Rosa Maria Nascimento dos Santos

possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Entre maio de 2005 e julho de 2006 realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Meteorologia Agrícola, Depto. de Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Viçosa. E entre 2007 e 2008, trabalhou como coordenadora de projeto DCR, no INPA/LBA. Atualmente é professora do Curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e desenvolve projetos de pesquisa em parceria com o INPA, UFAM, INPE, CTA, dentre outros. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Camada Limite Atmosférica (parte experimental e modelagem), interação biosfera-atmosfera e modelagem de sistemas agroflorestais, e Clima.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Meteorologia

2000 - 2005

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Título: Estudos da Camada Limite Noturna na Amazônia
Orientador: em Free University of Amsterdam ( A J Dolman)
com Gilberto Fernando Fisch. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jatos Noturnos; quebra da inversão noturna; turbulência atmosférica; Fluxo de calor; Modelagem da Camada Limite Atmosférica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Micrometeorologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Interação Vegetação-Atmosfera. Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)

1996 - 1998

Universidade de São Paulo
Título: Avaliacao do Indice de Palmer para a Caracterização de periodos de Seca no Estado de Sao Paulo,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Antônio Roberto Pereira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: índice de severidade de seca; Evapotranspiração; deficiência hídrica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Climatologia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Interação Vegetação-Atmosfera. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Graduação em Meteorologia

1988 - 1995

Universidade Federal de Alagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007 - 2009

Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Camada Limite Atmosférica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Climatologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Micrometeorologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Agrometeorologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, R. M. N. . 1º Workshop do Projeto GoBLE ("GoAmazon Boundary Layer Experiment"). 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

GoAmazon2014/15 Science Conference. 2015. (Encontro).

1º Workshop de Meteorologia.UEA E PROJETOS DA METEOROLOGIA NO AMAZONAS. 2014. (Seminário).

1º Workshop do Projeto GoBLE (GoAmazon Boundary Layer Experiment).Balões meteorológicos controlados para o Projeto GO-Amazon 2014 [Controlled meteorological balloons?CMET. 2014. (Encontro).

ATTO Workshop.Atmospheric Boundary Layer Observation and Modelling Results on ATTO site. 2014. (Seminário).

GoAmazon science coordination workshop.The GoAmazon Boundary Layer Experiment (GoBLE). 2014. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gisele Lopes Calderaro

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Variabilidade do perfil vertical de O3 sobre a região metropolitana de Manaus: uma abordagem por satélite. 2016. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Patrícia dos Santos Costa

SOUZA, R. A. F;SANTOS, R. M. N.. Concentração do ozônio em dois sítios experimentais da região metropolitana de Manaus: medidas em superfície e estimativas remotas. 2015. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Igos Oliveira Ribeiro

SOUZA, R. A. F;SANTOS, R. M. N.. Variabilidade espacial e temporal do metano sobre a América do Sul observada pelo satélite AQUA. 2014. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Yara Luiza Farias dos Santos

SOUZA, R. A. F;SANTOS, R. M. N.. Variabilidade espacial e temporal do monóxido de carbono sobre a América do Sul: dez anos de sondagem AQUA. 2014. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Claudomiro Batista Sales

SA, L. D. A.;DOS SANTOS, R. M. N.. Investigação sobre a Camada Limite Noturna em Sítios Experimentais da Amazônia: Regimes de Estabilidade e Classes de Flutuações Turbulentas. 2014. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: AURILENE BARROS DOS SANTOS

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Dinâmica do Escoamento de Ar Acima e Dentro de uma Floresta Tropical Densa Sobre Terreno Complexo na Amazônia: Aspectos Observacionais e de Modelagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Afrânio de Lima Carvalho

SOUZA, R. A. F;SANTOS, R. M. N.. Casos da Leishmaniose Tegumentar Americana na Região Metropolitana de Manaus e suas Relações com a Dinâmica da Vegetação e com a Variabilidade Climática. 2011. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Theomar Trindade de Araújo Neves

SANTOS, R. M. N.. Estudo da Camada Limite Noturna na Pastagem, Durante a Transição Entre as Estações Seca e Chuvosa em Rondônia. 2010. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Raoni Aquino Silva de Santana

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Estudo do escoamento turbulento atmosférico em diferentes sítios experimentais localizados na Amazônia. 2017. Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Francisco Otávio Miranda Farias

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Detecção de fenômenos extremos na camada limite atmosférica noturna acima da Floresta Amazônica a partir de sinais precursores. 2017. Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Theomar Trindade de Araujo Tiburtino Neves

FISCH, G.SANTOS, R. M. N.. ANÁLISE DE TURBULÊNCIA E CONVECÇÃO NA AMAZÔNIA UTILIZANDO O MODELO PALM-LES. 2015. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Newton Silva de Lima

Tota, JSANTOS, R. M. N.. Sobre as características de formação de estrutura coerente e turbulência em uma floresta densa de terra firme commedidas em até 80 m de altura: Projeto ATTO-CLAIRE/IOP 1-2012. 2014. Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Cledenilson Mendonça de Souza

SA, L. D. A.;SANTOS, R. M. N.. Aspectos da Variabilidade espacial e arrasto em sítios experimentais da floresta amazônica. 2014. Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Glauber Lopes Mariano

PEREIRA, E. B.; Martins, M. P. P.; LANDULFO, E.;FISCH, G.; LYRA, R. F. F.;SANTOS, R. M. N.. Efeitos das queimadas na atmosfera do estado de São Paulo - Análise de fontes próximas e distantes através de Lidar. 2010. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Thaís Freitas Dill

SANTOS, ROSA M. N.FISCH, G.; NEVES, T. T. A. T.; Quaresma, C; MICHILES, A. A.. ESTUDO DE EVENTOS TURBULENTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NOS FLUXOS NOTURNOS DE ESCALARES EM ÁREA URBANA E FLORESTA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Patrícia Costa Guimarães

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Perfil Vertical de Ozônio para Avaliar a Intensidade de Trocas de ar na Camada Limite Atmosférica Noturna: Medidas com Drone. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Igor Oliveira Ribeiro

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Poluição Atmosférica na Área Urbana de Manaus: Modelagem e Aspectos Observacionais de Traçadores de Queimada. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Raoni Aquino Silva de Santana

Tota, JSANTOS, R. M. N.. Acoplamento do Escoamento na Interface floresta-atmosfera:um estudo integrado observacional e de modelagem numérica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Diego Jatobá dos Santos

ALVALA, P.; Celso Von Randow;FISCH, G.SANTOS, R. M. N.. Avaliação da Distribuição e Evolução da Concentração de CO2 na Camada Limite Atmosférica sobre a Floresta Amazônica.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Edilanê Mendes dos Santos

SA, L. D. A.;SANTOS, R. M. N.. Estudo da variabilidade da Energia Cinética Turbulenta e de momentos estáticos de grandezas escalares acima da floresta amazônica e do Pantanal com base em análises não lineares de séries temporais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Roseilson Souza da Silva

Tota, JSANTOS, R. M. N.. Processos físicos da troca gasosa na interface água-ar em lagos da Amazônia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Glayson Francisco Bezerra das Chagas

SANTOS, R. M. N.. Efeitos do Avanço do desflorestamento e suas implicações no regime termodinâmico e chuvas na região amazônica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Valmier Barbosa de Souza

Quaresma, C; ARAUJO, A.;SANTOS, R. M. N.. Movimentos Top-down e Bottom-up e a organização da turbulência dentro e acima de um dossel florestal amazônico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Clima e Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Francisco Alcinei Gomes da Silva

SANTOS, ROSA M. N.BARBOSA, H. M. J.; Souza, R V A. ANÁLISE DA ESTRUTURA DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, A PARTIR DE INFORMAÇÕES DE LIDAR E RADIOSSONDA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Clima e Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lucas Filipe Barini Rodrigues Grana

SOUZA, R. A. F; Sandy, A;SANTOS, R. M. N.. ESTUDO DO IMPACTO DA INSTALAÇÃO DA USINA DE MAUÁ NA CONCENTRAÇÃO DE OZÔNIO SOBRE A CIDADE DE MANAUS UTILIZANDO O WRF-CHEM. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Clima e Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Gisele Lopes Calderaro

SOUZA, R. A. F;SANTOS, R. M. N.. Variabilidade do perfil vertical de O3 na troposfera sobre a região metropolitana de Manaus: uma abordagem por satélite. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Francisco Alcinei Gomes da Silva

SANTOS, R. M. N.; Souza, J. M.; SOUZA, R. A. F. ANÁLISE DA TERMODINÂMICA DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA (CLA) PARA OS PERÍODOS DE MEDIDAS INTENSIVAS DO PROJETO GOAMAZON. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Grisel Oliveira Arenillas

SANTOS, R. M. N.. Características Termodinâmicas associadas a eventos convectivos sobre a Amazônia durante o experimento GOAMAZON/CHUVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Marnilce Oliveira da Silva

SANTOS, R. M. N.CORREIA, F. W. S.; VEIGA, J. A. P.. MODELAGEM DA CAMADA LIMITE NOTURNA EM UMA ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: João Batista de Souza

SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS. Qualidade do ar no sítio experimental do projeto GOAMAZON em Manacapuru/AM: Monóxido de Carbono, dióxido de nitrogênio e Ozônio em superfície. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Juarez Viegas Silva

SANTOS, R. M. N.. Análise de sensibilidade do modelo Advanced-Canopy-Atmosphere-Surface Algorithm (ACASA) para região de floresta tropical: resultados preliminares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas.

SANTOS, R. M. N.. Estudos de parâmetros técnicos na utilização de inversores de frequência em sistemas de irrigação tipo pivô central. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Avaliação de efeito de diferentes lâminas de irrigação na incidência de doenças e na produtividade do cafeeiro irrigado por gotejamento na região de Jaboticatubas-MG. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Desenvolvimento e avaliação de uma fornalha automatizada para queima de combustíveis particulados finos para aquecimento de ar. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Modelo computacional para a gestão dos recursos hídricos na bacia do rio Paracatu. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Qualidade pós-colheita do mamão (Carica papaya) cv. Sunrise-solo tratado por frio. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Desenvolvimento de um coletor solar concentrador com rastreador solar. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Análise da variabilidade da produtividade e da qualidade na cafeicultura familiar. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Estudo dos efeitos da irrigação e do estresse hídrico na floração da laranjeira ?valência? irrigada por micro aspersão. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Modificações no comportamento hidrológico das bacias hidrográficas do rio Preto e ribeirão Entre Ribeiros associadas ao uso do solo. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. Potencial agroclimático do estado da Bahia para a cultura da atemóia (Annona cherimola Mill. X Annona squamosa L.). 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SANTOS, R. M. N.. QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO EM METEOROLOGIA AGRÍCOLA. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio Roberto Pereira

PEREIRA, A. R.. Avaliação do índice de Palmer para a caracterização de períodos de seca no Estado de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo.

FREDERICO TEJO DI PACE

PACE, F. T.; PACE, E. L.. Análise Pluviométrica da Região Centro-Sul da Zona Canavieira do Estado de Alagoas.. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Antonio Ocimar Manzi

MANZI, Antonio Ocimar. Estudo da camada limite noturna na amazônia. 2005. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Durval Dourado Neto

SANTOS, R. M. N.PEREIRA, A. R.BARBIERI, V.DOURADO NETO, Durval. Avaliação do índice de Palmer para a caracterização de períodos de seca no estado de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia) - Universidade de São Paulo.

Regina Célia dos Santos Alvalá

FISCH, Gilberto Fernando;MANZI, Antônio Ocimar; ORSINI, José Antônio Marengo; MORAES, Oswaldo Luiz Leal de;ALVALÁ, R. C. S.. Estudos da Camada Limite Noturna na Amazônia. 2005. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

SERGIO HENRIQUE FRANCHITO

FRANCHITO, S. H.. Exame de qualificacao de doutorado. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Alcinei Gomes da Silva

Análise da estrutura da Camada Limite Atmosférica a partir de dados de LIDAR, na Amazônia Ocidental; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thaís Freitas Dill

Estudo de eventos turbulentos e suas implicações nos fluxos noturnos de escalares em área urbana e de floresta; Início: 2017; Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cassio Magalhães Hayek

Estudo e Implementação de prototipagem para sensores meteorológicos; Parte 1: temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e O3; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Nígia Núbia Santos Silva

Estimativa da Altura da Camada Limite Atmosférica em uma área de floresta ombrófila, durante o experimento GoBLE; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Raoni Aquino Silva de Santana

Estabilidade e estrutura da turbulência sob a influência de Jatos de Baixos Níveis Noturnos no sudoeste da Amazônia; 2013; Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Theomar Trindade de Araujo Tiburtino Neves

2017; Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Francisco Alcinei Gomes da Silva

ANÁLISE DA TERMODINÂMICA DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA (CLA) PARA OS PERÍODOS DE MEDIDAS INTENSIVAS DO PROJETO GOAMAZON; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Marnilce Oliveira da Silva

MODELAGEM DA CAMADA LIMITE NOTURNA EM UMA ÁREA DE PASTAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Pedro Patriota Pontes

Medidas de Perfis verticais de temperatura, umidade e vento, em uma área de campina, no sítio experimental do projeto ATTO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Karol Klissia de Sousa Lima

Estimativa do Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI), para o Estado do Amazonas; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Nígia Núbia Santos Silva

AVALIANDO DADOS DE VENTO SOBRE UMA ÁREA DE FLORESTA OMBRÓFILA DENSA NO ESTADO DO AMAZONAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Tatiana Rolim da Fonseca

MONITORAMENTO E ANÁLISE DE DADOS MICROMETEOROLÓGICOS - PARTE 1: FLORESTA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Bianca Cristina Pinto Hassan

ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO PARA A REGIÃO AMAZÔNICA - PARTE I: ACRE, RORAIMA E PARÁ (continuação); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Ariana Almeida Gomes

Estudo da estrutura e dinâmica da Camada Limite Noturna sob a influência de Jatos de Baixos Níveis; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Luan Rogerio Rodrigues Carvalho

Análise da precipitação e do balanço de energia em diferentes sítios experimentais na Amazônia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Francisco Alcinei Gomes da Silva

Análise e comparação dos Perfis de radiossonda, coletados durante os Experimentos LBA/RACCI, BARCA, SALJEX e AEROCLIMA, na região amazônica; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Bianca Cristina Pinto Hassan

ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO PARA A REGIÃO AMAZÔNICA - PARTE I: ACRE, RORAIMA E PARÁ; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Luan Rogerio Rodrigues Carvalho

Análise da Precipitação, na área da Campina, do sítio experimental do projeto ATTO/CLAIRE, na RDS Uatumã; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Francisco Alcinei Gomes da Silva

Análise de Perfis Verticais de Variáveis Meteorológicas, Coletados Durante os Experimentos LBA/RACCI e BARCA - PARTE II; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Carla de Souza Farias

CÁLCULO E ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO, PARA SÉRIES HISTÓRICAS DE 02 DUAS ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS DE SUPERFÍCIE, NA AMAZÔNIA; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Maximiliano da Silva Pereira Trindade

Aplicação de modelos LES (Large Eddy Simulation) para investigação da Camada Limite Atmosférica na Amazônia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Daniel Henrique Braz de Aquino

Tratamento e Análise de dados Meteorológicos Coletados Durante Experimentos de Campo na Amazônia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Francisco Alcinei Gomes da Silva

Análise de Perfis Verticais de Variáveis Meteorológicas, Coletados Durante os Experimentos LBA/RACCI e BARCA; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Marnilce Oliveira da Silva

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS DE EXPERIMENTOS METEOROLÓGICOS E MICROMETEOROLÓGICOS - SISMET; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Aristoteles Carlos Pereira da Costa

Avaliação dos Resultados das Simulações do IPCC Para a Região Amazônica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Adriane Lima Brito

Avaliação de Uma Base Observacional de Dados Meteorológicos Para Subsidiar a Validação de Cenários Regionalizados de Mudanças Climáticas; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Tânya Débora Bezerra de Castro

Estudo da relação entre emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC?s) biogênicos ? Isopreno, Monoterpeno e Metanol ? e variáveis meteorológicas, em um sítio de floresta tropical úmida; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Meteorologia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Paola Galvão Freire Ramos

Automatização e Gerenciamento dos Processos de uma simulação climática; 2009; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Rosa Maria Nascimento dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Roberto Pereira

Avaliação do índice de Palmer para a caracterização de períodos de seca no Estado de São Paulo; 1998; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Roberto Pereira;

FREDERICO TEJO DI PACE

Análise Pluviométrica da Região Centro-Sul da Zona Canavieira do Estado de Alagoas; 1997; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Frederico Tejo Di Pace;

Aristides Ribeiro

Variação do armazenamento de água no solo em áreas de plantio florestal de crescimento rápido entre diferentes faces de exposição e graus de inclinação do terreno na bacia do Rio Doce-Minas Gerais: uma análise sobre os impactos nos recursos hídricos; 2006; Departamento de Engenharia Agrícola, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Aristides Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERKEN, TOBIAS ; RUDDELL, BENJAMIN L. ; FUENTES, JOSE D. ; ARAÚJO, ALESSANDRO ; BRUNSELL, NATHANIEL A. ; MAIA, JAIR ; MANZI, ANTONIO ; MERCER, JULIANE ; DOS SANTOS, ROSA NASCIMENTO ; VON RANDOW, CELSO ; STOY, PAUL C. . Investigating the mechanisms responsible for the lack of surface energy balance closure in a central Amazonian tropical rainforest. AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY , v. 255, p. 92-103, 2018.

  • WEI, DANDAN ; FUENTES, JOSE D. ; GERKEN, TOBIAS ; CHAMECKI, MARCELO ; TROWBRIDGE, AMY M. ; STOY, PAUL C. ; KATUL, GABRIEL G. ; FISCH, GILBERTO ; ACEVEDO, OTÁVIO ; MANZI, ANTONIO ; VON RANDOW, CELSO ; DOS SANTOS, ROSA MARIA NASCIMENTO . Environmental and biological controls on seasonal patterns of isoprene above a rain forest in central Amazonia. AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY , v. 256-257, p. 391-406, 2018.

  • SANTANA, RAONI A. ; DIAS-JÚNIOR, CLÉO Q. ; DA SILVA, JÚLIO TÓTA ; FUENTES, JOSE D. ; DO VALE, ROSEILSON SOUZA ; ALVES, ELIANE GOMES ; DOS SANTOS, ROSA MARIA N. ; MANZI, ANTÔNIO O. . Air turbulence characteristics at multiple sites in and above the Amazon rainforest canopy. AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY , v. 260-261, p. 41-54, 2018.

  • MARTIN, S. T. Artaxo, P. MACHADO, L. MANZI, A. O. SOUZA, R. A. F. SCHUMACHER, C. WANG, J. BISCARO, T. BRITO, J. CALHEIROS, A. JARDINE, K. MEDEIROS, A. PORTELA, B. DE SÁ, S. S. ADACHI, K. AIKEN, A. C. ALBRECHT, R. ALEXANDER, L. ANDREAE, M. O. BARBOSA, H. M. J. BUSECK, P. CHAND, D. COMSTOCK, J. M. DAY, D. A. DUBEY, M. , et al. FAN, J. FAST, J. FISCH, G. FORTNER, E. GIANGRANDE, S. GILLES, M. GOLDSTEIN, A. H. GUENTHER, A. HUBBE, J. JENSEN, M. JIMENEZ, J. L. KEUTSCH, F. N. KIM, S. KUANG, C. LASKIN, A. MCKINNEY, K. MEI, F. MILLER, M. NASCIMENTO, R. PAULIQUEVIS, T. PEKOUR, M. PERES, J. PETÄJÄ, T. PÖHLKER, C. PÖSCHL, U. RIZZO, L. SCHMID, B. SHILLING, J. E. DIAS, M. A. SILVA SMITH, J. N. TOMLINSON, J. M. TÓTA, J. WENDISCH, M. ; The Green Ocean Amazon Experiment (GoAmazon2014/5) Observes Pollution Affecting Gases, Aerosols, Clouds, and Rainfall over the Rain Forest. BULLETIN OF THE AMERICAN METEOROLOGICAL SOCIETY , v. 98, p. 981-997, 2017.

  • RIZZOLO, JOANA A. ; BARBOSA, CYBELLI G. G. ; BORILLO, GUILHERME C. ; GODOI, ANA F. L. ; SOUZA, RODRIGO A. F. ; ANDREOLI, RITA V. ; MANZI, ANTÔNIO O. ; SÁ, MARTA O. ; ALVES, ELIANE G. ; PÖHLKER, CHRISTOPHER ; ANGELIS, ISABELLA H. ; DITAS, FLORIAN ; SATURNO, JORGE ; MORAN-ZULOAGA, DANIEL ; RIZZO, LUCIANA V. ; ROSÁRIO, NILTON E. ; PAULIQUEVIS, THEOTONIO ; SANTOS, ROSA M. N. ; YAMAMOTO, CARLOS I. ; ANDREAE, MEINRAT O. ; ARTAXO, PAULO ; TAYLOR, PHILIP E. ; GODOI, RICARDO H. M. . Soluble iron nutrients in Saharan dust over the central Amazon rainforest. ATMOSPHERIC CHEMISTRY AND PHYSICS (ONLINE) , v. 17, p. 2673-2687, 2017.

  • GERKEN, TOBIAS ; WEI, DANDAN ; CHASE, RANDY J. ; FUENTES, JOSE D. ; SCHUMACHER, COURTNEY ; MACHADO, LUIZ A.T. ; ANDREOLI, RITA V. ; CHAMECKI, MARCELO ; FERREIRA DE SOUZA, RODRIGO A. ; FREIRE, LIVIA S. ; JARDINE, ANGELA B. ; MANZI, ANTONIO O. ; NASCIMENTO DOS SANTOS, ROSA M. ; VON RANDOW, CELSO ; DOS SANTOS COSTA, PATRÍCIA ; STOY, PAUL C. ; TÓTA, JULIO ; TROWBRIDGE, AMY M. . Downward transport of ozone rich air and implications for atmospheric chemistry in the Amazon rainforest. Atmospheric Environment (1994) , v. 124, p. 64-76, 2016.

  • MAFRA, A. C. B. ; ARAUJO, A. C. ; SA, L. D. A. ; SANTOS, R. M. N. ; TREBS, I. ; SORGEL, M. . Variabilidade da concentração média de CO2 acima da Floresta Amazônica durante a noite associada a distintos regimes turbulentos. Ciência e Natura , v. 38, p. 429-433, 2016.

  • STOY, PAUL ; GERKEN, TOBIAS ; FUENTES, JOSE ; SANTOS, ROSA NASCIMENTO DOS ; RANDOW, CELSO VON ; MAIA, JAIR MAX FURTUNATO ; MANZI, ANTONIO ; CHAMECKI, MARCELO . FECHAMENTO DO BALANÇO DE ENERGIA EM UMA FLORESTA TROPICAL: CONTRIBUIÇÕES DA TROCA TURBULENTA E ARMAZENAMENTO DE CALOR ECOSSISTEMA. Ciência e Natura , v. 38, p. 548-551, 2016.

  • SANTANA, R. A. S. ; VALE, ROSEILSON SOUZA DO ; TÓTA, JULIO ; SANTOS, R. M. N. ; FITZJARRALD, D. R. ; PICANCO, G. A. S. ; BATALHA, S. S. A. ; GOMES, A. C. S. ; TAPAJOS, R. ; SILVA, R. . Características Médias do vento acima e abaixo do dossel da floresta durante o GoAmazon em um sítio experimental na Amazônia. Ciência e Natura , v. 38, p. 152-156, 2016.

  • FUENTES, JOSE D. ; CHAMECKI, MARCELO ; NASCIMENTO DOS SANTOS, ROSA MARIA ; VON RANDOW, CELSO ; STOY, PAUL C. ; KATUL, GABRIEL ; FITZJARRALD, DAVID ; MANZI, ANTONIO ; GERKEN, TOBIAS ; TROWBRIDGE, AMY ; SOUZA FREIRE, LIVIA ; RUIZ-PLANCARTE, JESUS ; FURTUNATO MAIA, JAIR MAX ; TÓTA, JULIO ; DIAS, NELSON ; FISCH, GILBERTO ; SCHUMACHER, COURTNEY ; ACEVEDO, OTAVIO ; REZENDE MERCER, JULIANE ; YAÑEZ-SERRANO, ANA MARIA . Linking Meteorology, Turbulence, and Air Chemistry in the Amazon Rain Forest. Bulletin of the American Meteorological Society , v. 97, p. 2329-2342, 2016.

  • ANDREAE, M. O. ACEVEDO, O. C. ARAÙJO, A. Artaxo, P. BARBOSA, C. G. G. BARBOSA, H. M. J. BRITO, J. CARBONE, S. CHI, X. CINTRA, B. B. L. DA SILVA, N. F. DIAS, N. L. DIAS-JÚNIOR, C. Q. DITAS, F. DITZ, R. GODOI, A. F. L. GODOI, R. H. M. HEIMANN, M. HOFFMANN, T. KESSELMEIER, J. KÖNEMANN, T. KRÜGER, M. L. LAVRIC, J. V. MANZI, A. O. LOPES, A. P. , et al. MARTINS, D. L. MIKHAILOV, E. F. MORAN-ZULOAGA, D. NELSON, B. W. NÖLSCHER, A. C. SANTOS NOGUEIRA, D. PIEDADE, M. T. F. PÖHLKER, C. PÖSCHL, U. QUESADA, C. A. RIZZO, L. V. RO, C.-U. RUCKTESCHLER, N. SÁ, L. D. A. DE OLIVEIRA SÁ, M. SALES, C. B. DOS SANTOS, R. M. N. SATURNO, J. SCHÖNGART, J. SÖRGEL, M. DE SOUZA, C. M. DE SOUZA, R. A. F. SU, H. TARGHETTA, N. TÓTA, J. TREBS, I. TRUMBORE, S. VAN EIJCK, A. WALTER, D. WANG, Z. WEBER, B. WILLIAMS, J. WINDERLICH, J. WITTMANN, F. WOLFF, S. YÁÑEZ-SERRANO, A. M. ; The Amazon Tall Tower Observatory (ATTO): overview of pilot measurements on ecosystem ecology, meteorology, trace gases, and aerosols. Atmospheric Chemistry and Physics (Online) , v. 15, p. 10723-10776, 2015.

  • SANTANA, RAONI AQUINO SILVA DA ; TÓTA, JULIO ; SANTOS, ROSA MARIA NASCIMENTO DOS ; VALE, ROSEILSON SOUZA DO . Estabilidade e estrutura da turbulência sob a influência de jatos de baixos níveis noturnos no sudoeste da amazônia. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso) , v. 30, p. 405-414, 2015.

  • BARBOSA, H. M. J. ; BARJA, B. ; Pauliquevis, T ; GOUVEIA, D. A. ; Artaxo, P. ; CIRINO, G. G. ; SANTOS, R. M. N. ; OLIVEIRA, A. B. . A permanent Raman lidar station in the Amazon: description, characterization, and first results. Atmospheric Measurement Techniques , v. 7, p. 1745-1762, 2014.

  • SANTANA, R. A. S. ; Tota, J. ; SANTOS, R. M. N. ; VALE, Roseilson . JATOS DE BAIXOS NÍVEIS NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA. Ciência e Natura , v. 122013, p. 410-413, 2013.

  • SANTANA, R. A. S. ; Tóta, Júlio ; SANTOS, R. M. N. ; do Vale . JATOS DE BAIXOS NÍVEIS NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA. Ciência e Natura , v. 35, p. 410-413, 2013.

  • CORREIA, F. W. S. ; MANZI, A. O. ; CANDIDO, L. A. ; SANTOS, R. M. N. ; PAULIQUEVIS, T. M. . BALANÇO DE UMIDADE NA AMAZÔNIA E SUA SENSIBILIDADE ÀS MUDANÇAS NA COBERTURA VEGETAL. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 59, p. 39-43, 2007.

  • CANDIDO, L. A. ; MANZI, A. O. ; Tota, J ; Silva, P R T ; Silva, F S M ; SANTOS, R. M. N. ; CORREIA, F. W. S. . O clima atual e futuro da Amazônia nos cenários do IPCC: a questão da savanização. Ciência e Cultura (SBPC) , v. 59, p. 44-47, 2007.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. ; DOLMAN, A. J. ; WATERLOO, M. . Modelagem da camada limite noturna (CLN) durante a época úmida na Amazônia, sob diferentes condições de desenvolvimento. Revista Brasileira de Meteorologia , v. 22, p. 387-407, 2007.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. ; DOLMAN, A. J. . Erosão da Camada Limite Noturna Sobre a Amazônia: Aspectos Observacionais. Ciência e Natura , Santa Maria: UFSM, v. 01, p. 291-296, 2003.

  • SANTOS, R. M. N. ; PEREIRA, A. R. . ÍNDICE DE SEVERIDADE DE SECA DE PALMER PARA A REGIÃO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. Revista Brasileira de Agrometeorologia , Santa Maria - RS, v. 6, n.1, p. 139-145, 1999.

  • GOUVEIA, D. A. ; BARBOSA, H. M. J. ; ARTAXO, P. ; PAULIQUEVIS, T. ; ADAMS, D. K. ; SANTOS, R. M. N. . Calibração dos Perfis de Vapor de Água Medidos com Lidar-Raman Através de Sondagens Operacionais do Aeroporto de Manaus Realizado a 30 km de Distância. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramado, RS. Anais do XVII CBMET, 2012.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. . SIMULAÇÃO DA CAMADA LIMITE NOTURNA EM UMA ÁREA DESMATADA DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA NA AMAZÔNIA. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2008, São Paulo. ANAIS DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2008.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. . Características da Camada Limite Noturna na Pastagem durante o Experimento RACCI. In: V Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2007, Santa Maria. Anais do V Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2007.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. ; DOLMAN, A. J. ; WATERLOO, M. . REGIMES DE TURBULÊNCIA NA CAMADA LIMITE NOTURNA, DURANTE A ÉPOCA ÚMIDA EM RONDÔNIA. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorlogia, 2006, Florianópolis. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorlogia, 2006.

  • CANDIDO, L. A. ; MANZI, A. O. ; Kubota, P I ; Tota, J ; PAULIQUEVIS, T. M. ; CORREIA, F. W. S. ; SANTOS, R. M. N. . SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA SECA DE 2005 NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS OCEANOS ATLÂNTICO E PACÍFICO. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006.

  • SANTOS, R. M. N. ; PEREIRA, A. R. . Caracterização de secas no Estado de São Paulo. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, FORTALEZA - CE. Anais do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 2001.

  • SANTOS, R. M. N. ; Oliveira Junior, J. F. . Análise da Camada Limite Atmosférica Tropical (Clat) através do Blr (Boundary Layer Radar) na região de Serpog - Indonésia, durante a estação seca. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001, FORTALEZA - CE. Anais do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA E III REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2001.

  • SANTOS, R. M. N. ; Caramori, P. H. . MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO DA CULTURA DO TRIGO, PARA O ESTADO DO PARANÁ. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1999, Florianópolis. Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1999.

  • SANTOS, R. M. N. ; Caramori, P. H. . SISTEMA DE ALERTA DE GEADAS PARA A CAFEICULTURA PARANAENSE. In: 25° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 1999, Franca - SP. Anais do 25° CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 1999.

  • SANTOS, R. M. N. . CONDICIONAMENTO CLIMÁTICO DO PERFILHAMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR.. In: 7a REUNIÓN ARGENTINA Y 1a LATINOAMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 1997, Buenos Aires. 7a REUNIÓN ARGENTINA Y 1a LATINOAMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 1997.

  • SANTOS, R. M. N. . CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA DE PIRACICABA ? SP, BRASIL: UMA ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE ELEMENTOS METEOROLÓGICOS.. In: 7a REUNIÓN ARGENTINA Y 1a LATINOAMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 1997, Buenos Aires. 7a REUNIÓN ARGENTINA Y 1a LATINOAMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 1997.

  • SANTOS, R. M. N. . SIMULAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE DIAS SECOS NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1997, Piracicaba. X CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 1997.

  • SANTANA, R. A. S. ; Tota, J ; SANTOS, R. M. N. . Stability and turbulence structure under the influence of Nocturnal Low Level Jets in the southwest Amazon. In: AGU - The 2013 Meeting of the Americas, 2013, Cancun - México. AGU, 2013.

  • FIGUEIRA, W. S. ; COSTA, P. S. ; SILVA, J. V. ; SANTOS, R. M. N. . Avaliação dos componentes do balanço de radiação e energia para a estação meteorológica da EST/UEA, em Manaus-AM?. In: VII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2011, Santa Maria, RS. Anais do VII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2011.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. ; DOLMAN, A. J. . OBSERVATIONS OF THE NBL EROSION IN AMAZÔNIA ? BRAZIL. In: Integrated Land Ecosystem Atmosphere Processes Study (ILEAPS) Conference, 2003, Helsinki. Integrated Land Ecosystem Atmosphere Processes Study (ILEAPS) Conference. Helsinki: IGBP - ILEAPS, 2003.

  • STOY, P. ; FUENTES, J. D. ; GERKEN, T. ; TROWBRIDGE, A. ; KATUL, G. ; SANTOS, R. M. N. ; MANZI, A. O. ; MERCER, J. ; MACHADO, L. ; RANDOW, C. V. ; FISCH, G. ; RAMOS, F. ; CHAMECKI, M. . The Interaction between Surface­Atmosphere Exchange and Convective Precipitation in the Amazon: Results of the GoAmazon Boundary Layer Experiment. In: 2015 AGU Fall Meeting, 2015, San Francisco. 2015 AGU Fall Meeting, 2015.

  • GERKEN, T. ; CHAMECKI, M. ; FUENTES, J. D. ; Gabriel Katul ; David Fitzjarrald ; MANZI, A. O. ; SANTOS, R. M. N. ; RANDOW, CELSO VON ; STOY, PAUL C. ; TÓTA, J. ; TROWBRIDGE, AMY ; SCHUMACHER, C. ; MACHADO, L. . Processes influencing rainfall features in the Amazonian region. In: 2014 AGU Fall Meeting, 2014, San Francisco. 2014 AGU Fall Meeting, 2014.

  • CARVALHO, L. ; VIEGAS, J. ; FARIAS, C. ; ARANHA, A. ; SANTOS, R. M. N. . Estudo do Balanço de Energia em Rondônia Parte I: Região de Floresta. In: V Simpósio Internacional de Climatologia, 2013, Florianópolis. V Simpósio Internacional de Climatologia, 2013.

  • SILVA, F. A. G. ; SANTOS, R. M. N. ; SILVA, J. V. ; SILVA, M. V. . Análise da Energia Potencial Disponível para Convecção (CAPE) Durante o Projeto Barca-2008, no Município São Gabriel da Cachoeira - AM. In: V Simpósio Internacional de Climatologia, 2013, Florianópolis. V Simpósio Internacional de Climatologia, 2013.

  • SANTOS, R. M. N. ; QUERINO, C. A. ; Tota, J ; FISCH, G. ; Silva Dias, M. A. F. ; Artaxo, P. . Nighttime Atmospheric Boundary Layer Measurements During the Amaze Field Experiment in Manaus ? AM. In: Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008, Manaus. Livro de resumos da Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. ; DOLMAN, A. J. . TIME EVOLUTION OF THE NOCTURNAL BOUNDARY LAYER OVER AMAZONIA. In: III CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DO LBA, 2004, Brasília. ANAIS DA III CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DO LBA, 2004.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. . DINÂMICA DA CAMADA LIMITE NOTURNA (CLN) NA AMAZÔNIA. In: 1o CONGRESSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA, 2002. Livro de resumos do 1o CONGRESSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA.

  • SANTOS, R. M. N. ; FISCH, G. . NOCTURNAL BOUNDARY LAYER: OBSERVATIONAL PATERNS IN RONDÔNIA. In: II SCIENTIFIC CONFERENCE OF LBA, 2002, Manaus. II SCIENTIFIC CONFERENCE OF LBA, 2002.

  • SANTOS, R. M. N. . ESTUDOS AGROCLIMÁTOLÓGICOS PARA A REGIÃO LESTE DO ESTADO DE ALAGOAS. PERÍODOS: 92-93, 93-94, 94-95. In: 2a JORNADA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/ 47a REUNIÃO ANNUAL DA SBPC, 1995, São Luiz do Maranhão. 47a REUNIÃO ANNUAL DA SBPC/2a JORNADA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1995.

  • DIAS'JÚNIOR, CLÉO QUARESMA ; DIAS, NELSON LUÍS ; SANTOS, ROSA MARIA N. ; SÖRGEL, MATTHIAS ; ARAÚJO, ALESSANDRO ; TSOKANKUNKU, ANYWHERE ; DITAS, FLORIAN ; SANTANA, RAONI AQUINO ; RANDOW, CELSO ; SÁ, MARTA ; PÖHLKER, CHRISTOPHER ; TOLEDO MACHADO, LUIZ AUGUSTO ; SÁ, LEONARDO DEANE ; MORAN'ZULOAGA, DANIEL ; JANNSEN, RUUD ; ACEVEDO, OTÁVIO ; OLIVEIRA, PABLO ; FISCH, GILBERTO ; CHOR, TOMÁS ; MANZI, ANTONIO . Is there a classical inertial sublayer over the Amazon forest?. GEOPHYSICAL RESEARCH LETTERS , 2019.

  • SANTOS, R. M. N. . Isoprene, Monoterpene and Methanol measurements bellow and inside the canopy: studying the relationship between these compounds emissions and meteorology variables. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • David Fitzjarrald ; SANTOS, R. M. N. ; Paul Voss ; Otavio Acevedo ; Jaci Saraiva ; COHEN, J. C. P. ; Tota, J ; Rodrigo da Silva, ; CHAMECKI, M. . Balões meteorológicos controlados para o Projeto GO-Amazon 2014 [Controlled meteorological balloons?CMET. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. M. N. . The GoAmazon Boundary Layer Experiment (GoBLE). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. M. N. . UEA E PROJETOS DA METEOROLOGIA NO AMAZONAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, R. M. N. . Atmospheric Boundary Layer Observation and Modelling Results on ATTO site. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. M. N. . ESTUDOS DA CAMADA LIMITE NOTURNA NA AMAZÔNIA. São José dos Campos: INPE/CPTEC, 2005 (Tese de Doutorado).

  • SANTOS, R. M. N. . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE PALMER PARA A CARACTERIZAÇÃO DE PERÍODOS DE SECA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Piracicaba: ESALQ/USP, 1998 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Previsão de tempo de curto prazo em ultra-alta resolução espacial para a região metropolitana de Manaus: impacto do refinamento da condição inicial da atmosfera com assimilação de dados locais, Descrição: O projeto abrange uma rede pesquisa e desenvolvimento em Meteorologia e Climatologia, coordenada pela UEA, com diversas instituições parceiras no âmbito Nacional, visando apoiar as atividades do Núcleo de Meteorologia e Hidrologia do Estado do Amazonas ? NMET, do Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido (CESTU/UEA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / Rita Valéria Andreoli de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Bridging land-surface fluxes and aerosol concentrations to triggering convective rainfall (GoAmazon/GO-BLE), Descrição: A pesquisa proposta explora o ciclo de vida de aerossóis secundários em ambientes naturais não perturbados (não poluídos) e poluídos, em três sítios do projeto GoAmazon. A investigação abrange as condições biológicas, químicas e físicas, que influenciam as emissões e reações de compostos precursores (compostos orgânicos voláteis ? VOC, biogênicos e antropogênicos), a formação e transporte de aerossóis para pela camada limite atmosférica, bem como seu papel na formação de nuvens e como gatilho para a precipitação. A hipótese principal a ser avaliada afirma que em ambientes rurais, aerossóis orgânicos secundários são formados, principalmente, como resultado da foto-oxidação de VOCs; enquanto que em ambientes poluídos, os aerossóis originam-se tanto de fontes diretas, como das reações envolvendo VOCs biogênicos e antropogênicos. Para abordar a hipótese principal da pesquisa, quatro questões científicas relevantes definem os objetivos deste projeto. Q1: "Quais os controles atmosféricos e da vegetação sobre os fluxos turbulentos de massa e energia na interface floresta-atmosfera, e até que medida os fluxos resultantes de energia são responsáveis pelo início da convecção e governam as taxas de crescimento da camada limite convectiva na região de abrangência do GoAmazon?" Q2:"Até que ponto as emissões, deposição superficial e transformação química de gases e aerossóis, em áreas de floresta, são controladas por fatores bióticos vs abióticos?" Q3:" Em que medida, no decorrer do ciclo diurno, gases e aerossóis emitidos ou formados localmente conseguem romper a capa de inversão no topo da camada limite atmosférica e entranhar na camada de nuvens?" Q4:" Qual a significância dos aerossóis orgânicos secundários e seus consequentes núcleos de condensação de nuvens (CCNs) para a formação das nuvens? E como corolário: Podem os níveis de concentração de óxido nitroso e a higroscopicidade dos aerossóis ser utilizados para mapear os impactos da urbanização sobre os atributos dos CCNs??. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador / Jair Max Fortunato Maia - Integrante / FUENTES, JOSE D. - Integrante / CHAMECKI, MARCELO - Integrante / VON RANDOW, CELSO - Integrante / MANZI, ANTONIO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2017

    Monitoramento ambiental em municípios da Região Metropolitana de Manaus: qualidade do ar e doenças transmitidas por artrópodes, Descrição: A proposta tem como objetivo estabelecer infraestrutura laboratorial apoiando a implantação de estações de monitoramento contínuo da qualidade do ar e variáveis meteorológicas em três cidades da Região Metropolitana (Manaus, Iranduba e Manacapuru). Duas delas estão localizadas a oeste da cidade de Manaus, uma vez que a pluma de poluentes de Manaus se desloca predominantemente para oeste, impactando na qualidade do ar destas cidades. No contexto científico, este conjunto de dados poderá ser usado para estudos sobre clima, para a validação de modelos de qualidade do ar e estudos de doenças epidemiológicas, dentro dos Progranas de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (UEA/INPA) e Medicina Tropical (UEA). Neste panorama, através de medidas in loco, integram-se disciplinas que envolvem as ciências do ambiente como biologia, meteorologia, hidrologia, além das ciências básicas como a física e a química. Além do interesse científico, deseja-se construir com este projeto uma infraestrutura de monitoramento contínuo no entorno da Cidade de Manaus para monitorar a qualidade do ar por um longo período. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / FERREIRA DE SOUZA, RODRIGO A. - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Montagem de Sítio Experimental para Pesquisa em Áreas Multidisciplinares das Ciências Físicas, Químicas e Biológicas., Descrição: O Objetivo principal do projeto é criar um sítio experimental de pesquisas multidisciplinar, na área da nova Cidade Universitária da UEA em Iranduba (na região metropolitana de Manaus). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / Rita Valéria Andreoli de Souza - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Estudo da Influência Antropogênica na Dinâmica da Baixa Troposfera, a partir da comparação entre ecossistemas naturais e áreas modificadas, no Estado do Amazonas., Descrição: Este trabalho propõe a realização de um estudo observacional integrado, sobre o papel da baixa troposfera ? a Camada Limite Atmosférica (CLA) - nos processos de interação biosfera-atmosfera, determinando a influência antropogênica sobre sua dinâmica de desenvolvimento ao comparar diversos sítios experimentais, representativos de ecossistemas amazônicos naturais (tais como, floresta de terra firme, floresta alagada e várzea) e de áreas antrópicas (como áreas urbanas e/ou desmatadas). O projeto prevê a realização de campanhas itinerantes de medidas de campo, em sítios experimentais no Estado do Amazonas, para a coleta de dados meteorológicos e micrometeorológicos, que serão submetidos a uma análise observacional de estudos de casos, para determinar as características da dinâmica de desenvolvimento da CLA. Esta é uma das propostas que constituem o esforço do grupo de pesquisadores na área de micrometeorologia, do curso de Meteorologia da UEA/EST, para a criação de uma estrutura experimental itinerante, formada por um conjunto móvel de equipamentos e utilizada para a obtenção de conjuntos abrangentes de dados ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Estudo do Efeito da Camada Limite Atmosférica no Transporte e Balanço de CH4, em Áreas de Floresta Nativa e Desmatadas, na Amazônia., Descrição: Projeto de pesquisa para avaliar a influência da estrutura e dinâmica da Camada Limite Atmosférica (CLA) no transporte de GEEs, em especial do CH4, em diferentes áreas, na Amazônia Central brasileira. O estudo consistirá de: uma componente experimental, na qual serão conduzidas campanhas de medidas de perfis atmosféricos, em 02 sítios de medidas (representativos de floresta e área desmatada, respectivamente); e uma componente de modelagem numérica, na qual será utilizado um esquema de superfície, para investigar o comportamento do escoamento na CLA. O objetivo principal da proposta é realizar um estudo integrado, observacional e de modelagem, sobre o papel desempenhado pela CLA, no transporte e balanço de CH4, comparando uma área de floresta nativa com uma área em processo de desmatamento, no Estado do Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador / Julio Tota - Integrante / Carlos Alexandre Querino - Integrante / Rodrigo Augusto Ferreira de Souza - Integrante / Maria Betânia Leal de Oliveira - Integrante / Jordi Villa-Arellano - Integrante / Françoise Yoko Ishida - Integrante / Plínio Camargo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    ATTO (Amazonian Tall Tower Observatory) - sub projeto CLAIRE, Descrição: Um sítio experimental de pesquisa e monitoramento com uma torre alta (mais de 300 m) será estabelecido na região amazônica (projeto Observatório Amazônico com Torre Alta ou projeto ATTO, da sigla em inglês para Amazonian Tall Tower Observatory) cuja área de cobertura abrangerá uma ampla extensão de terreno da relativamente mais homogênea floresta do planeta afetada por mudanças recentes e futuras de usos da terra. Observações em torres altas com área de abrangência de até 106 km2 permitem observar grandes regiões subcontinentais e assim fornecer elementos chave ao problema da compreensão das interações das mudanças climáticas com os ecossistemas. A torre alta será complementada por quatro torres auxiliares menores e sensores de sondagens de processos atmosféricos, químicos e físicos. O Observatório permitirá observar e interpretar as relações entre o clima, a físico-química da atmosfera e o ecossistema amazônico, bem como os impactos antrópicos regionais em curso e futuros no contexto de um quadro previsto de mudanças rápidas. Torres existentes em áreas influenciadas por ações antropogênicas e a única torre instalada em uma área remota (torre ZOTTO na Sibéria) já demonstraram que essas torres representam instrumentos científicos poderosos. O projeto ATTO estará estreitamente relacionado com o Programa LBA, fazendo uso de conjuntos de dados de fluxos local e regional, que foram obtidos durante várias campanhas de medidas a curto prazo na última década. Os sítios de torre de fluxo do LBA continuarão a fornecer dados e as medições contínuas de maior escala do projeto ATTO contribuirão para uma homogeneização dos valiosos conjuntos de dados de mais curto prazo e escala local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador.

  • 2010 - 2015

    Projeto CHUVA, Descrição: Projeto de estudo dos processos físicos dentro das nuvens, que irá realizar experimentos de campo em sete locais para investigar os diferentes regimes de precipitação no Brasil. Para estudar estes regimes de precipitação, as campanhas de campo farão uso de radar de dupla polarização, lidar, radiômetros de microondas, disdrometros, radiossondagens e vários outros instrumentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / Gilberto Fisch - Integrante / Rodrigo Augusto Ferreira de Souza - Integrante / Luiz Augusto Toledo Machado - Coordenador.

  • 2010 - 2015

    Rede de Mudanças Climáticas da Amazônia - RECLAM: Subprojeto 4 (Simulações dos processos de interação atmosfera-biosfera para diferentes condições de superfície)., Descrição: Estudar o papel que a Camada Limite Planetária desempenha nos processos de interação biosfera-atmosfera, sob diferentes condições de rugosidade da superfície (áreas de floresta e áreas desmatadas), na Amazônia brasileira, visando deste modo, a determinação de padrões de circulação local em diferentes áreas topográficas, na floresta e em áreas desmatadas, na Amazônia e, a identificação de regimes de turbulência sobre as áreas estudadas e sua relação com as concentrações de CO2 e outros escalares, na região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / Luiz Antonio Cândido - Integrante / Francis Wagner Silva Correia - Integrante / Rita Valéria Andreoli de Souza - Coordenador / Rodrigo Augusto Ferreira de Souza - Integrante / Jaidete Monteiro de Souza - Integrante / José Augusto Paixão Veiga - Integrante / Naziano Pantoja Filizola Junior - Integrante / David Kenton Adams - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da Influência de Atividades Antropogênicas na Dinâmica de Desenvolvimento da Camada Limite Noturna na Amazônia., Descrição: Projeto de pesquisa para avaliar a dinâmica da Camada Limite Planetária (CLP), principalmente na sua porção noturna, na Amazônia. O estudo consistirá de: a) uma análise dos aspectos observacionais da Camada Limite Planetária - CLP, utilizando conjuntos de dados existentes, para 3 sítios experimentais do projeto LBA, em Rondônia e no Amazonas, e; b) uma componente de modelagem numérica, na qual será utilizado um modelo numérico de superfície, para investigar o comportamento do escoamento na CLP, à noite. O objetivo principal da proposta é realizar um estudo integrado, observacional e de modelagem, sobre o papel que a CLN desempenha nos processos de interação biosfera-atmosfera, em áreas de floresta e desmatadas, na região amazônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Instituto Nacional de Mudanças Climáticas (INCT Mudanças Climáticas): componente Amazônia/LBA, Descrição: Desenvolvimento de estudos na área de Meteorologia e Micrometeorologia, abordando aspectos da estrutura e dinâmica da Camada Limite Atmosférica e das interações biosfera-atmosfera na Floresta Amazônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Integrante / Gilberto Fisch - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Regionalização dos Cenários de Mudanças Climáticas Para a Amazônia (RECLIMA-AM), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rosa Maria Nascimento dos Santos - Coordenador / Antonio Ocimar Manzi - Integrante / Luiz Antonio Cândido - Integrante / Francis Wagner Silva Correia - Integrante / Theotonio Mendes Pauliquevis Júnior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Tecnologia (EST) - Curso de Meteorologia. , Av. Darcy Vargas, 1200, Sl. B-11b, Parque 10, 69050020 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 32365573, Ramal: 37, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade do Estado do Amazonas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2018

      Ensino, PROFNIT - Ponto focal UEA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICAS PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E O ESTADO BRASILEIRO

    • 03/2018

      Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia - EST, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Mestrado Profissional PROFNIT-UEA.

    • 01/2018

      Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador Acadêmico do Curso de Meteorologia.

    • 04/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Gratificação de Produtividade - Grande Área Ciências Exatas e da Terra.

    • 08/2013

      Ensino, Clima e Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Termodinâmica da Atmosfera, Camada Limite Atmosférica

    • 03/2008

      Ensino, Meteorologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agrometeorologia, Introdução a Astronomia e Cartografia, Micrometeorologia, Biometeorologia I

    • 02/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Meteorologia.

    • 02/2017 - 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Comissão de Regulamentação de Promoção Vertical de Professor Adjunto para Professor Associado.

    • 06/2012 - 12/2014

      Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenadora de Qualidade de Ensino.

    • 08/2012 - 11/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNIV/Câmara de Ensino de Graduação (CAEG), .,Cargo ou função, Membro Representante dos Coordenadores de Qualidade de Ensino.

    • 01/2012 - 06/2012

      Direção e administração, Escola Superior de Tecnologia, .,Cargo ou função, Sub-coordenadora de Ensino.

  • 2006 - 2009

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista DCR, Enquadramento Funcional: Coordenador de projeto de pesquisa, Carga horária: 20

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista de Pesquisa/CT-Hidro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalho realizado dentro de projeto de pesquisa do programa CT-Hidro, em nível de pós-doutorado.

    Atividades

    • 06/2005 - 07/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias/Depto. de Engenharia Agrícola, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2005

    Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

    Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2000 - 03/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , CPTEC/LMO, .,Linhas de pesquisa

  • 1998 - 2000

    Instituto Agronômico do Paraná

    Vínculo: Bolsista RHAE, Enquadramento Funcional: Desnvolvimento de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As atividades referentes ao projeto de pesquisa iniciaram em setembro de 1998, entretanto o período da bolsa somente teve início em janeiro de 1999.

    Atividades

    • 09/1998 - 01/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisa, Área de Ecofisiologia.,Linhas de pesquisa

  • 1996 - 1998

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista (Mestrado), Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/1996 - 08/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Linhas de pesquisa