Denise Bortoletto
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela União Educacional de Minas Gerais (2005). Atuou no Instituto Teresa Valsè e em cursos de formação de professores em instituições de Ensino Superior de Uberlândia. Atuou como Psicopedagoga na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: ações educativas, ações psicopedagógicas, processo de ensino-aprendizagem, ensino fundamental, educação continuada, formação de professores, construção da cidadania e ensino superior. Docente no NEI-Cap Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp. Atualmente é vice diretora e coordenadora do Estágio Supervisionado na unidade. Participa, como pesquisadora colaboradora, do Grupo de Pesquisa ECOS-Escola Contemporânea e Olhar Sociológico, contribuindo especialmente na pesquisa com crianças e suas emoções e seus processos de socialização, na linha de Sociologia educacional e ação pedagógica e do grupo de pesquisa NEPI - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância.
Informações coletadas do Lattes em 26/12/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2020 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA DA INFÂNCIA: A ESCUTA DE CRIANÇAS NO NEI CAp-UFRN
ADIR LUIZ FERREIRA. Palavras-chave: emoções; Sociologia da Infância; Educação das infâncias; Pesquisa com crianças; Sociologia da educação.
Mestrado em Educação
2009 - 2011
Universidade Estadual de Campinas
Título: Estratégias de aprendizagem e estratégias de regulação emocional em cursos de Formação de Professores, Ano de Obtenção: 2011
Dra Evely Boruchovitch.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2004 - 2005
União Educacional Minas Gerais
Título: O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE E O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
Orientador: Dr.Rubens Wajnsztejn
Graduação em Pedagogia
1999 - 2003
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Habilitação em Supervisão Escolar do Ensino Fundamental e Médio/Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Formação complementar
2018 - 2018
MÊS DO SERVIDOR EAD - MANEIRAS DE LIDAR COM AS EMOÇÕES. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Projeto Mornese. (Carga horária: 100h). , Rede Salesiana, RSB, Itália.
2016 - 2016
Orientação Educacional: Bullying e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Centro Salesiano de Formação, CSF, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Estágio Docente - Apoio à Docência. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Desconstruindo a Violência na Escola II. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Desconstruindo a violência na escola I. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Mestrado Sanduíche. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Avaliação Psicoeducacional em crianças com queixa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2008 - 2008
Oficina Psicoeducacional - Oficinas de convivência. (Carga horária: 30h). , Escola de Educação Básica - Universidade Federal de Uberlândia, ESEBA/UFU, Brasil.
2008 - 2008
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 40h). , Ministério de Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 90h). , Santa Genoveva Complexo Hospitalar, SANTA GENOVEVA, Brasil.
2006 - 2006
Aluna Especial da Pós-Graduação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Reflexões Sobre a Prática Educativa. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Projeto Educação Cidadã Reflexões e Perspectivas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Programa de Formação Continuada Em Educação Popula. (Carga horária: 56h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Projeto Universidade Solidária. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Programa Universidade Solidária 2001. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em II Curso de Extensão Alfabetização Em Processo Alt. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Organização de eventos
PUENTES, R. V. ; BORTOLETTO, D. . I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2012. (Congresso).
BORTOLETTO, D. . I Congresso Nacional de Aperfeiçoamento Profissional - CONAP. 2011. (Congresso).
BORTOLETTO, D. . Afetividade e aprendizagem nos diferentes contextos: escola, empresa,saúde e social. 2008. (Outro).
BORTOLETTO, D. . I Semana da Saúde Faculdade Patos de Minas. 2006. (Outro).
BORTOLETTO, D. . I Semana Pedagógica. 2006. (Outro).
BORTOLETTO, D. ; TANNUS, A. L. . I Semana de Odontologia. 2006. (Outro).
BORTOLETTO, D. ; DEL-DUCCA, M. A. L. F. . I Semana da Enfermagem. 2006. (Outro).
BORTOLETTO, D. ; CARDOSO, Kenya J. . I Mostra de Farmacologia. 2006. (Outro).
BORTOLETTO, D. . Curso de Extensão: Repensando o Espaço Escolar. 2001. (Outro).
BORTOLETTO, D. . A Educação Infantil - tradições e construções. 2001. (Outro).
Participação em eventos
XX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E II ENCONTRO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS:CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O FAZER METODOLÓGICO. 2023. (Encontro).
XXXIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2022. (Congresso).
XXXII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2021. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2021. (Congresso).
XXXI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2020. (Congresso).
XXX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2019. (Congresso).
Autismo: o que podemos observar como sinais diferentes da criança na escola?. 2018. (Encontro).
Comunicação alternativa: estratégias pedagógicas para o trabalho com crianças com necessidades educacionais especiais. 2018. (Encontro).
IX SEMINÁRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA,.Colaboração nas atividades do IX SEMINÁRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. 2018. (Seminário).
Projeto de Extensão ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COM AUXÍLIO DE JOGOS DIGITAIS PARA ALUNOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEI) DA UFRN.projeto de extensão ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COM AUXÍLIO DE JOGOS DIGITAIS PARA ALUNOS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEI) DA UFRN. 2018. (Outra).
Projeto de Extensão LABORATÓRIO ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA INFÂNCIA.projeto de extensão LABORATÓRIO ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA INFÂNCIA. 2018. (Outra).
Projeto de Extensão PRÁTICAS CINECLUBISTAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA.Projeto de Extensão PRÁTICAS CINECLUBISTAS NA ESCOLA DA INFÂNCIA. 2018. (Outra).
Quando devo procurar um especialista para o meu filho?. 2018. (Encontro).
Socialização das experiências com as crianças público alvo da Educação Especial. 2018. (Encontro).
V MOSTRA CULTURAL DO NEI/CAP/UFRN.A Evolução dos continentes: aspectos naturais e culturais.. 2018. (Outra).
XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil.A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Encontro).
Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo ? CIBEPoC 2017 & Encontro Goiano da Escola da Terra. Parecerista. 2017. (Congresso).
VIII Encontro Mineiro sobre investigação na Escola.Breves reflexões sobre o professor na Educação Infantil. 2017. (Encontro).
I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2012. (Outra).
I Simpósio IMM: Educação Salesiana e coacriação: Uma parceria sustentável. 2012. (Simpósio).
Debate do PNE - Plano Nacional de Educação 2011/2012. 2011. (Outra).
Debate Plano nacional de Educação-PNE2011/2020. 2011. (Outra).
I Congresso Nacional de Aperfeiçoamento Profissional. Aspectos Cognitivos e Afetivos da aprendizagem escolar. 2011. (Congresso).
I Congresso Nacional de Aperfeiçoamento Profissional - CONAP. Aspectos Cognitivos e Afetivos da aprendizagem escolar.. 2011. (Congresso).
II Congresso de Psicopedagogia Escolar. 2011. (Congresso).
II CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. 2011. (Congresso).
VII Encontrão: Mostra de processos e resultados da Licenciatura em Teatro.Diferença, Teatro e Educação. 2011. (Encontro).
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Tecendo Infâncias: Contribuições da Psicologia e da Educação para a formação de professores. 2011. (Congresso).
X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Congresso).
Educação Infantil como Política Pública de Educação. 2010. (Outra).
Motivação para aprender e estratégias de Aprendizagem na formação de professores. 2010. (Outra).
Motivar alunos nos dias de hoje:orientações para educadores. 2010. (Seminário).
O estilo motivacional de professores e a promoção da motivação autônoma dos estudantes. 2010. (Seminário).
4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF. 2009. (Congresso).
4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF. 2009. (Congresso).
A motivação dos alunos para o aprendizado escolar. 2009. (Outra).
Desconstruindo a violência na escola I: os meus, os seus e os nosss bagunceiros. 2009. (Outra).
Desconstruindo a violência na escola II: os meus, os seus e os nossos bagunceiros. 2009. (Outra).
I Congresso de Psicopedagogia Escolar: Contribuições da Psicopedagogia para a Educação Escolar. A atuação do Psicopedagogo na escola. 2009. (Congresso).
II Seminário Inovações em atividades curriculares:experiências na UNICAMP. 2009. (Outra).
Mapas Conceituais: dos fundamentos teóricos à aplicações educacionais. 2009. (Outra).
Metodologia da problematização: caminho para o ensino e para a pesquisa. 2009. (Outra).
O uso de mapa conceitual na avaliação da aprendizagem - espaço favorável à regulação da aprendizagem. 2009. (Outra).
Regulação da aprendizagem enquanto pressuposto para a consecução de uma avaliação formativa/Projeto PROCAD-CAPES. 2009. (Outra).
Afetividade na aprendizagem institucional escolar. 2008. (Outra).
Afetividade nas organizações, no social, na saúde e na empresa. 2008. (Outra).
As políticas nacionais de formação de professores e a inclusão educacional. 2008. (Outra).
Autorias Vocacionales - II Simpósio Internacional de Psicopedagogia. 2008. (Outra).
Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente. 2008. (Congresso).
Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento.Mini-curso: Avaliação Psicoeducacional em crianças com queixa escolar. 2008. (Encontro).
Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento.Ações Psicoeducacionais com famílias,professores e crianças; A participação do Psicólogoescola e do Psicopedagogo na gestão escolar; As constribuições do Psicólogo Escolar e do Psicopedagogo em fóruns de classe; O diálofo com professores em grupos reflexi. 2008. (Encontro).
III Congresso de Iniciação Científica Discente. A infância em outros contextos: hospitais e abrigos. 2008. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Psicopedagogia.Apresentação oral de trabalhos. 2008. (Simpósio).
IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.Formação Continuada de Professores e Políticas Públicas: Caminhos para a Inclusão Escolar. 2008. (Simpósio).
I Seminário de Pesquisa do NUPEPE:cultura,formação docente e cotidiano escolar.Diagnóstico psicopedagógico e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2007. (Seminário).
I Seminário em dois tempos: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica em espaço formal e não formal - no Ensino Superior e nas organizações empresarial e da saúde. 2007. (Seminário).
O cotidiano da sala de aula e os desafios do educador nas séries iniciais. 2007. (Encontro).
Palestra: Biossegurança. 2007. (Outra).
Palestra: Motivando com criatividade - Daniel Godri Jr.. 2007. (Outra).
Prática de Ensino II Instituto de Psicologia Universidade Federal de Uberlândia.Portfólio:ferramenta de avaliação. 2007. (Outra).
Práticas pedagógicas em estágio Supervisionado.Portfólio:alternativas e reflexões para uma avaliação qualitativa. 2007. (Encontro).
Projeto Auto-estima do professor.Ser professor (a): significados de uma prática. 2007. (Oficina).
V Congresso de Alfabetização e III Congresso de Educação Infantil. 2007. (Congresso).
VIII Encontro das unidades de Educação Infantil conveniadas.Perfil do Educador. 2007. (Encontro).
. 2o Congresso sobre Dificuldade de Aprendizagem e Gestão Educacional. 2006. (Congresso).
. Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais. 2006. (Congresso).
.II Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares. 2006. (Encontro).
.As múltiplas formas de conhecer e expressar. 2006. (Encontro).
.2a Jornada Acadêmica. 2006. (Outra).
I Semana da Saúde. 2006. (Outra).
I Semana de Enfermagem. 2006. (Outra).
I Seminário Científico de Filosofia. 2006. (Seminário).
Simpósio ABpp/ABENEPI " Atualidades interdisciplinares no diagnóstico e intervenção de TDA/H e comorbidades". 2006. (Simpósio).
VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia,VII Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia,I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia,X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos. Psicopedagogia Institucional: ensaios iniciais no Ensino Superior. 2006. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia,VII Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia,I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia,X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos. Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade e o diagnóstico Psicopedagógico. 2006. (Congresso).
.Mito, tragédia e Psicanálise:um retrato da experiência humana. 2005. (Encontro).
.Dificuldades escolares: um desafio superável. 2005. (Outra).
I Semana de Prática de ensino e estágio Supervisionado nos cursos de Formação de professores. 2003. (Outra).
.I Seminário de Educação empresarial. 2002. (Seminário).
.A escola ideal: em espaço terapêutico. 2001. (Encontro).
53ª Reunião Anual da SBPC. Participante da 53ª Reunião Anual da SBPC. 2001. (Congresso).
Hiperatividade: Histórico, conceito, diagnóstico e tratamento. Dr. José Salomão Schartzman. 2001. (Outra).
IV Seminário UFU/UNISOL. 2001. (Seminário).
Projeto Comunidade Seringueiras - Uberlândia MG.VI Semana de Extensão da UFF. 2001. (Outra).
Projeto Seringueiras(UDI_MG): ações educativas e sociais que constroem cidadania.5a Reunião Anual de Ciência e 1a Mostra de pós-graduação. 2001. (Outra).
.II Seminário de saberes e práticas escolares. 2000. (Seminário).
.I Seminário de Formação e profissionalização docente. 2000. (Seminário).
.Seminário de Educação Infantil em debate:integração ensino e pesquisa. 2000. (Seminário).
.II Curso de Extensão: Alfabetização em processo - alternativas teóricas e práticas. 2000. (Outra).
VII Seminário Regional sobre a Formação do Educador e II Encontro Estadual da ANPAE-MG.Participante do VII Seminário Regional sobre a Formação do Educador e II Encontro Estadual da ANPAE-MG. 2000. (Seminário).
.II Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde. 1999. (Outra).
Curso de Educação Infantil em construção. 1999. (Outra).
III Semana Pedagógica. 1999. (Outra).
II Jornada Regional da criança portadora de Necessidades Especiais. 1998. (Outra).
I Jornada Regional da criança portadora de necessidade especiais. 1997. (Outra).
Participação em bancas
BORTOLETTO, D.. A importância do lúdico na formação do professor. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP.
BORTOLETTO, D.. A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental utilizando diferentes instrumentos e registros pedagógicos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP.
BORTOLETTO, D.; Arantes; MORALES. A construção do conhecimento Psicopedagógico, diante de uma criança com transtorno de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras.
BORTOLETTO, D.; CARLETO; SCALIA. Conceitos de aprendizagem e de afetividade para diversos autores que contribuem com a Psicopedagogia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras.
BORTOLETTO, D.; CARLETO; SCALIA. Ação preventiva: a contribuição da Psicopedagogia em uma instituição com crianças da Educação Infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras.
BORTOLETTO, D.; Arantes; AMARAL. A aquisição da leitura e da escrita de uma criança de dez anos: estudo de caso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras.
BORTOLETTO, DENISE; COSTA, Gilberto Ferreira; ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira. O professor como mediador do processo homeostático das emoções das crianças: um olhar sobre as formas como as crianças lidam com suas emoções e as mediações do professor na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BORTOLETTO, D.; CARRICO, JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM; COSTA, Gilberto Ferreira. A contribuição do estágio não obrigatório no percurso formativo de uma professora sensível à inclusão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BORTOLETTO, D.. A visão e a atuação do professor na Educação Especial na Escola Municipal Glaucia Monteiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BORTOLETTO, D.. O olhar docente em relação às experiencias de Inclusão escolar: perspectivas e conflitos da modernidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BORTOLETTO, D.. A afetividade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BORTOLETTO, DENISE; MOTTA, T. C.; COELHO, FERNANDA MENDES CABRAL ALBUQUERQUE. Concurso Público de provas e títulos para professor do magistério da educação básica, técnica e tecnológica, na Área de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do Departamento de Educação Básica UFPB. 2023. Universidade Federal da Paraíba.
BORTOLETTO, DENISE; SOUZA, DANIELLE MEDEIROS DE; PEREIRA, U M S. Seleção do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto/Temporário no NEI CAp/UFRN. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Peixoto, Vanessa;BORTOLETTO, DENISE. IX Seminário de Estágio Supervisionado. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
BORTOLETTO, D.; CARVALHO, R. C.; TANNUS, A. L.; MAGALHAES NETO, A.. Banca da Comissão Examinadora do Processo Seletivo para contratação docente. 2006. Associação Educacional de Patos de Minas.
BORTOLETTO, D.. Processo seletivo para contratação docente. 2006. Faculdade Patos de Minas.
Orientou
As emoções das crianças e o processo de socialização na escola da infância: a escuta das crianças (Plano de trabalho Rebeca); Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
A pesquisa com crianças na escola da infância: plano de trabalho Milena; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);
A importância dos jogos no atendimento clínico psicopedagógico; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Denise Bortoletto;
O trabalho do Orientador Educacional na Educação Infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho pedagógico) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
A inclusão da criança com transtorno do espectro autista na Educação Infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho pedagógico) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
o trabalho do supervisor escolar junto à comunidade escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho pedagógico) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
Gestão do trabalho pedagógico numa perspectiva democrática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho pedagógico) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
O uso de jogos projetivos no atendimento psicopedagógico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Denise Bortoletto;
O lúdico na Educação Infantil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
HIPERATIVIDADE: UM OLHAR PSICOPEDAGOGICO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
A PRÁTICA DA PSICOMOTRICIDADE COMO SUPORTE AO TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
JOGOS E MATEMÁTICA: UMA COMBINAÇÃO INTERESSANTE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
EDUCAÇÃO INFANTIL: O INICÍO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
A EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
APLICABILIDADES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA 2ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
O lúdico como espaço para pensar: um encontro com a Psicopedagogia; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Católica de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
O Portfólio como instrumento avaliativo na Educação Infantil; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
Cognição e afetividade: dois caminhos, uma parada; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
Desafios que envolvem o processo do ser psicopedagogo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
Contribuições da Psicopedagogia à atuação de um coordenador pedagógico na instiuição escolar; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
A Psicopedagogia e as possibilidades de contribuição no peculiar processo de aprendizagem da pessoa com transtorno do espectro autista; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
A transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental utilizando diferentes instrumentos e registros pedagógicos; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - UNIGAP; Orientador: Denise Bortoletto;
A contribuição da motricidade para a psicopedagogia; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - União Educacional Minas Gerais; Orientador: Denise Bortoletto;
Ação preventiva: a contribuição da Psicopedagogia, em uma instituição com crianças da Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
Conceitos de aprendizagem e de afetividade para diversos autores que contribuem com a Psicopedagogia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
O processo de aquisição da leitura e da escrita de uma criança de dez anos:estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade-TDAH e o trabalho do Psicopedagogo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial/Inclusiva e Ps) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial/Inclusiva e Ps) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
Contribuições da Psicopedagogia para a Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial/Inclusiva e Ps) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Denise Bortoletto;
O PROFESSOR COMO MEDIADOR DO PROCESSO HOMEOSTÁTICO DAS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS: UM OLHAR SOBRE AS FORMAS COMO AS CRIANÇAS LIDAM COM SUAS EMOÇÕES E AS MEDIAÇÕES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NO PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA SENSÍVEL A INCLUSÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Plano de trabalho Igor: a pesquisa com crianças na escola da infância; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
O; ; Diniz, B; ;Cerqueira,L; e outros; A infância em outros contextos: Hospitais e Abrigos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Fundamental) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
; Programa de iniciação científica discente; 2007; Iniciação Científica - Escola de Educação Básica- Universidade Federla de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
O incrível Corpo Humano; 2019; Orientação de outra natureza; (Núcleo de Educação da Infância) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Dança e Corporeidade: uma experiência dançante na Educação Infantil; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Expressividade e Trabalho Coletivo: Uma experiência com a prática teatral na educação básica; 2018; Orientação de outra natureza; (Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
A evolução dos continentes: aspectos naturais e culturais; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
O Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa por meio do tema de pesquisa ?continentes? em associação com o Cultural Approach; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Estágio Supervisionado de formação de Professores II; 2018; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Feitosa; Sophia V; M; Taveira; Maria Luiza S; Apoio Pedagógico à alunos do 4o ano do Ensino Fundamental; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Denise Bortoletto;
Supervisão de estágio em Psicopedagogia Clínica e Institucional; 2008; Orientação de outra natureza; (Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Faculdade Pitágoras; Orientador: Denise Bortoletto;
; Infância e adolescência; 2007; Orientação de outra natureza - Escola de Educação Básica- Universidade Federla de Uberlândia; Orientador: Denise Bortoletto;
Produções bibliográficas
-
BORTOLETTO, D. ; FERREIRA, A. L. ; COSTA, ; SOUZA, M. F. L. ; SANTOS, REBECA DOMITILA TAVARES DE AZEVEDO MAURICIO DOS . AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS. Revista Educação e Infâncias , v. 2, p. 1-19, 2023.
-
Sulaiman, Samia Nascimento ; SANTOS, Adele. Guimarães Ubarana ; NASCIMENTO, Débora Maria ; BORTOLETTO, DENISE ; Lima Neto, José Alves . Janela de Diálogo 04 - Estágio obrigatório e não-obrigatório como espaço dialógico de formação docente. Cadernos de Estágio , v. 4, p. 63-67, 2022.
-
BORTOLETTO, DENISE ; SANTOS, Adele. Guimarães Ubarana . Formação inicial de professores no Colégio de Aplicação: o estágio curricular supervisionado no NEICAP/UFR. Cadernos de Estágio , v. 4, p. 94-99, 2022.
-
BORTOLETTO, DENISE ; SOUZA, MARIANE DE ARAÚJO SOARES ; MEDEIROS, WERLLESSON DE . O Tema de Pesquisa como mobilizador da ação pedagógica: um relato de experiência sobre o corpo humano. CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS) , v. 32, p. 111-118, 2020.
-
BORTOLETTO, DENISE ; LINHARES, MARIA TEREZA ARANTES . A percepção de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental frente à problemática do bullying e a atuação psicopedagógica. Revista de Educação ANEC , v. 43, p. 141-153, 2018.
-
BORTOLETTO, D. . PERCURSOS HISTÓRICOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. CADERNOS DA FUCAMP , v. 16, p. 76-86, 2017.
-
BORTOLETTO, D. . Orientação Educacional no 1 ano do Ensino Fundamental: um olhar preventivo ao processo de alfabetização. Revista de Educação ANEC , v. 41, p. 207-218, 2017.
-
BORTOLETTO, D. ; Boruchovitch, E. . Learning Strategies and Emotional Regulation of Pedagogy Students. PAIDÉIA (USP. RIBEIRAO PRETO. IMPRESSO) , v. 23, p. 235-242, 2013.
-
Oliveira, G. S. ; Alves, R. E. R. ; Fialho, W. C. G ; BORTOLETTO, D. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ENSINO EM RE-VISTA (UFU. IMPRESSO) , v. 16, p. 159-180, 2009.
-
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; Souza, Claudia Silva de ; BORTOLETTO, D. . A PSICOLOGIA E A PSICOPEDAGOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: PERCURSOS HISTÓRICOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO. Olhares & Trilhas (UFU) , v. 8, p. 27-36, 2008.
-
BORTOLETTO, D. ; SOARES, Mariane de Araújo . O incrível corpo humano. 1a. ed. Natal RN: Terceirize Editora, 2019. v. 1. 112p .
-
BORTOLETTO, DENISE ; ANDRADE, Maria da Conceição de Oliveira ; MEDEIROS, Teresa Régia de Araújo . O Estágio Supervisionado na Escola de Educação Básica: o NEI como espaço de formação docente. In: COSTA, Vânia at al (org.). (Org.). Universidade e escola - tessituras no âmbito dos estágios de formação docente em tempos de pandemia.. 1ed.Natal: SEDIS UFRN, 2022, v. 1, p. 118-129.
-
Boruchovitch, E. ; BORTOLETTO, D. . Estratégias de Regulação Emocional: Conceituação e Instrumentos de Medida. In: Acácia Angeli dos Santos; Evely Boruchovitch. (Org.). Perspectivas em Avaliação Psicológica. : Casa do Psicólogo, 2010, v. , p. -.
-
BORTOLETTO, D. ; Santos, Oramisio Anderson ; Oliveira, G. S. . A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO PRÁTICA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC, 2018, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC. Catalão: Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, 2017. v. 1. p. 53-60.
-
Santos, Oramisio Anderson ; Oliveira, G. S. ; BORTOLETTO, D. . MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC, 2018, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC. Catalão: Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, 2017. v. 1. p. 135-146.
-
Lima, Lucianna Ribeiro de ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; BORTOLETTO, D. ; ROCHA, Denise Silva . Formação Continuada de Professores e Políticas Públicas: Caminhos para a Inclusão Escolar. In: IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente, 2008, Uberlândia. IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008. v. 1. p. 72-73.
-
BORTOLETTO, D. . Recreação e Lazer: estratégias de ensino-aprendizagem de educação continuada. In: 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação, 2001, Uberlândia. Anais 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação. Uberlândia: Unit, 2001. v. 1. p. 214-214.
-
BORTOLETTO, D. ; AMARAL ; Rezende, Paula Cristina Medeiros ; Oliveira, Pâmela Faria . Tecendo infâncias: contribuições da Psicologia e da Educação para a formação de professores. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011.
-
BORTOLETTO, D. . PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: ENSAIOS INICIAIS NO ENSINO SUPERIOR. In: II Jornada Acadêmica, 2006, Uberlândia. II Jornada Acadêmica - UNIMINAS. v. 1.
-
BORTOLETTO, DENISE ; Oliveira, Maria Patricia ; FERREIRA, A. L. . ?Reinterpretações formativas da educação para crianças nas vivências do Ensino Superior?,. In: IV-IC-LTHE2021, 2021, Évora- PT. IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education - Students and Teachers, 2021.
-
BORTOLETTO, D. ; Boruchovitch, E. . ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DE FUTUROS PROFESSORES. In: X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011, Maringá. X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011.
-
BORTOLETTO, D. ; Boruchovitch, E. . ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011, Maringá. X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011.
-
BORTOLETTO, D. ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva . Gestão Democrática e as Contribuições da Psicologia Escolar em uma escola de Educação Básica. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009.
-
BORTOLETTO, D. ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva . Estratégias de Enfrentamento à violência Psicológica na Adolescência: ações do Psicólogo Escolar. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009.
-
BORTOLETTO, D. . Pensar a infância em diferentes contextos: o olhar de crianças para crianças nos hospitais e abrigos. In: Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente, 2008, Ribeirão Preto. Neuro Psicologia e Aprendizagem. Poços de Caldas, 2008. v. 04. p. 13-13.
-
ROCHA, Denise Silva ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; BORTOLETTO, D. . Inclusão escolar: desafios ao cotidiano educacional. In: Congresso Interdisciplinar: Saúde, Educação e Ambiente, 2008, Ribeirão Preto. Neuro Psicologia e Aprendizagem. Poços de Caldas, 2008. v. 04. p. 12-12.
-
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; BORTOLETTO, D. . O diálogo com professores em grupos reflexivos - relato de uma experiência. In: Encontro Mineiro de Psicologia Escolar, 2008, Uberlândia. Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento, 2008.
-
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva ; BORTOLETTO, D. ; Lima, Lucianna Ribeiro de . As constribuições do Psicólogo Escolar e do Psicopedagogo em fóruns de classe. In: Encontro Mineiro de Psicologia Escolar, 2008, Uberlândia. Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento, 2008.
-
Lima, Lucianna Ribeiro de ; BORTOLETTO, D. ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva . A participação do Psicólogo Escolar e do Psicopedagogo ma gestão escolar frente aos novos desafios. In: Encontro Mineiro de Psicologia Escolar, 2008, Uberlândia. Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento, 2008.
-
ROCHA, Denise Silva ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; BORTOLETTO, D. . Ações Psicoeducacionais com famílias, professores e crianças - uma experiência na Educação Infantil. In: Encontro Mineiro de Psicologia Escolar, 2008, Uberlândia. Encontro Mineiro de Psicologia Escolar - Diálogos na construção do conhecimento, 2008.
-
BORTOLETTO, D. ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; ROCHA, Denise Silva ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; HORTA ; LIMA . Papéis e representações das relações professor-aluno: intervenções psicopedagógicas por meio do instrumento " Par educativo". In: II Simpósio Internacional de Psicopedagogia, 2008, São Paulo. II Simpósio Internacional de Psicopedagogia. São Paulo: ABPp, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
ROCHA, Denise Silva ; BORTOLETTO, D. ; HORTA ; Lima, Lucianna Ribeiro de ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim . A importância do acolhimento e da escuta clínica de psicólogos e psicopedagogos no atendimento a pais.. In: II Simpósio Internacional de Psicopedagogia, 2008, São Paulo. II Simpósio Internacional de Psicopedagogia. São Paulo: ABPp, 2008. v. 1. p. 1-1.
-
BORTOLETTO, D. . Diagnóstico psicopedagógico e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. In: I Seminário de Pesquisa do NUPEPE:cultura,formação docente e cotidiano escolar, 2007, Uberlândia. I Seminário de pesquisa do NUPEPE: Cultura,formação docente e cotidiano escolar. Uberlândia, 2007. v. 1. p. 1-1.
-
BORTOLETTO, D. . Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Diagnóstico Psicopedagógico. In: VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia,VII Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia,I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia,X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos, 2006, São Paulo. Aprendizagem:tramas do conhecimento,do saber e da subjetividade. São Paulo: ABpp, 2006. v. 1. p. 67-67.
-
BORTOLETTO, D. . Psicopedagogia Institucional: ensaios iniciais no Ensino superior. In: VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia,VII Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia,I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia,X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos, 2006, São Paulo. Aprendizagem:tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. São Paulo: ABpp, 2006. v. 1. p. 67-67.
-
BORTOLETTO, D. ; LIMA, Marcia Helena de . Análise estatística do aproveitamento escolar do 1 bimestre, do ano letivo de 2002, dos alunos do ensino médio. In: I Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Nos Cursos de Formação de Professores, 2003, Uberlândia. Cadernos de Resumos I Seminário de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Nos Cursos de Formação de Professores. Uberlândia: UFU, 2003. v. 1. p. 5-5.
-
BORTOLETTO, D. . Promoção em saúde: experiências com professores e alunos do ensino fundamental da rede pública de Uberlândia-MG.. In: 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação, 2001, Uberlândia. Anais do 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação. Uberlândia: Unit, 2001. v. 1. p. 71-71.
-
BORTOLETTO, D. . Projeto Seringueiras (UDI-MG): ações educativas e sociais que constróem cidadania. In: 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação, 2001, Uberlândia. Anais do 5ª Reunião Anual de Ciência & 1ª Mostra de Pós-Graduação. Uberlândia: Unit, 2001. v. 1. p. 215-215.
-
BORTOLETTO, D. . Projeto Comunidade Seringueiras - Uberlândia MG. In: VI Semana de Extensão da UFF, 2001, Niterói. VI Semana de Extensão da UFF, 2001.
-
BORTOLETTO, D. ; LIMA, Márcia Helena de . Seringueiras (UDI_MG):ações educativas e sociais que constroem cidadania. In: Participante da 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. 53a Reunião anual da SBPC, 2001.
-
BORTOLETTO, D. ; FARIA, Luci Aparecida Souza Borges de ; ITABORAÍ, Maira Cristina ; MOREIRA, Holegna Rosânia ; PEREIRA, Ana Paula ; ROSA, Rúbia Oneida . O universo infantil traduzindo-se na música. In: Participante do VII Seminário Regional sobre a Formação do Educador e II Encontro Estadual da ANPAE-MG, 2000, Uberlândia. VII Seminário Regional sobre a formação do Educador e II Encontro da ANPAE-MG, 2000.
-
BORTOLETTO, D. ; SOARES, Mariane de Araújo ; Werllesson de Medeiros . O Tema de Pesquisa como mobilizador da ação pedagógica: um relato de experiência sobre o corpo humano. Cadernos do Aplicação , 2020.
-
BORTOLETTO, DENISE ; FERREIRA, A. L. . A PESQUISA COM CRIANÇAS NA ESCOLA DAS INFÂNCIAS:CONSIDERAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O FAZER METODOLÓGICO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, M. F. L. ; BORTOLETTO, DENISE . 'A SOCIALIZAÇÃO DAS INF NCIAS DURANTE O PERÍODO ELEITORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . ?I Encontro de Síndrome de Williams do Triângulo Mineiro?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. ; Santos, Oramisio Anderson ; Oliveira, G. S. . BREVES REFLEXÕES SOBRE O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Afetividade na relação professor aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. . Diagnóstico Psicopedagógico: conceito e instrumentos para conhecimento das hipóteses acerca da leitura e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. . O processo de alfabetização na perspectiva psicopedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. . Avaliar para aprender e aprender para avaliar sob a perspectiva da inclusão.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. . A construção de valores na atualidade e o papel da escola e da família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. . Afetividade e o relacionamento professor e aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORTOLETTO, D. ; Boruchovitch, E. . Estratégias de Aprendizagem de estudantes de cursos de formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. ; Boruchovitch, E. . Estratégias de Aprendizagem e de regulação emocional de futuros professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. ; AMARAL ; Oliveira, Pâmela Faria ; Rezende, Paula Cristina Medeiros . Tecendo Infâncias: contribuições da Psicologia e da Educação para a formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Diferença, Teatro e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, Denise Silva ; BORTOLETTO, D. ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; Lima, Lucianna Ribeiro de . O início da vida escolar e a inclusão de crianças no Ensino Regular: Relato de uma experiências na Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . A Infância em outros contextos: hospitais e abrigos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Atividades realizadas pelas psicólogas e psicopedagogas do Setor de Apoio Psicopedagógico e Social da ESEBA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, Denise Silva ; BORTOLETTO, D. ; NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim ; Lima, Lucianna Ribeiro de . O início da vida escolar e a inclusão de crianças no ensino regular:uma experiência na Educação Infantil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORTOLETTO, D. . Novos olhares sobre a prática pedagógica na Educação Básica:desenvolvendo múltiplas linguagens na infância.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORTOLETTO, D. ; LIMA, Márcia Helena de . Análise estatistica do aproveitamento escolar do 1 bimestre do ano letivo de 2002, dos alunos do ensino médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Oficina - Artes na Educação Infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORTOLETTO, D. . Seringueiras (Udi-MG): ações educativas e sociais que constroem cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Projeto Seringueiras (UDI-MG): ações educativas e sociais que constróem Cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. . Recreação e Lazer: estratégias de Ensino-Aprendizagem de Educação Continuada. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORTOLETTO, D. ; SOUZA, Adriana Cristina de ; PEREIRA, Ana Paula ; MACHADO, Fabrícia Alves ; MOREIRA, Holegna Rosânia ; ITABORAÍ, Maira Cristina ; ROSA, Rúbia Oneida ; FARIA, Luci Aparecida Souza Borges de . O universo infantil traduzindo-se na música. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORTOLETTO, D. . Chegou a hora de ir para a escola, e agora? 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Carinho dos pais na infância molda o cérebro das crianças 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . POR QUE CRIANÇAS NÃO OBEDECEM AO NÃO? 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Desenvolvimento infantil: contribuições para a primeira infância 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 3 À 5 ANOS 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 5 e 6 ANOS 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Os pais como aliados no processo de formação das crianças 2013 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Algumas orientações aos pais sobre a realização dos deveres de casa na Educação Infantil 2012 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Birras infantis...o que fazer com elas? 2012 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Meu filho foi mordido na escola, e agora? 2012 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . A importância do brincar na primeira infância 2012 (Texto).
-
BORTOLETTO, D. . Os limites na primeira infância 2012 (Texto).
Outras produções
BORTOLETTO, D. . Artigo Avaliado para a Revista Valore (Volta Redonda) - 31107. 2022.
BORTOLETTO, D. . Realizou avaliação de PROJETOS, como avaliadora do tipo CONSULTORES AD HOC do(a) NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA.. 2019.
BORTOLETTO, D. . Artigo Avaliado para a Revista Valore (Volta Redonda) - 31107. 2019.
BORTOLETTO, DENISE . Coordenadora de Grupo de Trabalhos - Pôster no XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. 2018.
BORTOLETTO, DENISE . Comissão de Publicação - XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. 2018.
BORTOLETTO, DENISE . Comissão Científica do XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. 2018.
BORTOLETTO, D. . Vivendo e Sentindo a infância: a emoção em sala de aula. 2009.
BORTOLETTO, D. . A formação do porfessor pré-escolar: contribuições da Revista Amae Educando (1967-1985). 2009.
BORTOLETTO, D. ; SOUZA e SOUSA, C. . Inclusão X Exclusão. 2008.
BORTOLETTO, D. . Corpos: instrumentos de dança e dançaterapia. 2008.
BORTOLETTO, D. . Desenvolvimento Psicológico Infantil: Por que as crianças brincam?. 2008.
BORTOLETTO, D. . Desafios da Formação Docente. 2011.
BORTOLETTO, D. ; Silva Junior, Gilmar Teixeira . Cadernos de resumo do 12o Seminário de Estágio Supervisionado. 2022. (Editoração/Anais).
BORTOLETTO, DENISE . Avaliadora PNLD, Artes, Objeto 1. 2022. (Parecer).
BORTOLETTO, DENISE . Avaliadora PNLD, Artes, Objeto 2. 2022. (Parecer).
Clarice Ferreira Guimarães Diógenes ; BORTOLETTO, DENISE ; Harumi Matsumyia Alves Arruda . Anais do XVIII Encontro Nacional de Educação Infantil. ISBN 978-85-7064-045-1. 2019. (Comissão Organizadora).
Peixoto, Sara Maria Pinheiro ; BORTOLETTO, DENISE . Linguagem Teatral da Educação da Infância. 2018. (Oficina).
BORTOLETTO, D. . Projetos Interdisciplinares. 2013. .
BORTOLETTO, D. . Diagnóstico da leitura e da escrita: o conhecimento dos níveis de desenvolvimento dos alunos e de sua realidade social. 2013. (Oficina).
BORTOLETTO, D. . Projetos Interdisciplinares. 2012. .
BORTOLETTO, D. . Diagnóstico da Leitura e da escrita: o conhecimento dos níveis de desenvolvimento dos alunos e de sua realidade social. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORTOLETTO, D. . Afetividade e o relacionamento professor e aluno. 2012. .
BORTOLETTO, D. . A importância do trabalho do psicopedagogo na escola. 2009. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . A Educação no contexto formal e informal. 2009. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Formação Continuada de Professores numa perspectiva inclusiva. 2009. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Novos Olhares sobre a prática pedagógica na Educação Básica: desenvolvendo múltiplas linguagens na infância. 2008. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Atividades realziadas pelas psicólogas e psicopedagogas do Setor de Apoio Psicopedagógico e Social da ESEBA. 2008. (Palestra).
BORTOLETTO, D. ; Souza, Claudia Silva de . Ser professor:significados e re-significados de uma prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORTOLETTO, D. . "O papel do psicopedagogo na instituição:limites e possibilidades de atuação". 2007. .
BORTOLETTO, D. . Perfil do Educador. 2007. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Portfólios: alternativas e reflexões para a avaliação qualitativa. 2007. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Portfólios: ferramenta de avaliação. 2007. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Faculdade Patos de Minas: missão, filosofia e papel social da instituição.. 2006. (Palestra).
BORTOLETTO, D. ; CARVALHO, R. C. ; DEL-DUCCA, M. A. L. F. ; MAGALHAES NETO, A. ; TANNUS, A. L. ; SANTOS, Wagner B. . I Semana da Saúde Faculdade Patos de Minas. 2006. (Organização de evento).
BORTOLETTO, D. ; CARDOSO, Kenya J. . I Semana Pedagógica. 2006. (Organização de evento).
BORTOLETTO, D. . Projeto de Matemática - A arte de aprender e brincar.. 2003. (Oficina).
BORTOLETTO, D. . Programa UFU CIDADÃ - Curso de Extensão em Trabalhos Comunitários. 2002. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Oficina: Jogos Matemáticos. 2001. (Palestra).
BORTOLETTO, D. . Curso de Extensão - Educação Infantil - tradições e construções. 2001. (Comissão Organizadora).
BORTOLETTO, D. . Desafios na Formação Docente. 2011.
BORTOLETTO, D. . O transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Diagnóstico Psicopedagógico. 2006 (Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) .
BORTOLETTO, D. ; DEL-DUCCA, M. A. L. F. . O OLHAR DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE AO COMPORTAMENTO DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS.. 2006 (Extensão Universotária) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
A construção de práticas pedagógicas abertas às diferenças dos alunos no Núcleo de Educação da Infância: cartografias de interlocuções colaborativas entre professores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Bortoletto - Integrante / Sara Maria Pinheiro Peixoto - Integrante / Adele Guimarães Ubarana Santos - Integrante / JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO - Coordenador / ANA CATHARINA URBANO MARTINS DE SOUSA BAGOLAN - Integrante / CLARICE FERREIRA GUIMARAES DIOGENES - Integrante / CLÁUDIA ROBERTO SOARES DE MACÊDO NAZÁRIO - Integrante / CLAUDIA ROSANA KRANZ - Integrante / DANIELLE MEDEIROS DE SOUZA - Integrante / DENILSON DA SILVA ARAUJO - Integrante / ELAINE SANTANA DE OLIVEIRA - Integrante / GILDENE LIMA DE SOUZA FERNANDES - Integrante / GILKA SILVA PIMENTEL - Integrante / JOYCE MARIANA ALVES BARROS - Integrante / MARIANNE DA CRUZ MOURA DANTAS DE REZENDE - Integrante / MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN - Integrante / MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA - Integrante / MILENE DOS SANTOS FIGUEIREDO - Integrante / REBECA RAMOS CAMPOS DE OLIVEIRA - Integrante / SANDRO DA SILVA CORDEIRO - Integrante.
-
2021 - Atual
Programa de incentivo à pesquisa do NEI: PRONEI-PESQ, Descrição: O PRONEI-PESQ tem o propósito de favorecer a prática da pesquisa no Colégio de Aplicação NEI-CAp, da UFRN, em interface com as práticas inovadoras de ensino e de produção de conhecimento desenvolvidas nessa instituição. Aliado a isso, objetiva difundir o tema de pesquisa como abordagem metodológica e evidenciar as suas contribuições para a Educação das Infâncias. O referido programa articula dois grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ e sete projetos em execução, além disso, visa fomentar o surgimento de novos projetos de pesquisa no Colégio de Aplicação..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Bortoletto - Integrante / Sara Maria Pinheiro Peixoto - Integrante / Teresa Régia de Araújo Medeiros - Integrante / JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO - Coordenador / DANIELLE MEDEIROS DE SOUZA - Integrante / MARIANNE DA CRUZ MOURA DANTAS DE REZENDE - Integrante / MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA - Integrante / SANDRO DA SILVA CORDEIRO - Integrante / Uiliete Márcia Silva de Mendonça Pereira - Integrante / Bárbara Raquel Coutinho Toscano Azevedo - Integrante.
-
2021 - Atual
AS EMOÇÕES E A SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA DA INFÂNCIA, Descrição: O objetivo principal desse estudo é conhecer, aprofundar e esclarecer questões relacionadas as crianças, suas emoções e a socialização na escola da infância. Desse objetivo maior, desdobram-se outros específicos: observar e identificar, no contexto escolar, como as crianças representam suasemoções; perceber formas de interlocução entre os aspectos emocionais e sociais das crianças nas interações com seus pares; descrever os elementospresentes observados nessa interlocução e refletir sobre a mediação social do professor nesse processo. O estudo é de natureza qualitativa e a pesquisa é do tipo etnográfica. Espera-se com essa pesquisa conhecer e ampliar a compreensão sobre a criança no que se refere as diversas estruturas dasemoções e suas interlocuções com a socialização, no lócus da escola, além de promover o diálogo interdisciplinar entre a Psicologia, a Sociologia e a Educação, pois as emoções são, ao mesmo tempo, uma linguagem e uma educação que vivenciamos ao longo da nossa existência, que tem início na infância, considerada um fenômeno complexo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Denise Bortoletto - Coordenador / Adir Luiz Ferreira - Integrante / IGOR RAMON OLIVEIRA COSTA - Integrante / MILENA FERNANDA LOPES DE SOUZA - Integrante / REBECA DOMITILA TAVARES DE AZEVEDO MAURICIO DOS SANTOS - Integrante.
Prêmios
2004
Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Uberlândia.
2001
Diploma de Honra ao Mérito, Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vice Direção da unidade.
2021 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Estágios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação dos estágios supervisionados.
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Docente no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAP
2021 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente na disciplina "INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA "
Atividades
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Educação da Infância.,Linhas de pesquisa
-
03/2019
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Estágio realizado, Orientação ao estágio supervisionado de THALES LOPES DA SILVA.
-
03/2019
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Estágio realizado, Orientação de Estágio Supervisionado de EDUARDO LIMA DA SILVA.
-
08/2018
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Estágio realizado, Orientação ao Estágio Supervisionado do aluno Ygor Matheus Medeiros Anário.
-
05/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Apoio pedagógico aos alunos JOÃO GABRIEL FIGUEIREDO FEITOSA, MARIA LUIZA MEDEIROS DA SERRA e SOPHIA VERÍSSIMO MEIRA TAVEIRA
-
05/2018
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Estágio realizado, Supervisão em campo do estágio de LEONARDO SANTOS DE MACEDO e LUANA.
-
04/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Áreas de conhecimento referentes ao 4o ano do Ensino Fundamental
-
08/2018 - 09/2018
Estágios , Centro de Educação.,Estágio realizado, Orientação ao Estágio Curricular Supervisionado da aluna Arícia Medeiros de Gusmão.
-
04/2018 - 07/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Orientação de Estágio Curricular à aluna Karinne Rosário da Cunha Spencer Batista
-
04/2018 - 07/2018
Estágios , Instituto de Arte.,Estágio realizado, Orientação de Estágio Curricular Supervisionado aos alunos Luiz Eduardo Silva Costa e Yogi Medeiros de Brito Lucena.
2011 - 2018
Instituto Teresa ValséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional na Educação Infantil, Carga horária: 40
Outras informações:
Atua como Orientadora Educacional, na organização e realização de projetos de ensino e extensão junto à alunos da Educação Infantil e 1o ano do Ensino Fundamental, no atendimento à pais e/ou responsáveis, na revisão do Projeto Político Pedagógico e na dinâmica da gestão institucional.
Atividades
-
03/2011 - 03/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, ?Grupos no contraturno?,
-
03/2011 - 03/2018
Serviços técnicos especializados , Instituto Teresa Valsè.,Serviço realizado, atendimento a comunidade escolar e orientação educacional a pais, alunos e professores.
-
06/2017 - 12/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Teresa Valsè.,Linhas de pesquisa
-
01/2017 - 12/2017
Treinamentos ministrados , Instituto Teresa Valsè.,Treinamentos ministrados, Formação continuada de professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental com a temática ?A evolução do desenho infantil?.
-
01/2015 - 12/2015
Treinamentos ministrados , Instituto Teresa Valsè.,Treinamentos ministrados, Formação continuada de professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental com a temática ?A construção do conhecimento lógico matemático?.
-
01/2014 - 12/2014
Treinamentos ministrados , Instituto Teresa Valsè.,Treinamentos ministrados, Formação continuada de professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental com a temática ?A psicogênese da leitura e da escrita segundo Emília Ferreiro?
2017 - 2018
Faculdade do TrabalhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente no curso de Psicologia, Carga horária: 11
Outras informações:
Docente nas disciplinas: Psicologia do desenvolvimento humano - Infância e adolescência; Psicologia do desenvolvimento humano 2 - adulto e velhice e Psicologia Escolar.
2008 - 2009
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Participação na execução do projeto de Extensão: "Integrar: estreitando as relações família-escola"
2007 - 2009
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga Institucional - ESEBA, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, ESEBA.,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliação Escolar.
2016 - 2017
FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAISVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoramento Pedagógico, Carga horária: 15
Outras informações:
Acompanhamento dos processos que envolvem a revisão de projetos pedagógicos de curso, PDI, regimento, estrutura e funcionamento do ensino, bem como o preenchimento de demandas no e-Mec.
2015 - 2017
FACULDADE MANTENENSE DOS VALES GERAISVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente do curso de Pedagogia, Carga horária: 4
Outras informações:
Acompanhamento dos processos referentes às atividades semi presenciais ou na modalidade EAD.
2009 - 2009
Sociedade de Ensino Superior de Patos de MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrou a disciplina Diagnóstico em conhecimento Lógico-matemático no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional.
2017 - 2017
Fundação Carmelitana Mário PalmérioVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente no curso de Esp. em gestão escolar, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplina ministrada: Políticas Públicas na Educação Básica.
1999 - 1999
Associação CristãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
02/1999 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Regente - 4ª Série Ensino Fundamental
2007 - 2007
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral (40ha). Curso Fisioterapia
2007 - 2007
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral (40ha). Curso Enfermagem
2007 - 2007
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Fundamentos Biopsicossociais (40ha). Curso Fisioterapia
2006 - 2007
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Psicopedagoga Institucional, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga Institucional, Carga horária: 20
2006 - 2006
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral e da Educação (40ha). Curso Educação Física
2006 - 2006
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral e da Educação (40ha). Curso Educação Física
2006 - 2006
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral e da Educação (40ha) - curso de Fisioterapia
2006 - 2006
Associação Educacional de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada: Psicologia Geral (40ha). Curso Enfermagem
2016 - 2016
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Docente na disciplina Recursos Lúdicos nos processos de ensino e aprendizagem.
2013 - 2013
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Docente da disciplina: Recursos Lúdicos no processo de ensino e aprendizagem
2012 - 2012
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Docente da disciplina: Recursos Lúdicos no processo de ensino e aprendizagem.
2009 - 2009
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Módulo Ministrado: Recursos Lúdicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem (20h/a)
2008 - 2008
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Docente da disciplina "Recursos Lúdicos na Intervenção das Dificuldades de aprendizagem" (20h/a)
2000 - 2006
Escola Favinho de MelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de 1ª a 4ª Série e Coordenadora Pedagógica 4ª, 5ª e 6ª Séries
Atividades
-
01/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professor Regente - 3ª Série Ensino Fundamental
-
01/2005 - 01/2006
Serviços técnicos especializados , Ensino Fundamental, Santa Mônica.,Serviço realizado, Coordenadora Pedagógica 4ª, 5ª e 6ª Séries do Ensino Fundamental.
-
01/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Regente - 3ª Série Ensino Fundamental
-
01/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Ensino Fundamental, Santa Mônica.,Serviço realizado, Coordenadora Pedagógica 4ª, 5ª e 6ª Séries do Ensino Fundamental.
-
01/2003 - 12/2003
Serviços técnicos especializados , Ensino Fundamental, Santa Mônica.,Serviço realizado, Coordenadora Pedagógica - Educação Infantil.
-
01/2002 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Regente - 4ª Série
-
01/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Ensino Fundamental, Santa Mônica.,Serviço realizado, Coordenadora Pedagógica - Educação Infantil.
-
07/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Ensino Fundamental, Santa Mônica.,Serviço realizado, Coordenadora Pedagógica - Educação Infantil.
-
01/2001 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Regente 3ª Série
-
05/2000 - 12/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora Regente 1ª Série
2011 - 2014
Faculdade Católica de UberlândiaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora dos cursos de especialização, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
O TDA/H e as intervenções educacionais;
A Psicopedagogia nas instituições;
Ações Psicopedagógicas I: a avaliação;
Distúrbios e dificuldades de aprendizagem:
O trabalho pedagógico da Supervisão Escolar: oficinas teórico-práticas
Bases neurológicas dos distúrbios e dificuldades de aprendizagem: a discalculia
2008 - 2009
Faculdade PitágorasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisão em Psicopedagogia, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro do corpo de supervisoras do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Instirucional.
2008 - 2008
Faculdade PitágorasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente convidada
Outras informações:
Docente convidada para ministrar, no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional, a disciplina "Avaliação diagnóstica em crianças e adolescentes, nos espaços formais e não formais'.
2008 - 2008
Faculdade PitágorasVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente convidada
Outras informações:
Docente convidada para a disciplina: O papel do Psicopedagogo, nas diferentes inserções: educação, saúde e organizações Institucionais.
2007 - 2007
Faculdade PitágorasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente no curso de Especialização
Outras informações:
Docente convidada para o curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na discipliina Avaliação Diagnóstica em crianças e adolesecentes, em contextos formais e não-formais.
2015 - 2015
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora na disciplina Fundamentos da Psicopedagogia: plano de intervenção e instrumentos de ação.
2014 - 2015
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e Orientadora de estágio clínico, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora das disciplinas de Fundamentos da Psicopedagogia I e II, Metodologia da Pesquisa e Orientadora de estágio Clínico.
2014 - 2014
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Orientadora do estágio supervisionado: orientações e práticas.
2014 - 2014
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora na disciplina Metodologia da Pesquisa e Metodologia do estágio supervisionado.
2014 - 2014
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora na disciplina Fundamentos da Psicopedagogia II
2014 - 2014
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente na disciplina: Orientação às práticas da Psicopedagogia Institucional e Clínica.
2014 - 2014
Faculdade Tecnológica de PalmasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente na disciplina de Estágio Supervisionado: orientações e práticas.
2008 - 2008
FIEMG - Regional Vale do ParaíbaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Docente convidada do curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial FIEMG.
Ministrante da disciplina "Projetos Pedagógicos"
2013 - 2014
União Cristã ? Associação Social e EducacionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora dos cursos de especialização
Outras informações:
Disciplina Ministrada: Metodologia da Pesquisa Científica
2008 - 2008
UnigapVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente convidado
Outras informações:
Docente convidada da disciplina " A documentação enquanto veículo de construção de conhecimento"
2007 - 2007
UnigapVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente convidado
Outras informações:
Docente da disciplina "Um olhar ao passado: perspectiva da infância, de Rousseau à Vygotsky"
2017 - 2017
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, nos cursos de Pedagogia e Matemática.
2011 - 2017
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora dos cursos de especialização, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas:
Metodologia do Ensino Superior;
Avaliação da Educação e da Aprendizagem;
Metodologia da Pesquisa Científica;
Introdução à Psicopedagogia e sua prática nas instituições escolares;
Orientação Educacional;
Seminários: Práticas da Orientação Escolar;
Altas habilidades/superdotação: conceitos e intervenções psicopedagógicas
2010 - 2010
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrou a disciplina Necessidades Educacionais Especiais: estratégias de ensino no curso de Especialização em Educação Especial, Inclusiva e Psicopedagogia.
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Módulo ministrado: Introdução à Psicopedagogia e as Necessidades Educacionais Especiais (30h/a)
2009 - 2009
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Módulo Ministrado: Necessidades Educacionais: Estratégias de Ensino (30h/a)
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Orientação de Trabalhos de Conclusão Científica (20h/a)
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Módulo: Necessidades Educacionais Especiais: Estratégias de Ensino (30h/a)
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada
Outras informações:
Módulo ministrado: Avaliação Educacional (30ha)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Denise Bortoletto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?