EVANDRO COELHO DOS SANTOS FILHO
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.Especialista em Educação e Meio Ambiente pelo IFAL - MD.Mestre em Educação com ênfase nas Tecnologias da Informação e Comunicação pelo PPGE da UFAL.Tem experiência na área de ensino em Ciências DA NATUREZA - Biológicas - com ênfase na Educação Básica através de metodologias que ativam o protagonismo do estudante como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Criativa.Trabalha com Iniciação Científica com alunos da Educação Básica em projetos que desenvolvem competências e habilidades de acordo com a BNCC com o foco na formação de grupos de alta performance.
Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2020 - 2023
Universidade Federal de Alagoas
Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: framework para a formação de grupos de alta performance, Ano de Obtenção: 2023
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel.
Especialização em Educação e Meio Ambiente
2019 - 2021
IFAL - Marechal Deodoro
Título: Ensino híbrido na educação básica e escola omnilateral: Políticas educacionais do Estado brasileiro.
Orientador: Fabiano Duarte Machado
Graduação em Biologia Licenciatura
2008 - 2016
Universidade Federal de Alagoas
Título: O CONHECIMENTO DO PROCESSO DE VACINAÇÃO (IMUNIZAÇÃO) SOB O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, ALAGOAS.
Orientador: Ana Rachel Vasconcelos de Lima
Formação complementar
2020 - 2020
Assessoria on-line de Professores em desafios de programação. (Carga horária: 2h). , Agnus Educação, AGNUS, Brasil.
2017 - 2017
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DO 2º CICLO 6º AO 9º ANO JEPP. (Carga horária: 17h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Maceio, SEBRAE/AL, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Participação em eventos
Congresso Internacional Movimentos Docentes. 2023. (Congresso).
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL WEB CURRICULO.APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO. 2023. (Seminário).
ENCONTRO NACIONAL DO SESI 2017.PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E AS TECNOLOGIAS NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. 2017. (Encontro).
II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências naturais: um olhar para a formação cidadã.. 2012. (Encontro).
XXVII Semana de Biologia.Corpo, gênero e sexualidade no ensino de ciências naturais: um olhar para a formação cidadã.. 2012. (Outra).
Orientou
METODOLOGIA MAKER E O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em ENSINO MÉDIO) - ESCOLA SESI INDUSTRIAL ABELARDO LOPES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);
HELPELENTE; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em ENSINO MÉDIO) - ESCOLA SESI INDUSTRIAL ABELARDO LOPES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);
BRH2O; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em NONO ANO) - ESCOLA SESI INDUSTRIAL ABELARDO LOPES; Orientador: Evandro Coelho dos Santos Filho;
HERBFIVE: DEFENSIVO NATURAL NO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em NONO ANO) - ESCOLA SESI INDUSTRIAL ABELARDO LOPES; Orientador: Evandro Coelho dos Santos Filho;
Produções bibliográficas
-
COELHO FILHO, E. S. ; PIMENTEL, F. S. C. . Formação de grupos de alta performance na ABP. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA , v. 10, p. https://rbeduca, 2025.
Outras produções
COELHO FILHO, E. S. . PROCESSOS DE SEPRAÇÃO DE MISTURAS E AS TECNOLOGIAS NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ROTEIRO DE AULA PRÁTICA).
COELHO FILHO, E. S. . MOSTRA SESI DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA - ALAGOAS. 2016 (ORGANIZAÇÃO) .
COELHO FILHO, E. S. . MOSTRA SESI DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA - ETAPA NACIONAL. 2016 (PARTICIPAÇÃO) .
COELHO FILHO, E. S. . METODOLOGIA CIENTÍFICA. 2016 (INICIAÇÃO CIENTÍFICA) .
COELHO FILHO, E. S. . III CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA BIOLOGIA DO NORDESTE - CFPBio. 2013 (FORMAÇÃO POLÍTICA) .
COELHO FILHO, E. S. . CENTRO ACADÊMICO ENRAIZANDO EM TERRA SECA - CAETES UFAL. 2010 (GESTÃO) .
Prêmios
2018
PROFESSOR DESTAQUE SISTEMA SOMOS EDITORA ABRIL, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI).
2017
PROFESSOR DESTAQUE SISTEMA SOMOS EDITORA ABRIL, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI).
2016
HERBFIVE: DEFENSIVO NATURAL NO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação do Estado de Alagoas.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - 2025
Colégio Santa Madalena SofiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR MAKER, Carga horária: 25
2021 - 2023
Colégio São JoséVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, Carga horária: 20
2016 - 2020
Escola Sesi Industrial Abelardo LopesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 20
2015 - 2019
Colégio Nossa Senhora da Conceição AparecidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 36
2014 - 2014
Colegio EliteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 12
2011 - 2012
Colégio Cristo ReiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 20
2010 - 2011
Colégio FantasticoVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, Carga horária: 24
2009 - 2011
Colégio 29 de JulhoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE CIÊNCIAS, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de EVANDRO COELHO DOS SANTOS FILHO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?