Anelise Kappes Marques

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006) e doutorado em Ciências pelo IPEN -USP (2011). É bióloga em saúde - Laboratório Central de Saúde Pública -TO e pesquisadora pós-doc do Laboratório de Microbiologia Ambiental e Biotecnologia e professora da disciplina de Limnologia do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Microbiologia principalmente nos seguintes temas: limnologia, avaliação da qualidade da água, ecologia de fitoplâncton em reservatórios e cianobactérias e biologia molecular de fungos decompositores de detritos vegetais.

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia Nuclear

2006 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação da qualidade da água da sub-bacia do Taquaruçu Grande e da área de sua influência no reservatório da UHE Lajeado, TO
Maria Aparecida Faustino Pires. Palavras-chave: ecologia de fitoplâncton; Limnologia; Monitoramento ambiental; Poluentes emergentes; Qualidade da àgua; Metais.

Mestrado em Ciências do Ambiente

2004 - 2006

Fundação Universidade Federal do Tocantins
Título: Análise da diversidade fitoplanctônica do reservatório da UHE Lajeado, no médio Tocantins-TO: estrutura da comunidade, variaçõestemporais e espaciais,Ano de Obtenção: 2006
Paula Benevides de Morais.Palavras-chave: fitoplâncton; Limnologia; reservatório.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Especialização em Fitoplâncton

2003 - 2003

Instituto Internacional de Ecologia
Título: Gerenciamento e Otimização de usos múltiplos da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, TO
Orientador: Vera Lucia Reis
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Biologia Marinha

1997 - 1999

Fundação Educacional da Região dos Lagos
Título: Estudo dos fatores Abióticos no processo de adesão do Biofilme
Orientador: Maria Helena Baeta Neves

Graduação em Ciências Biológicas

1989 - 1994

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: Trilha ecológica: uma ferramenta na Educação Ambiental
Orientador: Edson Oiagen
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2012 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Formação complementar

2016 - 2016

Herramientas moleculares para la identification Y caracterizacion de hongos. (Carga horária: 40h). , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2012 - 2012

Extensão universitária em estagio no Laboratorio de Biologia Molecular. (Carga horária: 40h). , Centro de Energia nuclear na Agricultura, CENA USP, Brasil.

2011 - 2011

Protocolo para o estudo de comunidade microbianas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2011 - 2011

Processos Ecologicos em Zonas ripárias. (Carga horária: 90h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2008

Parasitos e Aids- diagnóstico de infecções oportun. (Carga horária: 25h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas de Coloração Gram. (Carga horária: 25h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Isolamento e Identificação de N. gonorrhoeae. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Hepatites Virais - triagem e diagnóstico sorológic. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Equipamentos- Utilização e Monitoramento. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Diagnóstico Laboratorial da Clamídia. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas de coleta de Sangue. (Carga horária: 25h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Diagnóstico sorológico da Sífilis. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Coleta de sangue e doadores. (Carga horária: 25h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Biossegurança e qualidade laboratorial. (Carga horária: 24h). , Secretaria da Saúde do Tocantins, PROVIDA, Brasil.

2008 - 2008

Imunohematologia - testes pré transfusionais. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Fungos e AIDS- diagnostico infecçoes oportunistas. (Carga horária: 25h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas para coleta de secreções. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2008 - 2008

Revisão em Métodos analíticos em Cyanobacteria. (Carga horária: 40h). , Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde/ PE, LACEN -PE, Brasil.

2008 - 2008

Biossegurança. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Cyanobacteria: biologia e ecologia. (Carga horária: 120h). , Instituto de Botânica, IBT, Brasil.

2007 - 2007

Efeitos Biológicos da Radiação. (Carga horária: 50h). , Fundação de Medicina Tropical, FMT, Brasil.

2007 - 2007

Química e Meio ambiente. (Carga horária: 40h). , Fundação de Medicina Tropical, FMT, Brasil.

2006 - 2006

Toxinas de Microalgas e Cianobactérias. (Carga horária: 30h). , Instituto de Botânica, IBT, Brasil.

2006 - 2006

Amostragem Ambiental para avaliação de risco. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Saude do Estado do Tocantins, SESAU, Brasil.

2006 - 2006

Identificação e Quantificação de Cianobactérias. (Carga horária: 6h). , XI Congresso Brasileiro de Ficologia e Simposio Latino Americano de Algas N, SLAN, Brasil.

2006 - 2006

Updating on Phytoplankton Ecology. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Identificacion y Ecologia de las Chlorococcales sl. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

Quantificação de Cianobactérias. (Carga horária: 40h). , Laboratório Central de Referência em Saude - PE, LACEN - PE, Brasil.

2006 - 2006

Aspectos Ecotoxicológicos da Poluição Aquática. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

2005 - 2005

Resíduos de agrotóxicos em água e alimentos. (Carga horária: 80h). , Laboratório Central de Saúde Pública do DF, LACEN-DF, Brasil.

2005 - 2005

Microbiologia e Físico-quimica de água e alimentos. (Carga horária: 30h). , Laboratório Central de Saúde Pública -TO, LACEN-TO, Brasil.

2005 - 2005

vigilancia da qualidade da água para consumo human. (Carga horária: 28h). , Secretaria da Saude do Estado do Tocantins, SESAU, Brasil.

2003 - 2003

Ecotoxicologia de Cianobactérias e Qualidade da ág. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Diatomáceas como indicadoras da qualidade da agua. (Carga horária: 16h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

1998 - 1998

Interações Biogeológicas: sedimentos x fauna. (Carga horária: 30h). , Centro de Estudos e de Projetos Ambientais, CENTRAB, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Biologia Marinha. (Carga horária: 40h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária. , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.

Organização de eventos

MARQUES, A. K. . Curso teórico-prático: Processos ecologicos em Zonas Riparias. 2012. (Outro).

Participação em eventos

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. LEVEDURAS ASSOCIADAS AO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO FOLIAR EM UM CÓRREGO TOCANTINENSE. 2016. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. PRODUÇÃO DE ENZIMAS CELULOTICAS POR FUNGOS ASSOCIADOS AO TRATO DIGESTIVO DE MACROINVERTEBRADOS EM RIACHOS DE MATA ATLANTICA. 2016. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. AVALIAÇÃO AMBIENTAL COM BASE EM INDICADOR MICROBIOLOGICO DE BALNEABILIDADE NO MUNICIPIO DE PALMAS -TO. 2015. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. PRODUÇÃO DE ENZIMAS EXTRACELULARES POR BOLORES ASSOCIADOS A DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAL VEGETAL. 2015. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. DIVERSIDADE DA COMUNIDADE FITOPLANCTONICA DO RESERVATÓRIO DA UHE LAJEADO:1 ANO DE ESTUDO. 2015. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. VARIAÇÃO TEMPORAL DA COMUNIDADE FITOPLANCTONICA RELACIONADA AO IET EM IPUCA DA LAGOA DA CONFUSÃO - TO. 2015. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. FUNGOS ASSOCIADOS AO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO FOLIAR: 2 ANOS DE ESTUDO. 2015. (Congresso).

1 CONGRESSO DE BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA DA REDE BIONORTE - TO. ANALISE TEMPORAL DE CIANOBACTERIAS E INDICE DE ESTADO TROFICO NA PCH PORTO FRANCO, TOCANTINS. 2015. (Congresso).

2 SIMPOSIO DE PROCESSOS ECOLÓGICOS, RESTAURAÇÃO E ECOVALORAÇÃO EM ZONAS RIPARIAS.DECOMPOSIÇÃO FOLIAR ASSOCIADA A ATIVIDADE FUNGICA EM TRES CORREGOS DE BAIXA ORDEM NO CERRADO TOCANTINENSE. 2015. (Simpósio).

IV Seminario Internacional de Engenharia de Saúde Pública.Ocorrencia de cianobactrias potencialmente toxicas nos ecossistemas aquaticos do projeto hidroagricola Javaés-Urubu, eem Lagoa da Confusão, TO. 2013. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação temporal do indice de estado trofico do reseratório de uma pequena central hidroeletrica em ecossistema de transição Cerrado-Caatinga no estado do Tocatins. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. MACROINVERTEBRADOS AQUATICOS FRAGMENTADORES E RASPADORES EM CORREGOS DE BAIXA ORDEM NA REGIÃO NORTE DO BRASIL - TOCANTINS - PALMAS. 2013. (Congresso).

Simposio Processos ecologicos, restauração e ecovaloração em zonas riparias.Taxas de esporulação de hifomicetos aquaticos durante decomposição de detrito foliar misto em tres corregos, Palmas, TO. 2012. (Simpósio).

I Workshop da Rede de Estudos de Processos Decompositores em Ecossistemas Aquaticos e Interfaces na Região Norte Brasileira: Rede Decomp/Bionorte. 2011. (Outra).

IX Congresso de Ficologia de Latinoamérica Y el Caribe. 2011. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação das alterações da comunidade fitoplanctônica após a implantação de uma pequena central hidroelétrica (PCH) no rio Palmeiras, TO. 2011. (Congresso).

6 Seminário de Iniciação Científica da UFT.Obtenção de Biodiesel a partir de microalgas coletadas em uma lagoa facultativa localizada na ETE Vila União - Palmas, TO. 2010. (Seminário).

Oficina da Região Centro Oeste e dos estados do MAranhão,Piaui e Tocantins sobre a revisão da da POrtaria MS 518 -2004. 2010. (Oficina).

IV Simpósio em Ecologia : Ecologia de Cianobactérias e Sáúde Pública.Ocorrencia e densidade de cianobacterias em tres microbacias com diferentes usos da terra da rede hidrográfica da sub-bacia do Taquaruçi Grande, TO. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Tocantinense de Medicina Tropical.Poluentes Emergentes. 2007. (Simpósio).

XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Monitoramento de Cianobactérias planctônicas do reservatório da UHE Lajeado, Tocantins. 2007. (Congresso).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O Programa Vigiágua no estado do Tocantins em 2005.. 2006. (Congresso).

II Seminário Cientifico da Universidade Federal do Tocantins.Distribuição espacial e temporal das diatomaceas limnéticas do Reservatório da UHE Lajeado. 2006. (Seminário).

X Encontro de Microbiologia Ambiental.Analise qualitativa e caracterização temporal e espacial das diatomáceas limnéticas do reservatório da UHE Lajeado. 2006. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Ficologia e SLAN. XI Congresso Brasileiro de Ficologia. 2006. (Congresso).

I Congresso Científico da UFT. Analise temporal e espacial da composição de cianobactérias fitoplanctônicas no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, no medio Tocantins, TO. 2005. (Congresso).

I Fórum tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2005. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Limnologia. Composição de Cianobactérias planctônicas no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis eduardo Magalhães, no médio Tocantins, TO. 2005. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. A evolução do Programa Vigiágua no estado do Tocantins. 2005. (Congresso).

XI Jornada de Iniciação Científica da UNITINS/UFT.Contribuição da Comunidade fitoplanctônica do Ribeirão Taquaruçu Grande para o poo de Cianobactérias do reservatório da UHE LAjeado. 2004. (Outra).

II Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.Caracterização fitoplanctônica de um lago em processo de assoreamento , Palmas, TO. 2003. (Simpósio).

IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Estudo Preliminar da composição fitoplanctônica do Lago do Parque Cesamar, Palmas, TO. 2003. (Congresso).

Worshop Nacional de Algas Bioindicadoras de qualidade da água.Worshop Nacional Algas Bioindicadoras de qualidade da água. 2003. (Outra).

4º Encontro Nacional de Biólogos.Composição Fitoplanctônica durante a fase rio e enchimento do reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, no médio Tocantins - TO. 2002. (Encontro).

I Comitê Nacional de Perícias em Meio Ambiente. 2002. (Outra).

II Conferência sobre o uso racional do Lago da UHE Lajeado e seu entorno. 2002. (Outra).

III Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão.Estudo dos fatores abiótiocos no proceso de adesão do biofilme - nota preliminar. 1999. (Encontro).

I Simpósio sobre monitoramento do Meio Ambiente Marinho. 1998. (Simpósio).

I Encontro regional de professores de Informática na educação. 1994. (Encontro).

XI Simpósio Sul-Brasileiro para o Ensino de Ciências.XI Simpósio Sul-Brasileiro para o Ensino de Ciências. 1994. (Simpósio).

XLV Congresso Nacional de Botânica. Revisão Preliminar do Gênero Leucocoprinus Pat. ( Agaricaceae, Basidiomycotina) no RS.. 1994. (Congresso).

VI Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul.Estudo do Gênero Leucocoprinus Pat. (Agaricaceae, Basidiomycotina) no Rio Grande do Sul, Brasil.. 1992. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Aderlânio da Silva Cardoso

VIEIRA, G. E. G.;MARQUES, A. K.; DONIZETIASCENCIO, S.; COLLICHIO, E.. Biomassa de Microalgas de uma lagoa de estabilização facultativa: caracterização e uso para a obtenção de biocombustiveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agroenergia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Viviane Martins Soares

COTRIM, M. E. B.; PIRES, M. A.F.;MARQUES, A. K.. Aspectos físicos e químicos do complexo de represas Paraibuna-Paraitinga, São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Lacerda de Oliveira

PACOBAHYBA, L. D.;MARQUES, A. K.; MELO, S.; MATTHIENSEN, A.. Dinamica da comunidade de diatomaceas perifiticas em lago de savana, Boa Vista, Roraima. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Eliandra de Oliveira Barros

MARQUES, A. K.. Estudo da qualidade da água do Rio Lajeado e avaliação da possivel influência da UHE Luis eduardo Magalhães. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em RecursosHidricos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Andréia Rodrigues Monteiro

MONTEIRO, A. R.;MARQUES, A. K.. Agricultura Orgânica- uma alternativa para a conservação ambiental.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Latu Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maria Jucinaide Ribeiro alvino de Souza

ARAUJO, L. R.; OSORIO, N. B.;MARQUES, A. K.. O cirurgião dentista e as estratégia Saúde da Família: análise da atuação da equipe de saúde bucal no municipio de Palmas- TO, no período de 2002 a 2005. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em 'Saúde da Família) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Dayane Juliate Barros

BARROS, D. J.; MORAIS, P. B.;MARQUES, A. K.; SCHMIDT, G.. Análise da ocorrencia de metais em águas superficiais e produção de sedimentos na rede hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande , Palmas, To. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Francis Rinaldi Frigeri

FRIGERI, F. R.; MORAIS, P. B.;MARQUES, A. K.; COELHO, I.. Aplicação do índice do estado trófico (IET) como indicador ambiental para o monitoramento do reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Gleycimara Sousa Gomes

GOMES, G. S.; MORAIS, P. B.;MARQUES, A. K.; SCHMIDT, G.. Concentrações de Carbono organico dissolvido em dois ecossistemas aquaticos da planicie de inundação do Araguaia: um estudo temporal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Licia Maracaípe Damasceno

DAMASCENO, L. M. C.; MORAIS, P. B.;MARQUES, A. K.; SCHMIDT, G.. Contribuição á caracterização limnológica da coluna d'água do reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães em escala sazonal e diuturna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Danielle Ferreira da Silva

MARQUES, A. K.; MORAIS, P. B.; COELHO, I.. Fatores de Risco à saúde associados à presença de cianobactérias potencialmete tóxicas em sete corpos d'água no municipio de Lagoa da Confusão, TO.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Tocantins.

Orientou

Gizela Maria de Araújo Sousa

Levantamento da ocorrencia de cianobactérias no reservatório da usina hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães no período de 2004 a 2008; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia, Fundamentos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Anelise Kappes Marques;

Edilma Parrião Vasconcelos

Baciloscopia da tuberculose- avaliação da organização dos laboratórios da rede pública do Tocantins, no período de 2007 e 2008; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia, Fundamentos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Anelise Kappes Marques;

Waleria Pereira Figueiredo Oliveira

Levantamento da Ocorrência de Euglenophyceae no reservatório do Parque Cesamar, Palmas-TO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Anelise Kappes Marques;

Produções bibliográficas

  • MARQUES, A. K. ; COTRIM, M. E. B. ; Barros, D. J. ; BONATTO, G. ; Pires, M. A. F. . Avaliação da qualidade da água do ribeirão Taquaruçu Grande e sua influência no reservatório da UHE Lajeado, médio Tocantins, Brasil. Revista SODEBRAS , v. 10, p. 23-29, 2015.

  • SILVA, JÉSSICA BARROS AGUIAR ; FRANTZ, SUÉLEN CAROLINE ; MARQUES, ANELISE KAPPES ; COELHO, CRISTIANE MARTINS ; MORAIS, PAULA BENEVIDES DE . Produção de enzimas extracelulares por fungos associados à decomposição de materiais vegetais em riachos. Journal of bioenergy and food science , v. 2, p. 208-212, 2015.

  • BARROS, DAYANE JULIATE ; MARQUES, ANELISE KAPPES ; MORAIS, PAULA BENEVIDES . Avaliação ambiental com base em indicador microbiológico de balneabilidade no município de Palmas-TO. Journal of bioenergy and food science , v. 2, p. 172-177, 2015.

  • MARQUES, ANELISE KAPPES ; SILVA, JESSICA BARROS AGUIAR ; ARMIATO, AMARAINA MAIA ; SANTOS, LACIENE MARINHO ; MORAIS, PAULA BENEVIDES . Fungos associados ao processo de decomposição foliar: 2 anos de estudo. Journal of bioenergy and food science , v. 2, p. 145-151, 2015.

  • MARQUES, ANELISE KAPPES ; BARROS, DAYANE JULIATE ; MORAIS, PAULA BENEVIDES . Análise temporal de Cyanobacteria e Ã?ndice de Estado Trófico na PCH Porto Franco, Tocantins. Journal of bioenergy and food science , v. 2, p. 137-144, 2015.

  • CARDOSO, A.S. ; VIEIRA, G. E. G. ; MARQUES, A. K. . O uso de microalgas para a obtençãp de biodiesel. Revista Brasileira de Biociências (Online) , v. 9, p. 542-549, 2011.

  • VIEIRA, G. E. G. ; CARDOSO, A. S. ; MARQUES, A. K. ; PICKLER, A. C. . Assessment of the potential of residuary microalgae from a stabilization pond for the production of biofuel. WIT Transactions on Ecology and the Environment (Online) , v. 167, p. 170-181, 2011.

  • CARDOSO, A.S. ; VIEIRA, G. E. G. ; MARQUES, A. K. . Use of microalgae from effluent of a facultative pond to obtain esters of fatty acids. In search of sustainability of the process of obtaining biodiesel from microalgae. Informe Conjuntura & Informação.Agencia Nacional do Petroleo, Gas natural e Biocombustiveis, p. 2 - 9, 15 dez. 2011.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. . Ocorrência de cianobactérias planctônicas no reservatório da UHE Lajeado. Boletim Epidemiológico da Superintendência de Vigilancia e Proteção a saúde do Tocantins, Palmas, Tocantins, p. 5 - 6, 05 jan. 2008.

  • BARROS, D. J. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. ; BONATTO, G. ; COTRIM, M. E. B. ; PIRES, M. A.F. ; MORAIS, P. B. . Análise da ocorrência de metais em águas superficiais e produção de sedimentos na rede hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande, Palmas, TO. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011.

  • MARQUES, A. K. ; XAVIER, F. V. ; CUNHA, S. C. ; PIRES, M. A.F. . Avaliação do potencial de lixiviação e o risco de poluiçao hídrica por agroquímicos utilizados na cultura de arroz no Tocantins. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recurso Hídricos, 2009, Campo Grande. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recurso Hídricos, 2009.

  • REIS, V. L. ; TUNDISI, J. G. ; MARQUES, A. K. ; TUNDISI, T. M. ; PEREIRA, H. C. . Composição Fitoplanctônica durante a fase rio e enchimento do reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães no médio Tocantins, TO. In: 4º Encontro Nacional de Biólogos, 2002, Ouro Preto. Anais do 4º Encontro Nacional de Biólogos, 2002.

  • AGUIAR, L. P. ; MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. . Distribuição Espacial e temporal das diatomaceas limneticas do Reservatório da UHE LAjeado. In: II Seminário Cientifico da Unicersidade Federal do Tocantins, 2006, Palmas. Anais do II Seminário Cientifico da UFT, 2006.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. . Contribuição ao Gênero Euglena Ehrenberg (Euglenophyceae) no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, médio Tocantins, TO. In: 1º Congresso Cientifico da UFT, 2005, Palmas. Anais do 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia. Palmas, 2005.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. ; REIS, D. F. ; BONATTO, G. ; BESSA, G. F. ; AGUIAR, L. P. . Análise temporal e espacial da composição de cianobactérias fitoplanctônicas no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magahães, TO. In: 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia, 2005, Palmas. Anais do 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia. Palmas, 2005.

  • REIS, D. F. ; BONATTO, G. ; MARQUES, A. K. ; BESSA, G. F. ; MARQUES, E. A. ; PEIXOTO, R. H. P. B. ; MORAIS, P. B. . Influência de uma draga auto-propulsora de seixo e areia no reservatórioda UHE Luis Eduardo Magalhães- TO. In: 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia, 2005, PAlmas. Anais do 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia. Palmas, 2005.

  • BESSA, G. F. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; AGUIAR, L. P. ; MORAIS, P. B. ; CAVALCANTE, L. G. . Avaliação da capacidade de retenção de fósforo total e nitrogênio inorgânico em uma represa artificial no rio Tocantins. In: 1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia, 2005, Palmas. Anaisdo1º Congresso Cientifico da UFT - A UFT no contexto da Amazônia. Palmas, 2005.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. ; BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. . Avaliação temporal do indice de estado trofico do reservatório de uma PCH em ecossistema de transição Cerrado- Caatinga no estado do Tocantins. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; BARROS, D. J. ; MACHADO, M. M. D. ; PIRES, C. B. ; SALAZAR, A. E. . Macroinvertebrados auaicos fragmentadores e raspadores em córregos de baixa ordem na regiaão norte do Brasil. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • ARMIATO, A. M. ; FERIAN, L. M. S. ; MORAIS, L. K. P. ; MATSUDA, M. M. ; SILVA, T. F. M. ; FERREIRA, H. S. ; MAGALHAES, H. C. ; MARQUES, A. K. ; MEDEIROS, A. O. ; MORAIS, P. B. . Taxa de esporulação de hifomicetos aquaticos durante decomposição de detrito foliar misto em tres córregos, Palmas, TO. In: Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas ripárias, 2012, Brasilia, DF. Anais do Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas ripárias, 2012.

  • ARMIATO, A. M. ; FERIAN, L. M. S. ; MARQUES, A. K. ; MALTA, C. M. ; MEDEIROS, A. O. ; MORAIS, P. B. . Diversidade de hifomicetos aquáticos por metodo convencional (esporulação) em tres córregos, Palmas - TO. In: XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de MIcrobiologia, 2012, Santos, SP. Anis do XXI ALAM - Congresso Latinoamericano de MIcrobiologia, 2012.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. ; BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. . Caracterização limnologica de reservatório produtor de energia elétrica na Amazonia legal. In: XVI Congress Of Iberian Association of Limnology, 2012, Guimarães, Portugal. Book of Abstracts and Program, 2012. p. 146-146.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. ; BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; PIRES, M. A.F. . Avaliação da ocorrencia de Cyanobacteria em microbacias com diferentes usos da terra na Amazonia Legal, Brasil. In: XVI Congress Of Iberian Association of Limnology, 2012, Guimarães, Portugal. Book of Abstracts and Program, 2012. p. 102-102.

  • CARDOSO, A.S. ; VIEIRA, G. E. G. ; MARQUES, A. K. . Obtençao de Biodiesel a partir de microalgas coletadas em uma lagoa facultativa localizada na ETE da Vila União- Palmas, TO. In: 63 Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiania. Anais da 63 Reunião Anual da SBPC, 2011.

  • BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; BESSA, G. F. ; SCHIESEL, M. A. ; MORAIS, P. B. . VAriação temporal e espacial de fatores limnologicos em cursos d´água na area de influencia do Projeto de fruticultura São João no municipio de POrto Nacional, TO. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • SCHIESSEL, M. A. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. ; BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; BESSA, G. F. ; MORAIS, P. B. . Identificação e mapeamento de áreas antropizadas compotencial de degradação da infra-estrutura urbana - estudo de caso. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; BARROS, D. J. ; SCHIESEL, M. A. ; BESSA, G. F. ; MORAIS, P. B. . Dinamica da qualidade da água na tranisção do ambiente lótico para lentico na formação do reservatório de uma pequena central hidrelétrica (PCH) na região norte. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • MARQUES, A. K. ; BESSA, G. F. ; BONATTO, G. ; BARROS, D. J. ; REIS, D. F. ; SCHIESSEL, M. A. ; MORAIS, P. B. . Avaliação das alterações na comunidade fitoplanctonica após a implantação de uma pequena central hidroeletrica ( PCH) no rio Palmeiras, TO. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; BARROS, D. J. ; REIS, D. F. ; SCHIESEL, M. A. ; BESSA, G. F. . Avaliação preliminar da qualidad da águ em projetos hidroagricolas no norte do Tocantins, região de transição do médio- baixo rio Tocantins. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • CARDOSO, A.S. ; VIEIRA, G. E. G. ; MARQUES, A. K. ; FIGUEIREDO, R. L. . Avaliação do potencial das microalgas residuais, oriundas de uma lagoa de estabilização, como uma alternativa à cadeia produtiva do biodiesel. In: 5 Congresso internacional de Bioenergia, 2010, Curitiba. Anais do 5 Congresso Internacional de Bioenergia, 2010.

  • BESSA, G. F. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; MORAIS, P. B. . Características limnológicas dos mananciais superficiais da área de influência do pólo de fruticultura irrigada São João, POrto Nacional, TO. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado, RS. Anais XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • BONATTO, G. ; MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. . Geoquímica dos sedimentos em microbacias com diferentes formas de uso da terra, Tocantins, Brasil. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • BARROS, D. J. ; MARQUES, A. K. ; PIRES, M. A.F. ; REIS, D. F. ; BONATTO, G. ; MORAIS, P. B. . Avaliação do índice de estado trófico (IET) da rede hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu Grande, Palmas, TO. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • MORAIS, P. B. ; SILVA, D. F. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. . Ocorrência de Cianobacterias potencialmente tóxicas nos ecossistemas aquáticos do projeto hidroagrícola Javaés-Urubu, em Lagoa da Confusão, TO. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • MARQUES, A. K. ; PIRES, M. A.F. ; BARROS, D. J. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. . Estudo do ïndice da comunidade fitoplanctônica da rede hidrográfica do Taquaruçu Grande, Palmas, TO em microbacias com diferentes usos da terra. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • MARQUES, A. K. ; PIRES, M. A.F. ; BARROS, D. J. . Ocorrencia e densidade de Cyanobcateria em tres microbacias com diferentes usos da terra da rede hidrográfica da sub-bacia do Taquaruçu Grande, TO. In: Simpósio em Ecologia : Ecologia de Cianobactérias e saúde pública, 2009, Vitória. Oecologia Brasiliensis, 2009.

  • MARQUES, A. K. ; HASS, S. ; FARIA, N. C. ; SILVA, A. M. ; GOMES, C. T. S. ; PAIXAO, M. N. ; SOARES, R. C. G. . Panorama das análises de cianobactérias e cianotoxinas realizadas pela Vigilância da Qualidade da água para consumo humano no Brasil. In: XII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2008, Brasilia, DF. XII Congresso Brasileiro de Ficologia, 2008.

  • REIS, V. L. ; TUNDISI, J. G. ; MARQUES, A. K. . Ocorrência de Cianobactérias na Praia Nova Graciosa: área de influência do Reservatório da UHE Lajeado, Palmas, Tocantins. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • MORAIS, P. B. ; ALMEIDA, D. A. A. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. . Monitoramento limnológico do reservatório da UHE Lajeado-TO, realizado entre o período de junho de 2006 a abril de 2007. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • REIS, D. F. ; BONATTO, G. ; MARQUES, A. K. ; DAMASCENO, L. M. C. ; SOUSA, F. T. ; MORAIS, P. B. . Avaliação diuturna da distribuição vertical do nitrogênio e ortofosfato no reservatório da UHE Luis eduardo Magalhães no rio Tocantins, TO. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. . Base Cartográfica utilizável em gestão de reservatório na região do Médio Tocantins. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. ; REIS, D. F. ; SOUSA, F. T. ; BONATTO, G. . Monitoramento de Cianobactérias Planctônicas do reservatório da UHE Lajeado, Tocantins. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • SOUSA, F. T. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; BESSA, G. F. ; MORAIS, P. B. . Avaliação da qualidade da água em projeto de Tanque-rede em fase experimental no reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães, rio Tocantins, TO. In: XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007, Macaé. Anais do XI Congresso Brasileiro de Limnologia, 2007.

  • HASS, S. ; FARIA, N. C. ; SILVA, A. M. ; MARQUES, A. K. ; GOMES, C. T. S. ; PAIXAO, M. N. ; SOARES, R. C. G. . The status of the vigilance of water quality for human consume in Brazil, acording to the analises of cyanobacteria e cianotoxins. In: VII International Conference on Toxic Cyanobacteria, 2007, Rio de Janeiro. Anais do VII International Conference on Toxic Cyanobacteria, 2007.

  • HASS, S. ; FARIA, N. C. ; SILVA, A. M. ; MARQUES, A. K. ; GOMES, C. T. S. ; PAIXAO, M. N. ; SOARES, R. C. G. . The status of the vigilance of water quality for the human consume in Brazil, according to the analysis of cyanobacteria e cyanotoxins. In: VII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2007, São Paulo. Anais VII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2007.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. . A ocorrência de Euglenophyceae ( Euglenophyta) no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães no médio Tocantins, TO. In: XI Congresso Brasileiro de Ficologia e Simpósio Latino Americano de Algas Nocivas, 2006, Itajaí. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ficologia e Simposio Latino Americano de Algas Nocivas, 2006.

  • MARQUES, A. K. ; SOUZA, C. A. ; Leite, I. B. ; SOUZA, M. L. B. ; OLIVEIRA, A. S. ; COSTA, J. M. . O Programa VIGIÁGUA no estado do Tocantins em 2005. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Rio de Janeiro.

  • MARQUES, A. K. ; MORAIS, P. B. . Levantamento da Ocorrência de Cianobactérias potencialmente tóxicas no reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães no médio Tocantins, TO. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Rio de Janeiro.

  • MARQUES, A. K. ; AGUIAR, L. P. ; REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. . Caracterização da Comunidade Fitoplanctônica em Projeto de Tanque-Rede no Reservatório da UHE LAjeado. In: X Encontro de Microbiologia Ambiental, 2006, Goiânia. Resumos do X Encontro de Microbiologia Ambiental, 2006.

  • AGUIAR, L. P. ; MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. . Análise Qualitativa e Caracterização temporal e espacial das diatomáceas limneticas do reservatório da UHE Lajeado. In: X Encontro de Microbiologia Ambiental, 2006, Goiânia. Resumo do X Encontro de Microbiologia Ambiental, 2006.

  • MARQUES, A. K. ; SOUZA, M. L. B. ; LIMA, L. P. ; COSTA, J. M. ; OLIVEIRA, A. S. ; BOAVENTURA, V. G. . A evolução do Programa VIGIÁGUA no estado do Tocantins. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Anais do Congresso Brasileiro em Microbiologia, 2005. v. 1.

  • REIS, D. F. ; BESSA, G. F. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; MORAIS, P. B. . Avaliação da capacidade de retenção de fóforo em uma represa artificial no médio Tocantins. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BESSA, G. F. ; MARQUES, E. A. . Influência de uma draga autopropulsada de dragagem subaquática no reservatório da UHE Lajeado. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • MARQUES, A. K. ; REIS, D. F. ; MORAIS, P. B. ; BONATTO, G. . Composição de Cianobactérias fitoplanctônicas no reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. . Mapeamento das áreas que oferecem riscos potencial às condições de funcionamento e usos múltiplos do reservatório da UHE Lajeado, área urbana de Palmas. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais doX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

  • REIS, D. F. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; MORAIS, P. B. . Contribuição da comunidade fitoplanctônica do Ribeirão Taquaruçu Grande para o pool de cianobactérias do reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães. In: XI Jornada da Iniciação Científica da UNITINS/ UFT, 2004, Palmas. Anais do XI Jornada da Iniciação Científica da UNITINS/ UFT, 2004.

  • MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. . Caracterização fitoplanctônica de um lago em processo de Assoreamento, Palmas - TO. In: II Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2003, Itajaí. Anais do II Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2003.

  • MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. . Estudo preliminar da composição fitoplanctônica do Lago do Parque Cesamar, Palmas - TO. In: IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Anais do IX Congresso Brasileiro de Limnologia, 2003.

  • MARQUES, A. K. ; NEVES, M. H. B. . Estudo dos fatores abióticos no processo de adesão do biofilme. In: III Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão, 1999, Arraial do Cabo. Anais do III Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Corrosão, 1999.

  • MARQUES, A. K. ; PEREIRA, A. B. . Revisão preliminar do Gênero Leucocoprinus Pat. (Agaricaceae, Basidiomycotina) no RS. In: XLV Congresso Brasileiro de Botânica, 1994, São Leopoldo. Anais do XLV Congresso Brasileiro de Botânica, 1994.

  • MARQUES, A. K. ; PEREIRA, A. B. . Estudo do gênero Leucocoprinus Pat. (Agaricaceae, Basidiomycotina) no Rio Grande do Sul, Brasil. In: VI Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1992, Santa Cruz do Sul. Anais do VI Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul, 1992.

  • MARQUES, A. K. ; BARROS, J. S. ; ARMIATO, A. M. ; FERIAN, L. M. S. ; MORAIS, P. B. . FUNGOS ASSOCIADOS AO PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO FOLIAR: 2 ANOS DE ESTUDO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MARQUES, A. K. . Investigação epidemiológica do surto de Doença Ocular, Araguatins, TO, 2005. 2006.

MARQUES, A. K. . Cyanobacteria e saúde pública. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARQUES, A. K. . Treinamento básico de procedimentos de amostras de água para consumo humano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, A. K. ; BARROS, D. S. B. ; BARROS, E. O. . Curso Básico de Procedimentos de Vigilância da Qualidade da ägua para consumo Humano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, A. K. . Vigilância da qualidade da água para consumo humano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARQUES, A. K. . Ocorrencia de cianobactérias planctônicas no reservatório da UHE Lajeado e os riscos associados ao manuseio da agua e problemas de saude humana após contato com florações. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, A. R. ; MARQUES, A. K. ; BARROS, D. S. B. . Vigilância da qualidade da água para consumo humano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARQUES, A. K. ; SOUZA, A. R. ; BARROS, D. S. B. ; BARROS, E. O. . Vigilância da qualidade da ägua para Consumo Humano. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de Janeiro de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de ABRIL de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de ABRIL de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado- CIANOBACTÉRIAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de JULHO de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de JULHO de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado-CIANOBACTÉRIAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de OUTUBRO de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de OUTUBRO de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado- CIANOBACTÉRIAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de Janeiro de 2007 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado- CIANOBACTÉRIAS. 2007. (Relatório de pesquisa).

MARQUES, A. K. . Elaboração do protocolo de Vigilância e atenção á saúde de Populaçào exposta a inseticidas utilizado peloserviço de saúde pública no controle de endemias no municipio de Porto Naciona. 2007. (Protocolo de Vigilância e Atenção á Saúde).

MARQUES, A. K. ; SOUZA, A. R. ; BARROS, E. O. . Vigilância da qualidade da Agua para consumo humano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de outubro de 2006 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado. 2006. (Relatório de pesquisa).

MORAIS, P. B. ; MARQUES, A. K. ; BONATTO, G. ; REIS, D. F. ; BINI, L. M. . Relatório Técnico de outubro de 2006 do Monitoramento Limnológico da área de Influência da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado - Cianobactérias. 2006. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Ecologia e bioprospecção de fungos mutualistas e insetos aquáticos em ecossistemas amazônicos, Descrição: Edital CNPq Redes Regionais de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia N º 79/2013. Propõe estruturar uma Rede de Pesquisa com foco em biodiversidade e potencial biotecnológico de dois grupos biológicos de relevante interesse para a indústria e outras atividades humanas, e cujo conhecimento taxonômico e de biogeografia é extremamente limitados na região da Amazônia Legal, os fungos e os insetos aquáticos. Envolve quatro instituições da Amazonia Legal, a UFT, através do PPG Bionorte, o PRONAT-UFRR, a UFOPA e o INPA, com protocolos similares de inventário de insetos aquáticos e fungos associados; e de bioprospecção de celulases fúngicas e dos insetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Anelise Kappes Marques - Integrante / Paula Benevides de Morais - Coordenador / NEUSA HAMADA - Integrante / SHEYLA REGINA MARQUES COUCEIRO - Integrante / JESSICA DA SILVA BARROS - Integrante / TAIDES TAVARES DOS SANTOS - Integrante / MARCOS SALGADO VITAL - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Monitoramento Limnológico e da Biologia Pesqueira - Lago da UHE-Lajeado/TO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Deusiano Florêncio dos Reis em 16/11/2016., Descrição: Gerenciamento da qualidade da água e da biologia pesqueira no Lago da UHE Lajeado nos tanques redes e áreas de influencia, como suporte técnico científico junto ao Ministério da Pesca e Abastecimento... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anelise Kappes Marques - Integrante / Paula Benevides de Morais - Integrante / Deusiano Florencio dos Reis - Coordenador / Gustavo Bonatto - Integrante / Licia Maracaípe de C. Damasceno - Integrante / Dayane J. Barros - Integrante / TARSO DA COSTA ALVIN - Integrante / FABRICIO OLIVEIRA RAMOS - Integrante.

  • 2011 - 2014

    DIVERSIDADE E ATIVIDADES ENZIMÁTICAS MICROBIANAS ENVOLVIDAS NA DECOMPOSIÇÃO DE DETRITOS VEGETAIS DE ORIGEM ALÓCTONE EM RIACHOS EM MICROBACIAS DO NORTE DO BRASIL, Descrição: Este projeto tem como meta primordial implantar metodologias de estudo, abranger os conhecimentos taxonômicos e realizar o treinamento do grupo de pesquisas em estudos acerca da biodiversidade microbiana e do potencial biotecnológico nas regiões aquáticas do Norte do Brasil utilizando como áreas de estudo, duas sub-bacias de Cerrado nos Estados do Tocantins e Mato Grosso e duas sub-bacias no Bioma Amazônico, nos Estados do Amazonas e Roraima, no estabelecimento de coleções de culturas representativas desta biodiversidade ameaçada, e seu potencial em biotecnologias aplicaveis à produção de combustiveis de biomassa, biorremediação e controle biológico de patógenos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Anelise Kappes Marques - Coordenador / Paula Benevides de Morais - Integrante.

  • 2007 - 2009

    CONTRIBUIÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLÓGICA DA SUB-BACIA DO TAQUARUÇU GRANDE AO RESERVATÓRIO DA USINA HIDROELÉTRICA LUIS EDUARDO MAGALHÃES, BACIA DO ALTO RIO TOCANTINS - TO., Descrição: CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico- Edital CT-HIDRO/MCT/CNPq nº 045/2006- Projeto 2 / Sub Rede 2. Edital Vazões Ecológicas valor aprovado: R$ 200.000,00 incluindo duas bolsas IC Resumo do Projeto O uso e ocupação do solo da bacia de drenagem aliados aos usos da terra interferem de forma dinâmica na qualidade da água e na comunidade biótica que irá se estabelecer nos corpos hídricos. A sub-bacia do ribeirão Taquaruçu Grande se localiza integralmente no município de Palmas, possui nascentes preservadas, perpassa por áreas agropastoris e no final de seu curso recebe influência do processo de urbanização municipal. É uma das principais sub-bacias contribuintes do reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, que foi construído com a finalidade de produção de energia elétrica, mas possui múltiplos usos em função da qualidade da água, como turismo, balneabilidade, navegação, produção de peixes nativos em tanques-rede. O presente projeto objetiva avaliar a contribuição física, química e biológica da sub-bacia do ribeirão Taquaruçu Grande ao reservatório da Usina Hidroelétrica Luis Eduardo Magalhães, no alto Tocantins; por meio das análises das variáveis limnológicas, da determinação de metais e elementos-traço e da identificação da comunidade fitoplanctônica. Amostras de água bruta e sedimento de fundo serão coletadas respeitando as variações sazonais (seca, início do período chuvoso, chuvas e início da estiagem) durante dois anos em quatro pontos na sub-bacia , um ponto na foz do ribeirão Taquaruçu e três pontos na área de influência da sub-bacia no reservatório. Uma abordagem científica abrangente que permita a compreensão da dinâmica das inter-relações dos fatores físico-químicos e biológicos do ambiente hídrico pode contribuir na tomada de decisões relacionadas ao controle, prevenção e preservação da qualidade da água, bem como na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento e usos múltiplos desse ecossistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Anelise Kappes Marques - Coordenador / Paula Benevides de Morais - Integrante / Maria Aparecida Faustino Pires - Integrante / Marycel Elena Barbosa Cotrim - Integrante / Elâine Arantes Jardim Martins - Integrante / Elisabeth Sonoda Keiko Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Tocantins - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Modelagem do Estado Trófico e Sedimentológico de um Reservatório Artificial na Bacia Araguaia-Tocantins para Seleção de Indicadores e Geração de Base Cartográfica Utilizável em Gestão Territorial, Descrição: O Prolago tem como objeto estudar o impacto da formação do reservatório UHE LEM sobre a qualidade da água da Bacia do Rio Tocantins na área de influencia deste reservatório, com vistas a estabelecer indicadores fisicos, quimicos e biologicos para o monitoramento deste lago. Como metodologia de trabalho, abordamos o estudo dos solos, geologia e geomorfologia de bacias selecionadas que contribuem para o reservatório, e o estudo do corpo d´água central do lago, sob o ponto de vista limnológico e hidrobiológico, em escala espacial e temporal. O reservatório apresenta tres áreas hidrobiológicas bem definidas, sendo o primeiro trecho de característica lótica, e com baixo impacto antropogênico atual, com pressões agrícolas da ocupação de bacias do entorno ainda não estudadas. A área média do reservatório apresenta características de instabilidade hidrobiológica, derivadas da sua caracteristica de transição, da ocupação marginal urbana e agrícola de forte investimento em agricultura irrigada, com duas bacias bem caracterizadas em sua área de influência. A parte baixa ou final, caracteriza-se por ser um ambiente lêntico e bem estruturado, com baixo impacto antropogênico marginal, associado à ocupação por manchas urbanas de lazer, e demonstrada capacidade de depuração do impacto antropogênico a montante. São necessários aprofundamentos sobre o funcionamento hidrológico das bacias, e expansão do estudo de vulnerabilidade para outras áreas. O monittoramento limnológico requewr continuidade para estabelecer os padrões de flutuação de fatores de risco à saúde e ao equilíbrio dos ecossistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Anelise Kappes Marques - Coordenador / Paula Benevides de Morais - Integrante / Deusiano Florencio dos Reis - Integrante / Gustavo Bonatto - Integrante / Ricardo Henrique Paes Barreto Peixoto - Integrante / José Ramiro Lamadrid Maron - Integrante / Antonio José Teixeira Guerra - Integrante / Antonio Paula de Faria - Integrante / Antonio Soares da Silva - Integrante / Joseano Carvalho Dourado - Integrante / Carlus Spartacus da Silva - Integrante / Marcos Costa Santos - Integrante / Karina Maciel - Integrante / Thania Maria Ayres Dourado - Integrante / Frederico Bonatto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Tocantins - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Laboratório Central de Saúde Pública -TO, Bromatologia , Toxicologia e Química. , Quadra 601 Sul, Av. LO 15, Conj.02, Lt 01, Centro, 77016336 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32183236, Fax: (63) 32183220

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Docente responsável pela disciplina de Limologia do curso de Engenharia Ambiental, da disciplina Microbiologia Aquática: fundamentos e tecnologias aplicados a microalgas e cianobactérias do Curso de Especialização Latu sensu Microbiologia _ Fundamentos e Biotecnologia e da disciplina Métodos moleculares para a análise de biodiversidade do curso de p[os Graduação em Biodiversidade e Biotecnolgia da Amazônia Legal da Universidade Federal do Tocantins.

2007 - 2009

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Vínculo: aluno doutorado, Enquadramento Funcional: colaborador

2005 - Atual

Laboratório Central de Saúde Pública -TO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biólogo em saúde, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2005

    Serviços técnicos especializados , Bromatologia , Toxicologia e Química, .,Serviço realizado, tecnica responsável pelas análises do programa VIGIÁGUA.

2004 - 2006

Prefeitura Municipal de Palmas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2005

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Mul. de Ciência e Tecnologia, .,Serviço realizado, Assessoria técnica para C& T.

  • 01/2004 - 01/2005

    Serviços técnicos especializados , AMATUR, .,Serviço realizado, Técnica responsável pelo monitoramento ambiental epelas análises de balneabilidade das praias de Palmas.

2002 - 2002

Ecossistêmica - Planejamento e Consultoria Ambiental

Vínculo: prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Bióloga, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2002 - 09/2002

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, atividades técnicas em Limnologia.

2000 - 2001

Escola da Árvore de Búzios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2000 - 12/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

1992 - 1994

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Herbário

Atividades

  • 04/1992 - 12/1994

    Estágios , herbario, .,Estágio realizado, como bolsista no Herbário da UNISC.

2014 - 2015

Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR EM BIOLOGIA