Leandro Gurgel de Medeiros
Possui graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Biologia Parasitária pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária da mesma Universidade. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz -RJ). Atuou na área de Entomologia Forense, realizando estudos de entomofauna cadavérica. Na área de Educação, atuou realizando pesquisas (auto) biográficas em ensino de Ciências e Biologia. Faz parte do LADIC (Laboratório de Biologia Molecular de Doenças Infecciosas e do Câncer) da UFRN, do LAVI (Laboratório de Virologia), no Instituto de Medicina Tropical da UFRN e Do Laboratório de Imunologia Viral (FIOCRUZ- IOC -RJ). Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Ipanguaçu e Currais Novos). Atualmente, é professor efetivo do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN-SEEC-RN) e docente de instituições privadas de preparação para o ENEM .
Informações coletadas do Lattes em 16/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Biologia Parasitária
2022 - Atual
Fundação Oswaldo Cruz
Flávia Barreto dos Santos. Coorientador: Josélio Maria Galvão de Araújo.
Mestrado em Biologia Parasitária
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PESQUISA DOS VÍRUS DENGUE EM CULICÍDEOS NO MUNICÍPIO DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, 2016
, Ano de Obtenção: 2018.Josélio Maria de Araújo Galvão.Coorientador: Renata Antonaci Gama. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Formação complementar
2014 - 2016
PROJETO DE MONITORIA INTEGRADA EM BIOFÍSICA. (Carga horária: 1780h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em PRATICAS EM ELETROFISIOLOGIA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em XI OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA-2015. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em SUJEITOS DA EDUCAÇÃO, SENTIDOS E VIVÊNCIAS DE ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
curso Biossegurança ? Laboratórios de DST, AIDS e Hepatites Virais do Siste. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em XIII SIMPÓSIO DO CENTRO DE BIOCIÊNCIAS EXCELÊNCIA EM PÓSGRADUAÇÃO: UM CAMIN. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em IX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA 2ª FASE. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFR. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
minicurso TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MÉTODO PARA O ENSINO DE. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
2013 - 2013
RITMOS BIOLÓGICOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Aspectos neuropsicológicos da prática de exercícios físicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
III ENCONTRO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
V ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DO NORDESTE / V EREBIO/NE. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
2012 - 2013
PROJETO DE MONITORIA INTEGRADA EM BIOFÍSICA. (Carga horária: 780h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em SEMINÁRIO DE APOIO À BIODIVERSIDADE UFRN/2012: ANO INTERNACIONAL DA ENERGIA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.
Organização de eventos
MEDEIROS, L. G. . ?Conhecendo as arboviroses e uma estratégia para erradicar os mosquitos da espécie Aedes aegypti?. 2018. (Outro).
ARAUJO, J. M. G. ; MEDEIROS, L. G. ; Hannaly Wanna ; Julliette Medeiros ; MATIAS, M. ; MORAIS, C. ; LORENA, M. ; DANTAS, D. ; ALVES, B. E. B. ; ZAROS, L. ; MELO, M. C. ; SOUZA, V. ; RENATA ANTONACI GAMA . III Jornada de biologia Parasitária. 2016. (Outro).
Participação em eventos
BIOMEDNAD - LEVEL III.CRISPR/Cas9: conceitos, possíveis aplicações e implicações bioéticas dessa nova ferramenta de edição de genoma. 2019. (Seminário).
I Seminário de controle de IST ? HIV- AIDS e HEPATITES.Zika vírus: o que a população ainda desconhece sobre essa importante arbovirose prevalente no Brasil. 2019. (Seminário).
I Workshop Sobre Arbovíroses.Zika vírus: o que a população ainda desconhece sobre essa importante arbovirose prevalente no Brasil. 2019. (Outra).
54º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MÉTODO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2018. (Congresso).
IV Jornada de Biologia Parasitária.VÍRUS DENGUE EM CULICÍDEOS NO MUNICÍPIO DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, 2016. 2017. (Simpósio).
Achievements and challenges for Controlling Vector-Borne Diseases in a Changing World. 2016. (Seminário).
Ecology and evolution of Infectious Diseases ? Module three. 2016. (Encontro).
SEMINÁRIO NORTERIOGRANDENSE SOBRE ARBOVIROSES E SUAS COMPLICAÇÕES, II FÓRUM TEMÁTICO DA REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IV ENCONTRO INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO À MICROCEFALIA NO RIO GRANDE DO NORTE. 2016. (Seminário).
Wolbachia and microbiome as control agents of vector-borne diseases ? Module three. 2016. (Encontro).
V ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA.TRANSDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE MÉTODO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2013. (Encontro).
V Simpósio em Psicobiologia. 2013. (Simpósio).
XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. (Congresso).. AVALIAÇÃO DE ISCAS PARA COLETA DE DIPTEROS DE IMPORTÂNCIA FORENSE. 2013. (Congresso).
4° Simpósio em Psicobiologia: Conectando Ideias, Propagando Potenciais. 2012. (Simpósio).
IV ENEBIO e II EREBIO da Regional 4. EXPOSIÇÕES DE PESQUISAS E MATERIAIS DIDÁTICOS: ENFOCANDO AS EXPERIÊNCIAS NO PERCURSO DO ESTUDO SOBRE NEMERTEA, CYCLIOPHORA E KAMPTOZOA. 2012. (Congresso).
Participação em bancas
da Silva, W.L.A;MEDEIROS, L. G.; SANTOS, S-C,L.. O uso de hortas verticais e compostagem como estratégias didáticas para o ensino da educação ambiental em uma escola pública na região do Seridó-RN. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
de Carvalho, F. M.;MEDEIROS, L. G.; Vieira, E.C.. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA LECIONAR FÍSICA NO 9º ANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PERTENCENTES À 7ª DIREC DO RIO GRANDE DO NORTE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
da Silva, W.L.A;MEDEIROS, LEANDRO. Educar para conscientizar por meio de materiais recicláveis: um estudo de caso nos anos iniciais de uma instituição de ensino no município de Tenente Laurentino Cruz/RN. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
da Silva, W.L.A;MEDEIROS, L. G.; Soares Neto, E.S. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: DISCUTINDO A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Maia, R,da S.; Bezerra, M.C;MEDEIROS, L. G.. CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS/RN SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - IFRN - Campus Currais Novos.
MEDEIROS, L. G.. Comissão Avaliadora do VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) / I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Região Norte (EREBIO/Norte). 2018.
Orientou
USO DA ÁGUA DE FORMA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE FLORÂNIA/RN: UMA ALTERNATIVA PARA REMEDIAR O SEU DESPERDÍCIO; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - IFRN - Campus Currais Novos; (Orientador);
DETERMINAÇÃO DE TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS E ANTIOXIDANTE DE FRUTAS DE CULTIVO AGROECOLÓGICO E CONVENCIONAL DO SERIDÓ POTIGUAR; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Alimentos) - IFRN - Campus Currais Novos; Orientador: Leandro Gurgel de Medeiros;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, JOELMA D. ; VALVERDE, JOANNA GARDEL ; MORAIS, INGRYD CAMARA ; SOUZA, CASSIO RICARDO DE MEDEIROS ; FAGUNDES NETO, JOÃO CIRO ; MELO, MARÍLIA FARIAS DE ; NASCIMENTO, YASMIN MESQUITA ; ALVES, BRENDA ELEN BIZERRA ; MEDEIROS, LEANDRO GURGEL DE ; PEREIRA, HANNALY W. BEZERRA ; PAIVA, ANNE ALINE PEREIRA DE ; TEIXEIRA, DIEGO G. ; MOURA, MÁRCIA CRISTINA BERNARDO DE MELO ; TAVARES, ALESSANDRE DE MEDEIROS ; FERNANDES, JOSÉ VERÍSSIMO ; JERONIMO, SELMA M. B. ; ARAÚJO, JOSÉLIO M. G. . Epidemiologic and clinical investigations during a chikungunya outbreak in Rio Grande do Norte State, Brazil. PLoS One , v. 15, p. e0241799, 2020.
-
SANTOS, MARFRAN ; NASCIMENTO, YASMIN ; MONTEIRO, JOELMA ; ALVES, BRENDA ; MELO, MARÍLIA ; PAIVA, ANNE ; PEREIRA, HANNALY ; MEDEIROS, LEANDRO ; MORAIS, INGRYD ; NETO, JOÃO ; FERNANDES, JOSÉ ; GALVÃO, JOSÉLIO ; DE LIMA, K. M. G. . ATR-FTIR spectroscopy with chemometric algorithms of multivariate classification in the discrimination between clinical samples Healthy vs Dengue vs Chikungunya vs Zika. Analytical Methods , v. ., p. in, 2018.
-
Cardoso, J.C. ; MEDEIROS, L. G. ; MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA . NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 631-642, 2016.
-
MEDEIROS, L. G. . EXPOSIÇÕES DE PESQUISAS E MATERIAIS DIDÁTICOS: ENFOCANDO AS EXPERIÊNCIAS NO PERCURSO DO ESTUDO SOBRE NEMERTEA, CYCLIOPHORA E KAMPTOZOA. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2012, Goiânia- Goiás. Revista da SBEnBIO, 2012. v. 5. p. 1-7.
-
MEDEIROS, L. G. ; PAIVA, A. A. P. ; Pereira, B.W.H ; ALVES, B.E.B ; MELO, M. F ; NASCIMENTO, Y.M. ; MONTEIRO, J.D. ; CÂMARA, I. ; SANTANA, R.L. ; MOURA, M.C.B de M. ; TAVARES, A. de M. ; NETO, C.F. ; RENATA ANTONACI GAMA ; ARAUJO, J. M. G. . VÍRUS DENGUE EM CULICÍDEOS NO MUNICÍPIO DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, 2016. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, L. G. . ?A química por trás dos carboidratos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
de Campos ; Ribeiro, C. O. M ; da Fonsênca, D. U.S ; Baia, T. C ; MEDEIROS, L. G. ; de Morais ; RENATA ANTONACI GAMA ; SILVA, R. R. ; HELEODORO, R. A. . AVALIAÇÃO DE ISCAS PARA COLETA DE DIPTEROS DE IMPORTÂNCIA FORENSE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Memórias de vivências escolares e necessidades formativas de futuros docentes de Ciências, Descrição: Uma vasta literatura há anos inspira, define e informa as perspectivas pelas quais temos pensado, parametrizado e avaliado as necessidades formativas para a docência em Ciências. Em contrapartida, embora tenham sido feitas inúmeras pesquisas sobre diferentes aspectos e estratégias formativas nesse campo, a melhoria da formação docente em Ciências continua sendo um grande desafio. Com o objetivo de analisar necessidades de formação vinculadas às memórias de vivências escolares de futuros docentes de Ciências, a pesquisa aqui proposta busca respostas às seguintes questões: Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos os próprios professores sobre sua formação? Que contrapartidas formativas podem sobressair de uma pesquisa centrada nas experiências e aprendizagens tecidas ao longo da vida de futuros docentes de Ciências? Trata-se de uma investigação cujo problema central será conectar necessidades formativas às memórias de vivências escolares de tais docentes, a partir de narrativas (auto)biográficas por eles produzidas. Imersa numa perspectiva de pesquisa-formação, a investigação (auto)biográfica tem por ambição compreender como indivíduos ou grupos atribuem sentido ao longo da vida no itinerário de sua formação humana. A pesquisa será realizada em escolas da rede pública de Natal-RN e os participantes serão docentes de Ciências em formação inicial que estejam esboçando atuações no ensino fundamental II (6º ao 9º anos) das referidas escolas. Em decorrência do objeto de estudo, os objetivos, os pressupostos metodológicos e o material empírico serão operacionalizados de acordo com os princípios da análise compreensiva- interpretativa das narrativas, uma vez que os dados serão coletados através de narrativas orais e escritas. Além de contribuir com a autoformação dos próprios sujeitos participantes da pesquisa, todos licenciandos da UFRN, os resultados decorrentes desta pesquisa fornecerão elementos adicionais para se repensar a melhoria da formação docente em Ciências na instituição, tanto em nível de graduação quanto na formação pós-graduada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Leandro Gurgel de Medeiros - Coordenador / JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO - Integrante / FELIPE BEZERRA DE MEDEIROS DANTAS DUARTE - Integrante / ANGELICA KAYNNE DA CUNHA MOURA - Integrante / JOSÉLIA DOMINGOS PEREIRA - Integrante / MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - Integrante.
-
2014 - 2015
NECESSIDADES FORMATIVAS DE FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS, Descrição: Uma vasta literatura há anos inspira, define e informa as perspectivas pelas quais temos pensado, parametrizado e avaliado as necessidades formativas para a docência em Ciências. Em contrapartida, embora tenham sido feitas inúmeras pesquisas sobre diferentes aspectos e estratégias formativas nesse campo, a melhoria da formação docente em Ciências continua sendo um grande desafio. Com o objetivo de analisar necessidades de formação vinculadas às trajetórias de escolarização de futuros docentes de Ciências, a pesquisa aqui proposta busca respostas às seguintes questões: Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos os próprios professores sobre sua formação? Que contrapartidas formativas podem sobressair de uma pesquisa centrada nas experiências e aprendizagens tecidas ao longo da vida de futuros docentes de Ciências? Trata-se de uma investigação cujo problema central será conectar necessidades formativas às trajetórias de escolarização de tais docentes, a partir de narrativas (auto)biográficas por eles produzidas. Imersa numa perspectiva de pesquisa-formação, a investigação (auto)biográfica tem por ambição compreender como indivíduos ou grupos atribuem sentido ao longo da vida no itinerário de sua formação humana. A pesquisa será realizada em escolas da rede pública de Natal-RN e os participantes serão docentes de Ciências em formação inicial que estejam esboçando atuações no ensino fundamental II (6º ao 9º anos) das referidas escolas. Em decorrência do objeto de estudo, os objetivos, os pressupostos metodológicos e o material empírico serão operacionalizados de acordo com os princípios da análise compreensiva-interpretativa das narrativas, uma vez que os dados serão coletados através de narrativas orais e escritas. Além de contribuir com a autoformação dos próprios sujeitos participantes da pesquisa, todos licenciandos da UFRN, os resultados decorrentes desta pesquisa fornecerão elementos adicionais para se repensar a melhoria da formação docente em Ciências na instituição, tanto em nível de graduação quanto na formação pós-graduada (particularmente no âmbito da Linha de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências/PPGEd/UFRN).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Gurgel de Medeiros - Coordenador / MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - Integrante.
Prêmios
2016
Láurea Acadêmica - Prêmio de melhor aluno da graduação - Mérito Acadêmico, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: VOluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica
2014 - 2015
Overdose Colégio e CursoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 4
2015 - Atual
Hipócrates Zona NorteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 10
2015 - 2015
sistema padrao de ensinoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 2
2016 - Atual
Colégio Diocesano SeridoenseVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
2017 - Atual
Centro de Educação Integrada do SeridóVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2017 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2019 - Atual
Over Colégio e CursoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2021 - Atual
Escola Estadual Professor Severino BezerraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2019 - Atual
Amo Medicina Colégio e CursoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leandro Gurgel de Medeiros e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?