Denise Maria Melo da Silva
Possui graduação e pós-graduação (mestrado) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001-2006). Atualmente é funcionária pública lotada na área hospitalar no município de Jucurutu/RN. Com experiências profissionais nas áreas de Assistência Técnica a Assentamentos Rurais, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, Programa de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Docência e Coordenação no Curso de Serviço Social, e saúde do (a) Trabalhador (a).
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Serviço Social
2003 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: DESAFIOS E LIMITES DA PRÁTICA POLÍTICA DO SINDICALISMO RURAL: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO PAULO DO POTENGI/RN,Ano de Obtenção: 2006
Prof. Dr. Severina Garcia de Araújo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais; Trabalhos de Base; Previdência Social; Questão Agrária.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Serviço Social
1997 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Casa Menino Jesus e Vara da Infância: duas instituições, um desafio
Orientador: Mara Betânia Jales dos Santos
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
SILVA, D. M. M. . V Jornada de Serviço Social. 2015. (Outro).
SILVA, D. M. M. . IV Jornada de Serviço Social. 2014. (Outro).
SILVA, D. M. M. . 3a Jornada de Serviço Social. 2013. (Outro).
SILVA, D. M. M. . 2a Semana de Serviço Social. 2012. (Outro).
SILVA, D. M. M. . 1a Semana de Serviço Social. 2011. (Outro).
SILVA, D. M. M. ; comissão organizadora . 1a SEMANA ACADEMICA DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRN. 1999. (Outro).
Participação em eventos
Capacitação sobre notificação de violência,. 2019. (Outra).
I Semana de Enfermagem e Serviço Social do HRSTFF..A saúde enquanto direito: os desafios para o alcance da humanização e equidade.. 2019. (Encontro).
I Seminario Seridoense de Hematologia e Hemoterapia. 2019. (Seminário).
Capacitação para Conselheiros de Saúde.. 2018. (Outra).
Capacitação sobre a notificação de violência Interpessoal autoprovocada.. 2018. (Outra).
Capacitação em Acidentes com material biológico e a notificação. 2017. (Outra).
V Conferencia Municipal de Saúde. 2017. (Outra).
Capacitação em Docência em Didática do Ensino Superior. 2016. (Oficina).
Curso Básico de Vigilância e Saúde do Trabalhador.. 2016. (Outra).
III Fórum de Estagio Supervisionado em Serviço Social. 2016. (Encontro).
II Jornada da Luta Antimanicomial,. 2016. (Outra).
Mesa redonda: Sigilo profissional no atendimento à crianças vítimas de abuso e exploração sexual..Sigilo profissional no atendimento as crianças vitimas de abuso e exploração sexual.. 2016. (Outra).
VI Forum da Rede Intersetorial de Politica sobre Drogas.. 2016. (Outra).
Capacitação e Descentralização sobre o Sistema de Agravo e Notificaçãoção. 2015. (Oficina).
I Fórum Regional de Segurança e Saúde do trabalhador na atividade da mineraçãção. 2015. (Outra).
IV Conferência Municipal de Saúde. 2015. (Encontro).
Oficina sobre o Direito da Mulher. 2015. (Oficina).
Semana do/a Assistente Social. 2015. (Encontro).
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2015. (Encontro).
Encontro de Orientadores e Avaliadores de Monografias,. 2014. (Oficina).
I Encontro de Formação Continuada de Educação Inclusiva. 2014. (Encontro).
IV Jornada de Serviço Social.Os espaços socio- ocupacionais do (a) Assistente Social.. 2014. (Oficina).
VII Seminário Seridoense de Bioética. 2014. (Seminário).
Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - FCST.O idoso e o Projeto Ético Político do Serviço Social. 2013. (Seminário).
Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - FCST.Orientações para elaboração de artigos acadêmicos. 2013. (Oficina).
Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - FCST.Debate sobre o trabalho dos catadores de material reciclável em Caicó. 2013. (Outra).
IX Conferência Municipal de Assistência Social..Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.. 2013. (Encontro).
Mini curso sobre Idoso.O idoso e o Serviço Social. 2013. (Encontro).
IV SEMINARIO REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ABEPSS NORDESTE. 2011. (Seminário).
Capacitação Básica de Integração para Professores Locais. 2008. (Outra).
I Seminário Eadcom do Seridó. 2008. (Seminário).
Serviço Social: formação acadêmica, trabalho de qualidade e Educação a Distância. 2008. (Encontro).
IV Conferência Municipal de Assistência Social. 2007. (Outra).
XIV Semana de Humanidades da UFRN.Desafios e Limites da Política do Sindicalismo dos Trabalhadores Rurais.. 2006. (Seminário).
Capacitação de Gestores, Conselheiros e Profissionais da Área de Assistência Social. 2005. (Encontro).
II Seminário de Formação Pedagógica do projeto Saber da Terra.Oficina sobre Gênero. 2004. (Seminário).
MINI-CURSO: discutindo alguns aspectos da Reforma Agrária do RN.. 2004. (Encontro).
PROJETO DE EXTENSÃO SABER DA TERRA.Oficina sobre Gênero.. 2004. (Oficina).
Mini-curso: Canais de participação popular. 2001. (Outra).
Movimentos Sociais: suas forma de organização e cidadania..Movimentos Sociais: suas formas de organização e cidadania.. 2001. (Oficina).
Oficina: A luta pela terra e a reforma agrária. 2001. (Oficina).
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA/UFRN.A construção da gestão participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. 2001. (Seminário).
XII Congresso de Iniciação Científica da UFRN. A construção da gestão participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. 2001. (Congresso).
Mini-curso: o ser , o local e a sociedade em rede: elementos para uma análise social sobre comunicade e desenvolvimento... 2000. (Outra).
Oficina: Um despertar cidadão..Um despertar cidadão.. 2000. (Oficina).
OFICINA REGIONAL DA ABEPSS. 2000. (Oficina).
Processo de Revisão Curricular no Curso de Serviço Social da UFRN. 2000. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, D. M. M.; DANTAS, S. C.. A atuação dos Assistentes Sociais frente as questões de Mistanasia no Hospital Regional do Seridó. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; Silva, M. A. O.; NOBRE, S. L.. Analise sobre as Politicas Públicas de enfrentamento aos efeitos da seca no município de São Fernando-RN.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
FERREIRA, P. L.;SILVA, D. M. M.; NOBRE, S. L.. A quebra de vínculos familiares dos idosos: Casa da Caridade de Caicó-RN.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SANTOS, H. A.;SILVA, D. M. M.. O sistema carcerario: uma analise acerca da negação de direitos, da coerção a punição.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; ARAUJO, A. P. M.. A Lei Maria da Penha em Combate a violência contra a mulher: reflexões a partir do contexto da Delegacia da Mulher no Município de Caicó-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
Silva, M. A. O.;SILVA, D. M. M.. Uma analise sobre o acesso aos beneficios de aposentadoria pelos agricultores rurais do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Carnauba dos Dantas-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; ARAUJO, A. K. L.. O Trabalho Infantil e os parâmetros legais para sua erradicação.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; Medeiros, Silva. A pessoa idosa e o acesso aos seus direitos, um estudo na academia Apolo Caicó/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; PEREIRA, S. R.. Câncer de Mama e o acesso ao Sistema Único de Saúde: a garantia de direitos e as dificuldades de acesso.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
Oliveira. V. S. O;SILVA, D. M. M.. O Serviço Social na Assistência Social: desafios na efetivação da prática profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; MEDEIROS, O. A. S.. Trabalho Infantil: trajetória e (re) conhecimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; ARAUJO, A. P. M.. Qualidade de vida dos idosos: uma análise sobre alguns aspectos da sociabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; ARAUJO, A. P. M.. A exploração sexual de crianças e adolescentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
ARAUJO, A. P. M.;SILVA, D. M. M.. Gravidez na adolescência: determinantes e implicações na vida dos adolescentes do bairro Cruz do Monte na Cidade de Parelhas/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
ARAUJO, A. P. M.;SILVA, D. M. M.. A privação de liberdade de jovens infratores e a dificuldade da reinserção no âmbito familiar e no contexto sociocultural.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; ARAUJO, A. P. M.. Ambiente escolar e drogadição: uma análise acerca dos desafios e políticas de enfrentamento ao uso de drogas na escola municipal Arnaldo Bezerra, na cidade de Parelhas/RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
SILVA, D. M. M.; Silva, M. A. O.; NOBRE, S. L.. A luta dos trabalhadores na garantia dos seus direitos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha.
Orientou
A atuação dos Assistentes Sociais frente as questões da Mistanasia no Hospital Regional do Seridó; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
A lei Maria da Penha em combate a violência contra a mulher: reflexões a partir do contexto da delegacia da mulher no município de Caicó-RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
O Serviço Social na Assistência: desafios na efetivação da prática profissional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
A luta dos trabalhadores na garantia dos seus direitos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
Qualidade de vida dos idosos: uma análise sobre alguns aspectos da sociabilidade; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
Trabalho Infantil: trajetória e (re) conhecimento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
O trabalho infantil e os parâmetros legais para sua erradicação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
A pessoa idosa e o acesso aos seus direitos: um estudo na academia Apolo - Caicó-RN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
Cancer de mama e o acesso ao sistema único de saúde: a garantia de direitos e as dificuldades de acesso; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Católica Santa Teresinha; Orientador: Denise Maria Melo da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, D. M. M. . Os passos lentos da democracia. Diário de Natal- cadernos Davinci, Natal/RN, , v. Ano II, 26 jan. 2002.
-
SILVA, D. M. M. ; SILVA, R. M. A. . A construção da gestão participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. In: 53ª Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador-Bahia, 2001.
-
SILVA, D. M. M. ; SILVA, R. M. A. . A construção da gestão participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. In: VII Seminário de pesquisa do CCSA, 2001, Natal, 2001.
-
SILVA, D. M. M. ; SILVA, R. M. A. . A construção da gestão participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2001, Natal. SILVA, D.M.M, SILVA, R.M.A, 2001.
-
SILVA, D. M. M. ; Costa,H. K.M . Universidade e Sociedade::experiência nos programas Trilhas Potiguares e Universidade Solidária em São Paulo do Potengi/RN. In: VIII Seminário de pesquisa do CCSA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001, Natal. VIII Seminário de pesquisa do CCSA - Resumos. Natal: Editora universitária, 2002.
-
SILVA, D. M. M. . DESAFIOS E LIMITES DA POLÍTICA DO SINDICALISMO DOS TRABALHADORES RURAIS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Costa,H. K.M ; SILVA, D. M. M. ; Costa, João Bosco Araújo . Universidade e Sociedade: Experiência no Programa Trilhas Potiguares e Universidade Solidária em São Paulo do Potengi/RN. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, R. M. A. ; SILVA, D. M. M. . A construção da gestão participativa do desenvovimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do Potengi/RN. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, D. M. M. ; SILVA, R. M. A. . A Construção da Gestão Participativa do desenvolvimento rural sustentável: o caso do PRONAF em São Paulo do potengi/RN. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, D. M. M. . Análise crítica sobre a LOAS- Lei Orgânica da Assistência Social.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
Estudo Socioeconômico no bairro Frei Damião no município de Caicó/RN, Descrição: O projeto teve como objetivo geral aplicar um questionário com uma amostra da população residente neste bairro, o qual é inserido no quadro de vulnerabilidade social. As informações obtidas mostraram alguns aspectos que revelam a insuficiência da operacionalização das políticas públicas, para a demanda existente, e a falta de acesso aos serviços básicos para a referida comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Denise Maria Melo da Silva - Coordenador / Ozeane de Albuquerque da Silva Medeiros - Integrante.
-
2000 - 2001
A construção da gestão participativa e do desenvolvimento rural sustentável: o caso do Pronaf em São Paulo do Poteng/RN, Descrição: bolsista de iniciação científica sob orientação do professor Roberto Marinho Alves da Silva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Denise Maria Melo da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Católica Santa Teresinha. , Rua Visitador Fernandes 78, Centro, 59300000 - Caicó, RN - Brasil, Telefone: () 34172316, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - 2017
FACULDADE CATOLICA SANTA TERESINHAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
2011 - 2016
FACULDADE CATOLICA SANTA TERESINHAVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Serviço Social, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2008
Prefeitura Municipal de Caicó/RNVínculo: Servidor público contratado, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de Caicó/RNVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações:
serviço prestado ao Programa de Combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, em Caicó/RN.
2005 - 2005
Prefeitura Municipal de Caicó/RNVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20
Outras informações:
Serviço prestado ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, Caicó/RN.
2007 - 2009
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do PantanalVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: professora local e supervisora academica, Carga horária: 20
2004 - 2005
INCRA/SEBRAEVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Serviço Prestado ao programa da ATES ( Assistência Técnica, Social e Ambiental) pelo convênio INCRA/SEBRAE, executado pela empresa de Assistência Técnica- ÁPICE.
2000 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: aluna
2015 - Atual
Prefeitura Municipal de JucurutuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
lotada no Hospital Maternidade Terezinha Lula de Queiroz.
2017 - 2018
Conselho Municipal de SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Denise Maria Melo da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?