Aurilene Amaral Sousa

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA- 2024). Mestra em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Pará (2022). Possui especialização em Linguagem e educação: uma abordagem textual, discursiva e variacionista, pela Universidade Federal do Pará (2009) e em Informática Educativa, pelo Instituto Federal do Pará (2019). É graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (2005), e exerceu as funções de Agente Administrativo, em escolas da rede municipal de ensino de Cametá, professora de Língua Portuguesa em escola da rede particular de ensino, professora colaboradora em turmas do PARFOR/UFPA, tutora presencial do curso de Letras, pela Universidade do Estado do Pará. No presente, é professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino Médio, e atuação em temas como: educação, ensino e aprendizagem de língua, linguística, práticas de leitura, letramento, tecnologias digitais e ensino a distância.

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Letras

2024 - Atual

Universidade Federal do Pará
Título: O CORDÃO DE MASCARADOS ?ÚLTIMA HORA? COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Márcia Cristina Greco Ohuschi.

Mestrado profissional em Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas

2019 - 2021

Universidade do Estado do Pará
Título: Guia didático para o ensino do infinitivo no contexto do ensino médio, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Ana Kely Martins da Silva
Coorientador: Ednalvo Apóstolo Campos. Palavras-chave: Ensino; Infinitivo; Produto Educacional.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Curso de Especialização em Informática Educativa

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Cametá, IFPA - Cametá
Título: Livros físicos e digitais: a percepção de estudantes do ensino médio sobre a leitura e o livro
Orientador: Gilson de Oliveira Morais Junior

Especialização em Linguagem e Educ.: abord textual, disc e variac.

2007 - 2008

Universidade Federal do Pará
Título: As Atividades de Leitura Cultivadas na Comunidade Cuxipiari Furo Grande
Orientador: Orlando Cassique Sobrinho Alves
Bolsista do(a): Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

2002 - 2005

Universidade Federal do Pará
Título: Atitudes Lingüísticas em Cametá: um sentimento sobre o falante do "canua cheia de cucos de pupa a prua"
Orientador: Doriedson Rodrigues

Formação complementar

2020 - 2020

Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2020 - 2020

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanç. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Curso online: Variação linguística e ensino. (Carga horária: 4h). , E-formação: Editora Parábola, PARÁBOLA, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de elaboração de itens do SISPAE. (Carga horária: 10h). , Secretaria de Estado de Educação (PA), SEDUC, Brasil.

2017 - 2017

Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 48h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2014 - 2014

Entre jovens Língua Portuguesa 3º ano - Pará. (Carga horária: 40h). , Instituto Unibanco, IU, Brasil.

2012 - 2012

INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, EGPA, Brasil.

2007 - 2007

Linguagem e Educação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2007 - 2007

A importância da leitura e da escrita. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2006 - 2006

Capacitaçãol de Ens. Superior em Língua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2002 - 2002

Capacitação para auxiliares de Biblioteca Pública. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Cametá, PMC, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Rede Informática, RI, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Organização de eventos

SOUSA, A. A. . VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato - GELIC. 2019. (Outro).

MIRANDA,V. B. ; SOUSA, A. A. . II Semana do Estudante cametaense. 2002. (Outro).

Participação em eventos

#XÔ,PRECONCEITOLINGUÍSTICO!: VELHAS NOVAS HISTÓRIAS. 2020. (Outra).

A consciência sociolinguística.A consciência sociolinguística. 2020. (Outra).

CICLO DE CONVERSAS: ARTES E CULTURAS EM DEBATE ?ÍNDIO ? ESSE NOSSO DESCONHECIDO?.ARTES E CULTURAS EM DEBATE ?ÍNDIO ? ESSE NOSSO DESCONHECIDO. 2020. (Encontro).

Conexões IELACHS - Gêneros textuais orais: inovações para o ensino na educação básica. 2020. (Outra).

DALCÍDIO JURANDIR: NARRAR A AMAZÔNIA PARA DAR FORMA AO MUNDO. DALCÍDIO JURANDIR: NARRAR A AMAZÔNIA PARA DAR FORMA AO MUNDO. 2020. (Exposição).

Ensino do Português Brasileiro com o linguista Marcos Bagno.Ensino do Português Brasileiro com o linguista Marcos Bagno. 2020. (Outra).

I CICLE - Ciclo de Conversas sobre Literatura e Ensino.Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (IFRJ/UFRJ/CNPq). 2020. (Outra).

I Ciclo de Webconferência.As Línguas Indígenas no Contexto Atual. 2020. (Encontro).

I Ciclo de Webconferência. VARIAÇÃO SINTÁTICA E O CONTINUUM FALA-ESCRITA: O TRATAMENTO DA NORMA NO "ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS. 2020. (Exposição).

I Ciclo de Webconferência. ATITUDES LINGUÍSTICAS E A SIGNIFICÂNCIA DOS FATORES SOCIAIS PARA A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2020. (Exposição).

I Ciclo de Webconferência. GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA FUNCIONAL: BASES TEÓRICAS E PRINCÍPIOS ANALÍTICOS. 2020. (Exposição).

I Ciclo de Webconferência.CARACTERIZAÇÃO DAS OMISSÕES DE GRAFEMA NA ESCRITA ESCOLAR INFANTIL. 2020. (Outra).

I CIREL - Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literatura.I Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literatura. 2020. (Outra).

I SIMPÓSIO ONLINE DE LITERATURA DA AMAZÔNIA: IDENTIDADES, MEMÓRIA E MITOPOÉTICA.I SIMPÓSIO ONLINE DE LITERATURA DA AMAZÔNIA: IDENTIDADES, MEMÓRIA E MITOPOÉTICA. 2020. (Simpósio).

IV Ciclo de Palestras sobre produção textual, em evento online.Produção textual: panorama atual e possibilidades de ensino. 2020. (Outra).

Jornada de Linguística Aplicada.Jornada de Linguística Aplicada. 2020. (Outra).

Jornada de Práticas indisciplinares em LA.Jornada de Práticas indisciplinares em LA. 2020. (Outra).

Jornada Pedagógica: escolas e a formação do leitor literário.Jornada Pedagógica: escolas e a formação do leitor literário. 2020. (Outra).

Live sobre o Ensino do Português Brasileiro com o linguista Marcos BagnoCra.Live sobre o Ensino do Português Brasileiro com o linguista Marcos Bagno. 2020. (Outra).

Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia.Multiletramentos e TDICS em tempos de pandemia. 2020. (Outra).

O papel do campo literário na BNCC: problematizações e ações didáticas.O papel do campo literário na BNCC: problematizações e ações didáticas. 2020. (Outra).

Roda de Conversa Ensino de Línguas e Literaturas: Perspectivas Decoloniais.Roda de Conversa Ensino de Línguas e Literaturas: Perspectivas Decoloniais. 2020. (Outra).

SETE SABERES: o futuro no presente. 2020. (Outra).

Trabalhando crenças e atitudes linguísticas na Educação Básica. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO PROFLETRAS: Conferência Protótipos Didáticos e Gêneros Digitais.Conferência Protótipos Didáticos e Gêneros Digitais. 2020. (Seminário).

WEBINÁRIO PROFLETRAS: Mesa de Fonologia, Variação e Ensino.Fonologia, Variação e Ensino. 2020. (Seminário).

WEBINÁRIO PROFLETRAS: Oficina de Ensino de Gramática Viva Ao Vivo (Ciclo de Oficinas).Oficina de Ensino de Gramática Viva Ao Vivo (Ciclo de Oficinas). 2020. (Oficina).

VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato - GELIC.VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato - GELIC. 2019. (Seminário).

I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá. 2017. (Congresso).

III Conferência Municipal de Educação.Construindo o sistema nacional articulado de educação: plano municipal de educação, suas diretrizes e estratégias de ação. 2009. (Outra).

II Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Saberes e Práticas Pedagógicas no Ensino-Aprendizagem de Língua. 2009. (Outra).

"Educação e Linguagem" do Projeto de Extensão "Variação e Escola no Interior da Amazônia Paraense: uma proposta de intervenção sociolinguística no ensino da língua materna no Município de Cametá"."Educação e Linguagem". 2007. (Outra).

1º Seminário da Extensão e do Programa "Conexão de Saberes": construindo diálogos entre o Campus Universitário do Tocantins e as Comunidades Populares..1º Seminário da Extensão e do Programa "Conexão de Saberes": construindo diálogos entre o Campus Universitário do Tocantins e as Comunidades Populares.. 2007. (Seminário).

A Importância da Leitura e da Escrita.Projeto de Extensão "Variação e Escola Interior da Amazônia Paraense": uma proposta de intervenção sociolinguística no ensino da língua materna no município de Cametá".. 2007. (Outra).

Da zona Urbana a Rural/ entre a tônica e a pre-tônica: o alteamento /o/>[u] no português falado no Município de Cametá/NE paraense- uma abordagem variacionista..Da zona Urbana a Rural/ entre a tônica e a pre-tônica: o alteamento /o/>[u] no português falado no Município de Cametá/NE paraense- uma abordagem variacionista.. 2007. (Outra).

Oficina "Empreendedorismo Social para Geração de Trabalho e Renda".Oficina "Empreendedorismo Social para Geração de Trabalho e Renda". 2007. (Oficina).

II Semana Acadêmica do campus Universitário do Tocantins/Cametá CH 20.II Semana Acadêmica do campus Universitário do Tocantins/Cametá. 2006. (Outra).

Mini-curso: Brincadeiras de Rua no Contexto Interdisciplinar CH 16.Mini-curso: Brincadeiras de Rua no Contexto Interdisciplinar. 2006. (Outra).

III Jogos Quilombolas do Pará, CH 20.III Jogos Quilombolas do Pará. 2005. (Oficina).

Minicurso: Sugestões metodológicas para o desenvolvimento da produção textual, CH 20.Minicurso: Sugestões metodológicas para o desenvolvimento da produção textual. 2005. (Outra).

"Práticas Pedagógicas e Formação: Perspectivas Curriculares, Metodológicas e Avaliativas na organização do Trabalho Docente" CH 120."Práticas Pedagógicas e Formação: Perspectivas Curriculares, Metodológicas e Avaliativas na organização do Trabalho Docente". 2004. (Outra).

VII Encontro Parense dos Estudantes de Letras CH 40.VII Encontro Parense dos Estudantes de Letras. 2004. (Encontro).

I Jornada de Projetos Pedagógicos para o Ensino de Português - Oralidade e Letramento: Um conjunto de práticas sociais e culturais no Campus Universitário do Tocantins CH 10.I Jornada de Projetos Pedagógicos para o Ensino de Português - Oralidade e Letramento: Um conjunto de práticas sociais e culturais no Campus Universitário do Tocantins. 2003. (Outra).

Painel: "O perfil cametaoara do Brasil II", CH 30.Painel: "O perfil cametaoara do Brasil II". 2003. (Outra).

I Fórum Municipal de Educação CH 50.I Fórum Municipal de Educação. 2002. (Outra).

I Pesquisa de campo sobre o trabalho infantil na sede do município de Cametá CH 20.I Pesquisa de campo sobre o trabalho infantil na sede do município de Cametá. 2002. (Outra).

I Workshop de pesquisa, CH 20.I Workshop de pesquisa. 2002. (Outra).

Sexualidade: Construindo propostas para as séries iniciais, CH 16.Sexualidade: Construindo propostas para as séries iniciais. 2002. (Outra).

XII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia, CH 30.XII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, A. A. ; LUZ, B. C. ; SOUZA, E. M. P. . A LEITURA NO ENSINO MÉDIO E OS MÚLTIPLOS LETRAMENTOS. REVISTA METALINGUAGENS , v. 9, p. 159-175, 2021.

  • SOUSA, A. A. . Teatro e Literatura na sala de aula. Revista Entre Saberes , v. 1, p. 15-25, 2018.

  • OLIVEIRA, A. C. ; FONSECA, A. M. P. ; SOUSA, A. A. ; FAIAL, C. A. ; RODRIGUES, E. M. P. ; SOUZA, G. C. ; GONCALVES, J. J. M. ; RODRIGUES, J. T. ; WANZELER, J. P. ; GOMES, M. S. ; CORRÊA. M. D. F. ; SA, M. E. P. ; MOIA, M. W. R. ; GONCALVES, M. M. ; TELES, R. S. A. . Linguagem e Educação na Amazônia - Faces e Interfaces de Pesquisas: Práticas de leitura. 1. ed. Cametá: Universidade Federal do Pará, 2010. v. 3. 345; 335; 293p .

  • SOUSA, A. A. . A curadoria digital nas aulas de língua portuguesa. In: Elisa Maria Pinheiro de Souza; José Roberto Alves da Silva; Waldinett Nascimento Torres Pena. (Org.). Língua Portuguesa: saberes e práticas. 1ed.Curitiba: Bagai, 2022, v. 1, p. 11-228.

  • SOUSA, A. A. . A tecnologia como recurso para formação de leitores. In: I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, 2018, Cametá. Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, 2018. v. 1. p. 597-609.

  • SOUSA, A. A. ; GONCALVES, J. J. M. ; MEIRELES, L. F. ; CORRÊA. M. D. F. ; FURTADO, M.J. O. . O ensino literário através de fábulas e parábolas. In: III Jornada do Curso de Letras, 2011, Cametá. ANAIS Língua, Literatura e outras Linguagens: Sujeitos, Objetos e Ensino na Amazônia. Cametá: Campus Universitário do Tocantins/Cametá, 2010. v. Único. p. 368-375.

  • SOUSA, A. A. . Fábulas e lendas: Mecanismos para a prática de leitura e produção textual.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SOUSA, A. A. ; LOUZADA, E. V. ; FURTADO, M.J. O. ; SANTOS, L. M. . Cametá Lendas. 2017; Tema: Lendas amazônicas. (Blog).

SOUSA, A. A. . O Google Forms como recurso pedagógico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. . O Google Forms como recurso pedagógico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; MEIRELES, L. F. ; GONCALVES, J. J. M. ; FURTADO, M.J. O. ; CORRÊA. M. D. F. . III Jornada do Curso de Letras do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; MEIRELES, L. F. ; GONCALVES, J. J. M. ; FURTADO, M.J. O. ; CORRÊA. M. D. F. . Fábulas e Lendas: Mecanismos para Práticas de Leitura e Produção Textual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; FURTADO, M.J. O. . Atitudes Linguísticas em Cametá: Um sentimento sobre o falante do "canua cheia de cuco de pupa a prua". 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; CORRÊA. M. D. F. ; FURTADO, M.J. O. ; MEIRELES, L. F. . Língua, Norma e Preconceito Linguístico. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; FURTADO, M.J. O. ; MEIRELES, L. F. . Uma proposta para trabalhar variedade linguística através de músicas locais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; FURTADO, M.J. O. ; MEIRELES, L. F. ; Rodrigues, D. S. . " Da zona Urbana à Rural/ entre a tônica e a pré-tônica: o alteamento /o/ >[u] no português falado no Município de Cametá/NE paraense- uma abordagem variacionista".. 2005. (Bolsista voluntária).

SOUSA, A. A. ; CORRÊA. M. D. F. ; MEIRELES, L. F. ; FURTADO, M.J. O. . "Contando Contos". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; CORRÊA. M. D. F. ; FURTADO, M.J. O. ; MEIRELES, L. F. . Um estudo sobre Renascimento, Barroco & Arcadismo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; CORRÊA. M. D. F. . Leitura Obrigatória: Abordagem e Contextualização. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, A. A. ; MEIRELES, L. F. ; FURTADO, M.J. O. ; CORRÊA. M. D. F. . Literatura no contexto regional. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2018

Concurso de Redação- "Conexões: Somos uma só rede", Secretaria Estadual de Educação - SEDUC e Sindicato das Indústrias Mineradoras do Estado do Pará.

2015

Sistema de reconhecimento 2015 - SEDUC, Secretaria de Estado de Educação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CAMETÁ - SENAI/ SEDUC, SEDUC. , TRAVESSA BENJAMIN CONSTANT, 438, Central, 68400000 - Cametá, PA - Brasil, Telefone: (91) 37811383

Experiência profissional

2012 - Atual

CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CAMETÁ - SENAI

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADA, Carga horária: 30

Outras informações:
Ministra a disciplina de Redação.

2013 - 2014

E.E. JÚLIA PASSARINHO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADA, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação na biblioteca e coordenação do projeto de leitura "Porto da leitura".

2001 - 2007

E.M.E.F. Raimunda da Silva Barros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuou no cargo de Agente Administrativo, função de auxiliar de secretaria escolar.

2012 - 2013

E.M.E.F. Professora Maria Cordeiro de Castro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

2007 - 2009

E.M.E.F. Maria Eduarda Goudinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

Outras informações:
Situação funcional concursada, agente administrativa para atuar na referida função.

2010 - 2012

E.M.E.F. SÃO JOÃO BATISTA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

Outras informações:
Concursada como agente administrativo.

2018 - 2019

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA PRESENCIAL DO CURSO DE LETRAS, Carga horária: 20

Outras informações:
A tutoria presencial atende os estudantes nos polos, em horários pré-estabelecidos. E deve conhecer o projeto pedagógico do curso, o material didático e o conteúdo específico dos conteúdos sob sua responsabilidade, a fim de auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, fomentando o hábito da pesquisa, esclarecendo dúvidas em relação a conteúdos específicos, bem como ao uso das tecnologias disponíveis. Participa de momentos presenciais obrigatórios, tais como avaliações, aulas práticas em laboratórios e estágios supervisionados, quando se aplicam. O tutor presencial deve manter-se em permanente comunicação tanto com os estudantes quanto com a equipe pedagógica do curso.

2012 - 2013

Centro Integrado de Educação do Baixo tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONCURSADA, Carga horária: 100

Outras informações:
Ministrou a disciplina de Língua Portuguesa.

2013 - 2014

E.E.E.M. ABRAÃO SIMÃO JATENE

Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONCURSADA, Carga horária: 50

Outras informações:
Ministrou a disciplina de artes.

2010 - 2013

Escola Atitude

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 30

2007 - 2007

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor João Ludovico

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

2007 - 2007

Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Milhomem Tavares

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Concursada, Carga horária: 30

2002 - 2013

Prefeitura Municipal de Cametá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 30

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: PROFESSORA COLABORADORA, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrou a disciplina FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA, no curso de LETRAS/2012/PARFOR

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrou a disciplina Semântica e Pragmática para a turma de Letras/PARFOR/2011, no município de Baião.

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrou a disciplina Oficina de compreensão e produção escrita em português para a turma de Letras/PARFOR/2012.

2012 - 2012

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrou a oficina: Ensino de Língua Portuguesa: Práticas de leitura e produção textual no curso de Letras/2011/PARFOR.