Arlene Marlim Barbosa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986),especialização em Psicopedagogia(1997) e mestranda em Ciência da Motricidade Humana.Atualmente, funcionária efetiva da Secretaria Executiva de Educação do Pará, professora prestadora de serviço em Instituições de ensino superior( UEPA,IFPA ) e Supervisora no Pronatec/ Ensino do IFPA. Atuando,principalmente, nos seguintes temas:Gestão Educacional,Educação Especial,Estágio Supervisionado, EJA,Didátia, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica,Projeto Político Pedagógico/PPP, Plano de Desenvolvimento da Escola/PDE , Planejamento Estratégico da Secretaria/PES, Motricidade Humana e Atendimento Psicopedagógico.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Motricidade Humana
2007 - 2013
da Universidad_Católica Nuestra Señora de Asunción
Título: PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM ESPAÇOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE ATENDENDO ALUNOS COM TRANSTORNO MOTOR DA UNIDADE SEDUC NA ESCOLA-USE 17.,Ano de Obtenção: 2013
César Augusto de Souza Santos.Bolsista do(a): Secretaria Executiva de Educação, SEDUC, Brasil. Palavras-chave: aprendizagem; motor; transtorno.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Psicopedagogia
1997 - 1998
Faculdade Integradas Severino Sombra
Título: O Adolescente é um ser em conflito?
Orientador: Marcelino Coelho Dias
Graduação em Pedagogia
1983 - 1986
Universidade Federal do Pará
Título: O Adolescente é um ser em conflito?
Orientador: Eufrozina
Formação complementar
2009 - 2009
Espanhol. (Carga horária: 180h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em inglês instrumental. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
, Lê Pouco.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
BARBOSA, A. M. . Coletivas do Projeto Lumiar-Núcleo Raquel de Queiroz. 2018. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Comemoração do dia do Psicopedagogo. 2017. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Desafios e perspectivas do tradutor/intérprete de libras no mercado de trabalho. 2014. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Seminário de culminância de atividades de Semestre. 2013. (Outro).
BARBOSA, A. M. . I Seminário: Transversalidade no Ensino Aprendizagem. 2009. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Mini-curso;projetos para vencer os Desafios da Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Jornada pedagógica. 2006. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Mini maratona. 2006. (Outro).
BARBOSA, A. M. . Projeto:Redescobrindo obras e viajando com seus escritores paraense - PROVE. 2005. (Outro).
Participação em eventos
ABA. 2020. (Outra).
Mini curso-Avaliação Psicopedagógica do planejamento à execução. 2018. (Outra).
Mini curso-Psicopedagogia compartilhada: Formação, ação, supervisão. 2018. (Encontro).
Palestra-Altas habilidades/ super dotado. 2017. (Outra).
Workshop: Neurociência e Educação, Educação Inclusiva e Storytelling na Educação. 2017. (Oficina).
SeminárioInternacional- Dois Lugares e ContextosPolíticas e Práticas Curricularea. 2010. (Seminário).
curso: Pedagógico Projeto Pedagógico.Projeto Pedagógico. 2006. (Oficina).
Encontro com RH.Encontro com o RH. 2006. (Encontro).
Formação de Gestores da educação.Formação de Gestores da Educação. 2006. (Outra).
Gestão Escolar - Intercâmbio entre gestores ingleses e gestores do Pará. 2005. (Seminário).
Capacitação dos Gestores Especiais de Unidade Administrativa.Capacitação de Gestores Especiais de Unidade Administrativa. 2003. (Outra).
Claborar o Plano de Desenvolvimento da Escola.Como E da escolalaborar o Plano de Desenvolvimento. 2003. (Outra).
curso:Desenvolvimento de Gerenciamento para Adimistrador.Desenvolvimento de Gerenciamento para Administrador. 2003. (Seminário).
curso:Elaborar Planejamento Estratégico de Secretaria de Educação.Elaborar planejamento Estratégico de Secretaria de Educação. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
BARBOSA, A. M.; FONTEL, D.; SILVA, M.. TEATRO: A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA SÉRIE DO 1 ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL ZACARIAS CASTRO DE ARAÚJO M. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-PA.
BARBOSA, A. M.; FONTEL, D.; SILVA, M.. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FACILITADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-PA.
BARBOSA, A. M.; PASSOS, M.; ALMEIDA, B.. A importância do Lúdico nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-PA.
BARBOSA, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM LÚDICA PARA APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO; A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIÇÃO ÓCIO-AMBIENTAL NA COLETA DE LIXO DOMÉSTICO NA VILA NOVA PROVIDÊNCIA/ BUJARU. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIÇÃO ÓCIO-AMBIENTAL NA COLETA DE LIXO DOMÉSTICO NA VILA NOVA PROVIDÊNCIA/ BUJARU. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. O ATO DE AVALIAR EM CLASSES MULTISSERIADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO LÚDICO E MOTOR DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. ATIIMENTO DA APRENDIZAGEM DO 1 ANO DO ENSINO UNDAMENTALVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLV. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. ATIIMENTO DA APRENDIZAGEM DO 1 ANO DO ENSINO UNDAMENTALVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLV. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. A ESCRITA COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEGAGOGIA) - Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA.
BARBOSA, A. M.. Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Acaraú.
Orientou
CLASSES MULTISERIADAS: DESAFIOS E DIFICULDADES DA PRÁTICAPEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-PA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arlene Marlim Barbosa;
A Inclusão de alunos surdosnaEscolaMunicipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro no Município São Miguel do Guamá; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ-PA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arlene Marlim Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, A. M. . Educação Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
BARBOSA, A. M. . Palestras :Educação Especial. 2011. (Palestra).
BARBOSA, A. M. . capacitação de professores. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2019
Clínica de psicologia - Instituto SherpaVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Serviço Autônomo
1986 - Atual
Secretaria Executiva de EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40
Outras informações:
Funções: - Gestora de unidade Seduc na escola - Gestora de escola - Técnica da Secretaria Executiva de educação( Ensino médio,Educação Especial) - Técnica do Fundescola - Seduc - Professora de Ensino médio
1986 - Atual
Secretaria Executiva de EducaçãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Especlalista em Educação e prodessora
Outras informações:
Atuação em Gestão educacional, docência, coordenação pedagógica, Educação Especial e Técnica da Secretaria Executiva de Educação do Estado. Aguardando aposentadoria.
2015 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador ETEC-EAD
Outras informações:
Disciplina ministrada : Gestão Escolar
2014 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisora de ensino do PRONATEC
2012 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista -, Enquadramento Funcional: Professora formadora -PARFOR
Outras informações:
Docência no curso de graduação: Pedagogia Disciplinas ministradas: Educação e meio Ambiente Vivência na Prática Educativa IV (gestão e coordenação de projetos educacionais Vivência na prática Educativa V - ambiente não escolares
2013 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora do curso de Libras - PRONATEC, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisora do curso de Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais ( Libras? Português ) - PRONATEC.
2009 - 2010
Universidade do Estado do ParáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora substituta
Outras informações:
Docência em cursos de graduação: Pedagogia e Ciências Naturais Disciplinas: - Fundamento da Gestão Educacional - Educação de Jovens e Adultos - Estágio Supervisionado em Gestão Educacional - Estágio Supervisionado em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica - Didática Geral e Especial
2008 - 2009
Universidade Vale do AcaraúVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: prestador de serviço
Outras informações:
Docência no curso de graduação: Pedagogia Disciplinas ministradas: - Gestão do trabalho docente numa perspectiva interdisciplinar - Prática educativa, planejamento e avaliação
2014 - 2016
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO PARÁVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docência em graduação e pós-graduação
Outras informações:
Docência em cursos de pós graduação:Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Atendimento Educacional Especializado- AEE Disciplinas: - A Escola Comum e Inclusiva - Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem
2019 - 2020
ESPAÇO SERES TERAPIAS INTEGRADASVínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 20
Outras informações:
TERAPEUTA DE PSICOPEGAGOGIA
2020 - Atual
Clinica FisioSaúdeVínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: Particular, Carga horária: 8
Outras informações:
Terapia Psicopedagógica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arlene Marlim Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?