Almir Pedro Sais
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), com especialização em Metodologia para o Ensino Superior (UNIVALI), Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Coordenador do Curso de Psicologia e professor do Curso de Direito da Faculdade Cesusc - Mantida pelo Complexo de Ensino superior de Santa Catarina, Florianópolis - CESUSC. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Produção de Subjetividade, atuando principalmente com os seguintes temas: velhice, envelhecimento, cidadania e ética.
Informações coletadas do Lattes em 31/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2006 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Dispositivo de envelhecimento: uma analítica interpretativa
Kleber Prado Filho. Palavras-chave: velhice; Envelhecimento; subjetividade; poder.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)
1991 - 1995
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Coisas de Velho: coisas de vida, Ano de Obtenção: 1995
Orientador: Luis Claudio Mendonça Figueiredo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: velhice; Envelhecimento; subjetividade; poder.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Formação complementar
2007 - 2007
Formação Continuada Docentes Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Formação Continuada Docentes Ensino Superior. (Carga horária: 18h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada Docentes Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2004
Formação Continuada Docentes Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
1987 - 1987
Psicoterapia Uma Abordagem Existencial Fenomenológ. (Carga horária: 100h). , Casa do Psicólogo, CP, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Teorias das Emoções Em Jean Paul Sartre. (Carga horária: 32h). , Núcleo Castor, NUCA, Brasil.
1985 - 1985
Curso de Introdução Ao Existencialismo. (Carga horária: 12h). , Núcleo Castor, NUCA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Produção de Subjetividade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Organização de eventos
SAIS, A. P. . XII Jornada de Psicologia - OcupArte: Experiências do sentir, criar e agir.. 2017. (Congresso).
SAIS, A. P. . I Jornada de Divulgação de Pesquisa do Curso de Psicologia. 2006. (Outro).
SAIS, A. P. . Organização da palestra Um Mago Sem Magia - na temática: Formação do Terapeuta Sistêmico. 2005. (Outro).
SAIS, A. P. . Documentário: Flor de Pessegueiro, seguido de debate na temática: Mulheres e Crianças vítimas de violência. 2005. (Outro).
Participação em eventos
I Simpósio de Neurociência e Comportamento.O comportamento em debate: violência. 2007. (Simpósio).
I Jornada de Divulgação de Pesquisa do Curso de Psicologia. 2006. (Seminário).
I Seminário do Fórum Estadual de Educação Inclusiva em Santa Catarina. 2006. (Seminário).
1 Fórum Institucional de Estágios Curriculares - O Estágio Curricular e a Integração Universiade e Comunidade. 2004. (Outra).
Palestra - Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia: histórico e mudanças. 2004. (Outra).
VIII Fórum Institucional de Integração Universitária da Univali. 2004. (Outra).
Curso de Atualização Pedagógica do Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior. 2003. (Outra).
Curso de Atualização Pedagógico-Administrativa do Programa de Formação Continuada para Coordenadores de cursos de Graduação e Sequenciais da UNIVALI. 2003. (Outra).
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2003. (Congresso).
Formação Continuada para Professores.Curso de Atualização Pedagógica para Docentes do Ensino Superior UNIVALI. 2002. (Outra).
Curso de Formação Continuada para Docentes do CES IV. 2001. (Outra).
III Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, III Jornada Catarinanese de Geriatria e Gerontologia e, I Simpósio Nacional das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia. Os Velhos Frente à Legislação na Programação Científica. 2001. (Congresso).
XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Coordenou a Sessão de Comunicações. 2001. (Encontro).
Curso de Atualização em psicologia.Palestrante no Curso de Atualização em Psicologia. 2000. (Outra).
Oficina de Elaboração de Provas. 2000. (Outra).
Palestra: Questões Psicológicas nas Teses da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX: análise preliminar das influências intelectuais. 2000. (Outra).
Palestra A Psicologia do século XIX no Contexto Cultural Baiano: revisitação preliminar. 2000. (Outra).
Encontro Regional para a Terceira Idade, Ciência e Lazer.Palestrante no Encontro Regional para a Terceira Idade, Ciência e Lazer. 1999. (Encontro).
IV Fórum de Psicologia. 1999. (Congresso).
Encontro sobre A Subjetividade na Travessia do Século.Palestrante no Encontro sobre A Subjetividade na Travessia do Século. 1996. (Encontro).
V Encontro Regional Sul da ABRAPSO. 1994. (Encontro).
VI Semana de Psicologia.Terceira Idade e seus Desafios. 1994. (Outra).
II Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo. 1993. (Encontro).
VII Encontro Nacional de Psicologia. 1993. (Encontro).
I Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formação do Psicólogo. 1992. (Encontro).
Curso A Questão da loucura na Via Freudiana e na Via Nietzscheana. 1990. (Outra).
Curso de Orientações Sexuais. 1990. (Outra).
XI Encontro Estadual dos Psicólogos de Santa Catarina. 1988. (Encontro).
Curso Estrutura Familiar e Relações Afetivas. 1986. (Outra).
I Simpósio de Existencialismo e Psicoterapia. 1984. (Simpósio).
II Encontro Latino Americano e VI Encontro Internacional da Rede de Alternativas à Psiquiatria. 1983. (Encontro).
I Jornada Científica da Fundação Hospitalar de Santa Catarina. 1983. (Outra).
XIII Semana de estudos do Problema do Menor. 1983. (Outra).
I Simpósio Alternativas no Espaço Psi. 1981. (Simpósio).
Participação em bancas
SAIS, A. P.. A cronometria m,ental nos laboratórios de 1850 à 1950: um estudo genealógico. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SAIS, A. P.. A experiência de luto no tecido das redes sociais significativas na perspectiva do pensmento sistêmico. 2011 - Universidade Federal de Santa Catarina.
SAIS, A. P.. Entre vampiros e humanos: uma análise dos aspectos psicosociais implicados na identificação do público da saga Crepúsculo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Do emprego para o trabalho autônomo em marketing multinivel: A motivação do trabalhador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Psicodrama infantil: o teatro do faz de conta na teoria moreniana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Da imersão à emoção: a presença em jogos digitais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Estagio Em Psicologia Educacional na APAE - Biguaçu. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Satisfação das chefias da equipe de saúde do Hospital Regional de São José com o serviço de Psicologia prestado pelo curso de Psicologia da UNIVALI - Biguaçu. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Idoso e auto-imagem no processo de envelhecimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Liberdade de escolha: o conceito de solidão existencial e possíveis contribuições na compreensão do suicídio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Um estudo à luz da Teoria Existencial sobre a relação da personalidade do empresário e a cultura organizacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A imagem corporal e sua relação com a obesidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Formação e inserção no mercado de trabalho: a percepção dos egressos do currículo IV do Curso de Psicologia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Constituição de gênero e escolha profissional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A Compreensão de saúde na abordagem gestáltica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A relação entre dieta restritiva e o transtorno da compulsão alimentar períodica na obesidade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Deficiência: marca de diferença.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Qualidade de vida no envelhecimento. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Aspectos psicológicos individuais e familiares relacionados com a obsesidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. T. Daux.Avaliação das características psicológicas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Avaliação psicológica de pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Depressão na Terceira Idade sob o enfoque da Psicologia Cognitivo Comportamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.; MACHADO, Cristianne Gick. Obesidade: imagem corporal e a manutenção do peso emagracido. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A compreensão da loucura como forma simbólica nas práticas de saúde mental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Estudo bibliográfico: o obeso mórbido e sua imagem corporal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Satisfação da equipe médica do Hospital Regional de São José com o serviço de Interconsulta Psicológica prestado pelo Setor de Psicologia da UNIVALI - Biguaçu. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. As representações sociais sobre a velhice de pessoas com 60 anos e mais, procedentes de contextos sócio-econômicos diferentes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A saúde dos trabalhadores em instituição prisional.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. A palmada (des) educa: uma análise da violência doméstica dos pais em relação a pré-adolescentes em situação de risco.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Projeto de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Projeto de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Pazeto.Banca de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Seger.Banca de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Projeto de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Hoeschl.Banca de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Seger.Projeto de TCC. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.; CASADEI, Ana Paula Marzagão; FURLANI, Armando; MASSARO, Adélia Terezinha Heizen. Comissão para processo seletivo 2005/II para avaliação 1 etapa - análise do curriculo vitae modelo lattes. 2005. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Processo Seletivo Público Sumário para Docente do depertamento de Psicologia. 1998. Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SAIS, A. P.. Comissão para a elaboração da proposta de disciplinas comuns para as matrizes curriculares dos cursos do Centro de Ciências da Saúde ofertados no Campus Biguaçu. 2008. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Comissão de Professores responsável pela alteração do Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Psicologia. 2007. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.; NASCIMENTO, Paulo César Do; BAIÃO, Vera; MASSARO, Adélia Terezinha Heizen; GERALDI, Pedro Antonio; FONTOURA, Léia Viviane; SILVA, Josiane da Silva Delvan da; JUSTINO, Lidia Morales. Comissão central de professores para alteração de matriz curricular do curso de Psicologia da UNIVALI. 2005. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Saúde e integralidade. 2010. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Estagio supervisionado em Psicologia Clínica. 2010. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. CONSUN, da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - CaPPEC e da Câmara de Administração Universitária - CAD. 2004. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado na maternidade do Hosp. Regional de São José, pela acadêmica Gerusa da Silva. 2004. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado na Emergência do Hosp. Regional de São JoséBanca de Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional, pela acadêmica Darlin Emanoela Falavigna. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no Ambulatório do Hosp. Regional de São José, pela Acadêmica: Rosi Silva Cardoso. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no Conselho da Comunidade de Fpolis, da Acadêmica Maristela Schneider Vettorazzi. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional, realizado na Emergência do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, pela acadêmica Gerusa Silva. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no Ambulatório do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, pela acadêmica Roberta Aparecida Varaschin. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no 3o andar do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, pela acadêmica Roberta Caringi Raupp. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no 3o andar do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, pela acadêmica Margarete Catarina Anselmo de Souza. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no Ambulatório do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, pela acadêmica Danielli Julieta Seger. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional, realizado no 3 andar do Hosp. Regional de São José, pela acadêmica Luana Stuart Garcez de Campos. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Merilyn Bento. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Scharline Trevisol. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da Aluna Patrícia Medeiros. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Patrícia Medeiros. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Tamara Marques. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Fernanda Palma. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Cristine Busato. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica da aluna Merillin Lohmeyer. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional da aluna Roberta Hoeschl. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica do aluno Moacir Francisco Pires. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio da aluna Kátia dos Passos. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio da aluna Márcia Secchi. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio da aluna Carolina Prado Koneski. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Estágio da aluna Kátia dos Passos. 2002. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.; BUDAG, Elenir Roders; SCHROEDER, Edson. Comissão Julgadora para Contratação Professor Substituto, em caráter temporário. 1998. Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SAIS, A. P.. Banca de Psicologia Clínica da aluna Eliamar Machado. 1996. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Psicologia Clínica da aluna Sandra Cristina Girardi. 1996. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Psicologia Industrial da aluna Carina Beatrice Bittencourt. 1995. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Psicologia Clínica da aluna Lilian Deisy Ghizoni. 1995. Universidade do Vale do Itajaí.
SAIS, A. P.. Banca de Psicologia Industrial da aluna Luciane Marchese. 1995. Universidade do Vale do Itajaí.
Orientou
Violência sexual infanto-juvenil; 2000; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Saude) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Sistema unico de saude - da instituição e suas instituições: ampliando a perspectiva; 2000; 75 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Saude) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Satisfação das chefias da equipe médica do Hospital Regional de São José com o serviço de Psicologia prestado pelo Curso de Psicologia da UNIVALI - Biguaçu; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
A imagem corporal e sua relação com a obesidade; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Avaliação psicológica de pacientes candidatos à cirurgia bariátrica; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Satisfação da equipe médica do Hospital Regional de São José com o serviço de Interconsulta Psicológica prestado pelo Setor de Psicologia da UNIVALI - Biguaçú; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Estudo bibliográfico: o obeso mórbido e sua imagem corporal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
A AIDS enquanto desrazão: uma leitura foucaultiana; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Relações entre morte e individualidade na modernidade; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
A visão da religiosidade nos dias atuais, segundo Alves e Ortiz; 2001; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Entre o Aprendido e o desejado: possibilidades outras do ser mulher; 2001; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Comportamento politico eleitoral; 2001; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Os Velhos frente à Legislação; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, realizado no Ambulatório do Hosp; Regional de São José; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional, no 3 andar do Hosp; Regional de São José; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Almir Pedro Sais;
Produções bibliográficas
-
SAIS, A. P. ; ZANELLA, A. V. ; ZANELLA, R. M. V. . Constituição brasileira, direitos humanos e ética: algumas considerações. Revista Brasileira de Direito Constitucional , v. 1, p. 321-335, 2007.
-
SAIS, A. P. . A produçào da subjetividade moderna: uma reflexão sobre as velhices. Alcance (UNIVALI) , Itajai, p. 43-48, 2000.
-
SAIS, A. P. ; PLONER, K. S. . Universidade com mais iddade. Alcance (UNIVALI) , Itajaí, p. 37-42, 2000.
-
SAIS, A. P. . Uma Clínica social: um dispositivo de singularização. Alcance (UNIVALI) , Itajai, v. 1, p. 65-69, 1997.
-
SAIS, A. P. ; PLONER, Kátia Simone ; STREY, Marlene Neves . Questões de Gênero em Grupos de Terceira Idade. In: Kátia Simone Ploner; Lisia Regina Ferreira Michels; Luciane Maria Schlindwein; Pedrinho A. Guareschi. (Org.). Ética e Paradigmas na Psicologia Social. 1ed.Porto Alegre: ABRAPSOSUL, 2003, v. 1, p. 247-257.
-
SAIS, A. P. . Esboço para um teoria da personalidade. In: NUCA. (Org.). Psicoterapia Existencialista. Florianopolis: NUCA, 1986, v. , p. -.
-
SAIS, A. P. . A velhice, o asilo e o profissional. Jornal Univali, Itajai, p. 20 - 20, 28 abr. 1998.
-
SAIS, A. P. . Um elogio a velhice: isto é possível?. Jornal Univali, Itajai, p. 26 - 26.
-
SAIS, A. P. ; CHIARADIA, E. L. . Re-Sujetivação e Cidadania: atuação em Psicologia no Centro de Convivência de Idosos. In: II Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formaçàoo do Psicólogo, 1993, São Leopoldo. Anais do II encontro nacional de supervisores de estagio na formação do psicologo. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1993. p. 81-83.
-
SAIS, A. P. ; ZANELLA, A. V. ; CHIARADIA, E. L. ; RIBEIRO, M. G. . Estagios supervisionados em psicologia: relato de duas experiências desenvolvidaas na Univali/SC. In: II Encontro Nacional de Supervisores de Estágio na Formaçàoo do Psicólogo, 1993, São Leopoldo. II Encontro Nacional de Supervisores de estagio na Formação do Psicologo. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1993. p. 67-74.
-
SAIS, A. P. ; ZANELLA, A. V. . Reflexões sobre o pesquisar em Psicologia como processo de criação ético, estético e político. Análise Psicológica , 2008.
-
SAIS, A. P. . Subjetividade e Política: vozes da diversidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAIS, A. P. . Sartre e a Psicologia Existencialista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAIS, A. P. . Dispositivo de velhice: uma analítica interpretativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAIS, A. P. . Conferência de Abertura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAIS, A. P. . Conferência de abertura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SAIS, A. P. . Realização da colação de grau individual/coletiva, turma 2007/2, autorizado pela Portaria 473/2007. 2007 (realização de colação de grau) .
-
SAIS, A. P. . Parecerista da avaliação de cursos superiores publicada no Guia do Estudante Melhores Universidades 2007, Editora Abril. 2006 (parecerista) .
Projetos de pesquisa
-
2006 - Atual
Dispositivo de velhice: uma analítica interpretativa, Descrição: Não são poucas as obras, atualmente, dedicadas ao envelhecimento e a velhice. Muitas se situam no plano da denúncia da marginalização, da opressão a que vem sendo submetida significativa parcela envelhecida da população brasileira. Contudo, vem aumentando as obras que tratam do envelhecimento como a idade da liberdade, a idade do prazer, a melhor idade. Trata-se a velhice, nesse sentido, como um conceito genérico-abstrato, uma formação discursiva onde o poder se exerce em sua negatividade, porque imposto desde a exterioridade da experiência do envelhecer. Mas também aí é exercido em sua positividade, quando se efetiva como produtor de uma dada realidade, posto que se situa no plano da eficácia, dos efeitos, como refere Foucault, produzindo sujeitos. Cabe perguntar: que sujeitos emergem dos jogos de verdades postos em circulação nas formações discursivas sobre a velhice a partir dos anos 50 do século passado, período de ascensão da pesquisa sobre envelhecimento, e dos que designamos velhos? A presente pesquisa tem como foco a velhice enquanto um ?Dispositivo? . O objetivo é fazer emergir as condições de possibilidades de aparecimento desse objeto de estudo da ciência moderna denominado velhice. Ao mesmo tempo, busca investigar a produção da velhice do ponto de vista do fetichismo urbano. A idade do prazer, a idade da liberdade, a melhor idade, a velhice ativa. É a velhice um fetiche?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Almir Pedro Sais - Coordenador / Kleber Prado Filho - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade CESUSC, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS, Faculdade CESUSC. , Rodovia SC-401, Km 10, Santo Antônio de Lisboa, 88050001 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32392600
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade CESUSCVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Faculdade CESUSCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento III
-
02/2018
Estágios , Faculdade CESUSC.,Estágio realizado, Supervisão de estágio.
-
07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicoterapia fenomenológico-existencial, Seminários Integrativos
-
07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III
-
07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III
-
02/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III
-
02/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III
-
07/2014
Estágios , Faculdade CESUSC.,Estágio realizado, Estágio específico I A.
-
07/2014
Estágios , FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS.,Estágio realizado, Estágio específico A II.
-
02/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento III
-
02/2014
Estágios , FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS.,Estágio realizado, Estágio específico A II.
-
07/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a psicologia
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS.,Cargo ou função, Membro Conselho Universitário.
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS.,Cargo ou função, Presidente NDE.
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS.,Cargo ou função, Presidente Colegiado de Curso.
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento II
1990 - 2013
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto iv, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2003 - 02/2013
Direção e administração, Universidade do Vale do Itajaí.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Psicologia.
-
08/2000 - 08/2011
Estágios , Universidade do Vale do Itajaí.,Estágio realizado, Supervisão stágio Supervisionado em Psicologia Clínica e Educacional.
-
03/1990 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio supervisionado em psicologia clinica, Historia da Psicologia II, orientaçao de TCC, Orientação Trabalho de Conclusão de Curso, Psicolgia do Desenvolvimento III, Psicologia da Personalidade, Seminários Avançados, Técnicas Projetivas II, Teorias e Sistemas em Psicologia, Teorias e tecnicas psicologicas, Teorias e Técnicas Psicoterápicas
-
02/2007 - 08/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Suplente no Conselho Universitário (CONSUN), de acordo com a Resolução 001/CONSUN/07. Portaria 057/07..
-
09/2004 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Suplente do Conselho Universitário (CONSUN). Portaria 163/04.
-
04/1999 - 05/1999
Ensino, Psicologia da Saude, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clinica social e coletiva
-
08/1998 - 02/1999
Extensão universitária , Universidade do Vale do Itajaí.,Atividade de extensão realizada, Orientação de alunos do Curso de Mestrado, convênio firmado entre PUCRS/UNIVALI.
1983 - 1983
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 0
Atividades
-
05/1983 - 07/1983
Direção e administração, Curso de Psicologia.,Cargo ou função, Representante Discente no Departamento de Psicologia do centro de Ciências Humanas.
1983 - 1985
Hospital Colônia Sant'anaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividade de psicoterapia
1985 - 1985
Prefeitura Municipal de FlorianópolisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 16
Outras informações:
Atividades de psicologia escolar
2011 - 2013
Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Almir Pedro Sais e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?