Rosângela Aparecida Leal

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Atualmente é analista de requisitos da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. Atua em projetos para gestão pública e mercado corporativo.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciência da Computação

1998 - 2001

Universidade Metodista de Piracicaba
Orientador: Vitor Brandi Junior

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Produções bibliográficas

  • LEAL, R. A. ; ZILIO, V. M. D. . Na busca de uma ferramenta desejável para a construção de cursos a distância. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, R. A. ; CORREIA FILHO, A. N. ; MAESTRELLI, N. C. . Estudo de algoritmos de agrupamento para aplicação em manufatura celular. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LEAL, R. A. ; CORREIA FILHO, A. N. ; MAESTRELLI, N. C. ; BATOCCHIO, A. . Estudo de algoritmos de agrupamento para aplicação em manufatura celular. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Vice-Presidência de Tecnologia. , Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Polo II de Alta Tecnologia (Campinas), 13086902 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 130869022, Telefone: (19) 37054642

Experiência profissional

2012 - Atual

Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação em projeto de inovação de produto, participando de reuniões com gestor do produto e gestores funcionais, definição e especificação de requisitos e melhorias de interface, coordenação e acompanhamento da equipe. Participação em projetos com clientes externos. Análise das necessidades do cliente e definição do escopo. Definição de estimativas e validações das mesmas com o cliente. Levantamento e especificação de requisitos. Apoio às equipe de desenvolvimento, implantação e suporte. Inspeção de casos de teste. Homologação da versão final do produto. Coordenação de projetos: planejamento, re-planejamento e acompanhamento do progresso do projeto e da equipe.

2004 - 2008

Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Líder de Testes e Requisitos, Carga horária: 40

Outras informações:
Apoio à Cliente e Empresa sobre sistema em desenvolvimento. Modelagem de Negócios e Processos de Clientes. Levantamento de Requisitos Funcionais e Não Funcionais de Sistemas. Especificação de Casos de Uso. Gerenciamento de Escopo de Requisitos de Sistema. Gerenciamento de Requisições de Mudança de Sistema. Homologação de Sistemas com Clientes. Implantação e Treinamento de Sistemas Desenvolvidos. Liderança de equipe de requisitos. Liderança de equipe de testes sistêmicos. Apoio ao gerente de projetos em soluções com equipe de desenvolvimento, negócios e teste. Definição de plano de teste, cenários de testes, massa de dados para testes, execução e acompanhamento dos resultados dos testes.

2011 - 2012

BRQ Soluções em Informática S/A, BRQ IT Services

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Testes (dentro do BNDES), Carga horária: 40

Outras informações:
Análise das necessidades do cliente e definição do product backlog. Definição de estimativas e validações das mesmas com o cliente. Acompanhamento de cronogramas, prazos, custos e desvios (vários projetos simultâneos). Acompanhamento diário do andamento dos projetos com a equipe e reporte para o cliente. Análise das necessidades e prioridades do cliente. Participação em reuniões semanais de status com a diretoria do cliente. Participação em reuniões eventuais com a superintendência do cliente para definições de melhorias no processo de trabalho. Apoio técnico à equipe (requisitos, desenvolvimento, testes manuais e automatizados, documentação de sistemas). Mentoring de outros colaboradores. Planejamento e arquitetura de casos de teste (sanidade, funcional, integrado e regressão). Revisão da documentação de requisitos.

2009 - 2010

INMETRICS LTDA EPP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Testes, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de diversos projetos de software na área de captura e transmissão de transações de crédito, débito e benefícios. Análise das necessidades e prioridades do cliente. Definição de estimativas e validações das mesmas com o cliente. Dimensionamento de equipes para atingir melhor performance dos projetos. Participação em reuniões semanais com a diretoria do cliente e seus parceiros para atualização de status, priorização de tarefas e análise de riscos. Acompanhamento diário de status com a equipe. Apoio técnico à equipe. Planejamento e arquitetura de casos de teste (sanidade, funcional, integrado e regressão). Acompanhamento/priorização das correções dos defeitos e re-teste dos mesmos. Entrega de produtos (acompanhamento da homologação até entrada em produção).

2008 - 2009

Ci&T Software, Ci&T

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Líder de Desenvolvimento, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de equipe de desenvolvimento de software e sites web para IMarketing (iterativos), com utilização de metodologia Ágil (Scrum Master). Definição de estimativas e validações das mesmas com o cliente. Acompanhamento de cronogramas, prazos, custos e desvios (vários projetos simultâneos). Acompanhamento de status do projeto diário com a equipe, com reporte para o cliente. Análise das necessidades do cliente. Levantamento de requisitos. Priorização com o cliente das tarefas fundamentais. Interface e acompanhamento das agências criativas. Testes sistêmicos, integrados e de boca de forno (planejamento e definição de cenários e execução dos mesmos) Acompanhamento/priorização das correções dos defeitos e re-teste dos mesmos. Entrega de produtos (acompanhamento da homologação até entrada em produção). Mentoring de outros colaboradores.

2001 - 2004

SER Informática Desenvolvimento e Comércio Ltda.

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de projeto, implantação de sistema de uma equipe de 10 pessoas e treinamento dos usuários do sistema. Analista de requisitos seguindo metodologia RUP, levantando necessidades junto ao cliente, especificando os requisitos propostos, controlando requisições de mudança. Analista de teste seguindo a metodologia RUP, elaborando projetos de teste, executando testes e analisando os resultados. Implementadora usando Struts e Hibernate, Java (modelo MVC), JSP. Responsável pela administração dos bancos de dados Oracle e SQL Server.

2001 - 2001

Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool de São Paulo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedora de sistemas, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de aplicação Web utilizando linguagem de programação Java/JSP e banco de dados Oracle.