Olivia Maria Costa Silveira

Pós doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade na Universidade Federal da Bahia. Doutora e Mestre em Educação (UFBA) com pesquisas desenvolvidas na área de Políticas Públicas de Juventude. Especialista em Teoria da Clínica Psicanalítica e graduada em Psicologia também pela UFBA. Pesquisadora com grande experiência na coordenação de projetos com foco em inclusão social de jovens. Atua nas áreas de avaliação de sistemas educacionais e programas e políticas públicas de educação/sociais desde 2001. Dirigente Municipal de Educação em Pojuca/Ba desde janeiro de 2017.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2009 - 2013

Universidade Federal da Bahia
Título: O jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanência e progressão de jovens egressos do ProJovem/ProJovem Urbano
José Albertino Carvalho Lordelo. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: O Unicórnio e o rinoceronte: Uma análise do ProJovem a partir da percepção de seus beneficiários,Ano de Obtenção: 2009
José Albertino Lordelo.Palavras-chave: Política Pública; avaliação de polítcas públicas; ProJovem.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Teoria da Clica Psicanalítica

2005 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Reflexões sobre o processo de formação do analista
Orientador: Jorge Sales

Graduação em Psicologia

1989 - 1995

Universidade Federal da Bahia

Graduação interrompida em 1989 em Medicina

1987 - Interrompido

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Ano de interrupção: 1989

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Item Descriptor Matching Standard Setting, Select. (Carga horária: 28h). , American Institutes for Research, AIR, Estados Unidos.

2001 - 2001

Test Development Process. (Carga horária: 16h). , American Institutes for Research, AIR, Estados Unidos.

2001 - 2001

Analysis and Standard Setting Methods and Proceses. (Carga horária: 28h). , American Institutes for Research, AIR, Estados Unidos.

1995 - 1996

Extensão universitária em Extensão em Psicoterapia. (Carga horária: 125h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1995 - 1995

Aspectos Psico Afetivos no Tratamento da Estimula. (Carga horária: 16h). , Núcleo de Terapia Neuro-evolutiva, NTNE, Brasil.

1992 - 1992

A Construção Social da Realidade. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional "Transformaçõs e (In)Consistencias das Di Dinâmicas Educativas: o (Trans)Nacional e , o Local e o Comunitário na sPolíticas educacionais. POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INTERIORIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NA BAHIA: O QU ESTRANHA O ESTRANGEIRO?. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional "Transformaçõs e (In)Consistencias das Di Dinâmicas Educativas: o (Trans)Nacional e , o Local e o Comunitário na sPolíticas educacionais. Políticas de Permanência no Ensino Público Superior: o aluno mais velho em foco. 2017. (Congresso).

I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humandas em Língua Portuguesa. 2015. (Congresso).

Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável e. 2014. (Congresso).

Congresso Internacional Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável e. Educação e desenvolvimento social. 2014. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Sessão 25: Educação superior: novos arranjos, velhos problemas? no GT 5 - Políticas de educação superior: interiorização, acesso e permanência. 2014. (Encontro).

Seminário Estudantil Baía de Todos os Santos.Semana Kirimurê 2013. 2013. (Seminário).

II Colóquio Internacional do Observatório da Vida Estudantil. 2012. (Outra).

Universidade - Sociedade. 2012. (Seminário).

¨VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. 2011. (Congresso).

III Seminário de Avaliação de programas Educacionais.O pesquisador e o campo: as interações na construção do conhecimento. 2011. (Seminário).

III Seminário de Avaliação de programas Educacionais.Apresentação dos resultados das pesquisas das Universidades Envolvidas: UFBA, UFMG e UFMA. 2011. (Seminário).

VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. A atuação do Psicólogo na avaliação de uma Política Pública - ProJovem Urbano. 2011. (Congresso).

VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. O pesquisador e o campo: as interações na construção do conhecimento. 2011. (Congresso).

VI reunião Anual da ABAVE.Utilidade das políticas de avaliação educacional: a percepção das escolas de ensino fundamental na Bahia e sua relação com os resultados.. 2011. (Outra).

III Seminário Políticas Sociais e Cidadania (Seminário Internacional) Crise Global e Desigualdades:Dilemas e Desafios.Crise Global e Desigualdades:Dilemas e Desafios. 2010. (Seminário).

III Seminário Políticas Sociais e Cidadania (Seminário Internacional) Crise Global e Desigualdades:Dilemas e Desafios.O eixo de qualificação profissional do Projovem: o que pensam os egressos do programa em Salvador em Salvador - BA. 2010. (Seminário).

XXIV Simpósio Brasileiro/ III Congresso Interamericano de Política e Administração Escolar. Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação. 2009. (Congresso).

Formação Inicial de Coordenadores Estaduais e Municipais do ProJovem. 2008. (Oficina).

I Colóquio Internacional sobre o Ensino Superior.Uso do Checklist para auto-avaliação na Construção da Autonomia de Aprendizagem. 2008. (Outra).

XIV Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise - Bahia e da X Jornadas do Instituto de Psicanálise da Bahia....Tristeza não tem fim; felicidade sim!. 2008. (Outra).

Marco de Aprendizagem Contiua - "Alfabetização e Avaliação". 2004. (Outra).

Ciclo de Palestras e Oficinas Gestão Educacional em Foco II.O Projeto de Avaliação Externa. 2003. (Oficina).

Encontro utilização dos resultados do sistema nacional de Avaliação da Educação Básica: Limites e possibilidades. 2003. (Congresso).

Marco de Aprendizagem Contínua em Avaliação. 2001. (Congresso).

Tendência Nacionais e Internacionais na Avaliação Educacionais do Terceiro Milênio.Tendência Nacionais e Internacionais na Avaliação Educacionais do Terceiro Milênio. 2001. (Seminário).

Uma nova visão de líder. 2001. (Congresso).

Conferência sobre o pragmatismo II, pragmatismo e filosofia comontemporâneanea.Pragmatismo e filosofia comontemporâneanea. 1999. (Outra).

II Congresso da Escola Brasileira de Psicanálise. 1998. (Congresso).

VIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. 1998. (Seminário).

Psicologia e Saúde a atuação na instituição hospitalar. 1993. (Outra).

XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia.A construção social da realidade. 1992. (Encontro).

II Semana Baiana de Psicologia. 1990. (Congresso).

I Jornada Multidisciplinar de Educação e Saúde Mental. 1990. (Congresso).

Psicose e Autismo. 1990. (Outra).

Seminário de Medicina Homeopática. 1988. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MARIVALDA SANTANA DE ARAUJO

BARREIRA, M. I. J. S.; NEVES, B. C.;SILVEIRA, O. M. C.. O diálogo entre a seção de referência e os usuários e a adesão às tecnologias da informação e comunicação. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jucelia de Oliveira Santos

NEVES, B. C.; LUBISCO, N. M. L.;SILVEIRA, O. M. C.. A Biblioteca universitária de saúde na UFBA: espaço de formação para estudantes. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Feitosa Sampaio

SILVEIRA, O. M. C.; MENEZES, I. G.; BASTOS, A. V. B.. Fatores Preditivos do desempenho de alunos na prova Brasil: um estudo multinível. 2014.

Aluno: Lucilia Batista de Santa Rosa

SILVEIRA, O. M. C.; NERY, M. B. M.; DAZZANI, M. V. M.. Dificuldades de permanência de alunos vinculados à assistencia estudantil no IFBA de Jacobina. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro

SILVEIRA, O. M. C.; BARREIRA, C.. Educação e Desenvolvimento sustentável: desafios na implementação de uma política pública intersentorial do Programa Mais Educação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências de Eduação) - Universidade de Coimbra.

Aluno: Yasmin Cunha de Oliveira

SILVEIRA, O. M. C.; DEJO, V. M. B.. O programa Saúde na Escola: significados e práticas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucilia Batista de Santa Rosa

SILVEIRA, O. M. C.; LORDELO, J. A. C.. Dificuldades de permanência de alunos vinculados à assistencia estudantil no IFBA de Jacobina. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Israel Goçalves Costa

MATOS, D. A.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. Negros dramas: iniciação ao autoconhecimento, cidadania e raça para a molecada da favela. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Danuza Santana dos Santos Chaves

SANTOS, G. G.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. Três em uma vaga: reflexões sobre as políticas estudantis para mães-estudantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Tatiele Gomes dos Santos

DANTAS, L. M. V.; SANTOS, G. G.;SILVEIRA, O. M. C.. Política de Assistencia Estudantil para estudantes dos países africanos de língua portuguesa: um olhar sob a UNILAB, Campus dos Malês. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Islane Jannaína dos Santos

SANTOS, G. G.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. Reforma do Ensino Médio: uma análise a partir do olhar do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Caroline da Cruz Conceição

MATOS, D. A.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. Entendendo e avaliando polítcas públicas: cartilha sobre avaliação de políticas públicas municipais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Álvaro Souza de Sá

SANTOS, G. G.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. As estratégias de permanência dos alunos no Bacharelado Interdisciplinar em energia e Sustentabilidade no CETENS-UFRB/Feira de Santana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Vanderley da Conceição Pereira

SANTOS, G. G.;SILVEIRA, O. M. C.; DANTAS, L. M. V.. APP CACAHL: Aplicativo Caderno do Aluno do Centro de Artes, Humanidades e Letras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Aline Cerqueira Sacramento

SILVEIRA, O. M. C.; LORDELO, J. A. C.; BRITO, S.C.. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens em Salvador. Uma análise da sua estrutura e funcionamento.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedadogia) - Universidade Federal da Bahia.

DAZZANI, M. V. M.;SILVEIRA, O. M. C.; COPQUE, H.. Concurso Público para provimento dos cargos de Professor do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. 2012. instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahiano.

DAZZANI, M. V. M.;SILVEIRA, O. M. C.; COPQUE, H.. Concurso Público para provimento dos cargos de Professor do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

DAZZANI, M. V. M.;SILVEIRA, O. M. C.; COPQUE, H.. Concurso Público para provimento dos cargos de Professor do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

DAZZANI, M. V. M.;SILVEIRA, O. M. C.; COPQUE, H.. Concurso Público para provimento dos cargos de Professor do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

SILVEIRA, O. M. C.. Comissão científica da 1º Mostra de Práticas em Psicologia e políticas Públicas da Bahia. 2016. Conselho regional de Psicologia - 3ª Região.

SILVEIRA, O. M. C.. Comissão científica do 3º Colóquio Internacional do Observatório da Vida Estudantil. 2015. Universidade Federal da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (ENAPEGS). 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. Câmara Específica de Avaliação dos Relatórios Técnicos do Programa de Bolsas. 2013. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. Câmara Específica de Avaliação dos Relatórios Técnicos do Programa de Bolsas. 2013. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. Câmara Especial da reunião de avaliação das propostas submetidas ao Edital 007/2013. 2013. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. Comissão Científica do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. 2013. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

SILVEIRA, O. M. C.. Comissão Científica do Seminário Estudantil Baía de Todos os Santos - Semana Kirimurê 2013. 2013.

SILVEIRA, O. M. C.. Comitê Ciêntífico do Seminário Universidade- Sociedade. 2012. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Laura Pepe

PEPE, A. L.; D'AVILA, Tereza; SALES, Jorge. reflexões sobre o processo de formação do analista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Teoria da Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal da Bahia.

Vera Lúcia Bueno Fartes

FARTES, Vera. L. Bueno.; LORDELO, J. A.; Andrade, E. R.. O Unicórnio e o Rinoceronte: Uma Análise do ProJovem a Partir da Percepção de seus Beneficiários. 2009. Dissertação (Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO FACED UFBA MESTRAD E DOUTORADO) - FACULDADE DE EDUCAÇÃO UFBA.

Dora Leal Rosa

LORDELO, Jose Albertino Carvalho;ROSA, D. L.; SAMPAIO, S. M. R.; Gonçalves dos Santos, G.. O jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanencia e progressão de jovens egressos do PROJOVEM. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Thereza Ávila Dantas Coelho

COELHO, M. T. Á. D.. Reflexões sobre o processo de formação do analista. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica) - Universidade Federal da Bahia.

Sonia Maria Rocha Sampaio

SAMPAIO, S. M. R.SANTOS, Georgina Gonçalves dos; RIBEIRO, N.M.; Rosa, Dora Leal; Lordelo, J.A.. O jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanência e progressão de jovens egressos do Projovem Urbano na educação formal. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Sonia Maria Rocha Sampaio

Lordelo, J.A.; Rosa, Dora Leal;SAMPAIO, S. M. R.SANTOS, Georgina Gonçalves dos. Um estudo sobre a permanencia e progressão nos estudos de jovens egressos do ProJovem na educação formal. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Eliane Ribeiro Andrade

ANDRADE, Eliane Ribeiro; José Albertino Carvalho Lordêlo; Vera Lúcia Bueno Fartes. O Unicórnio e o rinoceronte: uma análise de Projovem a partir da percepção de seus beneficiários. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Georgina Gonçalves dos Santos

SILVEIRA, O.M.; Lordello, J. A.; AGUIAR, M. A. S.;SANTOS, Georgina G.SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; RIBEIRO, N. M.. O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam: Um estudo sobre a permanencia e prgressão de jovens egressos do projevem urbano na educação formal. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Georgina Gonçalves dos Santos

Lordello, J. A.;SANTOS, Georgina G.SAMPAIO, Sônia Maria Rocha; ROSA, D. L.. O Jardim dos Caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanencia e progressão de jovens egressos do pro-jovem urbano na educação formal. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gabriel Ivo Melo Santarém

A orientação acadêmica e a biblioteca como espaço de afiliação; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Izabel da Costa Machado Pinheiro

Fontes de orientação acadêmica no cotidiano de estudantes calouros; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Olívia Maria Costa Silveira;

Vitor Guimarães Morais

A orientação acadêmica do ponto de vista institucional; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Olívia Maria Costa Silveira;

Marília Dantas Costa Carneiro

As percepções de egressos dos bacharelados interdisciplinares sobre a orientação acadêmica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Olívia Maria Costa Silveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Celma Borges Gomes

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO DO JOVENS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS BENEFÍCIÁRIOS; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Celma Borges Gomes;

JOSE ALBERTINO CARVALHO LORDELO

O unicórnio e o rinoceronte: uma análise do Projovem a partir da percepção de seus beneficiários; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: José Albertino Carvalho Lordêlo;

JOSE ALBERTINO CARVALHO LORDELO

O jardim dos caminhos que se bifurcam: um estudo sobre permanência e progressão de jovens egressos do ProJovem/ProJovem Urbano na educação formal; 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: José Albertino Carvalho Lordêlo;

JOSE ALBERTINO CARVALHO LORDELO

E agora José? um estudo com egressos do Projovem; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: José Albertino Carvalho Lordêlo;

Sonia Maria Rocha Sampaio

2013; Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Sonia Maria Rocha Sampaio;

Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro

Os três pilares da formação do analista; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em teoria da clinica psicanalitica) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA, O. M. C. ; LORDELO, J. A. C. . O jardim dos caminhos que se bifurcam: relação de jovens com a escola de segmentos populares. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade (on line) , v. 4, p. 106-123, 2015.

  • SILVEIRA, O. M. C. . Permanecer na escola: um estudo com jovens egressos do Projovem. 1ª. ed. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, 2014. v. I. 141p .

  • SILVEIRA, O. M. C. ; FILHO, Delma Barros ; BASTOS, Ana Clara . School Between Work and Family: A Study with Young People in the PROJOVEM Program. In: Cultural Psychology of Education. (Org.). Cultural Psychology of Education. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 1, p. 345-355.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; LORDELO, J. A. C. . Evasão escolar de jovens e adultos: uma análise a partir dos conceitos de habitus precário e sofrimento ético-político. In: Eliane Ribeiro Andrade; Diógenes Pinheiro; Luiz Carlos Gil Esteves. (Org.). Juventude em Perspectiva: múltiplos enfoques. 1ed.Rio de Janeiro: UNIRIO/PROExC, 2014, v. 1, p. 58-65.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; CARVALHO, L. T. . Estratégias metodológicas para pesquisa com egressos. In: José Albertino Carvalho Lordelo; Maria Virginia Machado Dazzani. (Org.). Estudos com estudantes egressos concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 45-75.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; GOMES, A. C. P. ; CARVALHO, L. T. ; LORDELO, J. A. C. . O ProJovem por seus beneficiários a percepção de mudança na relação com a escolarização formal o mundo do trabalho. In: José Albertino Carvalho Lordelo; Maria Virginia Machado Dazzani. (Org.). Estudos com estudantes egressos concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 77-112.

  • RIBEIRO, C. T. ; SILVEIRA, O. M. C. ; RISTUM, M. . Análise sobre as causas de evasão no ProJovem de Salvador/BA a partir da percepção dos concluintes do programa e suas relações com o fenômeno da violência.. In: Lélia Cristina Silveira de Moraes; Ilma Vieira do Nascimento; Maria Alice Melo. (Org.). PROJOVEM- Escola, trabalho e cidadania na contramão do discurso instituído?. 1ed.Curitiba: Champagnat PUCRS, 2012, v. 1, p. 269-289.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; LORDELO, J. A. C. ; GONDIM, E. P. . Um olhar sobre o eixo da escolarização do Projovem a partir da percepção de mudança dos seus beneficiários. In: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte.. (Org.). Palavras de jovens sobre o Projovem:estudos com egressos e a formação de pesquisadores em avaliação. 1ed.Belo Horizonte: Escritório de Histórias, 2009, v. 1, p. 175-198.

  • LORDELO, J. A. C. ; SILVEIRA, O. M. C. ; GALVAO, D. B. . Formação Profissional no ProJovem: quem são e o que pensam os participantes. In: Vera Lúcia Bueno Fartes. (Org.). Formação, saberes profissionais e profissionalização em múltiplos contextos: Sentidos. Políticas. Práticas. 1ed.Maceió: Editora da Universidade de Alagoas, 2008, v. , p. 123-148.

  • VERHINE, R. E. ; DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. ; CATUNDA, A. C. ; OLIVEIRA, Adriano Anunciação . Bahia: por uma escola pública de qualidade rg.).. In: Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. (Org.). Bahia: temas estratégicos - subsídios para a formulação de políticas públicas. 1ed.Salvador: SEPLAN, 2006, v. , p. 347-405.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; DANTAS, L. M. V. ; SAMPAIO, S. M. . Democratização x elitização: uma análise dos BI na Universidade Federal da Bahia. In: I Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015. v. 1. p. 8197-8211.

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. ; SANTOS, G. G. . Democratização da educação superior e expectativas no ensino médio: um olhar sobre Santo Amaro, Bahia, Brasil. In: XII CONLAB e 1o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1o Congresso da Associação Internacional das Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2015. v. 1. p. 8078-8095.

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. ; SILVA, E. G. . Simpósio Internacional da Juventude Brasileira - Territórios Interculturais de Juventude. In: IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015, Aracaju. Anais IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2015. v. Único.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; DANTAS, L. M. V. ; SOUZA, I. S. E. . Santo Amaro da Purificação: clara necessidade de articulação das políticas de democratização da educação superior e a formação no ensino médio.. In: IX Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2015, Aracaju. Anais do IX Coloquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2015. v. Único.

  • PEREIRA, R. C. A. ; SILVEIRA, O. M. C. . Formação de professores para turmas bilingues: A experienciade Pojuca ?Bahia. In: III Seminário Internacional Brasil- Quebec: Diversidade e educação inclusiva: Perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas, 2017, Porto Seguro. III Seminário Internacional Brasil- Quebec: Diversidade e educação inclusiva: Perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas - Anais do evento. Porto Seguro: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2017. v. 1. p. 2-106.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; BAHIA, M. E. S. . O direito a Educação e a privação d eliberdade. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL (COOPERAÇÃO BRASIL- QUEBEC) DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTEREPISTÊMICAS, 2017, Porto Seguro. III Seminário Internacional Brasil-Quebec: Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interespistêmicas - Anais do evento. Porto Seguro: Universidade Federal do Sul da Bahia, 2017. v. 1. p. 2-106.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; CARVALHO, L. T. . DESISTÊNCIA E INFREQUÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. In: V Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. Anais On Line V Simpósio Internacional da Juventude Brasileira. Campinas: Unicamp, 2012. v. Único.

  • SILVEIRA, O. M. C. ; GONDIM, E. P. . Um olhar sobre o eixo escolarização do ProJovem a partir da percepção de mudança dos beneficiários. In: III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória. Direitos Humanos e Cidadania desafios para as políticas públicas e gestão da democracia da educação. Niterói: Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação, 2009. p. 251-251.

  • SILVEIRA, O. M. C. . A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, CONSIDERANDO ASPECTOS DA EJA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. . Políticas de Permanência no Ensino Público Superior: o aluno mais velho em foco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; DANTAS, L. M. V. ; SANTOS, C. P. S. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INTERIORIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NA BAHIA: O QU ESTRANHA O ESTRANGEIRO?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; DANTAS, L. M. V. ; SAMPAIO, S. M. . Democratização X Elitização: a evolução do perfil dos ingressos nos BI da Universidade Federal da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. ; SANTOS, G. G. . Democratização da educação superior e expectativas no ensino médio: um olhar sobre Santo Amaro, Bahia, Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. . Caminhos que se bifurcam: histórias de permanência na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. . Utilidade das políticas de avaliação educacional: a percepção das escolas de ensino fundamental na Bahia e sua relação com os resultados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; CARVALHO, L. T. . O pesquisador e o campo: as inter-relações na construção do conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; GOMES, A. C. P. ; BASTOS, A. C. S. B. . A atuação do psicólogo na avaliação de uma Política Pública - Projovem Urbano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. . A avaliação de política social: o caso do ProJovem Urbano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação de Programa Social: O ProJovem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; BARROS-FILHA, D. . O eixo de qualificação profissional do ProJovem: o que pensam os egressos do programa em Salvador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA, O. M. C. ; GONDIM, E. P. . Um olhar sobre o eixo escolarização do PROJOVEM a patir da percepção de mudança dos seus beneficiários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. . Uso do checklist para auto-avaliação na construção da autonomia da aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, O. M. C. . A avaliação do ProJovem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA, O. M. C. . Projeto Avaliação de Desempenho da Agência de Avaliação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação Externa Final do Projovem Urbano 2013. 2014.

SILVEIRA, O. M. C. . Elaboração dos subsídios conceituais, operacionais e metodológicos para o Programa Estação Juventude. 2013.

SILVEIRA, O. M. C. ; MENEZES, I. G. . Avaliação Externa Final do Projovem Urbano 2012. 2013.

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação Externa Inicial do ProJvem Urbano. 2012.

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação externa do projeto: Metodologia de inserção socioprodutiva ? educando e inserindo adolescentes vulneráveis no mundo do trabalho (projeto Bromélia). 2011.

SILVEIRA, O. M. C. . Programa de aperfeiçoamento para dirigentes - Projeto Nordeste. 1996.

SILVEIRA, O. M. C. ; MENEZES, I. G. ; GOMES, A. C. P. . Avaliação Externa Inicial do Projovem Urbano - 2013. 2014.

SILVEIRA, O. M. C. ; MENEZES, I. G. ; GOMES, A. C. P. . Relatório Técnico da Avaliação Externa Inicial de Alunos do ProJovem Urbano 2012. 2013.

SILVEIRA, O. M. C. ; MENEZES, I. G. ; GOMES, A. C. P. . Avaliação Externa Final do Projovem Urbano - 2012. 2013.

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação externa do projeto: Metodologia de inserção socioprodutiva ? educando e inserindo adolescentes vulneráveis no mundo do trabalho (projeto Bromélia). 2011.

SILVEIRA, O. M. C. ; OLIVEIRA, R. F. . Relatório técnico do subsistema de supervisão do ProJovem Urbano. 2011.

LORDELO, J. A. C. ; SILVEIRA, O. M. C. . Cadernos Temáticos do ProJovem Urbano. 2011.

SILVEIRA, O. M. C. ; DUARTE, M. R. T. . Relatório técnico do subsistema de supervisão do ProJovem Urbano. 2010.

SILVEIRA, O. M. C. ; DUARTE, M. R. T. . Relatório técnico do subsistema de supervisão do ProJovem Urbano. 2009.

DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. ; OLIVEIRA, Adriano Anunciação ; MORAIS, J. H. . Avaliação de Desempenho do Ensino Fundamental do estado da Bahia. 2001.

SILVEIRA, O. M. C. ; MENDONCA, T. ; CORDEIRO, M. . 'Reprovação não é um fracassol individual'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVEIRA, O. M. C. ; ANDRADE, E. R. ; PINHEIRO, D. ; FERREIRA, M. D. P. ; ESTEVES, L. C. G. . Jóvenes y Educación. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VERHINE, R. E. ; DANTAS, L. M. V. ; SILVEIRA, O. M. C. . Bahia: por uma escola pública de qualidade. 2006. (Relatório de pesquisa).

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação do ProJovem. 2006. (Palestra).

SILVEIRA, O. M. C. . Avaliação Externa - Agência de Avaliação. 2003. .

SILVEIRA, O. M. C. . Programa de Aperfeiçoamento para Dirigentes - Projeto Nordeste. 1996. .

SILVEIRA, O. M. C. ; SAPHIRA, B. ; LORDELO, J. A. C. ; OLIVEIRA, Adriano Anunciação . Caminhos que se Bifurcam - Histórias de Permanência na escola. 2012. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    O Movimento Estudantil na UFBA no período da Ditadura Militar, Descrição: Durante o período da ditadura militar, o movimento estudantil (ME) se consolidou como uma força de resistência às ações políticas dominantes no Brasil. No contexto da educação superior, estratégias de mobilização social emergiam contra o golpe de 64, através de reivindicações e manifestações. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar o movimento estudantil na Universidade Federal da Bahia, ao longo deste período histórico, a fim de compreender as ações desenvolvidas pelos jovens estudantes e suas repercussões, no ano em que o golpe militar completa 50 anos. Estão previstas duas etapas: uma busca documental, que visa resgatar os arquivos disponibilizados pela universidade referentes a esse momento, e outra etapa baseada em entrevistas com ex-lideranças do ME, preferencialmente aqueles que se tornaram professores da UFBA ou de outras instituições de ensino superior. Deste modo, será possível identificar a atuação organizada pelo ME (Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, além das Uniões Estudantis locais e nacionais), bem como obter, através dos depoimentos, significados relacionados à participação política, à formação de lideranças e repercussões nos itinerários de vida desses indivíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / Sonia Maria Sampaio - Coordenador / Ava da Silva Carvalho Carneiro - Integrante / SUELI BARROS DA RESSURREIÇÃO - Integrante / Marcos Leone Araújo Dórea - Integrante / Márcia Regina Araújo da Cruz - Integrante / Larisse Miranda de Brito - Integrante / Jackson Teixeira Santos - Integrante / Rosângela Maria Bispo Batista dos Santos - Integrante / Monique Santos Sales - Integrante / Mayana de Araújo Queiroz - Integrante / Marina Ferreira de Araújo Fernandes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Contribuições da assistência estudantil para a afiliação de alunos na Educação Superior em contextos de interiorização e internacionalização: o caso do Recôncavo da Bahia, Descrição: A pesquisa Contribuições da assistência estudantil para a afiliação de alunos na educação superior em contextos de interiorização e internacionalização: o caso do Recôncavo da Bahia tem como objetivo geral investigar como os dispositivos de assistência estudantil contribuem para o processo de afiliação de alunos matriculados na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) Campus dos Malês em São Francisco do Conde e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Campi Santo Amaro e Cachoeira, situados no Recôncavo da Bahia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / Lys Maria Vinhaes Dantas - Coordenador / Adriano Anunciação Oliveira - Integrante / Sonia Maria Sampaio - Integrante / Georgina Gonsalves dos Santos - Integrante / Nubia Moura Ribeiro - Integrante / Silvia Cristina Arantes de Souza - Integrante / Fábia Barbosa Ribeiro - Integrante / Paulo Sergio de Proença - Integrante / Cristiane Santos Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    O perfil do novo aluno da educação superior e sua percepção sobre o curso superior tecnológico na UFRB: um olhar sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Descrição: O projeto tem o objetivo ed investigar o perfil do aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP), oferecido pelo CAHL/UFRB, ao longo dos cinco primeiros anos de oferta deste Curso, incluindo sua percepção sobre o caráter tecnológico, e analisar as trajetórias das turmas de 2010 a 2013.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / Lys Maria Vinhaes Dantas - Coordenador / Georgina Gonsalves dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    PERFIL DE ALUNOS INGRESSOS NOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA, Descrição: Com entrada pelo ENEM desde 2010, turmas vespertinas e noturnas e 1.300 vagas anuais, os Bacharelados Interdisciplinares (BI) da UFBA introduzem novos atores no ambiente universitário em quatro áreas de conhecimento: Saúde, Ciência e Tecnologia, Artes e Humanidades. Essa proposta de pesquisa objetiva sistematizar, analisar e promover a ampla divulgação científica dos dados sociodemográficos, educacionais e culturais da população de ingressos nos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA entre os anos de 2009 e 2013. Está prevista uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas e grupos focais, para aprofundar aspectos identificados na etapa quantitativa. Os resultados desse estudo devem prover a administração da UFBA com elementos para o acompanhamento e adequação desse novo formato de curso de graduação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / Sonia Maria Sampaio - Coordenador / Ava da Silva Carvalho Carneiro - Integrante / SUELI BARROS DA RESSURREIÇÃO - Integrante / Marília Dantas Costa Carneiro - Integrante / MARIANNA LUIZA ALVES SOARES - Integrante / Jeilson Barreto Andrade - Integrante / Cora Maria Bender de Santana - Integrante / José Daniel Iannini d'Arede Santos - Integrante / Juliana Martins do Nascimento - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES DA UFBA: elaboração de um modelo, Descrição: No quadro da reforma universitária em curso no Brasil, a entrada recente de estudantes de origem popular e de trabalhadores-estudantes em cursos com nova arquitetura curricular na Universidade Federal da Bahia, oferece um panorama novo e instigante para o desenvolvimento de estudos, que privilegiem a escuta dos atores sobre as circunstâncias que cercam suas vidas como estudantes de uma universidade pública. Esse cenário exige a definição de novas políticas e medidas pedagógicas que resultem em suporte efetivo aos novos estudantes, em especial ao longo do primeiro ano letivo, onde ocorre o maior número de interrupções, experiências de fracasso e abandonos. A orientação acadêmica, atividade prevista na proposta original dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ainda não implementada, se reveste de importância central na medida em que pode servir como instrumento para promover a afiliação institucional e intelectual desses novos atores. Esse projeto propõe o desenvolvimento de um modelo de orientação acadêmica adaptado ao perfil dos estudantes que optaram pela realização desses novos cursos na Universidade Federal da Bahia, visando compreender e desenvolver a sua relação com o saber. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / Sonia Maria Sampaio - Coordenador / Ava da Silva Carvalho Carneiro - Integrante / Marcos Leone Araújo Dórea - Integrante / Márcia Regina Araújo da Cruz - Integrante / Larisse Miranda de Brito - Integrante / Letícia Vasconcelos - Integrante / JACIRA DA SILVA BARBOSA - Integrante / Ítalo Barbosa de Azevedo Luz - Integrante / Verônica Alves dos Santos Conceição - Integrante / Carlos Henrique Pereira Piedade - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2014

    Expectativas de alunos concluintes do 3o ano do Ensino Médio e o novo campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: uma investigação em Santo Amaro da Purificação., Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral levantar as expectativas de futuro próximo declaradas por alunos concluintes e seus professores de Ensino Médio, em especial em termos de formação e profissionalização, antes da implantação do campus da UFRB em Santo Amaro. O delineamento pressupõe o envolvimento da totalidade das escolas públicas com oferta de Ensino Médio no município, por meio de aplicação de questionário aos alunos concluintes e posterior qualificação dos dados por meio de grupos focais. Inclui também o retorno dos dados às escolas e o estabelecimento de diálogo de modo a esclarecer e informar os alunos do Ensino Médio, na conclusão desse nível de educação, favorecendo a inclusão do Ensino Superior em seus leques de escolha para os anos seguintes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / José Albertino Carvalho Lordelo - Integrante / Lys Maria Vinhaes Dantas - Coordenador / Sonia Maria Sampaio - Integrante / Georgina Gonsalves dos Santos - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Um estudo com egressos do ProJovem, Descrição: O projeto busca identificar fatores externos e internos de jovens de baixa renda, egressos de um programa nacional de inclusão, que favorecem sua re-inserção na escola e no mundo do trabalho. A investigação se dará através de entrevistas de grupos focais, com registro áudio-visual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / José Albertino Carvalho Lordelo - Coordenador / Adriano Anunciação Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    2007 - 2011 Escola, trabalho e cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens., Descrição: O projeto é uma contribuição para o desenvolvimento de métodos de avaliação de programas governamentais voltados para a juventude e capazes de aquilatar os efeitos da participação e das percepções dos jovens como sujeitos envolvidos na construção de suas trajetórias sócio-culturais. Mais especificamente, ele propõe-se a comparar as trajetórias de jovens egressos e não-ingressantes de um programa de inclusão de jovens (o projovem), durante três anos, avaliar as repercussões do PROJOVEM sobre a continuidade da formação em nível médio de jovens egressos desse Programa, avaliar o impacto do PROJOVEM sobre as oportunidades de trabalho e da renda, bem como sobre a mudança social de jovens egressos desse Programa e formar 3 mestres e doutor com trabalhos de conclusão de curso sobre avaliação de programas governamentais, especialmente quanto a temática de juventude. Será criada uma rede interinstitucional de pesquisa envolvendo três instituições federais de ensino superior: UFBA, UFMG e UFMA, visando o intercâmbio de conhecimentos em educação profissional integrada à educação de jovens e adultos. O estudo tem um caráter longitudinal e é apoiado pela CAPES. Ele tem uma dimensão multidisciplinar e envolve pesquisadores do campo da sociologia da educação, avaliação educacional, políticas públicas e economia da educação, de três instituições federais de ensino superior. As ações dos diferentes campos convergirão para uma única linha de pesquisa: Avaliação de Políticas e Programas Governamentais. Ações previstas Reunião com equipe interinstitucional Elaboração de pesquisa e base de dados bibliográficas sobre métodos e procedimentos de avaliação de programas governamentais que abrangem juventude. Definição da amostra de egressos e de não-ingressantes por cidade. Construção dos instrumentos para coleta de dados e informações Implementação dos processos de coleta de dados e informações Formação de pós-graduados em nível de mestrado e doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Olívia Maria Costa Silveira - Integrante / José Albertino Carvalho Lordelo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público. , Avenida Ademar de Barros, s/n, campus universitário de Ondina, pavilhão IV, Ondina, 40170110 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32826498

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidad de la Republica Uruguay

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 5

  • 2015 - 2015

    Universidad de la Republica Uruguay

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 20

  • 2014 - 2014

    Universidad de la Republica Uruguay

    Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidade

    Outras informações:
    Ministrou aulas sobre Juventude e Educação no curso de maestria: Diploma Juventud y Políticas Públicas, da Universidad de la Republica del Uruguay - UDELAR

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós Doutorado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista de Pós Doutorado no Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD) no subprojeto ?Orientação acadêmica nos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA: elaboração de um modelo? onde desenvolve atividades referentes à docencia, pesquisa e orientação academica, sob orientação da Profª Drª Sonia Maria Rocha Sampaio. Com docente se responsabilizou pela disciplina Contemporaneidade II (2012.2) e Contemporaneidade I (2013.1, em andamento).

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Docente do Componente Curricular Estudos sobre a Contemporaneidade II para os Bacharelados Interdisciplinares

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Docente do Componente Curricular Estudos sobre a Contemporaneidade I para os Bacharelados Interdisciplinares

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Professor do Componente curricular Estudos sobre a Subjetividade para o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Professor do Componente Curricular Estudos sobre a Contemporaneidade I para turma dos Bacharelados Interdisciplinares

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Professor do componente curricular Estudos sobre a Contemporaneidade II

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Professor do Componente curricular Estudos sobre a Contemporaneidade I para duas turmas dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Professor o Componente Curricular Estudos sobre a Contemporaneidade II para turma de alunos dos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Tirocínio Docente, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente

    Outras informações:
    Realizou tirocínio docente sendo responsável pela disciplina Avaliação da Aprendizagem para o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFBA

  • 1995 - 1995

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Serviço de Psicologia da Universidade Feder

    Outras informações:
    Estágio em psicologia clínica, supervisionado pela professora Jardelina Santana.

  • 2013 - Atual

    Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

    Outras informações:
    Coordenação Executiva do Projeto "Elaboração dos subsídios conceituais, operacionais e metodológicos do Programa Estação Juventude" desenvolvido através de Termo de Cooperação entre a Universidade Federal da Bahia e a Secretaria Nacional de Juventude

  • 2008 - 2012

    Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Excecutivo/Pesquisador

    Outras informações:
    Coordenação geral do grupo de pesquisadores e supervisores do sistema de Avaliação e Monitoramento da região Nordeste I (Alagoas, Bahia e Sergipe) do PROJOVEM URBANO- Programa Nacional de Inclusão de Jovens - através de convênio firmado entre a Secretaria Geral da Presidência da República e a UFBA, tendo como órgão executor o ISP - Centro de Estudo Interdisciplinares para o Setor Público. Coordenação Técnica Nacional do Subistema de Supervisão no PJU.

  • 2005 - 2008

    Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Excecutivo/Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenação geral do grupo de pesquisadores e supervisores do sistema de Avaliação e Monitoramento da região Nordeste I (Salvador, Aracajú, Maceió, Teresina e São Luís) do PROJOVEM - Programa Nacional de Inclusão de Jovens - através de convênio firmado entre a Secretaria Geral da Presidência da República e a UFBA, tendo como órgão executor o ISP - Centro de Estudo Interdisciplinares para o Setor Público. Elaboração, em conjunto com a equipe nacional, do desenho das pesquisas de efetividade e implementação do PROJOVEM e estudos de caso para a região Nordeste I. Coordenação da análise dos dados produzidos. Elaboração, em conjunto com a equipe, de relatórios técnicos referentes aos dados analisados.

  • 2001 - 2004

    Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Líder de área I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pela elaboração do plano estratégico, acompanhamento e monitoramento administração de instrumentos diagnósticos para aproximadamente 300.000 alunos de 1ª a 8ª série do ensino fundamental de 2990 escolas estaduais e municipais em 273 municípios. Responsável pelo planejamento estratégico e execução de processos de seleção, treinamento, elaboração de manuais e materiais de apoio e acompanhamento de 400 consultores. Responsável pelo delineamento e monitoramento de processos de embalagem e distribuição de 4.600.000 testes de português e matemática. Apresentação do Projeto em Fóruns de Secretários Municipais de Educação, em eventos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de Secretarias Municipais, Diretorias Regionais de Ensino, etc. Capacitação de profissionais de educação no que se refere ao Sistema de Avaliação Externa do Estado da Bahia (instrumentos, resultados, relatórios, etc.).

  • 2004 - 2005

    secretaria da educação do estado da bahia

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Administração de Instrumentos

    Outras informações:
    Consultoria para Coordenação de Administração de Instrumentos de Avaliação Externa do Programa Educar para Vencer da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O Projeto foi responsável por duas vertentes de avaliação educacional em larga escala do ensino fundamental: "Avaliação de Desempenho" e "Avaliação de Aprendizagem".

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em projeto de pesquisa

  • 2010 - 2013

    Associação Classista de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Atua como docente na disciplina "Avaliação e Diagnóstico" com carga horária de 30 h, ofertada no curso de Especialização Pós-Graduação Lato Sensu em "Psicopedagogia".

  • 2010 - 2013

    Associação Classista de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Atua como professora da disciplina "Estágio Supervisionado" com carga horária de 50 h ofertada no curso de Especialização Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia

  • 2010 - 2010

    Associação Classista de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doente

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina "Planejamento e Avaliação", om carg horária de 20 hors, pr o curso de Especialização Pós-Gradução Lato Sensu em Psicopedgogia (Resolução 03/99 CNE de 05 de outubro de 1999) no Município de Iraquara

  • 2010 - 2010

    Associação Classista de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina "Planejamento e Avaliação", om carg horária de 20 hors, pr o curso de Especialização Pós-Gradução Lato Sensu em Psicopedgogia (Resolução 03/99 CNE de 05 de outubro de 1999) no Município de Brumado

  • 2010 - 2010

    Associação Classista de Educação do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Lecionou a disciplina "Planejamento e Avaliação", om carg horária de 20 hors, pr o curso de Especialização Pós-Gradução Lato Sensu em Psicopedgogia (Resolução 03/99 CNE de 05 de outubro de 1999) no Município de Salvador

  • 1995 - 2001

    Laborare Consultoria Organizacional Ltda

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Consultora em Psicologia Organizacional

    Outras informações:
    Consultora em Seleção de Pessoal para concursos públicos

  • 1998 - 2000

    Centro Médico Cruzalmense

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Psicóloga clínica

    Outras informações:
    Atendimento psicoterápico com crianças, adolescentes e adultos.

  • 1996 - 1999

    Hospital Universitário Edgar Santos

    Vínculo: Ambulatório de Psicanálise e S, Enquadramento Funcional: Psicóloga Voluntária

    Outras informações:
    Atendimento psicoterápico com adolescentes e adultos. Participação em grupo de estudos e supervisão de caso sob a responsabilidade de Marcelo Veras

  • 1994 - 1995

    Obras Sociais Irmã Dulce

    Vínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Centro de Recuperação de Portadores de Defici

    Outras informações:
    Estágio em psicologia clínica, supervisionado pela professora Jardelina Santana.

  • 1992 - 1992

    Escola Pequenópolis

    Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia

  • 1992 - 1993

    Vivenda Hospital Dia

    Vínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Psicologia

  • 2017 - Atual

    Prefeitura Municipal de Pojuca

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Municipal de Educação, Carga horária: 40