Fernando Okamura Rodrigues
Cumpriu 6 créditos como estudante especial no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários e 3 créditos no Mestrado Profissional Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras pela UEL. Graduado em Letras Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa e respectivas literaturas) e Especialista em Língua Inglesa na mesma universidade, e em Gestão Escolar pela UNICENTRO. Possui experiência na área de Letras e de Educação, com ênfase em Língua Inglesa. Tem interesse em romance em Língua Inglesa, literatura e narrativas interativas (como RPG), letramento crítico, tradução, estratégias de leitura e aprendizagem em Língua Inglesa. Foi professor de Língua Inglesa em curso de Idiomas em escolas particulares, lecionou as disciplinas de Inglês Técnico e Inglês Instrumental para Ensino Profissionalizante em Técnico de Informática, e Língua Inglesa para Ensino Fundamental II e Médio em colégios de rede pública. No momento é Professor de Língua Inglesa no SESC/PR na modalidade EJA (Fundamental/Médio). Interesses: docência no Ensino Superior e tutoria EAD. Mais informações pelo e-mail: ferokamura@yahoo.com.br
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão escolar
2013 - 2014
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Uma comparação constrativa de jogos moba em imersão, fluxo e desempenho para a educação
Orientador: Iris Yae Tomita
Bolsista do(a): Universidade Aberta do Brasil.
Especialização em Mídias na Educação
2013 - 2014
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: O uso de tutoriais na disciplina de Língua Inglesa
Orientador: Vantielen da Silva Silva
Bolsista do(a): Universidade Aberta do Brasil.
Especialização em Língua Inglesa
2010 - 2012
Universidade Estadual de Londrina
Título: Análise de leitura instrumental em Língua Inglesa para alunos do Ensino Técnico Subsequente em Informática para Internet
Orientador: Professora Doutoranda Adriana Grade Fiori Souza
Aperfeiçoamento em Altas Habilidades e Superdotação
2014 - 2014
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Atendimento Especializado em Altas Habilidades e Superdotação. Ano de finalização: 2014
Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade
2013 - 2013
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O ensino de Língua Inglesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ano de finalização: 2013
Aperfeiçoamento em Mídias Integradas na Educação
2013 - 2013
Universidade Federal do Paraná
Título: Radionovela de literaturas em língua inglesa. Ano de finalização: 2013
Formação complementar
2014 - 2014
Extensão universitária em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Sequência didática: resenha. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.
2014 - 2014
Léxico, dicionários e ensino. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Novas tecnologias para a Aprendizagem. (Carga horária: 48h). , Universidade Gama Filho.
2013 - 2013
Literatura e jogos de videogame. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Tradição e Modernidade em Literaturas Africanas. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2013 - 2013
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas.
2013 - 2013
Argumentação jurídica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.
2013 - 2013
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas.
2013 - 2013
Reconhecendo Texto e Contexto. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas.
2013 - 2013
Comunicação e Escrita. (Carga horária: 14h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná.
2013 - 2013
Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 12h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná.
2013 - 2013
Ética Profissional das Redes Sociais da Internet. (Carga horária: 16h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná.
2013 - 2013
Sistema Fecomércio Paraná: A história, organização. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR.
2013 - 2013
Educação integrada: a era digital na sala de aula. (Carga horária: 60h). , Edições SM.
2012 - 2012
Inglês para negócios. (Carga horária: 60h). , Portal da Educação.
2012 - 2012
Treinamento de Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio do Paraná.
2011 - 2011
A Escola Pública como espaçoo da aprendizagem. (Carga horária: 12h). , Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.
2007 - 2007
Extensão universitária em Projeto Rondon. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Língua Japonesa. (Carga horária: 120h). , Aliança Cultural Brasil - Japão do Paraná.
2006 - 2006
Extensão universitária em Cultivo de orquídeas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Advanced conversation on global issues. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Upper Intermediate. (Carga horária: 120h). , First Language Center.
2005 - 2005
Extensão universitária em Plantas medicinais. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Intermediate. (Carga horária: 120h). , First Language Center.
2004 - 2004
Extensão universitária em Reprodução de Orquídeas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2004 - 2004
Basic. (Carga horária: 120h). , First Language Center.
2003 - 2004
Treinamento em informática. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Inglesa.
Participação em eventos
Ibi Sunt Leones - O Gato do Rabino. 2014. (Outra).
1º Encontro Jovem de Mídias e Educação de Ponta Grossa. 2013. (Encontro).
3º Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2013. (Encontro).
Recursos Educacionais Abertos. 2013. (Outra).
Semana Pedagógica - EJA. 2013. (Exposição).
Seminário Política de Educação Ambiental no Paraná. 2013. (Seminário).
Fórum Estadual de Educação - PR. 2011. (Outra).
Semana Literária Sesc Paraná. 2010. (Outra).
IV Encontro de bolsistas do programa de apoio a ações afirmativas para inclusão social.Contexto como significado: uma análise crítica. 2009. (Encontro).
Colóquio de pesquisa em Letras Estrangeiras Modernas. 2006. (Outra).
One-day Seminary in efl teaching. 2006. (Seminário).
Semana de Calouros - CCH e 50 anos - Curso de Letras. 2006. (Outra).
V SEPECH - Seminário de Projetos em Ciências Humanas. 2006. (Seminário).
Mostra de Iniciação Científica Júnior.Preservação das orquídeas do Paraná. 2004. (Outra).
Seminário Junguiano: Um estudo sobre a consciência reflexiva. 2004. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, Fernando Okamura. . Contexto como significado: uma análise crítica. In: IV Encontro de bolsistas do programa de apoio a ações afirmativas para inclusão social, 2009, Londrina - PR. IV Encontro de bolsistas do programa de apoio a ações afirmativas para inclusão social. Londrina, 2009.
-
RODRIGUES, Fernando Okamura. . Contexto como significado: uma análise crítica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, Fernando Okamura. . Preservação das orquídeas do Paraná. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2010
Consciência Crítica e Dialogia em Desenvolvimento de Materiais para Leitura., Descrição: É um Projeto de Pesquisa em Ensino, coordenado pela Profa. Dra. Simone Reis, que congrega alunos do curso de Letras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Okamura Rodrigues - Coordenador / Simone Reis - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2002 - 2004
Regeneração de plantas e indução de poliploidia in vitro em orquídeas., Descrição: O trabalho visa a indução da poliploidia através do uso da colchicina de orquídeas brasileiras do gênero Oncidium com flores maiores e mais atrativas comercialmente. Coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Tadeu de Faria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Okamura Rodrigues - Coordenador / Ricardo Tadeu de Faria - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2015
Colaborador Associado, EAB - Associação Eu Amo o Brasil.
2015
Membro Associado, IDC - Instituto Defende Consumidor.
2005
Menção honrosa pelo 1º lugar no Ensino Médio (Colégio Ubedulha) na 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática, Colégio Estadual Profa. Ubedulha C. de Oliveira.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Social do Comércio do Paraná. , Rua Fernando de Noronha ,264, Centro, 86020300 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (043) 33057800, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2012
World Connection SchoolVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4
2012 - Atual
Serviço Social do Comércio do ParanáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 22
2011 - 2011
YesBrasVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4
2008 - 2012
Secretária Estadual de Educação do estado do paranáVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 16
Atividades
-
08/2012 - 12/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
-
08/2008 - 12/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa
-
03/2011 - 12/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês instrumental, Inglês Técnico
2008 - 2009
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Leituras, pesquisas e desenvolvimento de materiais. Participações em reuniões, encontros e eventos.
2005 - 2006
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Servidor voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de laboratório, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: plantio de orquídeas, polinização, adubação, aclimatação de mudas, cultivo em laboratório e produção de mudas de plantas ornamentais.
2002 - 2003
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Bolsista júnior, Enquadramento Funcional: Aluno Colaborador júnior, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades desenvolvidas: plantio de orquídeas, polinização, adubação, aclimatação de mudas, cultivo em laboratório e produção de mudas de plantas ornamentais.
2008 - 2008
Escola de Idiomas WizardVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4
Outras informações:
Funções: Regência e correções de atividades.
2008 - 2008
Escola de Idiomas Cultura InglesaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Inglesa, Carga horária: 4
Outras informações:
Funções: Aulas de reforço, tira dúvidas, orientação e acompanhamento dos alunos.
2006 - 2006
Escola de Idiomas KumonVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutor de ensino, Carga horária: 16
Outras informações:
Instrutor de ensino das seguintes disciplinas: Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. Funções: Orientação e acompanhamento dos alunos, tira dúvidas, correções de atividades.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Okamura Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?