F. . KIRCHHEIM. 2012. Interpretação.

APRO, F. . UFG. 2012. Interpretação.

APRO, F. ; MARTINS, J. C. . Sala São Paulo. 2012. Interpretação.

APRO, F. . Interim. 2011. Interpretação.

APRO, F. . Museu Histórico Nacional. 2011. Interpretação.

APRO, F. . I Festival Intercultural Maringá. 2011. Interpretação.

APRO, F. ; JESUS, Marcelo de . Teatro Amazonas. 2011. Interpretação.

APRO, F. ; JESUS, Marcelo de . Palácio da Justiça. 2011. Interpretação.

APRO, F. . GEMAINDESHAUSE. 2011. Interpretação.

APRO, F. . HEIMATMUSEUM. 2011. Interpretação.

APRO, F. . Convite à Música. 2010. Interpretação.

APRO, F. ; RIBEIRO, A. . CONCERTOS FINEP. 2009. Interpretação.

APRO, F. . Cesumar. 2009. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Adamastor. 2009. Interpretação.

APRO, F. . Convite a Musica. 2009. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Municipal de Campo Mourao. 2009. Interpretação.

APRO, F. . FINEP in concert. 2009. Interpretação.

APRO, F. ; SCHULZ, S. . Convite a Musica. 2009. Interpretação.

APRO, F. ; MAGELA, G. . Convite a Musica. 2009. Interpretação.

APRO, F. ; OLIVEIRA, Willy Correa de . CPFL. 2008. Interpretação.

APRO, F. . Lar das Crianças. 2008. Interpretação.

APRO, F. . Auditorio da Guarda Mirim. 2008. Interpretação.

APRO, F. . Casa da Cultura de Guaxupe. 2008. Interpretação.

APRO, F. . Convento San Carlos. 2008. Interpretação.

APRO, F. . 1o Festival Leo Brouwer. 2008. Interpretação.

APRO, F. . Convite a Musica. 2008. Interpretação.

APRO, F. ; PATARRA, E. . Teatro Adamastor. 2007. Interpretação.

APRO, F. . Sesc Vila Mariana. 2007. Interpretação.

APRO, F. . Convite a Musica. 2007. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Adamastor. 2007. Interpretação.

APRO, F. . Convite a Musica. 2006. Interpretação.

APRO, F. . Sesc Pinheiros. 2006. Interpretação.

APRO, F. ; FRANCHINI, C. . Mosteiro de Sao Bento. 2006. Interpretação.

APRO, F. . Seminario Vital Medeiros. 2006. Interpretação.

APRO, F. . Sesc Pompéia. 2005. Interpretação.

APRO, F. . Casa da Fazenda do Morumby. 2005. Interpretação.

APRO, F. . Galeria Olido. 2005. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Popular do SESI. 2005. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Rondon Pacheco. 2005. Interpretação.

APRO, F. . FLAVIO APRO INTERPRETA MIGNONE. 2005. Registro Fonográfico.

APRO, F. . Portal do Morumby. 2004. Interpretação.

APRO, F. . Centro Cultural Vergueiro. 2004. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, Flávia . Sesc Vila Mariana. 2004. Interpretação.

APRO, F. . Canto do Brasil. 2004. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, Flávia . Casa de Portugal. 2004. Interpretação.

APRO, F. ; WESTENDORF, Anneliese . Clube Bamberg. 2004. Interpretação.

APRO, F. . Projeto Villa-Lobos. 2003. Interpretação.

APRO, F. . Departamento de Música da ECA-USP. 2003. Interpretação.

APRO, F. . FINEP. 2003. Interpretação.

APRO, F. . Teatro Municipal de São Paulo. 2002. Interpretação.

APRO, F. . MUBE. 2002. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório Juscelino Kubitschek. 2002. Interpretação.

APRO, F. . Livraria Cultura. 2002. Interpretação.

APRO, F. . Museu da Casa Brasileira. 2002. Interpretação.

APRO, F. . Museu da Casa Brasileira. 2001. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . MASP. 2001. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Departamento de Música da ECA-USP. 2001. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Livraria Cultura. 2001. Interpretação.

APRO, F. . SESC Vila Mariana. 2001. Interpretação.

APRO, F. . Livraria Cultura. 2001. Interpretação.

APRO, F. . Centro Cultural Vergueiro. 2001. Interpretação.

APRO, F. . St. Nicholas School. 2001. Interpretação.

APRO, F. . Casa da Cultura do Itaim Paulista. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; CASTELLANO, V. . Centro Cultural Vergueiro. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; CASTELLANO, V. . Faculdade Santa Marcelina. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Casa do Médico. 2000. Interpretação.

APRO, F. . MASP. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Teatro Artur Azevedo. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Teatro Paulo Eiró. 2000. Interpretação.

APRO, F. ; LOVELOCK, M. . Sesi Paulista. 2000. Interpretação.

APRO, F. . Violões da Música Brasileira. 2000. Audiovisual.

APRO, F. . Espaço Portinari. 1999. Interpretação.

APRO, F. . Sesi Paulista. 1999. Interpretação.

APRO, F. . Igreja Metodista em Pinheiros. 1998. Interpretação.

APRO, F. . Musicalis. 1998. Interpretação.

APRO, F. . Contraponto. 1998. Interpretação.

APRO, F. . Centro de Estudos do Pacaembú. 1997. Interpretação.

APRO, F. ; MASANO, S. . Casa da Cultura do Itaim Paulista. 1997. Interpretação.

APRO, F. . Musicalis. 1997. Interpretação.

APRO, F. . Centro Cultural Vergueiro. 1997. Interpretação.

APRO, F. . SESC Consolação. 1997. Interpretação.

APRO, F. . Igreja Metodista de Pinheiros. 1997. Interpretação.

APRO, F. . Escola de Música de Piracicaba. 1997. Interpretação.

APRO, F. . Colégio Sion. 1996. Interpretação.

APRO, F. . PRAELUDIUM. 1996. Publicação de Partitura.

APRO, F. . Departamento de Música da ECA-USP. 1995. Interpretação.

APRO, F. . Centro de Estudos do Pacaembú. 1995. Interpretação.

APRO, F. . Casa da Cultura de Guaxupé. 1995. Interpretação.

APRO, F. ; ANTUNES, G. . San Martino House. 1995. Interpretação.

APRO, F. . Ciaccona BWV 1004. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Dança das Sílfides, Op.12. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Valsa Op.12. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Canção de Berço Op.68. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Sonata K.1. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Sonata K. 146. 1995. Arranjo.

APRO, F. . Sonata K. 206. 1995. Arranjo.

APRO, F. ; CASTELLANO, V. . Departamento de Música da ECA-USP. 1994. Interpretação.

APRO, F. ; MASANO, S. ; CASTRO, R. . Departamento de Música da ECA-USP. 1994. Interpretação.

APRO, F. . MAC Ibirapuera. 1994. Interpretação.

APRO, F. . Faculdade de Medicina da USP. 1993. Interpretação.

APRO, F. . Biblioteca Monteiro Lobato. 1993. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, C. . Arte Universidade. 1993. Interpretação.

APRO, F. . Alti Hall. 1993. Interpretação.

APRO, F. ; GLOEDEN, E. . Instituto de Estudos Avançados da USP. 1993. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório Mozart. 1993. Interpretação.

APRO, F. . Casa da Cultura de Guaxupé. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; CAMARGO, G. . MASP. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; CAMARGO, G. . Arte Universidade. 1992. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório Brooklin Paulista. 1992. Interpretação.

APRO, F. . Departamento de Música da ECA-USP. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . Instituto de Engenharia. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . PUC. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . SESC Vila Nova. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . MASP. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; LIMA, A. ; CAMARGO, G. . Arte Universidade. 1992. Interpretação.

APRO, F. ; DELNERI, C. ; CAMARGO, G. . MIS. 1991. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório Mozart. 1991. Interpretação.

APRO, F. . Conservatório Villa-Lobos. 1991. Interpretação.

APRO, F. . Departamento de Música da ECA-USP. 1991. Interpretação.

APRO, F. . Clube Transatlantico. 1988. Interpretação.

APRO, F. . Secretaria de Estado da Promoção Social. 1988. Interpretação.

APRO, F. . A História do Violão. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

APRO, F. . João Argolo e convidados. 2012 (Encarte de CD).

APRO, F. . Retrato. 1997.

APRO, F. . Flávio Apro interpreta Mignone. 2004 (Gravação em Cd) .

APRO, F. . Villa-Lobos Visto pela Historiografia Brasileira. 2002 (Palestra) .

APRO, F. . Praeludium. 1997 (Gravação em Cd) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Princípios Básicos de Pesquisa Fenomenológica em Performance Musical, Descrição: Discussão e aplicação prática dos princípios norteadores de uma pesquisa fenomenológica em performance musical, que pode ser entendida como uma abordagem que permita intersecções entre o objeto de estudo (que pode ser, por exemplo, a leitura de uma obra de séculos atrás) e o próprio pesquisador, que se encontra no tempo presente e circunscrito a uma cultura local. As unicidades provenientes dessas intersecções são sempre únicas e não se repetem, demonstrando, dessa forma, uma inesgotável riqueza devido à infinidade de resultados possíveis que, em vez de pretensamente responder perguntas fechadas, possibilitam à comunidade científica diversas compreensões singulares de cada fenômeno, evidenciando similaridades e fazendo emergir concepções por vezes conflitantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávio Apro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Concurso para Professor Efetivo - 1. lugar, Universidade Estadual de Maringa.

2008

Concurso para Professor Temporario - 1. lugar, Universidade Estadual de Maringa.

2005

Diploma de Mérito Profissional, Academia Brasileira de Arte, Cultura e História de São Paulo..

2005

2 lugar: Concurso Público para Prof. Assistente., UFRGS.

2005

1 lugar: Concurso Público para Prof. de Harmonia, Percepção e Análise, Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos.

2000

3 Prêmio Concurso Internacional Souza Lima, Conservatório Souza LIma (SP).

1994

Menção Honrosa Projeto Nascente IV, USP/Abril Cultural.

1993

1 Prêmio Projeto Nascente III, USP/Abril Cultural.

1992

1 Prêmio Concurso Nacional Villa-Lobos, Conservatório Villa-Lobos (ES).

1992

Melhor Intérprete de Villa-Lobos Concurso Nacional Villa-Lobos, Conservatório Villa-Lobos (ES).

1988

1 Prêmio Concurso Nacional de Violão, Faculdade Mozarteum (SP).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Teoria e Prática da Educação. , Av. Colombo, 5.790 - Bloco 8, Jd. Universitário, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 32614092, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2019

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.

    • 12/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 06/2018

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto - Licenciatura em Artes Cênicas.

    • 01/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

    • 01/2009

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Grupo de Pesquisa OS PROBLEMAS DA INTERPRETAÇÃO.

    • 12/2008

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Violão, História da Música, Percepção Musical, Etnomusicologia, Masterclass instrumental - Violão, Orquestra de Violões

    • 07/2019 - 11/2019

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Música DMU 4001, Tópicos Especiais em Interpretação e Práticas da Performance I (DMU 4008): Princípios Básicos para a Pesquisa em Performance Musical

    • 06/2012 - 06/2014

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.

    • 07/2010 - 07/2012

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/2011 - 06/2011

      Ensino, Especialização em História e Humanidades, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Música na Idade Moderna

    • 01/2010 - 06/2010

      Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Música.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 2005 - 2008

    Faculdade de Música Carlos Gomes

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2007 - 11/2008

      Ensino, Estética Musical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética Musical.

    • 07/2005 - 11/2008

      Ensino, Estética, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e História da Arte

  • 1997 - 2007

    Contraponto Escola de Artes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Violão, Carga horária: 2

    Atividades

    • 02/1997 - 11/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Harmonia

  • 1999 - 2003

    St Nicholas School

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/1999 - 02/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Violão

  • 2003 - 2004

    Portal do Morumbi

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Apreciação Musical, Carga horária: 2

    Atividades

    • 07/2003 - 11/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Música

  • 2000 - 2001

    Colégio Santo Américo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10

    Atividades

    • 02/2000 - 10/2001

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Violão

  • 2003 - 2008

    Canto do Brasil

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

    Atividades

    • 02/2003 - 11/2005

      Ensino, Violão, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Violão

  • 1988 - 1988

    Conservatório Heckel Tavares

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10

    Atividades

    • 02/1988 - 12/1988

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria Musical

  • 2006 - 2008

    Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Música III, Carga horária: 24

  • 2014 - 2015

    California State University (System), CSU System

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisa de Pós-Doutorado, incluindo cursos ministrados aos alunos de Licenciatura e Bacharelado, resultando em artigos publicados em parceria com Prof. Dr. Dennis Siebenaler.

  • 2019 - Atual

    University of Szeged

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrante da disciplina "Tópicos Especiais: Princípios básicos de pesquisa fenomenológica em performance musical" no PPMUS - Programa de Pós-Graduação em Música.