JOSE GEANINI PERES

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968), obteve o mestrado em Irrigação e Drenagem (1988) e o doutorado em Agronomia (1994) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional trabalhando na iniciativa privada, especialmente na área de consultoria para o planejamento e uso dos recursos de água e solo, com ênfase especial para a agricultura irrigada. Atualmente trabalha como Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, com lotação no Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do seu Centro de Ciências Agrárias, no campus de Araras-SP. Tem sido responsável pelo lecionamento das disciplinas Hidráulica Agricola, Relações Hídricas no Sistema Solo-Planta-Atmosfera e Irrigação e Drenagem, além de exercer várias atividades inerentes à pesquisa e à extensão. No período de 20/01/2010 a 30/04/2014 atuou como professor e o orientador no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de São Carlos. Tem larga experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase especial em Engenharia de Água e Solo, onde atua principalmente em temas ligados à irrigação, física de solo e ao consumo de água pelas culturas sob condições de ambiente protegido e condições de campo. Ao longo de sua carreira como professor, foi homenageado várias vezes pelos seus alunos de graduação, tendo sido escolhido como patrono e/ou paraninfo de várias turmas de formandos, além de ter sido homenageado pela associação de ex-alunos.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Irrigação e Drenagem

1990 - 1994

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Avaliação do modedelo de Penman-Monteith Padrão FAO, para estimativa da evapotranspiração de referência nas condiçoes climáticas do Estado de São Paulo
José Antonio Frizzone. Coorientador: Antonio Roberto Pereira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MODELO DE PENMAN-MONTEITH; EVAPOTRANSPIRACAO; RESISTENCIA DO DOSSEL.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia / Especialidade: Consumo de Agua. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Irrigação e Drenagem

1985 - 1988

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Título: Determinação dos coeficientes de cultura (KC) da cana de açúcar, ciclo de cana soca,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: RUBENS SCARDUA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: COEFICIENTE-DE-CULTURA; EVAPOTRANSPIRACAO; LISIMETRO; CANA-DE-ACUCAR.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia / Especialidade: Consumo de Agua. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação interrompida em 1981 em Engenahria Civil

1979 - Interrompido

Faculdade de Engenharia São Paulo
Ano de interrupção: 1981

Graduação em Agronomia

1965 - 1968

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em 1º Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

1993 - 1993

Curso de Turbo Pascal. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Project manegement and impact assesment methods. (Carga horária: 60h). , Vanderbilt University, VU, Estados Unidos.

1982 - 1982

Extensão universitária em Tratamento biológico de águas residuárias. (Carga horária: 50h). , Instituto dos Engenheiros Quimicos do Paraná, IEQP, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Estrutura e mudança organizacional em projetos PeD. (Carga horária: 35h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

1981 - 1981

Extensão universitária em Seminário de gerencia da iniovação tecnológica. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Captação de águas subterrãneas. (Carga horária: 96h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Análise de sistemas de recursos hídricos. (Carga horária: 96h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Hidrologia. (Carga horária: 144h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1974 - 1974

Extensão universitária em Controle e regularização de cursos de água. (Carga horária: 144h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1973 - 1973

Extensão universitária em Conservação e utilização dos recursos hídricos. (Carga horária: 96h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1973 - 1973

Extensão universitária em Poluiçao e depuração de cursos de água. (Carga horária: 96h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1973 - 1973

Extensão universitária em Planejamento e aproveitamentos multiplos dos recur. (Carga horária: 96h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1972 - 1972

Extensão universitária em Irrigação. (Carga horária: 121h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

1972 - 1972

Extensão universitária em Drenagem. (Carga horária: 144h). , Escola Politècnica da USP, POLI-USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Física de solo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, F. ; PERES, J. G. ; BIZARI, D. R. . Seminário Técnico: Características e Aplicações de Tubos de Polietileno na Irrigaçãp. 2015. (Congresso).

PERES, J. G. ; VANZETTI, E. ; Lance, L. R. J. . I Simpósio de Tecnologia em Irrigação de pastagens. 2013. (Congresso).

SOUZA, C. F. ; SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; PERES, J. G. . III Workshop "Aplicações de técnicas eletromagnéticas para o monitoramento ambiental. 2011. (Congresso).

LOMBARDI, A. C. ; PEREIRA JUNIOR, A. C. G. ; PERES, J. G. . Simpósio Internacional de Avaliação Sócio-econômica da Diversificação do Setor Canavieiro. 1988. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

22º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar.Análise e Proposta de Modelo para comparação de custos de cana irrigada e de sequeiro e alternativa para a fertirrigação com vinhaça. 2015. (Encontro).

Seminário técnico: Características e aplicações de tubos de polietileno na irrigação. 2015. (Seminário).

I Simpósio de Tecnologia em Irrigacao de Pastagem.Abertura do Simpósio. 2013. (Simpósio).

XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Influência da vinhaça na condutividade hidráulica saturada e no diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa. 2013. (Congresso).

XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Modelos para estimativa das radiaçoes global e líquida na região de Araras-SP a partir da amplitude térmica do ar atmosférico. 2013. (Congresso).

XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2012. (Congresso).

VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia. Avaliação da produtividade de grãos e do consumo de água de seis cultivares de feijão visando sua recomendação para plantio de inverno na região de Araras-São Paulo-Brasil. 2011. (Congresso).

XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores.Detrminação dos coeficientes de cultura da rúcula (Eruca sativa) cultivada em estufa agrícola. 2011. (Encontro).

XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agricola - CONBEA 2011. Engenharia de Água e Solo III-Qualidade e Reúso da Água. 2011. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2010. 2010. (Congresso).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Influência da cobertura de palha de cana-de-açúcar na perda de água do solo.. 2009. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 1997. (Congresso).

XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 1997. (Congresso).

IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Coordenador. 1996. (Congresso).

Simpósio Nacional de Agrometeorologia.Simpósio Nacional de Agrometeorologia. 1995. (Simpósio).

Taller de Trabajo de Cana y Alimento / GEPLACEA-IAA. 1989. (Congresso).

Simpósio Internacional de Avaliação Sócio--econômica da Diversificação do Setor Canavieiro.Utilização da Vinhaça e Impactos Ambientais. 1988. (Simpósio).

I Painel Nacional sobre Excedentes de Bagaço e sua Utilização na Co-Geração de Energia..I Painel Nacional sobre Excedentes de Bagaço e sua Utilização na Co-Geração de Energia.. 1987. (Encontro).

I Congresso de Energia Alternativa para a Propriedade Rural e II Simpósio Brasileiro de Biogás. Energia Alternativa para a Propriedade Rural. 1984. (Congresso).

I Simpósio sobre Queima de Palha de Canaviais. 1984. (Simpósio).

III Seminário de Tecnologia do Açúcar e do Álcool do Estado de Minas Gerais.III Seminário de Tecnologia do Açúcar e do Álcool do Estado de Minas Gerais. 1983. (Seminário).

2º Congresso Nacional da Sociedade de Técnicos Açucareiros do Brasil. 1981. (Congresso).

2º Congresso Nacional da Sociedade de Técnicos Açucareiros do Brasil. Mesa Redonda sobre Irrigação. 1981. (Congresso).

V Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem. 1981. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem..IV Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem.. 1978. (Seminário).

III Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem.Metodologia para estimativa da chuva efetiva. 1975. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Augusto Yukitaka Pessinatti Ohashi

PIRES, R. C. M.;PERES, J. G.; MATTOS JUNIOR, D.. Crescimento e distribuição do sistema radicular de cultivares de cana de açúcar fertirrigadas por gotejamento subsuperficial. 2014. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: Lucas Massyuki Sato

PERES, J. G.SOUZA, C. F.; SOARES, M.R.; BACCHI, O. O. S.. Avaliação de modelos matemáticos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento. 2012. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Bruno de Lima Santoro

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; LOPES ASSAD, M. L.; MATSURA, E. E.. Estudo da dinâmica da solução do solo para o manejo da fertirrigação por gotejamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alexandre Ortega Gonçalves

FAGNANI, M. A.; PINTO, H. S.;PERES, J. G.. Efeitos da cobertura do solo com filme de polietileno colorido no crescimento e no consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L.) cultivada em estufa. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia agricola) - Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas,.

Aluno: Ariovaldo Antonio Radeu Lucas

FRIZZONE, J. A.; BOTREL, T. A.; PEREIRA, A. S.; COELHO, R. D.;PERES, J. G.. Resposta do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis sins var. flavicarpa Deg) a lâminas de irrigação e doses da adubação potássica. 2002. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em "Irrigação e Drenagem") - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: Marcelo Augusto A

ESCOBEDO, J. F.; SAAD, J. C. C.;PERES, J. G.. Silva. Variabilidade dos elementos energéticos e ambientais em meio protegido com polietileno sem e com cultura do pimentão. 2001. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alexandre Bryan Heinemann

FRIZZONE, J. A.; FOLEGATTI, M. V.;PERES, J. G.. Influência do espaçamento entre coletores, do numero de linhas radiais e da altura do emissor no coeficiente de uniformidade de Christiansen para pivô central. 1996. Dissertação (Mestrado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Paulo Cesar Silveira Pessoa

FRIZZONE, J. A.; FOLEGATTI, M. V.; SILVA, A. M.; BOTREL, T. A.;PERES, J. G.. Desempenho de um sistema pivô central com diferentes configurações e emissores ao longo do ciclo de uma cultura de milho (Zea mays). 1994. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em "Irrigação e Drenagem") - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: Elcides Rodrigues da Silva

ZANINI, J. R.; POLARETTI, L. F.; MARTINS, A. B. G.; SOUZA, O. P.;PERES, J. G.. Produtividade e qualidade do fruto e desenvolvimento radicular do abacaxizeiro irrigado por gotejamento. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia- Ciências do Solo) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Neto.-FCAV.

Aluno: Adriano Valentim Diotto

FOLEGATTI, M. V.; MARQUES, P. A. A.; COLOMBO, A.;PERES, J. G.; ROMANELLI, T. L.. Demanda de energia no sistema de produção do pinhão manso (Jatropha curcas L.) irrigado. 2013. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: João Batista Tolentino Junior

FRIZZONE, J. A.; SAAD, J. C. C.; BOTREL, T. A.; MIRANDA, J. H.;SOUZA, C. F.; COLOMBO, A.; Duarte, S. N.; COELHO, R. D.; Dourado Neto, D;PERES, J. G.. Modelagem do bulbo molhado em irrigação por gotejamento. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Francisco de Assis de Oliveira

Duarte, S. N.; MENDONCA, F. C.;PERES, J. G.; MELO, P. C. T.; DIAS, N. S.. Cultivo de pimentão em ambiente protegido utilizando diferentes manejos de fertirrigação. 2012. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: João Batista Tolentino Junior

FRIZZONE, J. A.; SAAD, J. C. C.; BOTREL, T. A.; MIRANDA, J. H.;SOUZA, C. F.; COLOMBO, A.; Duarte, S. N.; COELHO, R. D.; Dourado Neto, D;PERES, J. G.. Modelagem do Bulbo Molhado em Irrigação por Gotejamento. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Aluno: Douglas Roberto Bizari

MATSURA, E. E.; SAKAI, E.; STONE, L. F.;SOUZA, C. F.; TESTEZLAF, R.; PIRES, R. C. M.;PERES, J. G.; MARINHO, M. A.. Cobertura morta de milho na umidade do solo e produtividadedo feijoeiro irrigado em sistema plantio direto na região de Campinas - SP. 2011 - Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas,.

Aluno: Juliana Maria Manieri Varandas

BACCHI, O. O. S.; SILVA, A. P.; CRESTANA, S.; STOLF, R.; van LIER, Q. J.; VAZ, C. M. P.;PERES, J. G.; PRADO, H.; CENTURION, J. F.; NAIME, J. M.. Avaliação da qualidade do solo em uma escala de microbacia. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: Evandro Zanini Righi

ANGELOCCI, L. R.;PERES, J. G.; NOVA, N. A. V.; SENTELHAS, P. C.; MARIN, F. R.. Balanço de energia e evapotranspiração de cafezal adensado em crescimento sob irrigação localizada.. 2005. Tese (Doutorado em Física do Ambiente Agrícola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: VALÉRIA DE ALMEIDA FRISINA

ESCOBEDO, J. F.; GOTO, R.; ARAÚJO, J. A. C.; BARBIERI, V.;PERES, J. G.. Modelagem das radiações global, difusa e fotossinteticamente ativa em ambiente protegido e suas relações com o crescimento e produtividade da cultura de pimentão. 2002. Tese (Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Campos Mendonça

BOTREL, T. A.;PERES, J. G.; FRIZZONE, J. A.; PATERNIANI, J. E. S.; ZOCOLER, J. L.. Modelo descritivo da operação de conjuntos injetor bomba centrifuga utilizados em poços. 1999. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Paulo Cesar Sentelhas

PEREIRA, A. R.;PERES, J. G.. Estimativa diária da evapotranspiração de referência com dados de estação meteorológica convencional e automática. 1998. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Francisco Adriano de Carvalho Pereira

FOLEGATTI, M. V.;PERES, J. G.; NOVA, N. A. V.. Desempenho do modelo de Penman-Monteith e de dois evaporímetros na estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) em relação a um lisimetro de pesagem. 1998. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Vital Pedro da Silva Paz

FRIZZONE, J. A.; BOTREL, T. A.; FOLEGATTI, M. V.; MOTA, M. R.;PERES, J. G.. Condições ótimas de operação de sistemas de irrigação por aspersão. 1995. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Ceres Duarte Guedes Cabral de de Almeida

FRIZZONE, J. A.PERES, J. G.; COELHO, R. D.. Microaspersão com microtubos: um novo conceito. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Asdrubal Jesús Farias Ramíres

BOTREL, T. A.;PERES, J. G.; ALVES, M. E.. Avaliação do efeito do nitrogênio e do silício na produtividade da água em biomassa e energia da cana-de-açúcar (Saccharum spp). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharai de Sistemas Agrícolas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Rafael Dreux Miranda Fernandes

MARQUES, P. A. A.; MENDONCA, F. C.;PERES, J. G.. Resposta do almeirão (Cichorium intybus) cultivar folha larga cultivado sob diferentes déficits hídricos e diferentes épocas de colheita. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Sistemas Agrícolas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Fernando de Alvarenga Yoshida

PERES, J. G.; AZEVEDO, F. A.; BRUGNARO, C.. Distribuição espacial da resistência do solo visto sob o prisma da fragilidade ambiental para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Botucatu. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Agricultura e Ambiente) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Waleska Del Pietro Storani

PERES, J. G.; DARIO, G. J. A.; MONQUERO, P.. Efeito do periodo de molhamento, temperatura e concentração de Perycularia grisea na ocorrência de Brusone em variedades de trigo com resistência diferenciada. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Guilherme Baroni

PERES, J. G.; SOARES, M. R.; CAMPOS, M. B. S.. Determinaçãodo consumo de água e dos coeficientes de cultura da cenoura (Daucus carota) cultivada em estufa agrícola na região de Araras-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fabio Giovanni Vieira

PARAZZI, C.;PERES, J. G.; LOPES, C. H.. Avaliação tecnológica da cana-de-açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial com diferentes lâminas de irrigação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Eugenio Lucca Neto

PERES, J. G.; OHASHI, A. Y. P.; BORTOLINI, E. S.. Produtividade, consumo e eficiência do uso de água do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus L.) cultivado sob irrigação por gotejamento em anbiente protegido na região de Araras-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Mauro Spagnhol

PERES, J. G.; OHASHI, A. Y. P.; SALA, F. C.. Coeficientes de cultura do almeirão pão de açúcar sob cultivo protegido na região de Araras-SP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Emerson Scabora Alleva

PERES, J. G.; BRUGNARO, C.; MANIERO, M. A.. Avaliação de modelos para estimativa das radiações global e líquida na região de Araras-SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gláucia Cristina Pavão

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; BIZARI, D. R.. Uso da técnica TDR para estimar o fluxo de seiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiz Gabriel da Silva

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; STOLF, R.. Comparação de atributos de solo obtidos a partir de amostras indeformadas sob mesma densidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniel Gonçalves Gomes da Silva

PERES, J. G.; STOLF, R.; MANIERO, M. A.. Determinação da condutividade hidráulica saturada (Ko) para diferentes tipos de soplo em diferentes situações de cultivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fernando Ferrera do Prado Cabral

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; SATO, L. M.. Avaliação do polimero Hidrogel no aumento da umidade do solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Leandro Marcussi

PERES, J. G.SOUZA, C. F.; SATO, L. M.. Determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro (Cucumis melo L.) cutlivado em estufa plástica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias.

Aluno: Rafael Dreux Miranda Fernandes

PERES, J. G.SOUZA, C. F.; BRUGNARO, C.. Comparação entre métodos utilizados para a obtenção da condutividade hidráulica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias.

Aluno: João Paulo Bertozi Brunhara

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; SATO, L. M.. Monitoramento e manejo de uma solução de nitrato de potássio aplicada via fertirrigação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daiane Lanceni

URASHIMA, A. S.;PERES, J. G.; MARTINS, T. D.. Aspectos biológicos e epidemiológicos da podridão abacaxi (Ceratocystis paradoxa) na cana-de-açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Waldemar Marton Eleutério Netto

PERES, J. G.SOUZA, C. F.; MARIANO, E. D.. Avaliação da operacionalidade de sensores watermark na determinação do potencial matricial e da umidade do solo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paulo Cesar Costa Mossin

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; SANTORO, B. L.. Calibração da reflectometria no domínio do tempo (TDR) para a estimativa da umidade de um Latossolo vermelho-escuro distrófico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Donizetti Aparecido Paes Junior

PERES, J. G.SOUZA, C. F.; SALA, F. C.. Avaliação da influência do tipo de bandeja na formação de mudas e na produtividade de cultivares de rúcula (Eruca sativa). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lucas da Silveira Cirilo

SOUZA, C. F.PERES, J. G.; BASTOS, R. G.. Avaliação de sonda de TDR para a estimativa da umidade em bagaço de cana de açúcar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

DAL`AVA, E.;PERES, J. G.; PIMENTEL, A. E. B. Contratação de Professor Doutor para o Curso de Agroecologia (Ato CCA 276). 2012. Universidade Federal de São Carlos.

SOUZA, C. F.; MARIANO, E. D.;PERES, J. G.; FONTANETTI, A.. Contratação de Professor Doutor para o Curso de Agroecologia (Ato CCA 217). 2011. Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias.

DAL`AVA, E.;PERES, J. G.SOUZA, C. F.; FONTANETTI, A.. Contratação de Professor Doutor para o Cursso de Agroecologia (Ato CCA 220). 2011. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

FOLEGATTI, M. V.; FRIZZONE, J. A.;PERES, J. G.; PAZ, V. P. S.; TESTEZLAF, R.. Concurso para provimento do cargo de Professor Doutor. 2010. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

FOLEGATTI, M. V.;PERES, J. G.; Duarte, S. N.; CAMARGO, P. B.; PATERNIANI, J. E. S.. Concurso para provimento do cargo de Professor Doutor. 2009. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

PERES, J. G.; Demétrio, V. A.; Duarte, S. N.. Concurso para preenchimento do cargo de Professor Adjunto I. 2008. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

PERES, J. G.; Demétrio, V. A.; Duarte, S. N.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2008. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

PERES, J. G.. Cobertura Aerofotogramétrica e de Restituição estereofotogramética para a regiao Norte-Fluminense. 1981. Instituto do açúcar e do alcool.

PERES, J. G.. Projeto de Irrigação e Drenagem da Cana-de-Açúcar na Região Norte-Fluminense. 1981. Instituto do açúcar e do alcool.

PERES, J. G.; LOPES ASSAD, M. L.; MANIERO, M. A.. Comissão para Avaliação de Desempenho Docente (Ato CCA no. 225).. 2011. Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Miguel Angelo Maniero

MANIERO, M. A.. Avaliação do Modelo de Penman-Monteith, Padrão FAO, para Estimar a Evapotranspiração de Referência nas Condições Climáticas do Estado de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo.

MARCELO BENTO PAES DE CAMARGO

PERES, J. G.;CAMARGO, M. B. P.; FRIZZONE, José Antonio; FOLEGATTI, Marcos Vinicius; NOVA, N. A. V.; MATTOS, A.. Avaliação do modelo de Penman-Monteith padrão FAO, para estimar a evapotranspiração de referência nas condições climáticas do estado de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Universidade de São Paulo.

MARCOS VINICIUS FOLEGATTI

FOLEGATTI, M. V.. Avaliação do modelo de Penman-Monteith, padrão FAO, para estimar a evapotranspiração de referência nas condições climáticas do estado de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

MARCOS VINICIUS FOLEGATTI

FOLEGATTI, M. V.. Avaliação do desempenho do modelo de Penman-Monteith na estimativa da evapotranspiração de referência nas condições climáticas do Estado de São Paulo. 1993. Exame de qualificação (Doutorando em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

JOSE ANTONIO FRIZZONE

FRIZZONE, José Antônio; FOLEGATTI, Marcus Vinícius; NOVA, N. A. V.; CAMARGO, Marcelo Bento Paes de; MATTOS, A.. Avaliação do modelo de Penman-Monteith, padrão FAO, para estimar a evapotranspiração de referência nas condições climáticas do Estado de São Paulo. 1994. Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viviane Lavoura Custódio

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Lucas Massayuki Sato

Avaliação de modelos matemáticos para o o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento; 2012; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jose Geanini Peres;

Bruno de Lima Santoro

Estudo da dinâmica da solução do solo para o manejo da fertirrigação por gotejamento; 2011; Dissertação (Mestrado em AGRICULTURA E AMBIENTE) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Jose Geanini Peres;

Guilherme Baroni

Determinação do consumo de água e dos coeficientes de cultura da cenoura (Daucus carota) cultivada em estufa agrícola na região de Araras-SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Mauro Spagnol

Coeficientes de cultura do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus L; ) cultivada em cultivo protegido na região de Araras-SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Eugenio Lucca Neto

Determinação do consumo de água e da produtividade do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus L; ) cultivado sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido na região de Araras-SP; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

João Paulo Buzzo

Determinação do consumo de água e da produtividade de duas cultivares de pepino japonês (Cucumis sativus L; ) cultivadas sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Ettore Vanzetti

Determinação dos coeficientes de cultura do pepino japonês (Cucumis sativus) cultivado em estufa de polietileno de baixa densidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Emerson Scabora Alleva

Avaliação de modelos para a estimativa das radiações global e líquida na região de Araras-SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro Marcussi

Determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro (Cucumis melo L; ) cultivado em estufa plástica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Jose Geanini Peres;

Rafael Dreux Miranda Fernades

Comparação entre métodos para a obtenção da condutividade hidráulica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Jose Geanini Peres;

Augusto Yukitaki Pessinatti Ohashi

Avaliação dos efeitos da peletização de sementes na produtividade e no consumo de água da cultivar de alface Crocante (Lactuca sativa L; ) cultivada em ambiente protegido; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Lucas Augusto da Silva Gírio

Determinação dos coeficientes de cultura da cultivar de alface Crocante (Lactuca sativa L; ) cultivada sob gotejamento em estufa plástica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Waldemar Marton Eleutério Netto

Avaliação da operacionalidade de sensores watermark na determinação do potencial matricial e da umidade do solo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Donizetti Aparecido Paes Junior

Avaliação da influência do tipo de banjdeja na formação e na produtividade de cultivares de rúcula (Eruca sativa); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Guilherme Baroni

Determinação do consumo de água e dos coeficientes de cultura da cenoura (Daucus carota) cultivada em estufa plástica na região de Araras-SP; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Mauro Spagnhol

Coeficiente de cultura do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus L; ) cultivado em ambiente protegido na região de Araras-SP0; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Eugenio Lucca Neto

Produtividade, consumo e eficiência do uso de água do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus L; ) cultivado sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido na região de Araras-SP; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Ettore Vanzetti

Determinação dos coeficientes de cultura do pepini japonês (Cucumis sativus) cultivado em estufa de polietileno transparente de baixa densidade; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

João Paulo Buzzo

Determinação do consumo de água e da produtividade de duas cultivares de pepino japonês UCucumis sativus) cultivadas sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Emerson Scabora Alleva

Avaliação da influência da vinhaça na condutividade hidráulica e no diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa utilizando permeâmetros de carga hidráulica constante; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Augusto Yukitaki Pessinatti Ohashi

Avaliação dos efeitos da peletização de sementes na produtividade e no consumo de água da cutlivar alface Crocante cultivada em ambiente protegido; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Lucas Augusto da Silva Gírio

Determinação dos coeficientes de cultura da cltivar de alface Crocante (Lactuca sativa L) cultivada sob gotejamento em estufa plástica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro Marcussi

Determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro(Cucumis melo L; ) cultivado em estufa de polietileno transparente de baixa densidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro Marcussi

Determinação dos coeficientes de cultura da couve-de-bruxelas (Brassica oleracea, var; gemmifera) cultivada em estufa de polietileno transparente de baixa densidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Donizetti Aparecido Paes Junior

Avaliação da influência da bandeja na formação de mudas e na produtividade de cultivares de rúcula (ERuca sativa); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Waldemar Marton Eleutério Netto

Avaliação da operacionalidade de sensores watermark na determinação do potencial matricial e da umidade do solo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Diogo Lúlio Faria

Determinação da relação vazão-pressão de um tubo gotejador; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Érik da Silva Januário

Influência da cobertura da palha da cana de açúcar na umidade volumétrica do solo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro R

J; Lance; Estudo de tanques alternativos ao Classe A para determinação da evapotranspiração; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro R

J; Lance; Avaliação da interação entre a evapotranspiração e a radiação global externa no cultivo da alface em estufa plástica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias; Orientador: Jose Geanini Peres;

Murilo de Falco de Souza

Utilização de lisímetros de pesagem de precisão para estimativa do consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L; ) irrigada por gotejamento nas condições microclimáticas de uma estufa plástica instalada na região de Araras ? SP; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

André Luís Tomazela

Avaliação da produtividade de 4 cultivares de alface (Lactuca sativa L; ) irrigada por gotejamento nas condições microclimáticas de uma estufa plástica instalada na região de Araras - SP; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Rafael Fernandes de Oliveira

Determinação dos coeficientes de cultura (Kc) da alface (Lactuca sativa) cultivada em uma estufa de polietileno transparente de baixa densidade considerando-se 2 épocas de plantio; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Fernando T

Assis Gonçalves; Alterações na radiação solar, na temperatura e na umidade relativa do ar devidas a uma estufa plástica; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Marcos Siqueira Neto

Estudo dos efeitos de uma estufa de polietileno transparente da baixa densidade na radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Geanini Peres;

Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas

Estudo comparativo entre 2 métodos de amostragem do solo para levantamento da sua curva de retenção; ; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Geanini Peres;

Alexandre Ortega Gonçalves

Determinação das necessidades de água da cultura da alface (Lactuca sativa) sob condições protegidas; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Geanini Peres;

Gustavo Teixeira da Silva

Determinação da resistência do dossel da cana-de-açúcar (Saccharum spp) para utilização no modelo de Penman-Monteith; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Geanini Peres;

Viviane Lavoura Custódio

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Guilherme Baroni

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Gustavo Tinarelli Lessi

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Eugenio Lucca Neto

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Mauro Spagnhol

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Ettore Vanzetti

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

João Paulo Buzzo

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Guilherme Baroni

Bolsa de monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Gláucia Cristina Pavão

Bolsa de monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Leandro Marcussi

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Rafael Dreux Miranda Fernandes

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2012; Orientação de outra natureza - Utah State University; Orientador: Jose Geanini Peres;

Emerson Scabora Alleva

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Ettore Vanzetti

Bolsa de monitoria; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Augusto Yukitaka Pessinatti Ohashi

Estágio Curricular em Engenharia Agronômica; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia agronomica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Donizetti Aparecido Paes Jr

Estágio Curricular em Engenharia Aghronômica; 2011; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Donizetti Aparecido Paes Junior

Bolsa de monitoria; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Érik Januário da Silva

Bolsa de treinamento; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

André Luís Pinto

Bolsa de treinamento; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Rafael Curtulo Chignolli

Bolsa de treinamento; 2005; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Jose Paulo Queiroz Prado Junior

Bolsa de treinamento; 2004; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

José Rodrigues Magalhães Filho

Bolsa de treinamento; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Murilo de Falco de Souza

Bolsa de treinamento; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Julio Cesar de Oliveira

Bolsa de monitoria; 1999; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Julio Cesar de Oliveira

Bolsa de treinamento; 1999; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Eder Arakawa

Bolsa de monitoria; 1998; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Fundação Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Jose Geanini Peres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Roberto Pereira

Avaliação do Modelo de Penman-Monteith, Padrão Fao, Para Estimar A Evapotranspiração de Referência Nas Condições Climáticas do Estado de São Paulo; 1994; Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,; Orientador: Antonio Roberto Pereira;

JOSE ANTONIO FRIZZONE

Avaliação do Modelo de Penman-Monteith, Padrão-Fao, Para Estimar A Evapotranspiração de Referência Nas Condições Climáticas do Estado de São Paulo; 1994; Tese (Doutorado em Irrigação e Drenagem) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Antônio Frizzone;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, C. F. ; CIRILO, L. S. ; BASTOS, R. G. ; PERES, J. G. ; OLIVEIRA, A. F. . Sonda de TDR para a estimativa de umidade em bagaço de cana-de-açúcar. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 36, p. 24-35, 2016.

  • PERES, J. G. ; BOSCHI, R. S. ; SOUZA, C. F. ; MENDONCA, T. G. . Produtividade da água para seleçõa de cultivares de alface. Ciência, Tecnologia & Ambiente , v. 3, p. 59-65, 2016.

  • PERES, JOSÉ GEANINI ; BOSCHI, RAQUEL STUCCHI ; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA . AVALIAÇÃO DE MODELOS AGROMETEOROLÓGICOS QUE UTILIZAM A AMPLITUDE TÉRMICA DO AR ATMOSFÉRICO PARA A ESTIMATIVA DAS RADIAÇÕES GLOBAL E LÍQUIDA. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada , v. 10, p. 715-725, 2016.

  • GOMES JUNIOR, DANIEL GONÇALVES ; STOLF, RUBISMAR ; PERES, JOSÉ GEANINI ; PINTO, VICTOR MERIGUETTI ; REICHARDT, KLAUS . Soil Physical Quality of Brazilian Crop Management Systems Evaluated with Aid of Penetrometer. Journal of Agricultural Science , v. 8, p. 120-128, 2016.

  • PERES, J. G. ; Marcussi, L. ; SOUZA, C. F. ; LAVORENTI, N. A. . Informações para o manejo da couve de Bruxelas (Brassica oleraceae var. Gemmifera) cultivada em ambiente protegido. Irriga (UNESP Botucatu) , v. 20, p. 615-629, 2015.

  • FERNANDES, R. D. M. ; PERES, J. G. ; JOSE, J. V. ; Duarte, S. N. ; FRIZZONE, J. A. . Water Resources and Irrigation Managemente. Water Resources and Irrigation Management , v. 4, p. 9-14, 2015.

  • PAULA, G. R. ; BATISTA, G. T. ; TARGA, M. S. ; SOUZA, C. F. ; DIAS, N. W. ; PERES, J. G. . Avaliação do comportamento da umidade do solo em áreas de eucalipto e de floresta nativa. Revista Ambiente & Água , v. 8, p. 238-252, 2014.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. . Avaliação dos modelos matemáticos para dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento.. Irriga (UNESP Botucatu) , v. 18, p. 99-112, 2013.

  • SANTORO, B. L. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Monitoramento da distribuição de uma solução no solo via fertirrigação por gotejamento. Irriga (UNESP Botucatu) , v. 18, p. 572-586, 2013.

  • MENDONCA, T. G. ; URBANO, V. R. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Hidrogel como alternativa no aumento da capacidade de armazenamento de água no solo. Water Resources and Irrigation Management , v. 2, p. 87-92, 2013.

  • PERES, J. G. ; Marcussi, L. ; SOUZA, C. F. ; BRUGNARO, C. . Utilização de lisímetros de pesagem para a determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro (Cucumis melo L.)para cultivo em estufa agrícola na região de Araras-SP. Engenharia Agrícola (CD-ROM) , v. 33, p. 475-487, 2013.

  • ANDRADE, M. H ; SOUZA, C. F. ; VARALLO, A. C. T. ; PERES, J. G. . Impactos da produção do arroz inundado na qualidade da água do rio Paraíba do Sul - trecho Taubaté, SP, Brasil. Revista Ambiente & Água , v. 5, p. 114-133, 2010.

  • PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. ; LAVORENTI, N. A. . Impactos da cobertura de palha-de-cana de açúcar na umidade volumétrica e no movimento da água no solo. Engenharia Agrícola (CD-ROM) , v. 30, p. 875-886, 2010.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C. ; SOUZA, C. F. ; PAPINI, D. H. ; CRUGER, F. F. ; ROVEA, R. J. P. . Avaliação da produtividade de grãos e do consumo de água de seis cultivares de feijoeiro para plantio de inverno na região de Araras-SP. Irriga (UNESP. CD-ROM) , v. 15, p. 335-343, 2010.

  • GONÇALVES, A. O. ; FAGNANI, M. A. ; PERES, J. G. . Efeitos da cobertura do solo com filme de polietileno azul no consumo de água da cultura da alface cultivada em estufa. Engenharia Agrícola (CD-ROM) , v. 25, p. 622-631, 2005.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FOLEGATTI, M. V. . DETERMINACAO DA RESISTENCIA DO DOSSEL DA CANA-DE-ACUCAR (SACCHARUM SPP.) PARA UTILIZACAO NO MODELO DE PENMAN-MONTEITH. REVISTA BRASILEIRA DE AGROMETEOROLOGIA, v. 6, 1999.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. . PARAMETRIZACAO DA RESISTENCIA DO DOSSEL DA GRAMA PARA AS CONDICOES DE EVAPOTRANSPIRACAO POTENCIAL.. REVISTA ENGENHARIA AGRICOLA, v. 17, n.3, p. 70-82, 1998.

  • HEINEMANN, A. B. ; FRIZZONE, J. A. ; PERES, J. G. . INFLUENCIA DO ESPACAMENTO ENTRE COLETORES, DO NUMERO DE LINHAS E DA ALTURA DO EMISSOR NO COEFICIENTE DE CHRISTANSEN PARA PIVO CENTRAL. ENGENHARIA AGRICOLA, v. 4, n.3, p. 218-228, 1997.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. ; NOVA, V. ; A, N. . CALIBRACAO DO MODELO DE PRIESTLEY-TAYLOR PARA ESTIMAR A EVAPOTRANSPI- RACAO POTENCIAL DA CANA-DE-ACUCAR.. REVISTA BRASILEIRA DE AGROMETEOROLOGIA, v. 5, n.1, p. 77-82, 1997.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. ; NOVA, V. ; A, N. . DETERMINACAO DA RESISTENCIA DO DOSSEL DA GRAMA PARA AS CONDICOES DE EVAPOTRANSPIRACAO POTENCIAL.. REVISTA BRASILEIRA DE AGROMETEOROLOGIA, v. 4, n.1, p. 55-60, 1996.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. . APLICACAO DO MODELO DE PENMAN-MONTEITH PARA ESTIMAR A EVAPOTRANSPIRA- CAO DE REFERENCIA NAS CONDICOES CLIMATICAS DO ESTADO DE SAO PAULO.. ENGENHARIA RURAL, v. 6, n.1, p. 65-75, 1995.

  • SAAD, J. C. C. ; TOMAZELA, C. ; PERES, J. G. . OTIMIZACAO DA REDE HIDRAULICA DE UM SISTEMA DE IRRIGACAO POR GOTEJA- MENTO UTILIZANDO PROGRAMACAO LINEAR.. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 29, n.5, p. 797-805, 1994.

  • PERES, J. G. ; SCARDUA, R. ; NOVA, V. ; A, N. . COEFICIENTE DE CULTURA (KC) PARA CANA-DE-ACUCAR: CICLO DE CANA-SOCA.. ALCOOL & ACUCAR, v. 12, n.2, p. 34-43, 1992.

  • PERES, J. G. ; SCARDUA, R. . ESTUDO DE METODOS AGROCLIMATICOS PARA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRACAO DE REFERENCIA, SEGUNDO DOORENBOS & PRUITT.. ENGENHARIA RURAL, v. 2, n.2, p. 46-63, 1991.

  • PERES, J. G. ; SUSAKI, S. . BOMBEAMENTO DE VINHACA: UM ESTUDO SOBRE PERDA DE CARGA.. BRASIL ACUCAREIRO, v. 106, n.2, p. 2-8, 1988.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C ; ZAMPIERI, R. M . Análise econômica de métodos de irrigação para a cultura canavieira na Região Norte-Fluminense. IAA - PLANALSUCAR, Piracicaba, p. 1-19, 1981.

  • PERES, J. G. . Termos de referência para contrataçào de serviços de cobertura e restituição estereofotogramétrica para a região Norte-Fluminense. IAA - PLANALSUCAR, Piracicaba, v. 1, p. 1-19, 1981.

  • PERES, J. G. . Termos de referência para contratação de serviços de consultoria para elaboração do projeto de irrigação e drenagem da cana-de-açúcar na região Norte-Fluminense. IAA - PLANALSUCAR, p. 1-42, 1981.

  • PERES, J. G. . Hidráulica Agrícola. 1ª. ed. São Carlos - SP: EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2015. 429p .

  • PERES, J. G. . Relações Hídricas no Sistema Solo Planta. 1. ed. Piracicaba-SP: Copiadora Luiz de Queiroz, 2014. v. 1. 360p .

  • PERES, J. G. ; Lance, L. R. J. (Org.) ; VANZETTI, E. (Org.) . I Simpósio de Tecnologia em Irrigação de Pastagem. 1. ed. Campinas_SP: Infobibos-Informações Técnológicas, 2013.

  • PERES, J. G. . Hidráulica Agrícola. 2ed. ed. Piracicaba-SP: O autor, 2006. 376p .

  • SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; CIRILO, L. S. . Experiência do grupo de pesquisa em engenharia de água, solo e ambiente na confecção e utilização de sondas de TDR. In: Claudinei Fonseca Souza; Lucas Massayuki Sato. (Org.). Técnicas eletromagnéticas para o Monitoramento Ambiental. 1ed.Araras-SP: Claudinei Fonseca Souza, 2011, v. 1, p. 572-.

  • PERES, J. G. . Projetos de Irrigação em Universidades ajudam a formar mão -de-obra especializada. Revista Canavieiros, Sertãozinho-SP, , v. 112, p. 20 - 21, 10 out. 2015.

  • PERES, J. G. . Manejo de água no solo é foco de pesquisa. Boletim FAI-UFSCar, São Carlos-SP, 10 jun. 2006.

  • PERES, J. G. . Ufscar aponta caminhos contra estiagem. Tribuna do Povo, Araras-SP, 15 jul. 2000.

  • PERES, J. G. . Alunos da UFSCar cultivam cenoura para pesquisa. Qpinião, Araras-SP, 18 ago. 1999.

  • PERES, J. G. . UFSCar cria Estação Meteorológica e lança página na Internet em maio. Opinião, Araras-SP, 19 abr. 1998.

  • PERES, J. G. . Sai em 15 dias programa sobre dívidas do parque açúcareir0. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro-RJ, 01 out. 1981.

  • PERES, J. G. . IAA investe mais 800 milhões em Campos para irrigar a cana. Folha da Manhã, Campos-RJ, 24 set. 1981.

  • PERES, J. G. . Curso de Engenharia Agronômica da UFSCar tira A no Provão. Jornal Opinião, Araras-SP.

  • PERES, J. G. . IAA garantwe irrigação do Norte Fluminense em 2 anos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro-RJ.

  • GOMES JUNIOR, D. G. ; STOLF, R. ; PERES, J. G. ; REICHARDT, K. . Determinação da condutividade hidráulica, densidade e resistência do solo para diferentes tipos de solo em diferentes situações de cultivo. In: XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014, 2014, Campo Grande - MS. Estratégias para a redução do custo Brasil no Agronegócio-CONBEA 2014. Jaboticabal - SP: Soc. Bras. de Engenharia Agrícola - SBEA, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • PERES, J. G. ; ALLEVA, E. S. ; SOUZA, C. F. . Influência da vinhaça na condutividade hidráulica saturada e no diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza-CE. Os desafios para o desenvolvimento rural suatentável. Jaboticabal-SP: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2013.

  • Marcussi, L. ; PERES, J. G. ; FERNANDES, R. D. M. ; GÍRIO, L. A. S. . Determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro cultivado em estufa plástica. In: XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2012, Londrina-PR. A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção. Jaboticabal-SP: SBEA, 2012.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Estimativa da absorção de nutrientes e consumo de água pela planta do pimentão utilizando a técnica da TDR. In: XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2012, Londrina-PR. A Engenharia Agrícolo na Evolução dos Sistemas de Produção. Jaboticabal-SP: SBEA, 2012.

  • URBANO, V. R. ; MENDONCA, T. G. ; BASTOS, R. G. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Potencial de Fertiirigação com Água Residuária em um Latossolo Vermelho Escuro. In: XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2012, Londrina-PR. A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção. Jaboticabal-SP: SBEA, 2012.

  • GÍRIO, L. A. S. ; PERES, J. G. ; Marcussi, L. ; OHASHI, A. Y. P. ; SALA, F. C. . Consumo de água da alface crespa crocante (Lactucca sativa L.) cultivada sob gotejamento em ambiente protegido. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2011.

  • Marcussi, L. ; PERES, J. G. ; SALA, F. C. . Determinação dos coeficientes de cultura do almeião (Cichorium intybus L.) cultivada em uma estufa agrícola. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2011.

  • PERES, J. G. ; Marcussi, L. ; PAES JÚNIOR, D. A. . Avaliação da influência do tipo de bandeja na formação de mudas e na produtividade de duas cultivares de rúcula (Eruca sativa L.). In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2011.

  • PERES, J. G. ; Marcussi, L. ; VANZETTI, E. ; ALLEVA, E. S. ; GÍRIO, L. A. S. . Consumo de água do almeirão folha larga, cultivar Gênova, conduzido em ambiente protegido durante três ciclos vegetativos. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2011.

  • SATO, L. M. ; SOUZA, C. F. ; PERES, J. G. . Comparação de modelos para o dimensionamento do bulbo molhado na irrigação por gotejamento através de TDR. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2011.

  • SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. . Wetted soli volume as a design criteria in drip irrigation. In: ASABE 2010. Annual International Meeting, 2010, Pittsburg-USA. ASABE 2010. Annual International Meeting. St. Joseph-USA: ASABE Technical Library, 2010.

  • Marcussi, L. ; PERES, J. G. ; PAES JUNIOR, D. A. ; BRUNHARA, J. P. B. ; ELEUTÈRIO NETTO, W. M. . Determinação das necessidades de água e dos coeficientes de cultura da couve de bruxelas (Brassica oleracea vr. gemmifera) cultivada em estufa agrícola. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória-ES. A engenaria agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: SBEA, 2010.

  • PERES, J. G. ; FRIZZONE, J. A. ; LUCAS, A. A. A. . Influência do tipo de amostragem no levantamento da curva de retenção de água pelo solo. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçu. A engenharia agrícola frente ao desenvolvimento agroindustrial e o mercado globalizado. Jaboticabal-SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2001.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; GONÇALVES, A. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Consumo de água de 2 cultivares de alface cultivadas em estufa plástica. In: XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999, Florianópolis. XI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 1999. p. 2350-2353.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. . Estimativa da evapotranspiração potencial da cana de açúcar pelo modelo de Priestley-Taylor. In: XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agricola, 1997, Campina Grande. CDROM, 1997.

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. . Aplicação do modelo de Penman-Monteith para estimativa da evapotranspiração de referencia padronizada pela FAO. In: Simposio Nacional de Agrometeorologia, 1995, Aracaju. Simposio Nacional de Agrometeorologia. Aracaju-SE: UFSergipe/Departamento de Engenharia Agronômica, 1995. v. 2. p. 79-87.

  • ASANUMA, O. K ; PERES, J. G. ; MATSUCUMA, H. C . Metodologia para estimativa de chuva efetiva. In: Seminário de Irrigação e Drenagem, 1975, Fortaleza-CE. III Seminário de Irrigação e Drenagem. Fortaleza - CE: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID, 1975. v. IV. p. 272-287.

  • SANTANA, C. A. ; PERES, J. G. ; SCAVAZZA, A. L. . Desempenho agroindustrial de variedades de cana~deãçúcar (Saccarum officinarum L.), em cultivo de primeira soca, irrigadas por gotejamentosubsuperficial com diferentes lâminas de irrigação. In: VII Simpósio: Tecnologia de produção de cana-de-açúcar, 2015, Piracicaba-SP. VII Simpósio: Tecnologia de produção de cana-de-açúcar. Piracicaba-SP: ESALQ-USP, 2015.

  • QUERIDO, D. C. M. ; MENDONCA, T. G. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Polímero hidroretentor no manejo hídrico e cultivo da rúcula (Eruca sativa M.) em latossolo vermelho distrófico. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2015, 2015, São Pedro -SP. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2015. Jaboticabal - SP: Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, 2015.

  • PERES, J. G. ; ALLEVA, E. S. ; SOUZA, C. F. . Modelos para estimativa das radiações global e líquida na região de Araras-SP a partir da amplitude térmica do ara atmosférico. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza-CE. Os desafios para o desenvolvimento rural suatentável. Jaboticabal-SP: Associaação Brasileira de Engenharia Agríocola, 2013.

  • VANZETTI, E. ; PERES, J. G. ; BUZO, J. P. ; LEME, G. E. S. . Determinação dos coeficientes de cultura (Kc) do pepino japonês para cultivo em ambiente protegido. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza-CE. Os desafios para o desenvolvimento rural suatentável. Jaboticabal-SP: Associaação Brasileira de Engenharia Agríocola, 2013.

  • BERTOLETTE, H. P. ; PAVAO, G. C. ; BACALHAU, F. B. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Monitoramento da condutividade elátrica através da técnica de TDR aplicado via irrigação por gotejamento superficial em latossolo vermelho distrófico. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza-CE. Os desafios para o desenvolvimento rural suatentável. Jaboticabal-SP: Associaação Brasileira de Engenharia Agríocola, 2013.

  • SILVA, L. G. ; STOLF, R. ; PERES, J. G. . Comparação de atributos de amostra de solo indeformada e deformada sob mesma densidade. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA 2013, 2013, Fortaleza-CE. Os desafios para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Jaboticabal - SP: Soc. Bras. de Engenharia Agrícola - SBEA, 2013. p. 1-3.

  • OHASHI, A. Y. P. ; PERES, J. G. ; SALA, F. C. ; Marcussi, L. . Avaliação da influência da peletização na produtividade e desenvolvimento da alface crespa crocante (Lactuca sativa L.) cultivada em ambiente protegido. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras eo Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: SBEA, 2011.

  • SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Caracterização da solução do solo para o manejo da fertirrigação por gotejamento. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: SBEA, 2011.

  • MOSSIM, P. C. C. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Calibração de um rquipamento de TDR para a estimativa da umidade de um Latossolo Vermelho Escuro Distrófico. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. Geração de Tecnologias Inovadoras e o Desenvolvimento do Cerrado Brasileiro. Jaboticabal-SP: SBEA, 2011.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C. ; SOUZA, C. F. ; Marcussi, L. . Avaliação da produtividade de grãos e do consumo de água de seis cultivares de feijoeiro visando a sua recomendação para plantio de inverno na região de Araras-São-Brasil. In: VI Congresso Ibérico de Agro - Energia, 2011, Évora-PT. VI Congresso Ibérico de Agro - Energia. Évora-PT: Universidade de Évora, 2011. p. 139-139.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C. ; SOUZA, C. F. ; Marcussi, L. . Avaliação da produtividade de grãos e do consumo de água de seis cultivares de feijoeiro visando sua recomendação para plantio de inverno na região de Araras-São Paulo-Brasil. In: VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, 2011, Évora-PT. VI Conresso Ibérico de Agro-Energia. Évora-PT: Universidade de Évora, 2011. p. 139-139.

  • GUERRA, F. ; SOARES, M.R. ; CASAGRANDE, J.C. ; PUGA, A.P. ; PERES, J. G. ; MENEGHIN, S. P. ; PRATA, E.M.B. . Soil attributea along agricultural forested gradiente in a riparian area. In: 19th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world, 2010, Brisbane. 9th World Congress of Soil Science - Soil solutions for a changing world, 2010.

  • COSTA, L. G. ; LOPES, O. M. M. ; PERES, J. G. ; LOPES ASSAD, M. L. . Efeito do pó de rocha na retençao de água nosolo. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola,, 2010, Vitória-ES. A engenharia agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: SBEA, 2010.

  • SOUZA, C. F. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. ; PERES, J. G. . Metodologia para monitorar a eficiência da fertirrigação utilizando a técnica da TDR. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória-ES. A engenaria agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal -SP: SBEA, 2010.

  • SATO, L. M. ; SANTORO, B. L. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Simulação geométrica do bulbo molhado para o dimensionamento da irrigação por gotejamento. In: IX Congresso Latinoamericano Y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitória-ES. A engenaria agrícola e o desenvolvimento das propriedades familiares. Jaboticabal-SP: SBEA, 2010.

  • PERES, J. G. ; Faria, D. L. ; Silva, J. E. ; Olívio, R. . Influência da cobertura de palha de cana-de-açúcar na perda de água do solo. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro(BA). Planejamento da Bacia Hidrográfica e o Desenvolvimento da Agricultura. Jaboticabal-SP: SBEA, 2009.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C. . Seleção de variedades de alface (Lactuca sativa L.) para cultivo em estufa plástica na região de Araras-SP. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2009, Juazeiro (BA). Planejamento da Bacia Hidrográfica e o Desenvolvimento da Agricultura. Jaboticabal-SP: SBEA, 2009.

  • GUERRA, F. ; SOARES, M.R. ; PUGA, A.P. ; CASAGRANDE, J.C. ; MENEGHIN, S. P. ; PERES, J. G. ; BOLDRIN, P.Z. ; PRATA, E.M.B. . Atributos do solo sob mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. In: FertBio 2008: Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental, 2008, Londrina - PR. Anais da FertBio 2008. Viçosa - MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2008.

  • Lance, L. R. J. ; PERES, J. G. . Avaliação da interação entre a evapotranspiração e a radiação global externa no cultivo da alface em estufa. In: 15° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2007, Pirassununga. 15° Simpósio Internacional de Iniciação Científica, resumos. CDROM. Pirassununga / SP: USP / Pirassununga, 2007.

  • Lance, L. R. J. ; PERES, J. G. . Estudo de tanques alternativos ao Classe A para obtenção da evaporação e posterior determinação da evapotranspiração. In: 15° Simpósio Internacional da Iniciação Científica, 2007, Pirassununga / SP. 15° Simpósio Internacional da Iniciação Científica, Resumos, CDROM. Pirassununga: USP / Pirassununga, 2007.

  • GONÇALVES, A. O ; FAGNANI, M. A. ; PERES, J. G. . Efeitos da cobertura do solo com filme de polietileno colorido no consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L.) cultivada em estufa. In: Efeitos da cobertura do solo com filme de polietileno colorido no consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L.) cultivada em estufa, 2002, Cordoba. Reunion Argentina de Agrometeorologia, 2002, Córdoba, Argentina. Anais.. Cordoba: Soc. Argentina de Agrometeorologia, 2002. v. 9.

  • SANTANA, C. A. ; SCAVAZZA, A. L. ; PERES, J. G. . Análise da produtividade de variedades de cana de açúcar (Saccarum officinarum), em cultivo de primeira soca, irrigadas por gotejamento subsuperficial com diferentes lâminas de irrigação. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos - SP. Anais da 67ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015.

  • SIMOES, R. Z. ; SCAVAZZA, A. L. ; PERES, J. G. . Análise de brix% do caldo de variedades de cana de açúcar (Saccarum officinarum), em cultivo de primeira soca, irrigadas por gotejamento subsuperficial com diferentes lâminas de irrigação. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos - SP. Anais da 67ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015.

  • STRAPASSON, V. ; SCAVAZZA, A. L. ; SIMOES, R. Z. ; AMARAL JUNIOR, J. R. ; COELHO, D. ; PERES, J. G. . Determinação do consumo de água e da produtividade do rabanete (Raphanus sativus L.) cultivado sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos - SP. Anais da 67ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015.

  • ALLEVA, E. S. ; FERNANDES, R. D. M. ; PERES, J. G. . Avaliação da influência da vinhaça na condutividade hidráulica e no diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa utilizando permeâmetros de carga hidráulica constante. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 16-16.

  • ALLEVA, E. S. ; PERES, J. G. . Avaliação de modelos para estimativa das radiações global e líquida na região de Araras-SP. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 21-21.

  • VANZETTI, E. ; PERES, J. G. ; BUZO, J. P. . Determinação dos coeficientes de cultura do pepino japonês (Cucumis sativus) cultivado em estufa de polietileno da baixa densidade. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 30-30.

  • LUCCA NETO, E. ; PERES, J. G. . Determinação do consumo de água do almeirão pão de açúcar cultivado sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 29-29.

  • SPAGNHOL, M. ; PERES, J. G. . Determinação dos coeficientes de cultura do almeirão pão de açúcar (Cichorium intybus) cultivado em estufa de polietileno de baixa densidade. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 11-11.

  • BUZO, J. P. ; PERES, J. G. ; VANZETTI, E. . Determinação do consumo de água e da produtividade de duas cultivares de pepino japonês (Cucumis sativus) cultivadas sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos-SP. Anais de Eventos da UFSCar, 2013. p. 27-27.

  • BARONI, G. ; PERES, J. G. ; SPAGNHOL, M. ; LUCCA NETO, E. ; VIEIRA, F. G. ; VANZETTI, E. ; SILVA, J. P. . Análise da produtividade da cana de açúcar irrigada por gotejamento utilizando diferentes lâminas de água. In: XXI Congresso de Iniciação Cienifica da UFSCar, 2013, São Carlos - SP. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. São Carlos - SP: Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica (CoordICT) - ProPg, 2013. v. 6QQH.

  • SPAGNHOL, M. ; PERES, J. G. ; BARONI, G. ; LUCCA NETO, E. ; VANZETTI, E. ; VIEIRA, F. G. ; SILVA, J. P. . Análise da produtividade de palhada da cana de açúcar irrigada por gotejamento superficial utilizando diferentes lâminas de água. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos - SP. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSACar. São Carlos -SP: Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica (CoordICT) - ProPq, 2013. v. 6QQI.

  • VIEIRA, F. G. ; BARONI, G. ; SPAGNHOL, M. ; LUCCA NETO, E. ; VANZETTI, E. ; SILVA, J. P. ; PERES, J. G. . Análise biomètrica da cana de açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial utilizando diferentes lâminas de água. In: XXI Congresso De Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos -SP. 10ª Jornada Científica e Tecnologica da UFSCar. Sâo Carlos - SP: Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica (CoordICT) - ProPq, 2013. v. 6QTT.

  • VANZETTI, E. ; PERES, J. G. . Análise da altura de colmo e número de perfilhos da can de açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial utilizando diferentes lâminas de água. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos - SP. 10ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. São Carlos - S`P: Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica (CoordICT) - ProPq, 2013. v. 6QV6.

  • Marcussi, L. ; PERES, J. G. ; PAES JÚNIOR, D. A. ; BRUNHARA, J. P. B. ; ELEUTÈRIO NETTO, W. M. . Determinação das necessidades de água e dos coeficientes de cultura da couve de bruxelas (Brassica oleracea vr. gemmifera) cultivada em estufa de polietileno transparente de baixa densidade. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCarr. São Carlos: Editora da UFSCar, 2010. v. 6. p. 6-6.

  • PAES JÚNIOR, D. A. ; PERES, J. G. ; Marcussi, L. . Estudo comparativo de diferentes tipos de bandejas agrícolas na produção de rúcula (Eruca sativa L.). In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Editora da UFSCar, 2010. v. 6. p. 30-30.

  • GÍRIO, L. A. S. ; PERES, J. G. ; OHASHI, A. Y. P. ; Marcussi, L. . Qualidade e produtividade da cultivar alface crespa crocante em cultivo protegido sob gotejamento. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Editora da UFSCar, 2010. v. 6. p. 37-37.

  • MOSSIM, P. C. C. ; SOUZA, C. F. ; BRUNHARA, J. P. B. ; PERES, J. G. ; SANTORO, B. L. ; SATO, L. M. . Calibração de um equipamento de TDR para a estimativa da umidade de um latossolo vermelho escuro distrófico. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: Editora da UFSCar, 2010. v. 6. p. 34-34.

  • Marcussi, L. ; PAES JUNIOR, D. A. ; PERES, J. G. . Seleção de variedades de alface (Lactuca sativa) para cultivo irrigado em estufa plástica. In: 17º Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos - SP. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos - SP, 2009. v. 4. p. 426-426.

  • GUERRA, F. ; SOARES, M.R. ; PUGA, A.P. ; CASAGRANDE, J.C. ; MENEGHIN, S. P. ; PERES, J. G. ; BOLDRIN, P.Z. ; PRATA, E.M.B. . Atributos do solo sob mata ciliar em diferentes estágios de sucessão ecológica. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos - SP. Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. São Carlos - SP: Editora da UFSCar, 2008. v. 4. p. 370-370.

  • Faria, D. L. ; PERES, J. G. . Determinação da relação vazão-pressão de um tubo gotejador. In: 15° Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos-SP. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 11 Resumos. CDROM. São Carlos-SP: UFSCar, 2007.

  • Silva, J. E. ; PERES, J. G. . Influência da cobertura da palha da cana-de-açúcar na umidade volumétrica do solo. In: 15° Cogresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos-SP. CDRom. São Carlos-SP: UFSCar, 2007.

  • Lance, L. R. J. ; PERES, J. G. . Avaliação da evaporação em tanques de fibra de vidro posicionados ao nível e sobre o solo comparados com o tanque Classe A. In: 15° Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2007, São Carlos-SP. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 15 Resumos. CDROM. São Carlos-SP: UFSCar, 2007.

  • SOUZA, M. F ; PERES, J. G. . Utilização de lisímetros de pesagem de precisão para estimativa do consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L.) irrigada por gotejamento nas condições microclimáticas de uma estufa plástica instalada na região de Araras - SP. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 11, 2003, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 11 Resumos. CDROM. São Carlos-SP: UFSCar, 2003.

  • TOMAZELA, A. L. ; PERES, J. G. . Avaliação da produtividade de 4 cultivares de alface (Lactuca sativa L.) irrigada por gotejamento nas condições microclimáticas de uma estufa plástica instalada na região de Araras - SP.. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 10, 2002, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 10, 2002, CDROM, 2002.

  • SOUZA, M. F ; PERES, J. G. . Coleta de dados e manutenção de uma estação meteorológica automática. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 10, 2002, 2002, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 10, 2002, 2002.

  • OLIVEIRA, R. F ; GONÇALVES, A. O ; PERES, J. G. . Determinação dos coeficientes de cultura (Kc) da alface (Lactuca sativa) cultivada em uma estufa de polietileno transparente de baixa densidade considerando-se 2 épocas de plantio. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 9,, 2001, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 9, 2001. São Carlos. Resumos. CDROM., 2001.

  • GONÇALVES, A. O ; FAGNANI, M. A. ; PERES, J. G. . Efeitos da cobertura do solo com filme de polietileno colorido no crescimento e no consumo de água da cultura da alface (Lactuca sativa L.) cultivada em estufa. In: Workshop de Pós-graduação da Feagri-Unicamp, 2000, Campinas. Caderno de Resumos Feagri-Unicamp, 2000.

  • ASSIS, F. T. ; PERES, J. G. . Avaliação das alterações na radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar devidas a uma estufa plástica instalada na região de Araras - SP. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2000, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 8, Resumos. CDROM., 2000.

  • DAAMEN, M. N. ; ZANETTI, M. ; LUNARDI, A. L ; ABREU, G. F ; ESCOVAR, P ; DEL ALAMO, R ; ROMEIRO, S ; PERES, J. G. . Estudo comparativo entre diferentes métodos de análise granulométrica de solo. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 8., 2000, São Carlos. Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 8,. Resumos. CDROM., 2000.

  • PERES, J. G. ; OLIVEIRA, J. C. . Evaluation of the available radiation inside of a plastic greenhouse cropped with lettuce under irrigation. In: Third International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 1999, Lisboa. Third International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 1999. p. 92-92.

  • PERES, J. G. ; GONÇALVES, A. O. . Water consumption of the lettuce crop grown in a plastic greenhouse. In: Third International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 1999, Lisboa. Third International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, 1999. p. 93-93.

  • SIQUEIRA NETTO, M. ; PERES, J. G. ; OLIVEIRA, J. C. . Estudo dos efeitos de uma estufa de polietileleno transparente de baixa densidade na radiação solar, temperatura e umidade relativa do ar. In: VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1999, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1999.

  • LUCAS, A. A. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; PERES, J. G. . Estudo comparativo entre 2 métodos de amostragem de solo para levantamento da sua curva de retenÇào. In: VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1999, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1999.

  • GONÇALVES, A. O. ; OLIVEIRA, J. C. ; PERES, J. G. . Determinação das necessidades de água da alface sob condições protegidas. In: VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1998, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1998.

  • SILVA, G. T. ; PERES, J. G. . Determinação da resisyencia do dossel para a cana-de-açúcar para utilização no modelo de Penman-Monteith. In: V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1997, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, 1997.

  • ASANUMA, O. K ; PERES, J. G. ; ROLFSEN, R. . Projeto de irrigação de Guaíra-SP: planejamento e projeto. In: IV Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem, 1978, Salvador-BA. V Seminário Nacional de Irrigação e Drenagem. Brasilia-DF: Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, 1978.

  • GOMES JUNIOR, D. G. ; STOLF, R. ; PERES, J. G. ; PINTO, V. M. ; REICHARDT, K. . Soil Physical Quality od Brazilian Crop Manegement Systems Evaluated Penetrometry. Journal of Agricultural Science , 2016.

  • SANTORO, B. L. ; PIRES, R. C. M. ; PERES, J. G. ; SOUZA, C. F. . Dynamics of soil solution under drip fertirrigation management of pepper culture. Irriga (UNESP Botucatu) , 2015.

  • PERES, J. G. ; BRUGNARO, C. ; SOUZA, C. F. ; Marcussi, L. . Avaliação da produtividade de grãos e do consumo de água de seis cultivares de feijoeiro visando a sua recomendação para plantio de inverno na região de Araras-São-PauloBrasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERES, J. G. . Irrigação na Cultura da Cana de Açúcar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, J. G. . Seleção de variedades de alface (Lactuca sativa L.) para cultivo em estufa plástica na região de Araras-SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERES, J. G. . Influência da cobertura de cana-de-açúcar na perda de água do solo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; FRIZZONE, J. A. . Aplicação do modelo de Penman-Monteith para estimativa da evapotranspiração de referência padronizada pela FAO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ASANUMA, O. K ; PERES, J. G. ; ROLFSEN, R. . Projeto de Irrigação de Guaira-SP: planejamento e projeto. 1978. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ASANUMA, O. K ; PERES, J. G. ; MATSUCUMA, H. C . Metodologia para estimativa da chuva efetiva. 1975. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, J. G. . A arte da irrigação e drenagem 2010 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Irrigação por pivô central 2010 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Irrigação localizada 2010 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Irrigação superficial 2010 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Precipitação efetiva 2009 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Qualidade da água para irrigação 2009 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Necessidade de água das culturas 2009 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Irrigação por autopropelido 2009 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Irrigação por aspersão 2009 (Capítulo de livro em preparação).

  • PERES, J. G. . Água e rendimento agrícola 2006 (Capítulo de livro em preparação).

  • FRIZZONE, J. A. ; PERES, J. G. ; BOTREL, T. A ; NETO, D. D ; MANFRON, P . Curso de Manejo de Irrigação em Viveiros Florestais. Piracicaba: Agroflorestal, 2003 (Apostila).

  • PERES, J. G. ; PEREIRA, A. R. ; GONÇALVES, A. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Determinação das necessidades de água dos cultivos protegidos. Araras - SP: DRNPA/CCA/UFSCar, 1999 (Apostila).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZACARIAS, C. A. B. ; ROCHA, H. M. ; PERES, J. G. ; ASSIS, M. N. P. ; LOURENCO, S. ; GOEDERT, W. . Programa Nacional de Pesquisa de Cana-de-Açúcar. 1989.

PERES, J. G. . Projeto Guaíra: 2ª Etapa do Projeto Executivo de Irrigação. 1979.

PERES, J. G. . Projeto Guaíra: 1ª Etapa do Projeto Executivo de Irrigação. 1978.

PERES, J. G. . Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica do Projeto de Irrigação de Guaíra. DAEE, São Paulo. 1976.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Determinação do consumo de água e dos coeficientes de cultura da cenoura (Daucus carota) cultivada em estufa agrícola na região de Araras-SP, Descrição: Esta pesquisa foi conduzido na área experimental do CCA-UFSCar, campus de Araras-SP, dentro da linha de pesquisa Determinação das necessidades de água dos cultivos protegidos. Ela teve como objetivos principais a determinação do consumo de água e a estimativa dos coeficientes de cultura nos diferentes estádios vegetativos da cenoura. O consumo de água da cenoura foi determinado através de dois lisimetros de pesagem, enquanto que a evapotranspiração de referência foi estimada pelos modelos de Penman-Monteith, Penman e do tanque Classe A. Além da sua produtividade agrícola , também foi determinada a eficiência do uso da água pela cenoura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Guillherme Baroni - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Apoio Intitucional ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2012 - 2014

    Modelos de determinação de índice de qualidade de solo (IQS) para área de cerrado no estado de São Paulo, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo entender os processos envolvidos e selecionar o modelo mais adequado e prático para a determinação de índice de qualidade de solo (IQS) a ser utilizado para ecossistemas naturais preservados e degradados e para agroecossistemas degradados, tornando-o acessível para a interpretação da qualidade do solo (QS) nesses ambientes. A pesquisa será conduzida em cinco áreas - cerrado, cerrado antropizado, eucalipto, cana de açúcar e pastagem - localizadas dentro do campus central da Universidade Federal de São Carlos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Integrante / Fernando Guerra - Integrante / José Carlos Casagrande - Integrante / Márcio Roberto Soares - Integrante / Marisa de Cássia Piccolo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    Avaliação de modelos para a estimativa das radiações global e líquida na região de Araras-SP, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar e propor modelos agro climatológicos para a determinação da radiação global (RS) e da radiação líquida (Rn) para a região de Araras-SP, utilizando como variedades independentes a temperatura máxima e mínima diária do ar atmosférico. Numa primeira etapa s Rs e a Rn foram estimadas a partir da modelos disponíveis na literatura especializada. Numa segunda etapa, foram propostos modelos específicos para a região de Araras-SP,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Emerson S. Alleva - Integrante / João Paulo da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Coeficientes de cultura do almeirão pão de açúcar (Cchorium intybus L.) cultivada em cultivo protegido na região de Araras-SP, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). O objetivo deste trabalho de pesquisa foram determinar o consumo de água da cenoura nos seus diferentes estádios vegetativos e estimar os respectivos coeficientes de cultura. O consumo de água da cenoura foi obtido através de dois lisimetros de pesagem de alta exatidão e precisão, enquanto para a evapotranspiração de referência foi estimada pelos modelos de Penman-Monteith, Penman e do tanque Classe A. Além da produtividade da cultura da cenoura também foi determinada a eficiência do uso da água do almeirão pão de açúcar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Eugênio Lucca Neto - Integrante / Mauro Spagnhol - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Determinação do consumo de água e dos coeficientes de cultura do almeirão pao de açucar (Cichorium intybus, L) cultivado sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido na região de Araras-SP, Descrição: Esta pesquisa foi conduzida na área experimental do CCA-UFSCar, campus de Araras-SP, fazendo parte . Ela teve como objetivos a determinação do consumo de água e a estimativa dos coeficientes de cultura nos diferentes estádios vegetativos do almeirão pão de açúcar . O consumo de água do almeirão pão de açúcar foi obtido através de dois lisimetros de pesagem, enquanto que a evapotranspiração de referência foi estimada pelos modelos de Penman-Monteith, Penman e do tanque Classe A. Além da produtividade agrícola, também foi determinada a eficiência do uso da água pelo almeirão pão de açúcar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Eugênio Lucca Neto - Integrante / Mauro Spagnhol - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Projeto de Irrigação por Gotejamento Enterrado da Cana de Açúcar - PIGOCANA, Descrição: Este projeto de pesquisa está sendo conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de São Carlos, que está localizado em em Araras-SP. O experimento, desde a sua montagem, em 25/10/2012, tem contado com a cooperação técnica e financeira da empresa NaanDan Jain Ind. Com. Equip. de Irrigação Ltda, com sede em Leme-SP. O experimento foi programado para ter uma duração de quatro cortes, correspondentes uma cana planta e três socarias. O delineamento experimental utilizado no ensaio é o de blocos casualizados em um esquema fatorial 5 x 4, com os fatores variedades (5 níveis) e laminas de irrigação (4 níveis) e três repetições para cada tratamento. A variedades de cana de açúcar e as lâminas de irrigação utilizadas no experimento são as seguintes: RB 5902, RB 7515, RB 5536 e RB 6928; 0 % ECA, 50 % ECAS, 100 % ECA e 150 % ECA, onde ECA é a evaporação do tanque CLasse A. O sistema de irrigação utilizado no ensaio é o de gotejamento enterrado, com emissores autocompensantes espaçados de 0,50 m. O objetivo principal do experimento é verificar os impactos do sistema de gotejamento enterrado no consumo de água e na produtividade agrícola e industrial da cana de açúcar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Leandro R. J. Lance - Integrante., Financiador(es): NaanDan Jain Brasil Com. Ind. Equipamentos de Irrigação Ltda - Cooperação / Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2013

    Estudo da viabilidade de reuso de água residuária tratada no meio rural: efeitos qualitativos na cultura e no solo, Descrição: A reutilização do efluente de esgoto tratado para reduzir o uso e preservar os mananciais para irrigação tem sido de grande interesse na agricultura. O uso planejado, além de constituir fonte de água para culturas agrícolas, possui elementos essenciais para a fertilidade dos solos e proteção ao meio ambiente, economizando água e reduzindo a poluição dos meios hídricos receptores destes efluentes. O uso não regulamentado da prática do reúso de água pode acarretar a contaminação do solo por nitratos, agentes químicos e biológicos, que colaboram para o aumento da salinidade, sodicidade, metais pesados e contaminação patogênica, degradando o meio ambiente e contaminando aqüíferos subterrâneos. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da disposição de água residuária tratada em uma estação compacta por leito de raízes em um sistema solo-planta, objetivando ter: um acréscimo no rendimento da cultura através da irrigação utilizando água de reúso e um produto com qualidade adequada ao consumo humano com sustentabilidade do processo. Para isso, será realizado em laboratório um experimento em condições controladas, onde serão utilizados 15 corpos de prova divididos em 3 grupos de 5 para que ocorra a replicabilidade do experimento. A quantidade de água a ser aplicada em cada um dos 5 corpos de prova será de 1,29L, 2,58L, 3,87L, 5,16L e 6,45L respectivamente. Desta forma será simulado uma condição em que no primeiro corpo de prova seja aplicada água para suprir a demanda hídrica equivalente a um ciclo da cultura, e nos demais, dois, três, quatro e encerrando o quinto corpo de prova com o equivalente a cinco ciclos. Destas amostras serão realizadas análises para determinação das características químicas e físicas do solo. Numa segunda parte será conduzido em condições de campo um ensaio com a cultura da alface visando avaliar o efeito no solo após a aplicação de água de reúso. Espera-se com este trabalho chegar a uma avaliação da utilização da água de reúso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Reinaldo Gaspar Bastos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Avaliação da influência da vinhaça na condutividade hidráulica e no diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa utilizando permeâmetros de carga hidráulica constante, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi avaliar utilizando permeâmetro de carga hidráulica constante os impactos da aplicação de doses crescentes de vinhaça e do fator tempo de pós aplicação do efluente no solo na condutividade hidráulica saturada e do diâmetro de poro equivalente de um solo de textura argilosa. O delineamento experimental foi de parcelas subdivididas, com três repetições, que combinou dosagens de vinhaça com o tempo transcorrido após a aplicação do efluente no sono solo. Os tratamentos consistiram da aplicação de 0, 250, 500, 750 e 1.000 m3/há de vinhaça, enquanto que as avaliações foram feitos aos0, 2, 4 e 6 meses após a aplicação do efluente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Emerson S. Alleva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Determinação dos coeficientes de cultura do meloeiro (Cucumis melo L,) cultivado em estufa plástica, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Esta pesquisa foi conduzida para determinar os coeficientes de cultura do meloeiro cultivado em estufa e irrigado por gotejamento. No experimento foram utilizados dois híbridos de meloeiro, o híbrido HD-90 e o h´brido Louis. A evapotranspiração da cultura foi medida através dos lisimetros de pesagem e a evapotranspiração de referencia por meio dos modelos de Penman-Monteith, do tanque Classe A, e Penman. Além da produtividade dos cultivares, também foram analisados sua resistência a pragas e doenças e, principalmente, a eficiência do uso da água pelos híbridos estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Leandro Marcussi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Comparação entre métodos utilizados para a obtenção da condutividade hidráulica, Descrição: Este experimento foi realizado utilizando os equipamentos adquiridos via FAPESP ( 19996/10571-8). O objetivo deste trabalho foi comparar três métodos utilizados para a determinação da condutividade hidráulica saturada do solo. Os métodos estudados foram o do permeâmetro Guelph, do permeâmetro de carga constante utilizando amostras indeformadas e do permeâmetro de carga constante utilizando amostras deformadas. Estas determinações se fizeram em quatro ambientes: solo argiloso sem cobertura vegetal, cana de açúcar em solo argiloso,, cana de açúcar com cobertura vegetal e mata.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Leandro Marcussi - Integrante / Rafael D. M. Fernandes - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Determinação dos coeficientes de cultura do pepino japonês (Cucumis sativus) cultivado em estufa de polietileno de baixa densidade, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Esta pesquisa foi conduzida para determinar os coeficientes de cultura do pepino japonês cultivado em estufa e irrigado por gotejamento. No experimento foram utilizados dois cultivares de pepino japonês, os híbridos Hokushin e Tsuyataro. A evapotranspiração da cultura foi medida através dos lisimetros de pesagem e a evapotranspiração de referencia por meio dos modelos de Penman-Monteith, do tanque Classe A, e Penman. Além da produtividade dos cultivares, também foram analisados sua resistência a pragas e doenças e, principalmente, a eficiência do uso da água pelos híbridos estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Leandro Marcussi - Integrante / Ettore Vanzetti - Integrante / João Paulo Buzo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Determinação do consumo de água e da produtividade de duas cultivares de pepino japonês (Cucumis sativus) cultivada sob irrigação por gotejamento em ambiente protegido, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Esta pesquisa foi conduzida para determinar o consumo de água e os coeficientes de cultura do pepino japonês cultivado em estufa e irrigado por gotejamento. No experimento foram utilizados dois cultivares de pepino japonês, os híbridos Hokushin e Tsuyataro. Além da produtividade dos cultivares, também foram analisados sua resistência a pragas e doenças e, principalmente, a eficiência do uso da água pelos híbridos estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Ettore Vanzetti - Integrante / João Paulo Buzo - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Viabilidade de água residuária tratada na agricultura: efeitos qualitativos da cultura e do solo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudinei Fonseca Souza em 03/05/2016., Descrição: A reutilização do efluente de esgoto tratado para reduzir o uso e preservar os mananciais para irrigação tem sido de grande interesse na agricultura. O uso planejado, além de constituir fonte de água para culturas agrícolas, possui elementos essenciais para a fertilidade dos solos e proteção ao meio ambiente, economizando água e reduzindo a poluição dos meios hídricos receptores destes efluentes. O uso não regulamentado da prática do reuso de água pode acarretar a contaminação do solo por nitratos, agentes químicos e biológicos, que colaboram para o aumento da salinidade, sodicidade, metais pesados e contaminação patogênica, degradando o meio ambiente e contaminando aquíferos subterrâneos. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da disposição de água residuária tratada em uma estação compacta por leito de raízes em um sistema solo-planta, objetivando ter: um acréscimo no rendimento da cultura através da irrigação utilizando água de reúso e um produto com qualidade adequada ao consumo humano com sustentabilidade do processo. Para isso, será realizado em laboratório um experimento em condições controladas, onde serão utilizados 15 corpos de prova divididos em 3 grupos de 5 para que ocorra a replicabilidade do experimento. A quantidade de água a ser aplicada em cada um dos 5 corpos de prova será de 1,29L, 2,58L, 3,87L, 5,16L e 6,45L respectivamente. Desta forma será simulado uma condição em que no primeiro corpo de prova seja aplicada água para suprir a demanda hídrica equivalente a um ciclo da cultura, e nos demais, dois, três, quatro e encerrando o quinto corpo de prova com o equivalente a cinco ciclos. Destas amostras serão realizadas análises para determinação das características químicas e físicas do solo. Numa segunda parte será conduzido em condições de campo um ensaio com a cultura da alface visando avaliar o efeito no solo após a aplicação de água de reuso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Integrante / Claudinei Fonseca Souza - Coordenador / Reinaldo Gaspar Bastos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    Determinação do consumo de água da alface crespa crocante (Lactuca sativa L.) cultivada sob gotejamento em estufa plástica, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). O objetivo deste trabalho de pesquisa foi determinar o consumo de água do almeirão pão de açúcar nos seus diferentes estádios vegetativos. O consumo de água do almeirão pão de açúcar foi obtido através de dois lisimetros de pesagem de alta exatidão e precisão. Além da produtividade da cultura da cenoura também foi determinada a eficiência do uso da água cenoura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Lucas A. S. Gírio - Integrante / Augusto Y. P. Ohashi - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Avaliação do tipo de bandeja na formação e naprodutividade de cultivares de rúcula (Eruca sativa L.), Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do tipo de bandeja na qualidade da muda e na produtividade da cultura da rúcula. Os tratamento consistiram da combinação de duas cultivares de rúcula com três tipos de bandeja. As variáveis observadas foram o comprimento da parte aérea, do sistema radicular, a massa seca da parte aérea da planta e a produtividade da cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Leandro Marcussi - Integrante / Donizetti A. Paes Júnior - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Avaliação da influência da peletização na produtividade da alface crespa crocante (Lactuca sativa L.) cultivada em ambiente protegido, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Recursos financeiros eventuais foram providos pelo coordenador (Prof. José Geanini Peres) do Projeto de Extensão Caracterização físico-hídrica de solo ( Proc. 23112.001034/2000-60). Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência da peletização das sementes no desenvolvimento e produtividade da cultivar de alface crespa crocante cultivada em ambiente protegido. Os tratamentos consistiram na utilização de sementes peletizadas e sementes nuas, sendo que a principal observação feita foi quanto a produtividade da cultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Lucas A. S. Gírio - Integrante / Augusto Y. P. Ohashi - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Avaliação da operacionalidade de sensores Watermark na determinação do potencial matricial e da umidade do solo, Descrição: Este experimento foi conduzido utilizando as facilidade laboratoriais do DRNPA-CCA-UFSCar para testar a eficiência do equipamento Watermark na determinação/estimativa do potencial mátrico da água do solo. Também foi testada a curva de calibração utilizada pelo equipamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Waldemar M. Eleutério Netto - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Determinação da relação vazão-pressão de um tubo gotejador, Descrição: Esta pesquisa foi conduzida no Laboratório de Hidráulica Agrícola do DRNPA?CCA/UFSCar e teve como objetivos a determinação da relação pressão-vazão e dos coeficiente de variação de fabricação de um tubo gotejador comercial, de ampla utilização e facilmente encontrável no mercado brasileiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Diogo L. Faria - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1999 - 1999

    Estudo dos efeitos de uma estufa de polietileno transparente de baixa densidade na radiação solar, na temperatura e na umidade do ar, Descrição: As informações relativas às modificações causadas pelas estufas plásticas nos principais parâmetros climáticos são escassas nas condições brasileiras. Por esta razão, esta pesquisa teve como objetivo detectar e quantificar as alterações ocorridas na intensidade da radiação solar, na temperatura e na umidade relativa do ar causadas por estufas com cobertura de polietileno transparente de baixa densidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Marcos Siqueira Netto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1998 - 1998

    Determinação dos coeficientes de cultura da alface (Lactuca sativa L.) cultivada em estufa de polietileno transparente de baixa densidade, considerando-se duas épocas de plantio, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi estimara evapotranspiração de referência (ETo) através da aplicação dos modelos de Penman FAO 24, tanque Classe A e Penman-Monteith FAO 56. A evapotranspiração da cultura (ETC), sinônimo de consumo de água pela planta, foi determinada através de dois lisimetros de pesagem de alta exatidão e precisa. Os coeficientes de cultivo (Kc) para cada um dos ciclos fenológicos da alface foram obtidos dividindo-se, para cada período, ou seja, Kc=ETc/ETo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Rafael Fernandes de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1997 - 1998

    Determinação das necessidades de água dos cultivos protegidos, Descrição: Toda a infraestrutura e os equipamentos utilizados no desenvolvimento deste projeto foram adquiridos através dos recursos financeiros obtidos junto à Fapesp (Proc.96/6275-4). Este projeto de pesquisa teve somo objetivos principais a determinação do consumo de água da cultura da alface cultivada em ambiente protegido. O consumo de água foi medido através de dois lisimetros de pesagem. O projeto também levou em consideração as oportunidades de aprendizado dos alunos de graduação envolvidos no projeto no tocante a instalação, manejo e operação dos equipamentos meteorológicos e dos lisimetros de pesagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Alexandre Ortega Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1997 - 1998

    Estudo comparativo entre dois métodos de amostragem de solo para levantamento de sua curva de retenção de água, Descrição: A forma de amostragem de solo para o levantamento da sua curva de retenção de água é de fundamental importância para sua qualidade. A utilização de amostras indeformadas é a forma desejável de amostragem, porem ela é de difícil execução e consumidora de tempo. Em razão disse, a utilização de amostras deformadas é prática bastante comum. Neste trabalho se compararão os resultados obtidos nestes dois tipos de amostragem, considerando solo de textura argilosa e arenosa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Ariovaldo A A Lucas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1996 - 1998

    Recuperação e modernização do laboratório de física de solo, Descrição: Este projeto teve como objetivo modernizar o Laboratório de Física de Solo do DRNPA-CCA-UFSCar tanto através da aquisição de equipamentos novos, quanto da substituição daqueles que se encontravam quebrados e/ou obsoletos. Foram adquiridos no exterior extratores de umidade Richards de 5 e 15 bar; compressor de ar (295 ps1; 20 atm.), placas porosas de 1, 3 , 5 e 15 bar, manifolds e reguladores de pressão. Também foram adquiridos uma bomba de Scholander e um permeâmentro Guelph. Também foi adquirida um a sonda de TDR, marca Trase da Soil Moisture, No mercado nacional foram adquiridos cilindros de infiltração, aparelhos de ar condicionado, extratores de umidade de solo e um permeâmetro de bancada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Ariovaldo A A Lucas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1996 - 1998

    Determinação da necessidade de água dos cultivos protegidos, Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo a determinação do consumo de água e dos coeficientes de cultura da cultura da alface cultivada sob irrigação em condições de ambiente protegido, no caso, uma estufa plástica. O consumo de água e a evapotranspiração da cultura foi determinada utilizando-se dois lisimetros de pesagem, enquanto que a evapotranspiração de referência foi estimada por meio de diferentes métodos agro climatológicos como, por exemplo, Penman-Monteith, Penman, tanquie Classe A e Hargreaves entre muitos outros. Com os recursos financeiros obtidos neste projeto foram adquiridas duas estações meteorológicas automáticas completas, uma estufa plástica, construídos dois lisimetros de pesagem e cercada toda a área de interesse do projeto. Esta infraestrutura de pesquisa foi utilizada na condução de mais dez experimentos afins, o que certamente gerou um dos maiores acervos deste tipo de informação. A minha linha de pesquisa Determinação da necessidade de água dos cultivos protegidos se tornou possível com a aquisição destes equipamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jose Geanini Peres - Coordenador / Júlio Cesar de Oliveira - Integrante / Alexandre Ortega Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Patrono da XVIII Turma de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar, Comissão de Formatura.

2009

Patrono da XIII Turma de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar, Comissão de Formatura.

2008

Patrono da XII Turma do Curso de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar, Comissão de Formatura.

2007

Paraninfo da X Turma do Curso de Engenharia Agromonica do CCA-UFSCar, Comissão de Formatura.

2006

Professor homenageado, Associaçao do Ex-Alunos CEA-CCA-UFSCar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA. , AC Araras, Rural, 13600970 - Araras, SP - Brasil - Caixa-postal: 153, Telefone: (19) 35432616, Ramal: 2616, Fax: (19) 35432617

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado Nível 4, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado Nível 3, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado Nível 2, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível 4, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1991 - 1993

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível 2, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1991 - 1991

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1997

      Direção e administração, Departamento de Recursoa Naturais e Proteção Ambiental, .,Cargo ou função, Responsável tecnico e administrativo da Estação Meteorológica Automática do DRNPA/CCA.

    • 01/1997

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Responsável técnico e administrativo do Laboratório de Hidráulica Agrícola.

    • 01/1993

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras - CCA, .,Cargo ou função, Responsável técnico e administrativo do Laboratório de Física de Solo - LFS.

    • 01/1993

      Ensino, Engenharia agronomica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HIDRAULICA AGRICOLA, IRRIGAÇÃO e DRENAGEM, RELACOES HIDRICAS NO SISTEMA SOLO-PLANTA-ATMOSFERA

    • 01/1991

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROGRAMA DE EXTENSAO "CARACTERIZACAO FISICO-HIDRICA DE SOLOS".

    • 01/1991

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do DRNPA.

    • 01/1991

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1991

      Serviços técnicos especializados , Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Serviço realizado, Realização de análises físico-hídricas de solo.

    • 01/1991

      Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Serviço realizado, Consultoria e assessoria e técnica para aproveitamento agrícola dos resíduos líquidos da agroindustria canavieira.; Consultoria e assessoria técnica em aproveitamento múltiplo dos recursos hídricos; Consultoria e assessoria técnica para elaboração, implantação e operação de projetos de irrigação e drenagem.

    • 06/2012 - 04/2014

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Membro Suplente do do Conselho de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente..

    • 01/2010 - 04/2014

      Ensino, Agricultura e Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Hídricas no sistema solo-planta-atmosfera

    • 12/2010 - 09/2011

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente..

    • 06/2011 - 06/2011

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho do Prof. Dr. Claudinei F. Souza (Ato CCA 225, de 14/06/2011).

    • 12/2000 - 12/2008

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos, .,Cargo ou função, Representante suplente do DRNPA na Camara de Extensão do CEPE..

    • 03/2003 - 03/2006

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Extensão-CAEx.

    • 06/2004 - 06/2005

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Representante titular da CCEA na Comissão de Espaço Físico (Ato CCA 082/04, de 15/06/2004)..

    • 04/2004 - 04/2005

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Representante titular da CCEA-CCA na Comissão para estudar a viabilidade da implantação de um novo curso de graduação no âmbito do CCA (Ato CCA081/04, 19/04/2004).

    • 11/2003 - 11/2004

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Engenharia Agronômica (ATO CCA 072/03)..

    • 11/2003 - 11/2004

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Interdepartamental (CId) do CCA-UFSCar..

    • 11/2003 - 10/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias: campus de Araras-SP, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Reformulação Curricular e Estruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar (ATOS CCA 072/03 e 073/03).

    • 07/2002 - 07/2004

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Representante suplente do DRNPA na Comissão de Planejamento Agrícola - COPAGRI (ATO CCA 063/02)..

    • 03/2004 - 03/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias: campus de Araras-SP, .,Cargo ou função, Coordenador da Calourada 2004 do curso de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar..

    • 11/2002 - 11/2003

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Engenharia Agronômica do CCA-UFSCar (ATO CCA 065/02).

    • 04/2002 - 04/2003

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Representante titular do DRNPA na Comissão de Pós-Graduação (Ato CCA 59/2, de 04 de abril de 2002)..

    • 04/2002 - 04/2003

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias de Araras-SP, .,Cargo ou função, Representante titular da CCEA-UFSCar na Comissão de Estudos para Implantação de um novo curso de graduaçãono âmbito do CCA.(Ato CCA081/04, de 19/04/2004)..

    • 03/2001 - 03/2003

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário da UFSCar (Ato Administrativo da Presidência 537/2001).

    • 01/2001 - 01/2003

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Membro do Conselho InterDepartamental-CID.

    • 01/2001 - 01/2003

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias da UFSCAR, Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental do CCA.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Recursoa Naturais e Proteção Ambiental (Portaria GR 004/01).

    • 10/1996 - 10/1996

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos, .,Cargo ou função, Coordenados do Sessão no IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar..

    • 05/1993 - 07/1995

      Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos/Centro de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Representante do DRNPA no Conselho de Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica.

    • 05/1992 - 05/1994

      Direção e administração, Centro de Ciências Agrárias: campus de Araras-SP, .,Cargo ou função, Representante suplente do CCA no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSCar (Ato Administrativo da Presidência do CEPE 132/92).

    • 08/1992 - 09/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Consulta para a escolha do Diretor e Vice-Dietor do CCA-UFSCar.(Of. CCA/Gab 281/92 de 28/08/1992).

    • 05/1990 - 06/1990

      Direção e administração, Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Interinstutucional para incorporação do Planalsucar de São Paulo pela UFSCar (Portaria GR 246/90, de 25/05/1990).

  • 1980 - 1990

    Programa Nacional de Melhoramento de Cana de Açúcar

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar-Planalsucar foi o braço tecnológico do Instituto do Açúcar e do Álcool-IAA responsável pela geração de novas tecnologias para a cultura da cana-de-açúcar. Criado em 1971, em pleno regime militar, o Planalsucar tinha como objetivo aumentar a produtividade e a qualidade tecnológica da cana-de-açúcar, dados os baixos índices, de então, de rendimento agrícola e industrial. As atividades desenvolvidas pelo Planalsucar objetivavam desenvolver tecnologias modernas para o setor sucroalcooleiro, com destaque para a geração de novas variedades de cana-de-açúcar. O Planalsucar contava como uma Superintendência Geral em Piracicaba - SP, e quatro Coordenadorias Regionais localizadas em Araras-SP, Carpina-PE, Maceió - AL e em Campos dos Goytacazes - RJ, além de várias estações experimentais espalhadas pelo Brasil e ligadas a essas Coordenadorias. Com laboratórios localizados em várias regiões canavieiras do país, durante a sua curta existência, pois foi extinto em 1990, o Planalsucar desenvolveu variedades de cana-de-açúcar de alta qualidade tecnológica, que revolucionaram o setor sucroalcooleiro brasileiro. No período, como eu tinha larga experiência na elaboração de projetos de irrigação, fui contratado para coordenar dois grandes estudos técnicos ligados à região de Campos dos Goytacazes - RJ, a saber: Cobertura e levantamento aerofotogramétrico da região Norte Fluminense e Projeto de irrigação da cana-de-açúcar na região Norte Fluminense-PROJIR. Posteriormente, com o término destes grandes projetos, fui integrado na estrutura organizacional da Superintendência Geral, onde desenvolvi várias atividades importantes pra a instituição e para minha formação profissional, que ali recomeçava em um campo de conhecimento novo para mim.

    Atividades

    • 08/1986 - 05/1990

      Direção e administração, Superintendência Geral do PLANALSUCAR, .,Cargo ou função, CHEFE DA DIVISAO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (Ato SUPER 393, de 29/08/1986)..

    • 01/1989 - 04/1989

      Direção e administração, Instituto do Açúcar e do Alccol - IAA, .,Cargo ou função, Membro da Comissão designada pela Secretaria Nacional de Produção/MA e Instituto do Açúcar e do Álcool/MDIC para elaboração de proposta para criação do Programa Nacional de Pesquisa da Cana de Açúcar..

    • 08/1982 - 12/1983

      Direção e administração, Superintendência Geral do PLANALSUCAR, .,Cargo ou função, SUPERVISOR DE PROJETOS INTEGRADOS (Ato SUPER 275, de 02/08/1982)..

    • 05/1981 - 08/1982

      Direção e administração, Superintendência Geral do PLANALSUCAR, .,Cargo ou função, GERENTE CENTRAL DO PROJETO VINHACA (Ato SUPER246, de 05/06/1981)..

    • 06/1981 - 06/1982

      Direção e administração, Instituto do Açúcar e do Alccol - IAA, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Concorrência para Contratação de Empresa de Colsultoria para Elaboração do Projeto de Irrigação e Drenagem da Cana de Açúcar na Região Norte Fluminense (Portaria IAA 194 de 1981)..

    • 04/1981 - 04/1982

      Direção e administração, Instituto do Açúcar e do Alccol - IAA, .,Cargo ou função, Vice-Presidente da Comissão de Concorrência para Contratação de Empresa par Prestação de Serviços de Cobertura e Reatituição Aerofotogramétrica para a Região Norte Fluminense (Portaria IAA 095, de 21/04/1981)..

  • 1974 - 1980

    Proenge - Projetos e Serviços de Engenharia Ltda

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agronomo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Na década de 70, o Departamento de Águas e Energia - DAEE, autarquia da Secretaria de Obras e do Meio Ambiente do governo do estado de São Paulo, desenvolveu um grande esforço visando à implantação da agricultura irrigada em grande escala no Estado de São Paulo. Dentre os estudos técnicos de irrigação patrocinados pelo DAEE, destacam-se os seguintes: Diagnóstico Básico de Irrigação do Estado de São Paulo (1973); Plano Diretor de Irrigação da Bacia do Rio Pardo (1974); Estudo de viabilidade técnico-econômica do projeto de irrigação de Guaíra (1977); Projeto Guaíra. Projeto Executivo de irrigação-1ª Etapa (1978) e, finalizando, o Projeto Guaíra. Projeto Executivo de irrigação-2ª Etapa (1979). Para a realização destes estudos, o DAEE contou com a assessoria técnica das empresas de consultoria brasileiras MASTER. Engenharia e Consultoria Ltda e PROENGE- Projetos e Serviços de Engenharia Ltda, as quais, por sua vez, estavam consorciadas com empresa de consultoria inglesa Sir Macdonald & Partners, que era, de fato, a real detentora do conhecimento sobre a elaboração de projetos de irrigação. Minha participação nesses estudos foi intensa e meu aprendizado profissional ainda maior. No Estudo de Viabilidade e no Projeto Executivo de Irrigação-1ª Etapa fui responsável pela realização dos estudos de climatologia, hidrologia e irrigação; no Projeto Executivo de Irrigação-2ª Etapa fui responsável pelos mesmos estudos e ,também, acumulei a função de Coordenador Geral do Projeto. Também é importante destacar que no período de 1978 a 1980 também ocupei da Gerência do escritório da PROENGE na cidade de São Paulo-SP.

    Atividades

    • 01/1978 - 12/1980

      Direção e administração, PROENGE. Projetos e Serviços de Engenharia Limitada, .,Cargo ou função, Gerente da Filial da PROENGE sediada em São Paulo-SP.

    • 12/1978 - 12/1979

      Direção e administração, PROENGE. Projetos e Serviços de Engenharia Limitada, .,Cargo ou função, Coordenador da equipe técnica encarregada da elaboração do Projeto Executivo de Irrigação - 2ª Etapa do Projeto Guaíra ..

    • 01/1977 - 12/1977

      Direção e administração, PROENGE. Projetos e Serviços de Engenharia Limitada, .,Cargo ou função, Membro da equipe técnica encarregada da elaboração do Projeto Executivo de Irrigação - 1ª Etapa do Projeto Guaíra ..

    • 06/1974 - 12/1976

      Direção e administração, PROENGE. Projetos e Serviços de Engenharia Limitada, .,Cargo ou função, Membro da equipe encaregada da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica do Projeto de Irrigação de Guaíra.

  • 1970 - 1974

    Companhia Agrícola Imobobiliária e Colonizadora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A Companhia Agrícola Imobiliária e Colonizadora-CAIC era uma empresa de economia mista ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, que tinha abrangência estadual através dos seu Postos de Mecanização Agrícola, os quais eram sediados nas principais cidades do interior paulista. A CAIC tinha como foco principal prestar serviços de moto-mecanização para os proprietários rurais, para os quais realizava serviços de limpeza (desmatamento) e preparo de áreas (aração e gradagem) para a exploração agrícola. Ela também prestava serviços de serviços de terraplanagem, bem como projetava e construía barragens de terra de pequeno porte e realizava serviços de drenagem/saneamento de áreas alagadas. Estes serviços eram coordenados pela Divisão de Drenagem, Barragens e Obras Complementares-DDBOC. A CAIC mantinha uma Escola de Tratoristas na cidade de Pirassununga-SP, onde eram realizados cursos de capacitação profissional, através de cursos de formação e treinamento de tratoristas para maquinaria pesada, principalmente tratores de esteira.

    Atividades

    • 01/1972

      Direção e administração, Companhia Agrícola Imobiliária e Colonizadora, .,Cargo ou função, Chefe da Divisão de Drenagem, Barragens e Obras Complementares-DDBOC.

    • 01/1971

      Direção e administração, Companhia Agrícola Imobiliária e Colonizadora, .,Cargo ou função, Técnico da Divisão de Drenagem, Barragens e Obras Complementares-DDBOC.

    • 01/1970

      Direção e administração, Companhia Agrícola Imobiliária e Colonizadora, .,Cargo ou função, Responsável pela Escola de Tratoristas de Pirassununga.

  • 1969 - 1970

    Banco de São Paulo SA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    No Banco de São Paulo fui assessor técnico da Carteira de Crédito Rural, onde era o responsável pela análise da viabilidade técnica e econômica das solicitações de empréstimo rural feitas ao Banco.

    Atividades

    • 01/1969

      Direção e administração, Banco de São Paulo SA, .,Cargo ou função, Assessor da Carteira de Crédito Rural.

  • 2012 - 2014

    Centro de Energia Nuclear na Agricultura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Realização de serviços laboratoriais na área de física de solos.