Gustavo Zaninelo Oliveira
Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLOGICA pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Mestrado em Ciências Ambientais pela universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo do Município de Curvelândia-Mt e professor da Faculdade de Quatro Marcos.
Informações coletadas do Lattes em 20/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Ambientais
2010 - 2012
Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Conhecimento Ecológico Tradicional e Dieta Alimentar de Peixes no Sistema de Baía Caiçara no Rio Paraguai, Cáceres, Pantanal de Mato Grosso, MT, Brasil., Ano de Obtenção: 2013
Dra. Carolina Joana da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Outros
Graduação em CIÊNCIAS BIOLOGICA
2005 - 2008
Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Cinética da cicatrização de Piaractus mesopotamicus (pacu)
Orientador: Leandro Nogueira Pressinote
Formação complementar
2018 - 2018
Semana Pedagógica 2018/1. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Quatro Marcos, FQM, Brasil.
2017 - 2017
Semana Pedagógica 2017/2. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Quatro Marcos, FQM, Brasil.
2017 - 2017
Semana Pedagógica 2017/1. (Carga horária: 16h). , Faculdade de Quatro Marcos, FQM, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada. (Carga horária: 2h). , Escola Municipal Carlos Masson Netto, EMCMN, Brasil.
2016 - 2016
Semana de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 40h). , Prefeitura do Município de Curvelândia, PMC, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada. (Carga horária: 60h). , Escola Municipal Jair Lebre de Miranda, EMJLM, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento do Sistema Moodle. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Quatro Marcos, FQM, Brasil.
2005 - 2005
EIA/RIMA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2005 - 2005
DESMISTIFICANDO OS OFÍDEOS. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2005 - 2005
FLORA APÍCOLA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Histologia animal.
Organização de eventos
OLIVEIRA, G. Z. . 5 SEMANA DA BIOLOGIA - SEMABIO. 2007. (Congresso).
Participação em eventos
Responsabilidade Social.Biotecnologia na produção de alimentos. 2018. (Oficina).
Formação Continuada "Carlos Masson Netto". 2017. (Outra).
III Jornada Acadêmica - FQM.Insulina. 2017. (Seminário).
III Jornada Acadêmica - FQM.Transgênico. 2017. (Seminário).
Conferência do Plano Municipal de educação: O futuro da educação de Curvelâdia a gente faz hoje e com todos. 2015. (Outra).
I semana de Enfermagem - " A história da enfermagem sob a ótica do sécuo XXI". 2015. (Congresso).
Semana de Estudos Pedagógicos. 2015. (Outra).
Formação Continuada. 2014. (Outra).
Semana de Estudos Pedagógicos. 2014. (Outra).
Formação Continuada. 2013. (Outra).
Formação Continuada. 2013. (Outra).
Semana Pedagógica. 2013. (Outra).
Formação Continuada 1° Semestre " Escola Municipal Jair Lebre de Miranda". 2012. (Outra).
Formação Continuada 1º Semestre 2012. 2012. (Outra).
Formação Continuada 2º Semestre 2012. 2012. (Outra).
Semana Pedagógica. 2012. (Outra).
Formação Continuada 1º Semestre 2011. 2011. (Outra).
Formação Continuada 2º Semestre 2011. 2011. (Outra).
Dimensões da sustentabilidade -. 2010. (Simpósio).
Dimensões da sustentabilidade - " A Bacia do Alto Paraguai e o ambiente pantaneiro: espaço para as ações de Educação Ambiental Escolar no Município de Cáceres - MT". 2010. (Seminário).
Dimensões da sustentabilidade - "Avaliação de sustentbilidade da atividade apicola no Sudoeste de Mato Grosso. 2010. (Seminário).
Dimensões da sustentabilidade - " Avifauna do Rio Paraguai, Pantanal de Cáceres, MT". 2010. (Seminário).
Dimensões da sustentabilidade - " Germinação, Conservação, Produção de Mudas e tolerância à inundação da Vochysia divergens Phol. 2010. (Seminário).
Sala de Professor - "E. E. União e Força". 2009. (Outra).
I congresso de Ciência e Divulgação Científica. 2008. (Congresso).
I Congresso de Ciência e Divulgação Cientifica, II Mostra de Ensino de Ciência Investigativa e Experimental, VI Semana de Biologia, IV Semana de Matemática. Mini Curso: Valores: Concepção - Uso e Abuso. 2008. (Congresso).
I SIMPOSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS. 2008. (Outra).
IV CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. 2008. (Congresso).
XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 2008. (Congresso).
III CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. 2007. (Congresso).
V - ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA DO CENTRO-OESTE - V-EREB/CO. 2007. (Encontro).
2 ENCONTRO UNIVERSITARIO NACIONAL DO PANTANAL. 2006. (Encontro).
II SINPOSIO DE BIOLOGIA DE MATO GROSSO - SIMBIO. 2005. (Simpósio).
I JORNADA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2005. (Outra).
IV ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DE MATO GROSSO E 1 FORUM DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PANTANAL - PROFEAP. 2005. (Encontro).
Participação em bancas
OLIVEIRA, G. Z.. Humanização no Atendimento Hospitalar: Uma Revisão de Literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Perfil do Agente Comunitário de Saúde (ACS) do Município de Pontes e Lacerda. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Gestão no Uso dos Medicamentos da Portaria 344/98 do Programa de Saúde da Família no Município de Glória D' Oeste. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Saúde do Trabalhador: Doenças Ocupacionais que Acometem os Trabalhadores em Ambientes de Baixa Temperatura e o Papel do Gestor Frente à Prevenção de Doenças Laborais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Erros Laboratoriais e a Segurança dos Pacientes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Informatização da Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Caracterização de Estudos sobre a Hanseníase e seu Diagnóstico nas Unidades de Estratégias de Saúde da Família. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Ocorrência de Acidentes Ofídicos no Município de Cuiabá-MT entre os Anos de 2007 a 2013. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Estado Nutricional das Crianças Menores de 5 anos Beneficiadas do Programa Bolsa Família em Jauru-MT. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Drogas e Adolescentes: Fatores Associados ao Uso e Abuso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
OLIVEIRA, G. Z.. Lúpus eriematoso sistêmico: influencia na qualidade de vida das Mulheres residentes no município de Mirassol D'oeste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Oliveira, Jader P. Santos e Letícia Scarpassi.Perfil epidemiológico de pacientes infectados por Mycobaterium leprae em Mirassol D'oeste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Estudo sobre a incidência de casos de tuberculoses registrados no laboratório municipal de Mirassol d'oeste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Incidência do uso do ácido acetilsalicílico na prevenção de doenças cardiovasculares no centro de convivencia do idoso em Mirassol D'oeste. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Risco de intoxicação alimentar pelos microorgnismos encontrados nas maioneses dos Foods Trucks de São José dos Quatro Marcos-MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Oxigenoterapia hiperbárica: benefícios e incidência e diversas patologias nos pacientes tratados pela Clínica Hiberbárica Santa Rosa-MT no ano de 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Índices de anemia ferropriva em gestantes em pré-natal na estratégia da saúde da família. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Incidência e recidiva de Leishmaniniose Tegumentar Americana (LTA) no munícipio de Mirassol D'Oeste-MT entre 2010 e 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Uso indiscriminado de esteroide anabolizante androgênico pelo público jovem das acadêmias de Mirassol D'Oeste-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Estudo sobre o carcinoma epidermóide invasor no colo do útero em mulheres sexualmente ativas de São José dos Quatro Marcos-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Hanseníase paucibacilar: importância da atenção farmacêutica e os estigmas par a reintegração social do paciente em São José dos Quatro Marcos-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. A indicência de pediculose em crianças no Centro de Educação Infantil Wictor Hugo R. S. da Silva em Porto Esperidião-MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
OLIVEIRA, G. Z.. Citotoxidade de extrato aquoso das folhas de Morinda citrifolia L. sobre células meristemáticas de Allium Cepa L.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos.
Orientou
Resíduos de serviço da unidade de saúde: Revisão Bibliográfica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Dengue: Um Problema na Saúde pública; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Um olhar sobre os riscos de doenças e acidentes do trabalhador de enfermagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Informatização da Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Caracterização de Estudos sobre a Hanseníase e seu Diagnóstico nas Unidades de Estratégias de Saúde da Família; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Drogas e Adolescentes: Fatores Associados ao Uso e Abuso; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Ocorrência de Acidentes Ofídicos no Município de Cuiabá-MT entre os Anos de 2007 a 2013; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu de Gestão em Saúde) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
A; Avelino; Aline S; A; souza; Andréia S; Pinto; Incidência de pessoas com hipertensão arterial e complicações associados no ESF Maria Izabel Frederico No Município de Curvelândia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
T; de Brito; Danúbia R; Ribeiro; Carlos S; Cruz; Conhecimento popular sobre plantas medicinais na comunidade de Santa Rita, Município de Curvelândia - MT; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
A incidência do uso da ritalina pelos acadêmicos da Faculdade de Quatro Marcos - FQM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
A importância do tratamento farmocológico no cuidado com gestantes portadoras de diabetes Mellitus; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Estudo sobre a qualidade de vida de pacientes com Hanseniase em tratamento na Saúde Pública de Mirassol D'Oeste - MT; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Lúpus eriematoso sistêmico: influencia na qualidade de vida das Mulheres residentes no município de Mirassol D'oeste; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Incidência e recidiva de Leishmaniniose Tegumentar Americana (LTA) no munícipio de Mirassol D'Oeste-MT entre 2010 e 2015; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Citotoxidade de extrato aquoso das folhas de Morinda citrifolia L; sobre células meristemáticas de Allium Cepa L; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Quatro Marcos; Orientador: Gustavo Zaninelo Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, G. Z. ; GOMIDES, R. R. . CITOTOXICIDADE MORINDA CITRIFOLIA LINN SOBRE RAÍZES DE ALLIUM CEPA LINN. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 01, p. 1-30, 2018.
-
OLIVEIRA, G. Z. ; DA SILVA, C. J. . Conhecimento Ecológico Tradicional e Dieta Alimentar de Peixes no Sistema de Baía Caiçara no Rio Paraguai, Cáceres, Pantanal de Mato Grosso, MT, Brasil.. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOCIÊNCIAS , v. 15, p. 171-181, 2013.
-
OLIVEIRA, G. Z. . Insulina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, G. Z. . Transgênico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, G. Z. . PERSPECTIVAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA VISÃO DE ALUNOS DO 9 ANO DA ESCOLA ESTADUAL UNIÃO E FORÇA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, G. Z. . PROCESSO DE CINÉTICA DE CICATRIZAÇÃO EM PACU (Piaractus mesopotamicos). 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, G. F. M. ; OLIVEIRA, G. Z. ; MARINHO, J. D. ; ALVES, E. G. . LEVANTAMENTO DA FAUNA DE ABELHAS EUGLOSSINI NA REGIÃO DE CÁCERES, MT, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEITE, G. F. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. S. ; NASCIMENTO, G. A. ; OLIVEIRA, G. Z. ; MUNIZ, C. C. . INFLUÊNCIA E DINÂMICA DO PULSO DE INUNDAÇÃO NA RELAÇÃO PESO - COMPRIMENTO TOTAL DE LIPOSARCUS ANISITSI (EIGENMANN & KENNEDY, 1903) NO SISTEMA BAIA CAIÇARA, CÁCERES-MT, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, G. Z. ; SILVA, H. P. ; MUNIZ, C. C. ; SANTORELLI JUNIOR, S. ; LAZARO, W. L. . ESTRUTURA DAS COMUNIDADES DE PEIXES EM DOIS PERIODOS (ESTIAGEM E CHEIA)EM UM SISTEMA DE BAIA NO PANTANAL NORTE, CÁCERES-MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
EFEITOS DA INTRODUÇÃO DE Cichla spp. SOBRE A ECOLOGIA DE COMUNIDADES ICTICAS EM RIACHOS DE CABEÇEIRA DO PANTANAL: IMPLICAÇÕES A BIODIVERSIDADE E USO HUMANO, Descrição: Projeto que visa estabelecer a distribuição espacial de espécies de Tucunaré na Bacia do Alto Rio Paraguai e mensurar seu potencial de invasibilidade do ambiente pantaneiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Gustavo Zaninelo Oliveira - Integrante / GUSTAVO FIGUEIREDO MARQUES LEITE - Integrante / ERNANDES SOBREIRO OLIVEIRA JUNIOR - Integrante / CLAUMIR CESAR MUNIZ - Integrante / HUGMAR PAINS DA SILVA - Integrante / SERGIO SANTORELLI JUNIOR - Integrante / WILKINSON LOPES LAZARO - Coordenador / henry willian van der lan barbosa - Integrante / Adriano Marcos Romano - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2008
Avaliação do pulso de inundação sobre a biodiversidade de peixes da porção norte do Pantanal matogrossense (baía Caiçara), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Zaninelo Oliveira - Integrante / Carolina Joana da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2020
Faculdade de Quatro MarcosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 22
2015 - 2017
Faculdade de Quatro MarcosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa, Carga horária: 6
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de CurvelândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
2007 - 2008
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: VOLUNTÁRIO, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gustavo Zaninelo Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?