Júlio César Lima Fernandes

Doutor em Ciências da Linguagem e Mestre em História pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduado em Letras, Filosofia, Pedagogia e Teologia. Atualmente é pesquisador dos estudos que envolvem a Teoria Literária da Estética da Recepção e suas interfaces com a rotina de leitura literária em salas de aula do ensino fundamental. Ex-presidente do CACS - FUNDEB - JOÃO PESSOA e membro da Associação Brasileira de Literatura - ABRALIC. Especialista em gestão e supervisão escolar. Vem exercendo a gestão e a docência em unidades educacionais nos municípios de João Pessoa e Santa Rita - PB, aos quais está vinculado. Além de ser colaborador do Projeto: Cultura Literária na Escola - PROBEX-CAPS-UFPB. No ensino superior, tem experiência lecionando na Faculdade Três Marias - PB, componentes curriculares que se entrelaçam com a História da Educação Brasileira, Ludicidade na Educação Infantil e Filosofia da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Linguagem

2022 - 2025

Universidade Católica de Pernambuco
Título: PALAVRAS QUE FLORESCEM: A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA AO LETRAMENTO NAS ESCOLAS DO POLO OITO EM JOÃO PESSOA - PB.
Isabela Barbosa do Rêgo Barros. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado profissional em História

2020 - 2021

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Lugares de Memória e Vestígios do Cangaço em Mossoró, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Flavio José Gomes Cabral
Coorientador: Cláudia Engler Cury. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Supervisão e Inspeção Escolar

2011 - 2012

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Título: A Compreensão da Ética em Platão
Orientador: Aline Sampaio de Oliveira

Graduação em LETRAS

2022 - 2023

Centro Universitário ETEP
Título: COMPLENTAÇÃO PEDAGÓGCA
Orientador: COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Graduação em TEOLOGIA

2011 - 2014

Faculdade Entre Rios do Piauí
Título: Ética e Religiosidade: compreensões e interfaces entre o conceito e prática do bem e do mal
Orientador: José Carlos Cezar da Silva

Graduação em Pedagogia

2008 - 2011

Faculdade de Ciencias de Wenceslau Braz
Título: Processo de Alfabetização no entendimento de Paulo Freire.
Orientador: Fabiano Texeira da Cruz

Graduação em FILOSOFIA

2003 - 2006

Faculdade Católica da Paraíba
Título: A Ética do Bem Comum em Wazquez
Orientador: Antônio Marcos de Santana Ordonho

Formação complementar

2024 - 2024

Formação cordenador - CAED. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2024 - 2024

Formação Continuada para gestores 2025. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.

2023 - 2023

Aperfeiçoamento em Formação em História nos Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2017 - 2019

Extensão universitária em Projeto de leitura - Lúcia Giovanna no mundo da literatura infantil. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2017 - 2017

Formação para Orientadores de estudo do PNAIC. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Formação de Professores. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 60h). , Seminário Nossa Senhora da Assunção, SNSA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Moral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia Prática.

Organização de eventos

FERNANDES, J. C. L. ; Daniela Segabinazi . XV ENCONTRO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL DA UNICAP. 2024. (Outro).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . I Encontro de Contadores de História de Santa Rita. 2012. (Outro).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . 9ª SEMANA TEOLÓGICA. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Encontro de boas práticas da EJA - João Pessoa. 2025. (Encontro).

Escola de Verão ABRALIN - Minicurso: Uma teoria vygotskiana do trabalhodocente: Conceirtos, métodos, unidades de análise. 2024. (Outra).

II Simpósio Interdsciplinar sobre violências.34 anos do estatuto da criança e do adolescente: Garantindo direitos e proteção. 2024. (Simpósio).

Colóquio de Estudos Discursivos. 2023. (Encontro).

I ENCONTRO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO FUNDEB DO ESTADO DA PARAÍBA.DESAFIOS NO CONTROLE SOCIAL DA EDUCAÇÃO. 2023. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e Encontro Internacional de Pesquisa em Letras ENAEL e II ENIPEL -.SACOLAS LITERÁRIAS: MOMENTO DE LEITURA EM FAMÍLIA A PARTIR DA ORIENTAÇÃO DA ESCOLA. 2023. (Encontro).

2022 - XVIII ENCONTRO ABRALIC. AS BRUXINHAS DE EVA FURNARI: PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COM IMAGENS. 2022. (Congresso).

Colóquio Internacional de Crítica e Teoria Literária. As aventuras de Bambolina: Literatura infantil e Leitura de imagens. 2022. (Congresso).

O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares). ROUPAS DE BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA COM INSTALAÇÃO LITERÁRIA. 2022. (Congresso).

Rede Nordeste de Ensino da Literatura - Seminário 2022.Oficina 5 - Curiosidade Literária. 2022. (Oficina).

VIII Congresso Nacional de Educação O futuro da escola: Repensando políticas e práticas Centro de Convenções Ruth Cardoso - Maceió/AL. O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO SUPORTE A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR. 2022. (Congresso).

VI Virada Pascal.Participante. 2022. (Oficina).

XII Encontro Estadual da UNCME-PB.Paletra: O financiamento da da educação básica na atual conjuntura. 2022. (Encontro).

Encontro Estadual de História da ANPUH-RS.Museu de Mossoró. 2020. (Encontro).

X Encontro estadual de História - Bahia.Um relato de vida cangaceira - Jararaca. 2020. (Encontro).

XIV COLÓQUIO DE HISTÓRIA UNICAP | IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DO PPGH.Catedral de Santa Luzia em Mossoró: Monumento de fé e de simbologia social das memórias coletivas.. 2020. (Outra).

Congresso Nacional de Educação - CONEDU. A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2019. (Congresso).

Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares.Destaque do Trabalho Psicologia e leitura literária na escola: uma experiencia em contexto de escola pública.. 2019. (Simpósio).

I Oficina de Teatro para Educadores. 2012. (Oficina).

Colóquio Merleau-Ponty em João Pessoa. 2011. (Outra).

Formação Continuada de Professores. 2011. (Outra).

I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na Educação Básica? e III Encontro do GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar.Cine Filosofia. 2011. (Outra).

I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia: o que queremos com o filosofar na Educação Básica? e III Encontro do GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2011. (Outra).

I Encontro de Gestão.Análise de Conjuntura Educacional no Estado da Paraíba. 2011. (Encontro).

III Encontro de Comunicação do Instituto Imaculada Conceição. 2009. (Encontro).

X Semana Teológica - Seminário Arquidiocesano da Paraíba.A Importancia do Pensamento de Komblin. 2009. (Encontro).

I Semana Teológica e Filosófica. 2007. (Outra).

I Congresso Regional: Educação de Qualidade é Possível?. 2006. (Congresso).

V Seminário de Filosofia: O Papel Social do Filósofo na Pós-modernidade.Uma Visão sobre o Paradgma Religioso em Cajazeiras. 2006. (Seminário).

IX Congresso Nacional de Cirurgia Experimental e I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Quando a dor adormece o homem: sentidos corporais na compreensão dos sentidos da psique. 2005. (Congresso).

Seminário de Filosofia.O Paradíma Perdido na Ótica de Edgar Morin. 2005. (Seminário).

VII Seminário de Filosofia: O Saber Filosófico e suas implicações nos Domínios da Mente e nos Confrontos da Ética e Política. 2005. (Seminário).

VI Seminário de Filosofia - Filosofia, Religião, Ciência e Arte na era planetária. 2004. (Seminário).

Orientou

Roseli Diniz

Ética e Cidadania: Uma Comprrensão Contemporânea; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Júlio César Lima Fernandes;

Francisco Edinaldo da Silva

A Música nos Espaços Educativos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Júlio César Lima Fernandes;

Maria Josélia

EJA: Escola João Ribeiro Coutinho - João Pessoa - PB; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Evangélica Cristo Rei; Orientador: Júlio César Lima Fernandes;

Prefeitura de Santa Rita - PB

Programa Educação é um processo; 2011; Orientação de outra natureza; (Fundamental) - Prefeitura de Santa Rita - PB; Orientador: Júlio César Lima Fernandes;

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, JÚLIO CÉSAR LIMA ; BARROS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO . Leitura literária na infância: suas contribuições na aquisição de competencias de linguagem e escrita. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e3945, 2024.

  • FERNANDES, JÚLIO CÉSAR LIMA ; RAMOS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO . Leitura literária na infância: suas contribuições na aquisição de competencias de linguagem e escrita. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 25502-25515, 2023.

  • CAVALCANTI, J. J. L. ; FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . O Uso de aplicativos móveis como suporte a alunos com deficiência em ambiente escolar. ANAIS CONEDU , v. XVIII, p. 98-108, 2022.

  • FERNANDES, J. C. L. . Cangaço em Mossoró - Visitando Lugares de Memória. 1. ed. JOAO PESSOA: Independente, 2022. v. 80. 128p .

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . O que é Ética - Vamos Pensar um pouco - Dialogando com Vázquez. 1. ed. João Pessoa: Independente, 2020. 69p .

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . História da Paróquia de São José - Fatos, memória e personagens de um tempo.. 1. ed. João Pessoa: independente, 2020. v. 1. 100p .

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Origem e percurso do projeto. In: Damião de Lima; Daniela Maria Segabinazi.. (Org.). Cultura literária na escola: Uma escola, uma escolha - a pedagogia de projetos e seus desdobramentos durante a pandemia.. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2024, v. 1, p. 25-36.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . AS BRUXINHAS DE EVA FURNARI: PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA COM IMAGENS. In: 2022 - XVIII ENCONTRO ABRALIC, 2022, Salvador. ANAIS - 2022 - XVIII ENCONTRO ABRALIC, 2022.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA ; ARAUJO, A. L. . As aventuras de Bambolina: Literatura infantil e Leitura de imagens. In: I Colóquio Internacional de Crítica e Teoria Literária, 2022, São Luiz. ANAIS - I Colóquio Internacional de Crítica e Teoria Literária, 2022.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Leitura Literária na Infância: suas contribuições na aquisição de competências de linguagem e escrita.. In: III CONEPI, 2020, João Pessoa. III CONEPI - CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. João Pessoa: Sal da Terra, 2019. v. 1. p. 188-204.

  • FERNANDES, J. C. L. . Museu de Mossoró - Guardião da Memória Material e Cultural de uma ColetividadeVMuseu de Mossoró - Guardião da Memória Material e Cultural de uma Coletividade. In: Encontro Estadual de História do Rio Grande do Sul, 2020, Porto Alegre. Encontro Estadual da ANPUH-RS: História & Resistências - Passo Fundo - RS. Porto Alegre: ANPUH - RS, 2020. v. 1. p. 10-2130.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Catedral de Santa Luzia em Mossoró: Monumento de fé e de simbologia social das memórias coletivas.. In: XIV COLÓQUIO DE HISTÓRIA UNICAP | IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DO PPGH, 2020, Recife. XIV COLÓQUIO DE HISTÓRIA UNICAP | IV COLÓQUIO DE HISTÓRIA DO PPGH. Recife: UNICAP, 2020. v. 1. p. 10-2130.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . A Afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem. In: III CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCACAO, 2016, SALVADOR. A Afetividade na vida do aluno: um forte aliado no processo ensino aprendizagem. Salvador: Editora Realize, 2017. v. V. 1.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . AS AVENTURAS DE BAMBOLINA - LITERATURA INFANTIL E LEITURA DE IMAGENS. In: I Colóquio Internacional de Teoria e Crítica Literária. II Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade: Deslocamentos e Identidades (I e II: 2022: São Luís - MA), 2022, São Luiz. Caderno de Resumos: I Colóquio Internacional de Teoria e Crítica Literária e II Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade: Deslocamentos e Identidades. / Algemira de Macêdo Mendes, Andiara Costa Lima de Souza, Brenda Diniz, José Henrique de. São Luíz: UEMA, 2022., 2022. v. 1. p. 45-45.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Um relato de uma vida cangaceira: Jararaca invadiu, foi morto e virou santo. In: X Encontro Estadual de História: Combates pela História. (Caderno de resumos) / Associação Nacional de História. ? ? Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020., 2020, Salvador. X Encontro Estadual de História: Combates pela História. (Caderno de resumos) / Associação Nacional de História. ? ? Vitória da Conquista: Edições UESB, 2020.. Salvador: ANPUH - BA, 2020. v. 1. p. 10-2130.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA ; OLIVEIRA, D. M. ; PESSOA, O. M. P. C. ; REGO, T. B. ; MEDEIROS, A. M. . 34 anos do estatuto da criança e do adolescente: Garantindo direitos e proteção. POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO) , 2024.

  • FERNANDES, J. C. L. . SACOLAS LITERÁRIAS: MOMENTO DE LEITURA EM FAMÍLIA A PARTIR DA ORIENTAÇÃO DA ESCOLA. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , 2023.

  • FERNANDES, J. C. L. . Museu de Mossoró: Guardião da memória material e cultural de uma coletividade.. O Brasil no Sul : cruzando fronteiras entre o regional e o nacional / X Encontro Estadual de História de 26 a 30 de julho de 2010 , 2020.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Catedral de Santa Luzia em Mossoró: Monumento de fé e de simbologia social das memórias coletivas.. Perspectivas históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio , 2020.

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Bambolina: Estratégias de leitura literária com livros de Imagens. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Conselheiros do Fundeb: suas contribuições e os desafios no controle da educação. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA ; CAVALCANTI, J. J. L. . O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO SUPORTE A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AMBIENTE ESCOLAR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, J. C. L. . ROUPAS DE BRINCAR: UMA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA COM INSTALAÇÃO LITERÁRIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, J. C. L. . Paletra: O financiamento da da educação básica na atual conjuntura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Museu de Mossoró - Guardião da memoria material e cultural de uma coletividade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Um relato de uma vida cangaceira: Jararaca invadiu, foi morto e virou santo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Catedral de Santa Luzia em Mossoró: Monumento de fé e de simbologia social das memórias coletivas.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Neto, A, N ; FERNANDES, J. C. L. . A AFETIVIDADE NA VIDA DO ALUNO: UM FORTE ALIADO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERNANDES, J. C. L. . LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA AQUISIÇÃO DE COMPETENCIAS DE LINGUAGEM E ESCRITA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . A arte e a cultura em Santa Rita: Análise de conjutura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . O Paradigma Perdido na Ótica de Edgar Morin. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Roteiro turístico das memórias do cangaço em Mossoró. 2021.

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Roteiro das Memórias do Cangaço em Mossoró: Vestígios da Invasão e da Resistência. 2021.

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . ECLÈTICOS. 2011.

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Conselheiros do CACS - FUNDEB e os desafios no controle social da educação.. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Lugares de memória e vestígios do cangaço em Mossoró-RN. 2022. (Relatório de pesquisa).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . O Cangaço: História e herança cultural no Nordeste Brasileiro. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . O cangaço: História e herança cultural no Nordeste brasileiro. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . Samba e Lembrança. 2012. Interpretação.

FERNANDES, JÚLIO CESAR LIMA . ECLÉTICOS. 2011. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    JoLi - Jovens e Literatura: leitura, pesquisa e crítica, Descrição: O grupo de estudos e pesquisa tem como objetivo investigar a literatura destinada aos jovens leitores, abordando perspectivas teóricas e metodológicas acerca da sua produção, circulação e recepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Integrante / Daniela Segabinazi - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade, Descrição: O estudo dos fenômenos referentes à linguagem constitui um amplo domínio de investigação, cuja maior dificuldade bem como maior riqueza é sua infiltração em diversos campos do conhecimento. Dessa forma, esses estudos concernem, sobremaneira, às atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação dos cursos de Filosofia, Fonoaudiologia, Letras, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia. Nesse sentido, foi criado em 2000, o Grupo de Estudos em Linguagem, Lógica e Cognição que passou a ser denominado Grupo de Pesquisa em Ciências da Linguagem e, atualmente, em função do enfoque das pesquisas desenvolvidas por seus pesquisadores, ele passa a ser chamado de Grupo de Pesquisa em Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. Neste grupo, o programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem interage com a graduação através da inserção de alunos de mestrado e de bolsistas da iniciação científica e de seminários abertos a toda a comunidade acadêmica, em diferentes áreas de atuação da Unicap.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (15) . , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Integrante / Maria de Fátima Vilar de Melo - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Praças de Santa Rita - Lugar de vida, Descrição: Projeto sobre a origens e importancia das praças de Santa Rita - PB. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - Atual

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio Cezar Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio Cezar Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio Cezar Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio Cezar Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Canta é Viver, Descrição: Projeto de Iniciçao Musical para Crinças do Enino Fundamental. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Júlio César Lima Fernandes - Coordenador.

Prêmios

2021

Escola nota 10 - 2021, Prefeitura de João Pessoa - PB.

2019

Destaque do Trabalho Psicologia e leitura literária na escola: uma experiencia em contexto de escola pública., Universidade Federal da Paraíba.

2011

Professor do Ano, Escola Estadual Alice Carneiro - Paraíba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador do PNAIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Formador do Programa de Alfabetização na idade certa - PNAIC

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de Santa Rita

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Santa Rita

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 40

2015 - Atual

Prefeitura Municipal de João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 30

Outras informações:
PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

2017 - 2021

Escola Municipal Lucia Giovana de Melo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 30

2013 - 2017

Escola Municipal de ensino infantil e Fundamental Tiradentes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar Titular, Carga horária: 20

2014 - 2016

Escola Municipal de ensino infantil e Fundamental Tiradentes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do programa MAIS EDUCACAO, Carga horária: 10

2010 - 2010

Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 27

2011 - 2011

Escola Estadual Dona Alice Carneiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 27

2010 - 2013

EEEM Professor Pedro Augusto Porto Caminha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Historia e Filosofia, Carga horária: 27

2017 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2013 - 2016

Consultoria Educacional Aprender PB

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmico e Professor Formador, Carga horária: 16

2017 - 2018

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 10

2012 - 2012

Secretaria de Educação de Santa Rita - PB

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Departamento de Arte e Cultura, Carga horária: 20

2007 - 2009

centro ecumênico de estudos superiores teologicos do nordeste

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2009 - 2010

Projeto Nordeste Capacitado

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2010 - 2013

Governo do Estado da Paraíba

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27

2014 - 2018

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16

2021 - Atual

Faculdade Três Marias/FUNEPI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visitante, Carga horária: 2

2017 - 2017

Faculdade Três Marias/FUNEPI

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2012 - 2014

Faculdade Evangélica Cristo Rei

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2009 - 2013

Instituto Teológico e Pedagógico da Paraíba

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

2018 - 2020

Conselho Municipal de Educação - Santa Rita PB

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro

2021 - Atual

ESCOLA MUNICIPAL THARCILLA BARBOSA DA FRANCA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Pedagógico, Carga horária: 40

2021 - 2022

Conselho FUNDEB - João Pessoa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 0