Carlos Roberto da Costa Macêdo
Mestre em Ciências Agrárias (Agroecologia) pela Universidade Federal da Paraíba tendo como área de concentração em Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2013) atuando na avaliação de sistemas de produção de bovinos em áreas de assentamento da reforma agrária com agricultores familiares e graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1991) desenvolvendo trabalhos na área de nutrição de ruminantes e avaliação da composição química de alimentos disponíveis no semiárido. Atualmente é Inspetor de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Araruna. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase na nutrição de ruminantes, atuando nos seguintes temas: fermentação ruminal, solubilidade, composição química, energia bruta e valor nutritivo. Desenvolveu trabalhos em áreas de assentamento de reforma agrária avaliando os sistemas de produção de bovinos utilizados pelos assentados. Trabalhou como Extensionista Rural II ? Zootecnista pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba.
Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia)
2016 - 2017
Universidade Federal da Paraíba
Título: Comportamento da Nidificação de Abelhas Melíponas no Curimataú Paraibano,Ano de Obtenção: 2017
Italo de Sousa Aquino.Coorientador: Péricles de Farias Borges. Palavras-chave: Abelhas nativas; Nidificação.Grande área: Ciências Agrárias
Especialização em andamento em Especialização em Geoprocessamento
2018 - Atual
Faculdades Integradas de Patos
Título: Georreferenciamento de Imóvel Rural
Orientador: Não definido
Graduação em Ciências Agrárias
2009 - 2013
Universidade Federal da Paraíba
Título: Avaliação de sistemas de produção de bovinos em áreas de assentamento na cidade de Araruna (Pb)
Orientador: George Rodrigo Beltrão da Cruz
Graduação em Zootecnia
1986 - 1991
Universidade Federal da Paraíba
Título: Avaliação da composição química, digestibilidade, "in situ" e solubilidade de alimentos disponíveis no semi-árido paraibano no período seco
Orientador: Homero Perazzo Barbosa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agrimensura
2019 - 2019
Ensino Fundamental (1º grau)
1977 - 1980
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão _ Araruna
Formação complementar
2022 - 2022
Georeferenciamento de Imóveis Rurais com o plugin GeoINCRA no QGis. (Carga horária: 8h). , GeoOne, GEOONE, Brasil.
2018 - 2018
CURSO GEOSTARTER. (Carga horária: 16h). , CLICKGEO Cursos de Geotecnologias, CLICKGEO, Brasil.
2018 - 2018
Sistemas de Orientação por Satélite. (Carga horária: 17h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Inglês Instrumental. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Online de Geoprocessamento com Software Livre. (Carga horária: 4h). , CLICKGEO Cursos de Geotecnologias, CLICKGEO, Brasil.
2010 - 2011
Formação Cont. de Educadores do Projovem (150 hs). (Carga horária: 150h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
2010 - 2010
Formação Inicial de Educadores do ProJovem (160 h). (Carga horária: 160h). , Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, ESPEP, Brasil.
1989 - 1989
Criação de Suinos (15 h). (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1989 - 1989
Uso de Biblioteca e Documentação agrícola (10 h). (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1989 - 1989
Curso de Microbiologia do Rúmen (80 h). (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1989 - 1989
Melhoramento e Manejo de Pastagem Nativas (40 h). (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Oficial da Reserva de Cavalaria (500 h).. (Carga horária: 500h). , Ministério do Exército Brasileiro, EB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição de ruminantes.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Criação de Animais.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Meliponicultura.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Apicultura.
Participação em eventos
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OVINOS E CAPRINOS. 2021. (Simpósio).
1 CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNOLOGIAS PARA O MEIO AMBIENTE. 2018. (Congresso).
XIII Congresso Nordestino de Produção Animal. Preferencia de Nidificação quanto aos Pontos Cardeais e Colaterais da Melipona subnitida no Curimataú Paraibano. 2018. (Congresso).
XIII Congresso Nordestino de Produção Animal. 2018. (Congresso).
XIII Congresso Nordestino de Produção Animal. Evolução do Fechamento dos Orifícios de Entrada em Relação ao Tempo de Permanência em Caixas Octogonais Povoadas com Melipona subnitida. 2018. (Congresso).
II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Colmeia Racional Utilizada para Exploração Econômica da Melipona subnitida. 2017. (Congresso).
II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Preferencia de Nidificação de Melíponas em Espécies Vegetais Hospedeiras na Microrregião Curimataú Paraibano. 2017. (Congresso).
III Encontro Nacional da Agroindústria. 2017. (Encontro).
III Encontro Nacional da Agroindústria.Abelhas Melíponas de Ocorrência na Microrregião Curimataú Paraibano. 2017. (Encontro).
I Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2016. (Congresso).
II Encontro Nacional da Agroindústria. 2016. (Encontro).
2 Simpósio Valorizando Seu Negócio. 2007. (Simpósio).
I Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental nos Assentamentos de Reforma Agrária. 2005. (Seminário).
Programa Saber Empreender. 2001. (Outra).
I Seminário de Auxiliar de Escritório e Edministração de Empresa. 1993. (Seminário).
III. Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes. 1990. (Simpósio).
IV Semana da Zootecnia. 1990. (Outra).
I Ciclo de Palestras sobre Tecnologia e Desenvolvimento da Agropecuária Paraibana. 1989. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias. Estimativa do valor nutritivo da folha de abacaxí e rama de batata-doce.. 1989. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias. Fermentação ruminal e solubilidade de restolhos de culturas. 1989. (Congresso).
VI Congresso Nacional dos Estudantes de Zootecnia. 1989. (Congresso).
III Encontro de Pesquisa e Extensão Agropecuária da Paraíba. 1988. (Encontro).
III Semana da Zootecnia. 1988. (Outra).
II Simpósio Nordestino de alimentação de Ruminantes.Determinação da composição química e digestibilidade da folha da barriguda (Ceida pendentra, Gaerpn) .. 1988. (Simpósio).
II Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes.Utilização de restolhos de culturas na alimentação de ruminantes. 1988. (Simpósio).
IV Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária. 1988. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. Efeito do hidróxido de sódio (NaOH) sobre a conservação e valor nutritivo das vargens da algaroba (Prosopis juliflora (SW) D.C.). 1988. (Congresso).
XXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1988. (Outra).
I Seminário Nordestino de Suinocultura. 1987. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias. 1987. (Congresso).
II Semana da Zootecnia. 1986. (Outra).
Participação em bancas
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E SUA INTERVENÇÃO ESCOLAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. PSICOPEDAGOGIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA N A ESCOLA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA TARGINO MARANHÃO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MUNICÍPIO DE ARARUNA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. DESAMBIGUANDO A NOMENCLATURA, DIFICULDADES, TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DOCENTE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. AUTISMO, INFÂNCIA E INCLUSÃO: REFLEXÕES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO MOREIRA SOARES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL E CLÍNICA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
SOUZA, C. M.;MACEDO, C. R. C.. DISLEXIA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. DIFICULDADAES DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NO ENSINO FUNDAMENTAL I NO MUNICÍPIO DO DAMIÃO-PB. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. HIPERATIVIDADE: COMO TRABALHAR O TRANSTORNO BASEADO NA PSICOPEDAGOGIA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL DE MATA VELHA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
MACEDO, C. R. C.; SOUZA, C. M.. A PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR: REFLEXÕES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité.
Orientou
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E SUA INTERVENÇÃO ESCOLAR; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade Maciço do Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
PSICOPEDAGOGIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MUNICÍPIO DE ARARUNA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
DESAMBIGUANDO A NOMENCLATURA, DIFICULDADES, TRANSTORNOS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DOCENTE; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
AUTISMO, INFÂNCIA E INCLUSÃO: REFLEXÕES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO MOREIRA SOARES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL E CLÍNICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR: PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
DISLEXIA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
DIFICULDADES DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NO ENSINO FUNDAMENTAL I DO MUNICÍPIO DO DAMIÃO-PB; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
HIPERATIVIDADE: COMO TRABALHAR O TRANSTORNO BASEADO NA PSICOPEDAGOGIA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTL; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL DE MATA VELHA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
A PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR: REFLEXÕES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA TARGINO MARANHÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica 1) - Faculdade do Maciço de Baturité; Orientador: Carlos Roberto da Costa Macedo;
Produções bibliográficas
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. . Abelhas Melíponas de Ocorrência na Microrregião Curimataú Paraibano. In: Armistrong Martins da Silva; Cybelle de Oliveira Dantas; Anabelle de Oliveira Sousa; Luciano Gomes Barbosa Junior; Lucas da Silva Nascimento.. (Org.). III Encontro Nacional da Agroindústria. 1ed.Bananeiras: Instituto Bio Educação, 2017, v. 2, p. 17-23.
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. ; MACEDO, L. T. . Colmeia Racional Utilizada para Exploração Econômica da Melipona subnitida. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - Paraíba. Anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2017. v. 1. p. 1-12.
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. . Preferência de Nidificação de Melíponas em Espécies Vegetais Hospedeiras no Microrregião Curimataú Paraibano. In: II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017, Campina Grande - Paraíba. Anais do II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017. v. 1. p. 1-12.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; OLIVEIRA FILHO, J. J. . Taxa de fermentação ruminal da matéria seca, proteína bruta, energia bruta de restos de culturas, do estado da Paraíba. In: XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1990, Campinas - SP. XXVII Reunião Anual da SBZ, 1990. v. 1. p. 05-05.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. ; OLIVEIRA FILHO, J. J. . Avaliação nutritiva de alimentas utilizados na região semi-árida. I Composição química e taxa de fermentação ruminal da matéria seca e energia bruta. In: XXVI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1989, Porto Alegre. XXVI Reunião Anual da SBZ, 1989. v. 1. p. 124-124.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. ; OLIVEIRA FILHO, J. J. . Avaliação nutritiva de alimentos utilizados na região semi-árida. II Correlação entre a degradação ruminal da proteína e a solubilidade da proteína.. In: XXVI Reunião Anual da Siciedade Brasileira de Zootecnia, 1989, Porto Alegre. Anais da XXVI Reunião Anual da SBZ, 1989. v. 1. p. 125-125.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. ; OLIVEIRA FILHO, J. J. . Composição química e taxa de fermentação ruminal da matéria seca e energia bruta, de alimentos utilizados na região sem-árida. In: XXVI Reunião Anual da SBZ, 1989, Porto Alegre. Anais da XXVI Reunião Anual da SBZ, 1989. v. 1. p. 123-123.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. . Determinação da composição química e digestibilidade da folha da barriguda (Ceida pendendra, Gaerpn). In: II Simpósio Nordestino de alimentação de Ruminantes, 1988, Natal - RN. Anais do II Simposio Nordestino de alimentação de Ruminantes, 1988. v. 1. p. 250-250.
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. . Utilização de restolhos de culturas na alimentação de ruminantes. In: II Simpósio Nordestino de alimentação de Ruminantes, 1988, Natal. Anais do II Simpósio Nordestino de alimentação de ruminantes, 1988. v. 1. p. 252-252.
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BORGES, P. F. ; BARBOSA, A. S. ; MEDEIROS, G. R. . Preferência de Nidificação Quanto aos Pontos Cardeias e Colaterais da Melipona subnitida no Curimataú Paraibano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BORGES, P. F. ; BARBOSA, A. S. ; MEDEIROS, G. R. . Evolução do Fechamento dos Orifícios de Entrada em Relação ao Tempo de Permanência em Caixas Octogonais Povoadas com Melipona subnitida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. . Colmeia Racional Utilizada para Exploração Econômica da Melipona subnitida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. . Preferência de Nidificação de Melíponas em Espécies Vegetais Hospedeiras na Microrregião do Curimataú Paraíbano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. ; AQUINO, I.S. ; BARBOSA, A. S. ; BORGES, P. F. ; MEDEIROS, G. R. . Abelhas Melíponas de Ocorrência na Microrregião Curimataú Paraibano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACEDO, C. R. C. . Fermentação ruminal e solubilidade de restolhos de culturas. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. . Estimativa do valor nutritivo da folha de abacaxi e rama de batata-doce. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. . determinação da composição química e digestibilidade da folha da barriguda (ceida pendentra, Gaerpn). 1988. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MACEDO, C. R. C. ; BARBOSA, H. P. ; MEDEIROS, A. N. . Utilização de restos de culturas na alimentação de ruminantes. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACEDO, C. R. C. . Efeito do hidróxido de sódio (NaOH) sobre a conservação e o valor nutritivo das vargens de algaroba (Prosopis juliflora). 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MACEDO, C. R. C. . Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Comportamento da Nidificação de Abelhas Melíponas no Curimataú Paraibano, Descrição: A meliponicultura é uma atividade rentável que desperta interesses pela qualidade do mel produzido por agricultores familiares ou por unidades de produção mais tecnificadas, ambas comprometidas na preservação dos recursos ambientais. Este trabalho objetivou fazer um levantamento das espécies de melíponas com ocorrência na microrregião Curimataú paraibano e identificar suas preferências de nidificação em seu habitat natural, bem como, em caixas octogonais modelo ISA 2014 identificando a preferência da orientação magnética sobre os efeitos dos fatores abióticos. Por meio de trilhas aleatórias foi possível chegar aos locais de nidificação identificando e catalogando as espécies encontradas; foi montado um experimento com 20 caixas octogonais a 1,2 m de altura do solo e equidistante 5 m uma da outra, cada uma contendo uma colônia de Melipona sunbitida divididas em quatro semanas, os fatores abióticos foram mensurados por meio de uma miniestação meteorológica modelo Davis Instruments Vantege PRO2. Foram identificados 60 ninhos de melíponas em 7 espécies diferentes, sendo a Melipona subnitida a espécie de maior ocorrência (36,67%); nidificando em 12 espécies vegetais diferentes, com destaque para Commiphora leptophloeos com 46,66% de preferência; no habitat natural as melíponas nidificaram com seus orifícios apontados para os pontos mais ao Norte (55%), em média, em um diâmetro de orifício de entrada de 7,77 mm, em hospedeiras vegetais com diâmetro de circunferência de 0,98 m e altura do ninho em relação ao solo de 1,52 m; nas caixas octogonais observa-se uma tendência na manutenção dos orificios abertos para os pontos mais ao Norte (N) com 53% de probabilidade de encontrar orificios aberto, seguidos pelo Nordeste (NE) 33%, Noroeste (NO) 32%, Oeste (O) 31%, Sudoeste (SO) 27%, Sul (S) 25%, Leste (L) 23% e Sudeste (SO) 13%; o efeito da temperatura e velocidade dos ventos exerceram uma baixa correlação na escolha dos orificios abertos com um Coeficiente de Determinação (R2) de 14% e 11% respectivamente, a umidade relativa exerceu uma relação no fechamento dos orifícios com R2 de 63%. Estas informações devem chegar até os meliponicultores para serem aplicadas em seus criatórios servindo de suporte técnico para as tomadas de decisões quanto ao plano de manejo, escolha de espécies melíponas e hospedeiras, especificações técnicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carlos Roberto da Costa Macedo - Integrante / Italo de Souza Aquino - Coordenador / Péricles de Farias Borges - Integrante.
-
2012 - 2013
Avaliação de sistemas de produção de bovinos em áreas de assentamento na cidade de Araruna (Pb), Descrição: O objetivo do presente estudo foi avaliar o sistema de produção de bovinos no município de Araruna e diagnosticar os entraves para o desenvolvimento da exploração sustentável de bovinos. A coleta dos dados foi realizada em três áreas de assentamento localizadas no município de Araruna, estado da Paraíba. As informações quantitativas foram obtidas a partir de questionários resultantes de entrevistas contendo questões que objetivaram coletar informações que priorizasse principalmente a criação de bovinos. Foram entrevistados 96 produtores, sendo 32 em nas comunidades de Coqueiral, Alto Grande e Limão. Para a análise dos dados foi editado um arquivo contendo todas as informações presentes no questionário. Após a edição do arquivo utilizou-se as análises de médias e frequências. As variáveis quantitativas foram analisadas através das médias comparadas pelo teste t considerando o nível de 5% de probabilidade. Observou-se que os criadores de bovinos são basicamente de característica familiar, com pequenas unidades agrícolas e pequeno rebanho, criando os animais de forma bastante rústica e sem métodos adequados de manejo e nem conservação de alimentos, possivelmente devido à ausência de investimentos e ausência de políticas públicas. Verificou-se ainda que a ausência de forragens durante o período da seca é um dos principais entraves para o desenvolvimento da atividade, tendo em vista que a maioria dos produtores não utiliza a prática de conservação nem utilizam reservas estratégicas e que a bovinocultura é uma atividade viável e com potencialidade comprovada, sendo a capacitação e a adoção de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento da mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Roberto da Costa Macedo - Coordenador / George Rodrigo Beltrão da Cruz - Integrante.
-
1989 - 1990
Estudo da composição química e digestibilidade de alimentos disponiveis no semi-árido, no periodo seco, Descrição: O presente trabalho foi desenvolvido no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, no período de agosto de 1989 a agosto de 1990 e objetivou determinar a composição química; taxa de fermentação ruminal da matéria seca, energia bruta e proteína bruta; a solubilidade proteica e correlacionar a taxa de fermentação ruminal da proteína bruta com a sua solubilidade, utilizando alimentos disponíveis na região semiárido do Estado da Paraíba. Dos resultados da composição química observou-se que a fibra bruta variou de 15,58% (mandioca, folha) à 44,00% (feijão macassar, restolho); já a proteína bruta oscilou de 4,38% (milho, restolho) à 28,13% (mandioca, folha); para a matéria seca, observou-se diferenças significativas (P < 0,05) variando de 5,66% (gravata, parte aérea) à 87,32% (feijão macassar, restolho). Na análise da taxa de fermentação ruminal da matéria seca, energia bruta, proteína bruta, verifica-se diferenças significativas (P < 0,05) entre os alimentos estudados para o período de 24, 48 e 72 horas de permanência no rúmen, sendo a folha da mandioca a espécie que sempre apresentou resultados elevados para este parâmetro. Na avaliação da solubilidade protéica, o restolho de abacaxi apresentou resultados mais elevados com 74,86%; 75,21% e 74,92% para 24, 48 e 72 horas de incubação, respectivamente. Com exceção do restolho do feijão macassar, os alimentos estudados, a partir de 24 horas, demonstraram uma estabilidade da solubilidade proteica, respondendo de forma significativa (P > 0,05) ao tempo de incubação. Diante dos resultados, conclui-se que todos os alimentos estudados apresentam-se como valioso recurso forrageiro para alimentação dos animais ruminantes, proporcionando um melhor desenvolvimento da nossa pecuária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Roberto da Costa Macedo - Integrante / HOMERO PERAZO BARBOSA - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Araruna, Inspetor de Vigilância Sanitária. , Rua Professor Moreira, Centro, 58233000 - Araruna, PB - Brasil, Telefone: (083) 33731010
Experiência profissional
2003 - 2009
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da ParaíbaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Extencionista Rural II - Zootecnista, Carga horária: 40
Outras informações:
Prestação de serviços como extensionista Rural II (Zootecnista).
2015 - 2017
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Educador Social do ProJovem Saberes da Terra, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da Disciplina de Ciências Agrárias, no PROJOVEM Campo Saberes da Terra
2010 - 2011
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Educador do Projovem Urbano, Carga horária: 30
Outras informações:
Prestação de Serviços como Educador do Ensino Fundamental da disciplina de Qualificação Profissional do Arco Ocupacional de Agroextrativismo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano do Estado da Paraíba, no município de Araruna.
2007 - 2007
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Pretação de Serviços, Enquadramento Funcional: Educador Social do Programa Saberes da Terra, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de serviços como Educador Social na séries iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Saberes da Terra, no período de março a dezembro de 2007.
2012 - Atual
Prefeitura Municipal de ArarunaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Inspetor de Vigilância Sanitária, Carga horária: 20
Outras informações:
Funcionário publico municipal, efetivo, ingressado na instituição por meio de concurso público.
2017 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Estágio do Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência por requisito do PPGCAG
Outras informações:
Estágio de docência como requisito do PPGCAG em Ciências Agrárias (Agroecologia), tendo como Orientador o Professor Italo de Souza Aquino, Ph.D. na disciplina de Cadeia produtiva do mel, do curso de Bacharelado em Agroindústria.
1988 - 1991
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagio supervisionado pelo Professor Homero Perazzo Barbosa no setor de Nutrição de Ruminantes do Departamento de Zootecniado Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.
1989 - 1989
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação para descarte
Outras informações:
Por nomeação do Chefe do Departamento de Zootecnia, fui designado para fazer parte da Comissão de Avaliação para descarte de bovinos do DZ/CCA/UFPB, destinados ao abate para o Restaurante Universitário do Campus III.
1991 - 1991
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaVínculo: Contratado por tempo determina, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Supervisol do Censo de 1991, Carga horária: 40
Outras informações:
Por meio de concurso público, fui contratado para colaborar na realização do Censo de 1991, realizador pelo IBGE, devido a boa colocação foi designado a atuar como Supervisor de grupo de recenseadores.
1989 - 1990
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do CNPq, Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do CNPq na modalidade de Iniciação Cientifica (IC), vinculado ao Departamento de Zootecnia da UFPB/Areia, desenvolvendo o Projeto intitulado: Avaliação da composição química, digestibilidade, "in situ" e solubilidade de alimentos disponíveis no semi-árido paraibano no período seco.
2017 - Atual
Universidade Aberta do Brasil - UFPBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distancia, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor a Distancia da Disciplina de Introdução a Zootecnia na UAB - UFPB - CCHSA - Campus III - Bananeiras, do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias na modalidade virtual.
2019 - 2019
Faculdade do Maciço de BaturitéVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Estagio Institucional I, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Faculdade do Maciço do Baturité-CE, polo de Araruna-PB
2019 - 2019
Faculdade do Maciço de BaturitéVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Estágio Clínico II, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Faculdade do Maciço do Baturité -Ceará, polo de Araruna-Paraíba.
2019 - 2019
Faculdade do Maciço de BaturitéVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia da Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Faculdade do Maciço do Baturité-CE, polo de Araruna-PB
2018 - 2018
Faculdade do Maciço de BaturitéVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Orientação de TCC, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplina ministrada no Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica 1
2018 - 2018
FACULDADE DO COMPLEXO EDUCACIONAL SANTO ANDRÉVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia da Pesquisa Cientifíca, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do curso de Extensão Universitária na Área de Pedagogia da Faculdade do Complexo Educacional Santo André na disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifíca.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Roberto da Costa Macêdo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?