Rodolfo Ryuichi Minori Ota

Graduado em Engenharia de Minas pela UFMG com experiência em planejamento estratégico e operacional de mina, gerenciamento de equipe, marketing digital e desenvolvimento de negócios. É sócio e analista de negócios em uma startup, atuando na criação de valor a longo prazo por meio da captação e criação de sinergias a nível internacional.

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Minas

2011 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: SimSched Direct Block Scheduler: A new algorithm for the open pit mine problem
Orientador: Alizeibek Saleimen Nader

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Guilherme de Almeida

Formação complementar

2017 - 2017

Excel Avançado. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2015 - 2015

Deswik. (Carga horária: 300h). , MCB - Serviços e Mineração, MCB, Brasil.

2012 - 2012

General English. (Carga horária: 80h). , Good Hope Studies, GHS, África do Sul.

2009 - 2010

Curso de Inglês. (Carga horária: 120h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Planejamento de lavra.

Participação em eventos

XXV Simpósio Mínero-Metalúrgico da UFMG. 2014. (Simpósio).

Olimpíada Brasileira de Física. Participante da Olimpíada. 2007. (Olimpíada).

Produções bibliográficas

  • OTA, R. R. M. ; TAPIA, L. A. M. . SimSched Direct Block Scheduler A new practical algorithm for the open pit mine production scheduling problem 2017 (Artigo publicado em evento).

Prêmios

2007

Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Física, Sociedade Brasileira de Física.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Matrix Assessoria Contábil

Vínculo: Jovem Aprendiz, Enquadramento Funcional: Ajudante de escritório, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Entrega dos livros razão aos clientes, auxiliar os funcionários seniores em diversas tarefas como organizar fichários e lançar despesas e gastos dos clientes para posterior elaboração do balanço patrimonial.

2013 - 2014

Red River & Ski Area

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Lift Operator, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Intercâmbio realizado em uma estação de esqui nos EUA. Encarregado de prestar assistência ao cliente durante embarque e desembarque de passageiros, reportar incidentes ao grupo de primeiros socorros, operar o elevador de forma consciente e estar atento a situações de risco iminente.

2016 - Atual

MiningMath Software - Padre Esutáquio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pela área comercial, acompanhando e criando oportunidades com stakeholders: clientes, universidades e representantes. Atua em vendas, analisa KPIs e auxilia na elaboração de estratégias de marketing Inbound e Outbound no Facebook, LinkedIn, AdWords e email. Presta consultoria e treinamento a clientes internacionais utilizando o software SimSched. ? Contribuiu para vendas e sinergias na África do Sul, Austrália, Brasil, EUA, Peru, entre outros. ? Treinou e geriu atividades de estagiários de engenharia de minas e marketing. ? Ampliou a geração de leads em 52%, por meio de criação de conteúdos, marketing digital e SEO.

2015 - 2015

MiningMath Software - Padre Esutáquio

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por prover treinamento e acompanhar clientes interessados no software SimSched. Recebeu capacitação técnica na ferramenta, marketing e estratégia de negócios. Produziu materiais de aprendizagem, vídeos e auxiliou na criação do site. ? Produziu o primeiro tutorial completo do software, além de vídeos de demonstração. ? Prospectou clientes em dezenas de demonstrações durante uma exposição de mineração.