Rosângela Gouvêa Pinto
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais PPGCA/UEPA, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local - PPGEDAM/NUMA/UFPA, tem Especialização em Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação Profissional pela Universidade Federal do Pará através do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA/UFPA, Especialização em Design de Joias pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/Rio e Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UFPA. Atualmente é professora no curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Tem experiência nas áreas de Gestão e Desenvolvimento, Educação Profissional, Design de Joias, Design de Moda, História da Arte e do Design e Artesanato Mineral. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública na Área de Educação e Formação Profissional, Design e Desenvolvimento Sustentável, Joalheria, Artesanato Mineral, Artes, Moda, Patrimônio Histórico e Cultural.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Ambientais
2022 - 2024
Universidade do Estado do Pará
Título: Joalheria Artesanal e Biodiversidade: Analise Histórica e Política dos Modos de Produção e Identidades ressignificadas no Setor Joalheiro do Estado do Pará
Altem Nascimento Pontes. Palavras-chave: Joias do Pará, estética amazônica, turismo cultura.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial. Setores de atividade: Atividades de Apoio à Extração de Minerais; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado profissional em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia
2010 - 2012
Universidade Federal do Pará
Título: O Estado da Arte do Setor de Gemas e Joias no Município de Belém - Pará, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Dr. Thomas Adalbert Mitschein
Palavras-chave: Setor Joalheiro; Desenvolvimento Local; Programa Governamental.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Indústrias de Transformação.
Especialização em Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação
2003 - 2003
Universidade Federal do Pará
Título: Itaituba: A cidade de ouro
Orientador: Especialista Eufrosina Mª Correa e Dra Tereza Ximenes Ponte
Especialização em Design de Joias
2000 - 2001
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Coleção Fauna Mítica Marajoara
Orientador: Drª. Irina Aragão
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas
1992 - 1995
Universidade Federal do Pará
Título: Inventário dos Bens Moveis e Integrados da Igreja de São João Batista em Vila do Conde - PA
Orientador: Dr. Joseph Marie Le'Bihan
Formação complementar
2008 - 2008
Workshop Design em What an Emotion!. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Intensivo de Design Estratégico. (Carga horária: 65h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.
2000 - 2000
Modelagem de Jóias em Cera. (Carga horária: 40h). , Atelier Espaço e Expressão, AEE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto/Especialidade: Design de Joias e Joalheria.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design e Desenvolvimento Sustentável.
Organização de eventos
NEVES, R. H. ; GAMA, T. A. ; PINTO, R. G. . Coleções de Joias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 2019. (Exposição).
NEVES, R. H. ; GAMA, T. A. ; PINTO, R. G. . Coleções de Joias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 2018. (Exposição).
NEVES, R. H. ; GAMA, T. A. ; PINTO, R. G. . Coleções de Joias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 2017. (Exposição).
PINTO, R. G. . Potencias Amazônicas: Biodiversidade e Diversidade Cultural na Belém 400 anos. 2016. (Exposição).
PINTO, R. G. . I Seminário Cultura e Design: Cultura, Design e Sociedade. 2012. (Outro).
PINTO, R. G. . Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico da Rede Pública Estadual. 2010. (Outro).
PINTO, R. G. . "Jóias de Nazaré" e "Nazaré de todos nós". 2010. (Exposição).
PINTO, R. G. ; NUNES, J. T. B. . Workshop da Coleção de Jóias "Círio 2008". 2008. (Outro).
PINTO, R. G. ; NUNES, J. T. B. . IV Pará Expojóia "Amazônia Design". 2008. (Exposição).
Participação em eventos
II Simpósio Internacional de Ourivesaria, Joalheria e Design.Joia como Produto de um Território. 2021. (Simpósio).
Minicurso 18 - ODS no 12 - consumo e produção responsável - uma reflexão sobre sustentabilidade,. 2021. (Oficina).
Mini Curso de Gemologia Básica para Joalheiros em Evento. 2021. (Outra).
X Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2021. (Simpósio).
Conferência D20+.Um Novo Momento no Ensino do Design: Do Debate Interdesciplinar às Metodologias Ativas. 2020. (Simpósio).
Encontro de Planejamento e Formação Docente. 2020. (Encontro).
I Colóquio de Metodologias Ativas. 2019. (Outra).
Novas diretrizes curriculares nacionais para as engenharias: mudanças e inovações decorrentes dessa quebra de paradigmas. 2019. (Outra).
XIV semana acadêmica da Universidade do Estado do Pará -á -Campus VI.Inovações Tecnológicas do Design no Ambiente Empresarial. 2019. (Outra).
XIV semana acadêmica da Universidade do Estado do Pará - - Campus VI. 2019. (Outra).
13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Coleção Revoada: Joias comerciais inspiradas nos Pássaros Juninos de Belém-Pa. 2018. (Congresso).
VII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia.Design e Biomimética: alternativas para a conscientização da Biodiversidade dos Mamíferos Aquáticos da Amazônia. 2018. (Simpósio).
14º RDESIGN N/NE.Mesa-Redonda: O Design de Jóias no Pará. 2017. (Encontro).
VI Semana de Tecnologia da UEPA.Inovação e Qualidade de Vida. 2017. (Seminário).
Exposição Potencias Amazônicas: Biodiversidade e Diversidade Cultural na Belém 400 ansos. 2016. (Exposição).
Semana de planejamento e formação docente: Os novos paradigmas no processo de ensino e aprendizagem na educação superior. 2016. (Outra).
Semana de Planejamento e Formação Docente - Formação de Professores e Suas Ressonancias: Saberes e Conhecimentos Universitários. 2015. (Encontro).
Semana de Planejamento e Formação Docente: As Metodologias/estratégias de Ensino na Educação Superior: Possibilidades para a Construção do Trabalho Docente. 2014. (Encontro).
I Seminário Cultura e Design: Cultura, Design e Sociedade. 2012. (Seminário).
VII Fórum de pesquisa, ensino, extensão e pós-graduação da Uepa. 2012. (Outra).
35 Anos de Convergências Tecnológicas ministrada pela Professora Lúcia Santaella. 2011. (Seminário).
Semana de Planejamento e Formação Docente. 2011. (Seminário).
WORKSHOP INTERNACIONAL DE DESIGN E MARKETING DE JÓIAS.MADONAS. 2011. (Oficina).
8ª SEMANA ACADEMICA DE DESIGN DA UEPA.MESA-REDONDA: E QUANDO O.LEITE ACABA?. 2010. (Simpósio).
8ª SEMANA ACADÊMICA DE DESIGN DA UEPA.Design de Móveis Intercâmbio Belém-Itália. 2010. (Simpósio).
9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Inserção do Artesanato no Ensino do Design da Universidade do Estado do Pará. 2010. (Congresso).
GUIA DO ESTUDANTE - MELHORES UNIVERSIDADES 2010.DESENHO INDUSTRIAL E DESIGN GRÁFICO. 2010. (Outra).
II SIMPÓSIO PARAENSE DE ENGENHARIA AMBIENTAL.A INFLUENCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA MODA. 2010. (Simpósio).
IV PARÁ EXPORJÓIAS AMAZÔNIA DESIGN.DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE GEMAS E JÓIAS E METAIS PRECISOSOS DO ESTADO DO PARA. 2010. (Encontro).
VI FORUM DE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARA.CLASSIFICAÇÃO DA JOALHEIRIA PARAENSE QUANTO AOS PROCESSOS PRODUTIVOS, ESTÉTICOS E A INSERÇÃO DE ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. 2010. (Outra).
19º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DESIGN.DESIGN NO PARÁ. 2009. (Encontro).
8ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TENCOLOGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC.8ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TENCOLOGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC. 2009. (Seminário).
9ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC.9ª EDIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - BITEC. 2009. (Seminário).
CONCURSO PRÊMIO UEPA DE MELHOR TCC.CLASSIFICAÇÃO DA JOALHERIA PARAENSE QUANTO AOS PROCESSOS PRODUTIVOS E INSERÇÃO DE ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. 2009. (Outra).
FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DO ENSINO MÉDIO E TENCOLÓGICO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL.FEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DO ENSINO MÉDIO E TENCOLÓGICO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL. 2009. (Outra).
XXIV CONCURSO DE ORNAMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES.XXIV CONCURSO DE ORNAMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES. 2009. (Outra).
8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2008. (Congresso).
Ciclo de Palestras da Comissão de TCC da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.A Influência das Cores na Arquitetura. 2008. (Outra).
V Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará - V FORPEEXP. 2008. (Outra).
VII Semana de Design "Discutindo Design".Oficina de Design e Emoção. 2008. (Encontro).
59ª Reunião Anual do SBPC.Oficina de Técnicas de Ilustração. 2007. (Encontro).
5º Colóquio de Artes Visuais do Curso de Artes Visuais da Escola Superior Madre Celeste - ESMAC.Contaminações: interpenetrabilidade de saberes no artístico. 2007. (Encontro).
III Encontro Pedagógico para Docentes e Pedagogos da UEPA. 2007. (Encontro).
IV Fórum de Pesquisa , Ensino, Extenção e Pós-Graduação - IV FORPEEXP.Inserção do Designer no Setor Joalheiro. 2007. (Outra).
V REDESIGN NNE "O Encontro das Águas". 2007. (Congresso).
Encontro para Docentes Ingressos na UEPA. 2005. (Encontro).
II Encontro Pedagógico para Docentes e Técnicos Educacionais da UEPA. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
PONTES, A. N.SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.. Indicadores de sustentabilidade no design de produto: Avaliação da sustentabilidade a partir de técnicas e metodologias de design. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade do Estado do Pará.
CASTRO, M.; MARTINS JUNIOR, R.;PINTO, R. G.. Amazônia fashion week propulsor da moda belenense: um estudo de caso. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em cultura de moda e mercado) - Faculdade Estácio do Pará.
SANTOS, N. S. S.; RODRIGUES, M. A.;PINTO, R. G.. DE O. DA SILVA e GABRIELA ALVES DAMIAO.PROJETO DE PRODUTO A PARTIR DO REAPROVEITAMENTO DE ESTRUTURA DE MOBILIÁRIO ESCOLAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Design (258)) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.;PINTO, ROSÂNGELA GOUVÊAFERNANDEZ, K, V.. Coleção Lembranças do Folclore Amazônico: LENDAS AMAZÔNICAS APLICADAS AO DESIGN DE SUPERFÍCIE EM ESTAMPAS PARA VESTUÁRIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.;PINTO, R. G.; ALVES, T. C.. COLEÇÃO DE JOIAS ?O AUTO À DIVERSIDADE DA FÉ?: JOIAS INSPIRADAS NO AUTO DO CÍRIO COM ÊNFASE NA ANÁLISE DE SEUS ELEMENTOS SEMIÓTICOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.;PINTO, R. G.; JARDIM, N. R. T.. Essências: Jóias inspiradas em emoções percebidas no cenário da Belém contemporânea. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.;PINTO, R. G.; ROCHA, L. D. J.. NEOPRECIOSA: uma coleção cápsula de moda pautada na ressignificação de peças do vestuário renascentista com base no movimento feminista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.; DUARTE, J. J. P.. ?Ressignificação de materiais: utilização do amido de mandioca e resíduos celulósicos no desenvolvimento de produtos sustentáveis?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
RIBEIRO, L. B.PINTO, R. G.SOARES, J. R. S.. Design de moda e Teoria Queer: uma coleção de moda inspirada na expressão dos corpos subalternos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.; ROCHA, L. D. J.;PINTO, R. G.. Concepção de estampa inspirada no círio de Nazaré e aplicação em produtos para mesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.BRAGA, A. C. L.. MODA E ARQUITETURA: UMA COLEÇÃO CÁPSULA DE MODA INSPIRADA NA ARQUITETURA MODERNA BRASILEIRA ATRAVÉS DE LINA BO BARDI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.AZEVEDO, T. G.RIBEIRO, L. B.. Tramas abissais: o mundo de um cotidiano invisível. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
DUARTE, J. J. P.;PINTO, R. G.; LEAO, D. C. L.. Anime mangá na joalheria: cultura pop japonesa como inspiração de uma coleção de joias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.SANTOS, M. R. S.. Design e Ecoespiritualidade: religião afrobrasileira como inspiração para minicoleção de adornos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.; VALENTIN, R. M. B.. Estudo da Utilização de Resíduos da Cadeia Produtiva do Açaí para aproveitamento na indústria têxtil e Moda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
AZEVEDO, T. G.RIBEIRO, L. B.PINTO, R. G.. Visualidade musical belenense: catalogo do alfabeto visual das capas de cds do gênero pop tropical paraense no período de 2021 a 207. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.FREITAS, A. P. N.. PA(RÁ)JUBÁ: minicoleção de adornos corporais a partir do plástico reciclado, inpirados em palavras da linguagem LGBT - Pajubá - Paraense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
FREITAS, A. P. N.PINTO, R. G.BRAGA, A. C. L.. Inai Basho: minicoleção de moda inspirada no movimento Visual Kei para a cidade de Belém. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
BRAGA JUNIOR, A. E.PINTO, R. G.AZEVEDO, T. G.. Redesign do encaixe externo de prótese para uma mulher amputada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
SANTOS, N. S. S.PINTO, R. G.PAES, G. K. A. A.. Desafios e Oportunidades do Design Sustentável na Industria da Moda: proposta de indicadores para tomada de decisão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Aspectos gemológicos e mineralógicos das Calcedônias Graças, Formação Pedra de Fogo, São João dos Patos, Sudeste do Maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
FREITAS, A. P. N.PINTO, R. G.BRAGA, A. C. L.. Pintacuia: Coleção de Estampas Inspiradas na Arte Rupestre de Monte Alegre - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
Hayashi, Kátia.PINTO, R. G.. Brasil e Japão: O Design de Superfície como fusão entre culturas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
Prof. Me. AZEVEDO, T. G.PINTO, R. G.CARMO, V. L.. LIVRO PARA SENTIR: Design Editorial no Livro-objeto para contribuição na formação do público leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
FERNANDEZ, K, V.FAUSTINO, R. C.PINTO, R. G.. CANTOS E ENCANTOS: Coleção de joias contemporâneas com a utilização de madeira descartada de Paragominas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Pesquisa de Tendências no Design de Moda - m estudo de caso para lingeries. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Eco Design: Reaproveitamento de Cacos de espelho para linhas de adornos corporais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Sou Afro-índio brasileirx: Tradução de culturas híbridas em moda contemporânea.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. De Jane Austen a Carlota Joaquina: Coleção de Moda inspirada no Neoclassicismo do século XIX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. De Harajuku à Belém: Criando estampas para moda lolita baseadas na Belém da Belle Époque. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Coleção Revoada: Joias inspiradas nos pássaros juninos de Belém. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. As Y camiabas: coleção de moda casual feminina " Heroínas". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Carimbó - Coleção de moda casual feminina "viva carimbó: as flores, cores e a liberdade da dança". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. "Moda e Feminismo: implicações e construção de identidade no século XX". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Design Sacro: elementos da cultura salinopolitana aplicados em objetos sagrados do culto católico.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Do lixo ao Luxo: desenvolvimento de produto a partir da reutilização de lixo doméstico.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. A beleza dos chalés de Mosqueiro estampada na moda praia. Coleção "Dragão Rosado". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Manto Marajoara inspirado nas joias de Nazaré. Coleção de joias "Manto Marajoara". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. A arte dos trançados dos cofos de caranguejo. Coleção de ecobags "Trançados Naturais". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Coleção de Jóias setembro no Çairé - o design de jóias como estratégia de divulgação da cultura religiosa e popular de Alter do Chão - Santarém/Pa.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Balancê da moda: no arraial dos ladrilhos de Belém. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. O Monsieur: projeto de uma interface gráfica para um aplicativo de moda masculina.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Coleção de Bolsas institucionais para a Universidade do Estado do Pará inspirada no cenário imagético da musica eletrônica.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Carlota Joaquina: Uma Coleção de moda inspirada na Belém Portuguesa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Almanach do Design Gráfico: design gráfico em Belém de 1880 a 1930. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. "A invasão extraterrestre":uma coleção de moda inspirada no caso Colares-Pa, o impacto na comunidade e um estudo sobre o imaginário popular.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Coleção X: reutilização de películas radiográficas na criação de joias em plano seriado com foco no design e sustentabilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Desenvolvimento de ferramenta de auxílio em design de serviços: A avaliação de serviços.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Uma viagem à cametá com seu Siriá e seu mestre Cupijó. Coleção de Bolsas de Praia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Tecido das Águas. Coleção de Bolsas com a fibra de Juta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. de Avelar Frazão e Maria José A. de Souza.As formas das flores Amazônicas estampadas em acessórios femininos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Embalando a Moda na Rede. Moda feminina inspirada no uso da rede no Estado do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Joalheria Sustentável: a utilização de resíduos de madeira na confecção de jóias inspiradas no Art Nouveau com enfase na Belle époque. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Desenvolvimento de uma coleção de moda Andrógina inspirada na arte histórica do Teatro da Paz.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Monteiro e Nilo Nunes Pereira Neto.Art Déco na cidade de Belém. Coleção de Bolsas de Festa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Coleção Vestindo um Sonho: Design aplicado ao vestuário feminino do Casamento tendo como referência o Romantismo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Coleção Metrópole: Calçados Femininos inspirados no estilo Art Déco empregando as gemas vegetais como fator de inovação na composição estética.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. As Jóias da "Jóias de Landi". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Projeto e Coleção de Espartilhos Terapêuticos Com Aplicação da Estética dos Espartilhos Convencionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Design de Moda e Inclusão: Roupas Educativas Para Crianças com Deficiência Visual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Por Amor à Camisa. Futebol, Cultural e Design. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Estudo da composição estética dos gradis vigienses e sua aplicação em produtos de adorno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. A Francesinha do Norte: Coleção de Acessórios De Moda No Patrimônio Da Belle Époque. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Encauchados: sustentabilidade e moda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Estácio de Sá.
PINTO, R. G.. Coleção de Jóias Quem-te-dera. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Faculdade do Pará.
PINTO, R. G.. Uma expressão inspirada no Uirapuru de Waldemar Henrique. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Faculdade do Pará.
PINTO, R. G.. LEVANDO BELÉM NO CORAÇÃO: DESIGN, MÉTODOS E EMOÇÃO EM CARTÕES POSTAIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Rede de Roupas: memórias, deslocamentos e fluxos vestimentares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharrelado em Moda) - Universidade da Amazônia.
PINTO, R. G.. Art Noveau: um resgate nas estampas paraenses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharrelado em Moda) - Universidade da Amazônia.
PINTO, R. G.. Marujada: Tradição e Produção das Filhas de São Benedito. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. REDE DE ROUPAS: MEMÓRIAS, DESLOCAMENTOS, E FLUXOS VESTIMENTARES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharrelado em Moda) - Universidade da Amazônia.
PINTO, R. G.. NÃO À VAIDADE, MAS A SAUDADE: O CEMITÉRIO DA SOLEDADE REINTEPRETADO NAS JÓIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. APLICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DOS AZULEIJOS PORTUGUESES QUE INTEGRAM O CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE BELÉM EM ESTAMPAS DE PRODUTOS UTILIZADOS PELA SOCIEDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. O PALADR VISUAL: COLEÇÃO DE ROUPAS INSPIRADAS EM FRUTAS AMAZÔNICAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. CLASSIFICAÇÃO DA JOALHERIA PARAENSE QUANTO AOS PROCESSOS PRODUTIVOS E INSERÇÃO DA CULTURA LOCAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. DESIGN E ARTESANATO: UMA ABORDAGEM SOBRE SUAS RELAÇÕES E APLICAÇÕES NA ACADEMIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. DESIGN DE MODA - MODELAGEM APLICADA À MODA PRAIA: UM ESTUDO DO BIÓTIPO PARAENSE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. O DESIGN EM UMA OFICINA DE JÓAIS - UMA PROPOSTA ERGONÔMICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. JÓIAS DO PARÁ: POSSIBILIDADES CONSTRUTIVAS DO PRJETO DE JÓIAS ATRAVÉS DE ESTRUTURAS MODULARES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. PROJETO GRÁFICO DE UM CATÁLAGO SOBRE AS MARCAS DE BELÉM DO PARÁ, DO PERIODO DE 1870 A 1920. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. DESABROCHANDO MODA: ANALISE DA COLEÇÃO FINALISTA DO CONCURSO LYCRA FUTURE DESIGNERS 2010 SOB A ÓTICA DO METAPROJETO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. UM OLHAR ERGONÔMICO SOBRE O DESIGN DE JÓIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Eco-moda: O PET Além do Cotidiano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. de C. Ferreira.Arte, um novo olhar sobre a empresa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Escola Superior Madre Celeste.
PINTO, R. G.. Reflexões sobre a trajetória histórica do curso de Artes da Universidade da Amazônia: de Educação Artística a Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem) - Universidade da Amazônia.
PINTO, R. G.. Pedras, pontas e porões: uma relação entre jóias, artes e formas do imaginário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Escola Superior Madre Celeste.
PINTO, R. G.. Estudo da Ilustração na Evolução Histórica do Design Gráfico para Elaboração de Material Promocional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Aprofundamento em Estética para o Design. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Programação Visual no Ensino Público Fundamental: A Cultura Popular em Foco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. LInha Verópa: decorando com Humor - Elaboração de produtos Decorativos Inspirados no Cotidiano Paraense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. A Produção Joalheira Paraense: A Inserção do Design no Setor Joalheiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Apropriação do vernacular pelo design tipográfico: desenvolvimento de uma tipografia inspirada nas letras das embarcações amazônicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Entrelinhas e Agulhas: expressões da cultura amazônica na moda paraense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Pará.
PINTO, R. G.. Design e Marketing da Banda Radiospártako. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Design P: A Revista de Design Paraense. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Design e Cultura popular Paraense aplicado à Produtos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. O Estudo da Guitarra Acústica e a Valorização das Espécies Arbóreas Nativas da Região Amazônica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Madeiras e Fibras: Uma Nova Concepção de Utensílios. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará.
BRITO, B. P.BEZERRA, R. B.PINTO, R. G.. Adequação da Comunicação Visual em Embalagens. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
XAVIER, C. L. L.;PINTO, R. G.. Cofre Tartaruga. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará.
VALENTE, K. M.; ROSA, S. S. A.;PINTO, R. G.. Processo seletivo simplificado para professor substituto Portaria No 201/2021 ? GAB/CCNT, de 23 de novembro de 2021. 2021. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.AZEVEDO, T. G.. Processo Seletivo de Monitoria do Curso de Bacharelado em Design portaria nº 217/2019 - GAB/CCNT, de 30 de outubro de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.AZEVEDO, T. G.; OLIVEIRA, L. V.. Processo Seletivo de Monitoria do Curso de Bacharelado em Design portaria nº 218/2019 - GAB/CCNT, de 30 de outubro de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
NAZARE, B. R. M.PINTO, R. G.ROSA, S. S. S. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto Portaria No 182/2018 ? GAB/CCNT, de 23 de novembro de 2018. 2018. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.NAZARE, B. R. M.; ROSA, S. S. A.. Processo Seletivo de Monitoria do Curso de Bacharelado em Design portaria nº 114/2018 - GAB/CCNT, de 10 de agosto de 2018. 2018. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.NAZARE, B. R. M.ROSA, S. S. S. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto Portaria No 183/2018 ? GAB/CCNT, de 23 de novembro de 2018. 2018. Universidade do Estado do Pará.
NAZARE, B. R. M.PINTO, R. G.ROSA, S. S. S. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto portaria nº 184/2018 - GAB/CCNT. 2018. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.Fernandes, S.A.ROSA, S. S. S. A.. Processo seletivo simplificado para professor substituto Portaria No 249/2017 ? GAB/CCNT, de 20 de Dezembro de 2017. 2017. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Comissão organizadora do processo seletivo de monitoria do curso de bacharelado em Design.. 2014. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro da comissão de Avaliação de Período Probatório do servidor Aldeci Ferreira da Costa. 2014. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro da comissão de Avaliação de Período Probatório da servidora Ana Paula Nazaré de Freitas. 2013. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro da comissão de Avaliação de Período Probatório da servidora Brena Renata Maciel Nazaré. 2013. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Presidente da banca examinadora do concurso público para provimento de cargo de professor da carreira de magistério superior - UEPA/ PARAGOMINAS. 2013. Universidade do Estado do Pará.
FERNANDES, S. A.NAZARE, B. R. M.PINTO, R. G.. Membro da comissão de Avaliação de Período Probatório do servidor Manoel Alacy da Silva Rodrigues. 2012. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. banca avaliadora de progressão funcional horizontal. 2011. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Seleção de Professor Substituto Instituto Federal do Pará. 2002. Instituto Federal do Pará.
PINTO, R. G.; RODRIGUES, M. A.; SANTOS, L. G. T.. Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Professor Auxiliar III para professor Auxiliar IV do professor Thiago Guimarães Azevedo portaria nº 200/2019 - GAB/CCNT, de 17 de outubro de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
AZEVEDO, T. G.; RODRIGUES, M. A.;PINTO, R. G.. Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Professor Assistente II para professor Assistente III da servidora Luciana Guimarães Teixeira Santos portaria nº242/2019 - GAB/CCNT, de 06 de novembro de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
Fernandes, S.A.PINTO, R. G.NAZARE, B. R. M.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Manoel Alacy da Silva Rodrigues portaria nº 078/2019 - GAB/CCNT, de 11 de abril de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
COUTINHO, E. C.;PONTES, A. N.PINTO, R. G.AZEVEDO, T. G.. Comissão do Fórum de Metodologias Ativas do CCNT. 2019. Universidade do Estado do Pará.
AZEVEDO, T. G.; RODRIGUES, M. A.;PINTO, R. G.. Comissão de Avaliação da Progressão Funcional de Professor Assistente III para professor Assistente IV da servidora Luciana Guimarães Teixeira Santos portaria nº243/2019 - GAB/CCNT, de 06 de novembro de 2019. 2019. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.NAZARE, B. R. M.ROSA, S. S. S. A.. Membro da banca examinadora do Processo seletivo de monitoria do CCNT do curso de bacharelado em Design. 2017. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.FREITAS, A. P. N.; NASCIMENTO, C. R. C.; SILVA, V. L. G.; SERRUYA, J. V.. Comissão Técnica Julgadora para seleção da marca comemorativa da "UEPA 25 ANOS". 2017. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro da banca examinadora do Processo seletivo de monitoria do CCNT do curso de bacharelado em Design.. 2014. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro do Colegiado do curso de Bacharelado em Design 2014/2015. 2014.
PINTO, R. G.. Processo seletivo simplificado para professor substituto. 2013. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Revisão do Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Design. 2013. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Membro do Colegiado do curso de Bacharelado em Design 2013/2014. 2013. Universidade do Estado do Pará.
PINTO, R. G.. Integrante da Comissão Científica do Evento: Cultura, Design e Sociedade. 2012. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
COLEÇÃO DE MODA SUSTENTÁVEL INSPIRADA NAS LENDAS URBANAS DE BELÉM; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Design (258)) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);
Coleção B'lém de Alfredo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em cultura de moda e mercado) - Faculdade Estácio do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Ripas: arquitetura e design de moda em uma minicoleção de bolsas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em cultura de moda e mercado) - Faculdade Estácio do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Bolsas e Mochilas sustentáveis: alternativas de renda para comunidades; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do Produto de Moda e Vestuário) - Estácio FAP Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Redesign da Bancada de Ourives; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Móveis) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Projeto de Mobiliário a partir da Influência do Movimento Coreográfico em Dança Contemporânea; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Design de Móveis) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
COLEÇÃO DE MODA SUSTENTÁVEL INSPIRADA NAS LENDAS URBANAS DE BELÉM; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Formas D'Água: Coleção de Moda Inspirada nas Formas das Águas da Amazônia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Bacharelado em Design (258)) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Art Nouveau em Belém do Pará sob o olhar da joalheria contemporânea; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
A visão do paraense sobre a cultura musical inglesa traduzida em uma coleção de moda inspirada na Banda the Beatles; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
O Ver-o-Peso como inspiração para a moda sustentável: Coleção "À moda Ver-o-peso"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Minicoleção de joias MUTATIS: práticas sustentáveis para o consumo consciente das joias comercializadas no espaço São José Liberto em Belém-PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção TELEOSTEI: aplicação de otólitos originados no ouvido interno do peixe pescada branca como gema alternativa na criação de uma coleção de jóias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção NeoPlaza 1616: Design de superfície com aplicação do estilo Vaporwave usando como referência monumentos históricos da cidade de Belém-PA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção de Moda-Praia: Design diferenciado para mulheres que foram submetidas à Mastectomia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção a luz que nos guia: Joias sobre o Círio de Nazaré com ênfase na Ergonomia para portadores de patologias degenerativas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
MODA, BELÉM E A BELLE ÉPOQUE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção Revoada: Joias inspiradas nos pássaros juninos de Belém; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Eco-Design: Reaproveitamento de cacos de espelho para linhas de adornos corporais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Brasil e Japão: O design de superfície como fusão entre culturas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Pesquisa de tendências no Design de moa - Um estudo de caso para lingeries; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
A Lapidação do mineral quartzo nas suas variedades aplicadas ao design de joias paraense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção de Bolsas institucionais para a Universidade do Estado do Pará inspirada no cenário imagético da musica eletrônica; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
O Monsieur: projeto de uma interface gráfica para um aplicativo de moda masculina; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Balancêda moda: no arraial dos ladrilhos de Belém; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção de Jóias setembro no Çairé - o design de jóias como estratégia de divulgação da cultura religiosa e popular de Alter do Chão - Santarém/Pa; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
"A invasão extraterrestre":uma coleção de moda inspirada no caso Colares-Pa, o impacto na comunidade e um estudo sobre o imaginário popular; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção X: reutilização de películas radiográficas na criação de joias em plano seriado com foco no design e sustentabilidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção Metrópole: Calçados Femininos inspirados no estilo Art Déco empregando as gemas vegetais como fator de inovação na composição estética; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Coleção Vestindo um Sonho: Design aplicado ao vestuário feminino do Casamento tendo como referência o Romantismo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design de Moda e Inclusão: Roupas Educativas Para Crianças com Deficiência Visual; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Estudo da composição estética dos gradis vigienses e sua aplicação em produtos de adorno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Desabrochando Moda: Análise da Coleção Finalista do Concurso Lycra Future Desiners 2010 sob a ótica do Metaprojeto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Aplicação da Composição dos Azulejos Portugueses que Integram o Centro Histórico da Cidade de Belém em Estampas de Produtos Utilizados pela Sociedade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Eco-moda: O PET Além do Cotidiano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Jóias no Pará: Possibilidades Construtivas do Projeto de Jóias através de Estruturas Modulares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design de Moda- Modelagem Aplicada à Moda Praia: Um Estudo do Biótipo Paraense; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design e Artesanato: Uma Abordagem sobre suas Relações e Aplicações na Academia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Classificação da Joalheria Paraense quanto aos Processos Produtivos e Inserção da Cultura Local; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Um Olhar Ergonômico sobre o Design de Jóias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
O Simbolismo e as Mensagens através das Jóias: Uma coleção u]inspirada na ilha de Maiandeua - PA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design e Arte: Coleção de jóias inspirada no design e nos movimentos artísticos dos anos 60 e 70; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Fotografia de produto: Um estudo sobre a imagem de jóias; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
A Técnica da Incrustração Paraense Ilustrada Através da Coleção de Jóias "Mnagueirosa"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Rock, mais que música, uma tendência; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
A Estamparia Aplicada a Produtos Utilizando a Iconografia Marajoara Sobreposta a Desenhos Islâmicos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design e Cultura popular Paraense aplicado à Produtos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Case Heliconia: Desenvolvimento de Embalagem de Perfume Regional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Identidade Amazônica: Pesquisa e Produção no Design de Moda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DESIGN) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
História da Arte e do Design, Design e Desenvolvimento Sustentável; 2020; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Design e Desenvolvimento Sustentável, Projeto III; 2019; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Monitoria de Projeto III, História da Arte e do Design; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
História da Arte e do Design; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
História da Arte e do design, Projeto III; 2018; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Projeto III, História da Arte e do Design; 2017; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Design) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Rosângela Gouvêa Pinto;
Produções bibliográficas
-
PINTO, R. G. ; SANTOS, M. R. S. ; DA SILVA, P. . A Arte da Internet e Novas Visualidades: Monumentos de Belém (PA) em Estampas Através da Estética Vapowave. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 25, p. 258-277, 2021.
-
PINTO, R. G. . Cultura e Design em Produtos Amazônicos - Pesquisa em Design. 1ª. ed. Cromos Editora, 2012. 143p .
-
PINTO, R. G. . Jóias do Pará: Design, experimentações e Inovação Tecnológica nos modos de fazer. 1ª. ed. Belém: Paka Tatu, 2011. 113p .
-
PINTO, R. G. . A Presença de Elementos Artísticos da Cultura Indígena Amazônica na Produção da Joalheria Paraense. In: Ana Paula Nazaré de Freitas; Antonio Erlindo Braga Junior; Maria Roseli Sousa Santos; Ninon Rose Tavares Jradim; Rosângela Gouvêa Pinto. (Org.). Cultura e Design em Produtos Amazônicos. 1ªed.Belém: Cromos Editora, 2012, v. unico, p. 37-55.
-
PINTO, R. G. . Joia Paraense: Pesquisas Desenvolvidas pelo curso de Design do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará - UEPA. In: Rosa Helena Nascimento Neves; Rosângela da Silva Quintela; Rosângela Gouvêa Pinto; Anna Cristina Resque Meirelles. (Org.). Joias do Pará: Design, Experimentações e Inovação Tecnológica nos modos de fazer. 1ªed.Belém: Paka - Tatu, 2011, v. unico, p. 83-93.
-
PINTO, R. G. ; NUNES, J. T. B. . A mineração na região do Tapajós: o ouro e a produção de jóias. In: Tereza Ximene; Eufrosina Maria Correa. (Org.). Itaituba: A Cidade de Ouro. 1ªed.Belém: Grafhitte Gráfica e Editora, 2003, v. único, p. 34-45.
-
BATISTA, M. C. ; COTTA, M. G. C. ; MORAES, H. P. ; MENDES, G. R. ; PINTO, R. G. . Produção de Ecobags a partir da Reutilização de Lona. In: X Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021, Belém. Anais do X Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021.
-
GAIA, A. B. M. ; NAZARIO, L. G. F. ; SILVA, M. H. A. ; PINTO, R. G. ; BRAGA JUNIOR, A. E. . DESENVOLVIMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO SUSTENTÁVEL PARA HOME OFFICE. In: X Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021, Belém. Anais do X Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021.
-
FERREIRA, JOSÉ LEUAN MONTEIRO ; PINTO, ROSÂNGELA GOUVÊA . Coleção Revoada: Joias comerciais inspiradas nos Pássaros Juninos de Belém-Pa. In: 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2019, Joinville. Blucher Design Proceedings, 2018. p. 3160.
-
FERREIRA, J. L. M. ; PINTO, R. G. . Coleção B'lém de Alfredo: acessórios de moda inspirados no livro 'Belém do Grão - Pará' de Dalcídio Jurandir. In: 9º CIDI e CONGIC 9th Information Design Conference/student conference, 2019, Belo Horizonte - MG. Anais do 9º CIDI e 9º CONGIC, 2019.
-
BRITO, G. P. ; GAIA, G. B. ; RODRIGUES, R. R. ; MENDES, F. A. ; PINTO, R. G. . COLEÇÃO TRIBOS: BOLSAS UTILITÁRIAS SUSTENTÁVEIS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO PANDÊMICO. In: X Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021, Belém. Anais do X Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais na Amazônia, 2021.
-
PINTO, R. G. ; MITSCHEIN, T. A. . Caracterização do Estado da Arte do Setor de Gemas e Jóias do Município de Belém. In: Cultura e Design | UEPA, 2013, Belém. Anais Eletrônicos do I Seminário Cultura e Design, 2013.
-
PINTO, R. G. ; COSTA, R. R. . O USO DAS GEMAS VEGETAIS NA CRIAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DE CALÇADOS FEMININOS INSPIRADA NO UNIVERSO ART DÉCO.. In: Cultura e Design | UEPA, 2013, Belém. Anais Eletrônicos do I Seminário Cultura e Design, 2013.
-
PINTO, R. G. ; SOUSA, J. P. . VESTINDO UM SONHO - APLICAÇÃO DO DESIGN EMOCIONAL NO CONTEXTO DA MODA TENDO COMO ESTUDO DE CASO O VESTIDO DE NOIVA. In: Cultura e Design | UEPA, 2013, Belém. Anais Eletrônicos do I Seminário Cultura e Design, 2013.
-
BATISTA, M. C. ; SILVA, D. P. ; PINTO, R. G. . Design de Joias e Educação: Relato de Experiência de Estudantes de Design em Workshop de Criação de Coleção das Joias de Nazaré. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINTO, R. G. . Design e Materiais em Contexto Amazônico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINTO, R. G. ; SANTOS, N. S. S. ; COHEN, L. A. F. P. ; OLIVEIRA, L. P. . Design e Biomimética: alternativas para a conscientização da Biodiversidade dos Mamíferos Aquáticos da Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINTO, R. G. ; FERREIRA, J. L. M. . Coleção Revoada: Joias comerciais inspiradas nos Pássaros Juninos de Belém-Pa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINTO, R. G. . Estudos, Pesquisas e ações da Universidade do Estado do Pará suas interfaces com o Programa Polo Joalheiro do Pará.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
PINTO, R. G. . Consultoria Técnica em Design de Joias nas Coleções do Círio de Nazaré - Programa Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2021.
PINTO, R. G. . Consultoria Técnica em Design de Joias nas Coleções do Círio de Nazaré - Programa Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2020.
PINTO, R. G. . Consultoria Técnica em Design de Joias nas Coleções do Círio de Nazaré - Programa Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2019.
PINTO, R. G. . Consultoria Técnica em Design de Joias nas Coleções do Círio de Nazaré - Programa Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2018.
PINTO, R. G. . Consultoria Técnica em Design de Joias nas Coleções do Círio de Nazaré - Programa Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2017.
PINTO, R. G. . JÓIAS DE NAZARÉ - Expressões da fé. 2014.
PINTO, R. G. . JÓIAS DE NAZARÉ. 2013.
PINTO, R. G. . COLEÇÃO DE JÓIAS "TEATRO DA PAZ". 2006.
PINTO, R. G. . COLEÇÃO DE JÓIAS "FAUNA MÍTICA MARAJOARA". 2001.
PINTO, R. G. ; NUNES, J. T. B. . Curso Técnico de Joalheria. 2002.
PINTO, R. G. . O Acervo de Bens Móveis e Integrados da Igreja de São João Batista de Vila do Condem, Barcarena - Pa. 1997.
MONTEIRO, M ; PINTO, R. G. . Joias de Nazaré: pesquisa do curso de design da Uepa ressalta a moda e a fé - https://www.oliberal.com/cirio/joias-de-nazare-pesquisa-do-curso-de-design-da-uepa-ressalta-a-moda-e-a-fe-1.442044. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PINTO, R. G. . Jóias de Nazaré - Expressões da fé. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
PINTO, R. G. . Economia Criativa - Experiencia do setor de gemas e jóias no município de Belém. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
PINTO, R. G. ; NEVES, R. H. . Workshop de Desenvolvimento e Geração de Joias da Coleção Joias de Nazaré 2022. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINTO, R. G. ; COUTINHO, E. C. . Especialização em Gestão Pública - Parauapebas - PA. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PINTO, R. G. ; COUTINHO, E. C. . Especialização em Gestão Pública - Belém - PA. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
OLIVEIRA, M. ; CAVALCANTE, M. ; OLIVEIRA, B. ; PINTO, R. G. . Curso de Criação de Acessórios e Souvenir - Setembro de 2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. . Oficinas para Criações das Coleções do Cirío de Nazaré - Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, M. ; CAVALCANTE, M. ; OLIVEIRA, B. ; PINTO, R. G. . Curso de Criação de Acessórios e Souvenir - Novembro de 2021. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. ; ROSA, S. S. A. ; AZEVEDO, T. G. . Evolução do Curse Bacharelado em Design da UEPA. 2021. (Relatório Técnico).
PINTO, R. G. . Oficinas para Criações das Coleções do Cirío de Nazaré - Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. . Oficinas para Criações das Coleções do Cirío de Nazaré - Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. . Oficinas para Criações das Coleções do Cirío de Nazaré - Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. . Oficinas para Criações das Coleções do Cirío de Nazaré - Polo Joalheiro e Projeto Lua Nova. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINTO, R. G. . Design Contemporâneo no Pará e a formação do Designer. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PINTO, R. G. . Metodologias Ativas de Ensino. 2014. .
PINTO, R. G. . Workshop ' A fé e a crença em Maria'. 2014. .
PINTO, R. G. . Workshop ' Jóias de Nazaré'. 2012. .
PINTO, R. G. . Workshop de geração de Produtos ' Coleção Jóias de Nazaré'. 2011. .
PINTO, R. G. . Workshop de Elaboração de Projetos ' Jóias de Nazaré'. 2010. .
PINTO, R. G. . Jóia 2001: Tendências. 2001. (Editoração/Catálogo).
PINTO, R. G. . Coleção de Jóia Fauna Mítica Marajoara. 2001. Outra.
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Estudo da Biomimética dos mamíferos aquáticos ameaçados de extinção na Amazônia e a sua aplicação na moda, como estratégia de divulgação para conscientização sobre sua preservação, Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPESPA/UEPA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador / Lauro Arthur Farias Paiva Cohen - Integrante / Leonam Pimentel de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias. Portaria nº 072/2013 de 26 de Agosto, com renovação de portaria nº 092/2020 - GAB/CCNT, de 18 de Novembro de 2020, Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e joias no Estado do Pará. Discentes envolvidos: Bacharelado em Design da UEPA Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
-
2013 - Atual
Estímulo a Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Jóias, Gemas e Bijuterias., Descrição: Objetivo monitorar o desenvolvimento da cadeia produtiva de gemas e jóias no Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosângela Gouvêa Pinto - Coordenador.
Prêmios
2021
Portaria de Elogios biênio 2019/2021 portaria 114/2021-GAB/CCNT, 24 Agosto de 2021, Universidade do Estado do Pará - CCNT.
2021
Portaria de Elogios biênio 2019/2021 portaria 1599/21, 17 Agosto de 2021, Universidade do Estado do Pará - Reitoria.
2019
Prêmio UEPA Melhor TCC 2018/2019 3º lugar, Universidade do Estado do Pará.
2018
Prêmio UEPA de Melhor TCC 2017/2018 3º lugar, Universidade do Estado do Pará.
2014
Portaria de Elogios biênio 2013/2014, Universidade do Estado do Pará - UEPA.
2014
11ª Edição do AuDITIONS Brasil 2014/2015, Mineradora de ouro AngloGold Ashanti.
2014
Prêmio de Melhor TCC 2014, Universidade do Estado do Pará.
2013
Prêmio UEPA de Melhor TCC, Universidade do Estado do Pará - UEPA.
2011
Prêmio UEPA de Melhor TCC, Universidade do Estado do Pará - UEPA.
2010
Prêmio UEPA de Melhor TCC, Universidade do Estado do Pará - UEPA.
2009
Prêmio UEPA de Melhor TCC, Universidade do Estado do Pará.
2004
Prêmio de Design, Programa Paraense de Design.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT. , Trav. Eneas Pinheiro 2626, Marco, 66600000 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 31311904, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Instituto de Gemas e Joias da AmazoniaVínculo: CONSAD e Pesquisa, Enquadramento Funcional: não há, Carga horária: 4
Outras informações:
Projeto de extensão do curso de Bacharelado em Design com o Instituto de Gemas e joias da Amazônia - IGAMA, através do Espaço São José Liberto - ESJL, com início pela portaria 072/2013 e renovação com a portaria 092/2020 até atualidade, com as seguintes atividades: Oficinas de Criação das Coleções do Círio de Nazaré de 2013 a 2021; Palestras técnicas sobre o setor joalheiro, workshop de criação da coleção Belém 400 anos e vistas técnicas, todas as atividades são realizadas com os discentes do Curso de Bacharelado em Design UEPA e tem contrapartida a participação dos lojistas, funcionários das lojas, ourives, lapidários e publico externo interessados no setor joalheiro. Ainda membro do Conselho administrativo - CONSAD, como notório saber representando a UEPA.
Atividades
-
06/2016 - 10/2016
Serviços técnicos especializados , Instituto de Gemas e Jóias da Amazonia.Serviço realizado, Workshop de Geração de Produtos - Coleção Jóias de Nazaré 2016.
2021 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Design até 2023
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE até 2023
Pesquisadora e representante da UEPA junto ao Setor Joalheiro PA
Membro de comissões eventuais de avaliação de concurso público de professores substitutos, monitores e estágios probatórios.
Coordenadora de Estágio do Curso de Bacharelado em Design até 2023
2019 - 2021
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Design
Membro do Conselho de Centro CCNT - UEPA
Presidente do Colegiado do Curso de Bacharelado em Design
Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE
Membro da Câmara e de Graduação e Pós-Graduação do CCNT
Pesquisadora e representante da UEPA junto ao Setor Joalheiro PA
Membro de comissões eventuais de avaliação de concurso público de professores substitutos, monitores e estágios probatórios.
2017 - 2019
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Design
Membro do Conselho de Centro CCNT - UEPA
Presidente do Colegiado do Curso de Bacharelado em Design
Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE
Membro da Câmara e de Graduação e Pós-Graduação do CCNT
Pesquisadora e representante da UEPA junto ao Setor Joalheiro PA
Membro de comissões eventuais de avaliação de concurso público de professores substitutos, monitores e estágios probatórios.
2013 - 2015
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Desenho Industrial, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Conselho de Centro CCNT - UEPA
Pesquisadora e representante da UEPA junto ao Setor Joalheiro PA
Membro de comissões eventuais de avaliação de concurso público de professores substitutos, monitores e estágios probatórios.
2009 - 2013
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Bacharelado em Design, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Conselho de Centro CCNT - UEPA
Presidente do Colegiado do Curso de Bacharelado em Design
Pesquisadora e representante da UEPA junto ao Setor Joalheiro PA
Membro de comissões eventuais de avaliação de concurso público de professores substitutos, monitores e estágios probatórios.
2004 - 2009
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 40
2003 - 2004
Universidade do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2017
Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT, Coordenação do curso de Bacharelado em Design.Cargo ou função, Coordenação de Curso.
-
02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT.Cargo ou função, Conselheira de Centro.
-
04/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT.Linhas de pesquisa
-
02/2003
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos do Design de Jóias, Linguagem Visual, Percepção e Criatividade, Projeto de Produto 3, Semiótica, Teoria e Prática da Cor, Trabalho de Conclusão de Curso
-
09/2017 - 09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.
-
06/2009 - 10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Design Industrial.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório.
-
05/2011 - 04/2012
Extensão universitária , Departamento de Design Industrial.Atividade de extensão realizada, Implantação de uma biblioteca de materiais - Materioteca - no CCNT da UEPA.
2004 - 2017
Instituto Federal do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas: História da Arte e do Design, Composição e Portfólio.
1996 - 2002
Instituto Federal do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Desenvolvimento Especializado, Carga horária: 40
Outras informações:
Cursos ministrados de Artesanato Mineral
Atividades
-
01/1996 - 04/2002
Ensino,Disciplinas ministradas, Artesanato Mineral, Design de Jóias, Modelagem de Jóias em Cera Perdida, Educação Artística - Artes Plásticas
-
01/1996 - 04/2002
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Lapidação Artesanato Mineral e Gemologia, Belém.Serviço realizado, Design de Jóias.
-
01/1996 - 04/2002
Treinamentos ministrados , Laboratório de Lapidação Artesanato Mineral e Gemologia, Belém.Treinamentos ministrados, Artesanato Mineral, Modelagem de Jóias em Cera perdida, Design de Jóias
2010 - 2017
ESTÁCIO FAP PARÁVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas de: Desenvolvimento de Coleção de Moda, Design de Acessórios de Moda, Oficina de Criatividade em Moda, Produtos de Moda e Metodologia para o Trabalho de Conclusão de Curso.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosângela Gouvêa Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?