Evadilson da Silva Costa
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal do Piauí - UFPI/ Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste - TROPEN, Linha de Pesquisa: Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente. É professor/Coordenador da Prefeitura Municipal de Caxias - MA e Servidor Público do Estado do Maranhão, como professor de Geografia no Ensino Médio. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e na área ambiental como Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Município de Caxias-MA. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão; Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Maranhão
Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2014 - 2016
Universidade Federal do Piauí
Título: Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA's desafios da Educação Ambiental como política educacional em Caxias - MA,Ano de Obtenção: 2016
Denis Barros de Carvalho.Palavras-chave: Educação Ambiental; Política Educacional; Política Pública.
Especialização em Gestão Pública Municipal
2010 - 2011
Universidade Federal do Maranhão
Título: Os Principais Problemas de Gestão do Programa Saúde da Família - PSF no Município de Caxias - MA
Especialização em Especialização em Educação Ambiental
2003 - 2003
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Dificuldades de trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar: o caso da UIM José Castro de Caxias-MA
Orientador: Maria Tereza de Alencar
Graduação em Licenciatura Plena em Geografia
1995 - 2000
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais
Orientador: Josafá Ribeiro Gonçalves
Formação complementar
2013 - 2013
POLITICA E GESTAO AMBIENTAL. (Carga horária: 80h). , Cidade Aprendizagem, IMAZON, Brasil.
2012 - 2012
Prevenção em Pauta. (Carga horária: 80h). , Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
2010 - 2010
curso Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentáv. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Tutoria. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2008 - 2008
Fórum Nacional Chão-da-Escola. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Informática Aplicada-OFFICE. (Carga horária: 100h). , Centro Tecnólogico do Maranhão, CETECMA, Brasil.
2006 - 2006
I Seminário de Possibilidades da Investigação Cien. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Organização de eventos
COSTA, E. S. . COORDENADOR E ORGANIZADOR DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ PROGRAMA EDUCAÇÃO DE CHICO MENDES. 2006. (Outro).
COSTA, E. S. . Curso de Capacitação em educação Ambiental/Programa Educação de Chico Mendes. 2006. (Outro).
COSTA, E. S. . Curso de Capacitação em educação Ambiental/Programa Educação de Chico Mendes. 2006. (Outro).
Participação em eventos
SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADOR DA REDE PRODEMA.Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA's: desafios da Educação Ambiental como política educacional em Caxias - MA. 2014. (Seminário).
III Congresso Nacional de Educação Ambiental e V Encontro Nordestino de Biogesografia. III Congresso Nacional de Educação Ambiental e V Encontro Nordestino de Biogesografia. 2013. (Congresso).
IV Conferência Estadual de Meio Ambiente.IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. 2013. (Outra).
IV Conferência Regional de Meio Ambiente.IV Conferência Regional de Meio Ambiente/eixo educação ambiental. 2013. (Outra).
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2012. (Outra).
14ª Conferência Nacional de Saúde.14ª Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outra).
VII Conferência Municipal de Saúde em Caxias - MA.VII Conferência Municipal de Saúde "todos usam SUS! Sus na seguridade Social, Políticas Pública, Patrimônio do povo Brasileiro. 2011. (Outra).
Formação Continuada em Rede para professores do ensino Médio regular e de educação ão de jovens e adultos.Formação Continuada em Rede para professores do ensino Médio regular e de educação ão de jovens e adultos. 2010. (Outra).
I Conferência do Meio Ambiente da Mesorregião Leste Maranhense.I Conferência do Meio Ambiente da Mesorregião Leste Maranhense: o Maranhão e as Mudanças Climáticas. 2008. (Outra).
I Conferência do Meio Ambiente da Mesorregião Leste Maranhense.I Conferência do Meio Ambiente da Mesorregião Leste Maranhense: o Maranhão e as Mudanças Climáticas. 2008. (Outra).
III Conferência Estadual do Meio Ambiente do Maranhão.III Conferência Estadual do Meio Ambiente do Maranhão. 2008. (Outra).
I Conferência Estadual de Educação Básica.I Conferência Estadual de Educação Básica: Desafios e Mudanças no Maranhão. 2007. (Outra).
II Encontro Nordestino de Educação Ambiental.II Encontro Nordestino de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
II Encontro Nordestino de Educação Ambiental.II Encontro Nordestino de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
Seminários regionais de Educação.Seminários Regionais de Educação: Desafios e Mudanças no Maranhão. 2007. (Seminário).
I SEMINÁRIO INTEGRADOR ?POSSIBILIDADES DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA.Investigação científica na área de Meio Ambiente. 2006. (Seminário).
Capacitação para Prevenção ao uso Indevido de Drogas nas Escolas.Capacitação para Prevenção ao uso Indevido de Drogas nas Escolas. 2005. (Outra).
Encontro Maranhense dos Estudantes de Geografia.Encontro Maranhense dos Estudantes de Geografia : Meio Ambiente e Sustentabilidade: as dimensões do espaço geográfico maranhense. 2005. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
COSTA, E. S. ; CARVALHO, Denis Barros de . Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA's: desafios da Educação Ambiental como política educacional em Caxias - MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
COSTA, E. S. . Por Um Olhar Ambiental III. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativa).
COSTA, E. S. . Por Um Olhar Ambiental II. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativa).
COSTA, E. S. . Por Um Olhar ambiental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educativa).
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
TRÓPICO ECOTONAL DO NORDESTE (TROPEN), Descrição: O grupo desenvolve seus trabalhos através de Programas Especiais de Pesquisa, desde 1996. Alguns projetos de pesquisa são financiados por organizações governamentais (CNPq, SDS/MMA) e por organizações não governamentais (Fundação "O Boticário") e outros através da pós-graduação. Através de seus programas vem contribuindo com o conhecimento da biodiversidade, ainda pouco conhecida, de uma região carente em estudos voltados para o meio ambiente (o trópico ecotonal do nordeste)e seus aspectos sócio-econômicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (34) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (15) . , Integrantes: Evadilson da Silva Costa - Coordenador / Denis Barros de Carvalho - Integrante / Anderson Guzzi - Integrante / Antonio Alberto Jorge Farias Castro - Integrante / Antônia Jesuíta de Lima - Integrante / Carlos Ernando da Silva - Integrante / Cleto Augusto Baratta Monteiro - Integrante / Gerson Albuquerque de Araujo Neto - Integrante / Jaíra Maria Alcobaça Gomes - Integrante / Maria do Socorro Lira Monteiro - Integrante / João Batista Lopes - Integrante / Roseli Farias Melo de Barros - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Caxias - MA, Núcleo de Educação Ambiental. , Praça do Pantheon, Centro, 65608140 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 35212588, Ramal: 216, Fax: (99) 35212588
Experiência profissional
2017 - Atual
Diocese de CaxiasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 0
Outras informações:
Ministro Ordinário - 3 Grau - Diácono Permanente
Atividades
-
03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.,Cargo ou função, Coordenador da Pastoral das Pastorais e movimento GTH e da Pastoral do Dízimo,.
2014 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: outros, Enquadramento Funcional: Estudante- pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Estudante de pós-graduação Strictu Sensu em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Atividades
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, TRÓPICO ECOTONAL DO NORDESTE (TROPEN).,Linhas de pesquisa
2004 - Atual
Governo do Estado do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1998 - Atual
Prefeitura Municipal de Caxias - MAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor/Coordenador, Carga horária: 20
2009 - 2010
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Evadilson da Silva Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?