Lidiane Rocha dos Santos
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2018). Licenciatura em Pedagogia (2024). Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (2022). Título de Mestra em Comunicação pela Universidade de Marília (2006). Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Marília (2003). MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises (2022). MBA em Marketing Digital e Comunicação Online (2022). Tenho experiência como Docente nos seguintes cursos de Graduação na modalidade presencial: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Marketing e Propaganda; Já na modalidade de Educação a Distância minha experiência docente acontece em dois percursos: a) UNDB Centro Universitário: Professora na Pós-Graduação - Especialização - em Assessoria de Comunicação, Branding e Presença Digital. Este curso foi desenvolvido na modalidade de Educação presencial e também a Distância (EaD). Lecionei aulas síncronas e assíncronas de forma presencial física e presencial online pela plataforma Zoom. Aulas também desenvolvidas junto a plataforma Moodle; Gravação de videoaulas e elaboração de atividades síncronas e assíncronas com o recurso de aulas desenvolvidas com Gamificação. A Unidade Curricular ministrada neste curso de especialização foi: Design Thinking na Comunicação Digital; b) Instituto Federal do Amazonas IFAM: Também tenho experiência como Professora Formadora no Programa EJA Integrada EPT - Processos Formativos em Práticas Educativas na EJA-EPT, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), lecionando a Unidade Curricular de Heutagogia e Novas Tecnologias Aplicadas à EJA/EPT, tendo realizado as atividades de: Participação em reuniões de planejamento pedagógico; Formação pedagógica para atuação em Cursos de EaD junto à Plataforma Moodle (10h); Gravação de videoaulas pela plataforma Microsoft Teams e, elaboração e desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas com o recurso de aulas desenvolvidas com Gamificação para os cursistas. Para além desta trajetória como Professora, também possuo experiência como Jornalista: Assessora de Comunicação no Grupo Mafra; Repórter na Revista Entreposto Notícias e também no Jornal Folha de Rondônia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3413-4819
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Doutorado em Educação
2014 - 2018
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A COGNIÇÃO INVENTIVA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: DAS NARRATIVAS DE SI AOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS
, Ano de obtenção: 2018. Eliane Schlemmer. Palavras-chave: Docência Universitária; Gamificação;; Pesquisa Narrativa; Memória;; Cognição Inventiva; Cognição Enativa;.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Comunicação, Mídia e Cultura
2004 - 2006
Universidade de Marília
Título: Televisão: das mediações do imaginário à formação de identidades culturais
, Ano de Obtenção: 2006.Lúcia Correia Marques de Miranda Moreira.Palavras-chave: Televisão - Identidade - Pós-modernidade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em andamento em MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises
2021 - Atual
Especialização em andamento em MBA EM MARKETING DIGITAL E COMUNICAÇÃO ONLINE
2021 - Atual
Especialização em Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
2021 - 2022
Faculdade Unyleya
Título: Sem monografia
Graduação em Pedagogia Licenciatura
2020 - 2024
Universidade Estácio de Sá
Título: A EDUCAÇÃO BÁSICA E INCLUSIVA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: ASPECTOS SOBRE OS SABERES E A PRÁTICA DOCENTE E O DIREITO DE APRENDER DA CRIANÇA COMO SUJEITO HISTÓRIC0-SOCIAL
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2000 - 2003
Universidade de Marília
Título: A esfera pública eletrônica como instrumento de opressão simbólica
Orientador: Roberto Reis de Oliveira
Formação complementar
2022 - 2022
Consultoria Educacional. (Carga horária: 80h). , Mercado EaD - Educação e Tecnologia, MERCADOEAD, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFCE, Brasil.
2021 - 2021
Workshop do Professor Digital. (Carga horária: 20h). , Master Teacher, MASTER TEACHER, Brasil.
2021 - 2021
PPC e o Planejamento da Graduação: Elaboração do Currículo, Mapeamento. (Carga horária: 12h). , HOPER EDUCAÇÃO, HOPER EDUCAÇÃO, Brasil.
2021 - 2021
Tecnologias Educacionais Digitais. (Carga horária: 40h). , PROFANTENADO, PROFANTENADO, Brasil.
2021 - 2021
Elaboração de Projetos Educacionais. (Carga horária: 40h). , Portal Educação, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2021 - 2021
Formação Pedagógica de Conteudistas e Formadores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2021 - 2021
Metodologias Ativas e Educação na Cultura Digital. (Carga horária: 160h). , Instituto Sensu, SENSU, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação em Coordenação Pedagógica. (Carga horária: 360h). , Valecup Cursos Pedagógicos, VALECUP - ABED, Brasil.
2021 - 2021
Ensino Híbrido. (Carga horária: 20h). , PROFANTENADO, PROFANTENADO, Brasil.
2021 - 2021
Analista de Mídias Sociais. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing-RJ, ESPM, Brasil.
2021 - 2021
Design Thinking para Professores. (Carga horária: 40h). , Mercado EaD - Educação e Tecnologia, MERCADOEAD, Brasil.
2019 - 2019
Design Thinking para Educadores - criação de projetos e ideias pela imersão. , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação INTERCOM, INTERCOM, Brasil.
2017 - 2017
Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. (Carga horária: 60h). , Informatize Centro Educacional, INFORMATIZE, Brasil.
2004 - 2004
Videorreporter. , Comunique-se, C, Brasil.
2000 - 2004
Curso de Inglês. , CCAA, CCAA, Brasil.
2001 - 2001
Fotografia. , SENAC MARÍLIA, SENAC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Pesquisa em Comunicação.
Participação em eventos
I Fórum Marista de Formação Inicial de Professores. 2022. (Outra).
III Seminário Internacional de Metodologias Ativas e Práticas Pedagógicas. 2022. (Seminário).
IV Encontro de Formação Pedagógica para Retorno Acadêmico do IFAM. 2022. (Encontro).
Educação e Transformação: como será a Escola em 2021?. 2021. (Encontro).
42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Os Processos Comunicacionais e a Gamificação: Inventividade na Docência Universitária em Espaços de Aprendizagens Híbridos e Multimodais. 2019. (Congresso).
IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas.O desenvolvimento da gamificação como processo formativo do professor: a prática pedagógica gamificada no ensino superior em contextos de hibridismo e multimodalidade. 2018. (Seminário).
IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas.O desenvolvimento da gamificação na docência universitária com tecnologias digitais e analógicas em contextos de aprendizagens/vivências híbridos e multimodais. 2018. (Seminário).
XIX Encontro Internacional Virtual Educa. Gamificação em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais: inventividade na Docência Universitária. 2018. (Congresso).
XIX Encontro Internacional Virtual Educa. Inventividade na Docência Universitária: um novo paradigma educacional a partir da co-criação do conhecimento em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais. 2018. (Congresso).
XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire.A docência universitária e os processos formativos dos professores: a formação docente na sua relação com a educação, o desenvolvimento e as tecnologias. 2018. (Seminário).
XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire.Uma leitura a partir de Paulo Freire: políticas educacionais e reforma do estado ? qual o lugar da educação popular?. 2018. (Seminário).
21º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2015. (Congresso).
21º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Minicurso O Evernote e a Gamificação na construção de uma narrativa colaborativa. 2015. (Congresso).
Forúm de Educação Unisinos.Gamificação: compartilhe essa ideia!. 2015. (Simpósio).
III Congresso Internacional Inova Educa. 2015. (Congresso).
BITS GLOBAL CONFERENCES - Palestra com Martha Gabriel sobre Educação e Novas Tecnologias. 2013. (Congresso).
INTERCOM NACIONAL - XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 34, 2011, Recife.. A Esfera Pública no ciberespaço via Mídias Sociais. 2011. (Congresso).
INTERCOM NORDESTE - XIII CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE.. Propaganda Verde. 2011. (Congresso).
2º Encontro de Pós-Graduação.Sociabilidade cognitiva: um estudo sobre a Televisão e seu público.. 2004. (Encontro).
Regiocom 2004 - IX Colóquio Internacional de Comunicação para Desenvolvimento Regional.. A esfera pública eletrônica como instrumento de opressão simbólica.. 2004. (Congresso).
Semana "Estado" de Jornalismo.Semana Estado de Jornalismo. 2002. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, André Alvares Fernandes da; MATOS, L. S.;SANTOS, Lidiane Rocha dos. O Marketing digital e a Propaganda na atualidade: um estudo de caso sobre o curta-metragem Eduardo e Mônica realizado pela operadora de telefonia Vivo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; CAVAIGNAC, S. M. G.; SANTOS, Salomão de Jesus dos. Cemar: um estudo de caso sobre o Endomarketing como elemento propulsor na conquista dos prêmios great place to work e Você S\A - As melhores empresas do Brasil para você trabalhar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Salomão de Jesus dos; SILVA, André Alvares Fernandes da. Zero acidente VLI: análise da importância do emprego da propaganda para a eficiência da comunicação organizacional desta empresa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
LIBERIO, C. G.; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos. Identidade visual e o sucesso de uma marca: estudo de caso da empresa Renosa - Coca Cola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
LIBERIO, C. G.;SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos. As propagandas antidrogas: o que fazer, como fazer e onde fazer.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
LIBERIO, C. G.; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos. A análise das estratégias de Comunicação da marca Fisher-Price.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos; LIBERIO, C. G.. A relação híbrida e intertextual entre a linguagem cinematográfica e a linguagem publicitária.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos; ABDALLA, Miguel Dias. Advergames como estratégia publicitária: um estudo de caso do jogo "O impossível é possível - minha vida de game" da Coca Cola Brasil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; ABDALLA, Miguel Dias. O branding e a publicidade como fatores essenciais no relacionamento entre marcas e consumidores: um estudo de caso do filme publicitário "você sabe" do banco itaú.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Salomão de Jesus dos. Campanha de promoção para a empresa Alessandra Ferraz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; ABDALLA, Miguel Dias;SANTOS, Lidiane Rocha dos. Ponto de venda da DryLine: onde a imagem se consolida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Salomão de Jesus dos. Cardoso e José Augusto C. de Oliveira.Campanha Publicitária Institucional para a clínica veterinária Quatro Patas Center: reposicionamento da marca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; ABDALLA, Miguel Dias. Mídias Sociais e o caso Borelli: a reputação da Brastemp a partir da produção/recepção e difusão da informação no ciberespaço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; SILVA, André Alvares Fernandes da. Publicidade velada: um estudo sobre o hibridismo entre publicidade e jornalismo nas páginas do informativo Unimed São Luís. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
BARBIERI, Ana Linhares Cavalcante.;SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Salomão de Jesus dos. A internet em São Luís: Os novos hábitos do mercado atual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
EVERTON, Mary Aurea de Almeida Costa;SANTOS, Lidiane Rocha dos; BARBIERI, Ana Linhares Cavalcante.. O bullying na publicidade: diversos comportamentos veiculados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Salomão de Jesus dos;SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos. Marketing Político Digital: a construção no processo eleitoral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; EVERTON, Mary Aurea de Almeida Costa;SANTOS, Lidiane Rocha dos. A importância do reposicionamento da marca do São Luís shopping como diferencial competitivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; SILVA, André Alvares Fernandes da;SANTOS, Lidiane Rocha dos. A cor como elemento para criação gráfica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma.
SANTOS, Lidiane Rocha dos; SANTOS, Emílio Ribeiro Martins dos; ABDALLA, Miguel Dias. Propaganda Verde: significados produzidos pelos argumentos ecológicos da propaganda da Vale.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA.
Orientou
CEMAR: um estudo de caso sobre o endomarketing como elemento propulsor na conquista dos prêmios great place to work e você S\A - as melhores empresas do Brasil para você trabalhar; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
Zero acidente VLI: análise da importância do emprego da propaganda para a eficiência da comunicação organizacional desta empresa; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
O branding e a publicidade como fatores essenciais no relacionamento entre marcas e consumidores: um estudo de caso do filme publicitário "você sabe" do banco itaú; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
Publicidade velada: um estudo sobre o hibridismo entre publicidade e jornalismo nas páginas do informativo Unimed São Luís; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
Mídias Sociais e o caso Borelli : a reputação da Brastemp a partir da produção/recepção e difusão da informação no ciberespaço; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
Propaganda Verde: significados produzidos pelos argumentos ecológicos da propaganda da Vale; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Ceuma; Orientador: Lidiane Rocha dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . O Paradigma Educacional Emergente: primeiras aproximações com a Gamificação. EDUCAÇÃO EM DEBATE (UFC) , v. 41, p. 134-147, 2019.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Inventividade na Docência Universitária: um novo paradigma educacional a partir da co-criação do conhecimento em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais. Virtual Educa , v. 1, p. 1-12, 2018.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . Gamificação em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais: inventividade na Docência Universitária. Virtual Educa , v. 1, p. 1, 2018.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . O desenvolvimento da gamificação como processo formativo do professor: a prática pedagógica gamificada no ensino superior em contextos de hibridismo e multimodalidade. IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas , v. 1, p. 921-933, 2018.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . O desenvolvimento da gamificação na docência universitária com tecnologias digitais e analógicas em contextos de aprendizagens/vivências híbridos e multimodais. IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas , v. 1, p. 1095-1104, 2018.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; PIELKE, L. R. F. . A docência universitária e os processos formativos dos professores: a formação docente na sua relação com a educação, o desenvolvimento e as tecnologias. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire , v. 1, p. 241-251, 2018.
-
PAULO, F. S. ; SANTOS, Lidiane Rocha dos . Uma leitura a partir de Paulo Freire: políticas educacionais e reforma do estado ? qual o lugar da educação popular?. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire , v. 1, p. 1111-1119, 2018.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . A Esfera Pública no ciberespaço via Mídas Sociais. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 01-8, 2011.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; Lúcia Moreira . A caixa mágica de identidades possíveis. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-14, 2008.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra: Segurança e confiabilidade para você!. Informe Federal, São Luís, p. 23 - 23, 01 fev. 2010.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Votar é preciso e estar atento, também!. O Progresso, Imperatriz-MA, p. C2-5 - C2-5, 28 maio 2005.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Tratamento gratuito e apoio à reitegração. Folha de Rondônia, Porto Velho-RO, p. C2-2, 02 ago. 2002.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Hanseníase ainda preocupa. Folha de Rondônia, Porto Velho-RO, 01 ago. 2002.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Feder desconhece recursos do ministério. Folha de Rondônia, Porto Velho-RO, 03 jul. 2002.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Contabilistas discutem LRF. Folha de Rondônia, Porto Velho-RO, 02 jul. 2002.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Agentes Comunitários de Saúde atuam na orientação e prevenção. Uni-Mídia, Marília-SP.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Da teoria à prática. Entre Livros, Blog.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . A metrópole da solidão. Gregos & Troianos, Marília-SP.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Os Processos Comunicacionais e a Gamificação: Inventividade na Docência Universitária em Espaços de Aprendizagens Híbridos e Multimodais. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2019, Belém. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. São Paulo: INTERCOM, 2019. v. 1. p. 1-15.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . Gamificação em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais: inventividade na Docência Universitária. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018, Salvador. XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018. p. 1-15.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Inventividade na Docência Universitária: um novo paradigma educacional a partir da co-criação do conhecimento em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais. In: XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018, Salvador. XIX Encontro Internacional Virtual Educa, 2018. v. 1. p. 1-12.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . O desenvolvimento da gamificação como processo formativo do professor: a prática pedagógica gamificada no ensino superior em contextos de hibridismo e multimodalidade. In: IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas, 2018, Salvador. IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas. Salvador: UNEB, DEDCI, PPGEduC, 2018. p. 921-933.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . O desenvolvimento da gamificação na docência universitária com tecnologias digitais e analógicas em contextos de aprendizagens/vivências híbridos e multimodais. In: IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas, 2018, Salvador. IV Seminário ForTEC Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas. Salvador: UNEB, DEDCI, PPGEduC, 2018. v. 1. p. 1095-1104.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; PIELKE, L. R. F. . A docência universitária e os processos formativos dos professores: a formação docente na sua relação com a educação, o desenvolvimento e as tecnologias. In: XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2018, São Leopoldo. XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. p. 241-251.
-
PAULO, F. S. ; SANTOS, Lidiane Rocha dos . Uma leitura a partir de Paulo Freire: políticas educacionais e reforma do estado ? qual o lugar da educação popular?. In: XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2018, São Leopoldo. XX fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. São Leopoldo: Casa Leiria, 2018. v. 1. p. 1111-1119.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . A Esfera Pública no ciberespaço via Mídias Sociais. In: INTERCOM NACIONAL - XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 34, 2011, Recife., 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011. v. 1.
-
SILVA, Wesley Veras ; SANTOS, Lidiane Rocha dos . Propaganda Verde: Significados Produzidos por Argumentos Ecológicos na Propaganda. In: INTERCOM NORDESTE - XIII CONGRESSO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE., 2011, Maceió. Quem tem medo da pesquisa empírica?. SÃO PAULO: INTERCOM, 2011.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . A esfera pública eletrônica como instrumento de opressão simbólica.. In: A esfera pública eletrônica como instrumento de opressão simbólica., 2004, Araçatuba-SP. REGIOCOM 2004 - IX Colóquio Internacional de Comunicação para Desenvolvimento Regional., 2004.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Sociabilidade cognitiva: um estudo sobre a Televisão e seu público.. In: 6º Simpósio de iniciação científica - 2º Encontro de Pós Graduação, 2004, Marília-SP. 6º Simpósio de iniciação científica - 2º Encontro de Pós Graduação. Maríia: unimar, 2004. p. 256-256.
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Os Processos Comunicacionais e a Gamificação: Inventividade na Docência Universitária em Espaços de Aprendizagens Híbridos e Multimodais.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . Gamificação em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais: inventividade na Docência Universitária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Inventividade na Docência Universitária: um novo paradigma educacional a partir da co-criação do conhecimento em espaços de aprendizagens híbridos e multimodais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; SCHLEMMER, Eliane . O desenvolvimento da gamificação como processo formativo do professor: a prática pedagógica gamificada no ensino superior em contextos de hibridismo e multimodalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; PIELKE, L. R. F. . A docência universitária e os processos formativos dos professores: a formação docente na sua relação com a educação, o desenvolvimento e as tecnologias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAULO, F. S. ; SANTOS, Lidiane Rocha dos . Uma leitura a partir de Paulo Freire: políticas educacionais e reforma do estado ? qual o lugar da educação popular?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . O desenvolvimento da gamificação na docência universitária com tecnologias digitais e analógicas em contextos de aprendizagens/vivências híbridos e multimodais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . A esfera pública eletrônica como instrumento de opressão simbólica.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Sociabilidade cognitiva: um estudo sobre a Televisão e seu público. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra Informativo - 5ª Edição 2011 (Revista).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra Informativo - 3ª Edição 2010 (Revista).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra Informativo - 4ª Edição 2010 (Revista).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Entreposto Notícias 2009 (Revista).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra Informativo - 2ª Edição 2009 (Revista).
-
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Mafra Informativo - 1ª Edição 2009 (Revista).
Outras produções
SANTOS, Lidiane Rocha dos . Parecer para o Caderno Marista de Educação. 2020.
SANTOS, Lidiane Rocha dos ; GUEDES, A. L. ; LACERDA, M. M. . O Evernote e a Gamificação na construção de uma narrativa colaborativa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2022
Instituto Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 10
Outras informações:
IFAM - PROJETO BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Disciplina: : Heutagogia e Novas Tecnologias Aplicadas à EJA/EPT
Professora Formadora no Programa EJA Integrada EPT - Processos Formativos em Práticas Educativas na EJA-EPT, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), lecionando a Unidade Curricular de Heutagogia e Novas Tecnologias Aplicadas à EJA/EPT, tendo realizado as atividades de: Participação em reuniões de planejamento pedagógico; Formação pedagógica para atuação em Cursos de EaD junto à Plataforma Moodle (10h); Gravação de videoaulas pelo app Microsoft Teams e, elaboração e desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas com o recurso de aulas desenvolvidas com Gamificação para os cursistas.
2021 - 2021
UNDB Pós-GraduaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações:
UNDB CENTRO UNIVERSITÁRIO
Curso: Especialização em Assessoria de Comunicação, Branding e Presença Digital.
Disciplina lecionada: Design Thinking na Comunicação Digital.
Atuação:
Professora na Especialização em Assessoria de Comunicação, Branding e Presença Digital. Este curso foi desenvolvido na modalidade de Educação presencial e também a Distância (EaD), lecionando a Unidade Curricular de Design Thinking na Comunicação Digital. Atuação: Aulas desenvolvidas de forma presencial e também em EaD junto à Plataforma Moodle e também junto ao App Zoom; Gravação de videoaulas e, elaboração e desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas para os cursistas.
2013 - 2013
Universidade CeumaVínculo: Docente membro do NUPECS, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
A origem deste núcleo de pesquisa está vinculada ao projeto pedagógica, resolução / portaria, que prevê o engajamento de alunos e professores na pesquisa e na extensão. A proposta faz parte de um projeto mais abrangente da Universidade, que desde 2012, investe em ações e atividades propositivas em benefício da sociedade. A sua formação data do primeiro semestre de 2013, a partir de uma iniciativa dos professores do Departamento de Comunicação do UNICEUMA.
Em um primeiro momento, foi desenvolvido o estatuto estabelecendo as diretrizes com base no projeto pedagógico do curso de Comunicação do UNICEUMA. Após esta etapa, foi estabelecida uma agenda de reuniões semanais com o intuito de promover uma reflexão sobre as linhas de pesquisa selecionadas. Inicialmente, foram criados dois eixos centrais: Novas Tecnologias da Comunicação e Comunicação e Estética que, posteriormente foram sub divididas em quatro linhas mais específicas como Produção Audiovisual na Educação, o Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação na Educação, Estética e Audiovisual e Estética e Consumo.
2013 - 2013
Universidade CeumaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Jornalismo. Disciplina lecionada:
a) Teoria da Comunicação.
2011 - 2013
Universidade CeumaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro do Núcleo Estruturante Docente - NDE.
2009 - 2013
Universidade CeumaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Curso Superior de Publicidade e Propaganda. Disciplinas ministradas:
a) Análise da Linguagem
b) Teoria da Comunicação
c) Comunicação Comparada
d) Projeto Experimental
e) Arte, Estética e Cultura de Massa
f) Semiologia
2010 - 2010
Universidade CeumaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Disciplina lecionada:
a) Publicidade e Propaganda em Moda.
2009 - 2009
Universidade CeumaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso Superior de Tecnologia em Marketing e Propaganda. Disciplinas ministradas:
a) Teoria da Comunicação.
2009 - 2011
Mafra manutenção, serviços de conservação e limpeza LTDAVínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessora de Comunicação do Grupo MAFRA.
- Especificação: Na agência de notícias realizo as seguintes atividades: Coordeno e executo o processo de elaboração do informativo da Mafra, tais como: entrevistas; reportagens; edições de texto; fotografia; tratamento de imagem; diagramação e revisão de texto; Manutenção e atualização de reportagens e fotos no site da empresa; Publicações de mídias impressas sobre a Mafra no Jornal Popular de Balsas; Revista Informe Federal e no jornal O Estado; Criação de folder, banner e slogan para as quatro empresas do Grupo Mafra.
- Local: Mafra Manutenção, Serviços de Conservação e Limpeza LTDA-São Luís-MA.
2009 - 2009
GRUPO ENTREPOSTOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação
Outras informações:
Trabalho como free lance quando há necessidade de produção do informativo Entreposto Notícias.
2002 - 2002
Folha de RôndoniaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiária do Jornal Folha de Rondônia em Porto Velho-RO, durante recesso escolar. Publicações assinadas na editoria de cotidiano com chamada e capa do caderno 2.
Atividades
-
07/2002 - 08/2002
Estágios , Folha de Rondônia, Porto Velho Ro.,Estágio realizado, Estágio em Porto Velho, com publicações assinadas na editoria de cotidiano e com chamada e publicação na capa do caderno 2.
2000 - 2002
Universidade de MaríliaVínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: Repórter e Editora assistente
Outras informações:
Na Agência Experimental em Jornalismo atuei como Repórter e Editora Assistente no período de Março de 2000 a novembro de 2002.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lidiane Rocha dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?