Suelen Carlos de Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz (2011) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz (2020). Atualmente é bolsista da Fundação Oswaldo Cruz e professora universitária da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e sistemas de saúde em perspectiva comparada, desigualdades em saúde e América Latina.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
2016 - 2020
Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz
Título: Proteção social e relações público-privadas no sistema de saúde do Chile: uma análise do período de 2000 a 2018
Orientador: em Universidad de Chile ( Aléx Alarcón Hein)
com Cristiani Vieira Machado. Coorientador: Patty Fidelis de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas de proteção social; Sistemas de Saúde; Políticas de saúde; Reforma dos Serviços de Saúde; Chile.
Mestrado em Saúde Pública
2009 - 2011
Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz
Título: Mecanismos Institucionais de Participação Social nos Municípios da Baixada Fluminense, Ano de Obtenção: 2011
José Mendes Ribeiro.Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Palavras-chave: conselhos de saúde; participação social; políticas públicas.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública
2006 - 2007
Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz
Título: Cidadania e Participação social: a experiência de um conselho de saúde em um Município da Baixada Fluminense
Orientador: José Mendes Ribeiro
Graduação em Psicologia
2001 - 2006
Universidade Federal Fluminense
Título: Que cidadania é essa? Do imperativo do trabalho ao imperativo do consumo
Orientador: João Rezende
Pós-doutorado
2022
Pós-Doutorado. , Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz, ENSP - FIOCRUZ, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Políticas de Sáúde.
Formação complementar
2024 - 2024
DOCÊNCIA DE VALOR - DESAFIOS E OPORTUNIDADES. (Carga horária: 2h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2024 - 2024
BATE PAPO COM A GESTÃO - Semana Desenvolvimento Docente. (Carga horária: 2h). , Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
2016 - 2016
Criando ou resolvendo problemas? Relato e reflexão de experiências de ensin. (Carga horária: 4h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
2015 - 2015
Educação e Tecnologia. (Carga horária: 4h). , ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 20h). , Instituto Sul Americano de Governo em Saúde, ISAGS, Brasil.
2013 - 2013
Workshop de Coaching Educacional. (Carga horária: 8h). , Grupo Orientando quem Orienta, GOO, Brasil.
2003 - 2003
VIII Fórum de Residência Clínico Institucional. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
VIII Seminário Anual Interdisciplinar Sexualidade. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, ABRAPA, Brasil.
2002 - 2002
VI Seminário de Psicopedagogia. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
VII Fórum de Residência Em Psicologia Clínico Inst. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2001 - 2001
V Seminário de Psicopedagogia. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2001 - 2001
Recreação Infantil Psicomotricidade e Jogos. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Sistemas de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Análise em perspectiva comparada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: América Latina.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Psicologia.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Relações público-privadas nos sistemas de saúde do Brasil e Chile no período de 2000 a 2022, Descrição: Brasil e Chile foram países pioneiros na constituição de sistemas de proteção social e de saúde na América Latina, no início do século XX. A partir dos anos 1920, o sistema de saúde, baseado no seguro social, apresentou progressiva expansão da cobertura nos dois países. Entretanto, a instauração da ditadura militar no Chile provocou uma inflexão nos anos 1980, por meio de uma reforma neoliberal radical, em que o sistema de saúde foi reconfigurado com base em um modelo dual. A reforma chilena, que institucionalizou a segmentação e rompeu mecanismos de solidariedade social, influenciou outros países da Região. Na retomada da democracia, governos buscaram implementar reformas para reduzir desigualdades. O Brasil, na contramão das reformas orientadas ao mercado do final do século XX, estruturou um sistema baseado na Seguridade Social, em uma perspectiva abrangente. Apesar das contradições e limites histórico-estruturais, conformou-se no país o Sistema Único de Saúde, um sistema gratuito e universal de saúde garantido constitucionalmente como um direito. Contudo, o subfinanciamento e a forte presença do setor privado se caracterizam como importantes limites a serem enfrentados pelo SUS. O objetivo do estudo é analisar as relações público-privadas no sistema de saúde do Brasil e Chile de 2000 a 2020. O referencial teórico se baseará em contribuições da abordagem histórico-comparativa das ciências sociais e da literatura sobre sistemas de saúde em perspectiva comparada, considerando três eixos de análise: contexto das reformas e condicionantes das relações entre Estado e mercados na saúde; configuração dos aspectos organizacionais e regulatórios dos sistemas de saúde, relações público-privadas no financiamento e na prestação de serviços em saúde e respostas dos sistemas de saúde no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O estudo abarcará as seguintes estratégias metodológicas: revisão bibliográfica, análise de documentos e de bases de dados secundários e análise de entrevistas semiestruturadas com atores que participaram da gestão nacional da saúde no período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Coordenador.
-
2021 - Atual
Publicação e Divulgação Científica: Proposta de Implementação da Revista debates em Psicologia, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para comunicação e divulgação da produção científica da área da psicologia. Destaca-se a possibilidade de maior visibilidade à produção acadêmica dos discentes, docentes e egressos do curso de psicologia da UNIGRANRIO, além de pesquisadores, pós-graduandos, psicólogos e profissionais de áreas afins, graduandos e ao público em geral. Essa estratégia de divulgação será realizada em formato de período eletrônico durante o segundo semestre de 2021. Dentre os benefícios dos periódicos eletrônicos, podemos destacar: rapidez das publicações; maior número de artigos publicados por fascículos, sem restrição de tamanho em comparação ao formato impresso; acesso à informação de qualquer lugar do mundo; maior rapidez nas pesquisas; maior visibilidade e circulação dos artigos; melhoria no armazenamento dos arquivos; redução de custo; entre outros. Acredita-se que com a oportunidade e divulgação de uma revista científica voltada para psicologia, ciências humanas e da saúde, será possível continuar desenvolvendo e fortalecendo a cultura de pesquisa no curso de Psicologia e na Universidade Unigranrio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Coordenador / Pedro Moacyr Brandão Junior - Integrante / Raquel Luiza Santos Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
-
2020 - Atual
Relações público-privadas nos sistemas de saúde da América Latina: dinâmicas, características e implicações para as desigualdades em saúde, Descrição: Nas últimas décadas, muitos países da América Latina expandiram a cobertura dos serviços de saúde, com resultados sanitários positivos. Porém, em vários casos, observou-se a expansão do setor privado na saúde, sob incentivo do Estado e associada a novas dinâmicas empresariais, com persistência ou agravamento da segmentação e das desigualdades em saúde. O projeto terá o objetivo geral de analisar as relações público-privadas em saúde nos países latino-americanos de 1990 a 2020, considerando suas dinâmicas, características e implicações para as desigualdades em saúde. O referencial analítico se baseará na economia política da proteção social e em contribuições da abordagem de análise histórico-comparada de políticas e sistemas de saúde. Será realizado um estudo em diferentes escalas e com casos múltiplos, tendo em vista a complexidade do problema. O plano internacional do fenômeno será analisado a partir de revisão da literatura especializada e de documentos, com ênfase no tema das relações público-privadas e das desigualdades nos sistemas de saúde. O plano regional compreenderá análise da literatura, documentos e dados secundários sobre sistemas de saúde na América Latina. O plano nacional envolverá o estudo comparado de cinco países populosos de renda média-alta - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México ? marcados por economias dinâmicas e desigualdades sociais, cujas reformas dos sistemas de saúde nas últimas décadas alteraram as relações público-privadas em saúde. Finalmente, o plano local será estudado por meio da seleção de três ?cidades globais? localizadas nesses países: Rio de Janeiro, Buenos Aires e Cidade do México. A escolha dessas cidades se deve à sua importância no plano internacional e nacional em termos econômicos, populacionais e sociais e ao fato de concentrarem expressiva e diversificada oferta de serviços de saúde, sendo lócus privilegiado para explorar as relações público-privadas e suas implicações para as desigualdades em saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Integrante / Cristiani Vieira Machado - Coordenador / Michele Souza - Integrante / Sebastian Tobar - Integrante.
-
2020 - Atual
Os Sistemas de Saúde no Enfrentamento à Covid-19: experiências de vigilância e atenção à saúde em perspectiva comparada, Descrição: Descrição: Este estudo visa analisar experiências de países selecionados no enfrentamento da pandemia de Covid-19, com foco na configuração institucional, no modelo de atuação e nas estratégias adotadas no âmbito da vigilância à saúde, em articulação com a atenção à saúde. Parte-se do pressuposto que as condições prévias de estruturação do sistema de saúde, bem como a abrangência e a articulação dos seus componentes de vigilância e de atenção à saúde se configuram como elementos cruciais para o enfrentamento de situações de emergência sanitária como a pandemia de Covid-19. A pesquisa buscará, portanto, a partir da realização de estudos de caso múltiplos, em perspectiva comparada e com base em fontes secundárias, identificar elementos positivos e limites nas respostas dos países à pandemia, de forma a extrair lições para a reflexão sobre o caso brasileiro e fazer recomendações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Integrante / Cristiani Vieira Machado - Coordenador / Claudio Maierovitch - Integrante / Carlos Machado de Freitas - Integrante / Adelyne Maria Mendes Pereira - Integrante / Isabel Domingos - Integrante / Luana Bermudez - Integrante / Maria de Fátima Martins - Integrante / Michele Souza - Integrante / Sebastian Tobar - Integrante / Lucia Queiroz - Integrante.
-
2016 - Atual
Políticas e relações público privadas nos sistemas de saúde do Brasil e Chile de 2003 a 2018, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Coordenador.
-
2012 - 2014
Participatory Public Policy Process - National Health Assembly Comparative Study among Thailand, Brazil and Uganda, Descrição: Study of the capacity building process of the participatory healthy public policy in Thailand, Brazil and Uganda.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Integrante / Sarah Escorel - Coordenador / Eliana Labra - Integrante / Soraya Cortes - Integrante / Iris Jordão Lessa de Morais - Integrante.
-
2009 - 2011
Mecanismos institucionais de participação social, Descrição: Pesquisa realizada nos doze municípios da Baixada Fluminense (RJ) que buscou analisar os distintos mecanismos de participação social utilizados no setor saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Suelen Carlos de Oliveira - Coordenador / José Mendes Ribeiro - Integrante.
Prêmios
2020
Prêmio Tese de doutorado Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - 2° lugar, ENSP/ Fiocruz.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Sul Americano de Governo em Saúde. , Edifício Iracema, Centro, 20040911 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25054400, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenação editorial na Iniciativa Brasil Saúde Amanhã da Fundação Oswaldo Cruz
2020 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Apoio ao Projeto: Ações para o alcance dos objetivos estratégicos nas áreas de informação e comunicação
Projeto de pesquisa: Os Sistemas de Saúde no enfrentamento à Covid-19: experiências de vigilância e atenção em perspectiva comparada
Atividades
-
07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Nacional de Saúde Pública.,Linhas de pesquisa
2018 - Atual
Universidade do Grande RioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Ciências da Saúde.,Linhas de pesquisa
2016 - 2019
ABEU Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Serviço de Psicologia Aplicada, Carga horária: 30
2016 - 2018
ABEU Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
2011 - 2015
ABEU Centro UniversitárioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
Outras informações:
Psicologia e Saúde Coletiva
Psicologia e Políticas Públicas
Psicologia e Trabalho
2012 - 2016
Instituto Sul Americano de Governo em SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisadora Assistente nos projetos Mapeamento da Atenção Primária à Saúde nos países da América do Sul e Saúde nas zonas de fronteiras nos países da América do Sul
Atividades
-
07/2013
Pesquisa e desenvolvimento, UNASUL.,Linhas de pesquisa
2008 - 2009
Escola Nacional de Saúde Pública - FiocruzVínculo: Bolsista Tec Tec, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista Técnico tecnologista do "Observatório de Conjuntura da Política de Saúde" sob a coordenação da Doutora Sarah Eschorel, vinculado ao Núcleo de Estudos Político-Sociais em Saúde (NUPES)
2009 - 2012
Centro Brasileiro de Estudos de SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30
2011 - 2011
Centro Brasileiro de Estudos de SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Assistente do Projeto: ?Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil ? Sistematização da Análise sobre Políticas de Saúde e Implantação do SUS? que originou a Segunda Edição do livro Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil.
2006 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista AT, Enquadramento Funcional: Bolsista AT, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Apoio Técnico na pesquisa financiada pelo Cnpq "Juventudes e Trabalho" - análise qualitativa das representações sociais sobre trabalho dos jovens, escola e família.
2005 - 2006
Universidade Federal FluminenseVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 0
Outras informações:
Psicologia Clínica - atendimento individual de orientação psicanalítica.
2003 - 2006
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 0
Outras informações:
Psicossociologia e Tratamento e Prevenção Psicológica - Pesquisa CNPq/UFF 'Drogas, Comunidade e Complexidade: Trabalho e Juventude em Acari' - análise quantitativa e qualitativa da categoria trabalho.
2004 - 2005
Universidade Federal FluminenseVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Análise Institucional - Intervenção Socioanálitica no I Conselho Tutelar de Niterói
Atividades
-
07/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
02/2005 - 04/2006
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicologia Clínica - atendimento individual de orientação psicanalítica.
-
03/2003 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
02/2004 - 01/2005
Estágios , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Análise Institucional - Intervenção socioanalítica no I Conselho Tutelar de Niterói.
2004 - 2005
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Acadêmico Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Saúde Mental - Atividade desenvolvido no hospital-dia Espaço Aberto ao Tempo do IMAS Nise da Silveira - Engenho de Dentro - RJ (oficinas, grupo, atendimentos individuais e/ou domiciliares)
2003 - 2004
Prefeitura da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Acadêmico Bolsista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Programa Dentescola - Promoção e Prevenção de Saúde em escolas públicas do município do Rio de Janeiro.
2009 - 2013
Faculdades Integradas A Vez do MestreVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora da Disciplina Saúde Preventiva e Promoção da Saúde para os cursos de Pós Graduação a Distância de:
Saúde da Família
Saúde do Idoso e Gerontologia
Saúde e Segurança do Trabalho
Saúde Pública
2012 - 2013
Universidade de TaubatéVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Educação a Distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora da Disciplina Saúde Preventiva e Promoção da Saúde no cursos de Pós Graduação de:
Saúde da Família
Saúde do Idoso e Gerontologia
Saúde e Segurança do Trabalho
Saúde Pública
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Suelen Carlos de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?