Diana Costa Diniz
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professora adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Bacabal no Maranhão. Exerce a docência em disciplinas da área de Fundamentos da Educação, Política, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo. Realiza estudos e pesquisas sobre Formação de professores.
Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUUAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA d
2017 - 2020
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO: reflexões e críticas a partir da experiência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA
Evandro Luiz Ghedin. Palavras-chave: Formação de professores; EDUCAÇÃO DO CAMPO; Curso de Licenciatura em Educação do Campo; Ciências da Natureza e Matemática.
Mestrado em Educação
2007 - 2009
Universidade Federal do Maranhão
Título: A pesquisa como princípio formativo no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão
Orientador: Drª Francisca das Chagas Silva Lima
, Ano de Obtenção: 2009.Palavras-chave: : Formação, pesquisa, Curso de Pedagogia..Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Graduação em Pedagogia
1998 - 2003
Universidade Federal do Maranhão
Título: Educação para a ciência: O Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: Prof.ª Msc. Edinólia Portela Gondim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2009 - 2009
EDUCAÇÃO E CRISE DO CAPITAL: AS CONSEQUÊNCIAS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (EPT). (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2004 - 2004
A ESCOLA PODE SER ENTENDIDA COMO FATOR DE INCLUSÃO. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2001 - 2001
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE DINA. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2000 - 2000
Estatuto da criança e do Adolescente/FUNDEF. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; DINIZ, Diana Costa . I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE POLITICAS EDUCACIONAIS. 2023. (Outro).
DINIZ, Diana Costa . I Encontro do PIBID-RP da UFMA (2022-2024). 2023. (Outro).
DINIZ, Diana Costa . III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2018. (Outro).
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA/ I SEMANA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. 2017. (Outro).
DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; BARROS, A.H. C. ; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON ; MOLINA, M. C. ; BASTOS, M. D. ; AZAR, Z. S. . VII SEMINÁRIO NACIONAL DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇAO DO CAMPO. 2017. (Outro).
DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . III SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO. 2017. (Outro).
DINIZ, Diana Costa . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).
COUTINHO, A. F. ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; DINIZ, Diana Costa . II ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÃO AGRÁRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO. 2012. (Outro).
DUBLANTE, Carlos André ; DINIZ, Diana Costa ; EVERTON, J. L. S. . XVII Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET. 2012. (Outro).
DINIZ, Diana Costa . I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questões Agrárias e Educação do Campo. 2010. (Outro).
COUTINHO, A. F. ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; DINIZ, Diana Costa . I Encontro de Estudos e Pesquisas em Questão Agrária e Educação do Campo. 2010. (Outro).
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . II Seminário de Formação e Colação de grau do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão PRONERA UFMA/MST/ASSEMA. 2009. (Outro).
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . Etapa Especial de Escolarização em Comemoração aos 10 anos do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2008. (Outro).
DINIZ, Diana Costa ; ROCHA, Valéria Lopes Rdorigues ; COUTINHO, A. F. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. ; MUNIZ, M. C. L. . Seminário em comemoração aos 10 anos do PRONERA. 2008. (Outro).
DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . II Seminário de Conclusão do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do Campo no Estado do Maranhão. 2006. (Outro).
Participação em eventos
I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS: Sociologia, Educação e Humanidades em tempos de reformas curriculares nacionais. II Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Humanas/Sociologia: Estágio e formação docente.O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CIÊNCIAS AGRÁRIA NA UFMA. 2019. (Seminário).
Diana Costa Diniz.A Pedagogia Histórico Criítica e a Educação do Campo: Perspectivas e Possibilidades. 2018. (Outra).
III Seminário Estadual de Educação do Campo no Maranhão.Experiências em Licenciatura e Extensão Educação do Campo no Maranhão: desafios e resistências na atual conjuntura. 2018. (Seminário).
II Semana Interdisciplinar de Educação e I Workshop do PET de Ciências Naturais - UFMA/Bacabal.A Pedagogia Histórico Crítica e a Educação do Campo: Perspectivas e Possibilidades. 2018. (Outra).
Encontro de História da Educação da Região dos Cocais: História da Educação e Práticas Educativas.Educação do Campo: História, Políticas e Práticas Pedagógicas. 2016. (Encontro).
Formação do Sub 7 ?Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil?. 2016. (Encontro).
II Encontro Maranhense dos Grupos PETs.O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TITORIAL ? PET CONEXÕES DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Encontro).
REUNIÃO PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SECADI. 2014. (Outra).
II ENCONTRO DE PROFESSORES DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNADES. 2013. (Encontro).
XVII Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET.PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: Significados e horizontes de mudança. 2012. (Encontro).
II ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS/ I ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PELA PESQUISA: uma metodologia de ensino. 2011. (Encontro).
II ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS/ I ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.A FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: os desafios para a superação da realidade. 2011. (Outra).
V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO BRASIL: Política de Estado?. 2011. (Outra).
V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do FUNDEF e FUNDEB para a educação do campo no Maranhão. 2011. (Outra).
I Encontro de Estudos e pesquisas sobre Questões Agrárias e Educação do Campo no Maranhão.Formação do Educador do Campo: realidade, desafios e perspectivas no Maranhão. 2010. (Seminário).
I Seminário Internaciona de Políticas Públicas em Educação na América Latina e Caribe. 2010. (Seminário).
IV Encontro Nacional do RONERA. 2010. (Seminário).
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).
II Seminário de Formação e Colação de grau do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão - PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2009. (Seminário).
Apresentação Oral na Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação.A centralidade da formação de professores no contexto das reformas educacionais. 2008. (Outra).
Encontro Estadual, Preparatório à VI CONFITEA - Conferência Internacional sobre Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Encontro).
III Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências/ I Colóquio Internacional de Educação/ II Seminário Arte e Imaginário na Educação.A pesquisa como princípio formativo no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. 2008. (Seminário).
Seminário de Pesquisa I: Aprofundando diálogos sobre procedimentos de pesquisa. 2008. (Seminário).
Seminário Estadual em Comemoração aos 10 anos do PRONERA. 2008. (Seminário).
Conferencia: Questões atuais da pesquisa em etnografia. 2007. (Outra).
III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2007. (Encontro).
III Seminário Nacional do PRONERA. 2007. (Seminário).
Palestra "Redefinindo a gestão educacional: as estratégias gerenciais na escola". 2007. (Outra).
Palestra "Redefinindo a gestão educacional". 2007. (Outra).
Seminário "Compromissos e Desafios da Pós-graduação em Educação: o ofício do pesquisador". 2007. (Seminário).
Seminário sobe A educação na América Latina: cenários, pressupostos e delineamentos. 2007. (Outra).
VII Encontro Humanístico.A formação docente: analisando as ações implementadas no Brasil. 2007. (Encontro).
VIII Encontro Humanístico.A centralidade da formação de professores no contexto das reformas educacionais. 2007. (Encontro).
Encontro de Professores e Supervisores que ingressaram em 2006 na rede estadual de ensino, 2006. 2006. (Encontro).
IV SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE E v ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO/RN.Projeto de Educação em Assentamentos e Áreas de Reforma Agrária no Estado do Maranhão - PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2006. (Encontro).
Seminário de Conclusão do Projeto de Eduucação de Jovens e Adultos do Campo no Estado do Maranhão - UFMA/MST/ASSEMA. 2006. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E COLAÇÃO DE GRAU DE EDUCADORES E DUCADORAS DA REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO MARANHÃO - UFMA/MST/ASSEMA. 2005. (Seminário).
I Seminário de Formação e Colação de Grau de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária no Estado do Maranhão - UFMA/MST/ASSEMA. 2005. (Seminário).
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).
II SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO BÁSICA. 2004. (Seminário).
Reunião Regional da SBPC-MA. 2004. (Outra).
I FORO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. 2003. (Outra).
III Fórum Internacional de Educação.Educação para a ciência: O ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. (Outra).
Seminário "Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 2002. (Encontro).
Seminário "PÓS MODERINIDADE, ÉTICA E EDUCAÇÃO". 2002. (Outra).
VI ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA - PROLER. 2002. (Encontro).
XIII Seminário de Iniciação Científica.A Escola de Aprendizdo Agrícola Cristino Cruz. 2002. (Seminário).
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste. 2001. (Encontro).
Seminário "A ESCOLA DE VIGOTSKI E A TEORIA HISTÓRICO-SOCIAL DA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
DINIZ, Diana Costa; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON; MACÊDO, Marinalva Sousa. FECHAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO MARANHÃO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BOTELHO, R. E. P.. A Relação Família-Escola e o Processo de Ensino Aprendizagem na Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, Município de Lago do Junco/MA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. ÊXODO RURAL JUVENIL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SANTA ROSA, BACURI/MA, NO PERÍODO DE 2009 a 2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. TERRA, POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA: O Assentamento Três Setúbal num Contexto Agrário de Disputa Histórica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
BARROS, A.H. C.; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON;DINIZ, Diana Costa. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ETNOMATEMÁTICA: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
BARBOSA, V. O.; BRAGANCA, S. Z.;DINIZ, Diana Costa. A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA REGIÃO IMEDIATA DE BACABAL: desvelando o perfil das vítimas e agressores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: processo de ensino e aprendizagem de matemática na escola família agrícola Antônio Fontenele, Lago do Junco - MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. PRÁTICAS AGRÍCOLAS DESENVOLVIDAS NO PA DIAMANTE NEGRO JUTAÍ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BARROS, A.H. C.; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON; MACÊDO, Marinalva Sousa. O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO EM ESCOLA QUILOMBOLA NO CAMPO a Experiência da Escola Ana Gonçalves Bastos - Município de Buriti/MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON; MACÊDO, Marinalva Sousa. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOM JESUS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BARROS, A.H. C.; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: instrumentos pedagógicos da Escola Família Irmã Rita Lore Wicklein. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. O TRABALHO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: a concepção dos educadores do campo com a formação em andamento no Curso de Pedagogia da Terra - PRONERA-UFMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. A AUSÊNCIA DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO NO ASSENTAMENTO MORADA NOVA BAIXA DO ARROZ: Consequências para a Educação do Campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. A política de Ensino Médio nas áreas de Reforma Agrária: o caso da escola Roseli Nunes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. RESGATE HISTÓRICO DA LUTA PELA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: no assentamento Balaiada município de Nina Rodrigues-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. EDUCAÇÃO DO CAMPO: avanços e desafios na escola municipal do povoado água branca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. EDUCAÇÃO DO CAMPO; entraes e desafios para sua concretização na escolas de educação básica do projeto de Assentamento Cipó Canaã, esperantinópolis-MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues;DINIZ, Diana Costa; ARAÚJO, CRISTINA CARDOSO. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA CASA FAMILIAR RURAL DE BARREIRINHAS-MAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA E MTM) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues;DINIZ, Diana Costa; MACÊDO, Marinalva Sousa. PEDAGOGIA DA ATERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CECÍLIA: realidade, limites e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA E MTM) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CECÍLIA: realidade, limites e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
MACHADO, Graças de Maria Belo Lima;DINIZ, Diana Costa. Considerações funcionais, histórico-conceituais sobre leitura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
MACHADO, Graças de Maria Belo Lima;DINIZ, Diana Costa. Identidade Racial em construção em sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
Gondim, Edinólia Portela;DINIZ, Diana Costa. O papel social das empresas no processo de escolarização e qualificação do trabalhador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
LAUANDE, Maria de Fátima Franco Ribeiro;DINIZ, Diana Costa. A internet como ferramenta de ensino: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, Mirian Santos de; DUBLANTE, Carlos André;DINIZ, Diana Costa. Reforma do ensino médio: uma análise da nova proposta curricular e suas implicações na realidade maranhense. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
SOUSA, Mirian Santos de; DUBLANTE, Carlos André;DINIZ, Diana Costa. O FUNDEF como estratégia de financiamento: Sim ou Não? - um estudo do Município de Codó - MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
CORREIA, Joelma Reis; Gondim, Edinólia Portela;DINIZ, Diana Costa. A alfabetização na educação de jovens e adultos no primeiro segmento: o processo alfabetizador na Unidade Integrada Antônio Vieira. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
MACIEL, Lindalva Martins Maia; ARAÚJO, Maria da Piedade Oliveira;DINIZ, Diana Costa. A escola comunitaria: Desafios e Oportunidades. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BOTELHO, R. E. P.. Concurso para Carreira do Magistério Superior. 2023. Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; MACÊDO, Marinalva Sousa; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Educação do Campo, Organização do Trabalho Pedagógico e Diversidade. 2022. Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; BARROS, A.H. C.; SILVA, CIBELLE CRISTINA LOPES. CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2015.
DINIZ, Diana Costa. Banca de seleção para novos bolsistas do grupo referente ao EDITAL Nº 01/2012.. 2012. Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, Diana Costa; MUNIZ, M. C. L.; GOMES, Palmira de Maria. PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO, NO ESTADO DO MARANHÃO. CURSO ESPECIAL DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA. 2007. Universidade Federal do Maranhão.
Orientou
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICOS NA ESCOLA DO CAMPO NAZARÉ CAVALCANTE; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Associativismo e Cooperativismo na Escola Família Agrícola - CEFA Manoel Monteiro; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
A AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E ASSOCIATIVISMO NA ACESA NA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
A Relação Família-Escola e o Processo de Ensino Aprendizagem na Escola Família Agrícola Antonio Fontenele, Município de Lago do Junco/MA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
TERRA, POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA: O Assentamento Três Setúbal num Contexto Agrário de Disputa Histórica; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PAULO FREIRE I; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
FECHAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO NO MARANHÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: instrumentos pedagógicos da Escola Família Irmã Rita Lore Wicklein; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA BOM JESUS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
O ENSINO EM TURMAS MULTISSERIADAS NA ESCOLA GONÇALVES DIAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O TRABALHO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR GONÇALVES DIAS NO MUNICÍPIO DE BARREIRINHAS-MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
A Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte no Maranhão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
As Implicações do Ensino Multisseriado do 2° ao 5° ano na Unidade Escolar Desembargador José Sarney, na Comunidade Centrinho do Acrísio Lago do Junco-M; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
O Currículo das Escolas do Campo: Um Estudo de caso na Escola Família Agrícola Renato Giunípero; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
O Ensino Multisseriado na Escola Municipal São Paulo no povoado Centro do Simboca Município de Esperantinópolis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia da Terra) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
Evasão Escolar nas séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Padre Fabio Bertagnolli; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
Evasão Escolar na 3 e 4 Etapas da EJA na Escola Municipal Padre Fábio Bertagnolli; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
A Pedagogia da Alternância dos CEFAS e seus Impactos na comunidade São José da Conquista; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Diana Costa Diniz;
Produções bibliográficas
-
DINIZ, Diana Costa ; Evandro Ghedin . Educação superior do campo: Reflexões e críticas da formação de professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA. REVISTA KIRI-KERÊ - PESQUISA EM ENSINO , v. 2, p. 1-476, 2020.
-
COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . Formaçao do Educador do Campo: a luta por uma pedagogia socialista na encruzilhada d mercado. Educere et Educare (Impresso) , v. 8, p. 75, 2013.
-
DINIZ, Diana Costa ; LIMA, F. C. S. . PARA ALÉM DA DESINTELECTUALIZAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA CRÍTICA AO RECUO DA TEORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 2, p. 1-19, 2010.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. ; MACÊDO, Marinalva Sousa . Formação de professores para escolas do campo: considerações sobre a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Maranhão. In: MOLINA, Mônica Castagna; HAJE, Salomão Mufarrej. (Org.). Licenciaturas em Educação no Campo [recurso eletrônico] : resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. 1ed.Santa Catarina: LANTEC/CED/UFSC, 2019, v. , p. 10-480.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. ; SILVA, André Flávio Gonçalves ; ROCHA, J. R. ; BOTELHO, R. E. P. . A formação de educadores e educadoras do campo na Universidade Federal do Maranhão. In: SOUSA, José Vieira de; BOTELHO, Arlete de Freitas; GRIBOSKI, Claudia Maffini. (Org.). Produção do conhecimento e educação do campo na expansão da educação superior. 1ed.: , 2018, v. , p. 21-430.
-
COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; DINIZ, Diana Costa . As dimensões instituintes da Educação Popular: o PRONERA e a Educação de Jovens e Adultos. Memória e História do PRONERA: contribuições para a Educação do Campo no Brasil. BRASÍLIA: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2011, v. , p. -.
-
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . Educação Popular no Maranhão a as dimensões instituintes de uma alfabetização educadora para jovens, adultos e idosos. In: COUTINHO, Adelaide Ferreira (Org.). (Org.). Diálogos sobre a questão da reforma agrária e as políticas de educação do campo. EDUFMA: São Luís, 2009, v. 04, p. 13-426.
-
DINIZ, Diana Costa . A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS. In: COUTINHO, Adelaide Ferreira. (Org.). Reflexões sobre Políticas Educacionais no Brasil: consensos e dissensos sobre a educação pública. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2009, v. , p. 13-424.
-
DINIZ, Diana Costa ; CASTRO, Raimundo dos Santos . A Posição de Bourdieu frente aos erros da filosofia escolástica. In: SOUSA, A. P. de, VASCONCELOS, J. G. (Org.). Filosofia Moderna. 69ed.Fortaleza: UFC, 2008, v. , p. 37-45.
-
DINIZ, Diana Costa . POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: Em defesa de uma práxis emancipatória de formação de professores da Educação do Campo. In: XI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2023, São Luís. JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2023.
-
DINIZ, Diana Costa . PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: 25 anos de conquistas, resistências e garantia do direito à educação no Maranhão. In: XI JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2023, São Luís. JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2023.
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, André Flávio Gonçalves ; BARROS, A.H. C. ; ROCHA, J. R. ; BOTELHO, R. E. P. . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. In: XXV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS, 2017, BRASÍLIA. DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA CRISE BRASILEIRA, 2017. v. XXV.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, SÃO PAULO. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.
-
DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa ; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON . A QUESTÃO AGRÁRIA MARANHENSE EM UM CONTEXTO DE APROFUNDAMENTO DA CRISE DO SOCIOMETABOLISMO. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2015, São Luis. PARA ALÉM DA CRISE GLOBAL: EXPERIÊNCIAS E ANTECIPAÇÕES CONCRETAS, 2015.
-
DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa . POLÍTICA EDUCACIONAL NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ASSENTAMENTOS E ÁREAS TRADICIONAIS RURAIS QUILOMBOLAS, NO ESTADO DO MARANHÃO. In: VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015, São Luís. OS SUJEITOS SILENCIADOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2015.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DA LICENCITURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. In: 3 FORUM NACIONAL SOBRE CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA, 2015, ILHA SOLTEIRA - SÃO PAULO. INVESTIGAÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES, 2015.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. ; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2014, Pará. CADERNO DO IV SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2014.
-
ARAÚJO, José de Jesus ; DINIZ, Diana Costa . O Ensino Multisseriado no Contexto das Políticas de Educaçao. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013, São Luís. O Desenvolvimento da Crise Capitalista e a Atualização das Lutas contra a Exploração, a Dominaçao e a Humilhaçäo, 2013. v. 6.
-
DINIZ, Diana Costa . A Pesquisa Educacional no Brasil: notas para uma análise de percurso. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Rio Grande do Norte. Internacionalização da Educaçao e Desenvolvimento Regional, 2013. v. XXI.
-
DINIZ, Diana Costa . A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO BRASIL: política de Estado?. In: V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2011, SÃO LUÍS. V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS - ESTADO DESENVOLVIMENTO E CRISE DO CAPITAL, 2011. v. V.
-
COUTINHO, A. F. ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; DINIZ, Diana Costa . FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do FUNDEF E FUNDEB para a educação do campo no Maranhão. In: V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2011, SÃO LUÍS. V JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS - ESTADO, DESENVOLVIMENTO E CRISE DO CAPITAL, 2011. v. V.
-
DINIZ, Diana Costa . A Formação do Educador no Brasil: as heranças para o curso de pedagogia. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO CCso, 2010, São Luís. I JORNADA CIENTÍFICA DO CCso, 2010.
-
DINIZ, Diana Costa . O Curso de Pedagogia no centro das atenções: uma crítica ao recuo da teoria na formação docente. In: I JORNADA CIENTÍFICA DO CCso, 2010, São Luís. I JORNADA CIENTÍFICA DO CCso. São Luís, 2010.
-
DINIZ, Diana Costa ; LIMA, F. C. S. . A pesquisa na formação do pedagogo: uma crítica ao recuo da teoria na formação docente. In: IV Encontro de Educadores do Maranhão/ II Colóquio Internacional de Educação/ I Seminário de Educação Infantil, 2010, São Luís. IV Encontro de Educadores do Maranhão/ II Colóquio Internacional de Educação/ I Seminário de Educação Infantil, 2010.
-
DINIZ, Diana Costa . A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa - PB. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, 2008.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . ANÁLISE DE MONOGRAFIAS DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2015, CARUARU. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2015.
-
DINIZ, Diana Costa . Organização do Trabalho Pedagógico e as Escolas do Campo no Maranhäo. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Rio Grande do Norte. A internacionalização da Educação e Desenvolvimento Regional: Implicações para a pós-graduaçao, 2013.
-
DINIZ, Diana Costa ; COUTINHO, A. F. ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A GESTÃO NAS ES-COLAS DO CAMPO: desafios para superação da realidade Maranhense. In: XVIII Encontro Nacional dos Grupos PET, 2013, Recife. Maioridade PET: identidade, avaliação e expansão, 2013.
-
CARDOSO, R. C. ; JESUS, E. S. ; SILVA, A. S. ; SOARES, R. S. ; DINIZ, Diana Costa . A ABORDAGEM EPISTEMOLOGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM ESCOLAS DO CAMPO: UMA FERRAMENTA NO AUXILIO DA CONSTRUCÃO DE UM PROJETO DE EDUCACÃO TRANSFORMADORA. In: III ENCONTRO MARANHENSE DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, 2017, São Luís. Ensino, pesquisa e extensão: dilemas e possibilidades da educação pública no Maranhão, 2017. v. III.
-
SOUSA, S. S. ; CARVALHO, A. K. P. ; SILVA, J. P. ; FONTES, N. G. ; DINIZ, Diana Costa . SOBERANIA ALIMENTAR E EDUCACÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DAS RELACÕES DE CLASSE. In: III ENCONTRO MARANHENSE DOS GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, 2017, São Luís. Ensino, pesquisa e extensão: dilemas e possibilidades da educação pública no Maranhão, 2017. v. III.
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. ; MACÊDO, Marinalva Sousa ; BOTELHO, RAIMUNDO PINTO EDSON ; SILVA, André Flávio Gonçalves . FORMAÇÃO DO EDUCADOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO. In: XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR Dívida Pública e educação Superior no Brasil, 2016, MARINGÁ-PR. XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR, 2016. p. 19-89.
-
DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; COUTINHO, A. F. ; MACÊDO, Marinalva Sousa ; MELO, Antônio Francisco da Cunha ; NASCIMENTO, Cristiane Mendes ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; RIMAR, Cristiano Renato ; MOURA, Jaine Moraes ; ARAÚJO, José de Jesus ; ALMEIDA, Maria Lêda Silva ; SOUSA, Maria Leomar Pereira de ; REIS, Rosana Rocha ; SANTOS, Tiago Silva ; SOUSA, Vera Lúcia da Silva . ?A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AS CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO?. In: XVII Encontro Nacional dos Grupos PET, realizado em julho de 2012, 2012, Sao Luis. EDUCAÇÃO TUTORIAL: novos rumos, novas fronteiras. Sao Luis: EDUFMA, 2012.
-
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa ; MUNIZ, M. C. L. . POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO. In: XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2011, MANAUS. XX ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE/EDUCAÇÃO, CULTURAS E DIVERSIDADE, 2011. v. XX.
-
DINIZ, Diana Costa ; Gonçalves, Maria de Fátima da Costa . A PESQUISA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. In: III Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e Experiências/ I Colóquio Internacional de Educação/ II Seminário Arte e Imaginário na Educação, 2008, São Luís. III Encontro de Educadores do Maranhão: Pesquisas e Experiências/ I Colóquio Internacional de Educação/ II Seminário Arte e Imaginário na Educação. São Luís: JC STUDIO, 2008.
-
DINIZ, Diana Costa ; Hertz da Conceição Dias ; Márcia Cordeiro Costa ; Rita de Cássia Gomes Nascimento . MOVIMENTOS SOCIAIS: A luta por políticas públicas na encruzilhada do capital. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2007, São Luís. Cadernos de Pesquisa (UFMA), 2007. v. 17. p. 1-345.
-
DINIZ, Diana Costa . A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS. In: VII Encontro Humanístico, 2007, São Luís. Ciências Humanas em Revista. São Luís: EDUFMA, 2007. v. 5. p. 1-312.
-
DINIZ, Diana Costa ; CASTRO, Raimundo dos Santos ; GONÇALVES, Maira Teresa . A FORMAÇÃO DOCENTE: analisando as ações implementadas no Brasil. In: VII Encontro Humanísitico, 2007, São Luís. Ciências Humanas em Revista. São Luís: EDUFMA, 2007. p. 1-312.
-
DINIZ, Diana Costa ; GOMES, Palmira de Maria ; CASTRO, Cledes Fernanda Carneiro . PROJETO DE EDUCAÇÃO EM ASSENTAMENTOS E ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO MARANHÃO. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/ V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 2006, Rio Grande do Norte - Natal. IV Seminário Regional de Política e Admnistração da Educação do Nordeste/ V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 2006.
-
DINIZ, Diana Costa ; OLIVEIRA, Antônio José da Silva . A ESCOLA DE APRENDIZADO AGRÍCOLA CRISTINO CRUZ. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2001, São Luís. XIII Seminário de Iniciação Científica. São Luís: EDUFMA, 2001. v. XIII. p. 15-234.
-
DINIZ, Diana Costa ; LIMA, F. C. S. . PARA ALÉM DA DESINTELECTUALIZAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA CRÍTICA AO RECUO DA TEORIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Eletrônica Arma da Crítica , 2010.
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, Paulo Roberto de Sousa . I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa . Programa Residência Pedagógica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFMA: Formando o Educador e transformando a escola do campo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, Paulo Roberto de Sousa ; LIMA, Márcio Javana Camelo . Reforma Empresarial da Educação: do mercado da educação à educação para o mercado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, Jessé Lima da . EDUCAÇÃO DO CAMPO E O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NA UNIDADE INTEGRADA AUGUSTO ASSIS RODRIGUES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DINIZ, Diana Costa ; COELHO, Fernando Antonio Oliveira . Usos de áreas verdes como espaços para práticas interdisciplinares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DINIZ, Diana Costa ; COELHO, Fernando Antonio Oliveira . Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável nas Escolas Públicas na Cidade de Bacabal no Estado do Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DINIZ, Diana Costa . O USO DE ÁREAS VERDES COMO ESPAÇOS PARA PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, Paulo Roberto de Sousa . Educação do Campo e a BNCC: Possíveis Diálogos e Divergências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa ; SILVA, Paulo Roberto de Sousa . Educação do Campo e a BNCC: Possíveis Diálogos e Divergências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; MACÊDO, Marinalva Sousa . DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO AO ESVAZIAMENTO DA POLÍTICA: o papel do estado na garantia do direito à educação superior para a população camponesa.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa . ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MARANHÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; SOUSA, S. S. ; FONTES, N. G. . A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AS TURMAS MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: Os desafios para superação da realidade brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa . EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO: desafios e resistências na atual conjuntura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . APLICATIVOS MATEMÁTICOS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. ; MACÊDO, Marinalva Sousa . PROJETOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO: O PRONERA nos Assentamentos no Estado do Maranhão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . ANÁLISE DE MONOGRAFIAS DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa . POLÍTICA EDUCACIONAL NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ASSENTAMENTOS E ÁREAS TRADICIONAIS RURAIS QUILOMBOLAS, NO ESTADO DO MARANHÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; BARROS, A.H. C. . ?AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . Discutindo a educação de públicos específicos: Educação de Jovens e Adultos ? EJA, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação no Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa ; MUNIZ, M. C. L. . PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: uma avaliação da Educação do Campo em assentamentos e áreas tradicionais rurais quilombolas, no Estado do Maranhão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa . Ensino, projeto político-pedagógico e Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa . Ensino, projeto político - pedagógico e Formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; ALMEIDA, Maria Lêda Silva . Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão da Escola Maria Mata no Assentamento São Domingos no Município de Nina Rodrigues-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; MENDONÇA, Ísis de Paula . A FORMAÇÃO DE EDUCADORES (AS) PARA AS ESCOLAS DO CAMPO: OS DESAFIOS PARA A SUPERAÇÃO DA REALIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MENDONÇA, Ísis de Paula ; MUNIZ, M. C. L. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PELA PESQUISA: Uma metodologia de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; COUTINHO, A. F. ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: implicações do FUNDEF e FUNDEB para a educação do campo no Maranhão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO BRASIL: política de Estado?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; LIMA, F. C. S. . A pesquisa na formação do pedagogo: uma crítica ao recuo da teoria na formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . A formação do educador no Brasil: as heranças para o curso de pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . O curso de pedagogia no centro das atenções: uma crítica ao recuo da teoria na formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. . Formação do Educador do Campo: realidade, desafios e perspectivas no Maranhão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINIZ, Diana Costa . A PESQUISA COMO PRINCÍPIO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOCONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; CASTRO, Raimundo dos Santos ; GONÇALVES, Maira Teresa . A fORMAÇÃO DOCENTE: analisando as ações implementadas no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa ; GOMES, Palmira de Maria ; CASTRO, Cledes Fernanda Carneiro . PROJETO DE EDUCAÇÃO EM ASSENTAMENTOS E ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO MARANHÃO PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Carla Cristine da ; LIMA, Joseane Ferreira ; DINIZ, Diana Costa . EDUCAÇÃO ESPECIAL: Legislação e aplicabilidade no context escolar do Cegel. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DINIZ, Diana Costa . Educação para a ciência: O ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DINIZ, Diana Costa ; OLIVEIRA, Antônio José da Silva . A ESCOLA DE APRENDIZADO AGRÍCOLA CRISTINO CRUZ. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
DINIZ, Diana Costa . Consultora Ad Hoc do Programa de Educação Tutorial PET/2009. 2012.
DINIZ, Diana Costa . Consultora Ad Hoc do Programa de Educação Tutorial PET. 2012.
DINIZ, Diana Costa . Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo ? CIBEPoC 2017 & Encontro Goiano da Escola da Terra. 2017.
DINIZ, Diana Costa . III ENCONTRO MARANHENSE DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO MARANHÃO. 2017.
COUTINHO, A. F. ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; MENDONÇA, Ísis de Paula ; DINIZ, Diana Costa . Relatório Técnicos das Atividades Desenvolvidas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra/PRONERA-UFMA. 2014.
DINIZ, Diana Costa ; MACEDO, M. J. H. . Elaboração das Normas de Atividades Complementares do Curso de Ciências Naturais. 2013.
DINIZ, Diana Costa ; RODRIGUES, Josberg Silva . Normas Complementares para o Estágio Curricular do Curso de Ciências Naturais. 2013.
COUTINHO, A. F. ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; DINIZ, Diana Costa ; MENDONÇA, Ísis de Paula . Relatório Técnicos das Atividades Desenvolvidas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra/PRONERA-UFMA. 2012.
COUTINHO, A. F. ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; MENDONÇA, Ísis de Paula ; DINIZ, Diana Costa . Normas Complementares para o Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da Terra Tradicional. 2011.
COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; MENDONÇA, Ísis de Paula ; DINIZ, Diana Costa . Normas de Atividades Complementares do Curso de Pedagogia da Terra Tradicional. 2011.
COUTINHO, A. F. ; SILVA, Conceição de Maria Alves da ; DINIZ, Diana Costa ; MENDONÇA, Ísis de Paula . Relatório Técnicos das Atividades Desenvolvidas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra/PRONERA-UFMA. 2010.
COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; MENDONÇA, Ísis de Paula ; DINIZ, Diana Costa . Normas Complementares para Elaboraçao da Monografia do Curso de Pedagogia da Terra Tradicional. 2010.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . Relatório Final de Execução Técnico Pedagógico do II Projeto de Educadores e Educadoras no Estado do Maranhão - PRONERA UFMA/MST/ASSEMA. 2009.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. . Relatório de Execução Técnico-financeiro do PROJETO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO, NO ESTADO DO MARANHÃO. CURSO ESPECIAL DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA/ACONERUQ/CCN. 2008.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . Relatório de Execução Técnico Pedagógico do II Projeto de Educadores e Educadoras no Estado do Maranhão- PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2008.
COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; DINIZ, Diana Costa . ELABORAÇÃO DO PROJETO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO, EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO, NO ESTADO DO MARANHÃO. CURSO ESPECIAL DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA/ACONERUQ/CCN. 2007.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. . Relatório de Execução Técnico Pedagógico do II Projeto de Educadores e Educadoras no Estado do Maranhão - PRONERAA/UFMA/MST/ASSEMA. 2007.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. . Relatório de Execução Técnico Pedagógico do II Projeto de Educadores e Educadoras no Estado do Maranhão- PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2006.
COUTINHO, A. F. ; DINIZ, Diana Costa ; MUNIZ, M. C. L. ; OLIVEIRA, SamiraTrindade. . ELABORAÇÃO DO II PROJETO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DA REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO MARANHÃO PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA. 2005.
DINIZ, Diana Costa ; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues . 'Desafios e Perspectivas das Políticas de Financiamento da Educação no Brasil'. 2023. (I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais).
DINIZ, Diana Costa ; COUTINHO, A. F. ; MUNIZ, M. C. L. ; MENDONÇA, Ísis de Paula . Relatório Técnico-Financeiro do Projeto de Extensão da UFMA, do CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA. 2012. (Relatório de pesquisa).
DINIZ, Diana Costa . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Relatório de pesquisa).
DINIZ, Diana Costa ; MACÊDO, Marinalva Sousa . Reestruturação do ensino maranhense na década de vinte e os desafios da Escola de Ensaio - Avanços ou recuos?. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Panorama da Educação do Campo no Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Diana Costa Diniz - Coordenador / SILVA, Paulo Roberto de Sousa - Integrante / Sávio José Dias Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2020
Projeto de Apoio Pedagógico às Escolas do Campo, em áreas de Assentamento da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas, Descrição: O presente projeto se constitui uma ação voltada para o desenvolvimento integrado de atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da formação de um Grupo de Estudos e Pesquisas, envolvendo o curso de Licenciatura em Educação do Campo voltados para a formação de profissionais para a Educação Básica nas escolas do campo, no estado do Maranhão. Esta proposta se insere no contexto da Educação do Campo, compreendida, ao mesmo tempo, como conceito e movimento, enquanto unidade político-epistemológica, que se estrutura e ganha conteúdo e forma no conjunto das lutas de movimentos sociais camponeses e das relações que se estabelecem entre sociedade civil e o Estado (no sentido restrito), para a efetivação do direito à educação. Portanto, constitui-se num instrumento coordenador e mobilizador da construção de conhecimentos e de estratégias pedagógicas inovadoras que contribuam para a transformação da realidade dos homens e mulheres do campo em todas as suas dimensões ? educacional, cultural, socioeconômica e política. O Projeto atenderá os discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, sob a orientação da Profa. Me. Diana Costa Diniz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Diana Costa Diniz - Coordenador / ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS - Integrante / Francenilton Rego da Silva - Integrante / Francisco Nunes Ferraz Filho - Integrante / Carlos Adail da Silva - Integrante / Tamires dos Santos Pereira - Integrante / Dênis Batista de Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2012
PROJETO DE APOIO TÉCNICO À CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCADORES E EDUCADORAS DO CAMPO, EM ASSENTAMENTOS E ÁREAS TRADICIONAIS RURAIS QUILOMBOLAS, NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: O projeto que ora se apresenta a essa instituição de fomento a pesquisa, tem como meta apoiar a formação de educadores e educadoras do campo em Pedagogia da Terra, curso de graduação criado pela UFMA, em 2007, em cujo universo estão, também, incluídos os professores de escolas públicas das áreas tradicionais e de reforma agrária do Maranhão. Esse apoio concretiza-se nas ações de capacitação técnica da equipe do Projeto e por meio da extensão dessas ações aos 200 alunos e professores do curso que serão beneficiados com a produção teórica e práticas pedagógicas voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e respeito a diversidade étnico-racial camponesa. A capacitação desses educadores visa responder a uma demanda por políticas de formação de profissionais da Educação Básica, voltadas para atender as necessidades camponesas maranhenses, respaldada nas lutas e conquistas dos movimentos sociais do campo, em torno da questão agrária no Brasil. Por meio dessa ação pretende-se contribuir com a capacitação profissional dos educadores(as), identificada com os princípios da formação humana omnilateral, contrário àquele apregoado como mera formação de mão-de-obra qualificada para um suposto mercado de trabalho, aos homens e mulheres do campo, trabalhadores e seus filhos(as). Assim, a Proposta que ora se apresenta vislumbra, por meio de seus executores-pesquisadores e alunos bolsistas, apoiar a implementação das atividades curriculares (planejamento, gestão, docência); fomentar a iniciação científica por meio da pesquisa; as atividades comunitárias e de estímulo ao desenvolvimento das áreas tradicionais e dos assentamentos de reforma agrária. Nesse sentido, esse Projeto está organizado para atender a dinâmica do Curso de Pedagogia da Terra a duas culturas distintas e interligadas, que habitam o território camponês: assentados da reforma agrária e as comunidades tradicionais rurais, residentes nos Territórios da Cidadania, por. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diana Costa Diniz - Integrante / Adelaide Ferreira Coutinho - Coordenador / Maria da Conceição Lobato Muniz - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Bolsa.
-
2000 - 2002
Estudos Epistemológicos e Metodológicos no Ensino de Ciências no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diana Costa Diniz - Integrante / Antônio José da Silva Oliveira - Coordenador.
Prêmios
2019
Palmas Universitárias, UFMA.
2013
Outorga da Medalha ?Profª. Laura Rosa?, UFMA.
2012
Prêmio Comunicação Oral do XVII Encontro Nacional dos Grupos PET, Universidade Federal do Maranhão.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal. , Avenida João Alberto, 500, Areal, 65700000 - Bacabal, MA - Brasil, Telefone: (98) 32730321
Experiência profissional
2002 - 2003
Gerencia de Desenvolvimento HumanoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisão Técnico- Pedagógica de Biblioteca, Carga horária: 20
Outras informações:
Exerceu atividades pedagógicas durante um ano na Biblioteca Farol de Educação Antônio Neves.
2006 - 2010
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações:
Ingressou por Concurso Público na rede municipal de ensino de São Luís em 2006 exercendo o Cargo de Professora atuando na Educação Infantil com lotação na Escola Unidade de Educação Básica Ministro Carlos Madeira.
2006 - 2010
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Escolar II, Carga horária: 20
Outras informações:
Ingressou por Concurso Público na rede estadual de ensino de São Luís em 2006, exercendo o cargo de Supervisora lotada na Escola - Unidadde Integrada Severiano de Sousa Lima no turno noturno, atuando na Educação de Jovens e Adultos.
2010 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente/ Campus São Bernardo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aprovada em concurso público em junho de 2010, lotada no Campus de Bernardo.
2010 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Atividade de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia da Terra
Outras informações:
Exerce atividades de docência nas seguintes áreas: Introdução a Educação, Introdução ao Estágio Curricular.
2009 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Atividade de Extensão, Enquadramento Funcional: Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Outras informações:
Exerce atividades de docência nas seguintes áreas: História da Educação e da Pedagogia, Planejamento e Avaliação de Políticas em Educação
2008 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Atividade de Extensão, Enquadramento Funcional: Coord. Pedag. do Curso de Pedagogia da Terra
Outras informações:
O projeto que ora se inicia no estado do Maranhão tem como meta atender alunos concludentes do nível médio com formação geral e de magistério. Estão também incluídos os professores de escolas públicas das áreas de reforma agrária cuja formação em nível superior, visa a dar uma resposta, a demanda por políticas de formação de profissionais da educação básica, voltada para atender as necessidades camponesas.
Aos profissionais em formação será propiciado um currículo voltado a gestão, planejamento, promoção da educação de jovens e adultos e da educação básica em seus diferentes níveis e modalidades. Portanto, esse projeto tem como finalidade o desenvolvimento de ações educativas que apontem para a melhoria das condições educacionais do campo, no Maranhão, respeitando suas especificidades e a diversidade de suas culturas.
2010 - 2012
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Integrou o corpo docente do Curso de Especialização em Gestão Escolar na modalidade a distância, na condição de professora Tutora ministrando a disciplina Política e Gestão da Educação, com carga horária de 60 horas.
2006 - 2009
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Coord. Pedag. II Curso de Magistério/ Pronera, Carga horária: 20
Outras informações:
Ingressou como Coordenadora Pedagógica no II Projeto de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão - Curso de Magistéirio de Nível Médio em fevereiro de 2006.
2004 - 2009
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Atividade de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora do PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA
Outras informações:
Ingressou no II Projeto de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária no Maranhão PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA em 2004 ministrando as disciplinas de Filosofia da Educação, História e Política Educacional, Introdução a Educação.
2003 - 2005
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Ingressou como Professora Substituta em novembro de 2003 no Departamento de Educação II no Curso de Pedagogia da Uiversidade Federal do Maranhão, ministrando as seguintes disciplinas: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º grau e Estágio em Gestão e Organização de Sistemas Educacionais.
Atividades
-
02/2006
Extensão universitária , Assessoria de Interiorização.Atividade de extensão realizada, Coordenadora Pedagógica do II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão PRONERA UFMA/MST/ASSEMA.
-
11/2003 - 11/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Comparados em Educação, Estágio em Gestão e organização de Sistemas Educacionais, Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Grau
-
07/2004 - 07/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Política Educacional, Convênio PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA, Filosofia da Educação , Convênio PRONERA UFMA/MST/ASSEMA
2000 - 2002
Escola CrescimentoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora da Ed. Infantil e Ens. Fundamental, Carga horária: 24
Outras informações:
Ingressou na referida Escola em 2000 atuando na Educação Infantil e também na 1ª série do Ensino Fundamental.
2003 - 2003
Serviço Social do ComércioVínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Assistente Educacional I, Carga horária: 20
2002 - 2002
Serviço Social do ComércioVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Diana Costa Diniz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?